São Paulo, Palmeiras e Grêmio são desprezados na tabela do Brasileirão 2017, diz especialista

O engenheiro Horácio Nelson Wendel não se conforma com tabela do Brasileirão 2017. “É toda feita para ajudar o Flamengo”, critica ele, que na outra ponta vê São Paulo, Palmeiras e Grêmio como desprestigiados. “Foram desprezados”, avalia.

O catarinense, que é especialista em confecções de campeonatos, autor de várias disputas, inclusive as primeiras versões do nacional de pontos corridos, vê vantagem para o Rubro-Negro carioca com a disposição de partidas divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – leia a reportagem explicando o benefício dado ao Rubro-Negro carioca. Corinthians também ganhou um mimo logístico (algo que não valeu para outros gigantes na composição das rodadas).

TABELA: confira a tabela completa do Brasileiro 2017

“Quando existe um critério para incluir numa tabela de jogos de futebol, este critério precisa abranger todos os clubes e para todas as rodadas do campeonato. Porque formulas matemáticas não admitem trabalho meia-boca”, ataca, explicando a vantagem: “Por causa da disposição dos clássicos regionais, o Flamengo fará 11 jogos em casa e 1 jogo fora de casa, em 2 períodos alternados, de 12 rodadas”.

O especialista não encontra um trabalho homogêneo, prejudicando dois gigantes do país.

  • “Na serie A 2017, com 20 clubes e 38 rodadas, a CBF decidiu incorporar na tabela o seguinte critério: todos os clubes jogam no máximo duas vezes seguidas em casa, e no máximo duas vezes seguidas fora de casa. Entre os grandes, conseguiu com Palmeiras, São Paulo, além do Grêmio“, conta. No mesmo grupo dos ‘iguais’ estão Santos, Chapecoense, Atlético-GO, Avaí, Sport, Ponte Preta,
  • “Com nove clubes (Fluminense, Atlético, Bahia, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Coritiba, Atlético-MG e Vitória) estabeleceu três jogos seguidos em casa, alguns mais de uma vez.
  • Tentou conseguir três jogos seguidos para Corinthians e Flamengo, mas a metodologia não encontrou espaço. Então o feitor da tabela elegeu Flamengo com cinco jogos seguidos em casa e Corinthians com quatro jogos seguidos em casa”, completa.

“Em qualquer campeonato pelo mundo, a regra geral é de que todos os clubes jogam no máximo duas vezes seguidas em casa e duas vezes seguidas fora de casa. São Paulo, Palmeiras, Santos e Grêmio são os únicos clubes que cumprem as regras na tabela 2017 da CBF. Foram “desprezados”, uma referência irônica, pois CBF sempre está fora das regras. E sem querer, coloca três clubes nas regras“, ataca o engenheiro catarinense.

Horácio não pouca críticas à competição. “A CBF usa e abusa de critérios com aplicação parcial, gerando parcialidade clubística, logística incompleta e confia que a tramoia não será percebida no mar de 380 jogos da tabela”, ataca. “Quando não se consegue aplicação 100% de um critério na tabela, é melhor eliminá-lo, do que aplica-lo com restrições de inúmeros efeitos colaterais”, fecha.

Conheça os 27 critérios do engenheiro Horário Wendel para elaborar tabelas. Estes critérios compõe um software com proteção autoral na Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

1) Nas 2 primeiras rodadas de cada turno, cada clube joga 1 vez em casa, e 1 vez fora de casa.

2) Nas 2 ultimas rodadas de cada turno, cada clube joga 1 vez em casa, e 1 vez fora de casa.

3) Quem joga a primeira partida do campeonato em casa, joga a ultima partida do campeonato fora de casa, e vice versa.

4) Quem joga em casa na ultima rodada do turno, joga fora de casa na primeira rodada do returno, e vice versa.

5) Nas 2 primeiras rodadas, não há clássicos locais.

6) Nas 2 ultimas rodadas, não há clássicos locais.

7) Em cada turno, cada clube joga 9 vezes em casa, 9 vezes fora de casa, e o clássico local ou regional.

8) Em cada turno no Rio e São Paulo com 4 clubes, cada clube joga 8 vezes em casa, 8 vezes fora de casa, e os 3 clássicos locais.

9) Em cada rodada, em cidades ou regiões com 2 clubes, um clube joga em casa, e outro clube joga fora de casa.

10) No Rio e São Paulo, em cada rodada, 2 clubes jogam em casa e outros 2 clubes jogam fora de casa.

11) No Rio e São Paulo, sempre haverá 1 jogo no sábado e 1 jogo no domingo.

12) No Rio e São Paulo, sempre haverá 1 jogo na quarta feira e 1 jogo na quinta feira.

13) Sempre em 2 rodadas seguidas, 2 clubes de uma mesma cidade ou região, recebem e visitam 2 clubes de uma outra mesma cidade ou região.

14) Cada clube joga no máximo, 2 vezes seguidas em casa.

15) Cada clube joga no máximo, 2 vezes seguidas fora de casa.

16) Nas rodadas dos clássicos locais, um clube joga em casa na rodada anterior ao clássico, e antes disso, fora de casa. O outro clube joga em casa na rodada posterior ao clássico, e depois disso, fora de casa. Para esse efeito, os 2 clubes do clássico local jogam em casa.

17) Os 15 clássicos entre os 6 maiores clubes do Rio e São Paulo, são distribuídos 1 clássico por rodada, durante 15 rodadas seguidas, entre as rodadas 3 e 17.

18) Os 45 clássicos entre os 10 maiores clubes do Rio – São Paulo – Belo Horizonte – Porto Alegre, são distribuídos 3 clássicos por rodada, durante 15 rodadas seguidas, entre as rodadas 3 e 17.

19) Os 3 clássicos de cada rodada de fim de semana, são disputados 1 no sábado, 1 no domingo, 1 na segunda feira.

20) Os 3 clássicos de cada rodada de meio de semana, são disputados 2 na quarta feira em horários diferentes,e 1 na quinta feira.

21) Nas 10 primeiras rodadas, os 10 melhores clubes do campeonato anterior, jogam o maior numero de jogos possíveis, contra os 6 piores e os 4 novos admitidos da Serie B.

22) Nas 9 ultimas rodadas, os 10 melhores clubes do campeonato anterior, jogam entre si em busca do titulo o maior numero de partidas possíveis, os 10 piores jogam entre si para fugir do rebaixamento o maior numero de partidas possíveis, e melhores contra piores jogam o menor número de partidas possíveis.

23) Nos 20 primeiros domingos do campeonato, sempre haverá uma partida as 11 horas da manhã, nunca clássico local.

24) Cada clube joga 2 vezes as 11 horas, 1 vez em casa e 1 vez fora de casa.

25) Na ultima rodada 38, todos os jogos são realizados domingo no mesmo horário.

26) Nenhum clube joga 2 partidas seguidas com intervalo inferior a 72 horas.

27) A sequencia de adversários de cada clube no returno, é a mesma sequencia do turno.

Gazeta do Povo

Anúncios

81 comentários

  1. A questão aqui é proporcionar em determinada parte do campeonato muitas partidas em casa favorecendo o Flamengo disparar na tabela. É como se voce falasse assim “Veja bem, eu não posso roubar pra voce ganhar, mas vou te dar um bonus”. No segundo turno não vai jogar 10 partidas fora pq tem os classicos no RJ, então ficaria mais “normal’.

    Curtir

  2. Não acho que isso vá influenciar em nada…

    São Paulo tem jogado mal em casa de qualquer modo… Mas enfim, já estamos encontrando problemas e justificativas antes de começar…

    Deixa isso pra lá, vamos fazer nossa parte que é torcer, os jogadores que façam a deles que é entrar em campo e tentar somar pontos…

    Reclamar de tabela é o fundo do poço mesmo…

    Curtir

  3. E mais jogadores machucados, como dito no post anterior, até o gramado dos campos de Cotia sabem dos problemas físicos, que os responsáveis precisam ser trocados. Isso acaba confirmando a teoria de que, hoje, o SPFC não é pensado para ganhar esportivamente. É pensado para gerar troca de elenco, vendas, contratações, e por fim, comissões.Time vai mal, precisa reformular, vender e comprar, e a “mercadoria” circula. Jogadores machucados, precisa contratar com urgência, aparecem as contratações bizarras de jogadores que mal jogam. Quando dizem que não há planejamento está errado. Há um planejamento, mas não do jeito que precisamos. Se instaurou a República dos Pixulecos no SPFC.

    Curtir

  4. Até aí, não há grandes novidades, se o Horácio Wendel, que fazia as tabelas na época do Ricardo Teixeira diz que há benefício para o “eixo do mal” quem sou eu para contestar, até pq de “direcionamentos obscuros” ele entende um pouco mais que eu…
    Agora se esses times vão conseguir se aproveitar deste beneficiamento, aí que mora a questão….

    Curtido por 1 pessoa

  5. Flamengo e Curintia fazem por merecer. Ambos tem um marketing forte, estão sempre ganhando seus estaduais e também sempre estão na mídia. Nesse país está na mídia abre portas, inclusive de um Brasileirão.

    Curtir

  6. Na boa,isso é tudo mi mi mi…..esse time atual do SPFC joga do mesmo jeito tanto dentro como fora.Ate tá jogando melhor fora e time quando é bom ganha em qualquer lugar e cá entre nós faz tempo que o Morumbi não faz diferença.Eu confio nesse time tanto dentro como fora de casa,pois pelo menos isso o Rogério colocou bem isso na mentalidade da equipe Me preocupo mais em não perder jogador por contusão.

    Curtir

  7. Quando não se tem competência para vencer dentro da própria casa, tabela é o de menos.
    Pra ganhar campeonato tem que jogar muita bola. Não é só fazer jogo em casa, é vencer fora também.

    Quanto ao São Paulo, o Rogério tá com a faca e o queijo na mão mais uma vez. Tem tempo para treinar, está fazendo as alterações que deseja no plantel, está tudo do jeito que ele quer, tudo confortável, tudo favorável.

    O time é bom, e o elenco também. O G3 é algo palpável.

    Vamos ver como se sai.

    Curtir

  8. Todos vão jogar contra todos, ida e volta. Se tem “vantagem” em algum momento, é pq teve “desvantagem” em outro. No final fica tudo equilibrado.
    O pessoal não sabe mais onde se apegar para justificar a incompetência.

    Curtir

    • Eu não acredito que isso seja postado pra justificar incompetência.
      Esse Horácio está apenas “divulgando” o trabalho dele, já que é profissional nessa área.

      Acredito que o post seja apenas pra passar as infos e cada um tirar sua conclusão. E não pra falar que por esse motivo vamos perder…

      Curtido por 4 pessoas

    • Concordo. Mas mesmo assim existe uma ciencia por tras da tabela e existem formas de ser imparcial. Mas infelizmente eh Brasil e isso nao acontece principalmente qdo o assunto eh futebol.
      Qto ao sp a incompetencia parece ser sistemica e vai ser dificil limpar. Infelizmente. Ainda mais com esse povo ai no poder…

      Curtir

  9. O time titular é bom, porém o Ceni dá umas complicadas nas substituições. Mas ele é aprendiz, ainda vai evoluir, até lá vamos roendo as unhas e fazendo figa pro costumeiro azar não atrapalhar.

    Curtir

  10. Normal. CBF e Globosta vivem pra isso, ajudar os clubes mais sujos e corruptos do país. E o SP mostrando toda sua fraqueza. Não há homens na diretoria. Peppas e sereias assinaram com a Turner e não foram ajudados. Como o SP é formado por um bando de covardes e sempre abana o rabinho, fazem o que querem.

    Curtir

  11. Chega logo quinta feira,só espero pelo menos ver Maicon é Cuevas mais “magrinho” e que o Ceni pelo amor de Deus conseguiu treinar cruzamentos tanto defensivos como ofensivos daí já vou ver uma certa evolução……

    Curtir

  12. Cotas maiores de tv, benefícios de tabela… Jajá estarão igual Real e Barça, hegemônicos. E o pior não é isso é pensar q um SPFC da vida, não tem um dirigente CORAJOSO sequer para questionar tamanhos privilégios e quiçá de ter ousadia em fechar com outros canais de Tv, tipo o Esporte Interativo conforme Santos e Palmeiras já FIZERAM… Eqto isso, preparação física péssima, lesões em série, má-fé de arbitragens, patrocínios baixos, baixa exposição na mídia (casos ridículos como o do pseudo-comentarista Neto), motivo de ridicularização pelos rivais, apelidos esdrúxulos… E td PERMANECE ‘BEM’ no reino da Dinamarca! Ta desanimador d+! #TorcerparaoSPÉUMAGDEDUREZA

    Curtir

  13. Marcio Porto‏ @marcio_porto_ 4m4 minutes ago
    More
    Notícia nada boa para os são-paulinos: depois dos primeiros exames, suspeita de ruptura de ligamento do joelho de Morato. Deve ter de operar

    Curtir

  14. Que a CBF + Globo favorecem a Flamengo e Cu rintia não se tem dúvidas, pior é todos os times não se movimentarem pra ter algo melhor em comum, tanto em verba de TV, quanto pra este tipo de coisa.
    Diretores devem receber bola por isso ou são cansados e despreparados pra função, só pode ser isso…
    Quando nesse maravilhoso país, mas habitado pela maioria de Zé Povim bosta só tiver 2 potências em futebol dai não vai ter como chorar o leite derramado.

    Curtir

  15. oq que eu falei esses dias ?? hã ? Parece até que eu tava adivinhando rsrs..

    flamengo e corinthians sempre são ajudados na CARA DURA e nada acontece !

    erros grosseiros em decisões regionais com frequência, tabelas de campeonatos feitas na surdina pra ajuda-los, enquanto isso nos campeonatos sul americanos os dois são MEDÍOCRES, será pq não tem brasileiros na comenbol ? rss..

    Curtir

  16. Assistindo o boletim do nosso tricolor, voltamos a frescura do mistério, treino fechado, etc etc
    Quantas vezes vi isso acontecer, ou na véspera de jogos decisivos ou de clássicos, chega na hora “H” e levamos ferro e os adversários nos zuam, chega desse papo furado de mistério e treino secreto, quem tem capacidade, vontade e dedicação, entra e joga bola.

    Curtir

  17. é isso que me irrita, a visão do torcedor fica limitada a esse tipo de argumento
    “a eles sempre foram ajudados é normal, vencemos vários títulos mesmo assim”

    será que não entendem, talvez poderíamos ter ganho MUITO mais se eles não tivessem ajudas tão descaradas assim! Aliás o próprio Flamengo e corinthians provavelmente teriam menos títulos

    mas a culpa é dos dirigentes dos outros clubes, que vê isso e não fazem nada, um bando de covardes !

    Curtido por 1 pessoa

    • Heron, hoje o SPFC tem apenas 3 patrimônios, Cotia, os títulos do passado e sua TORCIDA.
      A torcida do SPFC é nota 1000 coitada, compra produtos, vai ao Estádio e paga o ST, do resto, já está ficando cansado de tanto amadorismo, tudo isso tem um limite, enquanto seus dirigentes estiverem em uma zonza de conforto, nada mudará….
      Zezé Perrela voltando para o Cruzeiro, Flamengo com política unida, Corinthians se encostando novamente no Ronaldo, Paulo Nobre revolucionou o Palmeiras, e por aí vai. Não estou dizendo em termos de honestidade e sim em choque de gestão, fazer algo diferente, a velharada que impera no SPFC já deu.

      Curtir

      • Pelo jeito, pensamos igualzinho. Tambem acho que chega de asilo na diretoria e no conselho do SPFC. Chega de velhos. Queremos idéias novas, gente nova, administração nova. Eu posso falar, pois eu tenho mais de 50.

        Curtir

  18. Essa é uma notícia velha , ou alguém duvidava que de alguma forma esses times são sempre beneficiados ?
    E ainda tem os 3 ou 4 biltres da arbitragem que sistematicamente ajudam quando estes precisam e prejudicam outros quando estes precisam tb , mas há um porém , caso esses times não aproveitem a oportunidade de ter uma tabela facilitada no 1º turno com menos viagem e deslocamentos e não vencerem seus jogos , no 2º turno a conta pode ser cobrada pq tem a volta.
    Um time que é ajudado nas primeiras 10 rodadas e consegue sucessivas vitórias , além de disparar em relação aos rivais , acaba tendo mais confiança pra jogar , até pq os jogadores provavelmente nem saberão dos bastidores espúrios.
    O SPFC precisa passar por cima disso e buscar sucessivas vitórias pra brigar sempre nas primeiras posições

    Curtir

  19. Lamentável a censura do meu post. Vcs são um grupo “politiqueiro” como todos os outros q vcs tanto criticam, além, obviamente, de corporativistas. Sejam felizes na sua igrejinha 😉

    Curtir

    • Lamentável a sua postura de menino mimado… pois saiba que ninguém censurou sua postagem, foi o filtro de SPAM do Word Press que segurou a mesma, por conter inúmeros links. Coisa normal, para evitar a divulgação de SPAMs…

      Mas o nobre rapaz, sem antes procurar saber, já rotulou o blog e saiu “batendo os pézinhos”, feito bebê chorão…

      Lamentável…

      Curtir

      • Aliás, não foi a primeira vez que vc se porta como menino birrento, né?

        Fui verificar e percebi que em 31/07/16 você ficou bravinho com o pessoal que aqui frequenta, porque não te deram atenção… rsrs naquela ocasião tbm acusou o blog de “igrejinha” e ameaçou nunca mais aparecer por aqui…

        Lamentável II

        Curtir

  20. Com tantos jogos seguidos em casa, o torcedor tem que ter um bom plano ST, senao vai ficar sem dinheiro. Para o torcedor que sempre vai ao Morumbi é melhor que alterne o mando para que possa ir a maioria dos jogos. O SPFC foi o time com maior media de público entre todos. Tomara que mantenha a média.

    Curtido por 1 pessoa

  21. Sem contar que os clubes são desfigurados em seus elencos de um turno para o outro – em razão das janelas estrangeiras. Elencos costumam ser mais fortes no primeiro turno.

    Curtir

  22. Pela descrição, eu não vi assim uma enorme vantagem ou desvantagem para este ou aquele time. Mas não me causa surpresa nenhuma. Afinal nos sorteios de mata mata, estes dois times sempre decidem em casa. Curioso né ? Acho que eles tem muita sorte. O negócio é a gente ficar de olho nas arbitragens, porque se deixarem, estes dois times (do povão, do PT e da CBF) serão levados de vento em popa aos primeiros lugares. Sempre foi assim. Não é agora que será diferente.

    Curtir

  23. Márcio, meu post não tinha “inúmeros links” como vc disse. Apenas 3, encadeados e inter-relacionados. Mas ok, queime minha língua: publique o post. E me chame de mimado, não tem problema. Até curti! Mas publique o post…

    Curtir

    • Meu caro… 2 links é o suficiente para o WP segurar as postagens… isso é normal aqui e todos sabem… não estou inventando regras agora. Não importa se estavam interligados ou não, o fato é que eram 3 links e o WP ainda não aprendeu a distinguir os assuntos entre eles. Ele simplesmente retém o comentário… tá difícil entender?

      Publicar? Não vou… tenha mais paciência numa próxima ocasião que eles são liberados manualmente quando um dos moderadores se deparam com o fato. E não vou liberar tbm pra vc deixar de ser birrento e já sair rotulando as pessoas e/ou o blog de igreja…

      Aliás, vc não se despediu daqui? E pela segunda vez?

      Curtir

  24. Márcio, que tal mencionar o motivo de eu ter “ficado bravinho”? Num momento em q vcs apenas faziam criticar tudo o que a gestão do SPFC aprontava (sim, era péssima), eu elogiei a contratação do Cueva e fui ignorado. Pesquise e verá q fui o primeiro e único a elogiá-lo nesta igreja. Como eu sabia q ele era bom? Pq fui atrás de informação nos sites peruanos. Básico. Trabalho jornalístico, embora jornalista eu não seja. Abraços, queridão!

    Curtir

    • O motivo de vc ter ficado bravinho vc mesmo já informou… que teve um trabalho enorme pra pesquisar, veio aqui postar seu belo trabalho e ninguém te deu atenção, de tão relevante era…

      Que culpa temos nós e as pessoas que aqui frequentam que ninguém te respondeu? Que culpa temos nós e as pessoas que aqui frequentam que ninguém achou relevante seu belo trabalho?

      Tanta coisa pra cuidar, vamos ficar aqui incentivando as pessoas a responder a quem teve um trabalhão enorme para pesquisar sobre algo que ele achou interessante mas que ninguém queria comentar?

      E chama novamente o blog de igreja? Vc é ateu? Não crê num ser supremo? rsrssr

      Tenha paciência, né!!!!!

      Curtir

  25. Parabéns ao blog por replubicar o texto. Nao ha nenhum outro processo que seja mais exigente do ponto de vista da inteligencia humana do que desenvolvimento de estratégias. Na prática o processo de formulação de estratégias esta associado ao processo de DOMINAR o” negócio” e os “recursos” em seu ambiente. Um time que fica tantas rodadas sem deslocar-se do município, leva vantagem enorme em todos os quesitos da pratica esportiva, como preparaçao física, nutricional, recuperação, treinamentos taticos, convivência. Sutilezas como essa, agregadas a outras ” estrategias” forjam campeões.

    Curtir

  26. Tinha certeza de que vc não publicaria nenhum dos e-mail (e-mail não tem plural, ok?), mas quem se importa? Não escrevi pros outros lerem, e sim pra vc. E concluo afirmando o óbvio: covardia diz muito sobre o caráter de uma pessoa. Vc é um covardão, marciotricolor. Um covardão vestido de Jason 😉

    Curtir

  27. Do Post anterior (ainda)

    Skatista
    Só dá comentário do cenista hoje justificando seu ídolo. Mas não explica os vexames
    quando o time precisou mostrar futebol. falaí genio.

    Danilo
    Sim, claramente RC era o técnico quando o time caiu para o Juventude, da Série C, na
    Copa-BR ano passado. Era Ceni o treinador quando caímos para o Audax no Paulista-16.
    Também era ele o técnico quando o SPFC tomou duas pancadas do Santos na Copa-BR
    2015, no Paulistinha do mesmo ano e assim sucessivamente voltando até 2008, com um
    breve salto na fraquíssima Sulamericana de 2012.

    RC tem seus erros e acertos e, nesse ano, apesar de novato, tem acertado mais que
    errado, mesmo com a queda no Paulistinha e na Copa-BR.

    Contra o Cruzeiro, num confronto contra um time mais forte que o nosso, fomos derrotados
    com os 3 gols que levamos nos 2 jogos fruto de erros individuais e ainda demos ao time
    celeste uma das suas 2 únicas derrotas no ano.

    Se você me perguntar se eu preferia um treinador mais experiente no começo do ano, te
    responderia que sim. Mas se esse experiente fosse um Luxemburgo, Abelão, Autuori ou
    Mano Menezes da vida, sou 1.000 vezes dar chance ao RC para implantar sua visão de
    futebol em 2017 e 2018.
    ……………………………………………………………………………………………………………………………
    Onde assino?
    Comentário perfeito, Danilo.
    Vc para mim continua sendo um dos mais lúcidos e imparciais aqui no Blog.

    Curtido por 1 pessoa

  28. Márcio, queridão, escondido atrás de uma tela? Vc tem meu e-mail, eu não tenho o seu. Só me interessava publicar o primeiro post, os outros foram mensagens pessoais pra vc.

    Finalizando a missa: Cueva é relevante. Informação séria sempre é relevante. Marciotricolor é apenas um bocó.

    Amém.

    Curtir

    • Sou sim… um bocó…

      O esperto é vc que até agora fica falando bobagem, ofendendo, rotulando, dando uma de covarde só pq ainda não entendeu que seu comentário não foi postado por conta do WP… acho que é por isto que vc não se dá bem em um simples blog de torcedores de um mesmo time… é muito esperto… rsrsrsrs

      Curtir

  29. Nosso Tricolor só será campeão pela CBF ou FPF quando a dupla MPDN e AS baterem as botas… não me deixo levar por conspirações mas isto é fato!

    Curtir

  30. Bem parece que quem joga em casa várias vezes seguidas… Viaja menos…. Pq depois que joga cinco vezes fora…. Os times já vão direto para as outras cidades…. Sem a necessidade de voltar….

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s