Prosa Tricolor: Tamo Junto!

capa-do-blog

E aí, pessoal, tudo certo?

Se tem uma frase que a torcida do São Paulo pode se orgulhar em falar nesse Campeonato Paulista de 2017, pelo menos até aqui, é essa: Tamo Junto!

A torcida tricolor, efetivamente, foi quem mais levou torcedores ao estádio. Mas será que isso se converteu em renda para o clube?

Compartilho com vocês o levantamento do jornalista Renato Souza, que publicou em seu twitter as seguintes informações:

Publico

Somos a torcida que mais comparece, que paga ingresso mais barato e a terceira arrecadação entre os grandes de São Paulo (Isso se considerarmos Corinthians, Palmeiras e Santos como grandes….rs).

Só para termos uma ideia, faturamos, em renda líquida, 34,38% a menos que o palmeiras, mesmo tendo um público 19,65% maior.

Essa discussão é antiga, essa relação estádio cheio/estádio vazio, tem a fama de fazer diferença no desempenho da equipe dentro de campo. Um estádio lotado empurra os jogadores, motiva ainda mais, faz o jogador sentir na alma a força da torcida e passa a jogar com sangue nos olhos, em busca da vitória.

Será?

Atualmente, temos jogadores profissionais, profissionais até demais. Muitos não se importam com o desempenho em campo, gritos de torcida… apenas querem seu salário no bolso. Já tivemos muitos jogadores assim. Talvez hoje, eu não consiga identificar um atleta do tricolor que pense desta forma. Mas e no futebol em geral, existem os famosos “mercenários”?

Vale lembrar que Ceni, desde quando era jogador, sempre foi defensor de ingresso mais barato, casa cheia. Sempre antes dos jogos, naquela ultima conversa antes de entrar em campo, era comum vê-lo citando o Morumbi cheio, buscando incitar no jogador a responsabilidade que ele tinha diante de uma torcida tão grande apoiando.

Onde eu quero chegar com esses questionamentos?

Claro que quero pedir a sua opinião sobre o assunto… E vamos nós para mais uma enquete:

COPA OURO

Ontem pela manhã foram disputadas as finais da Copa Ouro 2017 – categorias sub 15 e sub 17.

Sub 15

O tricolor foi superado pela equipe do Desportivo Brasil, em jogo realizado as 9 da manhã em Cotia.

A equipe do Desportivo Brasil foi superior no campeonato todo, marcando 36 gols e sofrendo apenas um, nos 7 jogos que fizeram nessa competição (médias de 5,14 gols marcados por partida e 0,14 sofridos)

Sub 17

O Sub 17 já é outra história. Com uma vitória sem contestações, o tricolor sagrou-se campeão sobre o Flamengo de Guarulhos por 5×0.

Dessa geração, segundo o especialista da base, devemos prestar atenção no craque David Elias e em Ricardinho, atacante que veio da equipe do Flamengo de Guarulhos no ano passado.

Veja os gols da conquista da equipe sub 17 do nosso tricolor:

Sub 20

O São Paulo se classificou para a semi final do torneio, com uma vitória de 2×0 sobre a equipe do São Bernardo. Destaque para a atuação de Marquinhos Cipriano (Guarde bem este nome!)

O tricolor pega agora o Nacional, na próxima semana, segundo o site oficial do São Paulo, mas ainda sem data e horários definidos.

CAMPEONATO PAULISTA FEMININO SUB 17

E o São Paulo segue o campeonato, por enquanto liderando seu grupo, com 7 pontos em 3 jogos.

Na última rodada, o São Paulo empatou com a equipe do Audax, por 1×1 e agora enfrenta novamente a equipe de Osasco pelo returno do grupo, no dia 23/04, domingo, às 10h no estádio Elzo Piteri, em Osasco.

INDICAÇÃO DE TWITTER

Essa semana, vamos criar aqui na coluna uma seção nova. Tentarei, a cada semana, indicar um twitter para seguir. Obviamente que sempre relacionado ao São Paulo de alguma forma.

Essa semana, começamos logo com 2!

O primeiro é o Twitter aqui do blog: @BlogdoSaoPaulo

Aqui você interage, coloca suas ideias, tem um contato mais próximo com a gente!

O segundo é um Twitter bem bacana: @projetotoquio92

Esse twitter tem um misto de saudosismo e orgulho. O autor volta no tempo, mostrando o dia a dia do tricolor no ano de 1992, um ano inesquecível para nosso tricolor.

É como se, em 1992, tivéssemos essa mídia. Não deixe de conferir. É impressionante a riqueza de detalhes.

Ah, eles estão também no facebook. Só pra atiçar a curiosidade, veja o que aconteceu em um dia como ontem, mas em 1992: macedo

Alguém aí lembrava desse episódio?

O link para conferir é esse: https://www.facebook.com/projetotoquio/

E, por essa semana é isso aí! Semana que vem voltaremos com a história de mais uma promessa que acabou não se firmando na equipe do tricolor da forma que esperávamos!

Anúncios

57 comentários

  1. Excelente Cleiton. Gostei demais das dicas do twitter. Boa sacada. Sobre a base, não vamos nos iludir com nomes, muitos deles ( os diferenciados) nem veremos jogar com o manto, vide D.Neres, Lyanco e agora o Luisão. Afinal, futebol é negocio, segundo nosso ilustre diretor. Gostaria de perguntar a ele, negócio para quem? Certamente para o torcedor tricolor não é. Sai Leco!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Futebol é do povo, o caminho pro nosso marketing é reconhecer isso.
    Se a Inglaterra que tem uma economia muito mais forte que a nossa tem torcedor reclamando do preço do ingresso por que aqui seria diferente?

    Só quem já foi ao Morumbi usando o transporte público sabe do esforço necessário pro torcedor conseguir ao menos chegar ao Estádio, colocando arquibancada a 60 reais então é praticamente fazer o torcedor ter que traçar um baita planejamento pra assistir uma só partida.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ao invés de aumentar o preço dos ingressos nesse momento o SPFC poderia oferecer mais opções de comida dentro do estádio pro torcedor comer lá dentro ao inves de comer um lanche de pernil na rua qdo o jogo termina. O cara economiza no ingresso, leva a família, e acaba gastando lá dentro com comida. Além disso, nos setores de arquibancada deveriam vender produtos do time em quiosques espalhados. Tem muito espaço subutilizado.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Qual é o custo total dos outros torcedores para irem para seus respectivos estádios? Se fosse melhorada a acessibilidade (metrô e estacionamento) ao Morumbi, será que não poderia subir o preço dos ingressos e com isso o clube arrecadar mais? Talvez o São Paulo venha pagando caro por isso.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Salvo jogos importantes ou com algum outro tipo de apelo, o clube virou refém da política de preços baixos. E a torcida se acostumou a isso e vai ser difícil mudar. Fato é que se o time não disputar finais ou outros jogos com um grande apelo, a bilheteria pouco ajuda nas finanças do clube.
    Gostaria de ver uma comparação com outros clubes além desses 3.
    Bom ou ruim cada um tira as suas conclusões.

    Curtido por 1 pessoa

    • Acho que os nossos preços são baixista se comparados aos ingressos de gambás e da porcada. Mas tem a explicação do fator novidade, estádio novo, times turbinados com patrocínios sei lá de onde….
      Já já acaba tudo isso é as coisas voltam ao normal.
      O curintia já está baixando o preço do seu ingresso e mesmo assim a média de público caiu…
      E o detalhe mais importante: quando as medias de publicos e rendas diminuírem, e vão diminuir, eles ainda terão seus estádios para pagar….
      E o Morumbi, por mais velho que seja, ainda estará abrigando a torcida tricolor….

      Curtido por 1 pessoa

  6. Diretoria tava indo muito bem cobrando barato no Paulista. Aí, justo no jogo crítico contra os gambás, que precisa de estádio cheio, fazem a BURRICE de cobrar mais caro. Era pra fazer promoção e campanha para LOTAR, nem que fosse com saco de arroz!
    O mal da capitalização precoce ainda acomete nossos gestores. Será que não compreendem o ganho futebolístico de um estádio cheio, e nem o ganho financeiro de passar para a final?
    Dez anos sem passar das SEMIS e os caras não aprendem…

    Curtir

  7. Futebol é dentro de campo..mas olhando a provavel escalação do Cruzeiro, temos nao so que ganhar..como ganhar muito bem…posição por posição…ganhamos todas…

    SÃO PAULO: Renan Ribeiro; Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio e Junior Tavares; Jucilei, Thiago Mendes e Cícero; Wellington Nem, Luiz Araújo e Lucas Pratto

    CRUZEIRO: Rafael; Mayke, Leo, Manoel e Diogo Barbosa; Hudson, Ariel Cabral, Rafinha e Alisson; Thiago Neves e Ábila

    Curtido por 2 pessoas

  8. Estadio cheio sempre. Nossas chances de vitoria aumentam e boas campanhas atraem o torcedor. Sobe o preço até o maximo q der sem elitizar o público pq vira um público frio e chato.

    Pra hj, espero q o Rogério nao entre com o Nem. Me lembra muito o Bauza q insistiu com o ytalo no lugar do ganso na pausa pra copa, nao deu certo e mesmo assim ele foi com essa escalacao pra cima do atletico nacional no morumbi e jogamos muito mal. Óbvio q Nem é muito melhor q ytalo, mas a tática com LA e Nem em nenhum momento deu certo. Põe o Thomaz. Vamo pra cima!!!!

    Curtir

  9. Um comparativo interessante:

    O torcedor diz que tem que pagar pouco para ir ao estádio, menos que o valor pago pelos rivais. Ou seja, desvaloriza o produto.

    E, esse mesmo torcedor reclama quando recebemos patrocínio menor do que os rivais, alegando desvalorização da marca.

    Qual a lógica de quem pensa assim? “Desvalorizo a meu favor”, mas quero que os outros valorizem???

    Curtir

    • Simples. Nosso histórico comprova que o anel superior lota com muito mais facilidade quando o clube cobra barato.
      Não podemos usar os rivais de parâmetro, pois as arenas deles possuem características diferentes do nosso estádio.
      É fundamental aproveitar a capacidade total do Morumbi, por uma série de motivos:

      – O aproveitamento do time nos jogos de grande público tende a ser maior que nos de pequeno público em circunstâncias semelhantes.
      – A bilheteria média aumenta, não só pelo maior público, mas como pela maior frequência de classificação da equipe para jogos mais decisivos e caros.
      – Ganhos financeiros secundários, como marketing e consumíveis aumentam.
      – A torcida é fidelizada à medida em que tem condições de pagar mais jogos, pois se condiciona a assistir o time presencialmente.

      Ressalto que Rogério Ceni tem sido um dos principais defensores da política de ingresso barata, e até por isso acredito que este ano finalmente ela esteja sendo posta em prática com mais frequência. Dou a ele meu total apoio nesse sentido.

      Curtido por 1 pessoa

      • É necessário modernizar a política de preços em conjunto com o sócio torcedor. Essa simples política de ingresso barato não se sustenta a meu ver, principalmente em jogos “que não valem nada”, como alguns se referem.
        Sendo realista, públicos realmente bons foram 3 até agora. Estreias de Ceni e Pratto e clássico.

        Curtir

  10. Bom dia, galera!

    Pessoas chorando por um volante que dificilmente terá chances no profissional… enfim, segue o jogo!

    Hoje será 2 x 0 tricolor! Quem sabe conseguimos ampliar isso ai! Tem que jogar pra frente. Aposto em 40 mil pessoas, pouco mais que isso. 55 mil no domingo.

    Curtir

    • Pra mim, obrigação mesmo é:
      – hoje, no mínimo 40 mil (prá mim dá no máximo 45 mil)
      – domingo, tem que ser mínimo de 50 a 55 mil (mas acho que pode bater 60 mil).

      Prá cima das marias!
      Prá cima da travecada!

      Curtir

  11. E o RC vai de Nem mesmo? Mesmo que o Thomas não seja um primor… Deveria dar oportunidade e colocar o Nem no 2° tempo, pq o dois pontas vão cansar e com isso Neilton vai para campo!!! Brincadeira…

    Curtir

  12. Não da pra pegar as Leilas ou Curicas como parâmetro. O ultimo que tentou fazer isso conseguiu esvaziar o Morumbi até em libertadores…
    Eles tem muita gente pra ir pela primeira vez assistir um jogo no “próprio” estádio e ainda contam com a facilidade do acesso.

    Conheço muito corintiano que nunca foi assistir um jogo no xerocão justamente pelo preço cobrado.

    Curtir

  13. Me sinto mais tranquilo para opinar sobre placar de algum jogo do SP depois de termos encontrado o ”equilíbrio” na defesa. Hoje vai ser um jogo daqueles do tipo São Paulo x River Plate pela L.A de 2016. rs

    Morumbi lotado incentivando desde a chegada do ônibus, daquele jeito que só a nossa torcida sabe fazer. Acredito eu que o time vai vir com sangue nos olhos.

    Palpite: 3 x 0 pra gente.

    Curtido por 1 pessoa

  14. O ideal é encontrarmos o equilíbrio, ter a bilheteria num preço justo para o clube e para o torcedor poder comparecer. Como são dois jogos muito próximos um do outro, creio que a maioria da torcida optará por um deles, acho que o estádio estará mais cheio no domingo do que hoje, mas confio em bons públicos em ambos os jogos.
    Palpite para hoje: 2 x 1 Tricolor!!!!

    Curtir

  15. Claro que tem que haver equilibrio, mas o campo lotado é um grande diferencial. Precisamos trazer o povo para o nosso lado, precisamos ser o time do povo. Antigamente dizia-se que éramos o time da elite, hoje, as coisas mudaram e precisamos cada vez mais ser o time do povo !!!!!!!

    Curtir

  16. Eu sou a favor de um valor um pouco maior nos ingressos em conjunto com descontos vinculados a situações específicas e promoções pontuais. O ideal é fazer o torcedor ter que acompanhar o site oficial e redes sociais sempre, ter um aplicativo de celular do clube e, consequentemente, comparecer ao estádio.

    Sugestões:
    – Sistemas de valorização da assiduidade;
    – Variação de preços de acordo com a data da compra;
    – Pacotes de ingressos para um número maior de jogos com prazo de validade para uso e com desconto progressivo (exceto semi-finais e finais);
    – “Cashback” surpresa em jogos de menor expressão para utilizar em jogos de maior expressão;
    – Descontos gerados para quem baixar aplicativo do time;
    – Promoções “desafios” nas redes sociais. Por exemplo, o torcedor que curtir a publicação e comparecer ao estádio em determinado jogo tem direito a X% de desconto no próximo jogo para cada gol feito do SPFC;
    – Criar rankings de torcedores com prêmios e prioridade na compra de ingressos.
    – Parceria com descontos em aplicativos de transporte (Uber, easytaxi, blablacar, etc)
    – Promoções relâmpago de ingressos (termina em HH:MM:SS) ;

    Ps.: Moro longe de São Paulo e desconheço a realidade de transporte coletivo da cidade. Algumas dessas sugestões talvez não sejam possíveis e sejam só devaneios…rsrsrs

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s