Time titular do São Paulo?

Venho hoje defender o elenco do São Paulo, que apresenta sim muito potencial. Ouço muitas pessoas falando sobre a necessidade de contratar grandes reforços para todas as posições, mas devemos ter em mente a realidade financeira que temos e também valorizar mais as qualidades de nosso elenco.
Até o final da temporada, teremos uma média baixa de partidas por semana (1 jogo a cada 4,8 ou 5,8 dias dependendo da Sulamericana). Comparando, durante o primeiro semestre tivemos 1 jogo a cada 3,3 dias, o que resultou em poucas repetições de escalações, algumas lesões e pouca intensidade em algumas partidas.
Com essa baixa carga de jogos, poderemos fazer menos rodízios de jogadores mantendo a base titular e tendo a certeza que eles estarão bem fisicamente. Disso resulta um maior entrosamento, maior intensidade física além de melhores jogadores em campo.
Sabendo que o São Paulo poderá repetir constantemente escalações, decidi propor o que acho que deve ser o time titular atualmente. Considero que esse time titular tem capacidade para ser um dos melhores do Brasil, dependendo da eficácia do sistema tático que Rogério implantar.
Vamos ao time:

Renan – Foi o único que conseguiu passar confiança para os jogadores e a torcida, não fazendo nenhum erro e fazendo boas defesas

Júnior Tavares – Dono da posição, mesmo com a chegada de Edimar, foi o atleta que mais jogos fez no elenco. Por isso, teve grande desgaste físico, resultando em atuações com oscilações. No meio do Paulista estava voando e espero que recupere esse futebol de alto nível.

Maicon – Vai muito bem nas rebatidas de bola pelo alto, mas peca um pouco no 1×1. Nas últimas partidas, no entanto, melhorou muito o nível de seu futebol, ganhando todas as bolas. Espero que continue passando confiança.

Rodrigo Caio – Sem entrar na polêmica do cartão, acho ótimo jogador e importantíssimo em um time que joga alto e está sujeito a contra-ataques. É rápido, desarma bem, cabeceia bem. Um dos melhores zagueiros do Brasileiro.

Buffarini – Acho que no momento Bruno e Buffarini estão disputando a vaga em condição de igualdade. A vantagem fica com o argentino por ser um jogador mais defensivo e poder compensar as subidas de Júnior Tavares para o ataque. O argentino ainda deve mostrar o futebol que justificou sua contratação, tendo um rendimento oscilante na atual temporada. Obviamente, não ajudou nessa adaptação o fato de alternar entre as duas laterais. Esperemos que melhore!

Jucilei – Terminou em alta o Paulista, dono do meio-campo tricolor. Fazendo a primeira-volância, deu segurança à defesa e ainda pôde contribuir com bons passes. Agregou muito ao elenco ao melhorar seu físico. Deve voltar ainda melhor após adaptações nessa intertemporada.

Thiago Mendes – Jogador versátil, tem fôlego para atacar e ainda voltar para marcar. Na minha opinião, falta a ele saber fazer a decisão certa em alguns momentos do jogo. Vem melhorando nesse quesito esse ano. Sua melhor atuação foi quando fez dois gols contra o Linense, frutos de boas escolhas. Tem que arriscar mais chutes e saber ser mais objetivo em alguns lances. Pode ser importantíssimo nesse Brasileiro, assim como foi no final de 2015, em que era o motorzinho do time.

Cueva – É indiscutível que agrega muito ao time, sabendo reter a bola em momentos de pressão, fazer um drible curto para clarear a jogada ou dar uma bela enfiada de bola. O futebol da equipe caiu muito após sua saída por lesão. Com grande capacidade de circulação de bola e criação e definição de jogadas, é candidato a craque do Brasileiro.

Luís Araújo – Após começar o ano voando no clássico contra o Santos, teve algumas boas atuações na sequência. Diminuiu o nível das atuações, mas pode agregar muito ao time. Jogador veloz, ajuda muito nos desarmes e pressão na frente (num momento, chegou a ser líder de desarmes do time). Melhorando um pouco seu poder de decisão, pode ser peça valiosa para contra-ataques velozes.

Thomaz – Após a lesão de Cueva, o São Paulo colecionou atuações ruins. Mesmo tendo a posse de bola, não conseguíamos entrar dentro da área adversária pela falta de verticalidade. Foi só com Thomaz que o São Paulo repetiu boas atuações, com enfiadas de bola e muitas chances criadas. Cavou seu espaço no time. Seu substituto, em minha opinião seria Cícero, mudando do 4-2-3-1 para o 4-3-3, mas como o meia não vinha jogando muito bem nas últimas partidas, optei por Thomaz.

Pratto – Além dos gols que faz, tem o extra de saber jogar muito bem fora da área e de fazer uma marcação pressão muito eficiente. Seu porte físico forte permite que ganhe muitas bolas na trombada, por cima ou por baixo, e que seja incansável na marcação, fazendo vários desarmes. Também, é matador dentro da área, não precisando de tantas oportunidades para balançar as redes.

Mesmo Gilberto vivendo fase goleadora, o que Pratto adiciona ao time na marcção ou sabendo sair bem da área faz com que tenha lugar cativo no time titular.

Aos que criticam esse time do SPFC, peço que comparem com outros times titulares brasileiros. Sem dúvida, nome por nome, o time titular do São Paulo é um dos mais fortes do campeonato, lado a lado com Flamengo e Palmeiras.

Resta agora melhorar a execução do sistema de jogo proposto pela comissão técnica. É aí que entra a responsabilidade do treinador. Rogério, com a base do time montada e com alguns meses à frente do clube, deve começar a mostrar resultados, mesmo que sejam boas atuações com derrota.

Quinta-feira que vem poderemos ver melhor o potencial do time em partida contra o Defensa y Justicia. Esse jogo será interessante para analisar o momento tricolor por ser depois de um pequeno intervalo de jogos para ajustes técnicos e recuperação física e por ser já no meio da temporada (o time já teve tempo para começar a adaptação às ideias de Rogério). Também, é jogo decisivo pela Sulamericana contra um time melhor que a maioria dos adversários do Paulista, mas ainda com obrigação de vitória tricolor. Esperamos um bom resultado!

Vai São Paulo!

por Pedro de Moraes Alves

Anúncios

58 comentários

    • Com o que temos, acho boa a escalação e também a mudança do Tiago Mendes de meia para 2º volante, que é a posição que ele atua melhor. Realmente o Cícero não consegue dar pegada no meio nem fazer a bola correr. Pra mim, ele renderia muito mais como um falso 9, caso o Rogerio precisasse mudar o esquema tático em algum jogo ou não tivesse os jogadores ideais para a posição. Na barca do meio do ano, creio que Cícero deveria ser um dos dispensados junto com Wesley, Chaves, Neilton. Só a dispensa do Wesley e do Cicero já seria uma grande economia e não afetaria o aspecto desportivo. Seria muito bom ao São Paulo trazer um meia do nível de seleção, mesmo que já tenha idade avançada tanto pra dar maior qualidade ao elenco, como dar experiência à equipe. Michel Bastos foi uma ótima contratação, por exemplo, que correspondeu a esse critério, mas que, infelizmente, fez briga com a torcida, caiu de rendimento e teve que ir embora. Um outro Cerezo seria o ideal ou até mesmo um Jorge Vagner já serviria.

      Curtir

      • Tiago Mendes só foi testado de meia quando Cueva não estava jogando e Thomaz nao havia sido contratado, ele sempre foi um box to box no esquema de ceni.
        Se depender de vc o time vai falir, abrir mão de jogadores que possuem valor de mercado altos salários… é rasgar dinheiro.

        Curtir

  1. Seria bem víavel o Ceni recuar TM e Cícero começar no banco..

    Acredito que o Morato vai demonstrar bola pra brigar por um lugar ai também.

    Força SPFC

    Curtir

  2. Li agora que o RC não se sente pressionado. Ótima notícia! Quer dizer que ganhando ou perdendo, indo bem ou mal ele tá garantido. Vou mandar meu CV pro Leco, quero um emprego desses pra mim.

    Curtir

  3. Concordo Pedro, mas ainda precisamos de algumas contratações para suprir a ausência do Cueva e Jucilei.

    Volante – Perlaza de 24 anos, jogou ontem contra o Santos.

    Meia – Arango de 26 anos, tbm jogador do Santa Fé.

    Parabéns pela matéria.

    Curtir

  4. Assistindo os jogos do São Paulo, tenho a impressão de que um treinador experiente armaria a equipe diferente, adequaria as peças com o melhor esquema possível. Hoje, primeiro definem o esquema para depois olhar o elenco.

    Curtir

  5. Parabéns Pedro, ótimo texto!
    Concordo plenamente com o esquema tático e a escalação do time titular. No entanto, o Rogério vai jogar num 4-1-4-1 e colocar o Cícero no meio campo.

    Curtir

  6. Eu compartilho da ideia que elenco do são paulo é bom , mais critico os jogadores pelas suas atitudes em campo , desempenho , quando necessário , por exemplo critiquei o João Schimit pelo desempenho na posição de volante , mais não porque não gosto dele ou acho ruim , mais pelo desempenho , eu acho que ele pode sim melhorar seu desempenho e ser um primeiro volante de qualidade , se melhorar o posicionamento e por na cabeça de fato que quer ser um volante , e não que joga na posição simplesmente por sua qualidade no passe , sua qualidade no passe vai ser um diferencial na carreira dele quando realmente ele aprender a ser um volante , a saber que se ele esta jogando ali precisa ser um volante e não um passador de bola , critico o Araujo porque não me conformo um jogador com tanto potencial entrar em campo e jogar abaixo do minimo aceitável , as criticas que faço são nesse sentido de que o jogador evolua individualmente e táticamente , e jogue acima de seu potencial , as equipes pequenas conseguem isso , porque nos não conseguimos , porque não cobramos , Mestre Tele cobrava , melhor cobrava não exigia , vamos entrar o campeonato , e o objetivo é o que ser campeão ,lutar pelo titulo não , vaga na libertadores , eu penso os caras não confiam nenhum pouco no seu próprio trabalho , sera que não vale a pena lutar , ou jogam o nível de comprometimento para baixo pra dizer que fizeram a mais . sei que é inicio de trabalho do Rogerio , mas tem que se ter um nível de exigência , pensei que veria isso nos Rogério , a tal da conduta são paulo , sei que o desafio é grande , mais já estamos acostumados com o marasmo deste time , altos e baixo e conformismo , até hoje eu não acredito que demos o titulo paulista pro curintia , e levamos 3 do palmeiras que até agora no ano não fez um jogo bom . o time é bom sim o elenco é bom , mesmo sendo bom contrataria mais um meia atacante fazedor de gol , e bom nas arrancadas e assistência , pra acabar com esse marasmo tem que agitar as coisas , diretoria trabalha um pouco e bota um jogador desse na mão do técnico e anima o cara , completa o time , e cobra resultado do técnico e faz ele acreditar e fazer o elenco acreditar , acho que se livrar mesmo de uma meia duzia ai da pra trazer um jogador desse .

    Curtir

  7. Cara concordo plenamente que o nosso elenco é um dos melhores do país!

    Pra mim é bom ter variação tática, o meu time mais ofensivo, que faria muitas triangulações e teria rápida transição defesa->ataque seria esse (com o Sidão titular porque ele tem rápida saída de bola):

    ————————Sidão———————–
    —Bruno—-Maicon——-R.Caio——-Junior
    ————-T.Mendes——Jucilei————–
    –Thomaz———–Cueva———-L.Araújo–
    ———————–Pratto————————

    E esse seria o meu time mais defensivo, que atuaria na base dos cruzamentos e bola parada, com forte marcação atrás da linha da bola:

    —————————Renan———————–
    —Buffarini–Maicon–R.Caio–Breno—–Edimar(Junior se não tiver cansado)
    ————————–Jucilei————————
    –Cueva———Gilberto—-Pratto——–L.Araújo–

    Curtir

    • Escalei o Gilberto e o Pratto juntos porque eles são bons no cabeceio, mas nesse esquema é perfeitamente possível mudar pra um só atacante se essa for a estratégia.

      Curtir

  8. Concordo com a coluna,o time titular encara qualquer um do Brasil,pode escolher qualquer um se vai ganhar é outra história pois no futebol existem as circunstâncias do jogo,mas no início do jogo não vejo o SPFC entrando em inferioridade contra ninguém,O que gosto nesse time é a personalidade de jogar dentro ou fora de casa com a mesma pegada.Claro que faltam ajustes,fazer o Tiago não avançar tanto ,ser um elemento surpresa,melhorar a marcação no meio campo e melhorar a bola parada defensiva e transformar nossa bola ofensiva pra fazer a diferença pois temos um time alto.Mas claro que a sorte também precisa ajudar e nosso preparo físico também.Mas vejo o time numa pegada boa pra campeonato de pontos corridos. Elenco tem,(dentro da realidade dos times do Brasil)agora é com VC Ceni.

    Curtir

  9. Também gosto da escalação , só colocaria o Araujo do lado direito , e revesaria o Cueva com o Thomaz na esquerda , acho o Buffarini mais jogador que o Bruno , mais esse anos o Bruno fez partidas melhores que o Buffarini , quando tiver condição começaria com o Bruno . o time é forte , o principal é acertar o time , nossa zaga é forte , seria titular na maioria dos times , só o palmeiras tem zagueiros melhores que o nosso , os volantes também ótimos jogadores , ataque Pratto e Cueva , melhores do brasil , o problema é que com tudo isso , não temos nenhum setor do time acertado e fazendo a diferença , o ataque começou fazendo a diferença mais caiu de produção , defesa e meio de campo mesmo com qualidade não se acertam , justamente porque o equilíbrio é a chave ,não da pra depender só do ataque ou só da defesa , ou que o meio de campo desencante , o que falta e acerto , ai entra o dedo do treinador , o tempo não vai acertar o time , mais a capacidade e o boa visão do treinador . vamos ver se essa parada pra treinos resolveu os problemas , porque se não ajustou com tantos treinos , é porque não esta conseguindo identificar o problemas , deixar pra resolver os problemas durante o campeonato significa pontos perdidos , como foi com o Osorio e Ricardo Gomes , o Rogerio já conhece o elenco , diferente do Osorio o Rogerio teve tempo , agora vamos poder analisar se o Rogerio pode mesmo fazer a diferença como treinador . torcemos pra que isso ocorra .

    Curtir

  10. Apesar de considerar o SPFC uma das principais forças do Brasileirão / 17, teremos adversários qualificados e competitivos, articulados e compostos, organizados.

    1 – Anão Verde / Crefisa
    2 – Rubro-negro carioca.
    3 – Galo- MG
    4 – Peixe praiano
    5 – Tricolor gaúcho
    6 – Alvi-celeste MG

    Estaremos no bolo …, disputando em igualdade de condições.

    Sendo que entre Libertadores, Sulamericana e Copa do Brasil, todos estarão envolvidos em disputas simultâneas.

    Acredito que nosso SPFC apresentará aquele futebol do início do ano, competitivo, veloz, hábil e vistoso.

    Curtir

    • A diferença não é tão grande a ponto de alguém ser favorito inquestionável.
      Acho que nossos principais rivais esse ano serão Flamengo, Cruzeiro e Atlético MG. Os outros já mostraram fatores que podem atrapalhar muito.

      Curtir

  11. Eu acho que o Bruno entrou muito bem contra o Cruzeiro. Em condições ele pode ajudar mais que o Buffarini quando o time precisar se lançar ao ataque. Outra coisa que às vezes esquecemos é que a Libertadores está maior. É certeza de que esse time chega na Libertadores, a não ser que aconteça algo grave na equipe.

    Curtir

  12. Eu opino com mais cautela.
    Luiz Araújo ainda está em formação, apesar de alguns jogos bons. Tomaz tem que jogar mais pra sabermos seu real potencial. A lateral direta ainda não tem unanimidade.
    Rodrigo Caio pode ser vendido. W. Nem, nem vingou (péssimo trocadilho ). Gilberto pode sair.
    Então, vamos aguardar o desenrolar da competição. Sigo confiante, mas com pés no chão.

    Curtir

  13. Alguns pontos:
    1- O elenco é muito bom. Em tese, um reforço cai bem na lateral esquerda e o reserva do Jucilei. Mas só. Temos time para vencer campeonato.

    2- Não temos dependência do Cueva. O Rogério é quem tem dependência dele.

    3- Esse elenco tem cara de 3 zagueiros, 1 volante, 2 meias. Linha de zagueiros pressionando o meio adversário, e nossos meias alternando avanços em torno da área e a invadindo para interagir com os atacantes.

    Curtir

    • Discordo totalmente O elenco está longe de ser bom. isso ficou obvio no paulista. Cueva machuca, nao tem quem entre. Thomas quebra um galho, mas é evidente que o time nao funciona. Pratto machuca e entra quem? A boa fase do gilberto vai durar até quando?
      Passou a boa fase do Luiz Araujo, time nao tinha mais alternativa alem de cruzamento. Wellington Nem tambem nao vem bem, sempre se machucando. Thiago Mendes nao é tudo isso. Cicero é regular, mas tambem nao tem reserva. Jucilei nao tem reserva. Bruno nunca foi um grande lateral, e Buffarini nao é o mesmo dos tempos de san lorenzo, abaixo do esperado. lateral esquerda temos uma opção, um garoto da base. Nossos zagueiros titulares são otimos, mas os reservas nao chegam nem perto. São 38 rodadas. nosso elenco é pra disputar vaga na pré libertadores, e isso indo bem.

      Chance de titulo pro São Paulo, no maximo, sulamericana. Num mata mata, temos mais chances

      Curtir

    • Concordo contigo David!

      Só acho que jogar com 3 zagueiros ou 2 zagueiros tem que depender do jogo e do contexto da partida, precisamos de variabilidade tática.

      Com relação a discussão Bruno X Buffarini: eu usaria o Bruno em partidas que o time precisar ser mais ofensivo, e usaria o Buffarini quando o time tiver a estratégia de jogar mais defensivamente.

      Curtir

  14. Com todo respeito, mas não acho o elenco bom, não.
    Se machuca ou pega suspensão Rodrigo Caio ou Maicon, entra quem? Lugano, será que não vai comprometer diante de adversários mais fortes? Douglas, não vingou até agora. Breno quer sair. Resta Lucão, pra quem torço muito mas com um pé atrás.
    Machuca Jucilei e vai embora Shimidt. Entra quem? Welington, ruim hein. Militão, não tá maduro.
    E Cueva ainda não tem reserva.
    De cauteloso fui a pessimista.
    Com duas derrotas seguidas, tem gente que vai falar que nosso elenco é um dos cinco piores.

    Curtido por 1 pessoa

  15. O São Paulo vai precisar de algumas contratações grandes. Acredito que falta um atacante com estilo do Pato,que permite o time variar a formação, sem substituição, não teria que ser necessariamente ele, mas eu queria que ele voltasse a vestir a camisa tricolor. Com a saída do joão, acho que precisa de mais um volante, um cara no estilo, um volante que tenha características de meia, exemplo souza(tô falando do estilo de jogo) que jogou aqui, um meia estilo cueva, rápido e que saiba organizar o time. e um zagueiro, pq não acho que o r. Caio vá continuar no sp, jogador valorizado e ficou muito chateado com o que aconteceu depois do episodio com o jo.
    Mas, sim temos um time muito bom, um time, o elenco é de razoável a bom. Se vc perder uma, duas, três peças, dá pra repor sem perder muita qualidade.

    Curtir

  16. Concordo plenamente com a sua escalação, acho que com o que temos esse é o melhor time que podemos montar, no entanto duvido que o Ceni use essa formação e com essas peças, acho que ele vai insistir nos três volantes com o picolé de chuchu do Cícero.

    Curtir

  17. O elenco do sao paulo é de muita qualidade, inclusive os reservas de todos os citados, temos dois bons times, o problema é a peça que comanda esses caras que nao ta conseguindo ainda encaixar o seu estilo de jogo, como dizia o muricy, o sao paulo é um boing e o comandante atual é piloto de teco teco ainda

    Curtir

  18. Não gosto desse time não, mas por preferência pessoal mesmo, não gosto de 4-1-4-1 nem 4-2-3-1. Também não gosto de jogarmos com linha de 4 atrás pq nossos laterais (exceto o Buffarini) não sabem marcar. Prefiro o time num 3-4-3 com Renan, RCaio, Lugano, Maicon, Cicinho /Buffarini, Jucilei, Cícero , Jr, Cueva , LA/Morato e Pratto. Se for pra ter linha de 4, eu gosto de 4-4-2 com um losango no meio com Jucilei, T. Mendes, Cícero/Thomas e Cueva.
    Contrataria o Cicinho só se fosse pra jogar com 3 zagueiros. Daria liberdade pro Cícero no meio de campo, Rogério recuou muito ele e seu futebol caiu, se fosse pra jogar com alguém mais recuado, seria o T. Mendes. Cueva indo sempre pro meio e o LA/Morato seriam sempre segundo atacante, com liberdade, caindo pros dois lados, mas sem tirar espaço do lateral, entrando bastante na area e finalizando com frequencia.

    Curtir

  19. Eu iria de 3-4-3

    Renan Ribeiro no gol.
    Uma linha de três, Buffarini(falso zagueiro), Maicon e Rodrigo Caio.
    Bruno e Jr. Tavares pelas alas.
    Jucilei e Araruna/Tiago mendes no meio.
    Cueva e Araujo/Thomas/Nem pelos lados ou pelo meio, ambos com liberdade para se movimentar. Fazendo as pontas apenas quando o time for se defender.
    E por final Pratto/Gibagol de centroavant

    Ofensivamente o time ficaria numa especie de 3-4-3/3-5-2, defensivamente se transformaria em um 5-4-1. A chamada mutação de esquema, mais ou menos como jogam Juventus e Real.

    Curtir

  20. Só não concordo com o Buffarini de titular, portanto apesar do histórico de contusões insistiria com o Bruno.
    Quanto aos demais jogadores é o que temos para hoje, entretanto é importante ressaltar que Thiago Mendes e Cícero juntos não dá, sob pena de jogarmos novamente com 3 volantes.
    Abraços

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s