Na coluna de hoje, analisaremos os jogadores e as possibilidades que Rog√©rio Ceni tem em rela√ß√£o √†s posi√ß√Ķes que comp√Ķem o sistema defensivo. Ser√£o analisadas as posi√ß√Ķes de goleiros, as laterais, a zaga e a primeira-vol√Ęncia. ¬†A ideia √© ver que car√™ncias esse time tem e prever um panorama para o resto da temporada. Na pr√≥xima coluna, analisaremos o sistema ofensivo tricolor. Segue a an√°lise:

GOLEIRO

Renan Ribeiro / Denis / Sid√£o / Lucas Perri (base)

Desde Rogério Ceni, não conseguimos ter um goleiro que se firmasse como titular no gol. Em 2016, Denis atuou a maioria dos jogos, cometendo várias falhas no primeiro semestre, melhorando no segundo e terminando com novos erros. Sidão foi contratado para tentar suprir essa deficiência, mas também cometeu erros.

At√© agora, Renan Ribeiro fez boas interven√ß√Ķes e n√£o cometeu nenhum erro. Vem passando confian√ßa aos torcedores e jogadores, essencial num sistema ofensivo em que o goleiro tamb√©m √© importante na constru√ß√£o de jogadas. Rog√©rio deveria pausar o rod√≠zio e bancar um pouco Renan, √ļnico que conseguiu assumir o posto bem.

Lucas Perri ainda é novo, vindo da base. Por ser grande e ágil, há quem o compare com Neuer (ajuda que ele é loiro também!). No entanto, acho que não é hora de lançá-lo, arriscando queimar um goleiro promissor. Cautela e caldo de galinha com a promessa!

Não considero necessária uma nova contratação, acho que é o momento de lidar com o que temos.

LATERAL DIREITA
Buffarini / Bruno / (Araruna) / (Wesley)
Buffarini vem revezando nas duas laterais, colecionando atua√ß√Ķes fracas. Mesmo assim, sempre com a garra caracter√≠stica, provou seu valor no jogo contra o Linense, onde foi um verdadeiro trenzinho em campo, l√≠der de desarmes. Pode crescer mais e mostrar o futebol que mostrou no San Lorenzo.
Bruno est√° machucado, mas √© boa op√ß√£o para a lateral direita. √Č importante sua volta para que Buffarini n√£o seja sobrecarregado ao jogar muitas partidas.
Araruna quebrou o galho quando o argentino defendia sua sele√ß√£o. Fez o simples e n√£o comprometeu. √Č capaz de compor um rod√≠zio na posi√ß√£o se necess√°rio.
Wesley j√° jogou de lateral e n√£o comprometeu. Ano passado, entrou algumas vezes na fun√ß√£o. √Č alternativa caso necess√°rio para um rod√≠zio.

A lateral direita, quando Bruno voltar, estar√° em relativas boas condi√ß√Ķes. Com as boas atua√ß√Ķes de Araruna, caso necess√°rio o S√£o Paulo tem uma carta na manga. Acho que seria interessante ter um terceiro reserva, jogador de base. Poderia ser Foguete (emprestado ao Vila Nova at√© o fim do estadual, com possibilidade de renova√ß√£o) ou Auro (que tenta ganhar experi√™ncia no Am√©rica-Mg sem possibilidade de volta). Talvez subam algu√©m da categoria de base.

LATERAL ESQUERDA

J√ļnior Tavares / Edimar / Buffarini / (Ca√≠que)
J√ļnior Tavares √© dono da posi√ß√£o e vem jogando muito bem. Claro, ainda √© jovem e pode evoluir: √†s vezes, por exemplo, complica jogadas quando deveria s√≥ dar o passe de lado. Mesmo assim, √© o melhor lateral do S√£o Paulo, respons√°vel por criar jogadas e dar profundidade ao time. √Č o lateral mais ofensivo, sendo realizada por ele principalmente a sa√≠da de bola.
Edimar se machucou. Demora um mês para voltar. Será importante para fazer um rodízio, já que Junior Tavares é quem mais jogou pelo São Paulo essa temporada
Buffarini joga pela esquerda para tentar fazer um rod√≠zio. N√£o vem indo bem, tendo dificuldade com a perna canhota. √Č alternativa caso necess√°rio, mas n√£o supre eficazmente.
Caíque é um jovem da base integrado ao elenco tricolor esse ano. Vinha atuando como ponta, mas já jogou como lateral. Dependendo da avaliação de Rogério, pode jogar.

Essa √© a posi√ß√£o mais carente do elenco por enquanto. Edimar chegou e um dia antes do que seria sua estreia para poupar J. Tavares, teve uma distens√£o. Esperamos que se recupere r√°pido para encorpar o elenco tricolor, sobrecarregado com o n√ļmero de partidas.

PRIMEIRO VOLANTE
Jucilei / J. Schmidt / Wellington / (R. Caio) / (Breno)
Jucilei vem jogando muito bem, dando qualidade na saída de bola e dando segurança ao sistema de marcação. Titular, foi uma ótima contratação.
J. Schmidt dá uma boa saída de bola, mas não tem as características de marcação agressiva necessárias à posição. Evoluindo na marcação, com sua refinada técnica pode vir a ser um jogador ao estilo de Pirlo. Infelizmente, fez besteira na carreira e vai sair do tricolor em junho. Haja ingratidão.
Wellington jogou pouco esse ano, n√£o entrando t√£o bem. Jogou de meia tamb√©m. √Č alternativa, mas √© claro reserva.
R. Caio jogar de volante é um desejo da comissão, que vê nele características para atuar bem. Concordo com esse diagnóstico, mas enquanto não tivermos substitutos capazes na zaga, isso não é possível. Com a evolução de Lucão, quem sabe?
Breno de volante com Osorio foi muito bem. Repito, muito bem. Desde o começo, Ceni não quis testá-lo na posição. Acho que seria interessante, até pela carência no elenco, mas também por ajudar ele a ganhar ritmo de jogo, como Rodrigo Caio fez depois de se machucar. Claramente, falta ritmo a Breno.

Essa posi√ß√£o tem seus desafios a serem superados, mas acho que a solu√ß√£o deve ser interna. Ser√° necess√°rio repor a sa√≠da de Schmidt no meio do ano e uma ideia √© integrar o zagueiro-volante √Čder Milit√£o ao profissional. Segundo algumas pessoas de Cotia, ele √© o zagueiro-volante mais promissor em muito tempo. Acho que j√° deveria ser integrado para se ambientar e talvez entrar em algumas partidas. Fica a dica sobre a utiliza√ß√£o de R. Caio e Breno nessa fun√ß√£o.

GERAL
O S√£o Paulo tem alternativas interessantes com esse elenco na parte defensiva, podendo jogar com dois ou tr√™s zagueiros. O sistema de jogo tricolor, ofensivo, naturalmente exp√Ķe mais a defesa. Para n√£o tomar gols, √© preciso jogadores que, al√©m de saber propor o jogo , tamb√©m saibam defender e fazer uma recomposi√ß√£o. Rog√©rio vem consertando a defesa e j√° s√£o 4 jogos sem tomar gols.
Mesmo assim, nesse modelo de recomposição escolhido por Ceni, jogadores rápidos saem na frente na disputa na zaga. Eis aí um problema do elenco tricolor: nossa zaga, fora Lucão e Rodrigo Caio, é um pouco mais pesada. Mas é questão de ajustes pelo treinador e acho que temos diversas possibilidades com os suplentes.
Nas laterais, o que preocupa mesmo √© a esquerda. J√ļnior vem jogando muitas partidas sem descanso, por n√£o ter reservas. No entanto, a situa√ß√£o deve se resolver em torno de um m√™s, com as voltas de Bruno e Edimar, a n√£o ser que ocorra um imprevisto.
Na vol√Ęncia, mesmo n√£o estando totalmente pronto o elenco, temos v√°rias alternativas interessante, dependendo da capacidade do t√©cnico Rog√©rio Ceni de desenvolver e capacitar seu elenco.


Em linhas gerais, mesmo tendo alguns problemas, o elenco apresenta bastante potencial. Desenvolver esse potencial é tarefa de Rogério Ceni e é a chance de provar que realmente será capaz de ser um ótimo treinador.

Vai tricolor!