Análise geral do SPFC: Período sem jogos

O São Paulo foi eliminado no paulista após empatar em 1×1 e não conseguir reverter a desvantagem de dois gols no Morumbi. Essa eliminação deve ser atribuída ao elenco curto, resultando num grande desgaste físico, lesões e consequentes improvisos. Importante notar que isso aconteceu mesmo com um grande rodízio e com a integração de vários jogadores da base. Estando eliminados da Copa do Brasil e do Paulista, só voltaremos a jogar 11/05 pela Sulamericana.

Em entrevistas recentes, Rogério falou sobre a necessidade de diminuir o elenco dos atuais 34 jogadores para 29, para que possa dar mais atenção ao elenco. Essa diminuição seria justificada pelo calendário menor: caso o São Paulo chegue até a final da Sulamericana, terá um jogo a cada 4,8 dias, o que é muito menos do que os dois jogos semanais durante o Paulista e Copa do Brasil

Com o intervalo até o jogo de volta contra o Defensa y Justicia, serão recuperados jogadores lesionados e poderão ser feitos trabalhos e ajustes táticos. Nesse momento também que o São Paulo deve fazer os últimos ajustes no elenco, incluindo dispensas e talvez novas contratações. A esperança, passado esse tempo, é que o São Paulo volte jogando bem e preparado para enfrentar o Brasileiro.

Tendo em vista a situação pela qual o time passa, com uma nova pré-temporada (forçada, mas que pode ser importante), o blog decidiu fazer uma análise sobre a situação tática, o elenco e quais podem ser as ambições no resto do ano. Veja a seguir:

SISTEMA TÁTICO

O São Paulo jogou esse ano principalmente no 4-3-3, mas em alguns momentos jogou com três zagueiros. Essa alternativa tática é muito interessante por permitir variações para reagir a determinadas circunstâncias do jogo. Também, o técnico pode decidir que alguns adversários exigem um determinado sistema e o fato de já ter treinado permite uma fácil adaptação.

Rogério Ceni, no entanto, quando perguntado numa coletiva recente, falou que não trabalharará com três zagueiros. Acho válido, por ele entender que o time joga melhor assim. No entanto, mantenho que é muito interessante ter a opção de três zagueiros em caso de necessidade, mesmo que seja menos treinada. Vamos às características de cada esquema:


Com o 4-3-3, a saída de bola é feita com o primeiro-volante e os laterais, que ficam mais atrás para dar opção de passe. Por ter a proteção do volante, os dois meias têm mais liberdade para atacar e circular e tem papel importante na criação de jogadas. Temos também um ponta velocista para dar amplitude e um meia-atacante mais livre para circular e cadenciar o jogo.

Com três zagueiros, a saída de bola é feita pelo próprio zagueiro, com os companheiros flutuando para cobrir sua posição ao atacar. Conduzindo a bola, tem opção de passe direto para o ataque, para meias ou para os laterais, mais avançados. Nesse sistema, há sempre cobertura para o zagueiro, mas isso pode levar a um “despovoamento” do meio de campo. Nesse sistema, os meias têm que fazer uma ótima leitura do jogo para saber se atacam ou defendem, já que não há um volante fixo.


É fácil notar o quanto cada sistema pode ser útil ao time, cabendo ao treinador escolher o momento certo de usá-los e treinar os jogadores para que executem bem suas funções. Com um time que lança muitas bolas na área, talvez seja interessante jogar com três zagueiros para ganhar pelo alto e marcar melhor as laterais. Por outro lado, se a partida está um ataque contra defesa, pode ser interessante o 4-3-3, deixando os dois zagueiros para proteção e o primeiro-volante para circular o jogo e dar o primeiro combate.


ELENCO

Goleiro – Renan vem defendendo a meta tricolor muito bem e é o titular da posição. Sidão pode fazer uma sombra interessante.

 

Lateral Direita – Com a contratação de Edimar e a afirmação de J. Tavares, Buffarini pode voltar a jogar na lateral direita. Isso criaria um ambiente benéfico de competição entre Bruno e o argentino, que pode elevar os níveis das atuações na direita. Essa posição está bem servida dentro das possibilidades e um rendimento maior depende dos atletas alcançarem seu potencial.

Há também a opção de improvisar Wesley ou Araruna na posição, interessante em caso de qualquer imprevisto ou necessidade excepcional.


Lateral Esquerda – Júnior Tavares começou o ano muito bem, mas caiu de produção por ser o atleta com mais partidas no tricolor. Com a contratação de Edimar, a esperança é que seja possível um rodízio para potencializar o talentoso garoto. Esperemos que Edimar venha para atuar e alto nível. Não vejo necessidade de novas contratações, mas acharia interessante que houvesse pelo menos mais alguém capaz de jogar na esquerda (nem que seja da base).


Zaga – Muito bem servida, oferece várias opções táticas. Temos zagueiros mais rápidos como R. Caio e Lucão, que também tem boa saída de bola. Temos Maicon que nas últimas partidas vêm retomando o futebol que motivou sua contratação, dono de boa saída de bola e bola aérea. Temos também como reservas Lugano (que não comprometeu em nenhum jogo) e Douglas. Breno, que vem se recuperando das constantes lesões que tinha, é esperança para um dia voltar em alto nível, podendo agregar muito.

O setor não preocupa, mas seria muito positivo Lucão manter a evolução que mostrou nos seus últimos jogos, já que suas características se adequam muito bem ao sistema tricolor. Faria boa sombra em Maicon, podendo brigar pela titularidade.


Volância – Temos Jucilei e J. Schmidt que jogam de primeiro-volante. Wellington também faz a função, mas não vem jogando muito com Ceni. É o setor que mais preocupa no time, principalmente por ser iminente a saída de Schmidt para a Itália. Talvez por isso também Rogério tenha subido o garoto Éder Militão, zagueiro-volante. Assim, teria tempo até a saída de Schmidt para adaptar o talentoso jovem ao time principal. Caso visse que isso não daria certo, ainda teria tempo de contratar mais um jogador.

É o setor que mais preocupa no momento e dependerá de Ceni achar uma solução, que não é óbvia já que falta de dinheiro. Aguardemos, a situação não é boa, mas também não é desesperadora.


Meio – Temos um elenco que ainda está evoluindo e sinal disso é o meio. Aos poucos, com a chegada de Jucilei e Cícero, damos as peças para Rogério fazer o time jogar. Wesley é outro que pode agregar bastante se manter o retrospecto guerreiro da últimas partidas. Araruna vem se desenvolvendo, mas por enquanto é opção para o segundo tempo para aumentar a pegada do time. Lucas Fernandes, voltando de lesão, também pode fazer essa função e se voltar ao nível de antes de se machucar pode ser importante.

Para mim, o grande diferencial do meio são-paulino deveria ser Thiago Mendes. Deveria ser, mas não vem sendo. Jogador incansável, tem capacidade de marcação e consegue chegar ao ataque com bons chutes. Entretanto, parece faltar algo para deslanchar e repetir o desempenho do segundo semestre de 2015, com ótima transição defensiva, poder de marcação, chutes. Em algumas partidas, como no 5×0 contra o Linense, conseguiu fazer isso. Falta ter constância na tomada de decisões.


O meio são-paulino apresenta muito potencial, mas não vem desempenhando muito bem nos últimos jogos, oferecendo muito campo ao adversário. Nesse período de folga, Rogério terá tempo para melhorar o setor.


Meias ofensivos e Pontas – Com as chegadas de Morato, Thomaz e Marcinho, temos agora mais opções para o setor. Para a ponta temos: Neílton, L. Araújo, W. Nem, Morato e Marcinho. Não há um titular da posição, com a falta de um protagonista (Nem veio para ser, mas não conseguiu). Morato, contra o Cruzeiro, mostrou que pode ser alternativa interessante.

Como meias ofensivos, mais cadenciadores, temos: Cueva, Thomaz e Shaylon. Thomaz, que veio para suprir a falta que Cueva faz quando não joga, entrou muito bem em várias partidas. Shaylon é jovem, mas pode ser experimentado aos poucos.


Se tivéssemos um ponta dono da posição, o setor de meias estaria bem suprido. Como não temos, uma opção seria colocar Thomaz e Cueva juntos. No entanto, num campeonato longo como o Brasileiro, é preciso haver substitutos.

Dependendo do que Rogério analisar dos treinamentos, pode decidir que tem peças suficientes. Caso contrário, contrataria um meia criativo ou um ponta mais protagonista.


Centroavante – Tendo Pratto e Gilberto, o setor é o único inquestionável no time.


Considerações finais do elenco

Rogério Ceni afirmou que vai diminuir o elenco em aproximadamente cinco jogadores, visando dar mais competitividade. Assim, alguns dos jogadores que podem sair são: Douglas, Wellington, Neílton, Chávez (fim de empréstimo do Boca) e J. Schmidt (já tem pré-contrato com o Atalanta). Acho que essa debandada estimulada por Ceni deve ser muito bem dosada: improvisos por falta de elenco com no Paulista serão muito mal vistos, fruto de irresponsabilidade.

O elenco vem crescendo ao longo do ano, à medida que os jogadores entendem as orientações táticas. Faltam poucas peças para finalizar a preparação: talvez outro volante e um meia. No entanto, mesmo que não consigamos um volante, o clube tem peças para conseguir uma substituição, seja mudando o esquema para um 4-2-3-1 com dois volantes ou seja com um jogador improvisado como Breno.

O elenco veio se preparando ao longo do ano, falhando nos jogos decisivos no Morumbi contra o SCCP e Cruzeiro. Com esses dias a mais, é hora de treinar para chegar voando para o resto do ano, corrigindo falhas anteriores.


O QUE MELHORAR

Bola aérea defensiva –  São Paulo tomou inúmeros gols em bolas aéreas, sejam faltas ou cruzamentos vindos das laterais. Foram recorrentes as falhas pelo alto e um time que quer lutar pelo Brasileiro não pode ter essa peneira aérea.

Pressão – Saber o momento certo de iniciar a pressão, de modo que exista chance de roubar a bola, é difícil. Mais difícil é fazer isso de maneira que o sistema defensivo não abra muitos espaços ao adversário. Isso foi uma dificuldade clara que o São Paulo teve.

Casa muito bem com o sistema ofensivo a marcação pressão e o time, quando a executou corretamente, geralmente ganhou. Por quê? Roubamos mais bolas perto do gol, a defesa adversária não está compactada ainda e temos um ataque rápido. O resultado de uma pressão bem executada é, além da segurança defensiva, muitos gols. Exemplo disso são os dois gols de Luís Araújo contra o Santos, originados pela recuperação da bola no campo ofensivo.


Verticalidade – O time, após a lesão de Cueva, decaiu muito de produção. Olhando as estatísticas, ainda víamos um domínio de posse de bola, um grande número de passes trocados etc. Assistindo o jogo, no entanto, a história foi outra.

As goleadas no início do Paulista aconteciam devido ao sem-número de chances criadas, uma em cima da outra. O São Paulo marcava no ataque (ver item acima), roubava a bola, passe e chute, com muitos gols saindo assim. Quando não recuperava a bola no ataque, o time criava com a infiltração dos meias na área e o centroavante saindo para receber. Esse deslocamento confundia a marcação e abria espaços para passes mais verticais, geralmente de Cueva. Esse passes nem sempre resultavam em gols, mas permitiam desorganizar ainda mais a defesa adversária, para novamente tentar uma enfiada.

Com a lesão do peruano, faltou essa objetividade no ataque, em que só se passava a bola de lado. Thomaz foi o único substituto que fez com que o time fosse mais envolvente e conseguisse ser vertical.

A parte de criação, que já funcionou muito bem esse ano, deve voltar ao patamar em que começou, com média altíssima de gols. Trabalho para Rogério Ceni!

Saída de bola – Em alguns jogos em que teve uma marcação mais em cima, teve dificuldades para sair do campo defensivo com qualidade. Com a alteração entre 3-4-3 e 4-3-3, criou-se algumas confusões nesse posicionamento para saída de bola: laterais isolados quando devem auxiliar, laterais atrapalhando quando devem dar amplitude, meio sem aproximação para receber, meias vindo demais para receber. Nada muito grave, mas defeitos que devem ser corrigidos nesse intervalo até o jogo com Defensa y Justicia.


TIME QUE EVOLUI
O São Paulo, digam os críticos o que quiserem, vem evoluindo e faltam poucos detalhes para ser o time competitivo que o torcedor sonha. A defesa estava ruim? Melhorou. Sem criatividade com a lesão de Cueva? Contratamos o capaz Thomaz que foi muito bem. Meio sem consistência? Jucilei apareceu.
Claro, surgiram outros problemas, como as bolas aéreas defensivas. Rogério, mesmo assim, mostra que é capaz de corrigir os defeitos identificados e fazer o time evoluir muito. Esse período sem jogos, portanto, será importantíssimo para a melhora do time. O resultado desses treinamentos veremos 11/05.
Temos um bom técnico e agora é hora de dar o suporte necessário a ele. Fica Rogério!

Vamos São Paulo!

Pedro de Moraes Alves

Anúncios

60 comentários

  1. É isso ai..

    Meu time pra iniciar o Br17 seria:

    Renan
    Buffa-Maicon-Rc(ou contratação)-Junior
    Jucilei-Thiago Mendes
    Cueva
    Morato-Thomaz
    Pratto

    Cícero, WN e Araújo começariam esperando no banco
    Rogério poderia restar TM mais recuado

    Avante tricolor!
    Sempre com você

    Curtir

  2. Muito bla, bla, bla e marketing….. Seja eficiente faça o simples, treine “chuveirinho” mas faça bem feito. Não quero ser “diferente”, queremos titulos, cansado de neguinho estourando rojão no nosso portão……

    Curtido por 3 pessoas

    • Acredito que não foi só o Júnior que estava morto fisicamente, mas o time todo, incluindo o Luís Araújo e Cícero. Espero que finamente agora eles passem a jogar uma vez por semana, assim eles vão render igual rendiam no começo do ano quando ainda não estavam cansados.

      Curtido por 1 pessoa

  3. É tão óbvio que 25 jogadores é um elenco curto para o Brasileiro, que sabe o que parece? Que é tipo arrumar uma muleta caso os resultados não aconteçam no meio do campeonato, e pedir contratações, falar de desfalques de cansaço e etc..Pq sim, o Rogério Ceni sabe mto bem que seria um elenco enxuto para um time que já alguns anos peca pelo condicionamento físico e contusões em sequência, e para um campeonato tão pegado e disputado como é o brasileirão…Não precisa ser especialista ou um gênio do futebol para ver isso, é só acompanhar o SPFC e suas últimas temporadas…
    E sobre esse jogador do Santo André, eu tenho um amigo que o pai é sócio do Santo André, e o pai dele torce para o Santo André…Sim, existe torcedor do Santo André… E ele não me falou nada demais sobre ele.. Jogador comum… E particularmente nesse campeonato, eu assisti 6 partidas do Santo André, e não vi uma mísera partida que esse cara se destacou.. Se, repito, Se for para os juniores, até entendo a aposta, agora se for para os profissionais, qual a lógica de contratar um cara que não fez um bom campeonato, e que era reserva do Santo André?? O cara nem titular era da porcaria do Santo André…E novamente o Se..Se emprestarem o Shaylon, e o Sr. Rogério Ceni continuar colocando o pé de pato do Thiago Mendes que erra 5 passes para acertar 1, tem que ser cobrado tbm…
    .

    Curtido por 1 pessoa

  4. É tão óbvio que 25 jogadores é um elenco curto para o Brasileiro, que sabe o que parece? Que é tipo arrumar uma muleta caso os resultados não aconteçam no meio do campeonato, e pedir contratações, falar de desfalques de cansaço e etc..Pq sim, o Rogério Ceni sabe mto bem que seria um elenco enxuto para um time que já alguns anos peca pelo condicionamento físico e contusões em sequência, e para um campeonato tão pegado e disputado como é o brasileirão…Não precisa ser especialista ou um gênio do futebol para ver isso, é só acompanhar o SPFC e suas últimas temporadas…
    E sobre esse jogador do Santo André, eu tenho um amigo que o pai é sócio do Santo André, e o pai dele torce para o Santo André…Sim, existe torcedor do Santo André… E ele não me falou nada demais sobre ele.. Jogador comum… E particularmente nesse campeonato, eu assisti 6 partidas do Santo André, e não vi uma mísera partida que esse cara se destacou.. Se, repito, Se for para os juniores, até entendo a aposta, agora se for para os profissionais, qual a lógica de contratar um cara que não fez um bom campeonato, e que era reserva do Santo André?? O cara nem titular era da porcaria do Santo André…E novamente o Se..Se emprestarem o Shaylon, e o Sr. Rogério Ceni continuar colocando o pé de pato do Thiago Mendes que erra 5 passes para acertar 1, tem que ser cobrado tbm…
    .

    Curtir

  5. Existe um velho jargão futebolístico que diz : ” Um time de futebol começa a ser montado a partir da defesa. “E ao longo dos anos este lema parece que seja verdadeiro, ao menos é o que mostrando o futebol de times vencedores. E principalmente para um técnico iniciante e bastante inexperiente este ensinamento deve ser levado em conta. Vamos fortalecer nosso sistema defensivo e depois evoluir para o ataque. Rogério é ídolo, muito trabalhador e sampaulino incansável, porém, parece ser um tanto arrogante e teimoso. A torcida ainda o apoia maçicamente mas, tudo tem limites, e , espero que tenha aprendido a lição. Nos restou apenas o Brasileiro e a Sul Americana, mãos à obra, ainda tem tempo para uma participação ao menos digna. É o que esperamos.

    Curtido por 1 pessoa

    • Ao meu ver tem que montar o time de acordo com os pontos fortes do elenco, por isso eu acho que o time titular deveria ser construído para ser ofensivo, pois essa é a característica dos jogadores do time titular. Já os jogadores do time reserva tem caracteristica mais defensiva.

      A Defesa melhorou muito com a chegada do Jucilei, e melhoraria ainda mais se o R.Caio fosse um líbero ao invés de zagueiro fixo atrás. Assim é perfeitamente possível manter aquele futebol ofensivo do começo do ano tendo uma defesa suficiente.

      Curtir

  6. E excelente texto Pedro!

    É isso que a gente precisa fazer, dar as nossas idéias para melhorar o time, graças a Deus vivemos em um tempo onde possamos compartilhar de forma ultra rápida nossas idéias para um monte de pessoas.

    Curtir

  7. Ótima análise parabéns!!!
    Meus conselhos para o Rogério:
    – Mande o seu compadre Cícero pra reserva.
    – Treine a bola aérea defensiva e ofensiva.
    – Pare de assistir a Champions​ e coloque o time para jogar atrás da linha da bola. A marcação alta com pressão na saída de bola do adversário só deve ser feita em poucos momentos do jogo.
    PS: gostei da sugestão do 4-2-3-1 com Jucilei e Breno na cabeça de área.

    Curtir

  8. RC APROVEITA esses dias que o SPFC não tem jogos e vai fazer um estágio com o Carille para ver se vc aprende como montar um time para não tomar gols e fazer uns golzinhos só para ganhar as partidas.
    Saopaulinos amigos, 2017 até 2020 promete para nós torcedores com “Leco o incompetente” e “RC o inexperiente” muitos dissabores futebolísticos. Aguardemos.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Não acho que temos um bom elenco. Esse time, é bom lembrar, ficou em quinto na classificação geral do Paulista. Do Paulista. É o Rogério Ceni querendo diminuir o elenco. A palavra certa deve ser qualificar, não diminuir.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Defendi e acreditei na vinda do RC…é muito triste…desanima…

    Desde 2009:

    Escória
    4 Paulistas..(com esse de agora)
    2 Brasileiros
    1 Copa do Brasil
    1 Recopa Sulamericana
    1 Libertadores
    1 Mundial
    Total 10 Títulos

    Santos
    1 Libertadores
    1 Copa do Brasil
    1 Recopa Sulamericana
    5 Paulistas
    Total 8 Títulos

    Crefisa
    01 Paulista
    01 Brasileiro
    02 Copas do Brasil
    Total 4 Títulos

    Nosso amado Tricolor
    1 Sulamericana
    ZzZzZzZzZzZz
    ZzZzZzZzZzZz
    ZzZzZzZzZzZz

    Precisamos urgente ganhar algo…qualquer coisa…um Paulista q seja…não é possível que a Escória ganhe 10…dezzzzzzz títulos no mesmo espaço de tempo que ganhamos nada…e viramos saco de pancadas de todos…somos fregueses dos 3… entendem como isso dói…

    Curtido por 2 pessoas

  11. mas o SPFC tbm foi eliminado ano passado, retrasado, antes do retrasado e vai, vai,vai indo pra trás sempre no paulista, e não vi ninguém chamar os treinadores de arrogantes, é isso que eu não entendo rsrs…

    Bauza era teimosão pra caramba, Muricy nem se fala, todos eliminados no paulista, e ninguém pedia a cabeça dos caras, e olha que eles eram EXPERIENTES, coisa que o Ceni não é.

    pq o R.Ceni não pode ter tempo pra trabalhar e implantar a filosofia de jogo dele ?

    eu não to defendendo que ele não tenha defeitos, só to falando que pelos números por ele ser novato tá sendo IGUAL a alguns, e até melhor a outros nesse começo de trabalho.

    se tivéssemos demitido todo treinador que foi eliminado no paulista, não teríamos ganhado o 3 brasileiros seguidos com o Muricy.

    Curtir

    • Não sou a favor de demitir ele, seria um erro se a diretoria fizesse isso na minha opinião. O Ceni só precisava ouvir um pouco mais a gente, por aqui surgem excelentes idéias.

      Curtir

      • pq ele tem que nos ouvir ?

        não seria arrogância da nossa parte querer exigir isso dele ? imagina cada torcedor dando sua ideia, ae ele seria considerado um banana.

        se ele não estiver fazendo o trabalho dele corretamente, quem tem que ver isso é a diretoria, eles são responsáveis por ele, eu tbm estou descontente com algumas teimosias dele, mas ele JAMAIS vai nos ouvir, assim como foi TODOS os outros treinadores anteriores que passaram pelo SPFC.

        Curtir

        • Não custa nada ter um pouco de humildade e nos ouvir, com as redes sociais é muito fácil fazer isso não dá trabalho nenhum, nós não somos seres inferiores para os técnicos nos subestimarem, e também não podem argumentar que a gente não tem experiência, pois assistimos e analisamos futebol há décadas.

          E não é só no futebol, para a vida em si não podemos ser presunçosos, se não acabamos nos dando mal.

          Curtir

          • Cara, normalmente quando se manda uma msg em grupo de WhatsApp vc não consegue que todos leiam. Vc acha mesmo que algum técnico de futebol vai ouvir conselhos dos leitores do blog.

            Talvez eles leiam as postagens aqui, e de certa forma possa influenciar em algumas coisas, mas nossos comentários ?? Isso jamais vai acontecer, não adianta nem sonhar com isso, pq imagina quantas ideias bestas, e quantos funcionários seriam necessários para filtrar as boas ideias de todos os blogs e redes sociais e repassar para o técnico ?
            Isso é inviável de todas as formas.

            Ele não ler e entender o seu e os nossos comentários não os fazem um ser arrogante.

            Curtir

  12. Comparar Estagiário Ceni a Bauza é fácil, estagiário Ceni acha que tem o elenco do Real Madrid na mão para colocar uma filosofia de jogo e dizer que os times tem que se adotar ao SPFC. No final termina o campeonato no chuveirinho e com uma devesa orrivel.
    Bauza = sabia da limitação do time, ganhamos de elencos mais fortes como Atlético mineiro é só não fomos para final devido à expulsão de Maicon e ausência de Ganso e Kelvin! Mesmo assim desde 2009 foi o mais perto que chegamos de um título e dava gosto de ver aquele tive competindo. Nao precisamos dar tempo a ele se sabemos onde isto vai dar, não temos tempo e nem saco mais para dar tempo a estagiários! O SPFC já gasta tanto com coisas inúteis, se trouxerem o Cuca que ele não belisca algum título para nós!!!

    Curtido por 1 pessoa

  13. Enquanto isso curtimos as férias como times pequenos, assistindo os grandes sendo campões, estourando rojões em nossas portas, jogando a Libertadores, a Copa do Brasil…Será que nossos atletas não se incomodam com isso? Não percebem que estão destruindo o que foi construído ao longo do tempo?

    Curtido por 1 pessoa

  14. Olha o tempo que o Rogerio vai ter pra corrigir nossos maiores problemas e fazer um time de verdade. Uma campanha decente (briga por G4) para o brasileirão é o mínimo que se espera dele. Se estivermos brigando pra não cair, só espero que ele ao menos reconheça que não dá mais e pule fora antes que seja tarde.

    Curtido por 1 pessoa

  15. Depois de toda derrota aparece esses posts procurando arrumar uma desculpa para o fracasso. Perdemos para um time ruim igual ao nosso, mas que tem vontade de vencer. Chega desse papo que a derrota foi por causa disso ou daquilo. Perdemos porque esse time é um time de “menininhos mimados”. Ou devemos chamar de bambis!!!

    Curtir

  16. SP está muiiiiito atrasado……não leu acima?
    Curica indo pro 11° título e nós só com 1
    Até o Botafogo está na nossa frente…….o Foguinho, mano……o Foguinho!

    Curtir

  17. SP virou especialista eliminações e hora d começar a mudar isso e tudo passa por RC que tem o meu apoio como torcedor para fazer o trabalho que vai demorar um tempo para render frutos espero que RC aprenda com o Paulista e a copa o Brasil.

    Curtir

  18. Isso daqui não é engenharia aeronáutica ou medicina, décadas analisando e assistindo futebol servem sim como credencial para expormos nossas opiniões a respeito do time. Tem gente que é muito inteligente e experiente, assim não precisa de muitos conselhos, já as outras pessoas precisam ser humildes.

    Curtir

  19. Quanto ao Ceni, decepção. Estremamente antipático. Não consigo ver suas coletivas.
    Outra questao iimportante, é a injustificável manutenção de jogadores como Denis, Lucao, Welington, Breno, Cicero e Rodrigo Caio. Fica difícil acreditar em qualquer situação senão a de coadjuvante.

    Curtir

  20. O problema do São Paulo náo é o time, não é o técnico, não é os adversários O problema do São Paulo é os 160 oitentóes (conselhriso vitalícios) Libertem o clube dessa camarilha com votos dos socios torcedores para reencontrarmos o caminho da vitorias. É mudar para não morrer

    Curtir

  21. É uma diretoria muito inteligente! Sabe Tudo. Só faz bom negócio. Só empresta jogador da base para ganhar experiência e depois volta como titular absoluto. Só tem jogadores de peso, e de muito peso: Breno, Sidão, Douglas etc. Só faz grandes contratações. Não deve um centavo para ninguém. Não há ninguém burro nessa diretoria.

    Curtir

  22. Muito um blá blá blá, deveríamos estar jogando a final do Paulista, a Copa do Brasil, a Libertadores…time adquire ritmo e confiança jogando, ganhando e não em férias como time pequeno…Agora somos obrigados a ver “eles” ganhando título e soltando rojão na nossa porta. Querem apostar quanto que na volta iremos apresentar um futebol medíocre? Me cobrem.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s