Na coluna de hoje, falaremos sobre a base tricolor. O grande investimento em Cotia faz com que as expectativas por um retorno em campo sejam muito altas. Neste ano, também pela falta de dinheiro, o São Paulo parece estar fazendo bem a transição de atletas para o profissional. O elenco, sem os jogadores formados em Cotia, seria pequeno e incapaz de completar os 70 jogos em média de uma temporada. Ao invés disso, o time vem bem, com seus jovens jogadores honrando o manto tricolor nas primeiras vezes vestindo-o no profissional.
Rogério Ceni, por saber que não havia dinheiro para comprar todo um elenco competitivo, decidiu subir diversos garotos da base, multicampeã no ano passado. A ideia é de que seria tão bons quanto jogadores mais velhos de times pequenos (que é o que havia dinheiro para comprar) e ainda poderiam evoluir, agregando ao time.
Com isso, atualmente, temos 10 jogadores da base que já jogaram esse ano (sem contar Lyanco, vendido). Além deles, temos outros que estão treinando com o time principal sem ainda ter participado de jogos, como Lucas Perri e Caíque.Rogério Ceni, por saber que não havia dinheiro para comprar todo um elenco competitivo, decidiu subir diversos garotos da base, multicampeã no ano passado.

Os jogadores lançados por Ceni são 4: Shaylon, Araruna, Lucas Perri e Júnior Tavares. Júnior é titular absoluto e Araruna tem entrado bem em vários jogos. Shaylon entrou menos, mas mostra promessa com seus 19 anos. Mostram-se como alternativas claras, podendo entrar a qualquer momento no time sem comprometer.

Não poderíamos esquecer os outros 7 jogadores de Cotia, no elenco principal há mais tempo. São eles: Lucão, R. Caio, Breno, Wellington, J. Schmidt, Lucas Fernandes e Luís Araújo. Desses, jogam constantemente 3, com Lucão começando a entrar mais agora. Lucas Fernandes vinha bem ano passado, mas rompeu os ligamentos do joelho e agora busca retomar ritmo de jogo, mesmo caso de Breno e Wellington. Esperemos que voltem à sua melhor forma!

Além desses jogadores no time principal, temos outras crias do sub-20 emprestadas a outras equipes profissionais, para ganhar experiência. É o caso de Foguete, Banguelê, Matheus Reis, Arthur, Lucas Kal, Tormena, Pedro e Auro. Esses devem evoluir e podem ser opção para integrar o elenco ano que vem. Ceni falou, por exemplo, que só não integrou os zagueiros Kal e Tormena por já haver um excesso destes no elenco.

A tendência é que, com o amadurecimento desses jogadores emprestados e dos já integrados, em um ou dois anos teremos uma equipe com jogadores de qualidade e que custaram pouco dinheiro ao time. Obviamente, também são necessárias contratações, buscando um equilíbrio entre resultados e formação de atletas. Afinal, o objetivo de um clube deve ser ganhar títulos!

De maneira geral, parece que o trabalho de formar atletas está caminhando numa boa direção: temos jogadores já integrados, outros se integrando, alguns ganhando experiência e vários ainda sendo criados em Cotia. Mantendo essa confiança na capacidade de nossas promessas, sem fazer contratações desnecessárias que poderiam tirar espaço deles, com certeza teremos bons frutos.

Para termos uma ideia melhor da contribuição deles para o clube, vão aí alguns dados:

Júnior Tavares: De 19 jogos disputados até agora, jogou 17

Luís Araújo: Dos 19, jogou 16

Schmidt: Jogou 15

Rodrigo Caio: Jogou 14

Araruna: Jogou 13

Shaylon: Jogou 6

Breno: Jogou 5

Wellington: Jogou 5

Lucas Fernandes: Jogou 4

Lucão: Jogou 4, mas nos últimos jogos teve alta frequência. É o primeiro reserva para a zaga atualmente.

O palmeiras, para efeito de comparação, tem como meta anual que jogadores da base joguem pelo menos metade de 10 partidas. Com o elenco cheio de medalhões não vem fazendo isso. Para efeito de comparação, com um pouco menos de um terço dos jogos de toda a temporada disputados, o São Paulo já atingiu a meta deles!

Agora é a vez da base, tomando cuidado na transição e também dando confiança a eles. Acho esse um ótimo caminho a ser seguido, seja o clube pequeno ou grande. O Barcelona fez isso e foi dominante na Europa esse século. Nosso Centro de Formação, apontado  por especialistas como mais completo que, por exemplo, o do Bayern de Munique, já formou um jogador melhor do mundo, Kaká. Com certeza outros bons valores surgirão para poder servir bem ao time!

Está na hora de olhar o que já temos e melhorar isso! A direção foi dada por Rogério Ceni. Espero que consigamos manter essas ideias!

Vai São Paulo!

por Pedro de Moraes Alves