Em 1990 o São Paulo não vinha bem. Telê Santana não conseguia fazer o time jogar e o tricolor foi muito mal no Campeonato Paulista, ficando em 15o lugar no campeonato, motivo suficiente para acreditar o São Paulo FC caiu para a 2a divisão, entretanto, como time grande não cai!!!

Torcedores de outros times devem ficar p da vida. Nunca caímos e todos nossos títulos são honestos e ganhos em campo. Um time tem 2 mundiais com uma Libertadores. Só eles, América. Qual time europeu tem 2 mundiais e apenas uma Champions League? O outro time, consegue a façanha de somar 4+1= 9. Onde se viu isso? Se perguntar quais os profissionais de futebol mais deram títulos aos times, o SPFC foi Telê, Corinthians o Tite, Santos o Pelé e o Palmeiras, Ricardo Teixeira (Ex-presidente da CBF), que está sendo investigado por crimes de lavagem de dinheiro no futebol. Fica a reflexão aqui.

Desde que o São Paulo surgiu, despertou a inveja. A imprensa, formada pela sua maioria por torcedores de outros times, não se aguentam com o sucesso do SPFC. Na década de 40, só seríamos campeões se “a moeda cair de pé”. E nessa década, ela caiu, em 5 de 10 campeonatos. O SPFC era o time pobre, mas trouxe Leonidas da Silva a maior transação da época. O SPFC trouxe, com mais de 35 anos, Sastre, um meia argentino que a imprensa apelidou de Desastre. Fez 6 gols no seu primeiro jogo. Depois, Telê era pé frio e ganhou tudo, Muricy estava atrasado e ganhou o tri e por ai vai.

Desejar que alguns times leiam e entendam um texto é pedir demais, mas vamos tentar explicar, mas para encerrar qualquer papo, só lembrar de 2004: Grafite salvou o time do rebaixamento no Paulistinha!!!! Para o outro time, a dica é: jamais discuta rebaixamento. A experiência deles é enorme nesse quesito.

O campeonato 1990 tinha 24 times. Até onde sabemos, os rebaixados ficam no chamado “Z4” ou seja do 21o ao 24o time seriam rebaixados naquele ano. O SPFC ficou em 15o. Entendeu? Continuando: No 2º do artigo 5º: “No Campeonato Paulista da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1990, não haverá descenso à Divisão Especial de Futebol Profissional”. Isso foi uma regra assinada por todos os times da 1a divisão, em 1988. Ou seja, 2 anos antes do campeonato começar!!!

Rivais entenderam? Não???? Vamos aprofundar mais: No artigo 50, parágrafo 1º: “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990”. Uau!! O São Paulo não caiu, ele disputou um grupo mais fácil pois foi mal em 1990.

Então a Federação Paulista de Futebol (FPF) virou a mesa? Bom, o Fluminense está no Rio de Janeiro, aqui em São Paulo, como a FPF pode virar uma mesa de uma regra que ela mesmo determinou em 1988?? DOIS ANOS antes? Será que esses torcedores, invejosos, entenderam? “Ah, mas o Telê e o Zetti disseram que caiu”. Desculpe, imenso respeito pelo melhor técnico e pelo melhor goleiro da história do SPFC, mas erraram. Caímos em 1990 e fomos campeões em 1991 em cima do Corinthians com um show de Raí. Como isso? Por que na época a imprensa não levantou esse dado na época?

Segundo o site oficial do São Paulo o historiador oficial da FPF, Rubens Ribeiro, na obra licenciada ‘O Caminho da Bola’, capítulo de 1990: “Foi incluído em seu regulamento um artigo que valeria para a seleção de clubes que teriam direito de disputar o campeonato de 1991. O São Paulo não conseguiu se classificar, e por isso foi incluído no Grupo II, constituído pelas equipes teoricamente mais fracas do campeonato. Ocorreu, então, uma precipitação de alguns órgãos da imprensa que largaram a falsa informação de que o São Paulo iria disputar o Paulistinha. Uma coisa é desclassificação, e outra, bem diferente, é rebaixamento. Em ambas as temporadas (1990 e 1991) O São Paulo participou do Paulistão”.

Claro que, p da vida com esses dados, alguém vai falar “Mas é óbvio que no site do São Paulo, não vai admitir…” Simples: Isso está publicado no site do São Paulo e em livros como “São Paulo FC: O Supercampeão” (Orlando Duarte e Mário Vilela) e claro no livro “Ao mestre com carinho, o São Paulo FC da Era Telê”(Felipe Morais). Estão publicados, se está errado, porque ninguém da FPF ou da CBF questionou essa informação? Simples, porque essa história de rebaixamento é um assunto que mexe com os rivais, que não se conformam que o SPFC, em mais de 80 anos, nunca caiu!

Por fim, peça que lhe apresentem uma foto de “campeão da série B” do São Paulo. Peçam para achar o nome do São Paulo na CBF ou na FPF na história da 2a divisão. Não tem. Mas desses times…

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe