Parte Física vira prioridade no São Paulo

Com 14 dias livres para trabalhar, o técnico Rogério Ceni deu prosseguimento à preparação do São Paulo para o próximo compromisso na temporada, dia 11 de maio, contra o Defensa y Justicia, pela Copa Sul-Americana. Após dois dias de folga, o comandante repetiu o trabalho desta quarta-feira, quando os jogadores se concentraram apenas nas atividades físicas.

Mais uma vez parte do elenco tricolor trabalhou em um campo menor do CT da Barra Funda, participando do “Yo-Yo Test”.

Quem integrou a atividade nesta quinta-feira foi o grupo que se limitou à academia na quarta, como Lucas Pratto, Neilton, Lugano, Luiz Araújo, João Schmidt, Junior Tavares, Morato, Wellington, Chávez, Edimar, Denis, Sidão e Renan Ribeiro.

Já Jucilei, Cícero, Gilberto, Rodrigo Caio, Cueva, Wesley, Lucão, Maicon, Bruno, Thomaz, Thiago Mendes e Marcinho, que fizeram o Yo-Yo Test no dia anterior, nesta quinta permaneceram nas dependências internas do CT. Apenas Buffarini e Araruna não participaram das atividades para se tratarem no Reffis, a exemplo de Wellington Nem, que se recupera de uma artroscopia no joelho esquerdo.

Após a atividade, o quarteto de goleiros composto por Renan Ribeiro, Douglas, Lucas Perri e Sidão realizou um treinamento específico debaixo das traves. Sidão, ausente dos últimos compromissos tricolores por conta de uma lombalgia, trabalhou normalmente e parece pronto para retornar às atividades.

Os jogadores do São Paulo permanecerão no CT da Barra Funda nesta quinta-feira para realizar os primeiros trabalhos com bola desta semana na parte da tarde.

ESPN

Anúncios

52 comentários

      • Desculpa Eder, mas quem tem que cobrar isso é o presidente do clube. O Rogério é só mais uma peça do futebol do SPFC e acima dele tem muita gente. Se o presidente vive no mundo da lua e não tem sensibilidade pra saber que preparador fisico de qualidade é essencial e que nós não temos isso, é o problema do presidente. O Rogério pode espernear querendo manter os amigos, mas se o presidente não fosse frouxo, ele traria um novo preparador físico independente de opinião de A ou B.

        Curtido por 1 pessoa

  1. Esse time tem que voar no campeonato brasileiro. Já teve uma pré temporada um pouquinho maior que nos anos anteriores e agora tem uma inter temporada. Não há desculpas para cansaço e contusões até o restante do ano. Simples assim.

    Curtido por 1 pessoa

    • Depende da frequencia de jogos.
      Depois que comecou o campeonato, time teve jogos a cada 3,3 dias.
      Nenhum time consegue jogar com intensidade de quarta e domingo sequencialmente.
      Na Euro,o Barcelona voou contra o PSG na quarta e jogou bem meia boca no domingo.
      As vezes a pessoa compara com 20 anos atras. Ha 20 anos atras jogador corria em media 6km. Hoje correm o dobro.

      O tricolor na epoca do Muricy, muitas vezes time voava e ganhava ate facil quando tinha um jogo na semana. Quando tinha dois, jogava bem em um e meia boca em outro claramente se poupando. Jogadores mesmo jovens que jogam com intensidade nao conseguem jogar com intensidade tres jogos seguidos a cada 72hrs. Jogadores nao jovens nao conseguem jogar com intensidade dois jogos seguidos a cada 72hs, jogadores jovens voltando de contusao ou sem jogar por muito tempo tambem. Alias eh um convite para a contusao muscular na coxa, que eh o mais exigido. .

      A solucao encontrada pelo Ceni era colocar jogador para jogar 60 minutos e nao os 90. Cueva era trocado aos 15 a 20 minutos do segundo tempo. Cueva ficou de fora no jogo contra o ABC do Geninho (aquele que dizem que mandou o zagueiro tirar o Kaka num jogo contra o Atletico paranaense) por pancada. Nesse mesmo jogo Maicon tomou um pisao no calcanhar e ficou de fora do jogo aos 10min. Ficou dois a tres jogos fora depois. Perdemos dois jogadores por pancada. Nao eh culpa da preparacao.
      Cueva ganhou a contusao muscular na seleçao de seu pais.

      O time do Bayern de Munique, com a chegada do Guardiola, aumentou consideravelmente a quantidade de contusoes e contundidos. Havia a contestacao na Europa de que a intensidade era excessiva. Krop era um deles. E a contestacao acabava refletindo na equipe e o sucesso comecou a ficar duvidavel. Ele saiu do Bayern.

      O tricolor seguindo na sulamericana, vai ter um jogo a cada 5 dias. Nao seguindo na sulamericana e ficando soh no brasileiro, vai ter um jogo a cada 6 dias. Portanto com tempo para se recuperar entre um jogo e outro.
      Mas vai ter periodos em que podera ter jogos de quarta e domingo, mas nao sequencialmente e sem periodos de folga.

      Isto posto,o tricolor pode e deve ter desempenho melhor nao poque mudou de preparador, caso isso realmente aconteca, o que duvido, mas porque teremos uma frequencia MENOR de jogos.

      Curtir

      • Muito bem! Mas o mais importante para nós sãopaulinos é torcer para que o maior número de clubes brasileiros vá o mais longe possível na Libertadores e que o tricolor caia rápido desta Copa Sul Americana. Somente desta forma poderemos ter nossos principais adversários no Brasileirão bem cansados e podermos jogar do jeito que o RC quer (e nenhum treinador do mundo consegue) – correndo 90 minutos pressionando o adversário. Impressionante o número de lesões que tivemos, todas na perna/joelho esquerdos. Vamos torcer bastante, sem cornetar os jogadores, para ficarmos tranquilamente no meio da tabela e não ter o sufoco de 2013 e 2016 de ficar à beira da queda pioneira à Série B. Que Deus me ouça porque meu coração não aguenta mais.

        Curtir

      • Soma-se a esta análise que somente após dois meses de temporada, entramos em abril com várias decisões, nessa ” feira livre ” de campeonatos que são “tramados” por aqui. Na europa as principais decisões a partir de 5/6 meses e joga-se menos ( 15 a 20%) durante a temporada. Acho que faz bastante diferença, não?

        Curtir

      • Ótimo comentário! Só discordo da parte que cita as contusões.
        Poucas foi realmente por pancada como você disse. Apenas Maicon e Bruno tiveram entorse no tornozelo, o que podemos considerar caso fortuito. Os outros foram sim problemas musculares, ou por fadiga ou por desequilíbrio muscular (como os que voltavam de lesão), com responsabilidade da comissão técnica como um todo. O Cueva teve um edema na coxa antes de se lesionar com a seleção, isso já indicava o desgaste. É claro que pela importância dele, a seleção não o poupou como deveria.
        Para mim, o Ceni errou na forma de poupar o jogador. Esse lance do cara jogar 60-70 min e ser substituído não é poupar o jogador. Poupar é o cara ficar zerado.

        Achei que o erro do Ceni foi ser pretensioso demais em querer resultados imediatos, time encantando a torcida e tudo mais numa fase classificatória de paulista. O calendário já estava todo previsto nos sites da FPF, CBF e Conmebol. Já se deveria saber dessa sequência sobre-humana de jogos.

        Curtir

  2. Se não trouxer um preparador físico competente, nada vai adiantar, esse time morre no segundo tempo e tem muita contusão, mais uma “herança” maldita deixada pelo cachaceiro safado, que detonou o melhor departamento de fisiologia e preparação física do país e um dos melhores do mundo, demitindo profissionais de ponta, Carlinhis Neves e Turíbio.

    Aquele TRASTE parece encomenda do Andres pra detonar o SPFC, brincadeira o que esse vírus pinguço fez, graças a um bando de conselheiros que estão se lixando pro clube.

    Curtido por 2 pessoas

  3. Concordo,tem que melhorar a parte física eeeeeeee……………treinar cruzamentos tanto defensivamente como ofensivamente,já que quando a coisa aperta adora um ” chuveirinho”.Vai cruzar mal assim lá na casa do………..Chapéu!!!!!

    Curtir

  4. É cada uma! A preparação física está péssima e a culpa também é do Ceni! Caros, o problema do SPFC é claro e nítido, qual seja, a continuidade e permanência dos mesmos na direção do clube. Enquanto não mudar….

    Curtir

  5. Uma coisa é certa: essa tal de marcação alta acaba exigindo muito dos jogadores, eles ficam exaustos correndo atrás da bola. Essa ação de atacar o adversário ainda no campo de ataque tem que ser dosada.
    Acho que deveríamos passar a jogar atrás da linha da bola a la Paton (e tantos outros times), isso ajudaria muito o sistema defensivo e deixaria o time mais inteiro fisicamente.

    Curtir

    • Acho que exige muito se o movimento não for sincronizado.

      No meu ver, essa tática só dá certo se quem está atrás dos atacantes que dão o primeiro combate, estão próximos de quem recebe o passe.
      Se a pressão for feita corretamente, a tendência é que o adversário rife a bola… e nesse caso, quem cansa é o adversário….

      o grande problema, é que houve muita mudança no elenco e não deu tempo de treinar todo mundo da mesma forma (ai é minha opinião).

      E nesse sistema de perde pressiona, se um cara errar na movimentação de pressão, ferra todo o esquema, pq se sobrar um adversário livre, a pressão não existe…

      Então, eu penso que só exige demais do físico se o movimento for errado. se estiverem entrosados e cada um souber quem pressionar, a tendência é que se poupe esforço.

      Curtir

  6. Tava lendo que a participação do Raí nesse conselho será 1x por mês pq ele não vai conseguir se dedicar 100% ao clube.

    De verdade, queria saber pra que que serve esse novo conselho e onde está o profissionalismo do novo estatuto. Será que vao se reunir 1x por mês numa pizzaria?

    Curtir

  7. Raí é o grande ídolo e mito sãopaulino, infelizmente saiu em 1993. Se tivesse continuado, teríamos inaugurado o Morumtri em 1994, fez falta naquela decisão, assim como o Leonardo. O título de 2005 teria sido o insuperável tetra.

    Curtir

  8. Desde o ano passado ate o RGomes viu que o time se “arrastava” em campo no 2° tempo.
    Nao tem nada a ver con numero de jogos, falta bons profissionais nessa area.
    Em quantos campeonatos estavamos jogando no 2° semestre ?

    Curtir

      • Nada a ver. O cara precisa de potência muscular, que também gera hipertrofia para se desenvolver . Olha o aspecto físico de um cara de curta distância do atletismo e me diz se a velocidade deles é baixa. A questão é ter o equilíbrio, mas como o zagueiro é um dos que menos correm em distância, o principal para eles é força, potência e um pouco menos de resistência. A questão é trabalhar as fibras certas. O R. Caio deveria ter um trabalho próprio de fortalecimento até para facilitar sua venda. No jogo recente que ele levou uma meia-lua do Arrascaeta, mostrou que lhe falta mais potência muscular para acelerar mesmo sendo leve. Ele pelo jeito andou perdendo massa muscular. Parece que tem muita coisa errada no SPFC.

        Curtir

  9. Só o São Paulo que joga várias competições simultâneas?
    Não vejo tanta reclamação de preparo físico nos outros clubes…
    São Paulo de hoje em dia é muito mimimi, desculpinha… Nutellinha
    Já jogamos, e ganhamos, dois jogos no mesmo dia!!

    #DevolvamOSaoPauloRaiz !!!!!

    Curtir

  10. Que possamos aproveitar esta pré-temporada e largar com tudo e somar muitos pontos no começo do Brasileirão e que se vier um mau resultado, não venham com a desculpa de que faltou “ritmo de jogo”….

    Curtir

  11. Sobre a questão do desgaste físico, talvez falte um pouco de discernimento do Rogério também.
    Em casa, joga com marcação pressão, como no início do ano. Fora de casa, nos contra-ataques. Isso não é covardia. Dê a isso o nome de estratégia. Fazer o adversário correr atrás da bola. E aí que a tal posse de bola superior tem que valer. Seria como dar o máximo de desempenho dentro de casa e “poupar” físico fora. Toca a bola, sem pressa, na calma, gaurdando energia para os contra-ataques. Com dois pontas rápidos, e o outro time jogando avançado, pode ser fatal. Claro, essa estratégia levando em consideração jogos seguido em meios e fins de semana. Quando o espaçamento fosse de uma semana, joga com intensidade total.

    Curtir

    • Talvez variar seria uma boa. Por exemplo, em casa o time adversário recuaria e poderíamos usar essa estratégia que você citou para jogar fora de casa, forçando o adversário a mudar sua estratégia. E às vezes fora de casa poderíamos surpreender assim como foi contra o Cruzeiro. Enfim, o inverso do que você falou surpreenderia bastante também.

      Curtir

      • Pois é, cara. Duas coisas são concretas nessa história: O desgaste vai acontecer, óbvio e o time fica “manjado” jogando sempre da mesma forma.

        Tem que ter o elemento surpresa, uma variação do modo de jogar, dar ritmo ao jogo. E nem precisa mudar o esquema em si, só a “velocidade” do jogo.

        Como disse anteriormente, como temos grande posse de bola, façamos os caras correrem atrás dela. Isso tem q ser treinado pra ser feito com qualidade. E assim teremos menos desgaste no decorrer da temporada.

        Curtir

  12. Desde que o playboy automobilístico Adalberto a mando do finado JJ desmantelou o depto de fisiologia do SPFC mandando embora profissionais do quilate de Carlinhos Neves, Rosan, Turibio, etc a parte física do tricolor é motivo de piada, pois os jogadores ficam mais tempo encostados no Reffis/Spa do que dentro de campo, agravado pelo fato de que no 2o tempo o time literalmente morre

    Curtir

  13. Olha o custo de um atleta que se lesiona como Wellington Nem. Salário em torno de 400 mil por mês. Fora o tempo para recuperar a condição técnica. Passou da hora de repensar os departamentos de preparação física, fisiologia, nutrição e talvez criar um departamento mais robusto com profissionais estrangeiros e com experiência em equipes de ponta na Europa.
    Poderia também ter um chefe desse departamento que fosse cobrado por resultados e metas. O nosso departamento de análise de desempenho também poderia ser maior para auxiliar na avaliação física e técnica da equipe, tendo independência da comissão técnica e respondendo diretamente à diretoria de futebol.
    Acho que poderiam reforçar assim como fizeram com o Michael Beale, trazendo uns três profissionais para colaborar na reformulação da preparação física. Na minha visão, mais do que qualquer reforço no elenco, ganho mesmo é ter o elenco atual fisicamente melhor.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s