O texto abaixo foi escrito pelo convidado Leonardo Parrela (@parrela94), amigo cruzeirense que se dispôs a ajudar o blog Terror do Morumbi.

Quando Edimar chegou ao Cruzeiro, em julho de 2016, a pergunta que a torcida do Cruzeiro fez é a mesma que os tricolores devem se fazer agora: quem é esse cara? Apesar de ser formado na base celeste, Edimar rodou alguns clubes por empréstimo e se transferiu para Europa em 2009, atuando em times modestos, até voltar ao Brasil no ano passado.

Indicado por Paulo Bento, Edimar, 30, veio para solucionar o problema na lateral esquerda da Raposa, que na época contava apenas com Bryan. Atuando por 27 jogos (sendo 25 como titular), Edimar não comprometeu. Chegou, fez o feijão com arroz e ganhou a disputa com Bryan pela titularidade. A inconstância apareceu no final da temporada, talvez marcado pelo cansaço e aí voltou alternar jogos com o companheiro de posição.

Nos jogos com a camisa do Cruzeiro, a simplicidade deu o tom das atuações do lateral. Sem grandes falhas defensivas, ele protegeu bem o lado esquerdo da defesa. Usando números do Footstats, ele conseguiu 41 desarmes corretos, sendo o quinto melhor jogador celeste no quesito.

O apoio ao ataque não é um ponto forte do seu jogo e os números mostram isso: de acordo com o Footstats, Edimar acertou 18 dos 69 cruzamentos que tentou e não deu nenhuma assistência. Somado a isso, no quesito lançamentos atingiu 28,4% de aproveitamento.

Neste ano foi preterido pelo treinador Mano Menezes, que utiliza Diogo Barbosa como titular e tem como opções Fabrício (ex-Inter e Palmeiras) e Bryan. Edimar é uma melhor opção que esses dois reservas. Não se aventura a fazer o que não sabe e não compromete defensivamente, como os dois reservas de Mano fazem com frequência quando colocados em campo.

Em resumo: o jogador não será AQUELE reforço que será dono de atuações mangnificas e inesquecíveis, porém, não vai comprometer. Pelo menos não o fez durante a temporada de 2016. Numa montagem ideal de elenco não chegaria pra ser titular, mas seria uma peça de reposição interessante.

E você, torcedor tricolor, o que acha da contratação de Edimar?

Pedro Cuenca