futfeminino

E ai, pessoal, tudo certo?

Confesso que estou escrevendo a coluna antes do resultado do jogo, então não posso comentar sobre como foi a última peleja desta fase do Paulistão. O importante é que classificamos e agora partiu Lins pra ver meu tricolor classificar para a semi!

Sobre a coluna de hoje…

No ano de 2015 o São Paulo investiu em muitas frentes no campo profissional e com o intuito de expansão da marca em outros esportes.

Tínhamos, além das várias modalidades esportivas restritas ao social do clube, time de Futsal Masculino, Vôlei Masculino e Futebol Feminino, que geravam um impacto maior na mídia.

Nossa coluna começou aqui no blog cobrindo estes esportes. Quem acompanha há mais tempo talvez se lembre de quando a coluna se chamava Driblando Curto com Cleiton.

Eram outros tempos.

Polêmico, o apoio a estas modalidades, o real retorno que trazia estas iniciativas e o aporte financeiro que era necessário dividia opiniões. Tudo bem que não dividia tanto assim, a grande maioria achava um absurdo a equipe estar perigando ser rebaixada e investindo em Futsal.

Hoje a realidade destes esportes considerados amadores pelo São Paulo, é bem diferente:

No Futsal, o São Paulo por ser um dos criadores da Liga Paulista e Brasileira, tem vaga permanente garantida. Em 2016 e 2017 se licenciou e não disputa nenhuma competição. Nos anos anteriores sempre se associou a clubes já existentes, sem muito sucesso em suas jornadas. Chegou a ficar em 8º no Brasileiro de Futsal de 2015, mas em penúltimo no Brasileiro de 2014.

No Vôlei Masculino, a lambança foi grande. O tricolor se associou ao clube de Taubaté, que conta com jogadores da Seleção e disputa títulos todos os anos. Ao São Paulo cabia aportar uma verba de 50 mil mensais que viria de um patrocinador… que deu um belo de um calote, segundo informações do próprio São Paulo. Não repassou dinheiro ao São Paulo, que não repassou à equipe de Taubaté. Saímos no meio da competição, criticados, envergonhados e desmoralizados aos olhos da grande torcida da equipe de Taubaté.

Com relação ao Futebol Feminino, a verba viria do mesmo patrocinador do Vôlei, que também “deu calote”. Diferentemente do que aconteceu no Vôlei, a equipe terminou a competição que disputou, o Campeonato Paulista, sendo vice campeã em 2015.

Mas eis que, no final do ano passado, havia uma corrente que se confirmou no início do ano:

A Conmebol exigirá que, a partir de 2019, para disputar a Libertadores, o clube será OBRIGADO a ter uma equipe de futebol feminino, conforme você pode ver Aqui

A intenção da entidade é expandir o esporte, e, já criou em seu site uma página dedicada ao Futebol Feminino (Veja aqui)

E o São Paulo, sabedor da regra, já de olho no futuro, resolveu montar uma equipe de futebol feminino sub 17, investindo em uma base, com parceria do Centro Olímpico, visando não apenas participar, mas ser protagonista, sem investir muito dinheiro em contratação de veteranas.

feminino_posada_crop_galeria

Leia a matéria no site oficial do São Paulo Aqui

Boa sorte às meninas que já estrearam com duas vitórias no Campeonato Paulista Sub 17.

E guarde esse nome: Isabelle. De longe, é o maior destaque dessa equipe.

Tá curioso para ver os melhores momentos destes jogos? A gente te dá uma força e mostra os vídeos:

SPFC 4 x CATS 1

SPFC 3 x 0 Embu:

Olha, é tanto talento e beleza juntos que, logo logo, os homens virarão Mário Chuteira…


Thomaz Santos

Sobre a contratação de Thomaz Santos, pouco posso falar, não acompanho futebol boliviano, não assisti o jogo do Palmeiras por questões óbvias, mas por se tratar de algo tão inusitado, num momento em que não é comum anunciar contratações, vou falar um pouco do que pesquisei:

Quando você não viu o jogador jogar, o que você faz? Vê a reação da torcida do clube que o jogador está saindo. Visitei o facebook da torcida do Jorge Wilstermann (Torcida Aviadora, já que o clube chama-se assim em homenagem ao primeiro piloto comercial da Bolívia) e me surpreendi com a reação.

Thomaz é naturalizado boliviano e a torcida cobrava sua presença na seleção. Pode ser que tenhamos mais uma baixa em data FIFA caso seja convocado pela Seleção Boliviana. Caso seja a contratação para repor a ausência de Cueva, em convocações para as seleções, poderemos ficar sem os dois.

Não vi NENHUM comentário negativo sobre o futebol do jogador. Absolutamente todos os comentários (Quase 300 a hora que vi) eram unanimes em dizer que se trata do melhor jogador da equipe em anos.

Inclusive, vi muitos comentários dizendo do interesse das equipes do The Strongest e Real Potosí, além de, segundo os torcedores, haver um grande interesse de clubes europeus no jogador. Vários, inclusive, acreditam que o São Paulo vai revendê-lo a um clube europeu logo logo e fará dinheiro, diferente da diretoria do clube boliviano, muito criticada por quase todos.

Vi também os vídeos do jogador no youtube (Ah, youtube, transforma qualquer mané em Pelé….), mas, a minha percepção, é que trata-se de um jogador mediano para bom, que vem para mostrar futebol. Vi um potencial de velocidade e posicionamento e, acredito, ser a chance da vida do jogador.

Fique com um vídeo do novo reforço do tricolor, enquanto atuava com a 10 da equipe boliviana:

Talvez sua deficiência seja a conclusão de jogadas, não vi muitos chutes fortes ou bem colocados em nenhum vídeo. Tomara não tenha o mesmo destino de Robson e Jean Carlos que vieram desconhecidos e foram embora sem fazer nenhuma falta…

Thomaz vem de recuperação de uma cirurgia, decorrente de uma fratura no terceiro metacarpo da mão esquerda e já treinava com a equipe boliviana ontem, em separado.

E, para encerrar, me despeço com essa imagem que recebi, onde resume todo o meu sentimento:

WhatsApp Image 2017-03-29 at 22.12.49

Por Cleiton de Farias