Imprensa chilena especula Soteldo do Huachipato no São Paulo

O pequenino e veloz Soteldo do Huachipato do Chile entrou nas manchetes de hoje como alvo do São Paulo hoje.

Com 1,60m e atualmente componente da Seleção da Venezuela, o jogador que atua como ponta direita vem em ascensão.

Aos 19 anos, o garoto nascido em Acarigua, cidade localizada no norte da Venezuela, começou sua carreira no Zamora, onde logo chamou a atenção por um motivo positivo (a habilidade) e um negativo (a baixa estatura). Como sua relação com a bola é de grande intimidade, Soteldo conseguiu se destacar em seu país mesmo tendo de aturar os comentários maldosos sobre sua altura. O sucesso foi tamanho que ele não apenas ganhou a camisa dez no Sul-Americano Sub-20 como já foi convocado para defender a seleção principal, tendo participado da campanha venezuelana nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

No Equador, Soteldo mostrou criatividade, rapidez e um pé direito muito bom, que ele usa sem cerimônias para deixar companheiros em condições de marcar e também para fazer gols de falta como o que anotou contra a Colômbia. Ele marcou outros dois tentos na competição, ambos de pênalti.

A fama do meia já chegou à Espanha, onde o jornal esportivo “Marca” o chamou de “a última joia venezuelana”. Segundo o treinador do Zamora, Francesco Stifano, essa badalação toda nada tem de exagerada. “Soteldo tem tudo. Ele é desequilibrante, vertical, leva vantagem sobre os adversários no um contra um com facilidade e, além do mais, ajuda bastante a defesa, uma qualidade vital no futebol atual e que faz dele um jogador mais completo.”

Nesse cenário, era natural que o menino entrasse na mira de algum clube europeu depois do Sul-Americano, uma vez que muitos olheiros de times do continente estavam no Equador, mas o jogador acabou de dar um passo surpreendente em sua carreira: em dezembro, trocou o Zamora pelo Deportivo Huachipato, pequena equipe do sul do Chile, por 1,5 milhão de dólares (R$ 4,6 milhões), uma fortuna para os padrões do futebol chileno.

A transferência foi bastante criticada na Venezuela, pois muita gente, como o meia Juan Arango, um dos melhores jogadores do país, acredita que Soteldo tem talento para defender um clube maior do que o Huachipato. E isso é uma boa notícia para o futebol brasileiro: um dos garotos mais promissores da América do Sul está “dando sopa” em um clube pequeno do Chile, que tem como característica justamente comprar jogadores jovens para depois lucrar na revenda.

Se os cartolas do Brasil estiverem atentos ao mercado sul-americano, e não desprezarem Soteldo por causa de sua estatura (a mesma, aliás, do colombiano Vladimir Hernández, recém-contratado pelo Santos), poderão buscar no Chile a preço relativamente baixo um garoto muito talentoso e com potencial para ser vendido mais tarde para algum clube da Europa (ou da China). Foi exatamente o que fez o Atlético-MG com outro venezuelano, Otero, que por coincidência também jogava no Huachipato e hoje já encanta a torcida do Galo. Está dada a dica.

Veja a ficha técnica do Wikipedia:

Informações pessoais
Nome completo Yeferson Julio Soteldo Martínez
Data de nasc. 30 de junho de 1997 (19 anos)
Local de nasc. Acarigua, Portuguesa, Venezuela
Nacionalidade Venezuela venezuelano
Altura 1,60 m
Destro
Informações profissionais
Clube atual Chile Huachipato
Número 10
Posição Ponta-direita
Clubes de juventude
Venezuela Caracas
Venezuela Zamora
Clubes profissionais2
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
2013–2016
2017–
Venezuela Zamora
Chile Huachipato
99 (24)
1 (0)
Seleção nacional3
2017–
2016–
Flag of Venezuela.svg Venezuela Sub-20
Flag of Venezuela.svg Venezuela
9 (3)
3 (0)
Anúncios

60 comentários

  1. Parece informação pra valorizar jogador, mas tem que explorar o mercado sulamericano mesmo. O River tira cada joia da Colombia. Podemos fazer isso com outros países também. Normalmente são jogadores muito baratos.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Problema do São Paulo está no meio de campo que não conseguia sair do campo de defesa no segundo tempo do jogo contra o Avaí .
    Principalmente depois da saida do Thiago Mendes , aí degringolou de vez .
    Se tivessemos o Thiago e o Jucilei de volantes mais um meia como o Guerra acho que não teríamos essa dificuldade .

    Curtir

      • Acho que Bufarini até pode ser primeiro volante , nunca vi jogar nessa posição , pelo menos no tricolor .
        Jucilei pode ser segundo volante , tem bola pra isso , mas mesmo assim vai faltar um meia organizador .
        Talvez o Schimidt seja esse meia daqui a uns 4 ou 5 anos , agora de jeito nenhum .

        Curtir

  3. Mas quem é que tá lançando essa cortina de fumaça ? Algum diretor ou o presidente do São Paulo deu essa noticia do interesse num moleque de 19 anos ? Saiu no site do clube ?

    Curtido por 1 pessoa

  4. Nao conheço mas tá aí uma opção que poderia ser interessante para o SP. Aliás, já discutimos isso aqui muitas vezes, da mesma maneira que o real madrid vem no Flamengo levar o Vinicius JR, a gente deveria estar em países menores da América do Sul garimpando valores. É a ordem natural da cadeia. Não temos condições de competir com os times europeus mas somos mais fortes que a grande maioria dos clubes sul-americanos.

    Curtir

  5. Especulando um jogador que só tem 1 jogo no ano (segundo as informações acima) se for barato pela idade talvez valha o investimento.

    Até agora não ouvi falarem do Nilmar nesta janela será que finalmente cansaram dessa eterna novela.?

    Curtir

  6. Se for pensar que Suarez, Cavani, Messi, Cuadrado, James Rodrigues são jogadores sul americanos que nenhum olheiro daqui conseguiu olhar…se for por um preço viavel eu acho que seria um aposta valida.

    vai que dá certo

    Curtir

  7. Acho que todo jogador que possa valores vale a aposta… A Europa faz isso direto precisamos aprender a fazer isso ao inves de insistir em medalhoes caros do nosso mercado. Aproveitando vamos escalar o nosso tricolor no 3-4-3
    Renan
    Militao -Maicon(Lugano)- R Caio
    Jucilei
    Thiago Mendes(L Fernandes)- Araruna(Cicero)
    Thomaz
    Luis Araújo(Marcinho) – Pratto(Gilberto)- Cueva(Shaylon)

    Curtir

  8. Problema que na Wikipedia fala q ele jogou um jogo só no ano, quando na vdd ele jogou exatos 20 jogos no ano, Dia 20/05 a equipe da Venezuela bateu a Alemanha no mundial sub-20 e ele foi titular. Foi titular no sul americano Sub-20 tbm, no qual a Venezuela terminou em terceira (se n me engano) e o Brasil na pífia quinta posição.

    Curtir

  9. Problema da nossa torcida é que estao sempre esperando contratações monstruosas, querem De Gea no gol, Marcelo e Dani Alves nas laterais, Miranda e Sergio Ramos na zaga, Casemiro, Vidal e Iniesta no meio e na frente Cristiano Ronaldo, Aubameyang e Messi

    Curtir

    • Não só isso. Eles querem trocar os nossos pelos deles. “Já demorou pra essa diretoria incompetente trocar o Wesley pelo Messi com o Barcelona devolvendo uma grana pra gente ainda. Essa diretoria é muito devagar”.
      Ou simplesmente “acho que devíamos contratar o Modric pra reserva do Jucilei”.

      Curtido por 1 pessoa

    • Ué, apesar de ler, detesto esse cara, legítimo representante da imprensa marrom. Sou bloqueado lá. Mas, nesse título, ele falou absolutamente a verdade.
      Nada demais.
      Sö faltou incluir o nome do Maicon,

      Curtir

  10. Que M….de Jogador!
    só noticia ruim, Calleri esquece, perdemos PokoPika que agpra é PokoGalo, E. Ribeiro é dos Urubus, e teremos que aguentar o Centurion Cachaceiro de volta.
    QUando este pesadelo vai acabar??

    Curtir

  11. Na boa… cansativo essa estorinha de especulação…
    Teve o Calleri no Post anterior, mas é o seguinte: prá mim, prioridade mesmo é garantir a permanência
    de Jucilei em definitivo e contratar mais um volante!
    E o SP não tá com essa grana toda, então é bom se planejar e se preparar, porque depois acontece o
    que ocorreu, por exemplo, com o próprio Calleri: bate asas e adeus…
    Corram para garantir o Jucilei, que caiu nas graças da torcida e sabe jogar de verdade! Mas é fato que
    precisamos de mais um volante!

    Vai Leco!
    Mexa-se!!!

    Curtir

    • Ah, claro, o RCaio tá na iminência de sair, entraria uma grana e tals… mas não se esqueçam que
      tem dívida prá pagar e folha salarial prá garantir, também… então não se iludam.

      Curtir

  12. Ta certo que a crise econômica do país continua assolando muitas empresas no Brasil, e a crise financeira do SPFC é muito pior do que pintam por aí. O banco intermedium disse ser parceiro, fiador do clube, mas, não é o que parece e acho que não será assim tão parceiro quanto será para o Atlético, ainda mais que o dono do banco é torcedor do galo. Aí concluímos que, enquanto essa diretoria continuar ocupada pelos mesmos senhores que estão a anos no clube, fazendo o que, eu não sei, administrar é o que menos estão fazendo, e com isso o SPFC fica refém dos mesmos, não chamando atenção de investidores e ou empresários (torcedores) que tenham a mesma intenção de outros como crefisa, mrv, intermedium etc. Sito esses por serem um dos mais falados no momento. Nossa torcida já não aguenta mais tanta desorganização e sinistros que vem acometendo nossos cofres, nosso CT , com vendas de jogadores que deveriam retornar ao clube valores relevantes para o sustento das manutenções gerais da instituição. Entre um mandato e outro de presidente, as mudanças não surtem efeito positivo. Torcedores ameaçam cancelar o ST, parar de comprar produtos relacionados ao clube, deixar de ir ao estádio, vaiam constantemente jogadores, treinadores etc. e por aí vai.

    Que fique bem claro… “não estou criticando torcedores”, mas essa é uma verdade que acontece todos os anos, porque fomos induzidos a ser assim, ou melhor dizendo, nos tornarmos assim por tudo e por todos que estão a anos na cúpula “máxima’ da diretoria.
    Olhem só, se nem nós torcedor conseguimos fazer com que membros do conselho parem de apoiar esses senhores “presidentes e assessores” que só acumulam desafetos com várias instituições no país e também continuam com a destruição do clube, alguém ainda tem esperança de que algum grande empresário/torcedor invista aqui??

    Hoje o SPFC é o SPFC que temos, e fim de papo, queiram ou não, amem ou odeiem… eu, apesar de tudo, o amo, e apoiarei quem vier e quem estiver dentro da camisa e que me representa, porque não acredito e nem podemos sonhar com grandes nomes… eeeeee saudade do meu “antigo” SPFC.

    Curtir

  13. A administração do São Paulo se mostra péssima justamente nessas horas, com o CALLERI no mercado.
    Se tem uma hora propícia para ir atrás é AGORA. O cara tá sem clube. Muito provavelmente ninguém na Europa vai puxá-lo, a não ser um anão ainda menor que o clube em que ele estava. Os investidores estão perdendo dinheiro.
    ESSA é a hora de oferecer uma quantia por 50% do passe. E de negociar, por metas, o escambau. Mas é possível!

    Mais, o Calleri supre a necessidade de atacante pelos lados. Ele não jogou assim no Boca com Tevez e foi eleito o melhor jogador do Argentino-15?!

    Então,
    #VoltaCalleri!

    -=-=-=-
    CENTURIÓN, é reforço sim. Serve como atacante adiantado pelos lados, e não carregando bola de trás, como o Patón o escalava. E serve ainda mais, na minha opinião, como meia-atacante que flutua pela entrada da área.
    Seria o companheiro perfeito para o Cueva, pois poderíamos recuar o peruano para vir de trás, escapando da marcação dos volantes adversários, e buscando a bola com ainda mais qualidade.

    -=-=-=-
    SOTELDO, é o tipo de jogador para se investir. Preço viável e expectativa de retorno. Só que no São Paulo nunca há dinheiro para investir no Clube, só pra investir em campanha.

    Curtir

  14. do tamanho do gigante Madson…ex Vasco…Rogerio nos fez engolir o Cicero por conta da estatura….duvido que aposte num baixinho…capaz de preferir o Crouch ao baixinho Romário…vaaaaaaaaai saber…

    Curtir

  15. Pelo vídeo que postaram, nos momentos em que ele está correndo com a bola, ele me lembrou FISICAMENTE o Luiz Araújo.
    Aliás, o interesse nele (se for real) será que não seria pra justamente repor o Araújo?
    Em se tratando dessa diretoria…

    Curtir

  16. Joza Novalis‏ @jozanovalis 5h5 hours ago
    More
    Alguns me perguntam por Yeferson Soteldo. Simplesmente é o melhor jogador (disparado) do Mundial Sub-20. Um pequeno que assusta gigantes.

    Curtir

  17. Paraná Clube‏Verified account
    @ParanaClube

    Follow
    More
    Com esse cara no gol o negócio tá sinistro! Várias defesas, milagres e uma atuação pra encher os olhos do torcedor (de novo). #TaffaLéo

    (aí tem uma imagem do Léo com a legenda ‘As definições de milagre foram atualizadas!)

    Ou seja, santo de casa não faz milagre?

    Curtir

  18. tem uns par de jogador alto que não estão fazendo nada talvez seja hora de acreditar nessas contratações porque pelo jeito não haverá reforços para o meio de ano fazer o que ne o cueva também era desconhecido e mostrou ser um ótimo jogador quem sabe não vingue esse soteldo mas o caleri também seria uma ótima contratação já que perderão o everton ribeiro pelo jeito esqueçao o meia talvez um empréstimo do caleri seria viável e rezar para centurion meu deus que fase hem galera

    Curtir

  19. Fábio Lima é a bola da vez para os tricolores que gostam de garimpar jogadores. Parece que o moleque já jogou na base do tricolor e foi eleito o melhor jogador da liga do Everton Ribeiro. Ele é (ou era) mais barato, e joga mais que o Everton vendado e com as duas pernas amarradas. Cadê o scout nessas horas?

    Curtir

  20. Tem que ter olheiro bom para achar esses jogadores.
    O que importa é ter bola nos pés, estatura não é garantia de ganhar jogos.
    Se é da Venezuela, Equador, Peru (menos Bolívia, de lá não sai nada) não importa.
    Chega de contratar jogador que vem ganhar muito no clube (Wesley por ex) e nem de longe trazem algum retorno. Ficam cumprindo longos e caríssimos contratos sem se importar com a falta de títulos no clube.
    Se é bom, traz logo ! Antes que outro o faça.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s