A volta do Futebol Feminino / O que apurei de Thomaz Santos.

futfeminino

E ai, pessoal, tudo certo?

Confesso que estou escrevendo a coluna antes do resultado do jogo, então não posso comentar sobre como foi a última peleja desta fase do Paulistão. O importante é que classificamos e agora partiu Lins pra ver meu tricolor classificar para a semi!

Sobre a coluna de hoje…

No ano de 2015 o São Paulo investiu em muitas frentes no campo profissional e com o intuito de expansão da marca em outros esportes.

Tínhamos, além das várias modalidades esportivas restritas ao social do clube, time de Futsal Masculino, Vôlei Masculino e Futebol Feminino, que geravam um impacto maior na mídia.

Nossa coluna começou aqui no blog cobrindo estes esportes. Quem acompanha há mais tempo talvez se lembre de quando a coluna se chamava Driblando Curto com Cleiton.

Eram outros tempos.

Polêmico, o apoio a estas modalidades, o real retorno que trazia estas iniciativas e o aporte financeiro que era necessário dividia opiniões. Tudo bem que não dividia tanto assim, a grande maioria achava um absurdo a equipe estar perigando ser rebaixada e investindo em Futsal.

Hoje a realidade destes esportes considerados amadores pelo São Paulo, é bem diferente:

No Futsal, o São Paulo por ser um dos criadores da Liga Paulista e Brasileira, tem vaga permanente garantida. Em 2016 e 2017 se licenciou e não disputa nenhuma competição. Nos anos anteriores sempre se associou a clubes já existentes, sem muito sucesso em suas jornadas. Chegou a ficar em 8º no Brasileiro de Futsal de 2015, mas em penúltimo no Brasileiro de 2014.

No Vôlei Masculino, a lambança foi grande. O tricolor se associou ao clube de Taubaté, que conta com jogadores da Seleção e disputa títulos todos os anos. Ao São Paulo cabia aportar uma verba de 50 mil mensais que viria de um patrocinador… que deu um belo de um calote, segundo informações do próprio São Paulo. Não repassou dinheiro ao São Paulo, que não repassou à equipe de Taubaté. Saímos no meio da competição, criticados, envergonhados e desmoralizados aos olhos da grande torcida da equipe de Taubaté.

Com relação ao Futebol Feminino, a verba viria do mesmo patrocinador do Vôlei, que também “deu calote”. Diferentemente do que aconteceu no Vôlei, a equipe terminou a competição que disputou, o Campeonato Paulista, sendo vice campeã em 2015.

Mas eis que, no final do ano passado, havia uma corrente que se confirmou no início do ano:

A Conmebol exigirá que, a partir de 2019, para disputar a Libertadores, o clube será OBRIGADO a ter uma equipe de futebol feminino, conforme você pode ver Aqui

A intenção da entidade é expandir o esporte, e, já criou em seu site uma página dedicada ao Futebol Feminino (Veja aqui)

E o São Paulo, sabedor da regra, já de olho no futuro, resolveu montar uma equipe de futebol feminino sub 17, investindo em uma base, com parceria do Centro Olímpico, visando não apenas participar, mas ser protagonista, sem investir muito dinheiro em contratação de veteranas.

feminino_posada_crop_galeria

Leia a matéria no site oficial do São Paulo Aqui

Boa sorte às meninas que já estrearam com duas vitórias no Campeonato Paulista Sub 17.

E guarde esse nome: Isabelle. De longe, é o maior destaque dessa equipe.

Tá curioso para ver os melhores momentos destes jogos? A gente te dá uma força e mostra os vídeos:

SPFC 4 x CATS 1

SPFC 3 x 0 Embu:

Olha, é tanto talento e beleza juntos que, logo logo, os homens virarão Mário Chuteira…


Thomaz Santos

Sobre a contratação de Thomaz Santos, pouco posso falar, não acompanho futebol boliviano, não assisti o jogo do Palmeiras por questões óbvias, mas por se tratar de algo tão inusitado, num momento em que não é comum anunciar contratações, vou falar um pouco do que pesquisei:

Quando você não viu o jogador jogar, o que você faz? Vê a reação da torcida do clube que o jogador está saindo. Visitei o facebook da torcida do Jorge Wilstermann (Torcida Aviadora, já que o clube chama-se assim em homenagem ao primeiro piloto comercial da Bolívia) e me surpreendi com a reação.

Thomaz é naturalizado boliviano e a torcida cobrava sua presença na seleção. Pode ser que tenhamos mais uma baixa em data FIFA caso seja convocado pela Seleção Boliviana. Caso seja a contratação para repor a ausência de Cueva, em convocações para as seleções, poderemos ficar sem os dois.

Não vi NENHUM comentário negativo sobre o futebol do jogador. Absolutamente todos os comentários (Quase 300 a hora que vi) eram unanimes em dizer que se trata do melhor jogador da equipe em anos.

Inclusive, vi muitos comentários dizendo do interesse das equipes do The Strongest e Real Potosí, além de, segundo os torcedores, haver um grande interesse de clubes europeus no jogador. Vários, inclusive, acreditam que o São Paulo vai revendê-lo a um clube europeu logo logo e fará dinheiro, diferente da diretoria do clube boliviano, muito criticada por quase todos.

Vi também os vídeos do jogador no youtube (Ah, youtube, transforma qualquer mané em Pelé….), mas, a minha percepção, é que trata-se de um jogador mediano para bom, que vem para mostrar futebol. Vi um potencial de velocidade e posicionamento e, acredito, ser a chance da vida do jogador.

Fique com um vídeo do novo reforço do tricolor, enquanto atuava com a 10 da equipe boliviana:

Talvez sua deficiência seja a conclusão de jogadas, não vi muitos chutes fortes ou bem colocados em nenhum vídeo. Tomara não tenha o mesmo destino de Robson e Jean Carlos que vieram desconhecidos e foram embora sem fazer nenhuma falta…

Thomaz vem de recuperação de uma cirurgia, decorrente de uma fratura no terceiro metacarpo da mão esquerda e já treinava com a equipe boliviana ontem, em separado.

E, para encerrar, me despeço com essa imagem que recebi, onde resume todo o meu sentimento:

WhatsApp Image 2017-03-29 at 22.12.49

Por Cleiton de Farias

 

 

Anúncios

91 comentários

    • Cara,
      mas se não começar, nunca vai ter.

      Todo início demanda sacrifício.

      Se a federação der suporte, quem sabe não tenhamos competições interessantes…

      Lembrando que se o SPFC for campeão da libertadores feminina, todos os demais clubes vão querer ser também.

      Assim como foi a libertadores, a libertadores sub-20… a feminina pode ser um sucesso.

      Futebol feminino precisa ser valorizado, mas pra isso, precisa existir e aparecer.

      Curtido por 1 pessoa

    • Discordo, embora entenda seu pensamento…

      Considero a ação importantíssima para incentivar o esporte. Se esse seu pensamento fosse aplicado em outras áreas e esportes teríamos pouquíssimos investimentos concretizados. Infelizmente, traduz o que pensa muitos de nossos empresários e governantes. O Brasil prefere gastar em segurança e saúde pública do que em esporte/lazer e educação para colher louros no futuro.
      Fazendo um paralelo ao investimento em Ciência, pense se parassem de investir na pesquisa de uma vacina, pois dificilmente terá algum resultado nos próximos cinco anos, ela nunca chegaria a ser produzida.

      Curtir

  1. Uma curiosidade que está aguçando aqui: qual foi o patrocinador que nos deu calote tanto no volei quanto no futebol feminino ? Alguém sabe ?
    Quanto ao Thomaz, me parece que leva jeito de ter alguma qualidade sim. Tomara.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Vi torcedor reclamando do RC pedir jogadores. Mas na hora de comemorar gols, nem lembra da reclamação.

    A dívida não é dele, claro, mas ninguém manda meterem a mão na grana, já está uma lástima esse setor de marketing e financeiro, imagina metendo a mão. Nunca vai ter dinheiro mesmo.

    Curtido por 4 pessoas

  3. Eu sou mais gastar dinheiro investindo no futebol feminino do que mandar dinheiro pra organizada fazer carnaval, lembrando que esse ano as duas estarão no evento principal e com certeza vão pedir mais dinheiro.

    Quanto ao jogo de ontem o melhor foi o resultado e ver o quanto o ritmo de jogo é importante pra um jogador profissional. Juizão também estava quase indo pra área pra salvar o Bernô, tirou pelo menos uns dois gols do Chavez e outro do Gilberto.

    Curtido por 2 pessoas

    • A galera tá batendo no Neilton mas eu achei que ontem pelo menos ele veio pro jogo, demorou um pouco pra entrar mas conseguiu melhorar o time e quase deixou o dele. Wesley mesma coisa.

      Se esses entrarem em ritmo e jogarem o que sabem vão ajudar muito o time a ter mais opções, como no caso do Gilberto.

      Curtido por 3 pessoas

        • Concordo, o problema é que tem gente que não reconhece a melhora de um jogador que vem mal e querem a cabeça do cara de qualquer jeito.

          O Gilberto ta aí pra servir de exemplo pra todos nós termos mais calma com nossos jogadores, a não ser que sejam chinelinhos desagregadores, um dia podem nos fazer falta

          Curtido por 1 pessoa

  4. Tb fico feliz em ver o futebol feminino reativado e espero que futuramente os outros esportes ditos “amadores” tb tenham bastante espaço no clube, com times profissionais disputando os torneios nacionais e internacionais. Muito melhor investir nos esportes do que “ajudar” as organizadas no Carnaval, elas que vão pedir dinheiro para o PCC!!!!

    Curtir

  5. Confio no trabalho do Ceni mas me preocupa algumas escolhas dele. Essa coisa de usar volante nas pontas é o anti futebol. A busca por equilíbrio acabou por matar o que tínhamos de bom. Sei que precisamos de alternativas mas se tivemos entrando desde o início com três atacantes, Shaylon, Gilberto e Chavez, o sofrimento seria bem menor. Mas ele entrou com 3 zagueiros e 3 volantes (não conto o Araruna). Que espécie de teste foi esse? Quer jogar no campo do adversário mas como fazer isso sem mais jogadores criativos? Vai ser toquinho pro lado mesmo. Sigo confiante mas espero que ele encontre um meio termo nisso tudo.

    Curtido por 2 pessoas

    • Já falei isso aqui. Salvo algumas exceções de volantes que evoluíram para meia, poucos dessa posição de origem conseguem ser verticais com qualidade. Ficam perdidos quando saem do seu habitat de toquinhos de lado e para trás. Por isso, sou a favor de apenas 2 volantes mesmo.

      O T. Mendes poderia até ser ponta, mas agora com o W. Nem voltando e Thomaz chegando não faz o mínimo sentido essa improvisação. Que ele volte a ser volante com aparições esporádicas no ataque.

      Curtido por 1 pessoa

  6. Cleiton, ” vc matou a pau” agora. Parabéns. Vc traçou de forma resumida e esclarecedora o perfil do Thomas, o que ainda não vi na imprensa. Informaçoes relevantes como sua naturalização( vou dizer algo, acho que nem a comissao técnica sabia, rss), sua contusão e retorno e a investigação da reação da torcida boliviana, anuncia que podemos ter uma boa supresa. Vou falar uma coisa, vi o video até o gol (estilo Romario) contra o Criciuma, aí fique assim 🙉😍🙉😍. Bom esse garoto.Valeu Cleiton.

    Curtido por 2 pessoas

    • Puxa, muito obrigado!!!!! Se ele jogar 50% do que a torcida de lá está indicando que ele jogue, em pouco tempo a gente vai estar dando graças a Deus que Everton Ribeiro não veio (isso se não vier mesmo…) Um abraço!!!

      Curtir

  7. Formidável a forma que foram tratados tais assuntos.
    Sobre o futebol feminino, deixo aqui minha torcida, pois é uma desigualdade enorme por sermos vistos como uma seleção brasileira forte e sempre em evidência.
    Sobre o Thomaz, no atual momento, municiando nossos jogadores de frente seria um grande avanço, nunca tinha ouvido falar, também não vi jogando com Guarani da capital, mas tenho primos e tios bolivianos, e uns deles são admiradores incondicionais do futebol deste rapaz, então me resta torcer para fazer feliz nossa torcida.
    E sobre a Sara… POR FAVOR da uma ajudinha!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Nada contra mas se Thomaz é tão bom no time boliviano porquê não tentaram segura-lo e se houve interesse de fora porquê não negociações ainda mais por um salário tão baixo?

    Curtir

    • Além da nossa moeda ser mais forte não da pra comparar o investimento de um clube Boliviano com um do Brasil.
      Os caras devem ter um salário bem modesto, o próprio Thomaz falou que era uma proposta irrecusável.

      Queria eu ter o salário baixo de 50 mil por mês…

      Curtido por 1 pessoa

    • Por que os times que tentaram contratar antes eram menores?! Ele teria o desejo de ir atuar em um grande clube e não quiseram atrapalhar o sonho do jogador?! Ou seria um caso de falha da diretoria do clube de lá como já vimos por aqui?

      Ele é daqui, então provavelmente sonhou em fazer sucesso em um grande de SP e estar perto da família. É a oportunidade da vida do cara.

      Curtir

    • O São Paulo pagou o valor da multa rescisória. E além disso, o próprio jogador disse que a proposta era irrecusável. Diante disso, não tinha nem o quê o time boliviano fazer…

      Curtir

  9. Sobre o Thomaz ser ídolo na Bolívia não significa absolutamente nada. Se o Escobar sair do The Strongest a torcida vai lamentar muito, é ídolo lá, mas no Brasil rodou por times do interior e não deixou saudades. E essa história de Europa parece um pouco de exagero, já que o Thomaz tem 30 anos se não me engano. Enfim, torço que seja útil, mas não espero muito.

    Curtir

  10. Estou soltando rojões até agora!!!! O timeco de Osasco, “presidido” pela borboleta baiana que mostra a bunda em revista gay foi rebaixado!!!!!! Agora sim eu pagaria os R$ 100,00…só pra ver a cara daquele babaca!!!!!

    Curtir

  11. Futebol feminino e muiiito chato de assistir. da sono quando tem uma partida na TV, e olhe que la so passa o file mignon . Imagina uma partida de futebol feminino com duas equipes fracas. da um tedio enorme. Meu amigo tem uma filha craque do futebol feminino,, joga no Corinthians Audax.. Diz que a media de publico e de 40 pessoas todos os jogos, e olha que e o Corinthians.. so vai os parentes e olhe la. Não adianta impor guela abaixo uma modalidade de esporte que o brasileiro não gosta. So vai fazer os clubes gastarem uma grana e morrer logo depois.

    Curtido por 3 pessoas

  12. Sobre o Volley, ao pensar em repassar 50 mil mensais o São Paulo estava brincando de participar do campeonato, Uma equipe de volley competitiva gasta por mês milhões de reais, o salario médio dos jogadores passa de 100 mil reais mês. Então me desculpe os que pensam o contrario mas nós nunca investimos no volley, fizemos de conta. e ainda passamos vergonha por que nem os trocados nos repassamos ao Taubaté.

    Curtir

  13. Thomaz Santos falaram que volante estilo Tiago Mendes com João Schmidt para o Rogerio Ceni, pediu para contratar na hora.

    Brincadeira a parte, Rogerio Ceni precisa fazer o time jogar como vinha antes do Choque-Rei.

    Depois de perder pro time da crefisa, não jogamos mais o futebol.

    Curtir

  14. O futebol feminino não me empolga. Mas como todos os times serão obrigados a tê-lo, melhor se antecipar para sair mais barato. Além do mais ninguém quer ver o nome do clube mal representado, portanto é melhor escolher as jogadoras primeiro.

    Quanto ao Thomaz eu sou menos otimista. Para mim é do nível de Jean Carlos mesmo. Mas pode ser que dê certo como aconteceu com Gilberto (está compondo bem o elenco). Ao contrário de você, eu fui atrás do histórico do jogador e vi que depois que subiu para o profissional, só jogou em time minúsculo. Está passando por uma boa fase, mas pode ser que volte ao seu futebol normal. Já vi muitos jogadores medianos tendo 1 bom ano no profissional e viver o resto de suas careiras baseados nisso.

    Curtir

  15. Carlos Lino, agora no Sport TV, SPFC mandou bem nessa contratação. Jogado versatil , rápido e boa visao de jogo. Olha, se estrear domingo, pronto, bom motivo para negociar com a patroa uma “fuga” pro “MorumTRI”. Alem disso, outro pretexto, melhor ataque contra pior defesa, não vai faltar gols.

    Curtir

  16. Thomaz e a realidade , pode ser que apresente um bom futebol, pode ser que se mostre um pereba de marca maior e volte para o fundo do poço onde estava antes. Eu nunca havia ouvido falar dele, vi as duas partidas da equipe boliviana este ano e ele se apresentou bem. Ai vai a minha torcida, para que ele faça as mesmas coisas com a camisa do São Paulo.
    SObre Everton Ribeiro, pelo que eu li , so com grande desembolso de grana ele virá para algum clube Brasileiro, Tem contrato ate 2019.. o time árabe pagou milhões pelo seu concurso e vai querer uma grana pra liberar, pode colocar ai uns 5 milhos de Euros, o cara ganha um milhão e alguma coisa por mês,, não vem pra ca por menos de 700 a 800 mil,, o empresário vai morder alguma coisa, geralmente uns 10% da negociação, que da uns 2 milhões fácil fácil, OU o São Paulo ganha na Mega Sena semana que vem ou não tem negocio.

    Curtir

  17. São Paulo is Life!‏
    @SaoPauloFCEng

    Follow
    More
    O São Paulo está interessado no preparador físico Fábio Mahseredjian e no fisioterapeuta Bruno Mazziotti, ambos da Seleção Brasileira.

    Curtir

  18. Seria bom investir em quem já sabemos do que se é capaz Diego Souza e Everton Ribeiro seria tiro certeiro outro que seria um bom investimento no qual eu considero o principal jogador do Atlético Nacional chama se Macnelly Torres o cérebro do time que dita o ritmo do jogo repatriar Ganso e antecipar a vinda do Kaká seria tambem uma ótima sacada

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s