O pequenino e veloz Soteldo do Huachipato do Chile entrou nas manchetes de hoje como alvo do São Paulo hoje.

Com 1,60m e atualmente componente da Seleção da Venezuela, o jogador que atua como ponta direita vem em ascensão.

Aos 19 anos, o garoto nascido em Acarigua, cidade localizada no norte da Venezuela, começou sua carreira no Zamora, onde logo chamou a atenção por um motivo positivo (a habilidade) e um negativo (a baixa estatura). Como sua relação com a bola é de grande intimidade, Soteldo conseguiu se destacar em seu país mesmo tendo de aturar os comentários maldosos sobre sua altura. O sucesso foi tamanho que ele não apenas ganhou a camisa dez no Sul-Americano Sub-20 como já foi convocado para defender a seleção principal, tendo participado da campanha venezuelana nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

No Equador, Soteldo mostrou criatividade, rapidez e um pé direito muito bom, que ele usa sem cerimônias para deixar companheiros em condições de marcar e também para fazer gols de falta como o que anotou contra a Colômbia. Ele marcou outros dois tentos na competição, ambos de pênalti.

A fama do meia já chegou à Espanha, onde o jornal esportivo “Marca” o chamou de “a última joia venezuelana”. Segundo o treinador do Zamora, Francesco Stifano, essa badalação toda nada tem de exagerada. “Soteldo tem tudo. Ele é desequilibrante, vertical, leva vantagem sobre os adversários no um contra um com facilidade e, além do mais, ajuda bastante a defesa, uma qualidade vital no futebol atual e que faz dele um jogador mais completo.”

Nesse cenário, era natural que o menino entrasse na mira de algum clube europeu depois do Sul-Americano, uma vez que muitos olheiros de times do continente estavam no Equador, mas o jogador acabou de dar um passo surpreendente em sua carreira: em dezembro, trocou o Zamora pelo Deportivo Huachipato, pequena equipe do sul do Chile, por 1,5 milhão de dólares (R$ 4,6 milhões), uma fortuna para os padrões do futebol chileno.

A transferência foi bastante criticada na Venezuela, pois muita gente, como o meia Juan Arango, um dos melhores jogadores do país, acredita que Soteldo tem talento para defender um clube maior do que o Huachipato. E isso é uma boa notícia para o futebol brasileiro: um dos garotos mais promissores da América do Sul está “dando sopa” em um clube pequeno do Chile, que tem como característica justamente comprar jogadores jovens para depois lucrar na revenda.

Se os cartolas do Brasil estiverem atentos ao mercado sul-americano, e não desprezarem Soteldo por causa de sua estatura (a mesma, aliás, do colombiano Vladimir Hernández, recém-contratado pelo Santos), poderão buscar no Chile a preço relativamente baixo um garoto muito talentoso e com potencial para ser vendido mais tarde para algum clube da Europa (ou da China). Foi exatamente o que fez o Atlético-MG com outro venezuelano, Otero, que por coincidência também jogava no Huachipato e hoje já encanta a torcida do Galo. Está dada a dica.

Veja a ficha técnica do Wikipedia:

Informações pessoais
Nome completo Yeferson Julio Soteldo Martínez
Data de nasc. 30 de junho de 1997 (19 anos)
Local de nasc. Acarigua, Portuguesa, Venezuela
Nacionalidade Venezuela venezuelano
Altura 1,60 m
Destro
Informações profissionais
Clube atual Chile Huachipato
Número 10
Posição Ponta-direita
Clubes de juventude
Venezuela Caracas
Venezuela Zamora
Clubes profissionais2
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
2013–2016
2017–
Venezuela Zamora
Chile Huachipato
99 (24)
1 (0)
Seleção nacional3
2017–
2016–
Flag of Venezuela.svg Venezuela Sub-20
Flag of Venezuela.svg Venezuela
9 (3)
3 (0)