Afinal, quem é Edimar, o novo reforço do São Paulo?

O texto abaixo foi escrito pelo convidado Leonardo Parrela (@parrela94), amigo cruzeirense que se dispôs a ajudar o blog Terror do Morumbi.

Quando Edimar chegou ao Cruzeiro, em julho de 2016, a pergunta que a torcida do Cruzeiro fez é a mesma que os tricolores devem se fazer agora: quem é esse cara? Apesar de ser formado na base celeste, Edimar rodou alguns clubes por empréstimo e se transferiu para Europa em 2009, atuando em times modestos, até voltar ao Brasil no ano passado.

Indicado por Paulo Bento, Edimar, 30, veio para solucionar o problema na lateral esquerda da Raposa, que na época contava apenas com Bryan. Atuando por 27 jogos (sendo 25 como titular), Edimar não comprometeu. Chegou, fez o feijão com arroz e ganhou a disputa com Bryan pela titularidade. A inconstância apareceu no final da temporada, talvez marcado pelo cansaço e aí voltou alternar jogos com o companheiro de posição.

Nos jogos com a camisa do Cruzeiro, a simplicidade deu o tom das atuações do lateral. Sem grandes falhas defensivas, ele protegeu bem o lado esquerdo da defesa. Usando números do Footstats, ele conseguiu 41 desarmes corretos, sendo o quinto melhor jogador celeste no quesito.

O apoio ao ataque não é um ponto forte do seu jogo e os números mostram isso: de acordo com o Footstats, Edimar acertou 18 dos 69 cruzamentos que tentou e não deu nenhuma assistência. Somado a isso, no quesito lançamentos atingiu 28,4% de aproveitamento.

Neste ano foi preterido pelo treinador Mano Menezes, que utiliza Diogo Barbosa como titular e tem como opções Fabrício (ex-Inter e Palmeiras) e Bryan. Edimar é uma melhor opção que esses dois reservas. Não se aventura a fazer o que não sabe e não compromete defensivamente, como os dois reservas de Mano fazem com frequência quando colocados em campo.

Em resumo: o jogador não será AQUELE reforço que será dono de atuações mangnificas e inesquecíveis, porém, não vai comprometer. Pelo menos não o fez durante a temporada de 2016. Numa montagem ideal de elenco não chegaria pra ser titular, mas seria uma peça de reposição interessante.

E você, torcedor tricolor, o que acha da contratação de Edimar?

Pedro Cuenca

Anúncios

35 comentários

  1. Boas informações de quem realmente acompanhou.
    Pela descrição não parece ser muito diferente do Mena.
    Pode ser bastante útil ao longo da temporada e já neste mês de abril. Espero que ele jogue cerca de 1/4 dos jogos, pois Jr. Tavares demonstrou até aqui muita qualidade.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Com todo respeito as informações trazidas pelo cruzeirense, ano passado o Cruzeiro foi péssimo, passou boa parte do campeonato na parte de baixo da tabela, segundo o texto, ele deixou a titularidade na reta final do campeonato, justamente no período que o time começou a ganhar algumas partidas

    Vamos torcer para que ele desenvolva um bom futebol aqui.

    Curtir

  3. Saídas: R. Caio e Lyanco
    Vindas: Everton Ribeiro, Polenta e Juninho (só o dinheiro do Caio já pagariam os três – 4m Euros de Luvas, 3M Euros e 3M Euros, respectivamente).

    Como sonhar não custa nada, para preservar a intensidade do time, o ideal seria termos duas opções (que se alternam). Assim, (repensei e) trabalharia com 2 times fortes (nada de titulares e reservas, mas times com características semelhantes jogando de forma alternada)

    Time 1:
    ———————– Renan ———————––
    Wesley ––– Maicon ––– Juninho ––– Júnior
    —————–——– Militão ———————––
    Everton R. – Araruna – Cícero – Luiz Araujo
    –———————– Pratto ———————––

    Time 2:
    –———————– Sidão ———————–––
    Bruno ––– Breno ––– D. Polenta ––– Edimar
    —–——————– Jucilei ———————––
    W Nem – T. Mendes – L. Fernandes – Cueva
    –———————– Gilberto ———————––

    Explicação para os times:
    Defesa: Um lateral mais ofensivo (Junior e Bruno) com um lateral mais defensivo (Wesley e Edimar). Um zagueiros com melhores saídas (Maicon e Juninho) com goleiro sem tanto perfil. Zagueiros sem muita saída e goleiro com melhor saída (Sidão).
    Primeiro volante: Quem tiver jogadores mais marcadores no meio fica com Militão (menos experiente), quem ficou com meio campo menos marcador fica com Jucilei.
    Meio campo: Em uma ponta um mais criador com chegada (Cueva ou Everton R) e na outra um de velocidade e drible rápido (Luiz Araújo ou W. Nem) – a formação respeitou os lados em que os jogadores mais rendem. No centro, um volante mais marcador (Araruna ou T Mendes) e um Armador com poder de marcação (Cícero ou Lucas Fernandes) = a formação foi baseada em um jogador mais experiente e um mais novo.
    Centroavante: Pratto no time com Militão, Gilberto no time com Jucilei.

    Opções: Lucas Perri, Buffarini, Lugano, Douglas, Lucão, Caique, Wellington, Shaylon, Natel, Neílton, Centurion e Rogério.
    Reservas para as duas formações.
    ——————– Lucas Perri ———————––––
    Buffarini ––– Lugano ––– Douglas ––– Caique
    —–——————– Lucão ———————–——
    Natel ––– Wellington ––– Shaylon ––– Centurion
    –———–————– Rogério ———————–––

    Observação: Como não sou treinador, nem serei. Isso é só uma ideia (sem sentido) compartilhada, e que mostra que nosso elenco não é tão ruim, ao contrário. Tem alguns desequilíbrios absolutamente corrigíveis.

    Curtir

    • Eu também acho que o nosso elenco é bom, basta eles jogarem uma vez por semana pra voltarem a ter folego pra voltar a jogar aquele futebol de pressão e rapidez o tempo todo que agente viu fevereiro

      Curtir

  4. Interessante a descrição do colega cruzeirense.
    Imagino que o Ceni, sabedor da “qualidade” defensiva do Edimar, esteja pensando em soltar mais mais o lateral direito ou um dos volantes.

    Curtir

  5. Desse modo, já que ele é bom defensivamente e péssimo ofensivamente, não seria interessante quando ele entrar como titular jogar também o Wellington Nem na ponta esquerda? assim o Nem que é canhoto faz os cruzamentos, e não precisa se preocupar com marcação, o edimar que fará essa marcação no lado esquerdo

    Curtir

    • “Um voto de federação vale 3. Um voto de clube da Série A vale dois. Imaginemos que os clubes de São Paulo se rebelassem contra a CBF. Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Ponte Preta e Santos, juntos, teriam dez votos. Amapá, Roraima, Acre e Rondônia, juntos, teriam 12. Se todos os times da Série A se voltassem contra a CBF, teriam 40 votos. Se convencessem os clubes da Série B (cujo peso do voto é um), conseguiriam um total de 60 votos. Muito pouco diante dos 81 votos das federações.”

      eterno 7 x 1

      Curtir

      • Enquanto isso vemos CBF com muita grana e clubes endivididos, jogadores ruins de bola nos clubes grandes, ganhando fortunas e empresarios ricos, excesso de jogos e campeonatos gerando volumosas receitas para as TV’s e com isso imprensa submissa e pautada. E o torcedor oh……🙈🙉🙊. Ta na hora da galera acordar.

        Curtir

  6. O mimimi é grande como sempre, alguns querem questionar a avaliação de quem o viu jogar mesmo sem nunca ter visto. Pelo perfil era o que precisávamos, um reserva para o ótimo Júnior Tavares.

    Curtir

    • Cara, vc é tão tolo que eu te liberei ontem e apenas pedi para vc parar de ofender as pessoas aqui como vc sempre faz e ainda pedi para vc parar com essas escrotices que vc escreve e que repetiu neste comentário… além de repetir as bobagens, vc mostra que nem leu que te liberamos… rsrsrs

      Ótimo, fique na sua que ficamos na nossa, mesmo que vc seja muito mais sabido do que nós todos, muito mais inteligente, muito mais sábio, muito mais são paulino e nós vamos deixar de aprender e aproveitar tudo isto…

      Viva bem…

      Curtir

  7. Preferia que se mantivéssemos o Mena que acabou ido para o Sport. Jogador que ajudou muito no ano passado. E se o Sport o contratou nós poderíamos contrata-lo tambem.

    Curtir

  8. Afinal, quem é Edimar, o novo reforço do São Paulo?

    essa é facil.

    Edimar é o irmao do Neymar Pai e tio do Neymar Jr,

    da familia ainda tem o Rogerio ”o Neymar do Nordeste” e a copia mau feita chamado Neilton.

    Curtir

  9. com essa contratação me vem uma duvida, não se treina mais fundamentos?
    o RC cansou de falar de como era com o Tele, que ele exigia treinar insistentemente fundamentos.
    cruzamentos, cobrança de falta, pênalti, até cobrança de lateral
    e fico pensando onde esta a vontade desses jogadores de se aperfeiçoar?
    o ultimo que vi falando sobre isso por vontade própria foi o Hernanes.
    eu acho que isso deveria ser cobrado
    se cruza mal, vai treinar cruzamento no Ct até não sentir mais as pernas
    se não cobra falta bem, a mesma coisa
    afinal os caras tem esses salários milionários pra isso não é verdade? se quer ser jogador pelo menos faça direito essa função, não precisa ser um gênio pra ver isso.
    se houvesse mais dedicação por parte dos jogadores nesse sentido, o clube não iria precisar sair gastando atoa.

    Curtir

    • O problema é que não tem tempo de treinar… Jogo toda quarta e domingo, os caras só ficam se recuperando e se condicionando para o próximo jogo. Horroroso nosso calendário.

      Curtir

  10. na verdade com um empate voltamos a primeira colocacao do grupo – jogamos com Sao Bernardo e o Linense contra o Corinthians na ultima rodada… nao tenho duvidas que terminamos em primeiro.

    O que me preocupa mesmo eh a venda do Lyanco e a possibilidade de comprarmos mais medalhoes em vez de sanarmos as dividas, investir na base ou em jogadores revelacoes do Paulista ou de outros regionais ou mesmo da Sulamerica-
    ninguem em sa conciencia faria isso com o dinheiro proprio mas ficam na torcida para termos um elenco de “so-called” craques que inflacionam a folha de pagamento. Temos que diminuir drasticamente essa divida e nao investir em Evertons da vida.
    Temos um tecnico novo, arrojado, um elenco bom mas limitado e temos que ter a humildade de reconhecer nossas proprias limitacoes!!! gostaria de um titulo mas entendo perfeitamente o momento do clube. 2017 reconstrucao, 2018 consagracao!!!

    Curtir

    • A lógica está certa, mas devemos ponderar sobre outros aspectos:

      1) Com o dinheiro das vendas de Lyanco 6M Euros + 2M Euros por meta de jogos) e R. Caio (12M Euros pelos 80% nosso) são suficientes para:
      A) fortalecer o elenco com dois bons zagueiros (polenta e Juninho – 3M euros cada) + Everton Ribeiro (Luvas por 4M Euros serão suficientes)… Mas podem ir atrás de um SulAmérica o mais barato até (já citaram bons nomes no blog).
      B) sobrar 8M euros para abater dívidas.

      2) Sem querer renovar, a solução é vender o R. Caio ou perderemos muito dinheiro.

      3) Bastam essas negociações para temos um time competitivo (eu diria até o melhor elenco do Brasil) e, com isso, disputar títulos e DINHEIRO de premiações (além das bilheterias dos jogos decisivos):
      A) copa do Brasil: 68 milhões para o campeão!
      B) Brasileiro: 60 milhões para o campeão;
      C) Sulamericana: 12 milhões para o campeão;
      D) Paulista: 5 milhões para o campeão.

      4) portanto, o título brasileiro junto com a copa do Brasil (perfeitamente possíveis com essas negociações citadas) já seriam suficientes para quitar a maior parte de nossos débitos (com bancos e clubes), sem falar na receita de bilheteria desses jogos importantes.

      5) conclusão: se é possível disputar títulos se desfazendo de alguns jogadores dá base valorizados e contratando bons nomes com sobra de dinheiro, o clube só teria a ganhar. Inclusive com valorização dá marca, melhora da torcida, receita de premiações e rendas de jogos.

      6) É evidente que, estamos falando de negociações pontuais e estratégicas, não de baciadas.

      Curtir

  11. Bem o Spfc não poderia peder everton ribeiro…seria o melhor meia pra gente pelo estilo de jogo…acredito inclusive que valeria a pena tentar envolver algum jogador na negociação com os árabes…tipo bufarini…wesley ou bruno para abater o valor.

    Outra possibilidade fazer uma triangulação…troca chaves por centurion e chaves por everton.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s