Zanquetta: Correção de Rumos

Eu estou bem chateado como não poderia deixar de ser.

Mas, ao cair o sentimento de nervosismo e irritação por mais uma eliminação contra um rival, fica a racionalidade. É bem claro para mim, que o time vinha mal, frágil e insosso. Quando se deparava à dificuldades, sofria e sucumbia.

Isso não mudaria com uma simples classificação para a final ou com um título paulista. Acho até que precisávamos do título paulista para dar uma levantada no moral e que seria importante para o resto do ano e para nosso momento psicológico como torcedores. Mas, não apagaria os erros e não nos faria mais fortes e melhores para o ano. Vejamos o Santos de tantas conquistas recentes no Paulistão que se amparava pela conquista estadual e nada produzia o resto do ano, à exceção do ano passado que ainda foi vice.

O Corinthians campeão brasileiro de 2015 sucumbiu no Paulista e na Libertadores, o Palmeiras sucumbiu da mesma forma ano passado. Claro que não é regra. Mas é um sinal para corrigir problemas, rever o trabalho, seguir o certo e aniquilar o errado.

Confesso que Ceni tem errado mais que esperava e não mexe como eu gostaria. Não posso me dizer feliz com ele. Ao mesmo tempo, que estou cansado de profissionais ruins e caros passando aqui e sem qualquer preocupação com os resultados por ser mais um trabalho. Para Ceni, por mais que esteja errando, o peso é diferente.

Com o perfil que tem e a arrogância que demonstra nas entrevistas, demonstra sua característica mais defensiva que é como sabe se proteger. É  o jeito dele. Está se defendendo. Seu estilo, que me agrada, ainda precisa de peças e implantação de treinamentos e estilos.

Temos um time com problemas de qualidade e isso é um dos pontos que são escondidos por uma imprensa que se preocupou mais em defender Leco que expor as verdades do clube visando as eleições. Agora que passou, talvez as verdades apareçam mais e isso ajudará um pouco. Há muita gente que precisa olhar mais com racionalidade o que se fala dos dirigentes ao invés de tudo justificar como “Ah, mas o Pimenta é isso e aquilo…” como se o Pimenta estivesse mandando no futebol atual do clube. Não, a oposição não fez nada e não tem culpa em nenhum fracasso colhido por Leco ao longo destes 18 meses que ele comanda o clube e ao longo destes 8 anos de seu grupo no poder.

A oposição não contratou treinador, não contratou jogador, não define comissão técnica, diretor de futebol, VP de futebol, nada. Quem faz isto é o presidente e seus diretores, seus escolhidos e aliados. Portanto, vamos parar de tapar o sol com a peneira pois agora, quem precisa de apoio e mudar é o São Paulo.

Leco ficou. E vamos juntos com ele, cobrando, apoiando, criticando e exigindo o melhor para o clube. Pinotti hoje deita e rola no clube e vai para a Diretoria de Futebol. Isso no primeiro ano de profissionalização e geração de ações do Novo Estatuto. O que exige o novo estatuto? Profissionais reconhecidos e com experiência. E Pinotti e Raí, dois sem experiência são os primeiros escolhidos. Não e crítica, é constatação de que não está certo. Está escrito uma coisa e nas ações vemos outras.

Ceni precisa de apoio e confiança. Ser blindado para desenvolver bem seu trabalho e avançar para possível sucesso. E por isso acho Pinotti positivo em estar ali. Mas, temos que ficar ligados no quanto a amizade entre eles e a “paz e tranquilidade” de serem amigos, fará Ceni mais ligado ou relaxado. Ele precisa de apoio mas  cobranças e necessidade de resultados, críticas construtivas são naturais em um ambiente competitivo. Lá se vão 120 dias, 4 meses e resultados decepcionantes.

Mas, lampejos de um time muito diferente e bom, que pode nos dar alegrias em questão de tempo. Por isso, dentro do alto de minha exclusão de passionalidade, separo meu sentimento de torcedor entristecido para achar por hora, bom que Ceni tenha essas 2 semanas de trabalho agora pré Brasileiro.

O time está em frangalhos fisicamente, estão com desempenho ruim em campo e Ceni precisa melhorar seus conceitos sobre jogadores e sobre o estilo e padrão da equipe. Não pela ideologia que é positiva. Mas sim, pelo resultado em si. Ele precisa começar a colocar a prática em funcionamento. Essa paciência não durará se os resultados não vierem no Brasileiro que não será essa molezinha de Paulista e ainda há o fantasma de rebaixamento que nos acometeu em 2016, por exemplo.

Só com a Sul Americana e o Brasileiro, Ceni terá agora mais datas e tempo de recuperar o time como tiveram Cuca e Tite nos anos anteriores, por exemplo. Se ele for realmente o líder e o treinador que planejamos e esperamos que seja, essa pausa pode ser sim, positiva.

Pode simbolizar uma correção de rumos.

E eu espero, em tudo: física, tática e tecnicamente. Em espírito, em estilo, em foco. De um time agressivo com linhas altas e com passes rápidos, passamos a ser um time de cruzamentos e desespero. Um time fraco psicologicamente que ao tomar gol desmancha. As últimas duas semanas foram duras, muito duras para mostrar os erros. O que não significa que só sobraram erros e problemas e que nada mais presta.

Eu apoio a continuidade de Ceni e que seja ele o treinador. Eu apoio que ele tente, arrisque e busque o que acha melhor. Mas,  espero muito que ele faça uma reconsideração de ideias, atitudes e principalmente no seu modo de ver o jogo que gera tantas equívocos em substituições. Ele  precisa ver melhor as nuances do jogo e entender melhor o funcionamento de nossos jogadores.

Ceni precisa de reforços. Ao menos três. Meia armador e volante são imprescindíveis. Nem que sejam de clubes menores como foram Morato e Marcinho. Que seja dos destaques do Paulistão, que seja subir o Militão, dar chance a Léo Natel, Frizzo, usar mais Shaylon e Lucas Fernandes. Precisamos de peças e dar confiança aos jogadores.

Ceni precisa mostrar a eles que o caminho da vitória passa pela dedicação, comprometimento e persistência.  Foi assim na vida dele e não vejo como esse time mediano ser diferente.

Nem tudo está perdido já que esse filme se repetiu muito nos últimos anos e Ceni chegou ao mesmo ponto que gente mais consagrada e com elenco melhor como Muricy e Bauza, por exemplo. O time este ano nos deu mais nos 4 primeiros meses que nos últimos anos e é nisso que me apego para ver a luz no fim do túnel.

Se dará certo ou não, depende mais de Ceni e da diretoria lhe dar peças que o ajudem a fazer funcionar o que ele quer. E  para isto, precisamos é ajudar Ceni na cobrança e não ficarmos como focas ou vacas de presépio fingindo que a culpa é de um jogador ou outro como fazemos todo ano, esquecendo de quem monta, forma e contrata. Se não mudar a cabeça da diretoria, seguiremos na mesma. Se depender só do Ceni, não vai rolar.

Já que ficou o Leco que não vai se meter com o Pinotti, precisamos muito agora acreditar e apoiar. Mas NUNCA, NUNCA deixar de cobrar pelo melhor. Isso é princípio básico de vencedores seja onde for, no futebol ou na vida.

Correção de Rumos, é o que precisamos e o que espero. Não precisamos mudar o time todo, o comandante ou o caminho, mas ajustá-lo.

E vamos São Paulo!

Alexandre Zanquetta

alexandrezanquetta@uol.com.br

twitter.com\blogdosaopaulo

facebook.com\blogdosaopaulo

 

 

Anúncios

251 comentários

  1. Quanto ao Leco, não espero nada de novo e de melhor até o fim do mandato dele. Vai ser mais do mesmo.
    Profissionalização vai passar longe.
    Estou procurando onde me agarrar para ter esperanças de algo. Não consigo achar.

    Curtido por 2 pessoas

    • O preparo físico do SPFC é muito ruim. vejam que Cueva ainda não voltou a jogar o que jogava, na minha opinião ele não estava pronto ainda e o lançaram no desespero.

      Curtir

      • Concordo com você! O Cueva não é de fugir da decisão e vejo muitos comentários execrando as duas partidas que fez no seu forçado retorno.
        Ele é um dos que assume a responsabilidade mas para mim ficou nítido que foi no sacrifício, para ajudar o time mesmo.
        Não estava em suas melhores condições e ao invés de descansar e se recuperar foi para os jogos justamente por que é um cara que gosta do time, se doa a equipe.

        Curtido por 1 pessoa

      • Nesse ponto, concordo contigo e mencionei durante o meio de semana: pelo jogo contra o Cruzeiro, ficaria no banco para jogar cerca de 30 min finais em que o time do Corinthians poderia estar um pouco mais cansado.

        Curtir

  2. Porque segundo o novo estatuto o profissional indicado para o futebol tem que comprovadamente entender do assunto e não é o caso dele….. Foi o que li no blog do Birner….

    Curtir

    • Mas aí é que entra a interpretação.
      Podem alegar que ele tem experiência em cargos executivos, e por ter sido diretor por vários anos tem ligação com o futebol.
      Por mim não seria o escolhido justamente por isso.
      Mas lembrem-se que o regime continua absolutamente presidencialista e o Leco tem o controle do conselho de adm. e do conselho deliberativo.
      Não vejo o Leco recuando.
      O Leco tem una grande dívida com o Pinotti.

      Curtir

  3. Zanquetta…

    Bom dia.

    Olha, comecei a ler o post e parei quando você voltou a falar da política do clube. Para mim, já ficou claro a sua posição política. E na minha opinião nem o Leco e tão pouco o Pimenta são dignos de confiança. Ambos (como diz o Karnal) não são experimentados na honestidade e na ética.
    No que diz respeito ao time, particularmente foi um 1º semestre ruim, onde tivemos alguns bons momentos e outros nem tanto assim. Onde o resultado final são essas duas eliminações em menos de 1 semana. Vejo que o time ainda está se ajustando, e o desequilíbrio ainda é visível. O Rogério está no caminho certo, mas precisa rever alguns conceitos que nesse momento estão claros que não deram certo (esquema tático, jogadores, etc). Por fim, nos resta acreditar. No clube, no que diz respeito a política e os novos rumos que o novo estatuto pode trazer ao clube. E acreditar na comissão técnica e nos jogadores. E quando for preciso cobrar.

    Curtido por 1 pessoa

  4. tem um artigo no estatuto que determina que os diretores executivos serao contratados dentre os que possuam notorio conhecimento em sua area de atuaçao, o que nao e o caso do Pinotti ,ele nao tem notorio conhecimento no futebol , deveria ser o Marco Aurelio Cunha ou alguem do mercado de futebol tipo o Mattos dos porcos

    Curtir

  5. Triste com a eliminação? Muito, mas vamos com calma, quando o Rogério Ceni foi anunciado, 90% dizia que o ano de 2017 era de reconstrução, que não seria possível cobrar títulos já esse ano e que o time estaria pronto apenas em 2018 por se tratar de um técnico inexperiente, jogadores novos, meninos da base precisando de rodagem e etc… Agora depois de 2 eliminações que diferente de outras oportunidades não foram para times de 2 e 3 divisão vamos mandar todo mundo embora e trazer um novo técnico? Por conta desse pensamento imediatista que já passaram mais de 200 jogadores e 20 técnicos pelo São Paulo nos últimos anos, e o pior, muitos desses jogadores que foram chutados do Morumbi foram bem em outros times, vamos acreditar, o elenco é bom, o técnico pode ter seus defeitos mas se tem uma coisa que não aceita é o fracasso, vai dar certo… E não se esqueçam o “super Tite” foi eliminado de uma pré libertadores pelo tolima, TODOS queriam sua cabeça, o presidente prestigiou e o cara ganhou tudo…

    Curtido por 4 pessoas

    • Se dizia que o ano seria de reconstrução e a maioria concordava que sim, que não deveria haver cobranças excessivas, tudo bem, era isso mesmo.

      Mas a partir do momento em que se gasta 20 milhões de reais para comprar 50% de um atacante de seleção, justamente quando se diz que o clube passa por uma situação financeira muito difícil, aí tem que ser cobrado sim, pois se muda a chave da “reconstrução” para “estou brigando por títulos”.

      Claro que isso é minha opinião de Zé Ruela, ninguém é obrigado a concordar com ela.

      Curtir

  6. Bom dia Zanquetta!
    Acompanho sempre o Blog e acho suas analises sempre muito sensatas.
    Hoje concordo com 95% de suas palavras. Não vejo o time tão fragilizados após tomar os gols como em anos anteriores e não colocaria tanto peso sob os ombros do presidente Leco referente a contratações.
    Quero deixar claro que não sou nenhum entusiasta do trabalho do presidente, mas vejo que o que foi pedido por Ceni, ele fez dentro das possibilidades. contratando, renovando contatos e até mesmo dispensando jogadores que poderiam ser uteis ao time. Exemplos de Jean Carlos meia sem tanta expressão que poderia ajudar como você mesmo disse em seu texto.
    Em minha humilde opinião, também não vejo essa melhora toda em relação ao time de hoje com o Time do ano passado com o Paton por exemplo,tínhamos um time fraco como temos hoje ( algumas peças bem piores na verdade), com a diferença de que o treinador sabia da limitação do time e não era deslumbrado com ele. Jogávamos por uma bola por que sabíamos que a nossa qualidade só nos permitia isso. ( o que por sinal é justamente isso que fizeram o cruzeiro e a merda sem numero contra nós).
    Acredito que deva mesmo ser implantado um novo conceito de jogo, jogo veloz de triangulações, marcação alta e qualidade nas finalizações. Porém, creio que seja de responsabilidade do trenador conseguir isso, e infelizmente o Mito ainda não esse Cara pra fazer isso. ele não tem a Canxa necessária ainda, para mandar embora os “Peso Morto” e enxergar no mercado o que realmente o time precisa para jogar no sistema que ele na cabeça dele.
    Grande abraço!

    Curtir

  7. E eu quero ver, caso o RC não consiga fazer o time jogar ( muito mais pela falta de elenco equilibrado e de qualidade ) como é q o Leco vai resolver isso.

    RC não pedirá demissão ( Não pedia nem pra deixar de jogar quando tava com dores )

    Leco terá peito pra jogar o fracasso nas costas do treinador? A torcida permitirá isso ? Como trocar o comando técnico?

    É a criatura comendo o criador……Leco não viu o óbvio, que o Ceni é muito maior q ele no clube…….é o feitiço jogando contra o feiticeiro

    Curtir

  8. Saudade daquele time que tomava 2 ou 3 mas fazia 4.

    Na verdade as duas eliminações ocorreram em casa, veremos o que vem pela frente.

    E a Ponte que se cuide, dois gols impedidos que a arbitragem “não vê”, bem no estilo traveco de ser.

    Curtido por 1 pessoa

  9. É lógico que ficar fora da final é decepcionante, principalmente por sabermos que tínhamos condições de superar o adversário. Mas a análise do trabalho de Ceni e sua comissão técnica tem que ser feito pelo que já foi apresentado até o momento.

    E se a gente analisar os últimos anos (no mesmo período) veremos que muita coisa boa aconteceu nesse ano. Existem vários jogadores vindo da base, o time foi sendo montado (desmontado) nesse período de 04 meses e mesmo assim fomos eliminados por um time de tradição, que conta sempre com a “boa vontade” de toda a imprensa e demais setores ( 2 gols irregulares em duas partidas). Em anos anteriores com técnicos mais “experientes” e um elenco mais completo, acabamos eliminados por times sem grande tradição como foi o caso dos 02 últimos anos.

    Teve erros sim, mas com certeza os benefícios foram muitos e se derem a tranquilidade para ele desenvolver o trabalho e no mínimo um pouco mais de organização (planejamento correto), bons frutos serão colhidos. O que deve ser pensado para esse ano, não são títulos, mas sim numa preparação de um elenco, que seja capaz de começar a próxima temporada, aí sim , brigando por todos os títulos.

    Curtido por 1 pessoa

  10. O Rogério não quer montar um time de resultados. Ele quer fazer diferente. Quer revolucionar o futebol brasileiro. E pra isso acontecer está lutando contra uma cultura e sem as peças que esse modelo exige.
    Enquanto os jogadores ainda estiverem comprando as ideias “revolucionárias” do Ceni, tá tudo certo. O problema é quando eles não acreditarem mais, não se entregarem tanto. Essa confiança só vem com resultados. Agora é ajeitar as peças e reiniciar o jogo. Brasileirão vai ser difícil.

    Curtir

  11. Bom dia.
    Chateado com a eliminação.
    O que me resta é torcer, nem estou com cabeça para pensar o que deve mudar, deixar isso para técnico e diretoria, que recebem para isso, pois eu não tenho recebido nada (vitórias, titulos), so tenho pagado.

    Vamos São Paulo, você a maior que tudo isso que está ai.
    Boa semana a todos.

    Curtido por 2 pessoas

    • Ta sendo irônico neh?
      Paton tomou de 4×1 do Audax ano passado e fez uma cagada do tamanho do Morumbi contra o Atlético Nacional… sem contar as fases da Libertadores que passamos no maior sufoco…

      Curtido por 2 pessoas

    • paton era horrível….. o ceni tem que largar a mão de ser teimoso e parar de justificar derrotas com números….

      Enquanto ele insistir com o mendes de meia e cicero de segundo volante será difícil…..dois centroavantes nunca mais….já insistimos nos chuveirinhos com dois centroavantes piora e muito……. falta padrão tático ao time, triangulações, tabelas infiltrações não vejo nda disso no time….. melhoraria e muito o time se ele sacasse uns dos dois e escalasse o lucas fernandes ou shaylon….ou contrata um meia……

      Curtir

      • Thiago Mendes e Cícero são os dois jogadores emblemáticos dessa escalação.

        Para mim, um está no lugar errado (Thiago) e o outro tem estilo de jogo incompatível com a necessidade de vencer (Cícero), em vista do estilo burocrático de jogo.

        Curtir

  12. Zanquetta parabéns pela coluna. Concordo na maioria dos pontos e outros eu discordo.

    Sinceramente não acho o elenco tão fraco assim. Se formos comparar com outras equipes os nossos jogadores seriam titulares de Corinthians e Santos facilmente e alguns no Palmeiras. No Cruzeiro nem se fala.

    Ao meu ver o grande problema é que o jogadores no SPFC não rendem o seu máximo. Não sei se é o aspecto físico, se a parte política interfere no futebol. Mas é nítido como os jogadores jogam duas partidas bem e três muito mal.

    O Rogério tem mudar esse lado arrogante. A função dele mudou e realmente a atitude dele no caso do Rodrigo Caio foi extremamente decepcionante. Sabemos da seriedade dele, tivemos um crescimento do futebol apresentado, mas se espera muito mais.

    Ao meu ver o Pinotti não poderia assumir, seria incoerente negociar por exemplo o Centurion sendo que o clube tem dinheiro a lhe pagar. Sabemos que o Pinotti tem interesse em ser um futuro presidente do SPFC mas precisamos de profissionais. E o desempenho dele no marketing não o qualifica para tal função.

    Vamos esperar que nestes dias de pre temporada consigamos colocar todos os jogadores em forma e aprimorar a parte tática. Sabendo que alguns vão sair como o João é muito provavelmente o Rodrigo Caio.

    Vamos sempre torcer para e evolução contínua

    Curtir

  13. Bom dia,eu sinceramente não tenho a mínima ideia de como sair dessa situação.Parece que virou maldição.Troca o Leco ok e entra quem???outra múmia daquele Conselho????é aquela sensação de q pode trocar técnico,jogador,dirigente mas o resultado continuará a mesma m…de sempre.”Há não temos elenco” ,Mas a Ponte e os travecos tem????”Há estamos em reconstrução” desde 2009 o mesmo pãozinho,os travecos sempre desmontando times e sempre nos eliminando,cansado e sem saber o rumo,parece algo muito mais complexo….

    Curtir

  14. Concordo com grande parte do que foi exposto.

    Não adianta ficar trocando.

    Em 2 meses saberemos o que esperar para o resto do ano.

    Prevejo um time como aquele em que o Kaká jogava antes de ir para o Milan, acho que será um campeonato brasileiro daquele tipo.

    Por ser pontos corridos, poderemos até chegar no título.

    Acredito em boa campanha.

    Só tragam reservas para volante e lateral. Isto é prioridade.

    Curtido por 1 pessoa

  15. Pra quem não entendeu o que aconteceu:

    Inicialmente a ideia de jogo era o 4-3-3 com 2 velocistas/dribladores pelas pontas e um bom centroavante. O time começou com a perspectiva de ter David Neres (estava na seleção por isso Luiz Araújo vinha jogando) e W.Nem pelos lados e Gilberto ou Chavez de centroavante. T.Mendes era para ser o segundo volante enquanto João Shmidt dava a saída de bola. Cueva era o armador e a gente não tinha um reserva para ele, embora a torcida acreditasse em Lucas Fernandes e Shaylon para a posição (nenhum dos dois estava pronto). Quando Cueva saia do time, Cícero é quem entrava, mas não como armador pois T.Mendes era adiantado para fazer jogadas de ultrapassagem e Cícero ficava responsável pelas viradas de jogo e lançamentos para os pontas.
    Lá atrás tínhamos o problema dos goleiros cometendo lances bizarros e dos laterais (Bruno e Buffarini não vinham tão bem e Jr.Tavares que acabara de subir não poderia jogar todas)

    Mas aí venderam David Neres, Luiz Araújo começou a se destacar, W.Nem se machucou e trouxeram Lucas Pratto e Jucilei.
    Pratto passou a ser o centroavante e Gilberto, que vinha se destacando, virou reserva imediato (Chavez ficou esquecido). Luiz Araújo tomou conta da ponta esquerda, enquanto na direita com W.Nem machucado e Neílton não rendendo nada, Ceni teve de colocar Cueva e T.Mendes se revesando entre o meio e o lado do campo. O time começou a encaixar mesmo antes do Pratto chegar e a vitória contra as sereias e contra a macaca (hoje finalista do campeonato) talvez tenha sido seu auge. Mas ainda tomava muitos gols, pois as bizarrices dos goleiros continuavam, a lateral direita não estava bem protegida e a esquerda falhava quando não era o Jr.Tavares por ali. Além disso até nosso melhor zagueiro (Maicon) ainda estava se acostumando com o esquema de jogo e cometia falhas.

    Depois o que mais prejudicou nosso time foram as lesões e convocações. No jogo contra as peppas, além de jogar sem o Cueva, tivemos de jogar com Denis, Douglas e Buffarini. O time ficou sem saída de bola e totalmente acuado em seu campo. Pratto isolado lá na frente estava tendo que vir cá atrás buscar jogo. Ficou evidente que o São Paulo não tinha elenco e que precisava de peças de reposição. Primeiro veio Thomaz, o qual ainda deu tempo de ser inscrito no paulista, depois vieram Moratto e Marcinho que só deu tempo de inscrever na Copa do Brasil para o segundo jogo contra as Marias.

    E para os últimos jogos agora estávamos com Renan no gol (sorte do Sidão e Denis terem se machucado), Jr.Tavares cansado (Buffarini e Edimar machucados), Araruna e depois Wesley na lateral direita (Bruno machucado e depois Araruna se lesionou), Maicon e Rodrigo Caio voltando de lesão (os dois se lesionaram, se lembram?), Jucilei cansado (Rogério teve de abusar dele tanto quanto do Jr.Tavares), Cícero cansado (além da idade também fez uma grande sequencia de jogos), Cueva fora de ritmo de jogo e Luiz Araújo abaixo da média (oscilação normal, o problema era não ter substituto inscrito). Será que Thomaz resolveria todos os problemas do ataque? Lugano ou Lucão resolveriam os problemas da defesa? Alguém queria escalar João Shmidt, Wellington ou Neílton?

    É justo colocar a culpa inteira no técnico?

    Curtido por 7 pessoas

    • e os outros times não tiveram problemas de lesões suspensões também? Só o nosso???? isso não justifica….eu vejo falta de compactação, nenhuma triangulação, infiltração muito menos…vejo um time estático abusando dos cruzamentos…

      Curtir

      • Não foi só isso, tiveram muitos outros fatores desde a troca de treinador (por que o São Paulo trocou tanto de treinador nos últimos anos?). Como era o elenco e o estilo de jogo anteriormente? Como o São Paulo teve de se reforçar? Como era a integração com a base? etc.

        Você está analisando os últimos jogos. Vai dizer que não via triangulação e compactação com o time mais completo? O São Paulo abusava dos cruzamentos antes das semifinais?

        Curtido por 1 pessoa

        • contra times inferiores é fácil…tirando o jogo contra o Santos que jogamos no contra-ataque, contra times do primeiro escalão nunca jogamos bem…..tb sou a favor que ele fique, porém ele não é imune a criticas por ser o Rogério, agora ele não é mais o mito Rogério ele é o treinador Rogério, o passado dele como jogador devemos esquecer e olhar criticamente como olharíamos qualquer outro treinador…. e não vejo um padrão tático desse time até o momento….

          Curtir

          • Poucos times já tem padrão tático consolidado este ano. E se 2 times tiverem mais de uma forma de jogar já é muito. Ceni vai errar sim (errou em algumas substituições e ainda não concordo que T.Mendes fique à frente e Cícero atrás), mas no meu entendimento o problema maior foi a falta de elenco para que o são Paulo pudesse manter seu futebol. A filosofia de jogo me agrada muito, pois neste ano tive prazer em ver meu time jogar em vários jogos.

            Curtido por 1 pessoa

    • Muito bom o seu comentário Ícaro, lembrou bem dos jogadores contundidos, dos convocados , os que não renderam o esperado , os fora de ritmo de jogo, enfim uma explanação com embasamentos.
      Parabéns pela lucidez

      Curtido por 1 pessoa

  16. saudades do meu São Paulo Fc., não vou entrar na questão do que esta errado ou certo…. só tenho a dizer realmente isso….. saudade do meu São Paulo Fc….
    Saudade……….
    Esperando como dizem. “São Paulo esta se reconstruindo” , esperando desde 2009…..
    Saudades…..

    Curtir

  17. Concordo com o Zanca, apoio total ao Ceni, e sem queimar jogadores.
    O time está amadurecendo, o técnico está amadurecendo, mas não teríamos ninguém mais apropriado para bancar essa re-estruturação do nosso futebol, com os meninos da base, e incorporando um espírito mais lutador ao time. Eu consigo enxergar isso no time, apesar das dois jogos terríveis no Morumbi.
    Acredito que essas três semanas serão de grande valor para o elenco, e vamos aproveitá-las e ter paciência.
    Chegar entre os primeiros no brasileirão é muito difícil, mas vamos acreditar, salvaria o ano!!
    Saudações tricolores!!

    Curtido por 1 pessoa

  18. Excelente coluna, já tava com saudade de chegar segunda feira e ler o que vc escreve Zanca. Com relação ao RC é isso ai, ele precisa rever alguns conceitos e ser um pouco mais humilde, com essas entrevistas ele só consegui a antipatia de todos. No mais ele tem que continuar no comando pelo menos até o final do ano, pra depois ser avaliado.

    Curtir

  19. bom dia

    apoiar eu irei como sempre, mas quem de fato precisaria mudar não muda !

    é muito advogado lá dentro do clube, com todo o respeito a classe mas tá mais atrapalhando o SPFC do que ajudando.

    os entendedores, entenderão.

    Curtir

  20. Enquanto existir remanescentes do 6×1 no elenco será isso.
    Faltam Lucão, Rodrigo Caio, Denis, Wesley e Thiago Mendes.
    O estilo de jogo do time, no entanto, me agrada, a leitura de Ceni durante o jogo às vezes sim, outras não. Normal da inexperiência, compramos isso ou mandamos embora e acho que o clube resolveu apoiar, então que se dê tempo para o trabalho, o Brasileirão será um excelente teste, campeonato longo de regularidade.

    Sobre a eleição, pare de chorar, já foi, mande um abraço pro Douglas Schwartzzman.

    Curtir

  21. E sobre p time atual,esse time está muito mal.Você não vê tabelas,jogadas de ultrapassagens pra linha de fundo,vc não vê jogadas ensaiadas que resultado mas bolas paradas ofensivas mesmo tendo um time alto com Rodrigo,Maicon,Cícero,Jucilei,Prato( com elenco dessa altura Paton teria orgasmos)você não vê chutes de fora da área,o time não cria nada,só chuveirinho e esperando uma segunda bola ou rebote.O time tem volume, mas como diria Mumu falta “profundidade” e patético e p CEni na enentrevista se vangloriar por cruzar trossentas bolas sem resultado prático nenhum.Não sou a favor da saída do Ceni,mas o time está muito mal e burocrático só tem volume de jogo mas nada de objetividade.

    Curtir

  22. Ontem eu escutei algo muito interessante: No Brasil não se contrata técnico para um trabalho, se contrata pra título. Ou ganha ou cai fora, não importando o tempo de trabalho.

    Refletindo, é exatamente isso que acontece. Olhando com a ótica da minha expectativa e paixao, ta tudo uma bosta e acho inadmissivel ser eliminado de dois campeonatos e terminar um semestr sem título. Agora, olhando friamente…o trabalho não é ruim. O estilo é bom, chegamos em duas decisões enfrentando times dificílimos e não dá pra exigir titulo com 4 meses de trabalho…ainda mais com um iniciante e um elenco bastante limitado. Não temos o elenco do Palmeiras, que foi “comido” (palavras do proprio jogador verdinho) pela Ponte Preta.

    Temos que dar tempo e apostar no Ceni. É tempo de mudança.

    Curtido por 6 pessoas

  23. Zanquetta. O seu pensamento está claro. No geral, refletiu bem a realidade e a linha de aprimoramento que deveria ser seguida pelo SPFC. Quanto a mim, após quatro meses da Era Ceni no São Paulo, coloco aqui o dedo nas feridas.

    Primeiro: o miolo da defesa mostrou ser fraco. Não adianta treinar a bola alta se os defensores, depois de uns trinta minutos de jogo, já perderam a velocidade e a capacidade de impulsão (Maicon), ou o porte físico é insuficiente para disputar a bola com o centroavante adversário (Rodrigo Caio).

    Segundo: lateral-esquerda sem jogador reserva. Trata-se de algo inadmissível – mostra a desqualificação do plantel e o despreparo de quem o formou.

    Terceiro: “segundo-volante” e “meia-armador” são fracos na descida ao ataque. Tais jogadores devem ser o cérebro do time, aqueles que ganham o meio de campo e municiam o ataque com jogadas de gol. Isso, não há no time! Não dá para jogar com Tiago Mendes em qualquer das duas funções. É preciso contratar urgentemente um protagonista para a função e achar um bom reserva para o Cueva.

    Quarto: Rogério Ceni está ainda na fase de experimentar, acertar, errar e aprender – não sabemos quanto tempo ele ficará nesta fase. Nos trabalhos, ele adotou bons e modernos sistemas de jogo, mas que exigem um plantel qualificado, ao estilo dos que possuem os times ingleses, o que não é o nosso caso, nem de longe. Ele está tentando remediar com o que acha a bom preço no mercado, mas a omelete que sairá disso ninguém sabe.

    Quinto: A nova diretoria não deu ainda mostras de como o plantel será reforçado, de como colocar nele uns três ou quatro jogadores protagonistas. Sem isso, não dá para vencer o Campeonato Brasileiro e nem chegar à Libertadores.

    Para concluir: infelizmente, membros do São Paulo e o treinador já dão como grande conquista apenas levar o time a “disputar a libertadores em 2018”. Estão jogando a toalha para Campeonato Brasileiro. Esta é a nossa realidade hoje.

    Curtir

    • Gosto de ler comentários objetivos igual o seu e gostaria de acrescentar minha opinião.

      A lateral direita também é nosso “calcanhar de aquiles”. Bruno é nulo na defesa e no ataque e seu porte físico não ajuda. Buffarini é nulo na defesa, porém se mostra mais esforçado e no ataque é ainda pior que Bruno. Desde que Buffarini começou no São Paulo não vi uma jogada sequer de drible e tabela em cima do adversário e com jogadas de linha de fundo. Algo que o Cicinho fazia muito bem. Eu venho batendo na mesma tecla faz tempo, precisamos urgente de um lateral direito. Ceni improvisou Wesley e não deu certo. Aliás, Wesley não dá certo desde que chegou.

      Curtir

  24. Acho que vamos ter que conviver com os erros do Ceni por algum tempo. Esse é o preço de colocar um cara sem experiência alguma no cargo.

    Não entendo por exemplo por que ontem ele entrou com o Gilberto de cara, em vez de repetir o que fez contra o Cruzeiro colocando alguém com características mais próximas às do Morato.
    Outra coisa foi esgotar o time antes da hora, escalando jogadores excessivamente como Cícero, cueva e jr Tavares. Era pra termos sempre em mente que os jogos mais importantes eram as finais, agora é que era para o time estar crescendo e mais forte fisicamente, mas o que vimos era um JR Tavares sem força para criar, um Cueva baleado e cicero tb esgotado. Erro típico de quem está ansioso pra começar a ganhar tudo e vai com muita sede ao pote.

    Curtir

  25. O que mais chateia é que todo ano “estamos em construção”. Todo primeiro semestre, desde Muricy perdemos o primeiro semestre.
    Fora o time estar com um aproveitamento ridículo frente aos adversários do Estado, virou vexame, vergonha, estarmos em um escalão abaixo com toda nossa história de conquistas desde que esse grupo do JJ ( que Deus o tenha ou o capeta) está no poder. Perdemos jogos, títulos, vergonha, reforma do estádio, isso pq ele era da tchurminha do PT.
    Reclamamos por um Brasil melhor, sem corrupção, etc e vemos nosso clube dando um “jeitinho” mesmo com um estatuto em vigor, de nomear os brothers (não estou julgando Pinotti). Lei é pra ser cumprida.
    Torço demais por este clube, mas as pessoas (os mesmos) insistem nos erros, preferem manter a magestade, então para LELECO o inglês, só tenho a lamentar e dizer…SOIS REI, SOIS REI !!!

    Curtir

  26. Estamos sem poder político, o que acontece com o SP ? Somos 16 milhões de sãopaulinos e a Globo mente na cara-de-pau em rede nacional sobre o impedimento e nada acontece ? Ninguém grande para destruir toda a mentira ? Aquilo foi uma vergonha, literalmente abriram o esgoto quando o comentarista de arbitragem diz que não foi impedimento porque o Pratto toca na bola, coisa nunca dita antes em 117 anos de futebol.

    O que me preocupa é que desrespeitam a moral do SP e nada acontece em retaliação, nossa torcida fica passiva quanto a isso e preferem criticar Rogério, R. Caio e Thiago Mendes.

    Curtido por 1 pessoa

    • A globo mostrou que estava impedido mesmo, descordo com aquele regra totalmente dificil de interpretar.. onde ta escrito uma coisa mas o que vale é outra.. O detalhe é que o juiz não tinha como ver e analisar toda aquela situação em um segundo, ele deu gol pq foi caseiro. Simples assim.

      Curtir

  27. No início do ano todos tinham consciência que seria um ano de montagem de grupo.

    Chegamos a uma semi final e fomos eliminados pelo nosso maior rival por falhas bobas. A mesma coisa contra o Cruzeiro. Lembro que nos últimos anos fomos eliminados por times pequenos e nem chegamos tão longe.

    A realidade hoje é que somos a quarta força do estado. Se enfrentasse o Santos ou o Palmeiras não seríamos favoritos.

    Acredito que este início de ano esta sendo muito promissor. Contratamos jogadores que eu acharia impossível como foi o caso do Lucas.

    Precisamos evoluir sempre. Contratar alguns jogadores pontuais. Mas acredito que a prioridade seria melhorar a comissão tecnica. Contrataria um preparador físico e um treinador de goleiro.

    E o Rogério precisa mudar um pouco o seu trato com os profissionais tanto jogadores como a imprensa. Agora ele tem que dar bem mais entrevistas e não adianta ficar sendo irônico ou ranzinza. Ou se desgastar pq não quer vestir a camisa do patrocinador.

    Vamos que vamos que o nosso futuro será muito melhor

    Curtir

  28. Outra coisa, quem se propõe a ter como umas das principais armas ofensivas ficar jogando bola na área, tem que treinar pra isso. Não tem um cara no nosso time que faça bons cruzamentos da lateral, ontem era um cruzamento mais medonho que o outro. A impressão que dava é que poderíamos ficar uma semana jogando bola na área deles que não faríamos o gol. E olha que tirando os zagueiros e o Jô, o time deles é um time de tampinhas.

    Curtir

  29. Concordo. Mas que não se peça simpatia do Ceni, porque: 1. nunca foi o jeito dele ser sorridente e afável como jogador (e por que seria?) e 2. simpatia não ganha campeonato. Arrogância é opinião. Resultados são fato. Cada um tem o direito de ter seu estilo. Vamos nos ater ao estilo de montar um time, e só isso já dá bastante trabalho.

    Curtido por 4 pessoas

  30. Nas duas primeiras partidas da fase final, fomos “prejudicados ” por falhas/displicência/infelicidade individual, o q acarretou a desclassificação.
    Mesmo com resultado negativo destas partidas iniciais, fizemos bons jogos, encarando adversários com certa superioridade, mas insuficientes para reverter,.
    FICOU claro q temos condições de fazer um bom BR-2017.

    Curtido por 2 pessoas

  31. Em regra, concordo que se precise de tempo para desenvolver um trabalho, mas algo já deveria existir. Estamos falando de tempo para fazer a “sintonia fina”.

    Exemplo: Muricy sempre começava o ano com dificuldades, mas o esquema tático e perfil de jogo estava definido. Ia ajustando ao longo do ano, time entrosando (sintonia fina) e, no geral, terminava forte.

    No nosso caso, foram 4 meses perdidos. Não existe esquema tático definido, os jogadores são mal escalados etc

    Curtir

  32. Tem gente que questiona a reconstrucao.
    Quando vem um tecnico com filosofia diferente e remonta equipe, temos que reconstruir.
    Quando vem um tecnico que mantem a filosofia do tecnico anterior, vide Carlile, com jogadores titulares e reservas acostumados com modo de jogar por anos, nao temos que reconstruir, temos que manter.

    O problema de estar sempre em reconstrucao eh, trazer tecnico como Osorio, com uma filosofia ofensiva, depois trazer um tecnico como Bauza com filosofia oposta. No meio um monte de iniciantes sem filosofia.

    Curtido por 1 pessoa

  33. Se o São Paulo quiser alguma coisa precisa precisa de um diretor de futebol de pulso para mexer na preparação física, com coragem de cobrar o Ceni. Além de dar condições aparando arestas no elenco e reforçando. Exemplo: Denis deveria ser negociado já que dos 3 goleiros que temos, ele é o mais fraco e ganha bem. Deveriam trabalhar o Lucas Perri pra vaga dele. Não deveriam renovar com o Lugano, pois temos na base reposições melhores que ele e conseguem compor elenco tranquilamente. Negociar Rodrigo Caio e Centurion utilizando parte do dinheiro para reforçar o elenco e parte para pagar dívidas. Devolver o Neilton pois esse não dará em nada e isso está nítido. Chamar Wellington Nem, Buffarini pra uma conversa por baixo desempenho. Terminando o empréstimo do Chavez, devolvê-lo para o Boca. E por aí vai futebol é isso não tem segredo é o que o Tite fez no Corinthians por diversas vezes e deu certo

    Curtir

  34. O Zanquetta tocou 2x num ponto que poucos veem: “Temos um time com problemas de qualidade e isso é um dos pontos que são escondidos por uma imprensa…”

    Escondido tb por boa parte da torcida! Nosso elenco não tem tanta qualidade assim como pensam.

    “Ceni precisa mostrar a eles que o caminho da vitória passa pela dedicação, comprometimento e persistência. Foi assim na vida dele e não vejo como esse time mediano ser diferente.”

    Realmente o elenco é bem mediano!

    O Renan parece ser um bom goleiro, mas pra confiar em goleiro leva tempo, e muito!

    A dupla de zaga é boa sim, mas é superestimada, o que os leva a tentar fazer + do que sabem, daí vem as falhas.

    No meio campo defensivo só temos o Jucilei, que tem que marcar pelo resto – isto desamina o atleta, sobrecarrega, tanto técnica como fisicamente, daí vem as lesões.

    No meio campo ofensivo só temos o Cueva; ele não jogará bem tds os jogos, ou seja, os jogos em que ele for bem marcado, veremos o que vimos ultimamente, chuveirinhos na área.

    O Pratto é bom, mas a bola tem que chegar, quando o Cueva não jogar bem, dificilmente o Pratto se destacará.

    Temos mts garotos no elenco, a tendência inicial é a oscilação. Por exemplo: Luis Araujo e Jr Tavares começaram o ano mt bem, mas caíram de produção, e infelizmente isto ocorreu em jogos decisivos contra adversários + difíceis. Se serão bons jogadores, só o tempo mostrará.

    O resto é de mediano pra fraco!

    E o futebol nos últimos anos destacou 2 posições fundamentais para equilibrar (ou desequilibrar) uma equipe: laterias e 2º volantes.

    Não temos nenhum 2º volante de qualidade: não ajudam na marcação, não criam. É só posse de bola e toquinho de lado.

    Nas laterais: o Jr Tavares é garoto, vai oscilar; esse Edimar nunca vi jogar (e tb nunca se destacou em time algum); o Bruno é mediano (até apoia bem, mas pra marcar é fraco); o Buffarini é esforçado, marca bem, mas tecnicamente é fraco.

    Ou seja, somos uma equipe previsível, fácil de ser marcada. E não é de hoje. Nossos últimos elencos tem sido assim.

    Vamos sofrer no Brasileirão…

    Curtir

      • Hehehe…Confesso que não entendi no início a parte do LA. Depois ficou bem claro.
        Infelizmente, muita gente vê os caras como máquinas e não são. Têm família, namoradas ou esposas, alguns bebem (sim, atrapalha o alto rendimento), podem ficar sem confiança, se cansam, passam noites mal dormidas, como vários de nós.
        Cabe ao R. CEni procurar escalar quem está melhor fisicamente, mentalmente e tecnicamente. Vi o exemplo do Guardiola no City com G. Jesus. Ele voltou de lesão, mas o técnico decidiu que não era o momento de jogar uma partida decisiva, mesmo estando treinando com os companheiros normalmente. Nem no banco ele ficou. Nosso maestro Cueva, apesar de ainda sim conseguir algumas boas jogadas, não pode jogar quando estiver na condição física e técnica que se encontrava. Espera-se muito dele e quando não funciona ficamos reféns do chuveirinho.

        Curtido por 1 pessoa

  35. Dois pilares que estavam jogando bem na parte ofensiva caíram muito de produção e Ceni não conseguiu achar os substitutos e isso prejudicou e muito a eficiência do setor ofensivo que foram Luís Araújo e Cuevas.Tomara que já nao beberam a “água benta” do CT.E curiosamente renovaram o contrato recentemente.O Cuevas ainda dou um desconto pois está voltando de contusão,más estou intrigado pois elê nao está daindo um mísero passe de infiltração.Não sei se é o posicionamento também,ele não está jogando na posição de armador e isso é um desperdício de talento.

    Curtir

    • É outro mistério pelos lados do Morumbi…
      Jogadores que estão bem, renovam contrato e caem vertiginosamente de produção…

      Talvez contrato de produtividade seria mais interessante pra ver se acaba com esse mal que tem ocorrido nos últimos anos.

      Curtir

  36. Acho que o grande problema do Ceni tem sido desapegar. Tem que encontrar outra forma de escalar o time.
    Agora ele tem novos jogadores e a partida contra o cruzeiro me parece mostrar que ele vai mudar o esquema.

    Ate entao era dificil mudar mta coisa, pois estavamos em reta de decisoes. Agora ele terá um longo caminho pra mexer e aprender mto.

    Curtir

  37. Seria importante o M1to ler essa coluna. Acho que resume bem o sentimento do torcedor.
    Acredito na reconstrução do time e acredito que essa “pré-temporada” forçada será muito proveitosa…
    Morato pareceu ser bom jogador.. Cueva precisa de tempo para voltar a render.. W.Nem terá tempo para voltar… e principalmente, Rogério terá tempo de treinar o time…

    Curtir

  38. Rogério Ceni deveria afastar Luis Araujo do elenco e fazê-lo voltar para Cotia. Jogador indolente, não está jogando nada, não faz nada em campo desde que renovou contrato, só pensa em balada, cai fora, vagabundo. O lugar do Araujo deve ser do Moratto, que vei do Ituano, muito mais comprometido e que joga mais, sem custar quase nada ao SPFC. Acho que , dependendo de como se passarem as coisas, devemos vender LA o mais rápido possível e usar o dinheiro para contratar Everton Ribeiro agora na janela de Julho. Tomara que os franceses ainda estejam interessados nesse adolescente irresponsável. Fora do meu Tricolo, LA!

    Curtir

  39. Na sul-americana Rogério Ceni deveria escalar: Renan,Wesley , Rodrigo caio, Maicon, Junior, Jucilei, Mendes, Araruna, Cueva, Morato , Pratto . Como é rápido , Araruna jogaria à frente da zaga , fazendo a transição com o meio e auxiliando os laterais no caso de contra-ataque. Na LD , eu escalei o Wesley porque o achei melhor do que Bruno e Buffarini, mas é questão de gosto pessoal.E assim que puder espero que Leco contrate Everton Ribeiro, para jogar ao lado de Cueva, que anda sobrecarregado . Dinheiro para isso? Fácil, é só vender o inútil e baladeiro Luis Araujo.

    Curtir

    • Tb me incomoda! Parece até que tds convivem com ele diariamente para poder julgar sua personalidade…
      Só pq ele não age/fala da forma “mecanizada” como a maioria que atua no meio do futebol… Pronto é arrogante!

      Curtido por 2 pessoas

    • Pior, ele não é arrogante com a gente. Ele é arrogante com a imprensa, que é quem sempre encheu o saco do SPFC e dele.

      E ele, como torcedor, sabe bem disso. Eu faria o mesmo.

      Mas deixa para lá. Negócio é ser amiguinho do Neto e ir no programa para fazer piadinha.

      Curtido por 1 pessoa

      • Concordo, exceto se ele reconhecer internamente os erros de cada um (inclusive o próprio) e cobrar melhoria. Também acredito que é mais uma estratégia para manter a confiança, sua imagem e a gestão do grupo. Dificilmente, um time assim terá uma crise profunda, pois sempre está exaltando os pontos positivos e defendendo seus atletas.
        Vocês acham que se ele falasse na coletiva: “Não acertamos um cruzamento hoje. Isso é lamentável.”, a imprensa não colocaria em todas as manchetes “Rogério Ceni critica o rendimento ofensivo da equipe e lamenta erros.”

        Curtir

  40. Porque será que a mídia estava com Leco, será porque ele eh incompetente e eles estavam com medo do SPFC voltar a ser gigante?

    Infelizmente serão mais 3 anos e meio do mesmo padrão incompetente da turminha do Juvenal.

    Curtir

  41. como disse acima os melhores jogos foram contra times inferiores …tirando o jogo contra o Santos que jogamos no contra-ataque, contra times do primeiro escalão nunca jogamos bem…..tb sou a favor que ele fique, porém ele não é imune a criticas por ser o Rogério, agora ele não é mais o mito Rogério ele é o treinador Rogério, o passado dele como jogador devemos esquecer e olhar criticamente como olharíamos qualquer outro treinador…. e não vejo um padrão tático desse time até o momento….

    Curtir

  42. Camp paulista não serve pra nada. A analise nesse campeonato deve recair sobre desempenho e não resultado. O time oscilou muito. Fez bons jogos, como também fez jogos sofriveis, me lembra outro time que torço e acompanho, o bulls. capaz de varrer o cavs e ser varrido pelo knicks na temp regular.

    Estou com boas perspectivas pro resto do ano. 4 meses de trabalho só. Temos de levar em consideração que o time jogou toda quarta e domingo. Mas ai entra 3 pontos que critico e acho que é questao de aprendizado

    Primeiro, o Ceni não soube/sabe rodar o elenco. Pra que time titular todo santo jogo no paulista?

    Segundo, ele é tecnico de 1 tatica só. Pra que todo jogo abrir 2 pontas que as vezes se mostra inutil, como no caso de LA e wellington Nem. Isso quando ele nao abre cueva na esquerda. Muito facil marcar. O mano matou ele no morumbi por isso. Preenche o meio com 2 meias (rsrsrs) cueva e thomaz e 2 atacantes. Ou cueva e cicero, sei lá. E, JAMAIS thiago mendes armando jogo.

    Ai chego no terceiro ponto que talvez seja o principal. Thiago mendes é um monstro de VOLANTE. Tem que ser ele e jucilei, nao jucilei e cicero. é muito óbvio isso. Vamos queimar um jogadoraço que é o mendes de volante.,

    O são paulo é um time muito espaçado

    De qualquer modo, é começo de tudo, estou entendendo a situação do clube e do projeto. Agora ele vai ter 20 dias pra treinar. Irei realmente cobrar alguma coisa com 10 rodadas no brasileiro. Tenho na minha cabeça esse tempo. Se nesse tempo continuar assim, ai é obrigado rogerio mas por enquanto não da

    Curtir

  43. Avalanches passadas… eleição, eliminações… agora temos que balancear seus dados estatísticos com seus resultados e isso analiticamente e não sinteticamente.
    Ceni está chateado com os resultados isso já é bom pois também estou.
    Lecu-Lecu agora é presidente e remunerado, então é hora de provar porque queria essa presidência.
    Gilberto quer ir pra China, então vá, obrigado por este ano… ano passado ficou devendo.
    Luis Araujo está meio que balançando em sua “titularidade”, acho que já perdeu, Morato é a bola da vez.
    Passou da hora de vender “Condomìnio”, pra onde quiser ir que vá.
    Nesses dois últimos jogos foi mostrado o que queremos ver, “competitividade” e “qualidade”… não muito, mas tenho certeza que muitos tem capacidade pra aumentar isso.
    Imprensa e árbitros sempre serão massudos… nesse ponto temos que superá-los dentro de campo não tem jeito de vencer fora de campo… nem quero.

    Curtir

  44. bom dia
    Lembrando que 2 dos 3 gols marcados pela galinhada..no jogo de ida e volta..estava em impedimento! placar moral seria 1×0 pra eles na ida..e 1×0 pra gente na volta..sou seja decisão por penaltis!

    Curtido por 1 pessoa

  45. Pra jogar com dois pontas… esses precisam saber fazer gols.

    Pato – está de saída da china o time deles vai contratar Diego Costa do Chelsea.
    Everton ribeiro precisamos fazer um esforço e contrata-lo.

    W,Nem – Custa ao clube 440.000,00 ao mês ao SPFC e a sua principal característica e não fazer gols.

    Essas eliminações por mais duras que sejam vai abrir caminho para conquistas maiores o time a partir de agora terá tempo para treinar vai jogar uma vez por semana… a diferença de intensidade vai ser enorme no brasileiro pois vamos ter time grandes pal, santos, fla, atm, flu, gre ..jogado duas vezes por semana isso vai fazer toda diferença a cada partida…

    Eu confio nesse time e confio no Rogério…tudo que aconteceu com Rodrigo Caio e mesmo assim isso não mexeu com os jogadores o vestiário está limpo…sem brigas e grupinhos…isso graças ao Rogerio Ceni…prova disso foi os jogos de volta contra o cruzeiro e sccp.

    Aparte física me preocupa muito alguma coisa está errada. Eu queria muito o MAC de volta os jogadores e tecnico precisam de alguém experiente para dar suporte e blindar os mais jovens.

    Curtir

  46. Pra mim tem 3 pontos que podem ser trabalhados para o Brasileirão:

    1- Estilo de jogo: Ou Ceni mantém o estilo Osório ou o estilo Bauza. O meio termo ou ficar trocando a cada jogo só vem dando lenha para imprensa botar mais incertezas na cabeça dele.

    2- Preparo físico do time é pífio. Será que não acham um caboclo estrangeiro para dar um jeito nisso?

    3- Segurar a onda dos jogadores. Mantê-los unidos e focados. Manter a parte psicológica trabalhada.

    Se ajeitar isso, acho que já dá para dar uma boa melhorada dentro de campo.

    Curtir

  47. A minha cornetagem para o Rogério Ceni é:

    CÍCERO??? CÍCERO É O ETERNO JOGADOR NOTA 5.

    Temos Jucilei, acredito que o Araruna é muito melhor que Thiago Mendes e Cícero.

    Temos que achar outro volante de boa pegada e saída de bola. Um Jucilei 2.
    Mas desconfio que o Araruna é esse cara.

    CÍCERO NÃO DÁ.

    Curtir

  48. serão 17 dias pra colocar ordem na casa, descansar os jogadores e ter uma preparação física melhor, treinos táticos em campo.

    portanto o Ceni e os jogadores não poderão jogar a culpa no excesso de jogos no 2º semestre, vamos ver se o time vai melhorar a partir de agora.

    Curtir

  49. Falaram do Patón lá em cima. O elenco do Patón ano passado era inferior a este. Com Buffarini, Maicon, Jucilei, Cueva e Pratto, o Patón estaría feliz e armaria o time de trás pra frente. Marcação dura e contra ataque. Eu ainda prefiro o estilo Osorio, mas pouco a pouco o SPFC vai armando um sistema defensivo mais eficiente. Ainda faltam peças, mas hoje tem melhpres opçoes. Inclusive, para o ataque.

    Curtir

  50. Boa coluna Zanca, entendo que estamos no caminho certo e o Ceni tem muitas ferramentas a seu dispor para evoluir.. Comissão técnica qualificada, tempo para treinar .. Ver todos os jogos que fizemos até aqui, onde erramos e o que precisaria ser feito para esse erro não ocorrer, tempo para recuperar todos os jogadores, entrosar quem chegou agora e o principal.. Refletir sobre o que foi feito ate aqui e onde precisa ser diferente… Terá mais tempo agora para treino entre os jogos e um replanejamento será muito interessante pensando de maio ate Dezembro …. Vamos na luta que a vaga na liberta estou muito confiante que sai! Sds tricolores 🙂

    Curtir

  51. a meta realista do SPFC esse ano eh conseguir uma vaga na libertadores-18.

    ficou claro que falta um meia criativo e um outro volante pegador para jogar com o Jucilei.

    o Cueva esta muito mal fisicamente .. e o Jucilei nao vai poder jogar todas, alem disso a dupla Thiago Mendes e Cicero nao marca e nem ataca bem .. pelo menos um deles tem que sair.

    das opcoes viaveis eu tentaria o Valdivia do Inter-RS e para a volancia tentaria o Sebastian Perez ou o Fernando Gago do Boca.

    acho que o trabalho do Ceni esta sim sendo bem feito … tivemos azar pela lesao do Cueva e ficamos sem criatividade.

    Curtido por 1 pessoa

  52. Gostei dessa analise de um colega;

    Eu sei que essa segunda-feira de luto não está fácil para ninguém, mas venho oferecer uma outra visão da situação aos senhores.

    Se pegarmos o histórico de postagens aqui no forum, vamos verificar com facilidade que a nossa torcida é extremamente bipolar. Durante uma semana estamos comparando o Rogério Ceni ao Guardiola, na outra semana por causa de uma derrota/empate ele não passa de um burro, ai na outra semana o time joga bem e ai o técnico volta a ser bom. Quanto ao Rodrigo Caio, está a mesma coisa, primeiro todo mundo estava implorando a renovação do contrato, e na outra semana ele é o pior zagueiro do Brasil.

    Essas atitudes bipolares reflete o nosso imediatismo quanto aos resultados, queremos ganhar tudo pra ontem. Mas infelizmente o futebol não é assim, não é tão simples, filosofias de jogo são construídas ao longo do tempo, não ocorre do dia para a noite. Não dá para querer ganhar sempre, todos os campeonatos, principalmente quando um trabalho está apenas no começo. Eu não preciso ficar aqui defendendo essa tese, basta vocês analisarem o retrospecto do time, há quantos anos o SPFC não ganha títulos importantes e “coincidentemente” não mantem um técnico ou padrão de jogo por longo período? Será que dessas dezenas de treinadores que tiveram curta passagem nenhum se quer prestava? Quantos ex jogadores do tricolor estão fazendo/fizeram sucesso na Europa e eram constantemente criticados aqui devido a curta memoria dos torcedores, os quais parecem só se lembrar do ultimo jogo (se houve falha)?

    Esqueçam a ideia de títulos esse ano. É irreal vocês esperarem retorno de um trabalho que acabou de começar e ainda não está completo. A maior conquista que podemos alcançar nesse ano é um padrão de jogo definido e uma personalidade para o time. Mas isso só acontece com o tempo.

    Deixem o Rogério trabalhar esse ano, para em 2018 exigirmos o retorno desse trabalho. E vamos analisar com mais cuidados nossos jogadores, por tudo o que fizeram ao longo do tempo, e não apenas no ultimo jogo, não precisamos toda semana achar alguém para crucificar, para jogar a culpa pela ansiedade do nosso imediatismo.

    Paciência e resiliência senhores!

    Curtido por 1 pessoa

  53. Muitos julgam que o time não tem esquema tático e outras coisas. Mas a verdade é que o time tem sim um esquema tático e uma forma de jogar que é a de pressionar a saída de bola e ser ofensivo a todo momento.

    Porém jogando praticamente que a cada 48 horas, não há preparação fisica no mundo que consiga fazer o elenco titular jogar da forma proposta de ofensividade e pressão na saída de bola como vimos nos primeiros meses do ano. Ou se da uma reduzida na forma de jogar e evita estourar alguns jogadores com o caso do Cueva, ou então deixa do jeito que tá pq o importante é a vitória e perde jogador importante por um grande periodo.

    A preparação fisica também nao ajuda é verdade, mas acredito que com essa folga que teremos até o dia 11/05 será primordial para o decorrer do ano. Pois só iremos participar da Sul-Americana e BR, vendo por esse lado o planejamento foi bem feito ao meu ver.

    Enfim, chegamos a semi do paulistinha o que pra mim significa que estamos no caminho certo. Não será duas eliminações que vão fazer um planejamento ser jogado aos ventos e demitir o técnico.

    Curtido por 1 pessoa

  54. Bom elenco é dos travecos e da Ponte…….eles são “exemplos” de administração,tem um ataque de Romero e Jo,e contrataram uma zaga desconhecida de Pablo e Balbuena que devem ganhar metade dos nossos zagueiros “selecionaveis”,tem um técnico interino,que treinava a defesa do time.Enquanto isso vamos se iludindo com esse papo furado de que o projeto é pro ano que vem.Daí chega ano que vem, daí vende jogadores(isso é normal) daí a roda giganet gira e volta o papó furádo de semore pra ter algo p se confortar e camuflar a incompetência.Parece que só o Spfc tem reformuçação,contusão,suspensão,todos os outros ttimes tem grandes elencos e tal….O clube é o rei das desculpas eternas……

    Curtir

  55. ter uma base e uma identidade para o time e a vaga na libertadores e a nossa meta para esse ano.

    XXX
    XXX – Maicon – RodrigoCaio – JrTavares
    XXX – Jucilei -XXX
    Cueva – Pratto – XXX.

    ainda faltam algumas pecas .. o Morato entrou bem .. outro que vem sendo elogiados nos treinamentos sao: o ZAG-VOL: Militao e o MEI: Marcinho.

    Curtir

  56. Que fomos prejudicados pelos 2 gols impedidos é um fato, mas infelizmente não fizemos nada pra merecer a vaga pra final, lembrando que a Ponte também precisou se reconstruir e está na final sem ter metade da suposta qualidade do nosso elenco.

    Digo suposta porque analisar a qualidade de um jogador é muito subjetivo, alguns pensam que o L.Araújo é muito bom, outro pensam que é fraco, mas todos concordam que o Denis não serve pra ser goleiro do Tricolor, seja pela falta de qualificação, seja pela falta de “nome”.

    Sobre a meta do ano ser uma vaga pra Libertadores, creio que isso seja uma estratégia pra diminuir a pressão sobre o time, o que vier acima disso será ” lucro “. Mas que todos eles combinem o discurso, pois daqui a pouco ganha 3 jogos e aparece presidente dizendo que pode ser campeão, aí perde e jogador fala que posse de bola não ganha jogo, empata e torcida acha que vai cair de divisão, etc.

    Curtir

  57. Sou a favor da continuidade do trabalho do Rogério, mas ontem tive vontade de quebrar a TV a cada vez que ele aparecia na tela.

    Jogar com dois centroavantes já não é algo legal no futebol atual, piora se os dois forem pesados e inábeis com a bola nos pés, se o adversário jogar extramente retrancado a situação fica péssima, e a cereja do bolo, para virar catástrofe de vez, é jogar com dois centroavantes e em grande parte dos lances não ter ninguém dentro da área. Pratto que até ontem tinha feito todos os seus gols com nosso manto usando a cabeça, passou 90% do jogo fora da área.
    Esperava uma correção no intervalo, não veio, demorou muito para acontecer e quando Ceni enfim decidiu fazer algo colocou o Chávez.

    Curtir

  58. Quanto tempo vai demorar pra vocês se ligarem que o problema é o Thiago Mendes? O cara não faz contensão nenhuma, não consegue dar um passe de primeira. No ano passado o culpado era o Hudson, ele foi pro Cruzeiro e deu certo, o ano retrasado era o Maicon, que deu certo no Grêmio e o Souza, que foi pra Europa e vingou. Nesse ano ele joga com Jucilei, que é bom, mas não consegue segurar o ataque dos caras sozinho. Esse mesmo Thiago Mendes é o mesmo que fez o Goias ser rebaixado! É um jogador de segunda divisão!

    Não tem mágica, enquanto não tirarmos esse pereba enganador, não teremos um meio de campo que funcione! Vejo muito torcedor elogiando esse cara só porque ele corre. Vão defender ele falando que ele dá assistências, mas ele perde nesse quesito até pro Maicon.

    Precisamos URGENTEMENTE de um jogador pra tirar esse cara do time pra sempre! Sem isso, nunca poderemos ganhar um campeonato!

    Minha paciência com esse tipo de jogador acabou! Não aguento mais ver esses caras que trancam o jogo segurando de mais a bola, que não tocam de primeira, que arrebentam todos os contra-ataques e que NUNCA voltam quando o adversário faz o contra-ataque, que são incapazes de chamar uma tabela. Vejo o SPFC com um buraco no meio, e esse buraco tem nome: THIAGO MENDES!

    Curtir

  59. Você tem razão! O R.Ceni é inteligente e muito competitivo mas precisa de mais experiências e mais algumas boas contratações, porém com esse Presidente Incompetente e corrupto que está dando continuidade ao administração incompetente e corrupta implantada pelo Juvenal juvêncio e aprimorada pelo Aidar e a namorada Taturana!
    Enquanto esse cara estiver na presidência e essa diretoria o resultado já sabemos antecipadamente: Não vamos ganhar nada e seremos sempre alvo de gozações da galinhas e das peppas!!!

    Curtir

  60. Leco, já contrata o Péricles Chamusca pois a torcida impaciente só se contenta se vier o título.
    Análises rasas e baseadas em preconceitos já estabelecidos sobre o técnico quando este ainda era jogador, não devem ser levadas a sério.
    Um time que jogou muito bem contra o Cruzeiro(um dos melhores times do Brasil) como no 2° jogo, não deve estar sendo treinado no bumba meu boi como leio em alguns comentários rasos de alguém que nunca treinou um time de futebol e não participa do dia a dia nos treinamentos do SPFC.
    Fomos eliminados pelo time reconhecidamente da imprensa (são os queridinhos) , dos juízes (2 gols impedidos em 2 jogos eliminatórios) da globo (ver a nova regra do safado ex-árbitro da globo) para justificar o gol impedido (mais um) do Jô é de lascar, e ainda ver as caras de bunda do Casagrande , Caio e do Cleber Machado na explicação do ex árbitro ladrão é de doer.
    Agora que fomos eliminados, os 4 meses de trabalho não mostraram nada?
    Não tem esquema tático?
    Temos um elenco bom pra ótimo como alguns querem acreditar?
    São as entrevistas “arrogantes” do Rogério (o q não acho) o nosso problema?
    O Rogério “sugou” demais os coitadinhos e extenuados Luís Araújo e Júnior Tavares, que se cansaram com tantos jogos?
    A lesão do Cueva nada atrapalhou nos planos do time, afinal o que é jogar alguns jogos sem o melhor jogador do time que ainda volta de lesão fora de ritmo de jogo ?
    Será que o gol contra do Pratto e do Cueva fizeram diferença na eliminação frente ao Cruzeiro?
    Os caras que falam da arrogância do Ceni, devem se esquecer de como era o Telê?
    Enquanto goleávamos era uma revolução tática, mas após ser eliminado por times melhores e que jogam juntos a mais tempo , o time é mal treinado?
    E sem contar as escalações citadas por muitos e que quando acontece a mesma e não dá certo, o torcedor que teve chilique de tanto pedir jogador x ou y, não aparece para fazer o mea culpa.
    E, se a escola que forma técnicos da UEFA é tão fora de série, pq eles não conseguem formar um time sem ter que recorrer aos craques sul americanos?

    Curtido por 2 pessoas

    • Boa Jairo!

      Compartilho do mesmo pensamento… Imagina perder de 3X0 do Criciúma(Felipão era o técnico) em 1992, as pessoas falam que o Rogerio e arrogante porque esqueceram como era o Telê. Ele era o melhor que eu vi, seus times jogavam bonito.
      O Zidane perdeu para o Barcelona e a mídia tendenciosa já estão falando em novos treinadores para assumir o Real Madrid.

      Na minha opinião o Rogerio vai ser um excelente técnico o cara que mudou a função de goleiro no futebol, vai fazer o nosso atual futebol melhora e muito.

      Muricy aprendeu com o Telê como montar times que jogam bonito e ganhou a Comembol com o expressinho, depois que assumiu o principal mudou seu estilo para técnico de resultado, foi jogar com o Barcelona e só não apanhou de mais porque os caras aliviaram.

      Portanto o Rogerio vai errar com todo técnico e jogador erra… mas acredito que vai implantar uma filosofia de trabalho que nos dará muitas alegrias como o nosso saudoso Mestre Telê.

      Curtir

  61. Não tem como não fica decepcionado com essa eliminação para o curinthians , se fosse o palmeiras teria a desculpa do elenco do palmeiras é melhor , mais o curintia se superou na competição , ao meu ver só 3 jogadores teria condições de ser titular aqui no são paulo , Jadson , Araruna , e Fagner , o time deles é um timeco , agora quanto a fazer prognostico , o são paulo tem ensinado nos últimos anos que temos que esperar sempre menos do que o time realmente pode render , nunca rendem a mais do que podem , então é preciso fazer um super time , para esperar algo de bom , eu acredito no time , no técnico , os apoio , não tenho pensamento negativo quanto a qualidade do elenco e capacidade do técnico , mais a atitude deles me deixa com o pé atras

    Curtir

  62. Temos que dar tempo ao Ceni, mas aquele do começo do Paulistão e tb da Florida Cup e do jogo de quarta, não o dos outros jogos, que era nada além de um mais do mesmo sem se assumir, aquele Rogério herdeiro direto do Osório vale a pena dar toda a moral…
    O Pinotti está naquela máxima: Em terra de cego, quem tem um olho é rei”,. Como grande empresário, deve ter sacado a falta de lideranças jovens na diretoria e já está se habilitando para cargos mais altos, como a Presidência, não duvidem disso!!!!

    Curtir

  63. O maior problema do Ceni é que ele tem dois Richarlysons – Thiago Mendes e Cícero. E não abre mão deles de jeito nenhum. São laterais, pontas, volantes, meias, atacantes, e seja o que for.

    Quem está triste com as eliminações são os torcedores. Quem manda não tá nem um pouco preocupado. Vai saber se não acham bom resultados ruins? Ai tem justificativa pra mais uma renovação do elenco, e mais um montão de pixulecos.

    Curtir

  64. O negócio tá sério. Preferem desqualificar os jogadores para preservar o técnico. Esse efeito Ceni é péssimo.
    Imagino o que os times com elencos inferiores e com padrão tático e desempenho melhor devem pensar.

    Curtir

      • 8 ou 80?
        Ou não presta ou é perfeito?
        Tire o Palmeiras e o Flamengo e compare com os outros. O cruzeiro e Atlético têm time titular, com alguns jogadores fracos, e alguns bons jogadores no banco. Grêmio mal tem um bom time titular.

        Curtir

    • É tá sério msm, afinal é o RC que tem que desarmar o adversário, criar as jogadas, chutar pro gol…
      Qts entrevistas já não ouvi de ex-jogadores dizendo que nem ligavam pra orientações de treinadores, que ali dentro do campo eram eles que decidiam…
      Mas o que o ocorre nos últimos anos é isso aí: a diretoria contrata um monte de jogador meia boca que só enganam, então muda o treinador várias vezes no ano… Os grandes resultados pós mudança de treinadores a gente tem visto…

      Curtir

    • Voce acha realmente que Luis Araujo é solução para o SPFC ganhar títulos? Time que não tem lateral-esquerdo , só um juvenil , pode ganhar títulos? Precisamos d ereforços para ontem, mas aí surge o problema, com que dinheiro? Por isso penso que a venda de LA pode ser uma ótima solução para podermos contratar Everton Ribeiro na janela de Julho.

      Curtir

  65. Tenho fé que voltaremos a apresentar um ótimo futebol, não temos grande elenco mas temos um 11 respeitável e basta o Ceni fazer o simples e acreditar no trabalho iniciado que colheremos os frutos.
    Dois possíveis times (ainda restam algumas peças possíveis):
    Renan – Buffarini – Maicon – R Caio – Jr Tavares – Jucilei – T Mendes – Cueva – Morato – Thomaz – Pratto
    Sidão – Bruno – Lucão – Breno – Edimar – Araruna – Cícero – Lucas Fernandes – Luiz Araújo – W Nem – Gilberto
    Com este time é possível lutar por boas colocações, acho certo colocar a expectativa como classificação na Libertadores, se vier algo maior, melhor ainda, mas seria fundamental esta classificação para um 2018 melhor.

    Curtir

  66. No jogo contra o cruzeiro ficou claro: pra esse esquemar funcionar, precisamos de laterais que cheguem a linha de fundo. Nossos melhores minutos foram com o Bruno em campo que, mesmo limitado, deu profundidade nas laterais. Não da pra pensar nesse esquema cm o Bufarini ou Araruna, precisamos de outro lateral ofensivo. Auro poderia ser uma boa…

    Rodrigo Caio tbm ja deu. Nunca achei ele bom zagueiro, ta passanso da hora de ser vendido. Kinha zaga ideal teria o Lugano e que subam o tal Militos.

    No meio o Luiz Araujo caiu demais de produção. Foi uma queda estratosferica e tem que ver o motivo disso.

    Curtido por 1 pessoa

  67. Bom dia. Também estava com saudade das colunas do Zanquetta. Sou um dos que acha que o time está em reconstrução. Também não acho nosso elenco fraco, discordando de alguns. Não me lembro de termos uma semana cheia para treinamentos desde o começo da temporada, o que faz grande diferença quando temos um time em construção. Oficializamos a contratação de Lucas Pratto em 10 de fevereiro, Jucilei em 12 de fevereiro. Queiram ou não, são dois pilares do nosso time hoje. Com isto, quero dizer que eles não participaram da pré-temporada com o restante do elenco e treinamento é importante para dar conjunto. Thomáz, Morato e Marcinho vieram mais no final e podem render mais com treinamentos. Muitas vezes achamos que faltam jogadores mas será mesmo? No jogo contra o Corinthians no Morumbi, achei que houve um problema de marcação no meio-campo. Coisa que acontecia nos anos anteriores e sempre achávamos que era pela falta de um primeiro volante cão de guarda, que hoje temos em Jucilei. Agora, é porque nosso segundos volantes não marcam. No início da temporada, estávamos sofrendo alguns gols por tentarmos uma marcação mais alta, o que fazia com que estes mesmos volantes tivessem que tentar o desarme não de frente para os atacantes adversários mas sempre nas costas destes. Muitas vezes não conseguiam, resultando em uma infiltração ou um passe para gol. Isto foi corrigido. A marcação não é mais tão alta (na maioria das vezes) e Jucilei encara os meias de frente, facilitando o trabalho. Custo disso, passamos a marcar menos gols. Roubamos menos bola lá na frente (mais perto do gol). Ainda assim, temos dominado os jogos. Sem possibilidade de treinar, mais fácil era jogar o time mais para trás. Luiz Araújo parece nos últimos jogos ter dado um regredida no seu desenvolvimento. Muitos tem reclamado dele, com razão. Mas lembremos que o grande desenvolvimento dele se deu justamente quando foi trabalhada sua escolha, qual a melhor jogada. Isto precisa treinar. Ah… mas os outros times também não tiveram tempo para treinar. O Corinthians, eu já havia dito anteriormente, tinha no atual técnico, o mesmo que treinava anteriormente a defesa do time do Tite. Como o jogo deles é baseado na defesa, não teve grande trabalho para montar o time. A Ponte Preta, que tomou de 5 da gente no início, teve 5 semanas cheias neste mesmo período por conta de terem saído cedo da Copa do Brasil. E a Ponte não é um time que marca muito gols. Em todos os jogos do ano, apenas duas vezes eles marcaram mais de 2 gols em um jogo, um empate de 3 x 3 com Santo André e no Palmeiras. Em todos os outros jogos, no máximo 2 gols, com a maioria das vitórias sendo por 1 gol de diferença. Isto demonstra que eles também baseiam seu jogo na defesa. Vai ser bonita essa final, hein? Então creio que teremos uma boa possibilidade de melhorarmos com esta inter-temporada.

    Curtir

  68. Eu torço muito para que o Rogério de certo como técnico do São Paulo, mas me preocupa essa arrogância nas entrevistas pois, ele está em inicio de carreira, e é claro que irá errar, normal, o problema é que: para corrigir os erros é preciso admiti-los, e para admiti-los é necessário ser humilde e não arrogante, pronto falei. Obrigada por voltar Zanca!!

    Curtir

  69. Correção de rumos, é o que esperamos.
    Ceni precisa rodar mais o elenco, dar ritmo de jogo aos jogadores da base, e com 02 semanas de preparação, temos que iniciar o brasileiro voando. Minha expectativa, 10 jogos, 07 vitórias, 02 empates, 01 derrota. É um bom início, que nos dá confiança pra brigar pelo título, e nos coloca em boa condição de conseguir vaga na LA pelo G4.

    Curtir

  70. Meus conselhos para o Rogério:
    Estatística não constrói um time vencedor, um time vencedor é que constrói a estatística a seu favor. Portanto, pare de falar que o time deu 35 chuveirinhos, 365 passes de lado, 63% de posse de bola. Analise a causa raiz das derrotas e corrija.
    Onde está a consistência tática do time? Não tem nenhum padrão, joga com uma formação que claramente não foi treinada. Time vulnerável, corre inutilmente atrás dá bola, cansa à toa, não sabe dosar o pique.

    Curtir

  71. Oque me incomoda e queria que fosse corrigido , é que essa posse de bola , engana muito , não to dizendo que ter a posse de bola é uma coisa ruim , mais esconde muito os defeitos do time , só jogamos bem contra times que não tem força pra atacar nosso time , o minimo que nossa defesa é exigida já é bastante pra ganhar da gente , o time tem que ter a posse de bola mais também tem que se garantir na defesa , ter equilíbrio . para o brasileirão , mais uma vez se tropeçar e não ganhar dos times pequenos vamos nos complicar . então tem que se corrigir esses erros pra ontem , e começar a competição bem para quando chegar nos momentos dificies ter a famosa gordura pra queimar , filosofia , estilo de jogo fica a cargo do técnico , mais tem que dar resultado ter exito naquilo que se propõe a fazer . os outros times não estão ligando se nosso técnico é o Rogerio Ceni , e que tem estilo de jogo ofensivo , não vão pensar duas vezes se vacilar vão ganhar da gente e mandar pra segundona .

    Curtir

  72. Parabéns pela coluna Zanca!! Muito bom ler as suas colunas novamente!!

    Com relação ao R Ceni, é uma completa incógnita.

    Na minha opinião o R Ceni é idêntico ao Muricy, é trabalhador porém não é criativo nem muito inteligente no plano tático sobre futebol. É o perfil de treinador que tem somente 1 ideia em mente e não consegue sair daquela caixinha, não é um treinado que parece ter o perfil de estudar outras formas de jogo, ver o que realmente é eficaz e adapta-lá ao seu esquema ou adaptar o seu estilo de montar a equipe utilizando outras escolas de futebol, como a marcação forte muito utilizada por treinadores como Simeone, Allegri, Tite entre outros…

    R Ceni é meio Sampaoli, Bielsa e Osório, ou vai dar certo ou vai dar muito errado, não tem meio termo ou equilibrio.

    Eu acredito que o SPFC tem mais elenco que Corinthians e Ponte Preta e, consequentemente poderia se ter feito um trabalho melhor. Acho esse negócio de time ofensivo, kamikaze estilo Sampaoli, Bielsa e Osório muito “romântico”, legal na teoria mas péssimo na prática, joga bonito alguns jogos e quando pega times mais cascudos acaba perdendo, pela falta de equilibrio que essa escola ofensiva de futebol tem por característica.

    Torcer pra que dê certo, sim´é o que resta ao torcedor, o elenco do SPFC não é ruim não, se o treinador do SPFC fosse um mano Menezes, cara mais experiente no comando de times de futebol, com o que temos hoje no SPFC teríamos na minha opinião feito algo melhor, uma defesa e um meio campo mais arrumado e um time mais equilibrado e inteligente taticamente.

    Esperar pra ver o que acontece durante o ano, mas a expectativa pelo menos da minha parte é muito baixa pelo que vi do time em campo e das entrevistas pós jogo do R Ceni, principalmente nas derrotas, vi no R Ceni muito do Muricy quando o resultado é ruim, ou seja, muitos números e pouco resultado, promessa de evolução que nunca se concretiza.

    O SPFC foi bem mesmo em 2 jogos contra adversário de mesmo nível que foi contra Santos na Vila e na volta contra o Cruzeiro, apesar de que contra o Cruzeiro o time de Minas jogou mais relaxado no Mineirão, pois tinha vantagem de 2 gols, no Paulista sofremos contra equipes sem estrutura e financeiramente muito inferior ao SPFC. Empatamos jogos bestas no Morumbi contra adversários ridículos, e jogamos bem contra adversário igualmente insignificantes, quando enfrentamos dificuldades de verdade foi SPFC 2017 versão 2016.

    Agora é 2 semanas pra recuperar o físico e treinar, jogos 1x por semana, já que teremos somente 2 competições no ano.

    R Ceni precisa dar resultado, o time precisa ser mais regular e inteligente, sistema defensivo forte, bom contra ataque, tabelas triangulações, fazer o feijão com arroz e ir implementado o diferencial aos poucos.

    Curtido por 1 pessoa

  73. Esperamos que o Rogério reveja alguns conceitos, principalmente na preferência por alguns jogadores. Cícero não é volante, no máximo um meia, Tiago não é meia​, entre outras teimosias.
    O elenco é desequilibrado, falta lateral esquerdo, atacantes de velocidade. Porém não adianta deixar o elenco completo e qualificado se o treinador não faz o simples em escalar na posição/função de origem.
    Torcendo para surgir proposta pelo Rodrigo Caio, já deu para ele, para o Dênis, Schmidt, Wesley. E tomara que o Leco renove o Departamento médico por inteiro, o time morre, várias lesões, e recuperação lenta.

    Curtido por 1 pessoa

  74. Bom, espero ler aqui nos próximos dias alguma ideia do que o Ceni está pedindo de reforços.

    Duvido que ele esteja satisfeito e não veja o que acontece. Alias, a crítica que acho mais absurda é a de burro.

    Ceni e Pintado não são burros.

    E esqueçam Ceni falando o que pensa em coletiva. Ele é reservado na vida pessoal e profissional (sempre foi) e não é agora que sairá falando feito um papagaio, estando bom ou mal.

    Alias, penso que quando ganhar algo, não será muito diferente das declarações que vimos ontem e quarta.

    Curtir

  75. o RC tem boas ideias. bons conceitos… mas acho q ele comete o mais basico erro de mtos treineiros: adaptar o jogador ao esquema… sempre deve ser o contrario, principalmente com jogadores brasileiros. o ideal eh adaptar o esquema ao material humano…

    TM pode ser um otimo primeiro / Segundo volante. mas ele deve ficar fixo. o foco principal eh destruir e saber o momento correto de aparecer na frente. ele pode fazer gol, sabemos disso mas tem q entender q existem momentos mto especificos para ele descer.

    o Cicero, a vantagem sempre foi o trato melhor com a bola… ele tem q ser o terceiro / quarto homem de meio campo. ele aparece mto bem no ataque. de la pra tras eh uma tristeza. ver ele como terceiro zagueiro eh uma aberracao.

    o araruna eh um jogador mto mais completo q os dois acima. deveria ser titular com jucilei no meio. ele da mais solidez no meio.

    o Cueva eh craque. mas mais do q meia armador ele eh meia atacante. o ideal pro Cueva brilhar eh ter alguem do lado dele. senao sobrecarrega e ficamos dependentes dos lances de craque q se nao acontecem o time chuvera…

    o 433 eh lindo na pratica mas engessar 2 pontas como o ceni gosta nao rola. ai se nao da certo ele se limita a inverter as pecas… eu cansei desse esquema. saudades do falso 9 e do Segundo atacante q cai pelas 2 pontas… acho q a formacao ideal seria Cueva e thomaz no meio, com jucilei e araruna e no ataque pratto e Araujo. Cueva, Araujo e thomaz iam corer o tempo td por tds os lados do campo. o time tem q ter inteligencia para saber explorer os melhores lados.. o time do ceni ficou mto mecanico nos ultimos jogos… facil de marcar… facil de anular… esse amor por volantes nao ajuda.

    e finalmente parar com o invencionismo. use os jogadores onde eles preferem conhecem e estao acostumados. chega de pardalzice…

    Curtir

  76. Leco recebeu cheques de Abílio Diniz para poder ter acesso as coisas do São Paulo , agora além de receber do São Paulo a remuneração não sei por qual razão tbm receberá algo do Pinotti, aí eu pergunto, quem tá errado , quem compra ou quem se vende? Aliás ele não se vende , vende o são Paulo, qual respaldo moral tem essa diretoria incompetente e repleta de acusações de delitos, a incompetência anda de mãos dadas com a desonestidade no tricolor.

    Curtir

  77. Leco e Rogério. Não há que se falar de 2018, a questão agora é 2017. A torcida quer o campeonato brasileiro deste ano, 2017. Façam o que vocês acham que deve, porque a torcida quer isso, e só ficará satisfeita com um bom andamento do time no primeiro turno do brasileiro. A responsabilidade é inteiramente vossa. O mérito ou a cobrança fica agora para o início do segundo semestre.

    Curtir

  78. outro problema q vejo sao as mensagens q vc manda como gestor…

    se vc contrata um cara como o pratto e gasta mtos milhoes por isso, vc passa a mensagem de q quer ser campeao… e a torcida vai esperar e cobrar por isso.

    se vc assume q gilberto e Chavez sao suficientes, entao vc diz q luta pela libertadores e se vier mais eh lucro.

    eh f pq estao endividando o clube mais e mais e o retorno nao esta vindo. tem algo errado. se trouxerem mais gente, esperaremos ser campeoes e nao classificar pra libertadores.

    o pratto eh animal. mas ainda acho q gastamos dinheiro q nao podiamos…

    o triste eh q nao vejo ali dentro ninguem para botar a casa em ordem… o cunha podia ter vetado o Cueva na epoca mas ele fez pq tinha essa logica de gestao. logico q foi o maior acerto possivel trazer o peruano mas falta dentro sp esse lado coerente e racional na gestao do futebol. agora eh ver se o rai e o pinotti vao trazer isso pro clube (o q duvido)…

    Curtir

  79. correção de rumos, analise perfeita. é isso temos um bom trabalho mas é preciso ter humildade pra ver e corrigir certos pontos. rogerio ceni ainda bate cabeça em algumas coisas e ate entendo sua insistencia em alguns pontos, mas as vezes é preciso um leitura do momento e isso falta um pouco. 2 centroavantes poderia ser uma boa mas não com 3 volantes faltou um meia ao lado do cueva. cicero inspirado ate pode ser esse jogador que arma e também marca, mas se não esta correspondendo tem que ter a agilidade pra entender isso e mudar. acho que ele não considera o 4-4-2 (onde melhor se encaixaria a proposta de 2 centroavantes, com 2 volantes e 2 meias) porque é mais engessado então por que não um 4-2-3-1 (que permite variações) com jucilei e thiago mendes mais preso e a frente mais mobilidade com cueva, luiz araujo, thomaz e pratto? enfim, entendo as convicções isso é importante, mas é preciso trabalhar outras alternativas e tempo pra isso agora teremos de sobra.

    Curtido por 1 pessoa

  80. Tarde.
    O Rogério não é técnico ainda. Mas acho que será um dos bons…Se ele tivesse esperado mais 1 ou 2 anos, todos estaríamos felizes, com um outro técnico experiente (claro, se tivesse pelo menos chegado na final do paulistinha), e na certeza que teríamos um baita técnico no futuro. Moral da história(Até aqui): O RC não está preparado, o time é meia boca, o presidente se reelegeu (e é o único feliz), e a gente critica o presidente, pois não faríamos isso com o M1to….afinal, Lecão da massa jogou mesmo pra torcida né…enfim…chega de política, agora é a realidade!

    Espero q o RC fique até o final, pq a única certeza q tenho é q esses primeiros 4 meses do ano foram pura experiência pra ele, o que, com certeza, tem tudo pra melhorar o time pro segundo semestre, e com certeza pro ano que vem!
    E que não falemos de política do clube até 2020!

    Abraços!

    Curtir

    • Eu, particularmente, fiquei empolgado com o Ceni, especialmente com seu início. Mas, no momento decisivo ele refugou, acovardou, perdeu a chance de fazer diferente.
      Vejo os seguintes problemas como mais relevantes:
      1) abandonou o sistema de jogo;
      2) confunde posse de bola com domínio dá partida, falta objetividade e isso não decorre da qualidade do elenco, mas do perfil de jogadores que escala;
      3) improvisa excessivamente, preterido atletas com perfil mais adequado para cada posição;
      4) Não roda elenco, desgastando demais os jogadores.
      5) em regra, erra nas substituições.

      Pode corrigir? Claro que pode, mas todas as vezes que esperamos a correção, ele faz lambança. Vide jogos contra cruzeiro e Corinthians.

      Curtir

      • eu não sei se ele confunde posso com domínio ou se fala isso pra desviar ou dar moral ao time e a si mesmo. espero que reservado saiba que não é bem assim. acho que ele rodou bem o elenco sim, menos agora na reta decisiva. sobre a improvisação tem a haver em não abrir mão da forma do time jogar, por exemplo o cicero. ele o escala-lo com meia/3o volantes pq ele em tese pode armar e marcar, mas se não dá certo pq não thomaz e cueva juntos e thiago mendes mais fixo? enfim, só um exemplo mas ele faz isso pq quer um jogador com certa caracteristica em deteminada posição, mas talvez seja o caso de trabalhar em função dos especialistas que tem em mãos. mas o problema também é que preparou o time com certo jeito de jogar e nesse calendário insano faltou de tempo pra treinar alternativas. a partir de agora não terá mais essa desculpa.

        Curtir

  81. sobre o leco é o que temos hoje, mas a alternativa também era complicado. então vamos no focar no futebol e cobrar transparência e ações efetivas (sem enrolaçao) pra melhora das finanças e do futebol e vamos ver se esse novo estatuto vai funcionar na pratica.

    Curtir

  82. Agora, sim, estamos vendo a mesma coisa e falando a mesma língua. Esperamos que o Leco e o Rogério façam o mesmo, e deixem de ser: o primeiro passivo e conivente; o segundo, arrogante.

    Curtir

  83. O Raí foi convidado para o Conselho de Administração, certo? Acho que precisamos evitar confusões desnecessárias. Ser um dos maiores ídolos da história do clube, uma das pessoas mais respeitadas e queridas no círculo do futebol e possuir um mínimo de vivência de gestão (Fundação Gol de Letra por tantos anos) me parece gabaritá-lo para tal papel.

    Agora a questão do Pinotti eu realmente preciso entender melhor qual o sentido.

    Curtido por 1 pessoa

  84. Interessante também ver outros jogos. Vendo Real x Barcelona neste final de semana, pode-se ver que ambos os times têm jogadores muito acima da média. Mas eles não defendem bem, na minha humilde opinião. Quantas chances cada time criou! Os goleiros trabalharam muito! E bem! Ah se fosse o São Paulo, diriam que faltou pegada no meio campo, precisamos contratar zagueiros, nosso lateral não marca nada, nossa defesa na bola parada é sofrível. Certamente, todas estas reclamações seriam usadas caso tivéssemos a defesa de qualquer um dos dois times no jogo de ontem. Vale aqui uma reflexão, nenhum dos dois times joga na retranca como muitos time daqui. Os pontas não ajudam na marcação como os pontas destes times retranqueiros, dobrando a marcação. São times que se defendem compactamente mas com claros buracos onde, por exemplo, Messi flutuou bastante. Casemiro ficou bastante atrás do Messi mas, ainda assim, espaços existiram. Traçando um paralelo, jogar na frente acaba deixando espaços atrás, isto, contra times como Hércules, Gijón, Osasuna, etc… não é tão problemático uma vez que a disparidade entre os times é um verdadeiro abismo. O mesmo se passa aqui no Brasil, onde os estaduais não podem ser tomados como parâmetros pois a disparidade entre os times é enorme. Aqui, na séria A, temos times mais equilibrados, o que torna o campeonato brasileiro um torneio bastante difícil. Para ganhar o brasileiro, não podemos perder pontos em casa e temos que ter um aproveitamento de, pelo menos, 60% dos pontos. A média dos últimos campeões foi de 66,3%. Assim, precisaríamos de pelo menos 69 pontos no total, o que dá 23 vitórias, 25 se for pela média. Nossa maior dificuldade em casa foram justamente os jogos contra times com defesas bem postadas (Corinthians e Cruzeiro) e pensando que além destes times, o outro da série A que joga fechado lá atrás com defesa bem armada é o Botafogo, temos grande chance de fazermos um grande campeonato se mantivermos esta postura mais ofensiva tanto em casa quanto fora. Com isto, voltamos à discussão, o que queremos? Creio que todos querem um time que crie muito lá na frente e defenda muito lá atrás. Isto seria o tal equilíbrio que uns pregam aqui. Se fôssemos o Barcelona e tomássemos 8 gols em quatro jogos e marcássemos 6, todos estaríamos reclamando, ainda mais sendo desclassificados da principal competição do ano. Faltou equilíbrio. Poucos são os times realmente equilibrados, podemos defender bem e atacar mais ou menos ou criar muito e ter uma defesa meia boca, como a maioria dos times brasileiros estão no momento. Para chegar neste ideal no Brasileiro, não vejo outra forma que não seja ter um elenco equilibrado, com 2 ou até 3 jogadores de mesmo nível para cada posição. Isto porquê os atacantes tem que recompor, ajudando a marcação, quando o adversário tem a bola e se soltarem, com a posse de bola. Isto gera um desgaste enorme e não tem como fazer isto continuamente sem este dito elenco equilibrado. Não é nossa realidade, infelizmente. Mas como coloquei anteriormente, não acho o elenco fraco mas está longe de ser equilibrado. Estas contratações realmente se fazem necessárias mas não teremos Everton Ribeiro. Futebol ofensivo é o que eu gosto de ver mas cansa tomar gols com nossos jogadores de meio correndo atrás dos adversários. Por isso precisamos treinar, até mesmo para que não sejamos tão previsíveis como fomos contra o Cruzeiro, no Morumbi (sem Cueva, ataque pelas pontas). Acho que podemos fazer como o Palmeiras no ano passado, que pressionava a saída de bola até fazer o gol e se fechava lá atrás para sair rápido em contra-ataques. Temos atacantes rápidos e dois centroavantes de área que estão fazendo gols. Precisamos sim, melhorar a defesa de bola parada, mas isto também precisa de treino. Eu ainda acredito no Ceni e sua comissão técnica.

    Curtir

    • Sem problema, hugo, discordar é mais do que natural, afinal, toda unanimidade é burra. O Barcelona precisava ganhar senão já era, e Messi, realmente desequilibrou. Assim, achei que ambos buscaram a vitória, cada um conforme sua necessidade. E ambos deram muito espaço para o adversário. Tanto que o Real deu 22 chutes, sendo 14 no gol. Já o Barcelona deu 16 chutes com 9 no gol. Por conta desta necessidade de ganhar e pelo DNA ofensivo, o Barcelona ofereceu inúmeros contra-ataques para o Real Madrid. Muitos erros na saída de bola de ambos os lados. Independente de qualquer coisa, o que quis dizer é que nunca estamos felizes com nosso time a não ser que ganhemos títulos. E mesmo ganhando, contratações pontuais devem ser feitas baseado na temporada como um todo. Uma análise fria sobre os times mostra de fato que ambos os times espanhóis poderiam contratar. Sergi Roberto e Carvajal são fracos, na minha humilde opinião. Busquets e Rakitic não tem pegada, é verdade. Mas dentro da proposta do Barcelona, creio que se encaixam. Mas nem Real Madrid nem Barcelona vão jamais jogar como Corinthians, Cruzeiro ou Botafogo, seria um contra-senso. São times que atacam por natureza. Trazendo isso para nossa realidade, atacar como estávamos fazendo resultava em mais gols, e muitos diziam que os gols eram resultantes de falhas individuais. E eu também. Mas, ao deixarmos mais exposta a defesa, as falhas individuais ficam mais evidentes e acho que foi justamente isso que aconteceu com o Tricolor. Lógico que isto não explica os gols de bola parada que são realmente um problema para nós desde o início da temporada. A grande pergunta é, achamos jogadores completos, que marcam muito, com ótima saída de bola, criativos no ataque e boa finalização para fazer uma função box to box, por exemplo? Ah, e tem que caber no nosso orçamento. Acho difícil, senão impossível. Na nossa realidade, me parece isso mesmo que estamos vendo, ou atacamos muito, expondo a defesa e sujeitando-se a falhas individuais ou jogamos mais recuados sacrificando um pouco a frente, independentemente de quem jogar na lateral, zaga ou volância, mesmo que contratemos jogadores ou subamos promessas. A solução ideal, a meu ver seria uma mistura das duas, como coloquei, um sistema que proteja a defesa em alguns momentos e outro de marcação alta e pressão. Ainda assim, precisamos de elenco grande para suportar um campeonato brasileiro inteiro.

      Curtir

      • Concordo e muito com vc. É legal pensar num meio de campo como o do Real Madrid, por exemplo, mas temos jogadores pra isso. Quanto mais o Ceni simplificar, melhor para todos.

        Curtir

  85. Não vou citar a parte ADM do clube, pois é chover no molhado. O problema dentro de campo é q não consigo ver uma PROPOSTA de jogo. Não falo nem de esquema, mas sim de proposta. Isso é preocupante demais. Estamos praticamente Maio e nada, mas nada mesmo. Reforços todos os times carecem ( exceto as peppas), mas com oq tem na mão o SP tem a obrigação de render mais.
    Na lista de reforços além de um armador e volante eu incluiria um zagueiro e GOLEIRO. Renan no máximo um reserva.

    Curtir

    • O time tinha uma proposta de jogo bem definida, que era jogar compactado em uma linha de 40 metros sempre em busca do gol. O problema é que o Ceni recebeu muitas críticas por jogar assim, já que o time tomava muitos gols. Chegou em um ponto que o nosso time começou a jogar com medo de tomar gols e isso acabou influenciando na capacidade ofensiva. Creio que é ai que entra a inexperiência do Ceni, já que ele não teve coragem de morrer abraçado, ou conquistar títulos, com as convicções iniciais dele que tanto nos agradaram.

      Curtir

  86. To literalmente puto das calças.

    Não por causa de mais um gol impedido validado em favor do time sem cor.
    Mas pela absurda e incoerente defesa do indefensável feita pela Globo, que continua fazendo, tentando validar o gol!

    Me fizeram duvidar que eu não entendia mais nada de futebol.

    Parei de assistir o jogo e fui brincar com meus filhos, depois, a noite, apos escutar nova “defesa” da mídia marrom sobre o gol impedido, decidi procurar na internet.

    Pra mim, a regra é simples: o toque do defensor deve ser deliberado (proposital – querido – desejado) para tirar o adversário da sua posição de impedimento.

    Até mesmo o Gaciba, o qual nunca fui fã, falou a respeito:
    http://sportv.globo.com/platb/blog-do-gaciba/2013/08/05/definindo-rebote/

    MUITO EMBORA OS LINKS DESSA PÁGINA ESTEJAM QUEBRADOS, INFELIZMENTE, AS EXPLICAÇÕES SÃO SIMPLES E AUTO-EXPLICATIVAS:

    “Um detalhe legal, que pode esclarecer algo é que, mesmo que haja um desvio no defensor antes da bola tocar na trave, claramente este defensor está em ação de defesa deliberada de um chute que iria até sua meta, portanto, nunca poderá ser considerado a origem da jogada.”

    “Já neste lance, mesmo havendo um pequeno deslocamento lateral do defensor, seu intuito é “bloquear” o chute contra sua própria meta, portanto, este defensor mesmo agindo deliberadamente está em ação de defesa do chute adversário e deve ser considerado como “rebote”. Seu toque na bola não “tira” o impedimento do atacante que deve ser punido por ganhar vantagem da posição de impedimento.”

    Ora, o Pratto quis bloquear a bola, ele não quis deliberadamente tocar ela para trás, portanto, esse toque deve ser ignorado para analisar o impedimento, e assim, o atacante permanece em posição irregular, pois o lance deve ser analisado no momento do chute da falta.

    A única análise de validade ou não do lance seria se, ao invés do Pratto, um jogador do Curica tivesse tocado na bola, pois aí sim iria “zerar” o lance e iniciar o mesmo do zero, e então, se nesse momento, o Jô estivesse em posição regular, aí o lance seria válido.

    Caso o juiz diga algo contra a regra na súmula, não se trataria de erro de direito, tornando o jogo passível de anulação?

    Curtido por 2 pessoas

  87. Primeiramente parabens Zanquetta pelo blog e coluna.

    Só gostaria de colocar um ponto que não vi nas discussões, e deixar claro tb que não estou tapando o sol com a peneira, mas que o São Paulo deu muito azar nestes dois confrontos isso é fato, pegou talvez os dois times mais fechados do Brasil (Mano e Carille ainda se orgulham dos times retranqueiros) e com o primeiro jogo no Morumbi, e aí faltou experiência de no mínimo ter mais paciência porque se tratava de um mata mata com jogo de volta, não precisava sair desesperadamente como se fosse um jogo só e correr tantos riscos, até um 0x0 em casa daria certo conforto porque teriam que sair para o jogo, e com o estilo de jogo do São Paulo é tudo o que precisamos, um time vindo pra cima da gente e abrindo chance de contra ataques, como foi na vila.
    Hoje em dia para um time que enfrenta duas linhas de 4 compactadas, ou as vezes uma linha de 4 e outra de 5, eu arrisco dizer que é quase impossível ter triangulação, jogada em velocidade, ….., porque simplesmente não tem espaço, restam as bolas paradas e lances individuais, que não conseguimos fazer.
    Vejo necessidade de encorpar o meio de campo e dar mais pegada em momentos de necessidade, mas tenho otimismo para o Brasileiro.
    Espero não estar sendo fanático demais….

    Curtir

  88. esse primeiro semestre foi um fiasco, por ex. ontem entramos em um jogo decisivo com um time que nunca jogou junto, sem padrao nenhum de jogo, puro laboratorio…nao temos elenco alguns dizem, entao a ponte preta é que tem? rsrs é mais do mesmo filme dos ultimos anos, a torcida sofrendo para alimentar o ego de um individuo

    Curtir

  89. Acho que o SPFC avançou muito com respeito ao ano passado. Jucilei tem que ser contratado em definitivo. Junior Tavares foi uma aposta que deu certo. Com esses dois já temos uma boa estrutura para o time com Maicon, Rodrigo Caio, Junir Tavares, Jucilei, Cueva, Pratto. Seis jogadores de 11. Falta denir o goleiro, o lateral direito, os dois volantes e o atacante de lado e o time titular já estará montado. Terminamos o ano passado com muito menos.

    Curtido por 1 pessoa

  90. Contra o Cruzeiro, creio q foi uma das melhores (senão a melhor) apresentações do ano.
    – Time rendeu muito mais sem T.Mendes e L.Araujo
    – Time rendeu muito mais no bom e antigo 442 contra o Cruzeiro, nossos pontas não estão bem, Pratto e Morato formaram otima dupla de ataque, o Cícero jogou em sua real posição e jogamos com 2 armadores.
    – Olha que o Cueva ainda nao estava 100%
    – Se o Jucilei já estava jogando muito, nesse esquema, ao lado do Schimdt, o casamento foi perfeito
    – Os laterais foram muito bem, Tavares, Bruno e Wesley, jogaram como verdadeiros laterais
    – Notei que cada jogador estava em suas verdadeiras posições
    Aí eu comentei com minha esposa, filhos e amigos:
    “- Se o SPFC jogar contra os Coisa Ruim, como jogou contra o Cruzeiro, traremos a vaga facil ! ”
    Jurava q o Ceni manteria o mesmo esquema, mas …
    De qq forma continuarei apoiando, sofrendo, mas apoiando.
    Tenho certeza que o Ceni ajeitará esse time no segundo semestre !
    Sou, sou Tricolor … sou, sou Tricolor …

    Curtir

  91. Sobre o gol de ontem:

    1) Pela nova regra, posição legal, já que Pratto desvia a bola de cabeça.

    2) Pela lógica do futebol, gol impedido. Jô estava em posição de impedimento e recebeu um passe.

    3) Quer dizer que Pratto não poderia ir em direção à bola? Quer dizer que pra não correr o risco de deixar o Jô em posição legal, ele deveria correr o risco de deixar um outro jogador do SCCP chegar na bola e finalizar? Isso não faz sentido algum!!!

    Curtir

    • Diego,
      Ainda tenho minhas duvidas se o bola toca no Pratto…
      De qq forma, veja a incoerência, quer dizer q agora os bandeirinhas e juízes terão que esperar todo o lance se concretizar para assinalar se foi impedimento ??? Ah …. só contra o SPFC mesmo q essa nova regra apareceu !
      A vdd é q, pra variar, o apito amigo foi do Curica “NOS 2 JOGOS !”.
      Tivemos 2 ataques com o Pratto em situação bem mais duvidosa, e os bandeiras logo subiram o instrumento sem titubear …
      A falta no Maicon antes do gol de ontem, foi um absurdo !
      A falta de critérios é absurda !
      E a cachorra da Globo, desde ontem, ainda tenta justificar em todos seus programas de TV e redes sociais, esse “tal desempedimento” do Jô …
      Que sirva de lição para o proprio SPFC, da proxima vez não entrega os 2 primeiros jogos em casa, pra depois depender só do adversario q chuta a bola …

      Curtido por 1 pessoa

  92. Militao merece mais chances, agora o armador é sim imprescindível e infelizmente difícil, eu tentaria no mercado sul americano. SP vacilou com o Wagner, foi parar no Vasco? Agora é repartir alguém perdido ou dar sorte nos times de destaque da libertadores como foi com o Cueva.

    Curtir

  93. Sobre Rogério Ceni, não lembro de um treinador do SPFC que assumiu em Janeiro chegar à Abril com tanta gente cogitando demissão.

    Bauza caiu nas quartas do Paulista para o Audax e classificou o time na Libertadores na bacia das almas, rastejando contra o Strongest.

    Lá atrás, Cuca caiu nas quartas do Paulista para o São Caetano.

    Pra mim, acho um absurdo cogitar isso. Só mostra o amadorismo do futebol brasileiro, especialmente torcedores e jornalistas que cogitam isso.

    Curtido por 3 pessoas

    • Dito isto, acho que Rogério tem que rever muita coisa em seu trabalho.

      Eu não achei absurda a escalação de 2 atacantes ontem, era algo que eu até desejava, pela necessidade de fazer gols e a boa fase do Gilberto. Porém, na minha cabeça, Rogério iria pra cima, colocando 2 meias (Cueva e Thomaz, tirando Thiago Mendes) e 2 atacantes (Gilberto e Pratto). Afinal, ganhar de 1 ou perder de 3, dava no mesmo, então tinha que arriscar tudo ofensivamente.

      Agora, começar com 3 volantes, 1 meia e 2 atacantes foi algo terrível. Ainda mais com o único meia estando meia-bomba. Não tinha outro jeito, o time só chegaria na base do chuveirinho mesmo. E nem isso deu certo, já que dos 587 cruzamentos, aproximadamente nenhum acertou a cabeça de um atacante.

      Rogério tem que entender que:

      1) Três volantes só se joga em duas situações: ou o time quer ser muito defensivo ou o time tem Kross, Modric e Iniesta no meio. Jucilei, Cícero e Thiago Mendes não dá!
      2) Jucilei é dono da posição, não se discute.
      3) Cícero e Thiago Mendes tem características diferentes, mas brigam pela mesma posição, não podem jogar juntos.
      4) Cueva não pode jogar sozinho, além de diminuir seu rendimento o time fica cada vez mais dependente dele.
      5) Pratto não pode virar ponta direita quando o time tem 2 centroavantes, isso é descabido.

      Curtido por 1 pessoa

  94. Boa tarde a todos,

    Acho que mais do que ficar puto com mais uma eliminação e de mais uma arbitragem prejudicial, o SPFC precisa extrair algumas lições dos últimos acontecimentos:

    1- Já passou da hora de treinar a defesa em bola parada né? Não adianta depois citar números lindos de posse de bola e finalizações se toda bola chuveirada na área for um Deus nos acuda. Não passávamos por isso com o criticado Osório.

    2- Fair play é lindo, mas o que colhemos com ele ontem? Várias simulações, agressões sem bola, mais um gol irregular e os jogadores do time estatal sequer jogaram a bola pra fora quando o Maicon estava machucado antes do lance do gol. Fair play com time de marginal, não dá. E alguém aí viu jornalista indignado ou cobrando os jogadores do adversário por tais atitudes? Não né?

    3- Já passou da hora do SPFC se posicionar de uma maneira condizente com o tratamento que recebe da imprensa. Ontem além do malabarismo pra tentar justificar o gol ilegal do Jô, muitas piadinhas e exaltação da merecidissima classificação apesar de um placar agregado de 3×1 com dois gols ilegais.
    Isso pra não falar da diferença de tratamento dada a provocações vindas do lado de lá e do lado de cá, como no caso wellington por exemplo.
    Não dá pra aceitar mais figuras como o “Craque Neto”, gravando programa dentro do Morumbi.

    4- Ainda acredito no trabalho do Ceni, mas ele precisa abrir a mente e deixar de ser refém de apenas um jeito de jogar. O SPFC está previsível e todo mundo já sabe como joga. E ele precisa ser flexível de saber montar o time e o esquema de acordo com os jogadores que estão rendendo bem.

    5- Até quando ele vai se enganar com Zzzizzero? 80% do tempo se escondendo da bola e 20% se livrando pro jogador mais próximo pra não se comprometer. Mas faz uns golzinhos nas penapolenses da vida e acaba enganando muita gente, infelizmente. Lento, sem pegada, burocrático e caro.

    6- O futuro está na base, e contratações pontuais que venham com FOME, como esse Morato ou Thomaz que são baratos e que querem mostrar serviço. Jogador caro que outros times pagam parte do salário só pra se livrar NUNCA serão solução pro SPFC.

    Curtir

  95. “O livro de regras da CBF (assinado pelo próprio Marcos Marinho) diz na página 81:
    – Um jogador em posição de impedimento que receber a bola jogada deliberadamente por um adversário (exceto quando se tratar de uma defesa deliberada), não deve ser punido (não ganha vantagem).”

    “Vale ressaltar que o mesmo livro de regras da CBF diz que o impedimento NÃO será cortado se a bola “desviar” no adversário. Ou seja: para o Coronel Marinho e para o árbitro Flavio Rodrigues da Silva, o toque de Pratto foi “deliberado””

    Basta saber ler. A regra não só fala em JOGADA DELIBERADA, como depois ainda ressalta que o desvio não tira o impedimento.

    Jogada deliberada seria, por exemplo, um recuo pro Renan que fosse interceptado pelo Jô em posição de impedimento. Aí não haveria infração.

    O que existe é muita má intenção e a distorção pra defender um lado. E o pior é que eu vi muito são-paulino reverberando esse tipo de bobagem.

    A “polêmica” do fair play, e a “pôlemica” do gol ilegal só servem pra desviar o foco de, mais uma vez, o SPFC ter sido prejudicado em ambos os jogos contra os marginais.

    Curtido por 1 pessoa

  96. Acho que ainda não comentei sobre o fair play do Rodrigo Caio.

    Bom, quem me conhece pessoalmente me chama até de “burro”, por conta da minha honestidade. Sou do tipo que corrige o atendente quando recebe troco a mais, ontem mesmo na pizzaria alertei que não estavam cobrando R$ 25 referente a uma porção. Sou do tipo que assume a responsabilidade quando quebra alguma coisa sem ninguém ter visto. Até já devolvi R$ 180 que vi um senhor derrubar do bolso sem perceber enquanto andava na rua de casa. Aprendi isso em casa, por exemplos dos meus pais.

    Porém, não sou do tipo que acha que o futebol espelha a vida. Não acho que quem simula falta ou agressão é mau caráter. Futebol é um jogo e no jogo você pode se utilizar de artimanhas pra vencer, sem perder sua postura. Jogo é jogo, os caras brigam, discutem, quase saem na porrada, mas quando o juiz apita o fim do jogo eles se abraçam, trocam camisas, jantam juntos…

    Não acho que Rodrigo Caio errou, pois ele fez o que achava certo. Porém, no lugar dele eu faria diferente, mas isso não me tornaria mau caráter. Futebol é assim, no Brasil e no mundo, ou na Europa tem fair play à rodo? A França tirou a Irlanda da Copa graças a um gol de handebol do Henry.

    Fair play é um gesto lindo, emociona quando vemos, mas achar que seu gesto será retribuído pelo adversário ou que irá levar você ou seu time à algum lugar é pura utopia.

    Aliás, rezo para estar enganado, mas acho que se esse gesto de fair play num clássico em mata-mata tiver rodado o mundo, o Rodrigo Caio matou suas chances de jogar em um grande ou médido clube europeu, pois ninguém vai querer correr o mesmo risco num mata-mata de Champions League.

    Curtido por 1 pessoa

  97. Os jogadores não vazem trabalho de aprimoramento?, não acertam cruzamentos, muitos passes errados. Não compreendo!!!…O que eles fazem no CT todos os dias? Tem que colocar os jogadores para realizar com exaustão trabalho de aprimoramento, cruzamentos e passes. Fazem um trabalho tático em meio período e depois o inútil rachão. Comissão técnica e jogadores não tem compromisso nenhum em realizar um trabalho de fundamentos.

    Curtir

  98. Zanquetta, na boa. Você está errado.
    O Raí tem se preparado para isso, todos só vêem o Leonardo, mas apesar de o Raí não estar em nenhum clube ele estudou e está preparado, não foi escolhido só pelo nome. Aliás pelo que conheço do Raí, ele não aceitaria o cargo se não estivesse pronto para isso. Como já recusou antes.

    Curtido por 1 pessoa

  99. Zanquetta…. se vc pegar as duas épocas dos títulos mundiais….. vc pode fazer a seguinte analise?

    O time BI-Mundial começou a se esboçar em 1989…. foram 2 titulos perdidos (brasileiro de 89 e 90) e ainda tivemos um primeiro semestre em 91 que deu pra dar uma entrosada pois estávamos no grupo no paulista onde nitidamente era composto de times mais fracos… tudo isso serviu de base pra formação daquele tricolor!!!!!

    O time Tri-Mundial/Brasileiro (seguido) tb começou a ser formado em 2003… em 2004 entrou peças fundamentais no time… mas ainda assim não fomos campeões….. mas td isso serviu de base pra forma o time de 2005 em diante…..

    Esse SPFC atual.. apesar de ter jogadores do ano passado vc tem que entender que começou a ser formado esse ano….. tivemos uma reformulação grande no time titular de 2016 para 2017.. o que vejo de positivo é que temos um técnico com uma filosofia de trabalho sendo iniciada…… uma coisa boa é que uma boa parte da espinha dorsal do time teve contratos renovados… e espero que agora venha a tranquilidade na parte politica…com a eleição de um presidente que tem como proposta iniciar um marco no estatuo do SPFC e do futebol.. se vc for ver bem… desde o ultimo mandato do JJ que não temos tranquilidade politica……. tendo seu ápice de erros na eleição do Aidar…… isso ainda se reflete no futebol (gestão/contratação/patrocínios)…

    Enfim, o futebol atual vc tem que ir montando uma estrutura vencedora… e isso não se faz em pouco mais de 100 dias de trabalho como acontece atualmente…. se vc for ver friamente….. o bom futebol que o SP mostrou esse ano.. foi reflexo do periodo de treinamento que essa comissão técnica teve no início do ano…… depois disso.. foi jogo quase que dia sim e dia não….jogo em um dia.. descansa no outro, treina no outro e da lhe jogo de novo…… não PAROU pra realmente treinar..corrigir erros e propor coisas novas…. soma se a isso o desgaste dos jogadores.. que além do calendário insano do Brasil..ainda teve importantes jogadores convocados pra suas seleções……. resultou no quê? Cueva (que estava “voando” em campo) machucado e voltando fora de ritmo bem na fase decisiva….. já não tínhamos laterais sobrando ….. e ainda se machucou um monte….. assim é difícil manter uma competitividade em um trabalho inicial.

    Acredito que com esse tempo entre a eliminação e sulamerica/barsileiro… vamos poder trabalhar melhor o time….. sinceramente…. acredito que nos classificamos pra libertadores… ou pelo brasileiro (mas acho dificil ser campeão) ou pela sula…. mas o principal acho que é ja pensar pro ano que vem….. manter essa base do time..fazer contratações certeiras.

    Curtir

  100. Eu acho que o fracasso dos últimos 10 -15 anos no futebol do SPFC passa pela “filosofia” daqueles que estão no comando.
    Precisamos reinventar o São Paulo. Renovar as mentes! Renovar a nossa identidade como Instituição. Renovar o Morumbi.
    Acredito sinceramente que o caminho das glórias virá apenas com uma mudança radical.
    Para não ficar na teoria. Penso que o Morumbi deveria passar por uma transformação, aproximação das arquibancadas ou cobertura para o torcedor ser mais acolhido..e o SPFC poder cobrar melhor, aumentar a renda.

    Todos temiam o Morumbi..hoje, não mais.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s