Para analisar Rog√©rio Ceni como treinador, √© importante primeiramente, analisar todo o contexto que envolve o S√£o Paulo Futebol Clube nos √ļltimos 3¬†semestres.

Nosso maior ídolo é Mito, mas não é mágico!

Rogério esta tendo que implantar uma nova filosofia de jogo, ao mesmo tempo que tem que entrosar os jogadores, e ensinar um a um, a cultura do clube (para criar identificação dos jogadores com o clube).

Competiremos em um campeonato que tem times que tem a base montada desde 2015, como Palmeiras, Flamengo, Santos, Gremio, Atlético-MG, e alguns restruturados no início de 2016, como Corinthians, Cruzeiro e Sport.

Mas, nosso elenco, foi desmontado 2 vezes em 2016.

Perceba o time que terminou a Libertadores: Denis; Bruno, Maicon, R. Caio e Mena; Kelvin, Hudson, T. Mendes e Michel Bastos; Ganso e Calleri

Terminamos o Brasileiro com Denis, Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; J. Schmitd, T. Mendes, Cueva; Kelvin, Chavez e D. Neres.

Ou seja, para o Campeonato Brasileiro que começa daqui 2 semanas, temos 4 jogadores titulares da Libertadores, e outros 6 do Brasileiro.  Sendo que Denis virou reserva.

Com uma base montada, é mais fácil implantar um novo sistema de jogo, pois já há entrosamento entre jogadores, e reforços se encaixam mais rápido!

Mas, sem entrosamento a tarefa é muito mais difícil.

E isso n√£o √© algo novo.¬† Isso √© algo antigo!¬† H√° 30 anos atr√°s, Rubens Minelli, t√©cnico que trouxe o 1¬į campeonato Brasileiro para o S√£o Paulo j√° dizia:

‚Äú√Č a CONTINUIDADE DE UM TRABALHO, de uma FILOSOFIA DE JOGO. √Č a MANUTEN√á√ÉO DE UMA BASE. Pena que s√£o poucos os dirigentes que entendem isso no futebol.¬†Fiquei tr√™s anos montando uma equipe, apurando a condi√ß√£o t√©cnica e t√°tica.¬†NUM TIME MONTADO, QUALQUER REFOR√áO SE ENCAIXA.

Meu grande m√©rito foi a equipe ter uma grande OBEDI√äNCIA T√ĀTICA. Eram ESTRELAS DISCIPLINADAS. A cada ano consegu√≠amos jogadores melhor qualificados,¬†e, por isso, tivemos o grande aproveitamento em 1976 [84% dos pontos conquistados, o maior campe√£o da hist√≥ria do Brasileir√£o>. Al√©m disso, era um grupo raro, de estrelas sem vaidades.¬†Eles compreendiam o que eu queria taticamente e conseguiam desenvolver esse futebol dentro de campo.¬†O MEU CONCEITO SEMPRE FOI QUE O JOGADOR TEM LIBERDADE PARA FAZER O QUE QUER QUANDO TEM A BOLA. MAS, SEM A BOLA V√ÉO JOGAR COMO EU QUERO.‚ÄĚ

E at√© hoje isso √© verdade!¬†Com um time em reconstru√ß√£o, podemos ganhar jogos, mas campeonatos e principalmente mata-mata √© mais dif√≠cil.¬†¬†Claro que tem exce√ß√Ķes, pois sen√£o tivesse n√£o seria regra.

Mas, veja times que estão constantemente disputando quartas de final de Champions: Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Bayern, Juventus, Borussia.

E de outro lado vemos PSG, City e agora o Machester United.  Que trocam de elenco, avaliam jogadores por temporada!  E eles mesmo com altos investimentos, não conseguem competir com esses outros.

MUDANÇA NO FUTEBOL MUNDIAL

Vamos analisar os √ļltimos campe√Ķes da Champions, Bayern, Barcelona e Real Madrid.¬† O que eles tem de comum?

Não existem mais os meias centralizados!  Os jogadores mais perigosos são os que jogam de pé trocado pelos lados do campo:  Robben, Bale (Di Maria), Messi, canhotos abertos pela direita, Riberry, Cristiano Ronaldo e Neymar, destros abertos pela direita.

E porque?

Quando um jogador canhoto recebe a bola pela direita, quando ele domina, tem a vis√£o do campo inteiro!¬† Tem v√°rias op√ß√Ķes de passe, pode cruzar a bola em dire√ß√£o ao gol (e um leve toque, j√° mata goleiro), pode cortar para o meio e bater com a parte de dentro do p√© no canto oposto ao goleiro.

Já quando um velocista destro pega a bola pela direita, sua opção é correr até a linha de fundo, e cruzar.  Ou seja, é muito mais fácil de ser marcado!

Enfim, Rogério Ceni e Beale, estão alinhados com essa nova forma de jogar.

E por isso a saída de David Neres foi tão sentida!  Muitos acham que o São Paulo o vendeu bem!  Mas, ninguém pergunta porque o Ajax pagou só isso!

Messi, Bale, Robben, Di Maria, Bernardo Silva (Monaco), Erik Lamela, Douglas Costas, s√£o jogadores valorizados!

Existem 10 destros para cada canhoto no mundo! 

J√≥ia √© algo raro!¬† E canhotos que jogam pela direita s√£o j√≥ias, pois n√£o se encontram em abund√Ęncia no mercado.

E infelizmente o S√£o Paulo, se desfez nos √ļltimos anos, de¬†5¬†bons canhotos que sabem jogar de p√© trocado: Lucas Evangelista, Boschilla, Ewandro, In√°cio e David Neres.

E O QUE ISSO TEM A VER COM O S√ÉO PAULO E ROG√ČRIO CENI E BEALE?

Para o esquema de Rogério Ceni dar resultado e mudar o futebol brasileiro, é imprescindível, que tenhamos craques nas beiradas de campo, volantes/meias atléticos no meio e um volante alto.

Muito mais do que meias!

VOLANTE/MEIA

Uma das maiores críticas a Rogério é escalar 3 volantes.  Mas, hoje no futebol moderno, Raktic, Modric, Vidal, Pobga, Matuidi, são muito mais importantes que James Rodrigues, Arda Turam, Goetze, Mata e Pastore!

N√£o s√≥ nas pontas, como tamb√©m pelo meio √© necess√°rio jogadores atl√©ticos, r√°pidos, que “racham” a bola em qualquer setor do campo!

Raramente, um time vai deixar um meia pensar!¬† Ent√£o √© melhor ter volantes que roubem a bola r√°pido, e passem para os jogadores de p√© trocado no √ļltimo ter√ßo de campo!

Desses já temos um acerto:  Volante Alto:  Jucilei (1,85cm) e Militão (1,86cm) subindo e poderiamos ter Luisão (1,84cm), vendido semana passada ao Porto, como parte de pagamento a Maicon.

Afinal, quando pressionamos a saída de bola, o time adversário será obrigado a dar um chutão, que normalmente cai no volante centralizado, o chamado primeiro volante.  Assim como Brusquets (1,89cm), Casemiro (1,84cm), Xabi Alonso (1,83cm), Matic (1,94cm).

E esses podem podem formar uma linha de 3, quando o time precisa “povoar o meio campo”, subindo os laterais que passam a ser alas.

E √† frente desse “Primeiro volante” ou “volante zagueiro” ou “Volante Centralizado”, temos que ter dois meias/volantes atl√©ticos, que sobem e voltam com vigor, “rachando” a bola em qualquer setor do campo.

Um deles é Thiago Mendes!  O jogo dele crescerá muito com um ponta direita canhoto, e com um outro meia/volante canhoto ao seu lado, que avance com ele e dê opção de infiltração!

E esse Meia/volante não pode ser Cícero!

E quem seria?  Gosto muito de um jogador da base do Flamengo, que jogou na seleção sub-20 com Boschilla, e que esta emprestado ao Avaí, chamado Jajá:

https://youtu.be/teXFa5hc9BQ

Jogador jovem, que pode ser desenvolvido por Beale, barato e de um empresário que nossa diretoria tem boa relação.

Ou até testar Junior Tavares nessa posição, contratando um outro lateral esquerdo!

PONTAS/MEIAS DE P√Č TROCADO

Um dos maiores erros do S√£o Paulo nos √ļltimos anos, tem sido contratar jogadores de time de interior, ou emprestados para essa posi√ß√£o!

Essa posi√ß√£o √© essencial!¬† √Č nessa posi√ß√£o que precisamos investir, e n√£o em “Meias centralizados”!

Nessa posi√ß√£o n√£o √© fazer o “feij√£o com arroz”,¬†pois √©¬†l√° que hoje, os jogos s√£o ganhos.

Cueva, com dois volantes/meias, atléticos, pode ficar mais aberto pela esquerda, como joga no Peru e como jogava no Toluca quando nos interessamos por ele.  Tanto, que fomos ver Buffarini, e nos surpreendemos com o jogador que ele teve que marcar.

Pela direita temos Luiz Araujo que com um time mais entrosado, tem tudo para render melhor!  Esse não é um jogador para pegar a bola parado!  Precisa que o time se movimente, e ele possa receber a bola em progressão!  O arranque dele é algo extraordinário.

Veja o gol dele contra o Santos:

https://youtu.be/Ccnki1uBRsU

Ele pega a bola na direita, corre em diagonal (Caminho mais longo), e chega muito mais r√°pido do zagueiro que corre em linha reta!

Mas, e quando ele cansa?  E quando Cueva é convocado?

N√£o d√° para ter um jogador que se machuca tanto como W. Nem, e muito menos um Neilton no Banco!

Pato seria o nome!  Sua melhor fase, foi jogando assim com Osório!

Outro nome que agrada é Lucas Piazzon, que tem seu contrato terminando esse ano com o Chelsea.

E porque não dar uma nova chance a João Paulo (o Hulkinho do Morumbi)?  Jogador forte fisicamente, que chuta como poucos!

Ou então, testar Caíque!

CONCLUSÃO

Se contrataram Rogério Ceni, pelas suas ideias, pela filosofia de jogo que pretende adotar, é preciso contratar pensando em como ele quer o time jogando!

Por: Ernani Takahashi