Há algum tempo, um problema que eu vejo no nosso glorioso São Paulo FC é uma falta de padrão tático. Gostando ou não, Tite, hoje é o melhor técnico do país e quando comandava “aquele” time, podia sair um ou vários jogadores, o padrão se mantinha o mesmo. Não à toa, “aquele” time ganhou o mundo.

O esquema tático é algo fundamental para que o time tenha esse padrão. Houve época, que o 4-3-3 era o ideal. Por exemplo, para mim, o melhor time que o tricolor já teve jogava nesse esquema: Gilmar, Zé Teodoro, Oscar, Dario Pereyra e Nelsinho; Bernardo, Silas, Pita; Muller, Careca e Sidney, que timaço, os “Menudos do Morumbi”. Depois, na Europa começou a usar o 3-5-2, e o São Paulo foi o melhor time no Brasil a se adaptar, chegando ao seu 3o título mundial, em 2005, com: Rogério Ceni, Lugano, Fabão e Edcarlos; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo, Junior; Amoroso e Aloísio. Depois, manteve o 3-5-2, ganhou 3 títulos nacionais. Muricy, saiu, vieram outros técnicos com suas filosofias, mataram o 3-5-2 do São Paulo, nunca mais ganhamos nada! Se em time que está ganhando, não se mexe, por que mexer? Filosofias de trabalho, diriam uns. Não deixamos de ganhar títulos por causa do esquema, há muito mais do que isso, mas convenhamos que não era preciso mudar algo que estava dando certo. Em 4 anos com esse esquema, foram 6 títulos em 7 finais!

Eu, particularmente, sou adepto ao 3-5-2 no São Paulo. Li em alguns lugares, e sou a favor dessa tese, que Rodrigo Caio é muito técnico, não tem porte físico para impor respeito, logo, poderia ser um líbero. Na época do Telê, Valber era um “falso líbero” jogando muita bola, talvez, o melhor líbero que o país já teve, mesmo que a concorrência seja muito pequena. Por um tempo, até mesmo na seleção Edmilson jogou como líbero. Mais alto que Rodrigo Caio, mas com o mesmo porte físico, Edmilson se deu muito bem na Europa e seleção nessa função. Não seria essa uma alternativa ao Rodrigo Caio? Ao lado de Maicon, teria Lugano, Breno ou Lucão, zagueiros mais fortes. Defesa ficaria protegida, menos gols tomados seria apenas tempo para o tricolor voltar aos bons tempos, pois do meio para frente, temos um potencial enorme.

Imagino um time com Renan, Maicon, Rodrigo Caio e Lugano; Bruno, Araruna, Jucilei, Cueva e Junior Tavares; Luiz Araújo e Pratto. No papel, um bom time, mas precisa ter raça e vontade para vencer. Na minha visão, a defesa estaria protegida. Araruna é um excelente marcador. Vai evoluir muito, mas é excelente. Jucilei sabe sair para o jogo e marca bem. Mineiro e Josué eram assim, Mineiro um “carrapato” e Josué saindo melhor para o jogo. Cueva com liberdade, sem precisar marcar, apenas pensar o jogo. Bruno e Junior com mais liberdade para atacar, O São Paulo, com a filosofia de ataque, poderia chegar ao gol adversário com 5 ou 6 jogadores e se recompor com facilidade. Seria um time mais perigoso e protegido. Na teoria, claro, porque no campo é que a teoria se mostra real.

Alguns dirão que esse esquema é velho, que na Europa joga no 4-1-4-1, que o 4-3-3 é mais ofensivo, tem quem goste do 4-5-1 (eu era um fã desse esquema, mas nunca vi o SPFC jogar assim), 4-3-1-2 como Zagallo gostava, enfim, eu não vejo esquema velho, mas sim, o que é possível fazer com as peças em campo. Agora é com Sr. Rogério Ceni, seja no 3-5-2 ou no 4-3-3 ou até no 3-4-3, não importa, que ele volte a ganhar jogos e títulos pois estamos carentes!!!

 

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe