Novo Estatuto? Gestores do São Paulo ainda são os mesmos de sempre…

O São Paulo aprovou um novo estatuto no fim de 2016. Entre as principais mudanças do texto estava a criação de uma diretoria executiva profissional, que ocuparia um espaço historicamente reservado a cartolas estatutários tirados do Conselho Deliberativo do clube. A nova regra previa dirigentes contratados do mercado e, portanto, alheios ao ambiente político do clube . Um mês depois da eleição de Carlos Augusto de Barros a Silva, no entanto, o novo documento produz pouco efeito prático: quatro dos cinco diretores executivos apontados por ele são conselheiros ou ocuparam cargos em gestões anteriores.

O futebol foi entregue a Vinicius Pinotti, que ganhou espaço no clube depois de uma bem avaliada gestão como diretor de marketing. O trabalho será o primeiro do executivo no departamento de futebol de um clube. Além de comandar o marketing no mandato anterior de Leco, ele também ocupou cargo na gestão de Carlos Miguel Aidar, após emprestar dinheiro para a contratação de Ricardo Centurión.

Elias Barquete Albarello, diretor executivo de finanças, é especialista na área, mas também é conselheiro e já foi vice-presidente, com Leco, e diretor de estádio, com Aidar. É ligado ao vice-presidente Roberto Natel: no ano passado, quando Natel rompeu com Leco, Albarello entregou seu cargo. Com a reconciliação entre os dois e Natel como vice novamente, Albarello volta a ocupar uma diretoria, desta vez na sua especialidade.

Rodrigo Gaspar, diretor executivo administrativo, é aliado de Leco há anos, conselheiro, e ocupava na última gestão o cargo de assessor da presidência. Gaspar se envolveu em polêmica no ano passado ao chamar Rodrigo Caio de “jogador de condominio” nas redes sociais, mas se retratou depois.

Na prática, é difícil encontrar diferença entre a nova diretoria executiva e as diretorias formadas por cartolas nas gestões anteriores do clube além da remuneração. Como em outras administrações, pessoas ligadas à política do clube são encaixadas em funções consideradas estratégicas, assim sujeitas a uma gestão menos “técnica” do que se poderia esperar. O caso atual, a despeito da orientação do estatuto, é reflexo de uma eleição apertada do ambiente conturbado do São Paulo, que exige certa acomodação das forças dos bastidores nas cadeiras disponíveis.

O estatuto não proíbe a contratação de membro do Conselho ou ex-cartolas, dizendo apenas que os diretores têm de ser “profissionais que tenham notório conhecimento em suas respectivas áreas de atuação”. Quando submeteu o novo estatuto a aprovação de sócios e conselheiros, porém, a diretoria são-paulina foi clara na ideia que queria passar: em textos publicado em diversos meios, falou em “profissionais, contratados no mercado, que tenham notório conhecimento em suas áreas de atuação, remunerados e com dedicação exclusiva ao clube”

Na época, o discurso tentava desvincular a administração da parte política do clube, com diretores que não ficassem sujeitos às mudanças das gestões e capazes de gerir o clube de forma exclusivamente técnica. Na prática, quase todos os nomes escolhidos têm história e posicionamento na política são-paulina, e alguns nem possuem notório conhecimento em seus cargos.

O São Paulo nomeou cinco de um máximo de nove diretores remunerados. Embora não possibilidade de novas indicações, não está certo que Leco vai aumentar o grupo. De qualquer forma, qualquer nome deve ser aprovado pelo Conselho de Administração.

UOL

Anúncios

45 comentários

    • Parece????só que no Brasil pra ganhar dinheiro precisa de obras,já no SPFC precisa de negociacoes de jogadores. iNocente é quem acha que a base é pra abastecer o time principal,na verdade é barriga de aluguel pra clube europeu.Até os discursos parecem o mesmo e olha que o Lugano falou hoje em “encantadores de serpentes” e olha que no SPFC tá cheio.

      Curtido por 1 pessoa

      • Eh… O ceni veio com o papinho da base. AI a bucha aperto. Tirando quem segurou de cara como o junior o ceni nao vai Ter paciencia pra desenvolver ninguem. E ai comeca a pedir reforcos. E a diretoria agradece. Negocios = intermediadores = dimdim no bolso deles…

        Curtir

  1. Gestores e SPFC em uma mesma frase ?

    Só se for em metáforas … metas por fora.

    Saudades do Clube da fé, o tricolor mais querido do mundo, quando era de verdade.

    Mas apesar de tudo …, nossa fé tricolor resiste, teima, insiste e sobrevive inabalável e absoluta.

    Saudações aos tricolores de boa fé.

    Curtido por 1 pessoa

    • Mesmos de sempre ?

      Piada muito da “sem graça “, pois o nosso SPFC historicamente sempre foi muito bem gerido …, de forma técnica e eficiente.

      Perdemos tal característica, dentro de um determinado período de tempo, em um processo datado recentemente.

      Curtido por 1 pessoa

  2. De fato, a diferença entre a nova diretoria executiva e as diretorias formadas por cartolas nas gestões anteriores é a substancial remuneração. Nada mudou além do que interessava para eles – o dinheiro.

    O São Paulo acaba de pegar oficialmente o vírus político do Brasil. E o Pimenta acabou entrando na panela. Será que há um Sérgio Moro na casa?

    Curtir

  3. Não se muda nada por “decreto” (no caso por estatuto). O estatuto do regularizou a gestão e lhes permitiu remuneração.
    Em ambiente profissional, tal qual no amador, existem pessoas honestas e desonestas. Existem pessoas competentes e incompetentes. Não vai ser o estatuto que vai mudar isso.

    Curtir

  4. Não adianta falar mais do Leco. A incompetência, mentira e burrice já é conhecida por todos. Mas me incomoda de verdade ninguém questiona-lo sobre isso. O próprio disse que seriam contratados “profissionais do mercado com competência reconhecida”, e no final só transformou os incompetentes em incompetentes remunerados.

    O SPFC ultimamente dá um desanimo absurdo.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Todos têm uma conduta ilibada, transparente e eficaz. Culpado é o Rogério, o Wesley, o R. Condomínio, o Campeiz e a tia da cozinha que faz uma feijoada maravilhosa, por isso a falta de mobilidade nas últimas partidas. Esses são os verdadeiros culpados pelos sucessivos fracassos do clube, dentro e fora de campo, são eles os responsáveis. Ah, ia esquecendo, a torcida também é culpada por idealizar uma crise inexistente.

    #queorgulhodoSPFC! 😉

    Curtir

  6. É rir prá não chorar. Leco se superou nessa: alçou parte da curriola, certamente puxadores de votos da última eleição a cargos regiamente remunerados na maior cara dura. E teve aqui um pessoal que comemorou a reeleição do escroto.

    Curtir

  7. Os mesmos que levaram o São Paulo F.C. à banca rota agora terão alto salário e de modo estatutariamente legal, mas profundamente imoral.

    O sonho dos são-paulinos de ter uma administração altamente especializada e competente para resolver os problemas que desde há muito estão enraizados no clube acaba de ser varrido pelo presidente Leco, sem que haja uma única voz discordante dentro dos eleitos ou dos nomeados da atual diretoria, incluindo aí o Pimenta e sua turma.

    Institucionalizou-se de modo remunerado o feudalismo administrativo e a notória incapacidade funcional, basta ver o time ruim, as dívidas galopantes e patrimônio tendendo ao declínio.

    É uma pena Sérgio Moro não ser são-paulino.

    Curtir

    • Acho que ele é sim , apareceu inclusive aqui no blog ele recebendo uma camisa autografada pelos jogadores e com o nome dele nas costas, no ano passado, se não me engano….
      Sobre o assunto do post, infelizmente era esperado….

      Curtir

  8. Pessoal do blog, no estatuto está redigido que os diretores tem que ser profissional especializado em sua área de atuação ??? Caso esteja tem que cobrar para que o mesmo seja respeitado. Caso não só resta lamentar. Na verdade parece um País chamado Brasil, tem leis pra todos os gostos, e as brechas pra criar atalhos conforme interesses poucos louváveis.

    Curtir

  9. Boa noite.
    Galera estava vendo alguns jogadores que poderia reforça o tricolor.
    Esse donatti do flamengo zagueiro.
    Cuejjar volante do flamengo.
    Mancuello do flamengo meia.
    Ouvi um comentário que o são Paulo que o Ralf ex Corinthians.
    Maxwell do PSG fará o último jogo mesmo.

    Curtir

  10. Acho que o negócio é se fazer de tonto, ficar acompanhando só o que acontece dentro de campo mesmo, se preocupar só com o futebol. Se preocupar com a política, estrutura e decisões do clube é sofrer a toa pq essa gente rí do resto da torcida.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Fernando Bob fechado e Everton Ribeiro falta poucos detalhes, Banco Intermediun participou das negociações e quer anunciá-los rapidamente com a camisa com o estampa do Banco….

    Fortes rumores e fonte quente.

    Curtir

  12. A política no SPFC é uma vergonha desde quando o Juvenal assumiu e só piorou, com o Leco a tendência é decair mais ainda, se possível.
    Sobre as contratações, vamos aguardar, necessita de um zagueiro, lateral direito, meia armador e atacante veloz, que chegam prontos para entrar em ação, protagonistas.
    Ninguém comentou sobre o desfalque​ do Cueva, não vai jogar contra as galinhas novamente, misteriosamente a CBF prejudica ambos, principalmente o SPFC que perde o único meia capaz de desequilibrar. Essa porcaria de CBF só ferra com os clubes, colocando jogos em data FIFA.

    Curtir

  13. Titem fazendo uma média convocando Rodrigo Caio, por ter sido honesto …por merecimento acho difícil já que a defesa do sp é uma mãe sem contar o Rodrigo Franzino perde a maioria no corpo.

    Curtir

  14. Bom dia! saudações tricolores
    Infelizmente o nosso São Paulo está em un momento péssimo,mesmo assim acho que tem um bom elenco e acredito em uma boa campanha no Brasileiro,na fase ruim o São Paulo acaba em 10° no campeonato,enquanto os rivais são rebaixados,agora não adianta criticar,tenque abraçar o time como verdadeiro torcador e entender que o futebol é muito dinâmico,hoje sofremos,mas amanhã podemos sorrir.
    VAMOS SÃO PAULO!!!!!!!!

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s