Sei que ouvimos essa frase há tempos, mas, de novo, o São Paulo está em reconstrução. O planejamento não está sendo bem feito há alguns anos, isso é fato. Não venho aqui defender ou criticar nada, é uma constatação. O São Paulo, de novo, em reformulação, mas não tem dado resultado. Em 2004, o tricolor passou por uma grande reformulação. Saíram o meia Kaká (xingado injustamente por parte da torcida), Julio Santos, Julio Batista, Jean entre outros. Vieram Josué, André Dias, Cicinho, Rodrigo, Fabão, Danilo, Grafite. Saiu Oswaldo de Oliveira (Graças a Deus) veio Cuca. Ao longo do ano, Junior e Mineiro se juntaram ao time. Foi um ano de construção, depois de anos péssimos perdendo para o Corinthians até em par ou impar. Montamos a base do time que, em 2005, ganhou tudo o que podia! Já nas mãos de Leão e Paulo Autuori. Em 2006, o time sofreu mudanças, com a saída de Cicinho, Lugano, Grafite, Danilo, Amoroso, Luisão, com a chegada de Muricy, veio nosso tricampeonato e depois disso nada mais.

O torcedor São Paulino, esse ano, esperava algo parecido. Chegaram Sidão, Cícero, Neilton, Wellington Nem, Jucilei e Pratto para serem titulares. Só Pratto e Jucilei agradaram. Denis, tão criticado em 2016, perdeu espaço, Sidão se machucou no momento em que não agradava. Renan Ribeiro, agrada. Não é unanimidade, mas agrada. Chegou Rogério Ceni como esperança de ser o técnico que ia mudar tudo, com nova filosofia, equipe estrangeira. Shaylon, Lucas Fernandes, Luiz Araújo, Araruna ganham espaço. Junior Tavares se torna titular. O time é diferente de 2016, mais ainda não empolga. Cueva, esperança do tricolor. Thiago Mendes oscila bons e péssimos jogos. Bruno, vai bem na lateral, mas se machuca muito. Buffarini não entendi até hoje a sua contratação. Na época de Telê Santana, jamais um lateral, que não sabe cruzar, jogaria, não até Telê ir a exaustão de treinos e melhorar o jogador.

A defesa do São Paulo, no começo do ano, era o ponto que menos me preocupava. Havia ido no CT em Novembro para entrevistar os jogadores para uma ação do livro do Telê Santana, que escrevi, e conversamos algum tempo com Breno. Voltaria em Janeiro, como o fez. Maicon e Rodrigo Caio, ao menos no papel, estão entre as melhores duplas de zagueiros do país. Rodrigo Caio, para quem não lembra, medalha de ouro na Olimpíada na defesa que tomou apenas 1 gol na competição, mas nesses 4 meses de Rogério Ceni, a defesa é a que mais preocupa. Muitos gols tomados, defesa exposta. Oscila. Há jogos em que a defesa funciona, outra bate cabeça. Não há como entender. Perde para o Cruzeiro por 2X0 no Morumbi, uma semana depois, joga muito, ganha por 2X1, agora vai, porém 4 dias depois um jogo apático contra o Corinthians e voltamos a estaca zero?

Enfim, o São Paulo terá mais tempo para se preparar. Rogério pediu reforços. Gilberto, artilheiro do time, quer sair. Sabemos, quando jogador quer sair, se não sai, não joga mais, desmotiva. Sim, temos a geração mais mimada dq história do futebol, obrigado Robinho, por ser o iniciante do “chora que dão o que querem”. Chegaram dois jovens, Morato, contra o Cruzeiro agradou. A defesa parece estar se entrosando e esperamos por dias melhores. O meio, não podemos depender apenas de Cueva, o São Paulo é muito grande para depender de um único jogador. Não temos lateral direito.

Espero que nesses dias de folga, Rogério tenha feito uma grande reformulação no esquema tático, que venha o 3-5-2 que me agrada e foi o símbolo do tricampeonato nacional, mas acima de tudo que venha um time com raça, alma e dedicação, como o grande Telê sempre pedia, o time pode perder, mas que perca jogando bonito.

Aliás, Rogério, o Pintado tem um exemplar do livro do mestre Telê em mãos, o que acha de uma lida?

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe