2a divisão para o São Paulo? #SQN

Em 1990 o São Paulo não vinha bem. Telê Santana não conseguia fazer o time jogar e o tricolor foi muito mal no Campeonato Paulista, ficando em 15o lugar no campeonato, motivo suficiente para acreditar o São Paulo FC caiu para a 2a divisão, entretanto, como time grande não cai!!!

Torcedores de outros times devem ficar p da vida. Nunca caímos e todos nossos títulos são honestos e ganhos em campo. Um time tem 2 mundiais com uma Libertadores. Só eles, América. Qual time europeu tem 2 mundiais e apenas uma Champions League? O outro time, consegue a façanha de somar 4+1= 9. Onde se viu isso? Se perguntar quais os profissionais de futebol mais deram títulos aos times, o SPFC foi Telê, Corinthians o Tite, Santos o Pelé e o Palmeiras, Ricardo Teixeira (Ex-presidente da CBF), que está sendo investigado por crimes de lavagem de dinheiro no futebol. Fica a reflexão aqui.

Desde que o São Paulo surgiu, despertou a inveja. A imprensa, formada pela sua maioria por torcedores de outros times, não se aguentam com o sucesso do SPFC. Na década de 40, só seríamos campeões se “a moeda cair de pé”. E nessa década, ela caiu, em 5 de 10 campeonatos. O SPFC era o time pobre, mas trouxe Leonidas da Silva a maior transação da época. O SPFC trouxe, com mais de 35 anos, Sastre, um meia argentino que a imprensa apelidou de Desastre. Fez 6 gols no seu primeiro jogo. Depois, Telê era pé frio e ganhou tudo, Muricy estava atrasado e ganhou o tri e por ai vai.

Desejar que alguns times leiam e entendam um texto é pedir demais, mas vamos tentar explicar, mas para encerrar qualquer papo, só lembrar de 2004: Grafite salvou o time do rebaixamento no Paulistinha!!!! Para o outro time, a dica é: jamais discuta rebaixamento. A experiência deles é enorme nesse quesito.

O campeonato 1990 tinha 24 times. Até onde sabemos, os rebaixados ficam no chamado “Z4” ou seja do 21o ao 24o time seriam rebaixados naquele ano. O SPFC ficou em 15o. Entendeu? Continuando: No 2º do artigo 5º: “No Campeonato Paulista da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1990, não haverá descenso à Divisão Especial de Futebol Profissional”. Isso foi uma regra assinada por todos os times da 1a divisão, em 1988. Ou seja, 2 anos antes do campeonato começar!!!

Rivais entenderam? Não???? Vamos aprofundar mais: No artigo 50, parágrafo 1º: “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990”. Uau!! O São Paulo não caiu, ele disputou um grupo mais fácil pois foi mal em 1990.

Então a Federação Paulista de Futebol (FPF) virou a mesa? Bom, o Fluminense está no Rio de Janeiro, aqui em São Paulo, como a FPF pode virar uma mesa de uma regra que ela mesmo determinou em 1988?? DOIS ANOS antes? Será que esses torcedores, invejosos, entenderam? “Ah, mas o Telê e o Zetti disseram que caiu”. Desculpe, imenso respeito pelo melhor técnico e pelo melhor goleiro da história do SPFC, mas erraram. Caímos em 1990 e fomos campeões em 1991 em cima do Corinthians com um show de Raí. Como isso? Por que na época a imprensa não levantou esse dado na época?

Segundo o site oficial do São Paulo o historiador oficial da FPF, Rubens Ribeiro, na obra licenciada ‘O Caminho da Bola’, capítulo de 1990: “Foi incluído em seu regulamento um artigo que valeria para a seleção de clubes que teriam direito de disputar o campeonato de 1991. O São Paulo não conseguiu se classificar, e por isso foi incluído no Grupo II, constituído pelas equipes teoricamente mais fracas do campeonato. Ocorreu, então, uma precipitação de alguns órgãos da imprensa que largaram a falsa informação de que o São Paulo iria disputar o Paulistinha. Uma coisa é desclassificação, e outra, bem diferente, é rebaixamento. Em ambas as temporadas (1990 e 1991) O São Paulo participou do Paulistão”.

Claro que, p da vida com esses dados, alguém vai falar “Mas é óbvio que no site do São Paulo, não vai admitir…” Simples: Isso está publicado no site do São Paulo e em livros como “São Paulo FC: O Supercampeão” (Orlando Duarte e Mário Vilela) e claro no livro “Ao mestre com carinho, o São Paulo FC da Era Telê”(Felipe Morais). Estão publicados, se está errado, porque ninguém da FPF ou da CBF questionou essa informação? Simples, porque essa história de rebaixamento é um assunto que mexe com os rivais, que não se conformam que o SPFC, em mais de 80 anos, nunca caiu!

Por fim, peça que lhe apresentem uma foto de “campeão da série B” do São Paulo. Peçam para achar o nome do São Paulo na CBF ou na FPF na história da 2a divisão. Não tem. Mas desses times…

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe

 

Anúncios

60 comentários

  1. De tão batido, nem vale comentar o assunto, mas a titulo de elucidação para alguns pseudos-torcedores do tricolor(existe esta espécie sim) o post foi fenomenal !!! So aplausos para o mesmo.

    Curtir

  2. Tele Santana não foi técnico do São Paulo no Campeonato Paulista de 1990. Somente no Brasileiro daquele ano que foi disputado a seguir.

    Curtir

  3. Esse assunto é a mesma coisa do suposto mundial de 51 do parmera (ninguém tinha notícias até 3 anos atrás), notícias inventadas para não ficarem por baixo.

    E ótima observações suas sobre as declarações deTelem-mestre e do Zetti10.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Só uma correção, o Telê veio depois do paulistão. Agora esse caso é polêmico igual ao título de campeão brasileiro de 1987. Em ambos os casos a verdade já é conhecida, ou seja São Paulo não rebaixado e Sport campeão. Mas tem ainda muita gente querendo considerar diferente, fazer o quê, né?

    Curtir

  5. Em 1990 não foi rebaixado e em 2017 também não será, apesar que alguns “torcedores” acham a melhor solução, se fosse assim o Vasco seria o melhor time do mundo, as porcas teriam Mundial e as galinhas não estariam devendo até às tangas.
    Na votação feita pelo Globo Esporte as porcas ganham de lavada, favoritos é pouco. Torcendo muito para que o Rogério faça o que até hoje não fez e os jogadores superem todas as situações adversas. Ganhar é necessário.

    Curtir

    • Acaba de dar na Bandeirantes que Calleri quer voltar pro tricolor aceitando até redução de salário. Vai ter gringo sobrando agora: Lugano, Cueva, Centu, Pratto, Calleri. Pelo menos não vai faltar raça.

      Curtir

  6. Sobre “Se perguntar quais os profissionais de futebol mais deram títulos aos times, o SPFC foi Telê, Corinthians o Tite, Santos o Pelé e o Palmeiras”
    Para o PalBBeiras, chama-se Aldo Rebelo, ministro petista dos Esportes. Na época, a Fifa faria qualquer coisa para agradar o brasil da Copa, incluindo o reconhecimento de título fake.

    Curtir

  7. Boa tarde, galera!

    Acho bobagem levantar essa temática no blog e papo furado essa de “time grande não cai”. Futebolisticamente falando, time grande pode sim cair e temos muitos exemplos disso.

    Sobre Fernando Bob: Acho grande volante, marca bem e rouba muita bola. Estilo Jucilei. Se vier, boa contratação inicialmente.

    Sobre Calleri: Acho difícil ele vir agora… Com Pratto e Gilberto já no elenco…

    Curtir

  8. 1- Em 2000, naquele campeonato que vale como Brasileiro ganho pelo Vasco, quem foi o último colocado? ?

    2- Quando existia a taça de prata no Brasileiro, qual dos 4 grandes Paulistas já disputaram essa modalidade e quantas vezes cada clube?

    Curtir

  9. 1- Em 2000, naquele campeonato que vale como Brasileiro ganho pelo Vasco, quem foi o último colocado? ?

    2- Quando existia a taça de prata no Brasileiro, qual dos 4 grandes Paulistas já disputaram essa modalidade e quantas vezes cada clube??

    Curtir

  10. Lembro bem deste campeonato até pq sofri demais no bairro que eu morava já que o SP neste campeonato perdeu duas vezes para o Santo André.
    Na primeira derrota eu estava presente no Bruno José Daniel em um jogo que perdemos por 1×0 e se não me engano o gol foi de um jogador chamado “Preta”.
    Lembro que a derrota foi como um soco no estômago, difícil demais pq o SP precisava vencer para ter chance de passar de fase sem ter que ir para repescagem.
    Algum tempo depois fomos ao Morumbi pela repescagem e o SP precisava novamente da vitória não somente para classificar mas principalmente pq o orgulho ainda estava ferido e as zuações eram insuportáveis por parte dos meus amigos corintianos.
    Por incrível que pareça perdemos de novo para o Santo André por 1×0, os pontos fizeram falta e o SP foi eliminado de vez do campeonato.

    *Não lembro se o infeliz do Preta foi o autor do gol no primeiro ou no segundo jogo

    Curtir

  11. A novela Calleri só está começando e está longe de terminar. Acabou a temporada na Europa e enquanto os empresários não acharem um time para ele por lá, a novela prossegue. Acho que só aumentará as chances dele vir quando a janela fechar e caso não apareça uma proposta de um time de nivel ao menos mediano. A esperança é disso nao acontecer porque ele não chamou a atenção por lá…

    Curtir

  12. Carinha, vc foi advertido várias vzs por se portar de forma inconveniente aqui.
    Na última, eu te dei um aviso e vc ainda debochou dizendo que não se importava em ser moderado/banido. Atendi ao seu desejo.
    Várias vzs vi seus comentários na lixeira, zombando do blog. Noutras vzs vc pedia para voltar. Uma bipolaridade gigante.

    Agora vc volta e insinua querer novamente conviver entre nós… o que vc realmente deseja?

    Tá difícil traçar um perfil tão estranho como o seu…

    Curtir

  13. Post sensacional. Pra gente.
    Tenho amigo palmeirense e corintiano,e já pedindo desculpas pras mulas, eles são mais lentos que elas. Ou simplesmente não querem escutar o óbvio.
    Adendo: Palmeirense agora tá mais chato que corintiano. Não me lembro da época Parmalat, mas eles ficaram arrogantes assim lá tbm?

    Curtir

    • Xiiiiiiiiiiiiiii
      “Eu estava sendo usado fora das minhas características. Como todos já sabem, eu sou jogador de ponta, gosto de usar minha velocidade. No São Paulo, eu estava jogando como meia e não estava tão à vontade para jogar e isso acabou pesando. Eu jogo de ponta e com velocidade, foi assim que eu joguei lá no Botafogo”, disse ele”

      Só faltou chamar nosso técnico de stag!

      Curtir

      • É mais fácil culpar o técnico do que se auto-depreciar, certo? Como se jogar de meia ou ponta mudasse o fato dele não acertar 1 drible, 1 passe e 1 chute ao menos em uma mesma partida.

        Curtir

  14. Soltedo deve ser o próximo a vir segundo fontes do Chile . Falam maravilhas do garoto . Sou a favor da vinda dele , pois certeza que o SPFC vai recuperar o investimento . Não o conheço , mas se vier será bem vindo

    Curtir

  15. O SPFC é muito azarado, o Fernando Bob sofreu uma lesão muscular e ficará um tempo parado.
    Tomara que amanhã a sorte é competência andem juntas a favor do maior das Américas.

    Curtir

  16. Não existe asterisco no Morumbi !!!
    O SPFC deveria, exigir uma nota oficial da FPF que esclarecesse de vez o assunto.
    Não queremos nada de presente, apenas que a verdade seja dita formalmente.
    Que fique bem claro aos rivais que #TimeGrandeNãoCai

    Curtir

  17. O negócio é que os rivais tem poucas coisas para zoar nosso time que não seja a nossa falta de títulos nos últimos anos. Querendo ou não o SPFC sempre está disputando campeonatos para ganhar. Mesmo nos anos que nós estivemos perto do rebaixamento, fomos longe em competições internacionais. Isso causa muita inveja a times que passaram anos no limbo e que só conseguem se reerguer por vias estranhas, como Crefisa, MSI, Parmalat, copa do mundo, etc.

    Curtir

  18. Leandro Guerreiro subiu na trave pra promover o jogo contra a Crefisa…

    Esse representava demais….tinha raça, bom de bola, bom de grupo, fazedor de gol em clássico e principalmente alma tricolor…

    Mesmo vindo do lado negro da força… dava pra ver q era tricolor

    Curtido por 1 pessoa

    • Verdade, um dos meus maiores idolos no tricolor,sem sombra de dúvidas.. mesmo com o pouco tempo que esteve aqui.o que ele representou com essa camisa, foi demais.. tinha a alma do tricolor.

      ‘Leandro, guerreiro.. Leandro,guerreiro ‘

      Curtido por 1 pessoa

  19. O treinador do SP naquele Paulista foi o Forlan. Cafu foi lançado por ele no time de cima como meio campista. O time era o mesmo que foi você do Brasileirão 89, acontece que entrou em má fase e despencou.

    Curtir

  20. Esse blog está igual ao São Paulo, vivendo do passado.
    Neste ano não tenho dúvidas, a 2° divisão é nosso destino.
    Quero ver se o mico estagiário vai assumir alguma responsabilidade.

    Curtir

  21. Bom post para mostrar a verdade aos rivais e até a alguns são-paulinos tb, mas em 1990, eu não me lembro que eu era muito pequeno, mas deve ter sido aquele caso de time grande que entra em má-fase, entra em parafuso e não consegue mais se recuperar, mesmo sendo na época, campeão paulista e vice-brasileiro, e depois foi novamente vice do Brasileirão e depois virou o Tricolor do Mundo!!!!
    P.S. O técnico daquele Paulista era o Pablo Forlán e o goleiro era o Gilmar Rinaldi. Telê e Zetti vieram para o Brasileirão no 2º semestre!!!!

    Curtir

  22. Viramos mais chacota na imprensa esportiva!
    LEIAM por favor?!🤔http://blogs.lance.com.br/cronicas-do-morumbi/calleri-e-os-delirios-tricolores/?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

    Curtir

  23. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Essa história do Paulistão 90 ainda rende… Até os palmeirenses jornalistas PVC e Mauro Beting
    afirmaram em várias ocasiões em programas esportivos que o SP não caiu aquele ano!

    Queria apenas incluir no brilhante texto:
    – Telê realmente não era técnico na oportunidade pois chegou em Agosto, já durante o Brasileirão.
    Aliás, que eu me lembre, o Forlan chegou no meio da Copa do Brasil (ficou uns 2 meses treinando
    a equipe), logo após o estadual (ou no final dele), pois o técnico que iniciou no Paulista era outro, e
    não me lembro agora quem era exatamente…

    – Além do parágrafo sobre “não rebaixamento no campeonato de 90” (que de certa forma, por si só,
    já encerra a questão), havia algumas aberrações naquele torneio da FPF do Eduardo Farah:
    1o. Como “rebaixar” 10 equipes (sendo que o SP era a ,melhor pontuação entre elas) a um grupo 2
    e impedir deles disputarem as fases finais do torneio do ano seguinte??? Um absurdo completo!!!
    2o Como promover 4 equipes da 2a divisão para se juntar a essas 10 da 1a divisão e essas 4 equipes promovidas continuarem… na 2a divisão!?!?!?!?!?! Pode isso, Arnaldo???
    Kkkkkkkkkkkkkkkkk
    3o Como definir antecipadamente o regulamento do torneio da temporada seguinte, sendo que essa
    definição normalmente ocorria sempre no início do ano, onde as equipes que disputariam a divisão
    em questão se reuniam no Conselho Arbitral para definir o formato da disputa???
    4o E sendo o Conselho Arbitral o momento de se definir a fórmula de disputa entre os participantes,
    porque então houve 28 participantes na referida reunião, e não somente os 14 de melhor campanha
    em 90?

    Teria pelo menos mais uma meia dúzia de incongruências acerca daquela disputa de 90, mas paro
    por aqui. Aquele Paulista de 90 foi um monstrinho criado pelo Farah, onde conseguiu a proeza de criar
    uma espécie de subdivisão dentro da própria divisão principal…
    Ou seja, uma invenção sem pé nem cabeça…

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Abs e sds a todos tricolores.
    E amanhã, prá cima das Peppas!
    (Mas, por favor, com inteligência, Ok Rogério?)

    Curtir

  24. Zanca, pra ajudar acabar com a moral até dos gambás

    E também dos sardinhas (sou da Baixada e, torcida grande e chata por aqui, pq eles se acham os unicos “incaídos” de SP)

    Tem a polemica Copa União 1987, em que Sardinhas e Gaivotas ficaram em penultimo e ultimo…. sem rebaixamento

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1987#Classifica.C3.A7.C3.A3o_final

    Ou seja, não bastasse a vergonha dos urubus, os falastroes ficaram em ultimo sem cair… algo que nunca aconteceu na nossa historia (ou seja, gambas cairam antes das peppas, e sardinhas, se fosse um regulamento sério, teria caido pois os 2 foram os ultimos de cada um dos 2 grupos existentes).

    Mas como a imprensa eh vendida….. e como voce bem disse, invejosa

    santos é cafe com leite

    palmares bi-rebaixado

    gambas – nao sabem fazer contas e 2 brasileiros presenteados pela arbitragem

    Pra acabar com qualquer um dos 3, e qualquer rival brasileiro, deixemos a pergunta:

    Qual unico time brasileiro, que tem o mesmo numero, no plural, de Libertas e Mundiais

    O unico.

    Se Tri-seguido unico, e o Hexa Unico, causaram inveja que causaram os titulos por fax do sardinhas e do palmares

    Esse unico ninguem tira

    Curtir

  25. Zanca, pra ajudar acabar com a moral até dos gambás

    E também dos sardinhas (sou da Baixada e, torcida grande e chata por aqui, pq eles se acham os unicos “incaídos” de SP)

    Tem a polemica Copa União 1987, em que Sardinhas e Gaivotas ficaram em penultimo e ultimo…. sem rebaixamento

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1987#Classifica.C3.A7.C3.A3o_final

    Ou seja, não bastasse a vergonha dos urubus, os falastroes ficaram em ultimo sem cair… algo que nunca aconteceu na nossa historia (ou seja, gambas cairam antes das peppas, e sardinhas, se fosse um regulamento sério, teria caido pois os 2 foram os ultimos de cada um dos 2 grupos existentes).

    Mas como a imprensa eh vendida….. e como voce bem disse, invejosa

    santos é cafe com leite

    palmares bi-rebaixado

    gambas – nao sabem fazer contas e 2 brasileiros presenteados pela arbitragem

    Pra acabar com qualquer um dos 3, e qualquer rival brasileiro, deixemos a pergunta:

    Qual unico time brasileiro, que tem o mesmo numero, no plural, de Libertas e Mundiais

    O unico.

    Se Tri-seguido unico, e o Hexa Unico, do BR. causaram inveja que causaram os titulos por fax do sardinhas e do palmares

    Esse unico das Libertas e Mundiais, quem tira? so o flamerda roubalheiras de 1981 com 1 titulozinho

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s