Evolução Defensiva do São Paulo dá confiança para o Abril decisivo

Criticada pelos 20 gols sofridos na primeira fase do Campeonato Paulista, a defesa do São Paulo deu sinais, nos últimos 2 jogos, que pode conquistar a confiança do torcedor tricolor. Em entrevista ao “SporTV”, o uruguaio Diego Lugano, elogiou e evolução da equipe comandada por Rogério Ceni e destacou que o importante não é apenas não sofrer gols, mas também evitar que chances sejam criadas.

– Na estatística, claro que é bom não sofrer gols, mas o mais importante é a gente evitar que sejam criadas chances de gol pelo adversário. Tem jogo que você faz tudo bem e toma um gol e tem jogo que você comete erros e não toma. O time foi bem nos 2 jogos, não deixamos o rival vir muito para cima, com muita bola parada, muito escanteio. Mas, temos que ficar ligados. Times com mais experiência, jogadores mais decisivos podem complicar.

Depois de quase 1 ano, o time passou a não tomar gols por 2 jogos seguidos e a evolução defensiva aliada à confiança, são mostras em um momento decisivo de  que o time tem muito a ganhar.

Na ESPN, os comentaristas também elogiaram esta evolução hoje:

http://espn.uol.com.br/video/683944_ale-oliveira-destaca-evolucao-defensiva-do-sao-paulo-e-um-time-mais-seguro

Blog do São  Paulo 

 

 

 

Anúncios

60 comentários

  1. Foi o que eu venho dizendo ha muito tempo, era só o Jucilei entrar em forma que a defesa ia melhorar. Basta agora jogar com 3 zagueiros no time reserva.

    Falta agora melhorar o ataque… Precisamos de um armador pelo centro, e não pelas pontas igual no jogo de ontém, isso concerteza vai melhorar o ataque.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Tirar o Ximite pra colocar um volante que marque e saia jogando melhor (poderia ter sido o Araruna enquanto não tinha o Jucilei), não subir com todos os volantes juntos ao ataque, não manter a zaga tão alta, principalmente zagueiros lentos como o Maicon e os reservas… Nada que já não tenha sido comentado aqui desde a quinta, sexta rodada. Fez o óbvio e o time melhorou, palmas pro Rogério, agora é fazer o óbvio e voltar a escalar um meia qndo não tiver o Cueva, nada de 4 volantes com 1 ponta e 1 CA e nem 3 volantes com 2 pontas e 1 CA. “Ah, mas o Cícero e o T. Mendes jogam como meias”, ainda assim são volantes armando o jogo e já cansamos de ver que não dá certo. E põe o Araruna, o cara tá jogando melhor que o T. Mendes e que o Buffarini, qualquer posição que ele entre, o time vai melhorar.

    Curtido por 1 pessoa

    • Cara, se eles estão trocando o cara pelo Giovanni Augusto é pq ele tá mto pouco valorizado lá. Podíamos ter ido atrás oferecendo Wesley, Douglas ou Lucão, repasse de empréstimo do Neílton, abatimento da dívida do Wellington, etc. Vai que, né…

      Curtir

    • Não acho que seja cascata não, o problema é que essa tática de negociação muitas vezes não funciona e acabamos perdendo o jogador. Outro dia assisti uma entrevista do Alexandre Mattos na qual falou como contratou o Dudu, tirou o jogador do São Paulo que estava a frente na negociação com uma ligação para o empresario do Jogador, enquanto o São Paulo negociava com o Clube, bastou uma reunião entre o jogador e o empresario e pagar a mesma coisa que o São Paulo havia oferecido.

      Curtir

      • Ele deixou muita coisa de fora. O problema foi que ao negociar com o clube e tirar o Corinthians da jogada (não tinha garantias do pagamento), o empresário (câncer) do jogador se irritou e o fez pedir um salário absurdo, se eu não me engano foi mais de 400mil sendo que ele tinha acertado com o Corinthians antes por 200mil. Com certeza a comissão do empresário com o Corinthians seria bem maior. O SP se retirou do negócio no sábado, depois desse pedido salarial absurdo, e o Palmeiras acertou com ele no domingo cedo.
        Alexandro Mattos é piada.

        Curtir

        • Imaginei que houvesse algo mais, mas vejo que a dificuldade é ainda maior quando tentam fazer tudo via clube e deixam o empresario de lado, infelizmente é um mal necessário que precisa ser levado em conta na negociação.

          Curtir

          • Depende. Os 3 milhoes de euros por 50% + comissão alta pra empresário na época, era algo que eu achava que não valia a pena. Tanto que ele só foi engrenar mesmo após a chegada do Cuca, 1 ano e meio depois da sua contratação. E hoje, o Dudu tá jogando menos do que tava na temporada passada. O Cueva foi muito mais barato e, na minha humilde opinião, é muito mais jogador.

            Curtir

          • Pelo que eu entendo não houve chapéu em ninguém. O Dínamo de Kiev afastou as negociações com o Corinthians e os empresários do jogador afastaram as negociações com o São Paulo. Se o Palmeiras não aparecesse, os empresários forçariam a barra pra ele não fechar com o SP, pro Corinthians ainda tentar as garantias financeiras, que provavelmente não conseguiriam.
            Resumindo, no momento que ele acertou com o Palmeiras, ele estava bem longe das duas equipes da capital.

            Curtir

      • Se o Dudu jogasse no sao paulo, teria sido suspenso çor 6 meses ao inves de 2, ja teria tido 12 lesoes musculares, e a torcida estaria falando que ele era o duduzinho, o herdeiro do Carlinhos…

        Curtir

    • Quem paga é a Crefisa…..Mas este Paulo Matos que faz isto com qualquer jogador que SPFC, Sardinha e os sem cor, querem contratar, não deixa os rivais se reforçar ou no minimo inflaciona, e faz gastar mais o que não tem….

      Curtir

  3. Boa tarde!

    Ainda que não seja uma evolução que nos encha os olhos não deixou de ser uma evolução, afinal à bola não balançou o capim no fundo do gol nos últimos dois jogos, um certa eficiência de nossa parte somada à uma ineficiência do adversário é um pouco de sorte tivemos a meta não vazada nas duas últimas partidas e isso não faz mal à ninguém!

    Agora dizer que essa evolução traz tranquilidade e segurança ao setor defensivo e a nos torcedores já são outros quinhentos e sinceramente ainda acho que estamos longe disso, a cada bola cruzada na nossa área já espero pelo pior devido trapalhadas de todo sistema defensivo!

    Brincadeiras à parte nem acho que os homens de zaga é que comprometiam tanto ao ponto de sofrermos tantos gols, salvo exceção das falhas individuais penso que coletivamente o meio-campo pouco marcador que roubava poucas bolas expunha a defesa à tal situação de “mano-a-mano” ocasionado muitos gols…

    Acho o trabalho do Rogério “bom” até o presente momento ainda mais porque ele é um iniciante como treinador e se analisarmos o plantel que temos diria que o trabalho de bom passa para “muito bom”, como qualquer mortal ele comete seus erros e vai pagar o preço por isso sempre, afinal como diria um ex-distribuidor de coletes:

    “A bola pune”

    Diria que nesse inicio de ano à insistência com nosso camisa 15 poderia ter lhe trazido maiores problemas se o treinador não fosse o ex-capitão, há conferir como nos sairemos nesse mês de Abril com tantas decisões só espero que o pessoal reflita sempre ao ponto de não achar que vamos resolver todos nossos problemas apenas trocando treinador porque nos últimos dois anos nem me lembro mais quantos treinadores nos tivemos!

    Vamo São Paulo!!!

    Curtir

  4. Eu acho que a evolução passa pelo Jucilei (e talvez por Renan Ribeiro não estar fazendo trapalhadas), mas também pelos outros defensores. O São Paulo estava apertando a marcação e tinha rapidez na recuperação da bola, tanto que é o campeão em desarmes no paulista. Em muitos gols tomados a defesa estava bem postada e os erros eram individuais. Por exemplo, vi todos estes errarem em lances capitais: Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio, Douglas, Breno, Denis, Sidão… Mas agora com todo mundo bem em sua forma física, com ritmo de jogo e adaptado ao esquema, os erros diminuíram naturalmente.

    Curtido por 2 pessoas

    • Concordo, estamos em evolução tática. Era mais que natural chegarmos a essa fase com o time mais “encaixado”. Acredito que o time vai mostrar a cara depois da segunda quinzena de Abril.

      Curtido por 1 pessoa

    • Não sei. O calendário é muito apertado e falta elenco para poder jogar Paulistão, Copa do Brasil e Sulamericana em alto nível. E o Brasileirão pelo tamanho do campeonato também.
      Os times terão de fazer escolhas e sinceramente, sulamericana só deve ser bom financeiramente porque esportivamente, eu como torcedor, não faço questão de título

      Curtir

      • Ah, eu acho interessante a sula! Oportunidade de vaga na libertadores em 6 confrontos de ida e volta apenas. Premiação de 12 mi ao campeão se não me falha a memória.
        Estamos a 5 confrontos de ida e volta do título da copa do Brasil.
        Dá para acreditar! Se o time passar dessas duas batalhas, o cenário fica muito bom para o futuro.
        O Brasileirão exige muito mais elenco nas suas 38 rodadas que essas competições.

        Curtir

      • Sulamericana é muito mais importante que Copa do Brasil ou Paulista…
        Mais importante que ela, só brasileiro e libertadores.
        Claro, por nao termos copa do brasil ela se torna mais valorizada, mas elas sao basicamente equivalentes.
        Essa historia de menosçrezar sulamericana é só porque fomos nos que ganhamos, e nao a porcada ou a galinhada. Nao caiam nessa bobagem de desvalorizar nosso titulo!!!

        Curtir

  5. Pra mim é uma análise que faz pouco sentido. Hoje o São Paulo é uma equipe com mais ou menos identidade do que há um mês? Na minha visão é isso que faz um time confiável: clareza de ideias, convicção na execução, evolução na transposição do conceito pro campo.

    Nesse momento o São Paulo executa de maneira menos eficaz o seu jogo, ainda que não tome gols. Isso pra mim é uma má notícia.

    Se quarta e no fim de semana o time não fizer gols e sofrer ao menos um a leitura será invertida? A bola rolando continua sendo mais interessante pra se analisar do que meramente placar.

    Curtido por 1 pessoa

    • Assino em baixo. O importante é ver o comportamento do time, a nossa ótica é muito superficial (mais que natural). Alguém já parou pra imaginar esse time encaixado e voando no segundo semestre?

      Curtir

    • Acho que o SP mudou de vez o seu jogo. Não veremos aquela intensidade de antes, mas também não teremos o marasmo do ano passado. Rogério tá tentando achar o equilíbrio.

      O problema pra mim é quando o Cueva não joga. Colocar 4 volantes mata o time, mesmo que um ou dois deles tenham função de armar o jogo, não vai rolar. Ou colocar o Nem/Neílton + 3 volantes, o time vai ficar refém do chuveirinho. O Cícero até arma alguma coisa de vez em qndo, mas o T. Mendes não consegue, não adianta. Shaylon ou Thomas tem que jogar, e como meia, não plantado na ponta que nem o Thomas entrou ontem.

      Curtir

  6. Confesso com tda sinceridade q preferia antes : tomando gol, mas tb fazendo um monte

    Osorio era corajoso

    RC deu para tras na filosofia por medo das criticas achei

    Curtir

    • RC refugou por falta de preparo físico principalmente. O esquema é vislumbrante mas suicida. Um time jogando naquela intensidade não chega inteiro no final da temporada. Mas não deixou de ser interessante e talvez com pitadas de realidade ainda volte.

      Curtir

  7. Hoje o questionamento que faço é a falta de variação de jogadas no ataque. Tenho a sensação que o time sem o Cueva passa a temer jogadas mais difíceis. Explico:

    A ideia de jogo é controlar o adversário e manter a posse de bola no ataque. Para isso, você precisa trocar muitos passes, movimentar-se e ter precisão para não ceder a bola ao adversário.
    Alguns jogadores parecem estar sem confiança para tentar jogadas em um campo mais perigoso, arriscar dar o passe rasteiro numa região congestionada e tendem a alçar bolas na área, o famoso chuveirinho. Até aí quase tudo bem, porém times mais “espertos” bloquearão essas tentativas e chegaremos bem menos do que contra o Linense. O jogo fica muito previsível e menos técnico.
    Por isso, acredito que falte jogadas de triangulações e infiltrações mesmo em ambientes congestionados. Os chutes de fora da área estão aumentando também e isso mostra alguma evolução, pois no início eram bem poucas tentativas.
    É preciso criar essas variações de jogadas para surpreender o adversário. Apesar do Ceni elogiar o último jogo, acredito que a criatividade e alternância de jogadas tem deixado a desejar em relação a outros jogos.

    Ainda é cedo para tecer elogios à defesa pela falta de ousadia do time com a bola, fazendo com que se corra menos riscos.

    Observaremos o comportamento no jogo contra o “Brasiliense Argentino”.

    Curtir

  8. Se for considerar a quantidade de bolas que o Pratto recebeu e nao fez… Acabou fazendo numa sobra de bola do Cicero. Seria goleada.

    70% de posse de bola, 22 ataques contra 2.

    Nao da para compara com Bauza ou Muricy.
    E olhando fatos, nao da para falar que o cara é medroso.

    Estabilidade tem a ver com goleiro e volante.
    Falta de mais volupia e inteligencia em campo tem a ver com ausencia de Cueva.

    Curtido por 1 pessoa

  9. O SP pode evoluir, mas pelo visto não vai conseguir nenhum título nesse primeiro semestre. Tem muitas peças para serem ajustadas, jogadores fora de forma e a teimosia do Ceni precisa acabar.

    Curtir

    • A teimosia dele com o João parece que já acabou, falta a do T. Mendes que é muito ruim tecnicamente, embora tenha muito disposição, ele, TM, poderia jogar de 2.º volante, com o Ciço mais adiantado.

      Curtir

      • A saída do João Schmitd já foi um bom começo, penso que se ele tirasse o Thiago Mendes e colocasse um meia em seu lugar o time ganharia muito (Shaylon, Thomaz, Everton Ribeiro quem sabe rsrsrs). Para resguardar a defesa colocaria o Araruna na lateral (só aí já ganharia um bom marcador) e deixaria o Cícero um pouco mais recuado.

        Curtir

    • Pra mim o Cícero e o Thiago Mendes completa um ao outro, por isso na minha opinião eles tem que jogar juntos. O Cícero tem bom passe e é bom pra fazer a leitura do jogo porém não marca bem e é lento, já o Thiago Mendes é rápido e marca bem porém não tem bom passe e leitura de jogo. Assim eles se complementam, isso é bom pro meio de campo

      Esse seria meu time titular

      —————————–Sidão———————-
      Araruna——–Maicon———-R.Caio——-Junior
      —————T.Mendes———-Jucilei—————-
      —————————-Cícero————————-
      ———————Cueva——————L.Araújo–
      ————————L.Pratto———————–

      Na minha opinião o Ceni deveria jogar com um armador pelo meio, e não com dois armadores pelas pontas igual no jogode ontém.
      Mas por quê assim? Porque quando voce recebe um passe a partir do meio, voce só precisa chutar pro gol, já quando voce recebe um passe a partir da ponta, voce tem que primeiro limpar, e só depois chutar.

      Curtir

  10. Quem sabe essa trégua de gols sofridos que a defesa está tendo dê mais confiança ao sistema defensivo do time. Ontem era visível a cara de alegria e de alívio do Rodrigo Caio nas entrevistas após o jogo. Para um zagueiro como ele, com ambição de vôos mais altos, a quantidade de gols que o time estava levando é o pior dos mundos.

    Curtir

  11. 1-Denis
    2-Bruno
    3-Rodrigo Caio
    4-Lucão
    5-Lugano
    6-Wellington
    7-Neilton
    8-Cícero
    9-Chavez
    10-Cueva
    11-Wesley
    12-Lucas Perri
    13-Luiz Araújo
    14-Lucas Pratto
    15-João Schmidt
    16-Edimar
    17-Gilberto
    18-Buffarini
    19-Thomaz
    20-Shaylon
    21-Wellington Nem
    22-Junior Tavares
    23-Thiago Mendes
    24-Breno
    25-Jucilei
    26-Douglas
    27-Maicon
    28-Araruna
    29-Lucas Fernandes
    30-Renan Ribeiro

    Curtido por 1 pessoa

  12. O São Paulo não pode deixar o Everton Ribeiro ir pra outro clube o cara joga muito acho que o leco vai pegar a grana pra fazer boca de urna na eleição

    Curtir

  13. acabei de ler aqui de um setorista do time de Itaquera que a negociação entre eles e o Inter pelo Valdivia pode ter melado . Acho ótimo ter o Valdivia no elenco . Eu vi um boato hoje que o poderia ter uma troca entre ele e o Buffarini . Vamos ver , mas é muito claro que o meia do Inter seria uma ótima opção na ausência do Luiz Araújo

    Curtir

  14. Lucão por Valdivia ? Caique por Valdivia ? Shaylon por Valdivia ? não sei . Mas eu vi o Valdivia no auge , e o cara no auge pra mim é melhor até que o Luiz Araújo .

    Curtir

    • Acho que não aiabta sonhar con Vakdivia.

      Palmeiras quer.

      Creusa acabou de comprar o bom zagueiro Luan por 10 milhões, e vai pagar salários tb.

      Diria que essa parceria e no mínimo estranha. Como os caras injetam dinheiro a rodo no clube…
      Se bem Que, se eu fosse bilionário, investiria no SP haha

      Curtir

  15. Exerciozinho de projeções…
    Peppas irão ganhar e manter 1o lugar na classificação geral…
    Travecada vence o botinha e garante o 2o lugar…
    Tricolor vence de novo o Linense e se garante em 3o…
    Peixe empata com a Ponte e os campineiros ficarão em 4o…

    As semi serão
    Peppas X Ponte
    Travecada x Tricolor

    Peppas na final
    Tricolor passa com dificuldade, mas passa também para a final…

    Ganharemos de 4×2 no Morumbi a 1a partida e perderemos de 2×1 a segunda…
    Seremos campeões…

    Curtir

  16. Acredito que aquela intensidade, marcação alta e ofensividade total, foram parte da construção e evolução de uma futura equipe equilibrada e também um aprendizado pro Mito…que entendeu que não precisa necessariamente jogar daquela forma sempre, até porque o calendário não contribui para um estilo de jogo tão desgastante!
    Na minha opinião o Mito vai acertar a equipe apenas no Brasileirão.

    Curtir

  17. Não sei se foi inibição da estréia, mas todas, absolutamente todas as bolas que o Thomaz recebeu ontem ele devolveu para trás sem tentar fazer nenhuma ação ofensiva. Como ficou o WNem, ao invés do LAraújo, o time perdeu profundidade e teve de se virar no chuveirinho. Cícero de 3o. zagueiro parece ser definitivo. Faz falta sua chegada à frente pois nisso é melhor que o TMendes. Jucilei me lembrou Teodoro, chegando junto e ganhando limpo, sem as faltas bestas que o Hudson fazia e sem perder a bola na sequencia como JSchimdt.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s