Terceira camisa do São Paulo

Até pouco tempo o São Paulo FC era um dos poucos clubes do Brasil que não criava uniformes alternativos pois o seu estatuto não permitia a utilização em jogos oficiais, mas desde a chegada da Under Armour, a diretoria Tricolor conseguiu convencer os conselheiros da importância de ter uma terceira camisa para trazer mais dinheiro para o caixa do clube.

Desde então, vimos a fornecedora norte-americana lançar um modelo bordô e um outro na cor amarela, em homenagem ao ano olímpico e às medalhas conquistadas por Adhemar Ferreira da Silva, ex-atleta e ídolo do clube e que conquistou dois ouros olímpicos.

Apesar disso, a maioria dos torcedores são-paulinos ainda sonha com um terceiro uniforme que traga as tradicionais cores do clube, o vermelho, o preto e o branco, e pensando nisso o Fábio Moino enviou para o Leitor MDF uma sugestão para a terceira camisa do São Paulo 2017, utilizando as cores do clube da maneira que elas são dispostas no escudo, e com acentos em dourado. O resultado você confere abaixo em duas versões:

Na primeira versão, Fábio imaginou a camisa do Tricolor com um lado vermelho e o outro preto, separados por uma faixa branca central, simulando o escudo do clube, que é aplicado centralizado. Um pouco acima o logo da Under Armour em dourado, aparece do lado direito, enquanto do lado direito são notadas as 5 estrelas do clube, já no centro um detalhe tricolor é aplicado logo ao final da gola polo que também é branca.

Na manga direita, é notado o símbolo do programa de sócio torcedor do clube, enquanto na esquerda a data de fundação do clube “1935”. As bordas das mangas seriam brancas com detalhes em preto e em vermelho, opostos ao lado da cor na camisa. As laterais do manto também seriam brancas.

Já no verso, a numeração seria aplicada em branco, enquanto o nome seria dourado, logo acima novamente o detalhe nas cores do clube seria visto logo abaixo da gola.

Calção branco e meiões pretos completam o kit alternativo imaginado pelo designer.

A segunda opção é com o escudo aplicado no lado esquerdo do peito, assim como é feito na camisa reserva. Alguns detalhes são aplicados em locais diferentes, como as 5 estrelas que aparecem na manga esquerda, e o 1935 é visto logo abaixo do escudo.

Calção branco e meiões pretos com detalhes em vermelho e branco completam a segunda opção imaginada por Moino.

A Leitor MDF é uma sessão que visa dar espaço para o pessoal que acompanha o Mantos do Futebol e gosta de desenhar e expor seu trabalho. Se também quiser enviar o seu, entre em contato conosco, que teremos o maior prazer em divulgar.

Gostaram do trabalho de Fábio Moino para o Leitor MDF, onde o designer imagina a terceira camisa do São Paulo FC 2017, feita pela Under Armour?

Fábio Moino

Anúncios

52 comentários

  1. Na minha opinião …
    Esse lance de gola é pra jogador de Rugby!
    As cores Grafite e Bordô utilizadas na 1ª versão que a Under Armour confeccionou deveriam voltar com um design mais moderno …Linhas diagonais talvez …
    Mas nada de Dourado por favor !!!

    Curtir

    • Opiniões, eu por exemplo gosto, e muito, de gola polo em camisa de futebol, não tem como não lembrar da camisa de 1992 no Japão, sem patrocínio nenhum e ainda com manga comprida. O uniforme mais bonito já usado pelo nosso tricolor. Acho que até 1994, quando terminou o contrato com a Penalty, o São Paulo usou camisa com gola polo. Ano passado estava presente no uniforme 2.

      Curtido por 2 pessoas

    • Agora imagina ela, com o tanto de patrocínio que o São Paulo tem atualmente, vira um classificado, camisa de time do interior… eu sei que o SPFC precisa de dinheiro, e muito, mas isso acaba com qualquer design de camisa…

      Curtido por 1 pessoa

  2. Nossa, cara, que camisa linda! A nº 1 é a minha favorita: o escudo fica praticamente sobre o coração e fica em uma altura excelente que empurra patrocinador pra baixo!

    De muito bom gosto a escolha das cores e dos detalhes, como o dourado. Parabéns ao criador!

    Curtir

  3. Falando sobre terceira camisa, eu particularmente acho que deveriam resgatas nossas origens, ter a ver com nossa história.

    Quão belas seriam camisas baseadas nos mantos do Paulistano e das AA das Palmeiras? Uniforme todo branco com detalhes vermelhos e meiões pretos e o símbolo do tricolor no peito. Ou o branco com faixa no peito e meiões pretos e escudo do tricolor.

    Poxa, eu compraria fácil!

    Curtir

  4. Off toppic:

    Estava vendo na ESPN uma entrevista ao vivo com Pablo Forlán …, a emoção e o carinho com que este “monstro” dedica ao SPFC …, tive a honra de vê-lo em campo …, e conquistando títulos.

    Entendedores entenderão.

    P.S. – deixem o Ceni trabalhar em paz.

    Curtir

  5. Eu achei linda essa camisa….mas….ganhar uns títulos ficaria mais lindo ainda.Vendo aquela paulistinha do Fagner no Cuevas e ainda sendo motivos de piada dos travecos da pra se saber por que estamos a tanto tempo sem títulos,viramos os “nerds” do futebol Paulista.Apanha e acha bonito apanhar….

    Curtir

  6. Parabéns, ótimo trabalho! A camisa é do caralho, até a hora que coloca a marca da Joli, Urbano, Poty e etc… Fica parecendo segunda divisão…

    Tá na hora do marketing trazer um patrocinador legal pra honrar nossa camisa. Saudades da LG!

    Curtir

  7. sou contra 3o uniforme. especialmente depois que minha namorada (palmeirense, mas que não acompanha futebol) passou o jogo todo torcendo pelo goias (de verde) contra o palmeiras (de azul). a coisa mais importante para um time é ser reconhecido dentro de campo.

    imaginem se o pratto faz um gol antologico com o São Paulo vestido de amarelo. daqui 20 anos vão passar o gol na tv e ninguém vai saber quem é aquele time amarelo fazendo gol. isso é só um exemplo.

    eu queria era saber exatamente quanto dinheiro a mais o clube ganha com o 3o uniforme. tem que ser muito dinheiro pra valer a pena. muito mesmo.

    Curtir

  8. Linda a camisa, mais até do que o nosso segundo uniforme. Acredito que um terceiro peça uma cor diferente das tradicionais já usadas nos outros dois uniformes.

    Curtir

  9. show !!

    é disso que eu falo, capricho nos detalhes da camisa do SPFC, e nem precisa ser um gênio pra fazer uma camisa com um design bem bacana, só um pouco de boa vontade e criatividade no photoshop.

    é impressionante como os departamentos de criação das marcas de material esportivo que patrocinam o SPFC, não conseguem criar um camisa top pra nós.

    esse negócio de q só importa um “pano com o escudo do SPFC já basta” não cola !!

    o torcedor quer novidade, algo inovador, como por exemplo as faixas no peito em vez no umbigo como vemos em todas as camisas nº 1 do clube, será que é tão difícil assim de entender.

    Acho que é muito conservadorismo por parte do clube em aceitar novos tempos, novas ideias, bem que o R.Ceni disse certa vez, nossos dirigentes pararam no tempo.

    Curtir

  10. http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/sao-paulo-nao-vai-denunciar-fagner-por-joelhada-em-coxa-de-cueva-cabe-ao-tjd.ghtml

    entendem pq o SPFC perde tanto mata-mata para os rivais ? é bonzinho demais, virou marca registrada.

    diretoria OMISSA, dá jogador omisso em campo tbm. Como o jogador que pensa em vim para o SPFC vai pensar vendo isso, uma diretoria que não se mexe em defender seu patrimônio ?

    pelo menos vem algum dirigente a público e dá uma esculachada nesse Fagner, só pra mostrar que ali dentro do clube não tem dirigente com sangue de barata. mas NADA, não acontece nadinha de NADA !!

    frouxidão tem limite, por isso o SPFC deixou de ser temido, perdeu o respeito dos outros clubes.

    Curtir

    • segundo um setorista do sao paulo da globo, cueva deu um empurrao na Thammy Gretchen antes desse lance.. mas essa imagem nao mostra. se o sao apulo entrasse com acao, capaz do cueva tomar suspensao ou coisas afim….. e nao tem pq entrar nessa historia..

      Curtir

      • Rizol

        eu vi o lance, o Cueva dá um ou dois esbarrões no Fagner encarando ele, mas não chegou a violentar ele na jogada, mas o Fagner ao contrário, deu uma “paulistinha” na maldade na coxa dele, foi lance de agressão na cara dura.

        oq me irrita nem é o clube entrar contra o jogador deles no TJD, tudo bem que eles podem ter medo do Cueva pegar um gancho junto, mas é ficar em silêncio

        ae nessa hora eu esperava um diretor qualquer chegar na imprensa e dar uma dura nesse jogadorzinho de mer@#, cadê o Pintado ? cadê aquele conselheiro que chamou o R.Caio de jogadorzinho de condômino ? Se escondem !!

        pra denegrir nossos próprios jogadores temos diretor “machão” mas quando é pra defender ninguém aparece.

        bando de frouxos !!

        Curtir

  11. Pelo menos ou é gol do Giba ou do Pratto. Ano passado ficamos várias semanas só vendo gols de zagueiro ou volante. Claro que o SPFC nao precisa de reformulaçao, mas de dois volantes vai-vem todo terreno para acompanhar o Jucilei e entrar na área. E lateral direito e esquerdo. No mais, tem que trabalhar muito nessa pre-temporada.
    Com o escudo do SPFC, o mais lindo do mundo, qualquer camisa é bonita.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Sessão nostalgia:

    Após Pablo Forlán na ESPN …, agora Oscar Bernardi no Bem Amigos, ao lado de Muricy ( fixo da bancada ).

    Enquanto isso …, no campo …, ( ?????).

    Velhos tempos e velhos dias, mas melhores dias virão.

    Curtir

  13. Achei muito bonita as camisas.
    Compartilho da opinião que deveria a terceira camisa ser nas cores tradicionais, apesar do detalhe dourado ter ficado bonito eu preferiria preto ou branco.
    Já outras cores poderiam ser inseridas nos uniformes de treino e um único jogo comemorativo ou até uma única partida oficial no ano.
    Já um terceiro uniforme oficial poderia ser usado na partida inicial e final de cada campeonato do ano.

    Curtido por 1 pessoa

  14. Achei muito bonita as camisas.
    Compartilho da opinião que deveria a terceira camisa ser nas cores tradicionais, apesar do detalhe dourado ter ficado bonito eu preferiria preto ou branco.
    Já outras cores poderiam ser inseridas nos uniformes de treino e um único jogo comemorativo ou até uma única partida oficial no ano.
    Já um terceiro uniforme oficial poderia ser usado na partida inicial e final de cada campeonato do ano.

    Curtir

  15. Essa diretoria não consegue nem mesmo aprovar o terceiro uniforme no estatuto. Que dirá então fazer uma boa gestão e colocar o São Paulo de volta ao caminho dos títulos!!!!
    Haja paciência!!!

    Curtir

  16. Sou a favor de um terceiro uniforme apenas se respeitarem nossas cores. Não venham com amarelo, bordô, azul… essa camisa feita é bonita, por exemplo.
    Sendo que o uniforme mais bonito deste clube é o de 1989, uniforme número 2 com o calção Branco.

    Curtido por 2 pessoas

  17. Achei legal com o símbolo no meio.
    Mas pra mim sem essa gola.
    Agora em relação o time 17 dias de treinamento.
    Já correia atrás de um lateral direito hoje.
    Uma sugestão aquele do Botafogo.
    Dispensa
    Neilton devolver
    Chaves fim de contrato
    Schimit fim de contrato pré pré assinado
    Douglas. Empresta.

    Curtir

  18. Pq não adotam logo a data de fundação como 1930…
    O clube foi refundado em 1935, mas sua historia tem origem em 1930…
    Essa é a data que deveria ser adotada sempre…

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s