O que esperar do São Paulo no Brasileirão 2017?

Sei que ouvimos essa frase há tempos, mas, de novo, o São Paulo está em reconstrução. O planejamento não está sendo bem feito há alguns anos, isso é fato. Não venho aqui defender ou criticar nada, é uma constatação. O São Paulo, de novo, em reformulação, mas não tem dado resultado. Em 2004, o tricolor passou por uma grande reformulação. Saíram o meia Kaká (xingado injustamente por parte da torcida), Julio Santos, Julio Batista, Jean entre outros. Vieram Josué, André Dias, Cicinho, Rodrigo, Fabão, Danilo, Grafite. Saiu Oswaldo de Oliveira (Graças a Deus) veio Cuca. Ao longo do ano, Junior e Mineiro se juntaram ao time. Foi um ano de construção, depois de anos péssimos perdendo para o Corinthians até em par ou impar. Montamos a base do time que, em 2005, ganhou tudo o que podia! Já nas mãos de Leão e Paulo Autuori. Em 2006, o time sofreu mudanças, com a saída de Cicinho, Lugano, Grafite, Danilo, Amoroso, Luisão, com a chegada de Muricy, veio nosso tricampeonato e depois disso nada mais.

O torcedor São Paulino, esse ano, esperava algo parecido. Chegaram Sidão, Cícero, Neilton, Wellington Nem, Jucilei e Pratto para serem titulares. Só Pratto e Jucilei agradaram. Denis, tão criticado em 2016, perdeu espaço, Sidão se machucou no momento em que não agradava. Renan Ribeiro, agrada. Não é unanimidade, mas agrada. Chegou Rogério Ceni como esperança de ser o técnico que ia mudar tudo, com nova filosofia, equipe estrangeira. Shaylon, Lucas Fernandes, Luiz Araújo, Araruna ganham espaço. Junior Tavares se torna titular. O time é diferente de 2016, mais ainda não empolga. Cueva, esperança do tricolor. Thiago Mendes oscila bons e péssimos jogos. Bruno, vai bem na lateral, mas se machuca muito. Buffarini não entendi até hoje a sua contratação. Na época de Telê Santana, jamais um lateral, que não sabe cruzar, jogaria, não até Telê ir a exaustão de treinos e melhorar o jogador.

A defesa do São Paulo, no começo do ano, era o ponto que menos me preocupava. Havia ido no CT em Novembro para entrevistar os jogadores para uma ação do livro do Telê Santana, que escrevi, e conversamos algum tempo com Breno. Voltaria em Janeiro, como o fez. Maicon e Rodrigo Caio, ao menos no papel, estão entre as melhores duplas de zagueiros do país. Rodrigo Caio, para quem não lembra, medalha de ouro na Olimpíada na defesa que tomou apenas 1 gol na competição, mas nesses 4 meses de Rogério Ceni, a defesa é a que mais preocupa. Muitos gols tomados, defesa exposta. Oscila. Há jogos em que a defesa funciona, outra bate cabeça. Não há como entender. Perde para o Cruzeiro por 2X0 no Morumbi, uma semana depois, joga muito, ganha por 2X1, agora vai, porém 4 dias depois um jogo apático contra o Corinthians e voltamos a estaca zero?

Enfim, o São Paulo terá mais tempo para se preparar. Rogério pediu reforços. Gilberto, artilheiro do time, quer sair. Sabemos, quando jogador quer sair, se não sai, não joga mais, desmotiva. Sim, temos a geração mais mimada dq história do futebol, obrigado Robinho, por ser o iniciante do “chora que dão o que querem”. Chegaram dois jovens, Morato, contra o Cruzeiro agradou. A defesa parece estar se entrosando e esperamos por dias melhores. O meio, não podemos depender apenas de Cueva, o São Paulo é muito grande para depender de um único jogador. Não temos lateral direito.

Espero que nesses dias de folga, Rogério tenha feito uma grande reformulação no esquema tático, que venha o 3-5-2 que me agrada e foi o símbolo do tricampeonato nacional, mas acima de tudo que venha um time com raça, alma e dedicação, como o grande Telê sempre pedia, o time pode perder, mas que perca jogando bonito.

Aliás, Rogério, o Pintado tem um exemplar do livro do mestre Telê em mãos, o que acha de uma lida?

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe

 

Anúncios

107 comentários

  1. Eu sinceramente não sei o que esperar.
    Vejo um treinador meio perdido nas suas convicções. Quer algo mas não sabe ao certo como fazer, e não tem convicção se deve ou não fazer.
    O São Paulo de Rogerio Ceni, para mim, ainda é um grande mistério.

    Curtido por 4 pessoas

    • Por mais boa vontade que se tenha é difícil defender algumas atitudes dele, trabalhar em um campeonato extenso como é o brasileiro com 29 atletas, sendo que 4 são goleiros é burrice, são praticamente dois jogadores por posição, onde 1/3 do elenco é composto pela base.

      Será que estão prevendo podem ocorrer convocações de seleção, contusões que inevitavelmente acontecem e no nosso time até mais que os outros, jogador que pode viver um mau momento no decorrer do campeonato. E ai o resultado já é sabido, tragédia anunciada, vai improvisar e depois vir a imprensar chorar a falta do titular

      Curtido por 1 pessoa

  2. Pelo jeito Nenê foi só boato mesmo.
    Ate o “retranqueiro” do Carille dos tranqueiras joga com 2 armadores (Jadson e Rodriguinho), Ceni preferi 3 volantes e vive pedindo mais um 10. Vai entender…
    Dispensar o Breno, acho um grande erro !
    Gilberto quer sair ? Da onde veio essa informação ?
    Somos o unico paulista sem jogar, só ouvindo zoação, paciência.
    Espero começarmos uma nova fase dia 11.
    Ceni deveria ter como referencia o 2º jogo contra o Cruzeiro, o time encaixou no antigo e bom 442.
    Pela caracteristicas dos nossos jogadores e pela fase dos nossos alas, creio q o 433 não vingará.
    Ainda confio no Ceni e ele precisa de mais tempo, mas algumas coisas estão bem claras, como a necessidade de jogar com 2 armadores e acertar o sistema defensivo, principalmente nas bolas paradas aéreas.
    Sou, sou Tricolor … sou, sou Tricolor ….

    Curtido por 1 pessoa

  3. É um time muito instavel, quando vc pensa que vai decolar, decepciona ! Sei que o Rogerio quer inovar, um time diferente, um jeito ofensivo de jogar…. mas ele nao tem peças pra colocar seu projeto em pratica, falta jogadores de qualidade acredito eu. Uma porcentagem de culpa do tecnico no mal desempenho do time, escala errado, mexe errado durante a partida, teimoso. Com esse time acho que brigamos pela sulamericana.
    Espero eu estar errado.

    Curtir

  4. Ceni, sobre a especulação de Nenê no São Paulo.

    “É um excelente jogador, tem muita qualidade. Mas para você armar o time com Nenê e Cueva para o esquema tático que atuamos é complicado”.

    Nessa mesma toada, Shaylon e Lucas Fernandes também não tem espaço na equipe comandada por Ceni que pretere jogadores com qualidade técnica por volante meia, neste caso bem meia boca. Se Ceni não acordar e perceber a tempo que Cicero e Thiago Mendes não são Modric, kroos, pogba, Paulinho e Casemiro, vai ter o mesmo caminho que teve Eduardo Batista.

    Curtido por 3 pessoas

  5. Espero que não tenhamos problemas fisicos nos segundos tempos das partidas, tempo estão tendo pra recuperar todo mundo.
    Encarar o brasileiro com seriedade desde o inicio como há anos não fazemos por conta da libertahorrores. Sempre jogando o primeiro turno, o inicio, com mistão ou com titular cansado por conta da competição continental.
    Quero ver quais serão as desculpas agora?

    Curtir

  6. Espero que sejam construídas as bases para um SPFC forte em 2018.
    Infelizmente não temos time pra ser campeão esse ano.. se conseguirmos uma vaga na Libertadores, estou feliz!
    (infelizmente nossa realidade é essa)

    Curtido por 1 pessoa

  7. A pura verdade é que o Scout do SPFC está com baixo aproveitamento: Acertou 2 em 6, o que dá 33% de aproveitamento. Deram certo: Pratto e Jucilei
    Não deram certo: Neilton, Wellington nem,Sidão, Cícero. Se bem que ainda acho que cícero pode funcionar, mas não lá atrás dos zagueiros. . É muito pouco para um time com uma comissão técnica muito bem conceituada. Acho que poder-se-ia ter visto que Nem era reserva na Ucrânia, que se machucava muito por lá e que seria uma incógnita aqui no SPFC. Acabou não dando certo , mesmo porque tem contrato só até o fim do ano e não dá para esperar 1 , 2 anos para que ele jogue. Quanto a neilton, era só ver o histórico do rapaz. Quem fracassa no SFC, que dá enorme apoio a jovens de sua base , deveria ser desconsiderado , mesmo que viesse bem no Botafogo porque no Cruzeiro também fracassara. Sidão é apenas um goleiro mediano, incrível como Ceni errou com ele, afinal, ele, mais do que ninguém conhece a posição. Mas pode ter sido por falta de opções, afinal, alegava-seque o clube estava sem dinheiro para trazer um goleiro mais categorizado. Quanto a Cícero, fez uma excelente temporada no SFC, depois foi bem também no Flu, mas, em 2016, caiu demais de produção. Acho que ele ainda pode render, mas tem que jogar mais avançado, talvez ao lado de Cueva, no lugar do baladeiro Luis araujo. Aliás, o SPFC com Araujo e Wellington nem não vai a lugar algum no brasileirão, precisamos de reforços para já. por isso, recomendo a venda do baladeiro e , com o dinheiro, contratar Everton Ribeiro. Temos que lutar pelo título, nada de classificar para a Libertadores, esse papo não cola, desculpe-me, Ceni.

    Curtir

  8. Não sei…
    O que não quero é ser goleado por rival,
    Não ver estádio vazio
    Não ver arbitragem interferindo
    Não esperar um salvador da patria para motivar elenco para não cair
    Não entrar no z4.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Como não temos elenco para o titulo do brasileiro, se ficarmos entre os 5 esta maravilhoso.
    Sem contratações, pode esquecer qualquer outra coisa, pode subir a base toda que não adianta.
    Precisamos de um meia, e o Nene cairia muito bem, 2 laterais e um volante.
    Mais em vez disso, o Ceni corta o elenco, so se a situação financeira e tao caótica, que precisamos baixar a folha de pagamento , para não
    passar vergonha.

    Curtir

  10. Eu sempre que critico o time ,eu critico dentro da proposta de jogo do Rogerio e não contra a proposta de jogo que ele quer implantar , falo isso porque algumas vezes fazemos pequenas criticas e o pessoal acha que estamos contra o Rogerio sua proposta de jogo . e dentro da sua proposta podemos avaliar oque ocorreu até aqui de bom e oque deve ser corrigido , na minha opinião o time só aprendeu a ter posse de bola , e nisso foi bem , mais não sabe oque fazer com ela em muitas ocasiões , o Pratto sai muito da área , fora o Cueva ninguém joga com ele , falta chegar com mais jogadores na área , claro falta jogadores melhores n ataque para jogar com Pratto e Cueva , jogadores com boa media de gols e assistências , o time ainda não aprendeu a se defender nesse esquema , a zaga é boa mais esta sendo queimada ,esta mal posicionada na bola parada , falta cobertura e proteção e tem o respaldo para errar o quanto quiser , a recomposição deixa a desejar , a marcação pressão que era pra ser um dos pontos mais positivos , só tem sido marcação meia pressão , não estão conseguindo executar direito , o time é ruim na bola parada defensiva e mesmo assim não consegue e não toma o cuidado marcar sem fazer falta , na minha opinião o time tem que treinar para ter mais qualidade na finalização , na criação e na marcação e não somente volume de jogo inútil que não leva a vitoria ,

    Eu contrataria mais um meia atacante ou ponta fazedor de gols , mais como não é possível , tentaria inverter o Tiago Mendes com o CIcero , por o Tiago na esquerda e o Cicero na direita , motivo disso é oque o Airanani sempre fala ter mais visão do campo , assim eles vão enxergar o Pratto , que sabe fazer pivo e armar muitas jogadas na frente da zaga basta ver jogos dele nos ex clubes , vão chamar a marcação por dentro e abrir espaço na ponta , mais ninguém tem jogado com o Pratto , sem falar que tiago e cicero vão ter mais visão pra chutar , vão poder tabelar e chutar , correr em diagonal e não somente reto , e ainda sim podem virar o jogo nas duas laterais , vão ter a visão de algum jogador infiltrando , vão ter uma alternativa a mais além do chuverinho . o Tiago na direita quando puxa a bola no pé bom só tem a visão do cruzamento e do lateral e se chutar a bola pega curva pra fora , ele tem tentado puxar e bater com a esquerda , ele vindo em diagonal da esquerda pra direita vai puxar pro pé bom e vai finalizar , não vai dar tempo da marcação chegar , posicionar melhor o time e fazer a marcação pressão funcionar . pro futuro espero mais qualidade e equilíbrio .

    Curtir

  11. Eu por incrível que pareça espero o título.Como é pontos corridos,jogos sem pressão,públicos menores….e vejo um elenco muito forte e com uma qualidade muito boa nesse time que joga com personalidade fora de casa.Faltam detalhes,mas confio muito nesse elenco ,não troco por nenhum outro Mas……vai ter que ter sorte,não muitas confusões e suspenssoes em jogadores chaves.Mas vejo nesse time perfil pra pontos corridos,vamos ver se o Ceni extrai todo potencial do elenco.

    Curtir

  12. bom dia..
    Nao tenho convicção sobre o ceni…como eu disse anteriormente..e a maioria deve pensar a mesma coisa..muito prematuro para ser treinador..mas espero que surpreenda daqui pra frente..pois ate agora só bagunçou o time..uma hora é uma coisa..outra hora é outra..e por ai em diante! precisamos ter um padrão de jogo…pois ate agora só incertezas..e o papel que o time tem que ter..é jogar mais e falar menos!

    Curtir

  13. Não entendo as pessoas cobrando título do SP esse ano.

    O Palmeiras, por exemplo, tinha um time pronto e se reforçou. O SP saiu de um time que corria risco de ser rebaixado, sendo eliminado de forma vexatória por times de série C, não existe milagre.

    O Rogério ainda está aprendendo, é verdade, mas prefiro ele aprendendo do que prontos como RG e Ney Franco. Se não for trazer um técnico TOP, deixa ele. Pelo menos ressuscitou a base do SP.

    Não espero título esse ano. Se tivermos um Brasileiro digno, encarando os adversários sem medo, ficarei muito feliz. Aí é conseguir vaga na libertadores e entrar com um time pronto e alguns reforços ano que vem.

    Agora, se quiserem mandar o Rogério embora e ficar em reconstrução até o fim do ano que vem, cada um tem sua preferência.

    Curtido por 1 pessoa

    • Me perdoe, mas esse discurso com expectativas para o próximo ano vem nos acompanhando já faz um bom tempo, soa cômodo, coisa de equipe pequena. Todo time grande tem problemas de ordem técnica, política e financeira, só que aqui as coisas parecem que tomam proporções ainda maiores que acabam apequenando o clube.

      A realidade é que não estamos fazendo nem o dever de casa, admitir que o Ceni está aprendendo no São Paulo é concluir que o São Paulo está a serviço do treinador, enquanto o correto deveria ser o contrário, o São Paulo não pode se dar ao luxo de “jogar” com a sorte. O clube vive uma bagunça tão grande que nem sei quem é o gerente de futebol atualmente.

      Curtir

      • Nem eu sei quem é o gerente de futebol… verdade tá uma zona
        Quando o MAC sai do SP me dá uma impressão de abandono no departamento

        Curtir

      • O errado foi criar expectativa para o próximo ano trocando de treinador no meio do trabalho.
        Concordo que o time não pode trabalhar pro treinador, teria esperado pra colocar o Rogério. Mas já foi, esta aí, não tem como voltar no tempo.

        Tem que torcer para os melhores resultados. Mas não tem como, sem dinheiro, pegar um elenco candidato ao rebaixamento e ser campeão.

        Se não temos dinheiro, a saída é se planejar e fazer um trabalho de longo prazo.

        Curtido por 2 pessoas

        • CMASP, a realidade é que falta antes de tudo uma postura vencedora ao clube, entramos em um ciclo vicioso onde se tem desculpa pra tudo, ano que vem vendem três ou quatro jogadores e vão falar em reconstrução novamente.

          Falta alguém, que deveria ser o LECO, que bata no peito e diga que é o responsável pelo clube, que realmente seja um gestor, são novelas intermináveis para contratar um jogador meia boca ou para conseguir um patrocinador master, se o clube não tem dinheiro para reforçar que faça trocas, corra atrás de parcerias, mas faça alguma coisa ao invés de se manter passivo.

          Curtir

          • Isso eu concordo. O que eu digo é que a diretoria faz 1000 cagadas, e quando a torcida pede a cabeça do técnico eles dão e a culpa some. Fica td em cima do novo técnico, que tem que reconstruir o time, dando a desculpa da reconstrução pro Leco e aliados.

            Curtir

  14. Parabéns, Felipe. Ótimo texto!
    Também acho que poderíamos tentar o 3-5-2. Você tem alguma informação concreta sobre utilizar este esquema?
    Acho engraçado que algumas pessoas falam que não temos elenco para este Brasileiro, mas a diretoria vem falando em lista de dispensas!!!
    Quantidade não qualidade, mas acho arriscado reduzir um plantel já enxuto.

    Curtir

  15. Boa tarde Tricolores!!!!
    A comparação com a ” reformulação ” de 2004 é valida. Porém, com o diferencial já citado no texto, o responsável por montar o novo elenco e conduzir o time aos novos rumos foi CUCA.
    Um técnico pouco conhecido na época, mas que já tinha vasta experiência no cargo. Infelizmente Ceni ainda está muito cru, para uma função que requer tanta Canxa*.
    É só analisar os jogadores dispensados em 2004 e os que chegaram na sequencia, sairam os barriga gorda e chegaram jogadores com fome de vitória e que se encaixavam com o estilo de jogo que o Cuca pensava para o time.
    Ceni fez o contrário, dispensou por exemplo Hudson que tem como grande virtude a intensidade do seu jogo, e trouxe Cicero para a posição, que se lembrarmos bem, nem eu sem auge da forma fisica primava por ter intensidade e entrega nas partidas.
    Isso sem falar de Neilton, bom jogador mas com espirito de competitividade zero.
    Enfim, esse são exemplos que podemos usar para mostrar o quão preparado está o nosso treinador para o cargo que ocupa hoje e serve de alerta para as nossas pretensões nas proximas competições do ano.
    Não podemos almejar mais do que um honroso 10º lugar com a estrutura e forma de trabalho que vem sendo praticada no CT da Barra funda hoje. A reformulação é necessária, mas deveria ser conduzida por alguém mais capacitado e adaptado a função.
    CENI não é essa pessoa ainda1
    Abraço

    Curtir

  16. Bom, pelo que foi visto no Paulista e Copa do Brasil, temos um time que variou demais a tática mas mesmo assim fez ótimas partidas, aprendeu a vencer fora, e no BR isso é fundamental. O técnico sabe que se quiser deixar seu amado esquema com 3 volantes de lado pode ser ofensivo e isso dará bons resultados. Mas ensinar o time a marcar desde o ataque não é tarefa que se ensina em 3 ou 4 meses pra jogadores que náo estão acostumados com isso. Precisa de insistência e orientação exaustiva.

    Pra mim, o sucesso nesse segundo semestre está em 2 coisas: arrumar o setor defensivo, principalmente gols tomados em jogadas aéreas, e saber jogar no Morumbi contra times retrancados que saem no contra-ataque. Se conseguir evoluir, espero boa campanha. Se não, espero oscilação até o fim, terminando entre 8 e 13 lugar.

    Curtir

  17. Ceni indo forte na cartilha MUMU… Romumu Ceni…

    – chuveirinho
    – volantaiada
    – choradeira na imprensa
    – dominio de bola de 70% sem criacao
    – desculpas esfarrapadas
    – pede jogador e nao usa
    – so usa medalhao
    – reclama do elenco
    – falou falou da base mas ta queimando um monte (quem nao lembra do mumu falando de tds os craques q ELE lancou?)

    e o mais novo item q eu percebo – ele usa a tatico do teste.. testa testa testa e espera q de certo. talvez encaixa… talvez venha o entrosamento… e por ai vai…

    so esse lance de ficar pedindo 10 ja ta dando… eh bom ele abrir os olhos e mostrar q nessas 2 semanas SO de treino ele assimilou as licoes aprendidas.

    Curtido por 1 pessoa

  18. “Em 2004, o tricolor passou por uma grande reformulação. Saíram o meia Kaká (xingado injustamente por parte da torcida), Julio Santos, Julio Batista, Jean entre outros. Vieram Josué, André Dias, Cicinho, Rodrigo, Fabão, Danilo, Grafite. Saiu Oswaldo de Oliveira (Graças a Deus) veio Cuca. Ao longo do ano, Junior e Mineiro se juntaram ao time. Foi um ano de construção, depois de anos péssimos perdendo para o Corinthians até em par ou impar. Montamos a base do time que, em 2015, ganhou tudo o que podia! Já nas mãos de Leão e Paulo Autuori. Em 2006, o time sofreu mudanças, com a saída de Cicinho, Lugano, Grafite, Danilo, Amoroso, Luisão, com a chegada de Muricy, veio nosso tricampeonato e depois disso nada mais.”

    Em ordem cronológica foi assim:

    Em abril ou maio de 2003 chegou o desconhecido zagueiro uruguaio Diego Lugano.

    Em meados de 2003 saíram Kaká, Julio Batista e o técnico Oswaldo de Oliveira, substituído por Roberto Rojas.

    No final de 2003 saíram Jean e Julio Santos.

    No início de 2004 chegaram: Cicinho, Rodrigo, Fabão, Danilo e Grafite e to técnico Cuca.

    No meio do ano de 2004 veio o Junior e em setembro saiu o Cuca e Chegou o técnico Émerson Leão.

    No início de 2005 chegaram Mineiro, Josué e Luizão e em maio chegou o técnico Paulo Autuori.

    Em abril de 2005 saiu o Leão.

    Em junho de 2005 chegou o Amoroso.

    Em meados de 2005 saiu o Luizão.

    Em janeiro de 2006 chegaram Muricy e o zagueiro André Dias e saíram Grafite, Amoroso e Paulo Autuori

    Em meados de 2006 saiu o Lugano.

    E no final de 2006 saíram: Fabão, Mineiro e Danilo.

    Em meados de 2006 saiu o Lugano.

    Em junho de 2009, saiu o Muricy.

    E no final de 2009, saiu o André Dias.

    Curtido por 1 pessoa

  19. Espero um time competitivo até o final da competição. Uma vaga na liberta do ano que vem. Titulo da Sulamiranda

    Tenho medo da realidade…

    Curtir

  20. Com relação ao texto anterior parece que muitos leitores não compreenderam. A idéia é cobrar dos partidos e das empresas. A Odebrecht já fez acordos de milhões de dólares até nos Estados Unidos.
    A pergunta é: houve prejuízo da marca e para a Instituição? Sim! Então a organização criminosa tem que pagar!

    .

    Curtir

    • Meu caro… qual o direito que você acha que o SPFC tem a reclamar na justiça a esse respeito? Acha mesmo que os partidos ou a Empreiteira tem que nos ressarcir? Baseado em que? Qual prejuízo teve a marca SPFC? Vamos acionar os partidos, a empreiteira, PMSP, Governo do estado de São Paulo, a CBF e a FIFA?

      Poxa, entendo a sua preocupação com o clube, a mesma tem o autor do texto, mas é inocência demais achar que temos direito a alguma coisa nesse sentido…

      Curtido por 1 pessoa

      • Meu amigo, por acaso sou formado em Direito. Pós-graduado em Direito tributário pela FGV. Por uma singela questão de corrupção onde grandes empreiteiras estão envolvidas, o SPFC gastou no mínimo milhões em projetos com empresas renomadas, somente para dizer o mínimo, em um jogo onde as cartas já estavam marcadas, ou seja, fizeram o SPFC gastar o que não podia e jamais teria sucesso. Isso por exemplo é perfeitamente mensurável!

        Curtir

        • Meu caro, tive minha vida profissional quase toda ela administrando um hospital de minha propriedade. Dentro dele, tive profissionais dos mais gabaritados, com as melhores indicações, e um deles, professor de medicina na Santa Casa, que até escrevia para uma revista francesa sobre medicina etc etc etc. Só que era um dos piores profissionais em atuação, tanto que fui obrigado a demiti-lo, caso contrário, ele colocaria meu hospital a perder o rumo. Assim, títulos não me impressionam muito.

          Sou leigo no assunto, porém me baseio por conversas com profissional da sua área, meu amigo, não tão prodigioso, mas advogado já de longa estrada na profissão e ele não acha que tal ideia seria passível de vingar. Aliás, não vê qualquer chance de algo que valha a pena.
          Caso houvesse alguma chance de algo substancial, você não acha que os próprios advogados do SPFC já não teriam feito?

          Agora, vc como sãopaulino, demonstre seu amor pelo clube e entre com alguma ação, já que perfeitamente mensurável ela é, ou se ofereça ao clube para assim proceder. Com as suas credenciais aqui apresentadas, aposto em você. Boto fé que você consiga e quando conseguir, virei aqui te dar os parabéns, de coração.
          E não estou ironizando, estou falando sério e seria muito grato a você.

          Curtir

          • Ironias à parte, o SPFC paga muito caro por seu corpo jurídico. Eu já ajudo muito o SPFC pagando o sócio-torcedor mesmo vivendo em Lisboa. Não vou colocar o que faço ou deixo de fazer cá pois não tenho necessidade de afirmação pessoal como o amigo, que demitiu determinado profissional.
            Sinceramente é no mínimo indelicado da sua parte ridicularizar a opinião alheia, especialmente se você mesmo intitulou-se leigo no assunto. Agora compreendo perfeitamente o motivo de que muitos deixam de acompanhar o blog, infelizmente.
            Zanquetta, meu amigo, peço desculpas mas a partir de agora deixarei de acompanhar. Boa sorte meu camarada!

            Curtir

            • Afirmação pessoal por demitir quem me fazia mal na empresa? rsrsrs

              Indelicado foi vc que chegou metidão, apresentando pós etc. Isso sim é auto afirmação.

              Se não aceita críticas a um texto que tornou público, melhor guardar ele pra vc, assim ninguém critica.
              E se é contestado e não debate é pq não tem argumentos. Prefere o confronto, como um garoto birrento e dar adeus ao blog como se tivesse sido ofendido.
              Parece garoto dono da bola que quando não o deixam jogar na linha, pega a bola e leva embora.

              Meu caro, boa sorte…

              Curtir

        • Eduardo, se você, que é especialista no assunto acha que é possível, tudo bem, mas é preciso alguém convencer o leco a fazer isso . E aí está o problema. Ele não tem o perfil combativo para topar esse tipo de confronto.

          Curtir

        • Seu texto abrange uma gama muito maior de reparações, além do material mensurável, que é o quanto se pode provar que gastou em prol do projeto “Copa no Morumbi”.

          Envolve, perdas e danos por inexecução de obras públicas no entorno do Morumbi, além de uma suposta perda de oportunidade (revigorar o estádio, resultando em agregação de valores à marca SPFC), renda de um suposto acréscimo de público em razão da realiação de obras do metro…

          Todas essas projeções e “se”s são praticamente imensuráveis e de difícil comprovação. Ou vai dizer que uma “perícia” poderia estipular os prejuízos sofridos pelo SPFC?

          Além disso, a obra pública do metro não estava vinculada ao Morumbi na Copa, tanto que o projeto existe até hoje. E mesmo que fosse para a Copa, isso por si só, não garantiria a execução da obra.

          Então, ainda que – por conta da lava jato – reste cabalmente comprovado que todo o processo de escolha da sede foi contaminada por corrupção, acredito que o SPFC receberia, no máximo, o dano material comprovável, porque todo o resto dependeria de atos de terceiros ou até do SPFC, que à época não conseguiu sequer as garantias financeiras para o projeto aprovado.

          é só uma opinião…

          Curtido por 1 pessoa

  21. Texto todo errado.

    Josué e Mineiro só vieram em 2005.

    Em 2004 SPFC chegou a jogar com Cesar Sampaio no Brasileirão. Que até deu um suporte legal à zaga.

    Aliás, se teve alguém injustiçado em 2004 esse alguém responde por Luis Fabiano. Levou um time com Fábio Simplicio, Alexandre e Gustavo Nery no meio de campo até as semi da Libertadores. Lá, nessa fase, a tática do Once Caldas era simples: dar a bola aos volantes do SPFC.

    Em 2005 os dois chegaram e deram o salto de qualidade que o time precisava.

    Vamos estudar e obter informações melhor antes de sair postando texto errado.

    Abraço.

    Curtir

  22. Apesar do SP não ser ter sido um primor contra a travecada, cada dia que passa me desanima mais acompanhar futebol, gol impedido nos dos jogos não vi alarde nenhum na mídia sobre isso, entrada maldosa da Tami Gretchen, e conseguem a liberação pro segundo jogo, é uma palhaçada, futebol, política, cada dia tenho mais nojo de tudo disso.

    Espero que meus filhos tenham a chance de viver num lugar decente, pois esse infelizmente não tem jeito.

    Curtido por 1 pessoa

    • Entendo sua frustração, Black, realmente ninguém deu importância aos dois gols impedidos, no mínimo a decisão deveria ter ido para os penaltis. O SPFC continua fraco nos bastidores, espero que agora , com o braço direito de Alckmin no conselho, esse problema diminua.

      Curtir

  23. Quem vai jogar o brasileiro é o time do SP? Se é o SP, então espero título. Nada além disso. Somos o maior clube dessa bagaça e entramos sempre pra vencer. Que os outros times tremam no Morumbi, sintam a pressão da torcida e que nosso time, que é bom, vá pra cima. Se Ceni permanecer no comando, aceito ficar entre os 3, 4 primeiros. Se ele cair, acredito e espero muito o título.

    Curtir

  24. SETORISTA DA BOLA‏ @setorista_00 23h23 hours ago
    More
    SPFC já tem um acordo selado com MRV e com o Banco intermedium pra ser o novo patrocinador Master, valor do patrocínio 24,5 milhões p/ano.

    Curtido por 1 pessoa

  25. Perguntem pro Tite se ele jogaria com linha de 3 na defesa. Ou então, que oscilaria de um jogo pra outro linha de 3 ou 4 na defesa. Ele já respondeu isso: Não faço, pq muda todo senso de cobertura na defesa. Assim, essa questão tática não pode ser modificada a bel prazer do treinador, exceto qdo possui jogadores com qualiadde e caracteristicas pra se jogar assim.

    Quanto ao Brasileiro espero ao menos G4. Só teremos o brasileiro e a SULA pra disputar, enquanto as melhores equipes e elencos concentrarão suas atenções para a Copa do Brasil e Libertadores. Além disso, temos um time titular que consegue jogar de igual contra qualquer time do País.

    Então, espero no mínimo G4 no Brasileiro!!

    Curtir

    • Isso ai, concordo, brigaremos no G4. Agrada-me a forma como essa comissão valoriza e inova nos treinamentos, como forma de potencializar a capacidade tecnica dos jogadores, ampliando assim a competitividade do time. RC busca continuamente elevar o patamar por meio da instalação, aprimoramento e consolidação da forma de jogar. Assim conquista-se competitividade. A partida de BH e a cara e respostas do Mano no pós jogo evidencia que estamos nessa trilha.

      Curtir

  26. Eu confio no título, sempre confio e vou confiar até que o futebol jogado e o desenrolar da competição me provem estar equivocado. Não acho o São Paulo tão ruim assim como parte da torcida acha, nem vejo o Rogério tão ruim assim, em se tratando de um principiante.
    No mercado havia o Cuca (havia pq acho que agora o time da Crefisa vai pegá-lo e pagar-lhe um salário de astro europeu) que serviria ao São Paulo, mas se não tem tu, como diria o outro, vai tu mesmo.

    Curtir

  27. Estou percebendo que a torcida São Paulina em sua grande maioria já começa a ficar mais madura em suas opiniões, isso é ótimo, ninguém mais se ilude mais com o Clube/Time/Elenco/Treinador e Diretoria.
    Tempos atrás falar certas verdades sobre o São Paulo FC era taxado como “corneta”, hoje a torcida caiu na real que nosso time se apequenou mesmo.

    Curtir

  28. Sobre o post anterior o autor viajou na maionese.

    Nao ha direito subjetivo de ter ou nao obras publicas na sua redondezas e etc.

    Cabe ao adm publico fazer as suas opcoes – e se ele preferiu sei la por quais motivos fazer o Itaquerao, tanto q bem

    Se houve crime para essa escolha, cabe ressarcimento aos cofres publicos – mas nao ao SP, q nao pode alegar se nao fosse o roubo vc faria aqui, entao mereco ressarcimento.

    Ai é uma viagem gigantesca

    Curtir

    • Está explicado porque o brasileiro lê mas não compreende o texto. Falei em acionar partidos, governantes (pessoa física que for presa na operação lava jato e possui milhões escondidos no exterior) e construtora. Ficou claro agora?

      Curtir

  29. Ele simplesmente excluiu shaylon e lucas fernandes do time, 2 grandes promessas para jogar com volantes que nem marcam nem atacam… alem de parecer o que menos acredita no time, o spfc tem um dos melhores elencos do Brasil!! ele só elegia as porquinhas que eu acho um time bem meia boca com varios medalhoes, gastamos rios de dinheiro sem ter com o maicon e com o pratto e ainda diz esperar um reforço de peso para o meio? … expectativa bastante baixa pra falar a verdade.

    Curtido por 1 pessoa

    • Essa exclusão dos jovens é de doer mesmo…
      Prefere o Thiago Mendes, por ter mais preparo físico. Só que ele não tem técnica pra função.
      Pretere o talento ao físico. E quem perde é o São Paulo Futebol Clube.
      Thiago Mendes é um grande VOLANTE! Com essa ‘Richarlyzação’ (que jogou muito aqui como VOLANTE, mas jogava em outras pelo vigor físico) do Mendes, o futebol dele vem caindo e a torcida já começa a pegar implicância.

      Curtido por 1 pessoa

    • Comentei isso nos primeiros posts, algo que já estava claro, mas depois depois dos comentários do Ceni sobre uma possível contratação do Nenê a coisa ficou escancarada. O esquema tático deve ser moldado aos atletas que você possui, não pura e simplesmente por que o treinador acredita ser o melhor ou mais moderno esquema.

      Curtir

    • Como um time que tem 1 lateral pode ser o melhor elenco do Brasil, um time que tem 1 volante, e 1 meia
      aproveite e de uma boa olhada em outros elencos.

      Curtir

  30. Pelo nosso histórico ruim em mata-matas ultimamente, levo mais fé numa vaga para a Libertadores via Brasileirão do que no título da Sul Americana, afinal de contas, estamos em reconstrução (sem ironia)

    Curtir

  31. Essa zica do São Paulo em mata-mata vem desde 2007, só que nos primeiros 02 anos, ainda tinha o Brasileirão pra livrar a cara, depois é que veio o martírio. Uma final desde 2007, é muito pouco.

    Curtir

  32. Espero um time bem escalado, bem treinado e com bom preparo físico. Basta isso para um bom desempenho.

    Sidão / Renan (Lucas Perri)

    Bruno / Buffarini (Wesley)
    Maicon / Breno (Lugano)
    R. Caio / Lucão (Douglas)
    Junior / Edimar (Caique)

    Jucilei / Militão (Wellington)
    Araruna / Mendes (Cícero)

    Thomaz / Lucas Fernandes (Frizzo)
    Cueva / Shaylon (Leo Natel)
    Luiz Araújo / W. Nem (Marcinho)

    Pratto / Gilberto (Morato)

    Curtir

  33. Olhando o BR-16, dá pra ver que existe chance de classificação pra Libertadores do próximo ano sim, ainda mais se levarmos em conta que são “473 vagas” para brasileiros no torneio.

    Tirando Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG que – ao meu ver – tem times/elencos melhores pra disputar o longo torneio de pontos corridos, o resto está tudo no mesmo balaio.

    Tirando os times menores, recém subidos da Série B, e o Vasco, que é horrível, todo mundo tem as mesmas possibilidades.

    Quem encaixar uma boa sequência de resultados em uma parte do torneio (vide o Botafogo em 2016 com Jair Ventura), ou fizer bem o dever de casa (vide Santos e CAP, com alto aproveitamento como mandantes no último BR) tem ótimas chances de ficar ali entre os 5, 6 primeiros e – por consequência – conseguir ao menos uma pré-Libertadores.

    Espero que Rogério trabalhe de forma a conseguir extrair o melhor dos únicos diferenciados que temos elenco: Cueva e Pratto. Por sinal, esses dois podem ser a diferença a favor do Tricolor nos jogos mais complicados, pois são caras que decidem.

    Basta ver que o campeão nacional do ano passado, e tido por muitos como o maior e melhor elenco do Brasil, não tem em suas fileiras dois caras com o potencial decisivo do peruano e do argentino.

    Lembram do ditado que diz que “em terra de cego, quem tem um olho é rei”? Pois bem, em terra de times medíocres, um bom conjunto que tenha Cueva e Pratto pode se sobressair.

    Aos poucos as coisas vão se arrumando, falhas individuais precisam diminuir drasticamente em frequência e – assim – o time pode sim fazer um bom papel no campeonato nacional.

    Curtir

  34. Problema é que o RC é Treinador, é Diretor, Conselheiro e Presidente.
    Porque ele tem total respaldo.? Pq quer reduzir elenco.?
    Porque sabe financeiramente e institucionalmente como está o são paulo e quanto menos jogadores, mais respeitado, mais ouvido vai ser. E os improvisos vai ser maior.
    Ele vive como treinador e presidente ao mesmo tempo, contrata quem ele quer.
    Porque não quer NeNe..? não é por causa função tatica.
    É porque acha que não vai ser respeitado, pelo jogador ser mais velho e saber o que pode fazer, e etc.
    Pq só o cueva.? É porque é novinho e um gringo que faz qualquer coisa que ele pedir.
    RC é mais esperto que imaginam galera, no sentido chato, orgulhoso e presunçoso.
    Vai ser mais um ano Dificil.

    Curtir

  35. Eu espero um time aguerrido e ofensivo como o Ceni quer.

    Que tenha vontade de vencer, que perca jogando bem e dando trabalho aos adversários. Nós conseguimos fazer algo que não faziamos bem ano passado que é saber se impor na casa do adversário (vide Santos e Cruzeiro).

    No momento não é hora de pedir cabeça de técnico ou queimar jogador. É hora de apoiar e confiar no grupo que temos e nas convicções apresentadas pelo Ceni. Planejamento se inicia dessa forma, com acertos e erros. Vejam o que aconteceu com a gambazada em 2011, eliminados na pré-libertadores, com o Tite. E os mesmo jogadores de 2011 formaram uma base boa e foram vencedores da L.A de 2012 de forma invicta. Paciência é o que se deve ter, e eu acredito em uma vaga na liberta de 2018, pq elenco nos temos e o calendário estará a nosso favor.

    Analisar o trabalho o treinador somente no final do ano quando alcançar o objetivo ou longe dele estivermos.

    Curtir

      • Eu achei estranho a declaração do presidente: ”Não estava vendo evolução…” o Eduardo com aproveitamento de 66% (se não me engano), com apenas 4 meses de trabalho. Isso é o que?

        Curtir

      • Zanquetta, por isso que eu digo que o trabalho do Rogerio e para o próximo ano, lógico que gostaria de estar na final do Paulista e na Copa do Brasil… Acredito que vamos estar entre os 4 primeiros do Brasileiro desse ano. e ainda temos a Sul-americana.

        Tempo todos precisam de tempo… as pessoas falam do Telê hoje mas se esquecem que quando ele chegou no SPFC era tratado pela imprensa como Pé Frio(tinha acabado de perder a final do Carioca para o Botafago do atacante Mauricio e o Botafogo estava numa fila de 21 anos se não me engano.

        Curtir

  36. O próprio Ceni disse que paramos no tempo! Esses velho da diretoria trocam mensagem no pager pra jogar tombula na sede social. Precisamos de sangue novo, atitude e conduta vencedora! Vamos meu tricolor mais querido.

    Curtir

  37. Penso a estrategia de um elenco mais enxuto seja manter todos motivados.. serao apenas dois campeonatos(ou um)

    Pelo que observo em times de ponta da Europa, atuam em campo de fato de 16 a 20 atletas.. os outros so compoe elenco
    O calendario do 2 semeatre deve permitir isso

    Tenho confiança na maturaçao do elenco e do treinador. Se vier uma classificaçao pra Liberta (que acho viavel), começamos o ano que vem bem mais fortes e consistentes.
    Avante tricolor.

    Curtir

  38. Quando as porcas contrataram o Eduardo, ja sabia quando o Cuca ia voltar, e o Eduardo serviu de tampao, esse e o nosso futebol, cada vez mais nojento.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s