Qual o melhor esquema tático?

Há algum tempo, um problema que eu vejo no nosso glorioso São Paulo FC é uma falta de padrão tático. Gostando ou não, Tite, hoje é o melhor técnico do país e quando comandava “aquele” time, podia sair um ou vários jogadores, o padrão se mantinha o mesmo. Não à toa, “aquele” time ganhou o mundo.

O esquema tático é algo fundamental para que o time tenha esse padrão. Houve época, que o 4-3-3 era o ideal. Por exemplo, para mim, o melhor time que o tricolor já teve jogava nesse esquema: Gilmar, Zé Teodoro, Oscar, Dario Pereyra e Nelsinho; Bernardo, Silas, Pita; Muller, Careca e Sidney, que timaço, os “Menudos do Morumbi”. Depois, na Europa começou a usar o 3-5-2, e o São Paulo foi o melhor time no Brasil a se adaptar, chegando ao seu 3o título mundial, em 2005, com: Rogério Ceni, Lugano, Fabão e Edcarlos; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo, Junior; Amoroso e Aloísio. Depois, manteve o 3-5-2, ganhou 3 títulos nacionais. Muricy, saiu, vieram outros técnicos com suas filosofias, mataram o 3-5-2 do São Paulo, nunca mais ganhamos nada! Se em time que está ganhando, não se mexe, por que mexer? Filosofias de trabalho, diriam uns. Não deixamos de ganhar títulos por causa do esquema, há muito mais do que isso, mas convenhamos que não era preciso mudar algo que estava dando certo. Em 4 anos com esse esquema, foram 6 títulos em 7 finais!

Eu, particularmente, sou adepto ao 3-5-2 no São Paulo. Li em alguns lugares, e sou a favor dessa tese, que Rodrigo Caio é muito técnico, não tem porte físico para impor respeito, logo, poderia ser um líbero. Na época do Telê, Valber era um “falso líbero” jogando muita bola, talvez, o melhor líbero que o país já teve, mesmo que a concorrência seja muito pequena. Por um tempo, até mesmo na seleção Edmilson jogou como líbero. Mais alto que Rodrigo Caio, mas com o mesmo porte físico, Edmilson se deu muito bem na Europa e seleção nessa função. Não seria essa uma alternativa ao Rodrigo Caio? Ao lado de Maicon, teria Lugano, Breno ou Lucão, zagueiros mais fortes. Defesa ficaria protegida, menos gols tomados seria apenas tempo para o tricolor voltar aos bons tempos, pois do meio para frente, temos um potencial enorme.

Imagino um time com Renan, Maicon, Rodrigo Caio e Lugano; Bruno, Araruna, Jucilei, Cueva e Junior Tavares; Luiz Araújo e Pratto. No papel, um bom time, mas precisa ter raça e vontade para vencer. Na minha visão, a defesa estaria protegida. Araruna é um excelente marcador. Vai evoluir muito, mas é excelente. Jucilei sabe sair para o jogo e marca bem. Mineiro e Josué eram assim, Mineiro um “carrapato” e Josué saindo melhor para o jogo. Cueva com liberdade, sem precisar marcar, apenas pensar o jogo. Bruno e Junior com mais liberdade para atacar, O São Paulo, com a filosofia de ataque, poderia chegar ao gol adversário com 5 ou 6 jogadores e se recompor com facilidade. Seria um time mais perigoso e protegido. Na teoria, claro, porque no campo é que a teoria se mostra real.

Alguns dirão que esse esquema é velho, que na Europa joga no 4-1-4-1, que o 4-3-3 é mais ofensivo, tem quem goste do 4-5-1 (eu era um fã desse esquema, mas nunca vi o SPFC jogar assim), 4-3-1-2 como Zagallo gostava, enfim, eu não vejo esquema velho, mas sim, o que é possível fazer com as peças em campo. Agora é com Sr. Rogério Ceni, seja no 3-5-2 ou no 4-3-3 ou até no 3-4-3, não importa, que ele volte a ganhar jogos e títulos pois estamos carentes!!!

 

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe

Anúncios

78 comentários

  1. Chelsea, campeão inglês joga no 3-4-3, começou mal em um sistema que não funcionou, 4-2-3-1. Acho necessário mudar o esquema, fechar a casinha.
    Porém não adianta mudar o esquema se a mentalidade​ não mudar, precisam acatar a ideia do esquema, sem moleza, com comprometimento e vontade, afinal estão jogando no SPFC.

    Curtir

  2. O problema não é só o esquema tático.

    Falta até mesmo organizações básicas, por exemplo: Se um lateral estiver no ataque, mas o time adversário já tiver chegado atacando na região que esse lateral deveria defender, deveria ser feito o seguinte: Um zagueiro vai lá e defende essa região que era pra ser do lateral, enquanto isso, o lateral que estava no ataque volta pra defesa no lugar do zagueiro que foi cobrir a outra região, ocupando assim a posição do zagueiro.

    Essas trocas de posições na defesa que é tão essencial eu não vejo no time do Ceni.

    Curtir

  3. É importante ter variabilidade tática, jogar de acordo com o contexto, e não ter só um esquema mágico.

    Repito, o único problema não é o esquema tático. Falta até mesmo treinar fundamentos, para vocês terem noção.

    Curtir

    • Um comentario teu tu disse “camisa 8″….um camisa 8 barato e facil de contratar é o Chumacero que joga no The Stronghest artilheiro da Libertadores até entao e é volante cria muito bem e tem e tem una recomposição rápida. ..tenho certeza que uma oferta ele viria pro tricolor…facinho…

      Curtir

  4. Qualquer que não tenha atacantes de beirada( pontas) e mais de dois volantes, esse esquema só funciona se o time tiver um Bale, ou Ribery, Robben, Denílson (no auge).

    Curtir

  5. ola pessoal acho que o 352 ou 433 mais o 433 nosso time nao tem jogador para isso ok então o melhor e 352 bem treinado pq com esta formação da para ser bem ofensivo como temos jucilei e mendes que chega ai sim bem treinado empurraria qualquer time para jogo de um time nosso ok 3 zaqueiros jucilei e mendes de volante-tavares e um lateral direito cueva na frente prato e Araujo ou so o prato como centro avante e dois meias um ofensivo ok penso eu

    Curtir

  6. Independentemente de esquemas táticos, o futebol consiste em movimentos sincronizados, flutuação e variação, dentro de mosaicos diversos.

    Além de disputa coletiva pelo controle da bola, do jogo e do placar …, existem os confrontos individuais.

    Em toda a extensão de uma partida de futebol, torna-se imperioso que os jogadores da disputa demonstrem esforço compatível …, movimentação, velocidade, força e habilidades que possibilitem opções de passes, ultrapassagens e infiltrações …, tabelas e deslocamentos estratégicos …, que deixam de ser (ou jamais foram) responsabilidade específica do treinador.

    Além de que todas as funções individuais devem rigorosamente cumpridas à risca …, ou seja, o técnico é um refém permanente de seu time …, para o bem ou mal.

    Isso sem falarmos de clubes e suas direções, o que acaba por influenciar de forma definitiva, o futebol apresentado no campo de jogo.

    Curtir

  7. Independentemente de esquemas táticos, o futebol consiste em movimentos sincronizados, flutuação e variação, dentro de mosaicos diversos.

    Além de disputa coletiva pelo controle da bola, do jogo e do placar …, existem os confrontos individuais.

    Em toda a extensão de uma partida de futebol, torna-se imperioso que os jogadores da disputa demonstrem esforço compatível …, movimentação, velocidade, força e habilidades que possibilitem opções de passes, ultrapassagens e infiltrações …, tabelas e deslocamentos estratégicos …, que deixam de ser (ou jamais foram) responsabilidade específica do treinador.

    Além de que todas as funções individuais devem rigorosamente cumpridas à risca …, ou seja, o técnico é um refém permanente de seu time …, para o bem ou mal.

    Isso sem falarmos de clubes e suas direções, o que acaba por influenciar de forma definitiva, o futebol apresentado no campo de jogo.

    Curtir

  8. Acho sua escalação a ideal. Se o araruna nao jogasse, poderia jogar o Cícero (bem ofensivo, como o paulinho que no Corinthians e na seleção marca muito pouco) em jogos que somos favortos e teriamos mais a bola e o T mendes quando fossemos mais pressionados, mas o Araruna também é minha primeira opção no ideal. Acho q o Bruno ja deu. Num 3-5-2 podiamos trazer o cicinho que tava jogando muito bem na turquia e poderia vir com um contrato de produtividade. O Auro tambem seria muito bom, jogou muito em 2014 e marca bem também, infelizmente foi emprestado e se machucou. E, depois desses 2, aposto muito mais no Buffarini que no Bruno. O Buffarini eu ja vi jogar bem como ala direta pelo San Lorenzo contra o SP. Eu nunca vi o Bruno jogar bem na vida.

    Curtir

  9. Com as peças que temos, armaria um 4x2x3x1

    Buffarini – Maicon – R. Caio – Junior
    ———- Araruna —– Jucilei ———–
    Shaylon/Thomaz – Cueva – L. Araújo
    ——————– Pratto ———————–

    Wesley – Breno – Lucão/Douglas – Edimar
    ———- Mendes —– Militão ———–
    W. Nem – Thomaz – L. Fernandes
    ——————– Gilberto ———————–

    Curtir

  10. Um dos times da moda hoje é a juventus joga com 3 zagueiros mais tem 2 ótimos laterais que apoiam muito 3 meio de campo ótimos marcam e criam é uma dupla de ataque fantásticas se tivermos peças boas para manter essa formação temos mais que tentar.

    Curtir

  11. eu armaria um 3x6x1, com Lugano na sobra das cagadas do Maicon e Rodrigo Caio.

    Militao de primeiro volante, Jucilei de segundo volante e o Lucas Fernandes ou Shaylon como o terceiro do meio campo.

    Cueva com liberdade total e o terceiro do meio campo chegando para ajudar na criacao de jogadas e chutes de fora da area.

    ____________________Renan_____________________

    __________Maicon____Lugano ____R. Caio__________

    ___Buffarini____________________________ Junior____
    ____________________Militao______________________
    __________Jucilei______________Fernandes__________
    ___________________Cueva_______________________

    ___________________Pratto_______________________

    Curtir

  12. Vivemos uma sequência de técnicos consagrados : multi campeões, ultra-ofensivos, retranqueiros, copeiros …, enfim, de vários perfis.
    Em compensação, tivemos elencos sem goleiros, nossos laterais/alas não marcam como laterais nem apoiam como alas, nossos sistemas defensivos não contam com o devido apoio do meio campo …., este também não produz volume que sustente um ataque …, ataque que deixa de funcionar por falta de eficiência …, mas a culpa sempre foi dos técnicos, fazer o quê?
    Este é o nosso SPFC dos últimos tempos …, um balcão de negócios e oportunidades que suplantam nosso futebol.

    Curtido por 1 pessoa

  13. Acho q o Rogério Ceni teria q entrar com o Cueva e o Thomas no meio campo e segurar um dos volantes deixando um subir para confundir um pouco a marcação ficando assim com esse elemento surpresa.

    Curtir

  14. Bom dia Pessoal !

    Não consigo entender o Rogerio Ceni, voltou a pensar em jogar com 3 zagueiros e libera o Breno ?

    Se algum zagueiro não puder jogar (convocação, suspensão ou machucado) entra Lucão ou Douglas ? sou muito mais Breno !

    Com sequencia e paciência no Vasco ele vai jogar muito pode apostar, titular certeza!

    Curtir

    • Teve alguma coisa grande entre o Breno e nosso técnico. Pode ter certeza.
      Não faz sentido o SPFC investir tudo que investiu nele (contrato anual com ele preso, cirurgias, mais de um ano de recuperação da última) e na hora que o cara está OK fisicamente (tanto está que passou nos testes do Vasco que de acordo com o GE colocaram carga máxima no joelho dele), ele é dispensado?
      Tem boi na linha.

      Curtir

  15. Ótimo Felipe, concordo!
    Só acho que não pode tirar um zagueiro e colocar um meio campo toda hora que toma um gol, como aconteceu contra o Cruzeiro.
    Tem que aprender a correr atrás do resultado usando três zagueiros.
    Tem treinar e utilizar um só esquema e não ficar trocando toda hora.

    Curtido por 1 pessoa

  16. Uma sugestão para escalar o tricolor: Renan Ribeiro, Jr. Tavares e o Buffarine com a referência do San Lorenzo rsrs… Maicon e Militao, Jucilei, Thiago Mendes, Cueva, Thomas, Lucas Pratto e Araújo a vontade caindo pelas duas pontas.

    Curtir

    • É tão vergonhoso, mas tão vergonhoso, que o tal conselho de adm deveria não autorizar.
      Que se corte as despesas, mas que não deixassem desvalorizar a nossa marca dessa forma.

      Curtir

      • Concordo que seja vergonhoso, mas não há um patrocinador de renome que queira expor sua marcar em um clube com uma administração pifia e cheia de escandalos. Primeiro devemos arrumar a casa para receber as visitas.

        Curtir

  17. O melhor esquema tático, para a atual velha Diretoria, foi a mudança de estatuto.

    Agora, a Direção Executiva é exercida pelas mesmas caras que levaram o São Paulo F.C. à banca rota. A grande diferença é que agora recebem altos salários de maneira estatutariamente legal. A especialização administrativa foi apenas um sonho para o são-paulino. Institucionalizou-se de modo legal e lucrativo o feudalismo e a incapacidade. O que dará isso, é apenas questão de tempo: dívidas impagáveis, time ruim e patrimônio em declínio. Veja mais clicando em: https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2017/05/19/profissional-sp-anuncia-diretoria-remunerada-cheia-de-velhos-conhecidos.htm .

    Curtir

    • Vergonhoso. Mas eu já cansei de me revoltar. O SPFC tá tão podre por causa dessa gente que é inutil o torcedor comum que não tem poder politico algum ficar se estressando.

      Tem mais de 200 conselheiros, empresários e torcedores ilustres que poderiam se engajar pra lutar contra isso mas ninguém fez nada e ninguém vai fazer.

      O Leco é um lixo.

      Curtir

  18. Em clube que não tem dinheiro para trazer bons jogadores para executar o esquema tático idealizado pelo treinador, a única solução é montar o esquema com os jogadores que há no elenco. O Rogério é inteligente e já viu isso. Vamos esperar as alternativas que ele está experimentando para achar o time e o esquema ideal. Até o final de junho já saberemos se vale a pena parar ou continuar a música.

    Curtido por 1 pessoa

  19. Realmente a nossa camisa tem que ser muito, mas muito forte pra aguentar uma sequencia de anos com Juvenal, Aidar e Leco.

    E o estatuto moderno tao sonhado já vai se tornando completamente inútil pra ajudar o clube.

    Curtir

  20. Eu acho que oque faz a diferença é um time ser bem treinado ( oque depende da capacidade do treinador ) ao ponto até de executar variação no esquema com os jogadores entendendo e executando várias funções , então só mudar o esquema pode dar um primeiro impacto ou surpreender o adversário , mais a partir dai se não houver evolução , se os jogadores não crescer na execução da funções ,e o treinador não almejar ou não conseguir esse crescimento não vai adiantar nada .

    Por esse motivo acho que os problemas que o são paulo vem enfrentando não seja somente em razão do esquema , mais sim em razão também do treinador não esta acertando dar entendimento para o jogador na função , ou os jogadores não entendem ou negligenciam suas funções , se eles passarem a entenderem melhor e se dedicarem e esforçarem em jogar no 3 5 2 ou 3 4 3 , e o técnico conseguir fazer o jogador executar aquilo que ele quer a coisa vai pra frente .

    Mais eu em primeiro momento eu não mudaria o esquema , apenas posicionaria melhor a defesa , deixaria os zagueiros mais por dentro sem correr tanto atrás do adversário segurando um pouco mais um dos laterais , com um volante a frente da zaga ,como o Osorio fez naquele que acho que foi o seu melhor jogo dirigindo o são paulo no jogo são paulo e palmeiras ,

    Mais acho que oque vai fazer a diferença e o time ser bem treinado , acho que essa mudança se deve também a saída do Devd Neres , perdemos força e um jogadorzaço na frente , e pelo visto o Rogerio não confia na sua força ofensiva ,e também tem a má faze e falta de preparo físico dos atacantes , então hoje dependemos mais de volantes e zagueiros do ataque , devido a nossa condição financeira a solução pode ser mudar o esquema , mais o ideal seria buscar um jogador que faça a diferença no ataque jogando pelo lado do campo , meia atacante ou atacante que faça gol e de assistência .

    Curtir

  21. O 8 que falta nesse time será o Lucas Fernandes, aguardem ele se readaptar e ganhar confiança novamente que ele entra no tima e não sai mais, lembrem-se que Lucas (do PSG) também foi entrando aos poucos no primeiro ano, o Fernandes era para ter se adaptado ano passado já, mas a contusão atrapalhou.

    Curtir

  22. Eu torço muito para o Rogério acertar. Se não o fizer neste primeiro semestre, vai bater o desespero nos dirigentes e a incompetência saltará á vista com má negociações, diminuição de receitas e dívidas galopantes. Infelizmente, trata-se da nossa realidade – a esperança de melhorar o clube e o time de futebol com o novo estatuto está fugindo.

    Curtir

  23. O Rogério Ceni dando entrevista ao vivo nesse momento, os mesmos blá blás blás de sempre, queria ser repórter e perguntar se ele assistiu o jogo do Botafogo/RJ ontem, dirigido pelo veterano Jair Ventura, que pegou um time humilhado pelo rebaixamento, devendo e deu nova identidade ao clube, sempre com humildade….

    Curtir

  24. Pra quem o acha arrogante…acho que isso vai desconstruir essa imagem…

    “No último mês, não apresentamos um futebol digno de elogios. Temos que melhorar nosso nível de jogo para que os elogios voltem a acontecer para todos nós. Não me machuca as críticas. Não sou apegado ao que se fala. Respeito a opinião de cada um. Entendo as críticas construtivas. Conheço bem as figuras que tentam depreciar, criar tumultos. Tento melhorar o meu trabalho no dia a dia”, afirmou.

    Curtido por 2 pessoas

    • Acho que a diretoria, o clube e o próprio Ceni cria situações para tumultos, eles colhem o que plantam, torcida fica refém da situação e a mídia explora o amadorismo apresentado até aqui então.
      Mês passado por exemplo em um jogo do paulista o preparador físico do Palmeiras ofendeu publicamente um jogador, foi falado no dia seguinte, depois o caso foi encerrado, no SPFC a situação aumenta de proporção.

      Curtir

  25. A administração remunerada do SPFC já começa mal. Não sei se é capaz de endireitar as coisas no andar da carruagem. Sem dúvida, foi uma repartição de cargos por compromisso de campanha. Competencia duvidosa na gestão do futebol.

    Curtir

  26. E quem vazou a noticia da prancheta pensando que ia abalar a relação entre elenco x técnico x torcida, se. Isso ajudou a aproximar ainda mais os jogadores e técnico, assim como a torcida comprando a ideia de apoiar ainda mais o time.

    #unidospelospfc

    Curtido por 1 pessoa

  27. No meio do ano deve sair jogador importante. Nao afirmo isso porque tenho informação, mas acho que a diretoria não vai deixar escapar bons negócios considerados por alguns. Também, vai ter jogador que pedirá para sair. Poucos jogos e pouca entrada de dinheiro nesse ano vai obrigar a venda de jogadores importantes com a famosa reposição pífia. O segundo semestre será sofrível. Igual ou pior que o ano passado. Ainda nao será dessa vez que o SPFC cai, mas vai brigar para nao cair.

    Curtir

  28. Por que as pessoas esquecem do titulo da Sulamericana de 2012 ?

    Tomamos 4 gols a competição inteira

    RC, PM, RT, Rodolpho, Cortez, Wellington, Denilson, Jadson, Lucas, Osvaldo e WJ(LF)

    Curtir

      • O Ney Fraco se queimou quando tentou substituir o Lucas com o Douglas rsrs

        Mas quem sabotou a equipe foi o JJ que trouxe o Lucio ganhando 400 pila + carro zero + luvas por conta da experiencia kkkk pois foi ele expulso no primeiro tempo contra o Atletico MG no Morumbi kkkkkkkk e era todo nervosinho, o elenco deve ter rachado, eu me colocando no lugar não ficaria feliz em ter sido campeão no final do ano anterior tomando apenas 4 gols a competição inteira e ir pro banco pra chegada do Lucio ganhando o que ganha e ainda fazer merda e dar chilique.

        Bom, nossa zaga foi desfeita, a maioria caiu de rendimento, a torcida começou a querer matá-los até negociarem e vir outros perebas e ficarmos sem nenhum trófeu desde então

        A formação era 4-2-3-1 / 4-3-3.

        Curtido por 1 pessoa

  29. O SPFC precisa de um zagueiro canhoto, de outro volante confiável. Junto com Jucilei, Militão, Araruna e Thiago, o meio campo ficaria mais encorpado. Talvez precise de outro mais. O Rodrigo Caio é uma incógnita para mim. Todo a fé que eu tinha nele desapareceu junto com a minha fé nesse time do Ceni. Mas eu continuo procurando. Por aí deve estar.

    Curtir

    • Também acho. Volante carregador de piano
      Mas não vão trazer ninguém e daqui a umas rodadas quando o Jussila estiver ausente por alguma razão, vai aparecer noticias, ausencia de Jussila aumenta necessidade de volante.
      Me aconstumando a essa nova velha forma do tricolor de montar elenco conforme a urgencia

      Curtido por 1 pessoa

  30. Também precisa desse meia direita que decide jogo. É só pedir pro Lucas voltar. Por outro lado, nunca vi nada demais no Lucas Fernandes. Ainda acredito mais no Shaylon, que deveria ter tido mais chances. Quero ver o tal do Edimar em campo antes de afirmar que é necessário outro LE.

    Curtir

  31. Quando não se tem um clube rico e o técnico não pode colocar o esquema de sua preferência devido a falta de jogadores por que o clube tem a limitação financeira,qual é o esquema “tático” mais sensato????É o que se adapta melhor as características do elenco atual,aí depende da capacidade do técnico em enxergar oque tem nas mãos e colocar em prática.Mas………pode ser o melhor esquema tático do mundo mas se o jogador nao correr e estar bem preparado fisicamente e motivado de nada ainda.Apesar por que a gente se estressa com o SPFC????Quem está no poder não ta nem ai pros resultados,O SPFC não tem o modo operacional de “querer ser vencedor” o SPFC está no modo operacional “se dermos sorte e tudo da certo seremos vencedores”. O SPFC é um clube dirigido por amadores e agora remunerados,cheio de apostas e erros que a gente vê e faz tempo como a falta de preparação fisicca e falta de cobrança no clube. Mas ainda temos engolir e se iludir que a crise e criada pela imprensa que está tudo umas maravilhas. Apesar qué o clube está num sono tão profundo que eu tô achando que tá tudo bem mesmo,resultados de todos os últimos anos,humilhações.corrupcoes são meros detalhes e tudo criado pela imprensa,segue o barco e vamos torcer pro ” acaso “nos salvar,esse sim é a nossa maior esperança.

    Curtir

    • E vc nao acha q ele é perseguido pela imprensa ???
      O RC e SPFC é perseguido pela imprensa ha muito tempo !!!
      Inclusive por boa parte dos seus torcedores desesperados e mimados, acostumados aquele monte de titulos que o SPFC, com muita colaboração do RC, nos deu, e q agora, na fase ruim, no primeiro ventinho q pega na costela, ficam o dia todo choramingando e descendo a lenha em td e em todos.
      Vamo pro Morumbi, apoiar esse time (inclusive nas redes) e o clube, que é o q podemos fazer pra ajudar !

      Curtido por 1 pessoa

  32. Muito bom seu post e concordo com tudo.
    Porém, para esse momento e com as peças que temos (alas em pessima fase), manteria o bom e velho 442, como jogamos o 2º jogo contra o Cruzeiro.
    Schmidt completou Jucilei na dupla de volantes.
    Cicero, em sua real posição de 3º homem de meio de campo, armou com Cueva.
    Pratto e Moratto se completaram lá na frente.
    A 1ª linha de 4 defensores tambem foi muito bem.
    Aliás, não sei pq o RC não manteve o sistema …
    Vamos dar a volta por cima !
    Vamos ao Morumbí na segundora !
    20 hr é bom horario, nao vai ta chovendo e o ingresso ta barato !
    Abs, sds SPFC !

    Curtir

  33. O quadro para mexer os botões já quebrou. Rogério terá agora que remover do elenco jogador que fala muito à boca pequena e faz, por meio de outros, vazar casos de vestiário para os “reptilianos”. O insatisfeito vê nisso a única maneira de ficar no grupo – para ele, o técnico tem que ser mudado.

    O Rogério vai afastar os insatisfeitos, isso será fácil, mas o difícil para ele será “encantar as serpentes” que estão na imprensa. Os reptilianos torcem por outros times e a única maneira de calar, engolir e encantar é com bons resultados.

    O Lugano se enganou – o Rogério não “faltou à aula”, essa lição ele está tendo agora, mas ele é inteligente e vai aprender.

    Rogério vai aprender que na beira do campo, como técnico, não deve jogar de goleiro. Vai aprender a não falar demais nem a escrever demais – mais vale a palavra dosada e certeira do que encher o saco do jogador a todo minuto de jogo. Vai aprender que quando as coisas não vão bem, o melhor é falar pouco na mídia e abrir mais o seu trabalho diário (exceto o tático) aos repórteres de campo.

    Rogério é um técnico novo, que está aprendendo agora com a adversidade. Temos de dar a ele mais tempo no aprendizado e na apresentação dos resultados. Nesse ambiente conturbado, é a nossa melhor esperança!

    Curtido por 1 pessoa

  34. Eu tenho em mente que qualquer esquema para dar certo precisa:

    – de pelo menos um bom atacante.
    – de pelo menos um bom meia.
    – dois volantes que marcam mto, sendo que um tenha um bom passe para cadenciar o jogo e dar opçao de saida de bola.
    – pelo menos um bom zagueiro
    – um dos laterais tenha boa saida de bola
    – um goleiro seguro

    Curtir

  35. Não existe esquema velho. O real Madrid, por exemplo, jogou no 442 em losango (4312) na Champions, o Chelsea joga no 343 em linha, o Borussia no 343 em losango. O importante no meu ver, e colocar esse esquema dentro de uma estratégia, pq vc pode ter qualquer um desses esquemas e ser ofensivo, ou então ser reativo, ficar compacto, dar a bola para o adversário e esperar o momento para o contra ataque. Essa é a dificuldade hoje no SPFC. Veja os dois times que vc citou, o primeiro, dos menudos, era ofensivo, o outro do 352 era mais defensivo, apesar de que o de 2005 fosse mais ofensivo que os outros a partir de 2006.

    O Rogério hoje ainda não encontrou qual esquema trará mais equilíbrio para o seu time de estratégia de controle do jogo com a bola, porem, como o Ernani já colocou aqui em alguns posts passados, que alguns esquemas facilitam algumas estratégias, por exemplo, o 4141 e o 433 tem praticamente a mesma disposição dos jogadores no campo de jogo, mas um é mais ofensivo e o outro é mais compacto, podendo ainda ter as variações de movimentação dos jogadores conforme suas características.

    Enfim, o assunto já é complexo, imagina colocar isso em prática e convencer os jogadores disso.

    Nós como torcedores temos de decidir o que preferimos para o nosso time, o que queremos ver? Um time reativo que controle o jogo sem a bola, ou um time ofensivo que controle o jogo com a bola? Sim, pois quando tínhamos Muricy, Bauza, Doriva, Ricardo Gomes, reclamavamos que o time jogava como time pequeno, só se defendendo e tal, e com Osório e Ceni, reclamamos que o time não tem defesa e joga sem garra. Acho q falta consciência em perceber que os primeiros só vão começar a ser ofensivos na montagem do time quando este tiver a defesa consolidada, e os segundos vão estruturar o time pelo ataque e depois a defesa.

    A semelhança entre eles é que nenhum deles teve tempo suficiente para por seu modelo em prática. E os motivos é que os diretores são medrosos e a torcida frita todos eles assim que haja derrota para o Corinthians ou Palmeiras.

    Curtir

  36. Acho q esse amor por sistemas não se justifica… Vc tem q olhar as peças q vc tem e não seu esquema preferido. Não acho q com os jogadores q temos do meio pra frente devemos colocar mais gente na zaga.

    Curtir

  37. Se o nosso esquema tático não funciona, porque nao usar um esquema que funciona, como o 4-3-2-1 ou 4-3-3-1, acho que daria mais liberdade pro Pratto. Esqueçam o passado de glórias, estamos há anos sem títulos.

    Curtir

  38. A constante troca de elenco, prejudicou muito. Mas talvez a troca de técnico tenha sido bom, o Dorival tem mais experiência. Precisamos focar vitórias nesse momento e não discurso almejando G5 ou g6. Uma coisa de cada vez, precisamos sair do z4 e pra isso basta umas 2 ou 3 vitórias. Perdemos jogos de times mais fracos, a coisa vai ficando complicado.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s