Venho hoje defender o elenco do S√£o Paulo, que apresenta sim muito potencial. Ou√ßo muitas pessoas falando sobre a necessidade de contratar grandes refor√ßos para todas as posi√ß√Ķes, mas devemos ter em mente a realidade financeira que temos e tamb√©m valorizar mais as qualidades de nosso elenco.
At√© o final da temporada, teremos uma m√©dia baixa de partidas por semana (1 jogo a cada 4,8 ou 5,8 dias dependendo da Sulamericana). Comparando, durante o primeiro semestre tivemos 1 jogo a cada 3,3 dias, o que resultou em poucas repeti√ß√Ķes de escala√ß√Ķes, algumas les√Ķes e pouca intensidade em algumas partidas.
Com essa baixa carga de jogos, poderemos fazer menos rodízios de jogadores mantendo a base titular e tendo a certeza que eles estarão bem fisicamente. Disso resulta um maior entrosamento, maior intensidade física além de melhores jogadores em campo.
Sabendo que o S√£o Paulo poder√° repetir constantemente escala√ß√Ķes, decidi propor o que acho que deve ser o time titular atualmente. Considero que esse time titular tem capacidade para ser um dos melhores do Brasil, dependendo da efic√°cia do sistema t√°tico que Rog√©rio implantar.
Vamos ao time:

Renan – Foi o √ļnico que conseguiu passar confian√ßa para os jogadores e a torcida, n√£o fazendo nenhum erro e fazendo boas defesas

J√ļnior Tavares – Dono da posi√ß√£o, mesmo com a chegada de Edimar, foi o atleta que mais jogos fez no elenco. Por isso, teve grande desgaste f√≠sico, resultando em atua√ß√Ķes com oscila√ß√Ķes. No meio do Paulista estava voando e espero que recupere esse futebol de alto n√≠vel.

Maicon – Vai muito bem nas rebatidas de bola pelo alto, mas peca um pouco no 1×1. Nas √ļltimas partidas, no entanto, melhorou muito o n√≠vel de seu futebol, ganhando todas as bolas. Espero que continue passando confian√ßa.

Rodrigo Caio – Sem entrar na pol√™mica do cart√£o, acho √≥timo jogador e important√≠ssimo em um time que joga alto e est√° sujeito a contra-ataques. √Č r√°pido, desarma bem, cabeceia bem. Um dos melhores zagueiros do Brasileiro.

Buffarini – Acho que no momento Bruno e Buffarini est√£o disputando a vaga em condi√ß√£o de igualdade. A vantagem fica com o argentino por ser um jogador mais defensivo e poder compensar as subidas de J√ļnior Tavares para o ataque. O argentino ainda deve mostrar o futebol que justificou sua contrata√ß√£o, tendo um rendimento oscilante na atual temporada. Obviamente, n√£o ajudou nessa adapta√ß√£o o fato de alternar entre as duas laterais. Esperemos que melhore!

Jucilei – Terminou em alta o Paulista, dono do meio-campo tricolor. Fazendo a primeira-vol√Ęncia, deu seguran√ßa √† defesa e ainda p√īde contribuir com bons passes. Agregou muito ao elenco ao melhorar seu f√≠sico. Deve voltar ainda melhor ap√≥s adapta√ß√Ķes nessa intertemporada.

Thiago Mendes – Jogador vers√°til, tem f√īlego para atacar e ainda voltar para marcar. Na minha opini√£o, falta a ele saber fazer a decis√£o certa em alguns momentos do jogo. Vem melhorando nesse quesito esse ano. Sua melhor atua√ß√£o foi quando fez dois gols contra o Linense, frutos de boas escolhas. Tem que arriscar mais chutes e saber ser mais objetivo em alguns lances. Pode ser important√≠ssimo nesse Brasileiro, assim como foi no final de 2015, em que era o motorzinho do time.

Cueva – √Č indiscut√≠vel que agrega muito ao time, sabendo reter a bola em momentos de press√£o, fazer um drible curto para clarear a jogada ou dar uma bela enfiada de bola. O futebol da equipe caiu muito ap√≥s sua sa√≠da por les√£o. Com grande capacidade de circula√ß√£o de bola e cria√ß√£o e defini√ß√£o de jogadas, √© candidato a craque do Brasileiro.

Lu√≠s Ara√ļjo – Ap√≥s come√ßar o ano voando no cl√°ssico contra o Santos, teve algumas boas atua√ß√Ķes na sequ√™ncia. Diminuiu o n√≠vel das atua√ß√Ķes, mas pode agregar muito ao time. Jogador veloz, ajuda muito nos desarmes e press√£o na frente (num momento, chegou a ser l√≠der de desarmes do time). Melhorando um pouco seu poder de decis√£o, pode ser pe√ßa valiosa para contra-ataques velozes.

Thomaz – Ap√≥s a les√£o de Cueva, o S√£o Paulo colecionou atua√ß√Ķes ruins. Mesmo tendo a posse de bola, n√£o consegu√≠amos entrar dentro da √°rea advers√°ria pela falta de verticalidade. Foi s√≥ com Thomaz que o S√£o Paulo repetiu boas atua√ß√Ķes, com enfiadas de bola e muitas chances criadas. Cavou seu espa√ßo no time. Seu substituto, em minha opini√£o seria C√≠cero, mudando do 4-2-3-1 para o 4-3-3, mas como o meia n√£o vinha jogando muito bem nas √ļltimas partidas, optei por Thomaz.

Pratto РAlém dos gols que faz, tem o extra de saber jogar muito bem fora da área e de fazer uma marcação pressão muito eficiente. Seu porte físico forte permite que ganhe muitas bolas na trombada, por cima ou por baixo, e que seja incansável na marcação, fazendo vários desarmes. Também, é matador dentro da área, não precisando de tantas oportunidades para balançar as redes.

Mesmo Gilberto vivendo fase goleadora, o que Pratto adiciona ao time na marcção ou sabendo sair bem da área faz com que tenha lugar cativo no time titular.

Aos que criticam esse time do SPFC, pe√ßo que comparem com outros times titulares brasileiros. Sem d√ļvida, nome por nome, o time titular do S√£o Paulo √© um dos mais fortes do campeonato, lado a lado com Flamengo e Palmeiras.

Resta agora melhorar a execu√ß√£o do sistema de jogo proposto pela comiss√£o t√©cnica. √Č a√≠ que entra a responsabilidade do treinador. Rog√©rio, com a base do time montada e com alguns meses √† frente do clube, deve come√ßar a mostrar resultados, mesmo que sejam boas atua√ß√Ķes com derrota.

Quinta-feira que vem poderemos ver melhor o potencial do time em partida contra o Defensa y Justicia. Esse jogo será interessante para analisar o momento tricolor por ser depois de um pequeno intervalo de jogos para ajustes técnicos e recuperação física e por ser já no meio da temporada (o time já teve tempo para começar a adaptação às ideias de Rogério). Também, é jogo decisivo pela Sulamericana contra um time melhor que a maioria dos adversários do Paulista, mas ainda com obrigação de vitória tricolor. Esperamos um bom resultado!

Vai S√£o Paulo!

por Pedro de Moraes Alves