Venho hoje defender o elenco do São Paulo, que apresenta sim muito potencial. Ouço muitas pessoas falando sobre a necessidade de contratar grandes reforços para todas as posições, mas devemos ter em mente a realidade financeira que temos e também valorizar mais as qualidades de nosso elenco.
Até o final da temporada, teremos uma média baixa de partidas por semana (1 jogo a cada 4,8 ou 5,8 dias dependendo da Sulamericana). Comparando, durante o primeiro semestre tivemos 1 jogo a cada 3,3 dias, o que resultou em poucas repetições de escalações, algumas lesões e pouca intensidade em algumas partidas.
Com essa baixa carga de jogos, poderemos fazer menos rodízios de jogadores mantendo a base titular e tendo a certeza que eles estarão bem fisicamente. Disso resulta um maior entrosamento, maior intensidade física além de melhores jogadores em campo.
Sabendo que o São Paulo poderá repetir constantemente escalações, decidi propor o que acho que deve ser o time titular atualmente. Considero que esse time titular tem capacidade para ser um dos melhores do Brasil, dependendo da eficácia do sistema tático que Rogério implantar.
Vamos ao time:

Renan – Foi o único que conseguiu passar confiança para os jogadores e a torcida, não fazendo nenhum erro e fazendo boas defesas

Júnior Tavares – Dono da posição, mesmo com a chegada de Edimar, foi o atleta que mais jogos fez no elenco. Por isso, teve grande desgaste físico, resultando em atuações com oscilações. No meio do Paulista estava voando e espero que recupere esse futebol de alto nível.

Maicon – Vai muito bem nas rebatidas de bola pelo alto, mas peca um pouco no 1×1. Nas últimas partidas, no entanto, melhorou muito o nível de seu futebol, ganhando todas as bolas. Espero que continue passando confiança.

Rodrigo Caio – Sem entrar na polêmica do cartão, acho ótimo jogador e importantíssimo em um time que joga alto e está sujeito a contra-ataques. É rápido, desarma bem, cabeceia bem. Um dos melhores zagueiros do Brasileiro.

Buffarini – Acho que no momento Bruno e Buffarini estão disputando a vaga em condição de igualdade. A vantagem fica com o argentino por ser um jogador mais defensivo e poder compensar as subidas de Júnior Tavares para o ataque. O argentino ainda deve mostrar o futebol que justificou sua contratação, tendo um rendimento oscilante na atual temporada. Obviamente, não ajudou nessa adaptação o fato de alternar entre as duas laterais. Esperemos que melhore!

Jucilei – Terminou em alta o Paulista, dono do meio-campo tricolor. Fazendo a primeira-volância, deu segurança à defesa e ainda pôde contribuir com bons passes. Agregou muito ao elenco ao melhorar seu físico. Deve voltar ainda melhor após adaptações nessa intertemporada.

Thiago Mendes – Jogador versátil, tem fôlego para atacar e ainda voltar para marcar. Na minha opinião, falta a ele saber fazer a decisão certa em alguns momentos do jogo. Vem melhorando nesse quesito esse ano. Sua melhor atuação foi quando fez dois gols contra o Linense, frutos de boas escolhas. Tem que arriscar mais chutes e saber ser mais objetivo em alguns lances. Pode ser importantíssimo nesse Brasileiro, assim como foi no final de 2015, em que era o motorzinho do time.

Cueva – É indiscutível que agrega muito ao time, sabendo reter a bola em momentos de pressão, fazer um drible curto para clarear a jogada ou dar uma bela enfiada de bola. O futebol da equipe caiu muito após sua saída por lesão. Com grande capacidade de circulação de bola e criação e definição de jogadas, é candidato a craque do Brasileiro.

Luís Araújo – Após começar o ano voando no clássico contra o Santos, teve algumas boas atuações na sequência. Diminuiu o nível das atuações, mas pode agregar muito ao time. Jogador veloz, ajuda muito nos desarmes e pressão na frente (num momento, chegou a ser líder de desarmes do time). Melhorando um pouco seu poder de decisão, pode ser peça valiosa para contra-ataques velozes.

Thomaz – Após a lesão de Cueva, o São Paulo colecionou atuações ruins. Mesmo tendo a posse de bola, não conseguíamos entrar dentro da área adversária pela falta de verticalidade. Foi só com Thomaz que o São Paulo repetiu boas atuações, com enfiadas de bola e muitas chances criadas. Cavou seu espaço no time. Seu substituto, em minha opinião seria Cícero, mudando do 4-2-3-1 para o 4-3-3, mas como o meia não vinha jogando muito bem nas últimas partidas, optei por Thomaz.

Pratto – Além dos gols que faz, tem o extra de saber jogar muito bem fora da área e de fazer uma marcação pressão muito eficiente. Seu porte físico forte permite que ganhe muitas bolas na trombada, por cima ou por baixo, e que seja incansável na marcação, fazendo vários desarmes. Também, é matador dentro da área, não precisando de tantas oportunidades para balançar as redes.

Mesmo Gilberto vivendo fase goleadora, o que Pratto adiciona ao time na marcção ou sabendo sair bem da área faz com que tenha lugar cativo no time titular.

Aos que criticam esse time do SPFC, peço que comparem com outros times titulares brasileiros. Sem dúvida, nome por nome, o time titular do São Paulo é um dos mais fortes do campeonato, lado a lado com Flamengo e Palmeiras.

Resta agora melhorar a execução do sistema de jogo proposto pela comissão técnica. É aí que entra a responsabilidade do treinador. Rogério, com a base do time montada e com alguns meses à frente do clube, deve começar a mostrar resultados, mesmo que sejam boas atuações com derrota.

Quinta-feira que vem poderemos ver melhor o potencial do time em partida contra o Defensa y Justicia. Esse jogo será interessante para analisar o momento tricolor por ser depois de um pequeno intervalo de jogos para ajustes técnicos e recuperação física e por ser já no meio da temporada (o time já teve tempo para começar a adaptação às ideias de Rogério). Também, é jogo decisivo pela Sulamericana contra um time melhor que a maioria dos adversários do Paulista, mas ainda com obrigação de vitória tricolor. Esperamos um bom resultado!

Vai São Paulo!

por Pedro de Moraes Alves