Eu estou bem chateado como não poderia deixar de ser.

Mas, ao cair o sentimento de nervosismo e irritação por mais uma eliminação contra um rival, fica a racionalidade. É bem claro para mim, que o time vinha mal, frágil e insosso. Quando se deparava à dificuldades, sofria e sucumbia.

Isso não mudaria com uma simples classificação para a final ou com um título paulista. Acho até que precisávamos do título paulista para dar uma levantada no moral e que seria importante para o resto do ano e para nosso momento psicológico como torcedores. Mas, não apagaria os erros e não nos faria mais fortes e melhores para o ano. Vejamos o Santos de tantas conquistas recentes no Paulistão que se amparava pela conquista estadual e nada produzia o resto do ano, à exceção do ano passado que ainda foi vice.

O Corinthians campeão brasileiro de 2015 sucumbiu no Paulista e na Libertadores, o Palmeiras sucumbiu da mesma forma ano passado. Claro que não é regra. Mas é um sinal para corrigir problemas, rever o trabalho, seguir o certo e aniquilar o errado.

Confesso que Ceni tem errado mais que esperava e não mexe como eu gostaria. Não posso me dizer feliz com ele. Ao mesmo tempo, que estou cansado de profissionais ruins e caros passando aqui e sem qualquer preocupação com os resultados por ser mais um trabalho. Para Ceni, por mais que esteja errando, o peso é diferente.

Com o perfil que tem e a arrogância que demonstra nas entrevistas, demonstra sua característica mais defensiva que é como sabe se proteger. É  o jeito dele. Está se defendendo. Seu estilo, que me agrada, ainda precisa de peças e implantação de treinamentos e estilos.

Temos um time com problemas de qualidade e isso é um dos pontos que são escondidos por uma imprensa que se preocupou mais em defender Leco que expor as verdades do clube visando as eleições. Agora que passou, talvez as verdades apareçam mais e isso ajudará um pouco. Há muita gente que precisa olhar mais com racionalidade o que se fala dos dirigentes ao invés de tudo justificar como “Ah, mas o Pimenta é isso e aquilo…” como se o Pimenta estivesse mandando no futebol atual do clube. Não, a oposição não fez nada e não tem culpa em nenhum fracasso colhido por Leco ao longo destes 18 meses que ele comanda o clube e ao longo destes 8 anos de seu grupo no poder.

A oposição não contratou treinador, não contratou jogador, não define comissão técnica, diretor de futebol, VP de futebol, nada. Quem faz isto é o presidente e seus diretores, seus escolhidos e aliados. Portanto, vamos parar de tapar o sol com a peneira pois agora, quem precisa de apoio e mudar é o São Paulo.

Leco ficou. E vamos juntos com ele, cobrando, apoiando, criticando e exigindo o melhor para o clube. Pinotti hoje deita e rola no clube e vai para a Diretoria de Futebol. Isso no primeiro ano de profissionalização e geração de ações do Novo Estatuto. O que exige o novo estatuto? Profissionais reconhecidos e com experiência. E Pinotti e Raí, dois sem experiência são os primeiros escolhidos. Não e crítica, é constatação de que não está certo. Está escrito uma coisa e nas ações vemos outras.

Ceni precisa de apoio e confiança. Ser blindado para desenvolver bem seu trabalho e avançar para possível sucesso. E por isso acho Pinotti positivo em estar ali. Mas, temos que ficar ligados no quanto a amizade entre eles e a “paz e tranquilidade” de serem amigos, fará Ceni mais ligado ou relaxado. Ele precisa de apoio mas  cobranças e necessidade de resultados, críticas construtivas são naturais em um ambiente competitivo. Lá se vão 120 dias, 4 meses e resultados decepcionantes.

Mas, lampejos de um time muito diferente e bom, que pode nos dar alegrias em questão de tempo. Por isso, dentro do alto de minha exclusão de passionalidade, separo meu sentimento de torcedor entristecido para achar por hora, bom que Ceni tenha essas 2 semanas de trabalho agora pré Brasileiro.

O time está em frangalhos fisicamente, estão com desempenho ruim em campo e Ceni precisa melhorar seus conceitos sobre jogadores e sobre o estilo e padrão da equipe. Não pela ideologia que é positiva. Mas sim, pelo resultado em si. Ele precisa começar a colocar a prática em funcionamento. Essa paciência não durará se os resultados não vierem no Brasileiro que não será essa molezinha de Paulista e ainda há o fantasma de rebaixamento que nos acometeu em 2016, por exemplo.

Só com a Sul Americana e o Brasileiro, Ceni terá agora mais datas e tempo de recuperar o time como tiveram Cuca e Tite nos anos anteriores, por exemplo. Se ele for realmente o líder e o treinador que planejamos e esperamos que seja, essa pausa pode ser sim, positiva.

Pode simbolizar uma correção de rumos.

E eu espero, em tudo: física, tática e tecnicamente. Em espírito, em estilo, em foco. De um time agressivo com linhas altas e com passes rápidos, passamos a ser um time de cruzamentos e desespero. Um time fraco psicologicamente que ao tomar gol desmancha. As últimas duas semanas foram duras, muito duras para mostrar os erros. O que não significa que só sobraram erros e problemas e que nada mais presta.

Eu apoio a continuidade de Ceni e que seja ele o treinador. Eu apoio que ele tente, arrisque e busque o que acha melhor. Mas,  espero muito que ele faça uma reconsideração de ideias, atitudes e principalmente no seu modo de ver o jogo que gera tantas equívocos em substituições. Ele  precisa ver melhor as nuances do jogo e entender melhor o funcionamento de nossos jogadores.

Ceni precisa de reforços. Ao menos três. Meia armador e volante são imprescindíveis. Nem que sejam de clubes menores como foram Morato e Marcinho. Que seja dos destaques do Paulistão, que seja subir o Militão, dar chance a Léo Natel, Frizzo, usar mais Shaylon e Lucas Fernandes. Precisamos de peças e dar confiança aos jogadores.

Ceni precisa mostrar a eles que o caminho da vitória passa pela dedicação, comprometimento e persistência.  Foi assim na vida dele e não vejo como esse time mediano ser diferente.

Nem tudo está perdido já que esse filme se repetiu muito nos últimos anos e Ceni chegou ao mesmo ponto que gente mais consagrada e com elenco melhor como Muricy e Bauza, por exemplo. O time este ano nos deu mais nos 4 primeiros meses que nos últimos anos e é nisso que me apego para ver a luz no fim do túnel.

Se dará certo ou não, depende mais de Ceni e da diretoria lhe dar peças que o ajudem a fazer funcionar o que ele quer. E  para isto, precisamos é ajudar Ceni na cobrança e não ficarmos como focas ou vacas de presépio fingindo que a culpa é de um jogador ou outro como fazemos todo ano, esquecendo de quem monta, forma e contrata. Se não mudar a cabeça da diretoria, seguiremos na mesma. Se depender só do Ceni, não vai rolar.

Já que ficou o Leco que não vai se meter com o Pinotti, precisamos muito agora acreditar e apoiar. Mas NUNCA, NUNCA deixar de cobrar pelo melhor. Isso é princípio básico de vencedores seja onde for, no futebol ou na vida.

Correção de Rumos, é o que precisamos e o que espero. Não precisamos mudar o time todo, o comandante ou o caminho, mas ajustá-lo.

E vamos São Paulo!

Alexandre Zanquetta

alexandrezanquetta@uol.com.br

twitter.com\blogdosaopaulo

facebook.com\blogdosaopaulo