Sonho pequeno.
Já sonhamos grande.
Já vimos o maior sonho possível estar entre nós, na batida uníssona de todos os nossos corações de três cores.
Após 2005, levamos alguns choques. Ficamos assustados. Mesmo com os consecutivos títulos do mais importante campeonato nacional, permanecia (e ainda permanece) um vazio na alma que somente é preenchido pelo campeonato que nos identifica.
Após 2005, fizemos jogos vexaminosos em fases decisivas. Justiça e injustiça se misturaram. Acabávamos tendo que ir fortes para os pontos corridos, o que também acabou nos identificando.
2017. Apesar da grande importância do título disputado naquela final de um só tempo há meia década, existe um ‘hiato’ incômodo. Coisa que nos faz sonhar ‘pequeno’.
Em tempos de Libertadores, nem a tão importante Copa do Brasil víamos como necessária para preencher nossa alegria. Sequer podíamos disputar esse campeonato, que os rivais (como babacas) tanto nos cobram, por causa de nosso tamanho e soberania perante os demais.
Sim, fomos durante uma boa época soberanos, e este adjetivo não pode ser menosprezado, ainda que, por razões políticas, alguns oportunistas tenham abusado no uso do termo.
Não. Não nos tornamos pequenos nos últimos tempos. Não andamos para trás. Mesmo que assim pareça ter acontecido, já que a queda brusca de rendimento está causando impacto conforme o tempo sem conquistas vai aumentando. O coração quer enxergar que somente deixamos de crescer como estávamos crescendo, diminuímos o passo, não nosso tamanho. Talvez paramos e deitamos na sombra, como a lebre… é só acordar a tempo e voltar a correr para não termos o mesmo fim que na fábula.
Acordar.
Quando acordamos, nos espreguiçamos. Vamos aos poucos abrindo os olhos. Percebendo a vida, o dia que está começando, os sons, as ideias e os planos, as tarefas do dia.
Mas, vamos tomar café. Depois de lavar o rosto. Descarregar a bexiga. Tem quem pega um copo d’água e vira de uma vez assim que se levanta da cama. Me falaram que é costume japonês. Tem quem escove os dentes antes de comer qualquer coisa. Outros que só os escovam após a primeira refeição. Tem quem não escove.. Um pingado, um café puro, adoçante, muito açúcar, sem adoçar, um cappuccino, um suco de manga, um pão sírio, uma bolacha água e sal… ouvindo o rádio, ou com a televisão ligada, ou com o som dos pássaros, misturado ao dos caminhões na rodovia em frente de casa.
Acorda pra cuspir, São Paulo.
O que você sonhou?
Sonho pequeno?
Com o Paulista?
Com a Copa do Brasil?
Espero que tenha sonhado.
Porque, segundo alguns lugares que eu li, ou pessoas que ouvi, o primeiro passo para a realização de algo é o sonho. Imaginar, o sonhar acordado, a criação na mente, para assim haver materialização.
É poder ver além do limite da visão imediata. É crer. É Fé.
E, desta vez, pequeno.
Sonhar pequeno.
Não vai fazer mal.
Porque, imagina esse pequeno passo dado. Um título de um desses ‘pequenos’ campeonatos. Um título do Campeonato Paulista 2017 não cairia bem? Não seria um ‘up’ pra gente poder manter a engrenagem funcionando rumo a conquistas ainda maiores? E uma Copa do Brasil? Erguer o troféu do único campeonato possível para essa galera rival toda enquanto éramos os maiores do mundo seria, no mínimo, espetacular.
Por mais que pareçam sonhos pequenos – que ironia, Juvenal – o tempo é o senhor da razão.
Hoje, são sonhos sensacionais.
Ronnie Mancuzo – Sub
———————————————————————————————————————————
O canal Poderoso Tricolor postou um vídeo no YouTube com os melhores momentos do Campeonato Paulista de 2005. Nele, podemos ver os números que aquele fortíssimo time construiu ao longo do campeonato, alguns dos gols mais importantes, as festas, a alegria contagiante…
É… é bom demais ser campeão.
É o sonho freguesia. …sonho de nata, doce de leite, de goiaba é o sonho freguesia…
Aqui é toso santo dia passa o carro do sonho correndo. . Atiçando a lombriga do povo, aí eles compram aqui na padoca…
Nada a ver o que comentei..
Vlw Sub
hahhahahahah
Boa!
Aqui comi uns mini-sonhos de uma padaria até que boa. Mas, pensa num negócio sem sabor, seco… nunca mais.
Boa!
O Paulista desse ano é importante sim.
E olha que eu sempre relutei em reconhecer sua importância.
Porque?
Entre Copa do Brasil e Paulistinha, sem comparação, então, se tiver que poupar jogador no paulistinha, não pensaria duas vezes.
Pq o SPFC não está em condição de escolher.
O discurso tem que mudar.
Há anos é isso: priorizamos tal competição. Abrem mão do paulista e perdem o campeonato priorizado.
Como esperar resultados diferentes fazendo a mesma coisa, já diziam os frequentadores do blog.
Então, se tiver que ir pra cima, com tudo que tiver em ambos os campeonatos, que assim seja. Morrer tentando, fazendo o melhor.
Se no final, faltar perna em ambas as competições, não vai ser culpa do elenco, nem do técnico…
Até quando?
O paulista de 2005 foi importante pra libertadores do mesmo ano. Mostrou que o time era cascudo. E um título deu moral pro outro. Mas seu valor é esse. Tirar um pouco de pressão e dar moral pro resto do ano.
Acredito que temos time pra disputar o título do campeonato brasileiro, da sulamericana e da copa do brasil, temos 11 que fazem frente a qualquer time do país. E estamos reforçando o elenco, chega Edimar, Thomaz, talvez o Seijas. E o Rogério está aprendendo, podia ser um pouco menos teimoso, mas tá aprendendo…
O principal culpado de tudo isso que o clube passa se chama Juvenal Juvencio. Não bastasse um segundo mandato ruim, rasgou o estatuto pra se perpetuar no poder, colocou seus capangas incompetentes de moral no mínimo questionável pra poderem lhe adorar e ajuda-lo a destruir o clube. Pra fechar com chave de ouro deixou como sucessor um dos maiores ladrões da história do clube. Agora a diretoria continua ocupada pelos seus discipulos e o clube caminha ladeira abaixo administrativamente. E que sirva de lição que um mandato bom, como o primeiro de JJ, não significa outros mandatos do mesmo nível. Pimenta até agora não apresentou nada concreto como candidato, aliás, suas alianças são desanimadoras.
https://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/04/03/foto-de-sao-paulino-ajudando-corintiano-deficiente-visual-no-metro-viraliza-na-web/
os falsos moralistas se deliciam nos comentários hahaha…
Eu acredito em título ainda em 2.017.
” Virá …, que eu vi “.
Sigo sonhando, à espera de melhores dias.
Impávido que nem Muhammad Ali…..Tranqüilo e infálivel como Bruce Lee…kkkkkkkk
Tomara Paulão…Abraço.
Estamos juntos na torcida tricolor …, sempre.
Com música, poesia, arte e muita fé.
Saudações em 3 cores.
O Paulista não é importante, deixou de ser a 30 anos atrás
Nossa seca de títulos que torna qualquer caneco importante
SPFC subiu até o topo, caiu na armadilha do próprio ego e a queda está sendo doída. Situaçao parecida com a do Milan hoje.
É momento de humildade. (Dirigentes, treinador, jogadores, torcedor). Subir novamente desde os primeiros degraus.
Participaçao/eliminação digna nos campeonatos + volta pra Libertadores e o ano poderia estar ganho.
Muito legal ver a galera que mete o pau no desempenho do time no pauilsta, dizer que nao eh importante… va entender…
Booooooa Sub!!
Vamo SPFC!!!
Caro Ronnie:
Olhando a ilustração acima, despertou meus melhores anseios …, uma deliciosa sobremesa.
Nossos jogadores tem fome de quê ?
Quais são nossos jogadores famintos ? ou sedentos por títulos e glórias ?
Vejo isso só em nossa comissão técnica, especificamente no Ceni e seus auxiliares estrangeiros.
E em pouquíssimos jogadores do nosso elenco.
Espero que logo estejam todos contagiados e famintos de forma plena, com total foco em tornar o sonho realidade.
Abração, Paulo!!!
Subao disgracento, aqui nao tem! rsrsrs
Mai uai?
hahahahahahahah
O sonho. Por aqui, parecido, só donnuts. Saudade da queijadinha, do sonho, do pavê, etc, etc.
Não imaginava isso!
Sério que não tem?
Olha, não sou muito de doces. Prefiro muito mais uma coxinha do que um brigadeiro.
Aí tem coxinha, né?
ahahhahahahahaah
Nem coxinha, nem empadinha, nem pastel. A colonia chinesa, que é grande aqui, faz algumas coisas parecidas. A empanada é a mais popular. Depois, uma espécie de pamonha, doce e salgada.
mas foi brincadeira, como sempre. rsrsrs
Acho que os famintos se resumem em Caio, Maicon e Lugano…put’s… só nossa zaga tem fome??
Realmente fica difícil assim.
Também identifico o Júnior Tavares, Cueva, Pratto e o incansável Buffarini …, que podem influenciar o restante do elenco, que no geral não tem fome de nada …, e alguns jovens que estão em formação.
O importante, em 2017, é ser campeão.
Porém, se pensarmos com frieza, deveríamos priorizar as Copas do Brasil e Sulamericana.
Esses campeonatos nos levam direto para a Libertadores. Como consequência, teríamos mais receitas com TV, patrocínios e renda de jogos.
Em ordem de importância:
1) Brasileiro
2) Copa do Brasil
3) Sulamericana
4) Paulista
Assim sendo, nossos jogos mais importantes serão contra o cruzeiro. Nele, temos que usar força máxima e descansada.
Time reserva na Sulamericana e paulista. Sendo que, nesse último, dá para usar a defesa titular e um ou outro jogador por ser um jogo decisivo. Mas, importante é ter o time titular bem contra o cruzeiro.
É o que disse em outro post: Se não fosse pela necessidade de somar pontos para obtenção de vantagem na semifinal e/ou final, o interessante seria colocar o time reserva neste jogo com o Linense, pois seria o último com essa possibilidade, já que “bastaria” uma derrota por um gol de diferença para nos classificarmos pra próxima fase.
O Paulista nunca é importante até o SPFC ser eliminado por um rival. Ai o campeonato que não era importante vira motivo de crise.
Paulista é um torneio tradicional, mas que não vale nada, salvo oportunidade de um título é preparação de um elenco para os campeonatos relevantes.
Vale por um título, vale por jogar clássicos, vale por formação de jogadores e elenco. Só isso.
Mas o erro ta onde? Desvalorizar o paulista ou supervalorizar uma eliminação? Eu acho q é a supervalorização de uma eliminação.
Boa tarde, galera!
Particularmente eu acho o Paulista interessante e acho também importante ser campeão estadual. Haja vista que nossa última Liberta foi no mesmo ano do nosso último estadual. Temos que sair da lanterna de títulos… o Santos que era o último ganhou tudo nos anos anteriores e nos passou embalado.
Provavelmente iremos pegar o Palmeiras e será muito dificil a classificação, porém no futebol tudo pode acontecer.
Mais importante que os títulos paulistas conquistados pelo santos foram os jogadores que eles formaram.
O paulista serviu para testar e formar talentos, atuando junto com atletas mais experientes. E, assim, o santos voltou a ser forte, mesmo com pouca “receita operacional”.
Em 1992 priorizamos dois, Paulista e Mundial. Ganhamos os dois. Em 93 o infeliz Marsilha nos tirou da disputa, anulando um gol normal do Palhinha e validando um, impedido, do Neto.
No cenário econômico atual, a falta de dinheiro exige imaginação e ousadia.
Propostas de formação do elenco:
1) permutas com internacional:
Vem: Danilo Fernandes + Seijas + Valdivia
Vai: Denis + T. Mendes + Wesley + Buffarini
2) com o boca: Centurión por Sebastián Pérez + 4M dólares.
3) com o Coritiba: Daniel + 2 milhões de dólares por Juninho (pode até aumentar de acordo com o quanto o boca pagar).
4) Contrato de risco com Cicinho (enquanto pesquisa LD no mercado)
Sem gastar com contratação (salvo o que receber do boca), teríamos:
Danilo F* – Renan
Cicinho* – Bruno
Maicon – Breno
R. Caio – Juninho*
Junior – Edimar
Jucilei – Sebastián Perez*
Araruna – Seijas*
Cícero – Thomaz
Luiz Araújo – W Nem
Cueva – Valdivia*
Pratto – Gilberto
Além de Shaylon, Lucas Fernandes, Natel, Douglas, Lucão, Lugano….
Isso aí no PES ou no FIFA 2017?
Sério agora…
O que te faz sequer imaginar que Internacional e Coritiba aceitariam essas propostas bem abaixo do que valem seus jogadores?
Só curiosidade mesmo…
Vamos lá.
Juninho, o Coritiba pediu 10 milhões de reais ao flamengo e mais um jogador de menos fama. O Daniel já está lá por empréstimo e é o meia deles. O restante do dinheiro é para se aproximar da proposta que eles fizeram ao flamengo. Acredito que, com os mesmos 10 milhões de reais (3M dólares) saia negócio.
Sobre o Internacional:
A) querem repassar o Seijas, inclusive sem custos.
B) querem repassar o Valdívia também, mas, nesse caso, a primeira opção é troca para fortalecerem o meio campo. Eles estavam aceitando trocar pelo “Giovani Augusto”(!).
C) Danilo Fernandes é o único que não está sendo oferecido.
D) já demonstraram interesse em Wesley e Buffarini. Também já manifestaram, em outras oportunidades, interesse no T. Mendes, só coloquei o Denis como contrapeso.
Criativo. Mas o coritiba tem 5 meias e o Daniel é um dos q menos jogam. Não aceitariam uma troca por um jogador q ja ta la encostado mais uma pequena quantia por seu melhor jogador. Acho q teríamos q oferecer outro jogador. O empréstimo do Lucao ou o Douglas, por exemplo.
Sem chances do Danilo Fernandes vir e o principal alvo deles são pontas e isso a gente não tem pra oferecer. Mas nao acho q seria tao dificil assim fazer um negócio para que viessem seijas e valdivia e fossem buffarini, wesley, etc.
Passou da hr do cicinho vir. Duvido q esteja pior q bruno e buffa.
Frases Vasco da Gama @FrasesVasco 17h17 hours ago
More
Lyanco banco no SP foi vendido por 22 milhões ao Torino.
Luan medalhista olímpico e titular do Vasco 10m PARCELADO
Chorando sangue aqui
kkkkkk que coisa hein ! SP é a melhor vitrine dentro do Brasil, jogaddor aqui é bem valorizado.
Falando em vasco o luis fabiano pegou suspensão por lá.
Lyanco, nem inscrito: 22 milhões a vista e bônus que podem chegar a mais 10.
Luan, muito bom zagueiro também, titular do Vasco e campeão olímpico: 10 milhões parcelados.
Quando se compara dá para perceber que foi uma excelente venda.
Eu acho o Paulista importante, sim, como acho importante qualquer título que o SPFC dispute.
Estamos falando de um clube com receita de 300M/ano, com salários na média de 250~350m/mês.
Um torneio que ocupa 1/3 do ano não pode ser tratado como Florida Cup.
Tem que jogar sempre pra ganhar, independente da competição.
Contratação que vem dando muito certo, é torcer pra que se mantenha assim e quem sabe seja comprado no futuro.
Sobre o Seijas, sou a favor de sua vinda. Bom jogador, numa posição carente.
Pessoal se preocupa demais em tirar espaço do Lucas e Shaylon. O Lucas está machucado e nas vezes que entrou esse ano não correspondeu, vai precisar de um tempo pra pegar ritmo. O Shaylon está mais verde ainda, precisa aguardar um pouco, é jogador pra 2018.
Precisamos de opções na meia, para que o Rogério possa variar o esquema. Ele tem jogado sempre com linha de 3 ofensiva, com jogadores de velocidade nas pontas, ele precisa ter a opção variar para o 4-2-3-1, por exemplo, ou 4-1-4-1, mas hoje não temos jogadores pra isso.
Complicado, heim…
Na minha opinião o maior culpado pelo São Paulo estar nessa situação é o falecido Juvenal Juvêncio. Após a saída do Muricy em 2009 o clube caiu ladeira abaixo. Contratações de “baciada”, técnicos fajutos, demissões e saída de pessoas importantes para o clube, eliminações vergonhosas contra times pequenos, derrotas vergonhosas em clássicos e a briga sem fim de Juvenal x CBF.
Lembro bem quando Corinthians, Palmeiras e Santos tremiam em nos enfrentar no Morumbi ou em mata-mata. Hoje em dia, rezamos para não pegar nenhum deles no próprio Morumbi.
A mídia só debocha do clube, antes tinha que falar menos do Corinthians e falar mais do São Paulo.
Nosso departamento físico e médico era referência, hoje é uma piada.
Tínhamos a “faca e o queijo na mão” para continuar os anos de glória, mais o ego político destruiu o clube em todos os setores e para consertar levar tempo, muito tempo.
Só iremos voltar ao topo, quando a limpeza no alto escalão for minuciosa. Caso contrário, seremos sempre coadjuvantes.
Essa ‘era Juvenal’ foi um erro.
Um grande erro.
Que eu também não percebi na época o quanto estávamos afundando.
Brigas tolas, burras.
Toda estrutura política safada que vivenciamos hoje.
Não vai deixar saudades, não.
Nao é só sua opinião. São fatos.
O problema é que o paulistinha nao dá vaga a nada. Talvez, se desse uma vaga nas oitavas da CB já seria mais interessante.
Apesar disso, eu acompanho ao paulistinha desde a década de 70. Vi, acho que uns 10-12 títulos e deixar de ganhar significa dar oportunidade para que os outros times tenham mais títulos que nós. Atualmente o C tem 27, o P e S, 22 e o SPFC, 21.
O time de 2005 era demais. Era cascudo, aguerrido, jogava de cabeça em pé e nunca desistia do jogo.
Lembro de uma partida contra o São Caetano em que saímos perdendo de 3×0 e fomos buscar o empate. Aquele time era aguerrido demais!
Na verdade estava 3 x 1, ficamos com um a menos e ainda buscamos a virada. Foi 4 x 3 pra gente… Sensacional!
é por aí, ahauahaua.
Na verdade estava 3X1, sem passar pelos 3×0 e acabou 4×3 pra nós. E foi em SCS.
Melhor ainda! haha
Eu fui nesse jogo e estava no camarote, por coincidência ao lado do Zetti que era técnico do São Caetano.
A direção do São Paulo estava na última cabine, quando comemoramos a virada o Zetti ficou tão put* que começou a nos xingar! Kkk
O Juvenal Juvêncio viu tudo da última cabine, chamou eu e meu irmão e nos deu duas camisas! Kkk
Os times C, S e P, foram fundados em 1910, 1912 e 1914, resp. o SPFC, 1930.
O C ganhou 1 título a cada 3,96 anos
O S ganhou 1 título a cada 4,77 anos
O P ganhou 1 título a cada 4.68 anos
O SPFC ganhou 1 título do paulista a cada 4,14 anos
Pois é, o time de 2005 nao surgiu expontâneamente, Foi um time formado principalmente em 2004 com o Cuca, mas que desde 2003 já era cascudo com o Rojas. Leao e depois Autuori completaram o trabalho iniciado pelo Cuca, principalmente. Além dos jogadores que vieram, o Cuca deu forma ao jogo do SPFC. Quando o elenco aprendeu de memória o jeitao, qualquer um que entrava, fazia bem o arroz com feijao. Técnico precisa de tempo. Jogador, também.
Perfeito seu comentário, Carlos, meu amigo. Mas infelizmente já andam chamando o Ceni de burro, de lerdo e coisas mais… Nenhum técnico tem tempo pra desenvolver o trabalho no nosso clube, ainda mais um que pela primeira vez é técnico e vai indo muito bem…
Carlos e Allan.. eu ainda tenho receio de Ceni.
Mas, estou sempre brigando comigo mesmo para não criticar.
Discordo de várias coisas que ele tem proposto e vemos em campo. Mas, de forma alguma vou começar com pedido de ‘Fora, Ceni!’. É ilógico.
Nem é correto pegar de forma cega no pé dele.
..ainda.. rs
Sub, meu bom! Quanto tempo!
Pois é. Também discordo de algumas atitudes do Ceni, como a insistência na manutenção de Cícero e Mendes juntos (acho que poderia ter um meia mais leve ali, como o Shaylon ou o Thomaz mesmo, nessa linha de 4 avançada), não substituir o Nem (entendo manter ele jogando pra ver quando ele realmente entra no time, pq até agora nada, mas acho que contra o Linense poderia ter deixado o Luis Araújo, perdemos muito em verticalidade), mas o que vejo muito é a galera já taxando ele de fraco, de lerdo pra mudar, de burro… isso acho errado. Ele tem pouco mais de 3 meses de clube e como técnico, não queira que ele seja o Guardiola. E ainda assim os tem melhores número que Bauza, Ricardo Gomes e afins…
Carlos Corrêa
4 de abril de 2017 às 17:02 Editar Resposta
Nem coxinha, nem empadinha, nem pastel. A colonia chinesa, que é grande aqui, faz algumas coisas parecidas. A empanada é a mais popular. Depois, uma espécie de pamonha, doce e salgada.
—————————————-
Não existe felicidade, sequer alegria, onde não existe coxinha.
Isso é muito triste, meu amigo.
Bom.. pelo menos tem cerveja.
rsrsrs
Esses salgados chineses aí devem substituir bem a coxinha.. pelo menos.
Pelo menos, rsrsrsrsrsrs
https://esportes.yahoo.com/noticias/tricolor-entra-na-disputa-com-timao-e-verdao-por-valdivia-161929472.html
Fonte não é confiável, mais vamos torcer seria um ótimo reforço.
Valdivia Poko Tricolor !
Sem comentários…quer dizer…não, sem comentários mesmo…rsrsrsr
Em 2016 a campanha do SPFC foi assim:
16 jogos, 22 pontos, 6 vitórias, 4 empates, 6 derrotas, 18 gols pró, 18 gols contra, 0 de saldo.
No campeonato de 2017
13 jogos, 23 pontos, 6 vitórias, 5 empates, 2 derrotas, 26 gols pró, 20 gols contra, 6 de saldo.
pelo menos, o RC já superou o Bauza.
Subao, Allan, inté mais.
Inté!
Abrasss
Caros moderadores, gostaria de saber o porquê de tantas restrições às mensagens. Não tenho pretensão de dizer que é pessoal, mas confesso estar desestimulado a acompanhar e participar das notícias aqui postadas. Não somos todos são paulinos? O que nos separa? A ideia é de restringir a participação a apenas algumas poucas pessoas?
Do que está falando Hector?
Meu caro, como já perguntou o Zanquetta, a quais restrições vc refere? Sim, pq apesar de vc não ser daqueles que ficam muito tempo logados, fez 30 comentários este mês e que eu me lembre, não há comentários seus sendo moderados.
Se vc escreve comentários com palavrões, os mesmos são automaticamente enviados para a lixeira, pois os mesmos não são permitidos aqui, com caixa alta, idem. Essas sim não são postados.
Fora estes, apenas os comentários dos briguentos ou os que rotulam as pessoas de forma pejorativa como modinha, torcedor de sofá e outros, mas mesmo assim alguns passam, como alguns seus que pude verificar agora.
De resto, favor apontar os quais vc reclama, principalmente no que refere a restringir a participação de pessoas.
Caros, fiz comentários hoje pela manhã que apareceram só para mim. Já havia acontecido isso em ocasiões anteriores. De qualquer forma vou me manter atento se postar algo e não for publicado. E fico contente por saber que não há bloqueios a manifestações respeitosas. Abraço e desculpe qualquer inconveniente.
Ok… reforço que apenas os comentários nas condições descritas não são postados, o que deve ter sido o caso.
Assim, postando normalmente não há motivos para que tenha seus comentários retidos.
Nos disputamos vários campeonatos por ano, Há os campeonatos com mais chances de serem ganhos e os que são muito difíceis. Porem o pessoal fica ignorando os campeonatos mais fáceis achando que todo ano o São Paulo vai ganhar os mais difíceis. Ai acorda 8 anos depois e verifica que não levantou nenhuma taça durante todo esse tempo. Mais não desiste, a soberba não deixa.
O Mais fácil de ganhar e o Paulista por que disputamos com apenas 3 adversários, e normalmente um deles e eliminado por outro concorrente. Deveriamos estar putos da vida por que a 12 anos nos nem disputamos a final. quanto mais ganhar um Paulista.
Brasileiro e um campeonato difícil, nos ganhamos 3 em seguida que e um fato inédito, e vai demorar anos pra acontecer de novo com algum outro time. A media de 6 títulos em 47 anos da pra sentir que e um campeonato a cada 8 anos. e essa media ainda e das melhores.
Libertadores e uma copa das mais complicadas, tanto que temos apenas e em 26 ou 27 vezes que disputamos,
Se falarmos de 1970 para ca,, da 3 títulos em 47.. uma media de um titulo a 15 anos.
Entao a prioridade de uma equipe que quer ser campeã passa obrigatoriamente por lutar pelo Paulista., os demais são títulos que vem de vez em quando. Aqui não e a Espanha que so tem dois times e os caras ganham o campeonato ano sim, ano não.
Se não, ficaremos aqui chorando ano após ano, comemorando um titulo a cada 7 ou 10 anos.
Parabéns pelo excelente comentário!
Sinceramente, damos muito mais importância ao Paulista do que deveríamos. No passado era importante por causa da dificuldade de organizar um campeonato nacional em país de dimensão continental. Hoje, é um campeonato que serve apenas para inchar o calendário brasileiro e resulta em um recompensa muito pequena para o ganhador, além de poder ser muito enganador para o rendimento do time ao longo do ano.
E você mesmo disse que o campeonato é mais fácil. Se ele é mais fácil, então ele não tem tanto valor de conquista como uma Copa do Brasil, ou mesmo a Sulamericana. Pensar em ganhar ele como prioridade é se contentar com pouco. (Não estou falando que devemos ignorá-lo, apenas não priorizá-lo).
Claro, devemos sempre pensarmos em nos fortalecermos de modo a aumentar nossas chances de ganhar algum campeonato relevante.
ai desculpas ao colegas que vao contra o que vou dizer mais nos últimos anos o santos ganhou vários paulistas e o que eles tem hoje a mesma torcida os mesmo publico de sempre a mesma divida e muitas criticas por parte da mídia então que se f esse paulista para mim nem disputava essa porcaria porque o único que ganha e a federação paulista de futebol mafiosa uns times pior que os outros uns estádio lixo de se ver a única atração são os times grandes para mim quem deveria disputar esse campeonato e os times sub 20 para ganhar rodagem para a garotada achar talentos mais quem vai ter coragem de fazer tal feito nenhum clube tem coragem de fazer isso não e cada ano que passa ta pior alguém assistiu curintia e botafogo meu deus que horror pio eu time de várzea porque não levantar os times pequenos ajudar na estrutura dos times casos de américa de rio preto catanduvense olimpia e muitos times do interior que nem se quer ouve mais os nomes acho que deveria os times grandes disputar o antigo rio são Paulo de antigamente dava mais emoção de ver ou quem sabe a antiga copa dos campeões infelizmente temos que assistir esses castigos de hoje infelizmente
Eu acho que ta na hora de deixar esse paulista de lado e começar a fazer alguma coisa decente talvez o antigo rio são Paulo porque se juntar os dois estaduais não da um concordan os times do interior não consegue ser competitivo como antes cada jogo um pior que o outro meu deus aquele jogo de coríntias e botafogo foi de assustar qualquer um santa Madalena que coisa horrível pior que várzea so interessa as finais talvez seja melhor deixar para os times do interior se fortalecerem entre eles e criar um campeonato diferente para os grandes talvez esse antigo Rio São Paulo ou um campeonato assim como a copa do nordeste que e muito mais atrativa que esse paulista so serve para derrubar técnicos ou lesões quando mais precisa na hora h tem copa do brasil ou sulamericana ou libertadores pela frente ai o final e sempre o mesmo quando chega no brasileirao ai sim vocês vem a diferença de um time para o outro
Nas atuais circunstâncias, o Paulista é importante, pois se trata de um título oficial, em primeiro lugar; se trata de quem manda no quintal, e no quintal do Tricolor tem outros galos fortes.
Mas, principalmente, é importante porque entramos no torneio com o plantel principal, e se é assim, devemos ganhar para não passar vergonha. Sim, é vergonha não vencer esse torneio em mais de 10 anos. Não há desculpa que caiba a não ser a pura incompetência.
Agora, por outra perspectiva, trata-se de um torneio sem a menor importância quando pensamos em retorno esportivo, prestígio e premiação.
Caso nós tratássemos o Paulista como ele realmente merece e entrássemos com um elenco misto, certamente não haveria tamanha desvalorização do título, tampouco a supervalorização de uma eliminação.
Talvez até teríamos nos saído bem melhores.