Especial Gestão Esportiva: Renda x Ingresso x Público – Decisões administrativas / esportivas

Renda X Ingresso X Público – Decisões administrativas /esportivas

Olá torcida tricolor, meu nome é Tiago e começo neste post uma série de discussões para falar sobre gestão do esporte abordando não apenas nosso SPFC (até porque tem muita gente mais capacitada aqui pra falar disso que eu), mas exemplos de outros times no mundo e como isso pode influenciar o nosso tricolor.

O tema hoje está relacionado com o post do Cleiton desta quinta, 13/04/17, pra falar sobre Renda X preço do ingresso X público presente.

Pra começar, quero utilizar como base um estudo publicado no site “Universidade do futebol”, onde eles demonstram, após estudar 17 mil partidas de 9 campeonatos continentais e nacionais, que existe sim o efeito casa e este efeito varia de campeonato pra campeonato, sendo que dentre os campeonatos nacionais, o campeonato brasileiro é onde este efeito é maior (por uma série de fatores, tais quais: longas distâncias de viagens, mudança de estilo de jogo dos times mandantes X visitantes, etc.). O que importa é que, dentro deste estudo, se um time do campeonato brasileiro joga em casa, a chance de vencer é de 50%, contra 26,8% de empate e 23,2% de derrota.

Então, pra efeito de desempenho esportivo, fiz uma pesquisa sobre todas as partidas jogadas pelo São Paulo em casa, analisando o público presente X resultado em campo. Tentando entender se existe alguma relação.

A primeira impressão é que, sim meus amigos, estamos invictos em casa. Temos um aproveitamento de 71,43% dos pontos disputados, vencendo 5 partidas de 8. Mas não estamos aqui pra falar de disso.

A ideia é analisar pro SPFC, em específico, qual o efeito de jogar com casa cheia. Pra fins de análise, considerei que um público razoável pro SP seria maior ou igual a 25.000.

Para os jogos em que tivemos mais do que 25 mil torcedores de público, os resultados foram duas vitórias e dois empates, com aproveitamento de 66%.  Enquanto nos jogos com menos de 25 mil torcedores presentes, o aproveitamento é de 77%. Então quando tem menos torcida o SPFC joga melhor? Não, há que se considerar os adversários e, claro, analisar uma base de dados maior. Por isso, resolvi fazer a mesma coisa com o campeonato brasileiro de 2016.

Bom, a primeira impressão que fica é que a Renda Bruta de todo campeonato brasileiro não paga um mês de salário do nosso time. Sem falar que precisamos descontar daí os impostos, despesas de dia de jogo, etc.

Mas, mais uma vez, queremos saber se público presente tem impacto no desempenho do time em campo. Usando o mesmo critério de quantidade de gente, considerei um público razoável 25.000 presentes. O que temos?

Em jogos com menos de 25.000 pagantes nosso desempenho é de 61,53% dos pontos disputados. Já em jogos com mais de 25.000 pagantes nosso desempenho é de 61,11% dos pontos disputados.

Em outras palavras, pro SPFC de 2016, jogar com casa (meio) cheia ou quase vazia é praticamente a mesma coisa.

Mas se considerarmos jogos com mais de 40 mil pagantes, o desempenho é de impressionantes 77,77% dos pontos disputados. Um aumento considerável. Mas, mais uma vez estamos falando de uma base pequena de dados.

*Todos os dados foram tirados do site da CBF.

Decisões administrativas X Decisões esportivas

A grande questão colocada por todo analista de futebol brasileiro é que nossos dirigentes tomam decisões na base da emoção, sem planejamento e, por isso, o nosso futebol está como está.

O que se deve colocar em pauta quando apurados dados financeiros/administrativos de times de futebol envolve bem mais do que simplesmente olhar para um balanço. É preciso encontrar um equilíbrio entre o que é bom para o time em campo versus o que é bom para o time fora de campo. Sabendo sempre que um afeta o outro e o outro afeta o um. Basta lembrar-se do folclórico “Eles fingem que pagam, eu finjo que jogo”.

Um time bem montado, geralmente custa caro, mas leva mais público ao estádio, pode chegar a níveis mais avançados de competição e, com isso, gerar mais renda.

Quanto à decisão de baratear ingressos para ter mais público em campo, esta decisão não passa apenas por desempenho esportivo. Inclui desempenho financeiro, imagem, visão de patrocinadores, etc. Neste caso, é sempre bom lembrar torcidas que lotam estádios e, por isso, atraem grandes parceiros.

Pela enquete do Cleiton, o que a torcida tricolor quer é estádio cheio. Mais incentivos aos jogadores, uma melhor imagem, e, quem sabe, uma geração de renda superior.

Este pequeno estudo não pretende ser base para nada. Ele é apenas um demonstrativo de que nos últimos campeonatos que disputamos ter ou não ter muita torcida em casa não se refletiu em campo. O que serve de parâmetro para tirar este argumento de pauta quando a questão é baratear ou não os ingressos.

Grande abraço.

Tiago Koyano

Anúncios

73 comentários

    • Zebia,

      Eu li essa opinião e fiquei com duas impressões.

      A primeira de que se 2017 for um fracasso em termos de títulos, quero ver alguém conseguir justificar ainda estar 100 % com o Ceni.

      A não ser que que estas pessoas queiram falar :

      Aqui jogamos filosofalmente bonitos e não estamos nem aí com Resultados!

      A partir disso, minha cabeça me levou a pensar que estamos inaugurando uma época em que esta visão de futebol só vai servir pra revelar jogadores de ataque e vende los a preço de ouro.

      Pois esta visão de futebol do Rogério privilegia só atacantes, consagrando com muitos gols contra times que vem jogar aberto contra nós.

      ….

      Então eu tô aqui pensando que ou a gente torce pro São Paulo ou a gente torce pro Ceni…

      Curtir

  1. Estávamos invictos em casa. Ontem isso acabou.

    O fator campo é relevante para pressionar o adversário e buscar o gol. Se não fizer isso, será irrelevante o fator. Ao contrário, pode até reverter a torcida, como ocorreu ontem.

    O preço do ingresso hoje está bem abaixo do cobrado pelos rivais. E isso desequilibra o caixa, que já não é bom.

    Curtir

  2. Que os cornetas deixem o Rogério trabalhar!

    É apenas o 4º mês de seu primeiro trabalho, implantando treinamentos modernos, usando bem a base, rodando o elenco, trabalhando com o pessoal do scout para reforçar a equipe com jogadores bons e baratos, se mostrando um bom gestor de pessoas, não deixando Leco, Abílio ou qualquer diretor colocar o dedo no seu trabalho… O trabalho começou do zero com nova filosofia de jogo e devolvendo a intensidade do time. Hoje não tem jogador fazendo biquinho, jogador dando migué e nem motivos para a torcida pedir raça pra ninguém!
    Rogério Ceni é o futuro do São Paulo! Mas se a torcida ficar querendo resultados para ontem e a diretoria ficar trocando de técnico e estilo de jogo, o São Paulo nunca chegará em lugar nenhum. Não é que ele seja incriticável, pois ele também erra até por ser um treinador novo no mercado, mas não pode ficar caindo na pilha da imprensa que só da´pedrada em treinador. Tenha certeza que se o treinador fosse mandado embora, essa mesma imprensa que apedreja começaria a falar que a diretoria não deu tempo, que o trabalho é bom e etc.

    Curtido por 2 pessoas

  3. Na minha opinião, desde a contratação do Ceni o SPFC só estara pronto em 2018, é uma filosofia nova, um trabalho promissor, demite o cara agora e ai? contrata Ricardo Gomes, Doriva de novo? Pelo amor de Deus, ridiculo isso, deixa o cara trabalhar, que os frutos virão, tem que ter paciência.

    Curtir

    • Rafa,

      E se o projeto fracassar?

      Se essa filosofia não der certo? Se mostrar errada?

      Tem que ter paciência, tem que deixar evoluir, tem que dar liga etc… Mas tem que ter um jeito de medir a evolução e pensar no que dá certo e no que não dá!

      Vão deixar o Ceni fazer laboratório até que mês?

      Curtir

      • Mano, para um time que deixou Muricy teimando e caindo em matas matas, Ricardo Gomes derrapando ( hj pooderiamos estar na L.A) entre tantos outros derraparem, pq não o Ceni? Não deixa o time na deriva, logico que nao, porém o que ele mostra é bom, são conceitos ótimos, porém para dar frutos tem que ter tempo, da mesma forma que um império não se constroi em um dia, um time é a mesma coisa, até ontem nosso time tomava gol de tudo que é jeito, hoje nós ja temos um time mais equilibrado.

        O ceni vai derrapar como qualquer técnico, mas vejo nele um futuro promissor e fazia tempo que não via, pois só contratavamos porcaria.

        Curtido por 1 pessoa

      • Se a filosofia não der certo e se mostrar errada ele estará no mesmo patamar de todos os outros que passaram no Morumbi nos últimos anos e que tinham diferentes perfis, incluindo campeões mundiais, campeões de libertadores, gringos, brasileiros, novos, tradicionais, etc.

        Curtido por 2 pessoas

    • 100% de acordo, rafa!
      Esse looping interminável de trocar técnico a cada 3 ou 6 meses tem que acabar de vez!
      Ceni não tem experiência? Então porque contrataram? Quem contratou?

      O cara foi trazido com um contrato de 2 anos, então pelo bom senso comum ele deveria ter,
      No Mínimo, 1 ano de prazo para poderem avaliar se vale a pena mantê-lo!
      Menos que isso é I-d-i-o-t-i-c-e !!!!!

      Também penso que o time estará bom para disputar títulos em 18, e Ceni estará mais calejado!
      Porém, se não estiver, que se troque de técnico já ao final dessa temporada, mas até lá, eu dou
      meu apoio a ele! Repito: no mínimo por 1 ano, deixem o cara trabalhar em paz!!!

      #EuApoioOMito
      #PraSempreSPFC

      Curtido por 1 pessoa

    • 100% de acordo!
      O cara é inexperiente? Está fazendo laboratório? Mas não trouxeram ele com um contrato de 2 anos?
      Quem trouxe? Então agora deixem o cara fazer o trabalho dele, ora bolas!

      Ficamos nesse looping interminável de, a cada 3 ou 6 meses, ter que ouvir uns e outros pedindo para
      trocar de técnico! Paremos com isso, porque nunca um cara vai conseguir implantar um sistema de jogo
      e obter resultados se não derem tempo ao tempo.

      Quando Bauza veio, quanto tempo levou para olharmos e dizermos “agora vai”? Foram praticamente 5
      ou 6 meses! Rogério veio com contrato de 2 anos e é novato! Tava na cara que erraria e perderia alguns
      jogos! Mas depois de 3 meses já estar descendo a lenha nele… ?? Ok, não que não erre (como aliás ele
      errou ontem, na escalação, na minha opinião e na de muitos aqui), mas isso faz parte do amadurecimento
      dele, não tem jeito!

      E outra: eu mesmo disse aqui que se der prá vencer algo esse ano seria ótimo, mas que vislumbrava o
      time pronto para conquistas somente em 18! Não criei expectativas para esse ano, a não ser de ver um
      trabalho bem feito com uma nova filosofia de jogo (que aliás agradou praticamente quase todos aqui no
      Blog), com um time coeso e unido, que propõe o jogo, e ao menos a vaga para a Libertas-18.

      Ok, é pouco para um time da grandeza desse clube? É!
      Mas infelizmente, é nossa realidade atual. O clube está dilacerado financeiramente, há gente incompetente abusando da nossa paciência há anos e pela 1a vez nos últimos 8 ou 10 anos surge um cara que é ídolo da
      história recente desse Gigante com uma proposta que quase todos abraçaram para iniciar um novo projeto!

      Que tal darmos tempo ao tempo???

      Curtir

      • O SPFC podia trocar de torcedores que a cada revés vem com essa de trocar de técnico….
        Futebol é assim se perde e se ganha, essa “torcida” que fica querendo troca de técnico devia apoiar mais e principalmente no estadio…
        Não sou muito de citar exemplos dos outros times, mas já que a fase tá pra isso:
        1- As Peppas antes de ganhar o Brasileiro, mantiveram o Cuca mesmo após uma eliminação ainda na fase de grupos da libertadores;
        2- O time sem cor, mesmo após uma eliminação ainda na Pré Libertadores mantiveram o Tite e deu no que deu.

        Muitos vão discordar da minha opinião, o que é valido, afinal não sou dono da verdade, mas será que é tão pior manter o Rogério pelo menos até o final da temporada do que contratar os Osvaldinhos e Levir’s do mercado????
        Quanto ao jogo de Quinta só posso dizer que, fizemos o jogo que nos cabia, porém as peças que poderiam dar um desfecho melhor ao jogo (Luis Araujo e Wellington Nem, que seriam quem poderiam abrir a retranca do Cruzeiro e o Cicero que poderia municiar estes e o Pratto, não estavam em uma noite inspirada. E antes que falem que o Rogério percebendo isso podia ter os trocado antes, eu também não apostaria em ninguém do banco, a não ser o Gilberto.

        Curtir

  4. Como muitos aqui são jovens e não conhecem nossa História, o São Paulo tem mais vitórias em Belo Horizonte do que o Cruzeiro.
    Como são nossos maiores fregueses vou esperar até a prorrogação para me dar por vencido!
    Pensamento positivo! Bora São Paulo!

    Curtido por 1 pessoa

    • Em que pese a dificuldade que será esse próximo jogo em MG, aliado ao placar desfavorável
      nessa 1a partida, continuarei torcendo também.
      Pelas estatísticas de mata-mata, quem vence a 1a partida (independente do mando) já está
      com mais de 50% da vaga garantida! Mas como o papel da gente é torcer e acreditar até o
      apito final, tenho que continuar torcendo pelo meu clube!

      Vai São Paulooo !!!

      Curtir

  5. Sei que domingo é decisão de copa do mundo.É entrar com as facas nos dentes pois os travecos vão entrar com tudo.É um campeonato a parte,principalmente psicologicamente.Temos mãos time,mas temos que fazer valer isso na prática.Tomara que Cuevas volte, uma eliminação contra os travecos seria broxante demais nesse primeiro semestre.Que entrem com tudo e que vençam na marra,jogando feio,roubado,mas vençam.

    Curtir

  6. O RC prolongou demais o final de carreira. Salvo engano, com salário de R$ 700 mil.
    No jogo de despedida cobrou metade da arrecadação. Muitos jogadores até pagam para ter um jogo de despedida.
    O RC é um aprendiz de técnico, muito despreparado e acha que pode por em prática o que leu nos livros de táticas do seu assistente técnico. Tem que ter muita rodagem para chegar a ser um treinador de clube grande. Tinha que ter iniciado nas categorias de base ou time pequeno e, depois, alçar voos mais altos.
    Escala muito mal, sem armadores. Dois jogadores de beirada no ataque que só correm, não sabem concluir ou armar. Solução: faz o básico. Não inventa. Dois volantes, um mais marcador e outro que saia para o jogo; dois armadores e dois atacantes sem posição fixa. Quando subir um lateral o outro fica. Não dá pra jogar com a marcação adiantada. Os zagueiros são lentos ( Maicon, Lugano, Breno, Douglas ). E treinar fundamentos como fazia o Telê. Vários jogadores têm várias limitações técnicas.
    Ademais, o time tem 05 jogadores que podem vestir a camisa titular : Pratto, Cueva, Jr Tavares, jucilei e, com boa vontade, o Rodrigo Caio. O resto é bem fraco.

    Curtir

    • Acho que lendo os comentários do pessoal aqui, o nosso maior dilema é :

      Pragmáticos vs Visionários.

      Se você ler o comentário da Virginia acima, não tem um erro de conceito.

      Já lendo lá em cima os comentários do Rafa, ele também está certo com relação a deixarmos que o Ceni aprenda com os erros e que vamos colher frutos mais pra frente.

      Eu, por estar frustrado e com muita vontade de ver esse time ganhar alguma coisa, tô do lado dos Pragmáticos…

      E vocês?

      Curtir

      • Rodolpho,

        Vc como muitos aqui estão com ansiedade por um título, nem que seja um Paulista… o que é
        absolutamente legítimo!

        Porém estamos refens de uma forma de trabalhar e administrar futebol que só nos afundou
        nesses últimos 8 ou 9 anos! E o Rogério como qualquer outro técnico sofrerá com essa questão.
        Rogério veio com algo inovador para o clube nos últimos anos e precisamos ter paciência com ele.
        Não tem jeito!

        Precisamos acreditar, mas é legítimo também cobrar ele. O que não pode é achar que ele, sendo
        novato na profissão, não cometesse erros! Faz parte do processo de amadurecimento de qualquer
        pessoa ou profissional e nos mais diversos campos de atuação da vida humana.

        Repito: o erro maior do Ceni, a meu ver, foi aceitar o convite do Leco (com interesse eleitoreiro), pois
        ele devia se preparar por mais 1 ou 2 anos antes de encarar esse desafio.
        Mas, se ele está aí, a proposta dele é boa e viável (isso é quase que unânime aqui), temos que ter
        a consciência de aguardar um tempo e vendo erros e derrotas acontecerem!!!
        Faz parte, não tem jeito!

        Mas torço para que ele não se perca e tenha maturidade suficiente para fazer os ajustes que tiver
        que fazer e não se perder na vaidade e na presunção. Mas estou com ele e apoiando ele, pelo menos
        até o final deste ano, porque antes disso não teremos como avaliar com justeza seu trabalho.

        Curtir

    • Nao vou falar sobre tua opinião como um todo. Quero comentar apenas d uma parte específica.
      “Escala muito mal, sem armadores. Dois jogadores de beirada no ataque que só correm, não sabem concluir ou armar. Solução: faz o básico. Não inventa.”,
      Todos técnicos, e digo todos mesmo, desde a vinda do Muricy na epoca do tri, incluindo o mesmo nisto, escutaram esta mesma critica. Sempre inventavam de mais, escalavam mal, eram teimosos e etc. Muda os motivos para se dizer isso. No caso, Rogério eh inexperiente. Mas e todos os outros? Quais eram os motivos?
      Rogerio erra, acerta, inventa, faz o simples. Como todos os outros. Nao adianta acharmos mais nada agora. Ele esta la e, pela primeira vez em anos, temos perspectivas de um trabalho de longo prazo. Entao q se de continuidade e aprendamos a nao chorar pelo q poderia ter sido.

      Forte abraço.

      Curtido por 3 pessoas

      • No caso do RC, infelizmente tenho a impressão que ele está perdido, diferentemente do Muricy, que tinha uma ideia preconcebida e conseguia por em prática o que desejava : o tal Muricybol.
        Os jogadores eram treinados para tal e conseguiam desempenhar bem o papel, resultado: 03 títulos brasileiros. A despeito de achar o Muricy totalmente previsível, ganhou. É o que importa. Montou time para ser campeão de torneios de pontos corridos. No mata-mata o buraco é mais embaixo. O time tem que ser frio e calculista e o técnico tem que ser estrategista para mudar o rumo e ritmo do time no decorrer do jogo, o que o Muricy não sabia fazer.
        Tudo bem que o nosso elenco era mais numeroso e mais equilibrado. Os departamentos médicos, de fisioterapia, preparação física e fisiologia também eram melhores.

        Curtir

    • Só pra lembrar. O Real Madrid joga sem armador e não tem problema nenhum com isso. E aqui não tem problema nenhum comparar, porque cada um enfrenta adversários de níveis diferentes. Claramente, o Real enfrenta adversários muito mais fortes. Então, o problema é o encaixe do time. E isso leva tempo. E tempo é um assunto que a torcida não quer nem ouvirei falar…..

      Curtir

      • E outra o Ronaldo, o Bale e o Benzema buscam jogo e sabem armar.
        O C. Ronaldo arnava jogo no Manchester.
        O Bale armava jogo no Tottenham .
        O Benzema joga armando o jogo muitas vezes na seleção francesa.
        E todos são exímios finalizadores

        Curtir

        • Real joga o 4x1x4x1 por isso podem se dar ao luxo de ter volantes armadores. O Casemiro é a peça ideal desse esquema, pois é muito bom na marcação e tem uma excelente saída de bola.
          Jucilei poderia fazer essa posição com muita tranquilidade, precisaria definir dois “meias com poder de marcação” para jogar central (Lucas Fernandes e Cícero até possuem tal característica, Mendes Jamais).

          Curtir

    • Maicon é disparado nosso melhor zagueiro,é só pensar em uma zaga com LucaoxMaicon ou LucaoxRodrigo Caio, qual passa mais confiança….Mas tem q jogar sério também,fazer o básico, mas ele pelo menos tem biótipo físico pra zagueiro.

      Curtir

  7. O Araruna é promissor sim.
    Apostaria nele na lateral no lugar dos horríveis Buffa e Bruno.
    O Maicon é zagueiro razoável tecnicamente e muito lento.

    Curtir

    • Os cruzamentos do Bruno fizeram muita falta ontem. Buffa errou quase todos, assim como o Araruna. O bruno, mesmo estando na media, acerta muito cruzamento. Nao por acaso sempre figura como lider de assistência

      Curtir

      • Fiquei pensando que ontem, ao menos no 2o tempo, o Ceni poderia ter voltado com o Thomaz logo de cara no lugar do Nem e o Wesley (sim, ele mesmo) no lugar do Buffarini.

        Curtir

    • Araruna é um excelente volante, joga muito mais que Cícero ou Mendes no setor.
      Sacrificar um jogador diferenciado na volância para ser razoável na Lateral é loucura.

      O Araruna não recompõe a lateral quando sobe. Vão queimar o garoto. Muito melhor por Wesley ou mesmo o Mendes no setor.

      Curtir

  8. A única virtude do Bruno são os cruzamentos. No mais muito fraco.
    Apostaria no Araruna para fechar o setor até a vinda ou descoberta de um lateral que saiba cruzar e defender razoavelmente

    Curtir

  9. A cada mal resultado voltam a bater na tecla q RC, privilegia somente o ataque.
    Tomamos 2 gols com bola parada, com todo o time postado na área, inclusive o CA, q fez gol contra.
    Sobre o texto, discordo da afirmação q time bem montado custa caro.
    Time com grife custa caro e não é garantia de bem montado.

    Curtir

  10. No caso do RC, infelizmente tenho a impressão que ele está perdido, diferentemente do Muricy, que tinha uma ideia preconcebida e conseguia por em prática o que desejava : o tal Muricybol.
    Os jogadores eram treinados para tal e conseguiam desempenhar bem o papel, resultado: 03 títulos brasileiros. A despeito de achar o Muricy totalmente previsível, ganhou. É o que importa. Montou time para ser campeão de torneios de pontos corridos. No mata-mata o buraco é mais embaixo. O time tem que ser frio e calculista e o técnico tem que ser estrategista para mudar o rumo e ritmo do time no decorrer do jogo, o que o Muricy não sabia fazer.
    Tudo bem que o nosso elenco era mais numeroso e mais equilibrado. Os departamentos médicos, de fisioterapia, preparação física e fisiologia também eram melhores.

    Curtir

  11. Saindo do modo leitura para dizer que sou do time daqueles que enxergam o bom futebol e que o R Ceni precisa de tempo… Não devemos pensar em títulos e sim em construir uma espinha dorsal segura para este time com treinamentos e repetições… São apenas quatro meses de trabalho e vejo muitos comentários sem sentido, não dá para treinar com jogos toda a quarta e domingo… O time estava voando quando voltou dos EUA, MAS DEPOIS CAIU DE RENDIMENTO ( desculpe a caixa alta ) devido a falta de treinamentos mais elaborados… Temos que ter e dar oportunidade ao Ceni e sua comissão técnica, cobranças só em 2018. Pronto tem muitos jovens aqui é isso é bom, mas para os mais antigos como eu é bom lembrar do começo de Cilinho e Telê ( no primeiro armou uma equipe mesclando jovens com jogadores mais rodados e bons, bem Tele todos conhecem o quanto sofreu em outras equipes até chegar aqui desacreditado e tendo o respaldo dá diretoria conquistou suas maiores vitórias na carreira… )

    Curtido por 2 pessoas

  12. volto a repetir, não é apenas um problema do R. Ceni mas de vários treinadores q passaram pelo SPFC (claro q teve exceções) mas o SPFC (o clube) ainda não aprendeu a jogar contra times mais fortes em decisões, com esse estilo de jogo defensivo proposto pelo Mano, Tite, Abel, Celso Roth e outros.

    o SPFC sempre foi bom contra adversários fortes q jogam e deixam jogar, mas contra adversários que não querem jogar e não deixam jogar, o SPFC ainda não aprendeu a lidar com isso, e alguns treinadores mais experientes e “malandros” como é o caso do Mano e outros, perceberam isso.

    Já vimos o SPFC perder até para times medianos nesse estilo de jogo dentro do Morumbi, é oq eu to falando, alguém lá dentro do clube precisa ver isso, é um trabalho q vem de CIMA pra baixo e não está sendo feita, mas enfim, é só uma opinião não quer dizer q estou certo.

    Curtir

    • ah e isso não quer dizer q estou pedindo para o Ceni mudar o seu estilo, apenas corrigir algumas coisas e ter mais atenção com esse estilo de jogos defensivos, pq o SPFC vai jogar muito contra esse tipo de times, a maioria joga assim pq a adaptação é mais rápida e mostra mais resultados a curto prazo.

      Curtir

  13. Muricy – Sou muito grato ao tri inedito, mas recebeu de heranca um time campeao paulista, de libertadores e mundial.

    100ni – Recebeu de legado um time que cortejou a zona de rebaixamento. Sairam jogadores de baciada e chegaram de baciada. Alguem tem duvida que eh reconstrucao …

    Ano passado, Tite por perder tres jogadores pediu ateh maio para remontar time.

    Curtir

    • “100ni – Recebeu de legado um time que cortejou a zona de rebaixamento. Sairam jogadores de baciada e chegaram de baciada. Alguem tem duvida que eh reconstrucao …”

      Só por esse comentário, matou a pau!

      #ApoioTotalAoMito

      Curtido por 1 pessoa

  14. Rai so se firmou no terceiro ano.

    Dario Pereira idem.

    Nem Tele nem Cilinho ganharam titulos no ano que chegaram.

    Aih o realista e pragmatico quer que time esteja pronto com quatro meses de formacao, alem de que muitos deles chegaram no meio do caminho e alguns estao chegando ainda.

    Imagine se o Tite saisse apos a derrota para o Tolima…
    Ele foi execrado pela torcida gamba mostrando que torcida nao sabe das coisas.

    Curtido por 1 pessoa

  15. Não acho o trabalho pífio. Ao contrário, vejo muito potencial.
    O que me incomoda são algumas teimosias (Schmidt ele finalmente desistiu), especialmente no posicionamento do Mendes (que sequer titular merece ser, muito menos na função de meia) e no substituto do Cueva.

    No mais, vejo coisas boas no trabalho sim. Embora tenha MUITO MEDO de que o treinador se perca na arrogância (algo que percebi na última entrevista pós jogo).

    Curtir

  16. Pessoal vem falando que não ganharemos títulos esse ano, porém se esquece que ganhamos o torneio de verão no inicio do ano, que muito times por ai que ganharam chama de mundial. Então ao menos um torneio já ganhamos mesmo que amistoso.

    Curtir

  17. Estamos todos levando em conta q o time está em formação, pressupondo q há um projeto ou planejamento elaborado neste sentido.
    Será q existe esse planejamento? Qual é ele? A milionária venda do Neres e a tb milionária contratação do Pratto fazem parte desse planejamento? Será?

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s