Para nunca mais esquecer!

25 de fevereiro de 1987, uma conquista inesquecível.

Para nós são paulinos, com certeza existem títulos mais importantes, aliás, muito mais valiosos.

No entanto, creio que jamais tenha ocorrido um tão emocionante.

Nunca um título esteve tão longe e em poucos minutos veio de uma forma inacreditável e tão espetacular.

Após sofrer um gol, contra, logo no segundo minuto de partida, o tricolor foi a frente e empatou ainda no primeiro tempo com Bernardo.

Assim acabou o tempo regulamentar, 1 a 1.

Na prorrogação, o São Paulo logo virou, com Pita.

Mas o Guarani virou para 3 a 2.

Até o último minuto da prorrogação o tricolor correu atrás.

No ultimo minuto, dizem, que o goleiro tricolor Gilmar pediu para o zagueiro Wagner: “Manda a bola para o Careca, que ele resolve”.

Bola lançada e desviada pela zaga bugrina, sobrou limpa para Careca.

Um chute certeiro, sem qualquer chance para o goleiro bugrino Sérgio Néri.

Era o gol do empate em 3 gols.

Na disputa por pênaltis, Careca perdeu sua cobrança.

Mas ainda assim, chegamos a ultima cobrança com vantagem.

Coube ao zagueiro Wagner Basílio marcar o gol do título.

Um título inesquecível.

Eis a ficha técnica:

Guarani 3×3 São Paulo (na disputa por pênaltis, São Paulo 4×3)

Data: 25 de fevereiro de 1987

Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa

Público: 37.370

Árbitro: José de Assis Aragão

Gols: Nelsinho (contra) aos 2’, Ricardo Rocha (contra) aos 9’ do Primeiro Tempo. Prorrogação: Pita a 1’, Marco Antônio Boiadeiro aos 7’ do Primeiro Tempo; João Paulo aos 5’ e Careca aos 14’ do Segundo Tempo.

Guarani: Sérgio Néri, Marco Antônio, Ricardo Rocha, Valdir Carioca e Zé Mário; Tite depois Vagner, Tosin e Marco Antônio Boiadeiro; Catatau depois Chiquinho Carioca, Evair e João Paulo. Técnico: Carlos Gainete

São Paulo: Gilmar, Fonseca, Wagner, Dario Pereyra e Nelsinho; Bernardo, Silas depois Manu e Pita; Muller, Careca e Sidnei depois Rômulo. Técnico: Pepe

José Renato 

Anúncios

62 comentários

  1. ftricolor
    5 de abril de 2017 às 07:01 Resposta
    Jogo mais emocionante que vi na vida, nenhum chega perto desse…
    ——————————————————-
    Pra mim tb !!!!!
    Outro dia, molecada falando do jogo do Barcelona x PSG….aquela virada……
    Eu falava: ” Isso aí perto da final SP x Guarani não é nada, é cházinho de camomila!!

    E o Guarani tinha um timaçoooooo……até o Tite tava nesse jogo

    Inesquecível….vou guardar pra sempre na minha memória!!

    Curtir

  2. Bom Dia! Obrigado por trazer essa lembrança no dia de hoje. Eu estava lá atrás do gol na linha onde o Careca finalizou no gol de empate. Fotografia guardada na mente. Grande Abraço.

    Curtir

  3. Vagner Basílio alçou a bola para a direção da grande área, Pita de costa para o gol tocou de cabeça e a bola foi na direção do Careca que ajeitou e fuzilou sem chances pro goleiro deles. E o narrador da Cultura, sem sequer disfarçar, na maior torcida pro Guarani.

    Curtir

  4. Tem um gol do Careca, acho q na semifinal, contra o Fluminense no Morumbi……….sem ângulo……acertou na gaveta…..golaço!!! coisa de craque, predestinado!!! Inesquecível , tb

    Flu com o casal 20 na época

    Olha….só jogo q entrou pra história nessa campanha

    ***PS: Como é duro assistir SP x Linense agora……..que fiasco, q tristeza

    Curtir

  5. Esse jogo foi sensacional, inesquecível.No mesmo nivel do brasileiro 77 , libertadores 92 e mundial 92 e 93. Este time tinha Wagner Basílio e Fonseca ( minha nossa …), mas era equilibrado, tinha raça e presença dentro de campo ( Ze Teodoro, Nelsinho, Bernado) talento ( D. Pereira, Pita, Muller, Silas) e genialidade(Careca).

    Curtir

  6. Esse time do Guarani era tão bom, que li pensando ser a escalação do SPFC. Só quando cheguei no Tite é que me dei conta que era o time bugrino. Qualquer um desses dois times hoje, ganharia o Brasileirão ou a Libertadores com o pé nas costas. Pra ver como está nivelado por baixo o nosso futebol atual.

    Curtido por 1 pessoa

    • Virou quase uma tortura ver futebol brasileiro hj em dia…..muito ruim!

      Mas td bem, o Felipão pagou com juros o mal q ele fez ao nosso futebol….aquele 7×1 foi perfeito

      ***PS: Felipão q começou essa tristeza de jogar com 500 volantes, retrancado, no contra ataque……Grêmio campeão brasileiro de 1995 foi a maior desgraça do nosso futebol

      Curtido por 1 pessoa

      • O futebol mundial. No brasil é tudo nivelado por baixo. No exterior as ligas são dominadas por, no máximo, 2 times e o resto sofre. Dificilmente surge um time mediano com um bom time pra competir com os caras. Campeonato alemão, espanhol, italiano e francês são inassistíveis. Os grandes times são recheados de jogadores, como pique, pepe, busquets, benzema q não jogariam nem no xv de piracicaba nessa época..
        O la coruña dos anos 90 dominaria o futebol mundial se tivesse aquele time hj em dia.

        Curtido por 1 pessoa

  7. Eu acho que a Sulamericana deveria ser prioridade total.
    Vale vaga na LA e o nível de dificuldade é menor.
    Subestimar time argentino é um erro tremendo. Pode custar bem caro.
    Se tiver que poupar, que poupe no domingo.

    Curtir

    • Acho que vai chegar o momento onde o RC vai ter que definir uma prioridade..mas talvez seja complicado pra ele fazer isso agora onde não sabemos ao certo onde o time vai chegar. Alem disso tem tanto desfalque que acaba sendo uma “poupada” forçada rs

      O lado bom é que o Cueva vai voltar bem no meio dos mata-matas descansado.

      Curtir

  8. Esse foi sem dúvida nenhuma, um dos maiores jogos da história do Campeonato Brasileiro, em todos os tempos, dois Timaços com T maiúsculo e é uma prorrogação com 4 gols!!!!!
    Fez 30 anos no sábado de Carnaval, talvez por isso não tenha sido tão lembrado, mas ainda bem que nosso José Renato não falha hehehe valeu Zé!!!!!

    Curtir

  9. Desse time, saem titulares da minha seleção de jogadores que me recordo jogando pelo SPFC.
    Zetti, Cafú, Ricardo Rocha, Miranda e Junior.
    Pintado, Toninho Cerezo, Leonardo e Raí.
    Muller e Careca.
    Engraçado que eu me lembro de Muller e Careca, mas não lembro de Dario Pereira jogando….

    Curtir

  10. Vou criar discussão!! rsrsrsrsrsrs

    Maior jogador do São Paulo que eu vi jogar

    Muller

    (apesar de ter me tornado Sãopaulino por causa do Zé Sergio )

    Curtir

  11. Que jogaço…infelizmente eu não vi ao vivo mas já revi varias vezes no youtube.

    Eu ainda sou inocente de achar que em algum momento os clubes vão bater na mesa, se juntar e acabar com o poder das federações e confederação pra poder construir de verdade uma liga forte e rentável que consiga ao menos manter os craques um pouco mais de tempo aqui. Também acredito que vai chegar o momento onde os clubes vao bater forte na lei pelé pra não perder os jovens pra Europa antes mesmos deles entrarem em campo no Brasil.

    Mas antes de tudo, eu torço pro SPFC ter pessoas no comando que realmente pensem no clube antes do próprio bolso e que a gente se livre dessa divida rapidamente pra poder transformar Cotia numa fabrica de futuros ídolos do clube ao invés de exportadora de talento pra salvar péssima gestão.

    Curtir

  12. https://esportes.yahoo.com/noticias/candidato-de-oposicao-ve-sao-paulo-pre-falido-041806389.html

    “Mas não é algo reversível?
    É, desde que exista uma administração severa, que corte na carne. Não dá, por exemplo, para gastar 12 milhões de euros na contratação de um jogador (valor total do negócio de Maicon, que pertencia ao Porto). Porque nosso balanço fala em 6 milhões de euros, mas o do Porto assegura que são 12 milhões de euros (Ignácio e outro jogador da base serão usados para abater o preço do negócio).”

    Oi?

    Curtir

    • A negócio em dinheiro é 6 milhões de euros. E mais 50% de 2 jogadores. Isso ficou claro desde que fecharam negócio. Não vejo motivo para polêmicas.
      O que enroscou foi o segundo jogador.

      Curtir

      • Não há polemica. Apenas um numero novo: 12 milhões de euros. Isso não ficou claro desde o que fecharam o negocio. A questão é: 50% do Inacio vale quanto? Quanto tem que valer 50% de outro jogador?

        Curtir

  13. Bom dia, pessoal.

    Já vi que hoje não dará para acompanhar o jogo no blog, então já vou deixar meu palpite: D&J 1 x 2 SPFC.

    Não vejo mal em poupar esses jogadores no jogo. Aliás, para mim, melhor o Araruna que o Cícero. E acredito que o time que o Ceni levará a campo tem todas as chances de vencer o jogo, não enxergo apocalipse nisso. Temos que deixar o jogadores zerado para o jogo contra o Cruzeiro. Provavelmente iremos de misto tbm no sábado e tbm venceremos.

    Gostaria de ver Shaylon e Pratto titulares hoje. Dois do urso hoje.

    Curtido por 1 pessoa

  14. Vi o Cruzeiro ontem contra o Nacional paraguaio e vi que ele teve dificuldades. Confesso que não tinha assistido nenhum jogo deles esse ano é a impressão que eu tive é que é um bom time, mas longe de ser esse time imbatível que a imprensa vem pintando e que muitos colegas comentam por aqui.

    Curtido por 1 pessoa

    • Jogaram dando muito espaço ao nacional, talvez pelo gol precoce dos caras. Por isso q foi bom o primeiro jogo no morumbi, se eles tiverem q buscar o resultado lá, teremos bastante espaço.

      Curtir

  15. Tem uma classe de torcedor muito interessante. E aquele que faz questão de ser infeliz. Se o treinador poupa um ou outro jogador ele é contra, se o treinador coloca o time principal, deveria ter poupado alguns pra alguma outra
    partida. Se ele coloca 2 zagueiros, deveria ir com 3.. Se coloca o cicero, tem que colocar o Araruna, e por ai vai. Ai na hora do jogo torce pra que aquele que entrou no lugar do seu preferido ir mal pra poder dizer, eu não disse?Se o time ganha, o adversário é ruim, o campeonato não vale nada. Se perde, o treinador é burro, não sabe nada, assim o time vai pra segunda divisão. Não vejo alegria nessas pessoas. são pessoas tristes que veem o futebol como extensão de suas vidas. são inconformadas com tudo. |futebol é paixão, é alegria, é animação, e comemorar com os amigos, mesmo que torçam pra outros clubes, é extravasar alegria por todos os poros.
    abraços

    Curtido por 1 pessoa

    • Olha, cara, eu que sou um corneta de carteirinha aplaudo seu comentario. Dou muito palpite no q o Rogério faz, pq tenho anos de experiência no brasfoot e no football manager q me credenciam para tal (rs), mas fico impressionado com esse pessoal q desmerece o adversário, ou o campeonato, q torce contra jogadores, contra o time (pra derrubar técnico) e q vive num pessimismo sem fim.
      Se a gente ganha do santos “ah… mas a ferroviaria ganhou la tbm”. Se a gente nao toma gol “ah, mas jogou contra ngm”… eu ein..

      Curtir

  16. Jogo sensacional e inesquecível.
    Quiçá um dos mais fantásticos da história. Dois times jogando tudo pela vitória!
    Quando o Careca empatou a casa aqui quase caiu. Foi cair mesmo minutos depois com o título.
    Quem tinha problemas cardíacos certamente bateu as botas nesse dia.

    Curtir

  17. Perfeito comentário fernando,

    Hoje eu vou torcer para o Lucão acertar tudo que tentar …vou torcer para o chaves brigar com o s zagueiros e deixar o dele, vou torcer pior todos e no final de abril estarmos bem classificado em todas a s posições …erros e e acertos não limitam a minha paixão pelo clube.

    Curtir

  18. Dos jogos inesquecíveis do tricolor, este é o primeiro.
    Dos jogos impossíveis …, o Atlético MG no mineirão / 77.
    Dos jogos emocionantes …, Liverpool 2.005.

    Jogo da fé …, 1.977
    Jogo da emoção …, 1.986
    Jogo do sofrimento …, 2.005

    Tricolor …, campeão ou não …, uma única paixão em 3 cores.

    Curtir

  19. Vi boa parte do jogo da Chape. Reinaldo levou muito perigo nas faltas e escanteio. Mas, no jogo jogado, nao vi destaque. A correria do Rossi chamou mais a atenção. A Fox argentina considerou o Reinaldo o melhor do jogo pelo gol e escanteio decisivo.

    Curtir

  20. Apenas uma observação. Até a tarde ninguém anunciava o jogo, e eu desesperado. Creio que os clubes negociavam ainda o valor da transmissão. Lá pelas tantas a extinta TV Manchete, que já havia passado o jogo do Morumbi, mas nem equipe tinha, passou a anunciar a partida com narração de Walter Abrahão (que até aposentado estava). E foi um duplo tormento: a tensão de um jogo terrível e a imagem que teimava em sumir. O gol de Careca quase me enfartou.

    Curtido por 1 pessoa

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s