Às vésperas da eleição para presidente, as dívidas contabilizadas pelo São Paulo em 2016 viraram munição para fogo cruzado entre alas políticas. A situação, que tem como candidato à reeleição o atual presidente, Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, segue um raciocínio próprio para afirmar que o endividamento foi reduzido na temporada passada. A oposição, liderada por José Eduardo Mesquita Pimenta, por outro lado, sustenta que as dívidas na verdade aumentaram. Aqui vamos nos debruçar sobre os números para responder duas perguntas-chave. Afinal, quanto deve o São Paulo e qual foi a evolução, positiva ou negativa, registrada em 2016?
Os números foram compilados por ÉPOCA, com o auxílio de um analista financeiro, com base no balanço financeiro do São Paulo – o documento ainda não é público, embora já tenha sido finalizado pelo clube e auditado por uma empresa independente, porque ainda não foi aprovado pelo Conselho Deliberativo. A diretoria financeira são-paulina não enviou a versão final do documento à reportagem, em respeito aos conselheiros, mas conferiu os dados, um por um, para assegurar que a avaliação fosse a mais clara e precisa possível.
A primeira resposta é direta: o São Paulo encerrou 2016 com R$ 285 milhões em dívidas. O critério para chegar a tal número, apesar de a contabilidade entre ativos e passivos parecer indecifrável para o leigo, é razovelmente simples. Consideramos apenas dívidas que vão demandar do clube pagamentos em dinheiro. Aquilo que, cedo ou tarde, vai afetar o caixa. São empréstimos com bancos e com pessoas físicas, compras de atletas cujas parcelas vão vencer, valores devidos a funcionários, sobretudo atletas, impostos renegociados com o governo federal e débitos com outros clubes e federações. De tudo o que se deve se subtrai só o que o clube tem em caixa. O critério não é nosso, mas do mercado financeiro, que o usa para avaliar empresas.
A segunda resposta, sobre a evolução na temporada passada, exige uma análise um pouco mais complexa. Sob o mesmo critério, o valor devido pelo São Paulo em 2015 era de R$ 270 milhões. Houve, portanto, um aumento de 5% no endividamento de um ano para o outro. Não é bom, mas há aspectos positivos. Um modo de analisar a gravidade é separar dívidas que vencem em curto prazo, dentro de um ano, das que levam mais do que isso, de longo prazo. A diretoria financeira reduziu o endividamento de curto prazo em 22% e elevou em 36% o de longo prazo. Isso significa que o clube não diminuiu a sua dívida, mas a esticou. É uma boa notícia para quem estava com a corda no pescoço porque tinha um monte de credores para pagar.
O perfil do endividamento também foi alterado pela gestão de Leco. O São Paulo devia R$ 130 milhões para bancos em 2015, uma dívida perigosa, com juros altos e pouca margem para renegociação. A dívida bancária caiu para R$ 88 milhões em 2016. Os empréstimos tomados com pessoas físicas, por outro lado, aumentaram de R$ 24 milhões no ano retrasado para R$ 33 milhões na temporada passada. Aí entra o dinheiro que Vinicius Pinotti, empresário e atual diretor de marketing são-paulino, emprestou do próprio bolso para que o clube fizesse investimentos – um caso menor, mas similar a Paulo Nobre, ex-presidente palmeirense que sanou as dívidas do time alviverde com empréstimos pessoais superiores a R$ 200 milhões.
A dívida tributária, aquela devida a governos, cresceu em 2016. Foi de R$ 85 milhões para R$ 93 milhões. Mas não quer dizer que impostos foram ignorados. O valor subiu porque há juros e encargos sobre o montante devido. Quando aderiu ao Profut, programa de refinanciamento das dívidas fiscais executado pelo governo de Dilma Rousseff, o São Paulo passou um pente-fino nos impostos que gestões anteriores deixaram de pagar. O clube parcelou os pagamentos em 240 vezes, 20 anos, mas vai ter de pagar juros toda temporada. Toda essa explicação é válida porque, na tentativa de avaliar se a gestão de Leco foi eficiente no trato com o endividamento, esse era um item que não tinha outra solução. Não havia como fugir dos juros.
Os dirigentes da situação, aliados de Leco, usam um raciocínio otimista para resumir as dívidas são-paulinas. Adílson Alves Martins, atual diretor financeiro tricolor, considera o número de R$ 144 milhões. A lógica é a seguinte. Só três dívidas são tidas como preocupantes pelo cartola: empréstimos bancários, empréstimos de terceiros e compras de jogadores cujas parcelas atrasaram. A soma desses três itens em março de 2017 dá R$ 144 milhões. As demais dívidas ou foram alongadas, como o Profut, ou virão junto com receitas. Alves Martins explica que o dinheiro recebido pelo São Paulo com a Timemania, uma loteria federal, é suficiente para pagar as parcelas das dívidas fiscais renegociadas via Timemania. São dívidas equacionadas. ÉPOCA, porém, ainda as considera como dívidas.
As vendas de alguns jogadores no início da temporada de 2017 também ajudaram a pagar mais dívidas, segundo o cartola. David Neres saiu por R$ 50,7 milhões para o Ajax, da Holanda, em janeiro. Parte do dinheiro foi reinvestida na compra dos direitos econômicos de Lucas Pratto, parte foi usada para quitar dívidas. O zagueiro Lyanco também acaba de se acertar com a Torino num negócio que renderá cerca de R$ 20 milhões ao São Paulo. São fatos que amenizam uma situação financeira ainda crítica. O clube calculou em seu orçamento para 2017 que precisará de R$ 67 milhões em vendas de atletas para não terminar o ano no vermelho. Se isso acontecer, as dívidas voltam a aumentar, e o problema continua.
Época
Rapaz, ultimamente só eu que percebo que o Zanquetta tá fuzilando de informações criticando a direção tricolor?
Zanquetta pesquisa http://m.radioglobo.globo.com/media/audio/48613/apos-dois-anos-com-deficits-elevados-sao-paulo-fec.htm
A rádio globo informa diferente.
A dívida não caiu, aumentou.
O fato de ter superávit em 1 ano, não apaga empréstimos para fechar no azul.
Está misturando os assuntos. Procure um contador.
É isso aí… qual a diferença em dever para quem?? A questão é… existe uma dívida e pronto, e que a cada ano aumenta mais, portanto não existe diferença para quem deve.
Concordo. A dívida aumentou. Fato incontroverso.
Mas quem é o credor interessa sim, e muito. E isso deve ser levado em conta.
Pois é Bruno…nós brasileiros somos condicionados a isso…dever pra quem??? Isso é o que “interessa”. Pode dever para qualquer um menos banco, banco de toma tudo…puxa vida…que incentivo é esse não é mesmo??? É um prato cheio para os mal intencionados. Veja bem onde chegamos, vemos a dívida subir mas nos aliviamos só pelo fato de quem é o credor ou quem seja ele se não for um banco qualquer…Prendam os mal feitores, os mal intencionados, os desajuizados, os sem alma “sãopaulina”.
É notório que o zanqueta quer o Pimenta. Só está faltando ele fazer um post declarando amor ao Pimenta,
É notório que estou brigando pelo clube e ao invés de um cara que se diz sãopaulino questionar o Leco, questiona o mensageiro.
Lamentável a administração do tricolor.
Bota lamentável nisto.
O Leco pode ser considerado incompetente, mas a situação financeira do clube melhorou, analisando minuciosamente se percebe isso.
Prefiro ele ao corrupto Pimenta.
Que o Leco é incompetente não há a menor duvida. Para quem está fora do clube, eu só lembro que na época do Pimenta o time ganhou tudo e a gente nao vivia com o pires na mão e tambem não vivia levando chapeu dos outros times na hora das contratações. Se ele é corrupto ou não, eu não sei, mas que foi muito vitorioso, isso foi.
há!! como se o leco não fosse corrupto… que inocência. tomara que dê o pimenta nas eleições.
Não entendo nada de balança do clube, mas a dívida com o Profut não pode mais ser considerada, ela está sendo paga ao longo de 20 anos. Neste aspecto a atual gestão parece ter razão. A dívida com o Pinotti pode ser alongada até que Centurion seja vendido, por isso não considero que seja dívida. Aí já são menos 120 M, talvez uma dívida em torno de 160 M seja o correto. Estou surpreso, achei que fosse maior. Claro, se o clube não tivesse sido dilapidado por dois dos maiores gestores de nossa história o clube navegaria hoje em águas tranquilas e teria dinheiro até para trazer Shweinsteiger
Qq um que entende o minimo de economia vê que a situacao melhorou, o perfil da divida foi trocado.
Exato, se pudéssemos escolher, agora temos um perfil de dívida é mais longo e com valores muito menores de empréstimos bancários. Sem dúvida a situação de 2016 é melhor.
Nessa conta tem quase 80 milhoes de dividas com outros clubes, só o Cueva que é uma parte dessa divida vale esses 80.
EXATAMENTE.
Eu não tou entendendo a postura do blog em relação a isso. Claramente apoiam o Pimenta (que é compravadamente corrupto, diga-se), mas poderiam focar em tantas outras coisas pra criticar o Leco. A parte financeira do clube melhorou e qualquer um que ente da minimamente de contabilidade consegue notar isso.
A situação melhorou, o pior tipo de dívida que são as bancárias, diminuíram muito.
Verdade. Mas não pode mentir dizendo que a dívida caiu.
Mas ainda são dívidas.
Leco…Leco…dever para o “papai” é bom né seu Leco?? Tira do banco passa para o papai… tira do papai passa pro banco…e assim segue nossa administração…
Mas ele pegou terra arrasada. É como o Temer, pegou um país quebrado, milagre não existe. Sou crítico do leco, mas realmente não sei se Pimenta ou outro qualquer outro faria melhor nestas circunstâncias. O que lamento no leco é seu medo de colocar Aidar na cadeia.
Leco continua gastando sementes e fertilizantes em terra arrasada então…quais os frutos que ele colheu para o clube ultimamente?? Se não tem dinheiro…não tem e ponto. Fazer loucuras para agradar a torcida é o mesmo que dar milho as galinhas para depois abate-las mais gordas. Precisa-se de um presidente que consiga baixar ou pelo menos não aumentar a dívida, esse negócio de pagar “grana” em lugar e ficar devendo para pagar outro…tapa-se um buraco e destampa uns 3. Não consigo enxergar nenhum tipo de dívida saudável. E eu não torço para nenhum desses candidatos a presidência.
Também não gosto de nenhum dos dois. O que lamento é a ausência de homens de bem neste processo político. Gostaria , por exemplo , de ver um Ives Gandra presidindo o SPFC. Mas , assim como na política, parece não haver espaço para homens de bem no futebol.
“Assim como Temer”, Leco pegou “terra arrasada” de uma gestão da qual fez parte e agora se faz de desentendido e opositor por mera conveniência política.
Voltando ao SP, que é o cerne deste blog, diversas pessoas dessa gestão do Leco fizeram parte da gestão Aidar. Se voltar mais no tempo, vai ver nomes que já estavam lá nas gestões de Juvenal Juvêncio também, inclusive o Pimenta, que voltou ao quadro de associados e ao Conselho por manobra política de JJ, em troca do apoio de conselheiros ligados ao Pimenta para que Juvenal conseguisse fazer as atrocidades que fez no estatuto.
Aliás, Aidar foi duramente criticado por Abílio Diniz e ambos agora estão com Pimenta, mais uma vez por mera conveniência política.
Ideais? Caráter? Convicção? Esperar qualquer coisa desses dois candidatos é pedir demais…
Também não sou analista contábil mas é CLARO que a situação é bem melhor.
Perfil da dívida alongado, como foi falado, só o Cueva já paga toda dívida com outros clubes.
Nem se compara, se forem lembrar a briga com o Michel Bastos começou quando o Aidar não conseguia pagar os salários e tinha que fazer empréstimo bancário todo mês.
É uma BOA situação financeira levando-se em conta que tem ativos como Rodrigo Caio, Cueva e Luis Araújo.
Além disso, a grana do David Neres e do Lyanco vai entrar na conta desse ano.
Só não ve isso quem não quer.
Democracia, eleições…..servem pra isso!!
Mesmo grupo político (JJ/Aidar/Leco/Manssur/Ataíde/Natel) estão há 8 anos colecionando fracassos esportivos e dívidas para o clube. Mesmo q esse ano tenha melhorado um pouquinho o perfil da dívida ( q eles fizeram ), eles JÁ tiveram a sua chance……..e não foram bem!!!!
Tá na hora de trocar
A vida é assim
Daqui a pouco vai ter coluna fixa diária (ao menos até a eleição) falando que a dívida aumentou do Leco é incompetente. RSS
Sério pessoal, é a mesma notícia nos últimos três/quatro dias, só muda a redação.
Ao menos, pelo que se divulgou, a situação melhorou.
A) a dívida aumentou 5% em um ano em que a inflação foi de 6,29% (oficial). Ou seja, houve redução real (pequena, mas houve);
B) com o aumento dos valores a receber (alguns débitos são percentuais sobre vendas a receber), tem-se que o débito será mais reduzido ainda com o ingresso desses recursos;
C) o Perfil da dívida melhorou, ganhamos prazo e reduzimos juros, o que nos permite investir no elenco ou outros gastos que não juros bancários.
Só acho que o Lyanco foi rifado, doado por 6 milhores de Euros (mais 2 de produtivdade).
Quem tinha que ir era o RC e não ele.
Seguramente vai valer muito mais em 2 anos.
Tambem penso igual a voce.
Por que voce não liga para o Torino e oferece o Rodrigo caio em vez do Lyanco? Rodrigo Caio é o jogador de maior confiança do Rogério Ceni, ele aceita qualquer negociação, menos Cueva e Rodrigo Caio
Sem contar que cada mes que passa pagamos menos juros, dinheiro jogado fora, ano passado falavam em 5 mi mes só de juros.
Mas foram eles mesmos q fizeram essa dívida……em 8 anos deixaram o clube nesse estado de penúria financeira e esportiva
Isso aí é consertar 5,75% de toda a lambança q fizeram
Já tiveram sua chance……erraram demais….tá na hora de dar lugar a outros
Isso clap…clap….clap… continuo dizendo…não existe dívida saudável…dívida é dívida e ponto. Não se deve aumenta-la de forma alguma e Leco está fazendo que nem fazendeiro das antigas que não sabia administrar… precisa de dinheiro?? Vende uma “rês”, e o bom rebanho só diminuindo a qualidade por preço de “banana” como foi o Lyanco.
Eu ainda quero ter certeza de que as dívidas bancárias realmente diminuíram como tem sido falado.
Quero ver, dentro desses R$ 88 milhões, o que é banco e o que é outras instituições financeiras.
Schweinsteiger custou 5 milhões de Euros ao Chicago Fire….belezinha de volante não…
Só isso? Se o SPFC contratasse o Shweinsteiger ganharia tudo o que disputasse, ´seria o jogador com perfil ideal para comandar o meio-campo. Tomara que em uma outra oportunidade o SPFC tenha condições de trazer um jogador do nível dele, se bem que, neste caso, é realmente muito difícil. Quem em sã consciência gostaria de vir morar no Brasil?
Grupo político do Leco:
– Elevou o passivo de R$ 30 milhões para R$ 280 milhões
– 8 anos sem nenhum título de importância
E agora q melhorou um pouquinho o perfil da dívida ( nem a diminuiu ), virou um grupo político q merece continuar dirigindo o clube??
Acho q não, né??!!
Concordo, no entanto a única alternativa é o tenebroso Pimenta, aí complica.
O grande problema é o sistema politico que “veda” a candidatura dos bons.
Tenebroso Pimenta? Pq? é ladrão? sabe de algo q não sabemos?
Bi campeão Mundial
Elevou o SPFC a 3º maior torcida do Brasil…..
Muitos aqui são tricolores por causa desses títulos? ou não?
Eu, pessoalmente, acho q vale a pena dar uma chance
Concordo com voce. Não torço por este e nem por aquele grupo politico. Torço apenas pelo meu time. E me recordo que quando o presidente era o Pimenta, a gente ganhava tudo. Então é óbvio que a gente tem preferencia por ele. Mas eu quero é que os grupos politicos se explodam. O que interessa pra mim é o meu time ganhando e sendo campeão.
Sim, ganhávamos tudo. Mas o mérito maior sempre foi de mestre Têlê Santana, que controlava tudo no CT. Os cartolas não se intrometiam no trabalho dele pois o respeitavam e temiam.
Exatamente, não desmereço as conquistas do Pimenta à frente do clube, aliás graças àquele período áureo, com aquele time fantástico, me apaixonei por futebol e pelo nosso SPFC, mas títulos nem sempre são sinônimos de boa gestão e a administração vitoriosa do passado não garante sucesso agora, 25 anos depois, vide o caso do Aidar que também teve uma grande passagem na década de 80.
Tenebroso (escuro, sombrio, assustador) pelo seu envolvimento até o pescoço em escândalos de recebimento de propina na venda de jogadores, inclusive com Juiz sentenciando que de fato ele recebeu, tenebroso pelos seus apoiadores, Abilio Diniz e Alexandre Bourgeois e tenebroso por sua opinião sobre a punição do Aidar, que segundo ele pode ser revista.
Por falar nele, cadê o Abílio?
Sumiu após a operação “Carne Fraca” da PF.
Qualquer um que estivesse presidindo o São Paulo estaria nessa situação, a não ser o Paulo Nobre.
Isso começou lá atrás, era JJ.
Isso….era JJ…..mesmo grupo político do Leco
Chega, né?!!
Eu, pessoalmente, gostaria de dar uma chance para outros…….esses já tiveram a sua e o resultado está aí
Vende-se o Cueva e acaba boa parte da dívida.
Vende-se o Cueva e acaba boa parte do time.
Qual é mesmo a multa do Cueva? Espero que acima dos 150 milhões de reais.
Era de 30 milhões de euros antes de renovar, agora o novo não informaram.
Mas pra situação que o clube se encontra a multa é só pra inglês ver, quem chegar com 20 milhões de euros dificilmente não leva, o que já é um bom dinheiro.
A multa não importa. O que importa é quanto o mercado paga pelo jogador.
Quanto estão dispostos a pagar pelo Cueva hoje? R$ 20 milhões? Foi isso que ofereceram antes dele renovar?
Blog do Daniel Perrone noticiou que era 40 milhões de Euros, mas ele mesmo disse não tinha certeza dessa informação. Além disso, não sei a porcentagem que o SP tem do Cueva.
Eu fico abismado com as coisas do SPFC não são transparentes.
Até hoje não sei a real de quanto custou o Maicon e o Pratto. Cada blog fala um número.
E nem quanto vai receber pelo David Neres. Cada um tem um número.
Gastamos tempo e dinheiro com o SPFC (ingressos, camisas, ST e outros), entretanto não temos o direto de saber como esse dinheiro foi aplicado.
Absurdo.
Vende-se o Cueva e ruma para a segundona.
Pedimos tanto para q o clube fosse gerido com uma empresa
Pois então??
Qual empresa manteria na direção uma equipe que teve resultados horríveis??
Tá na hora de trocar, oxigenar…novas ideias
Novamente, concordo com voce. Aliás, cade o nosso tricolor ?
Talvez esta seja a única saída a médio prazo para o SPFC. transformar-se num clube empresa. Não tenho nada contra, pelo contrário.
eu so sei q td aquela esperanca e otimismo dos primeiros jogos do ano estao lentamente se esvaindo…
espero q o RCeni abra os olhos e o time volte ao embalo…
ainda ver o leco como presidente da um desanimo danado… enfim, q o jogo com o timinho sirva para a arrancada rumo a titulos…
qto a divida realmente o pior tipo sao as dividas com bancos. mas so consigo ver mta estoria mal contada… esses lances com os patrocinios… sai fica, saiu pq nao pagou… e td esse dinheiro de vende de jogador… mta coisa nebulosa ali dentro…
Mentira é uma das bandeiras deste grupo politico que arruinou o São Paulo.
A era Juvenal que foi citada, é também a era Leco, era Mansur, era João Paulo de Jesus Lopes, era Roberto Natel.
As dividas que tanto citam que o clube está atolado, independente se mudar o perfil bancária, tributária, o escambau, não importa…
As dividas forma todas contraídas por esses malditos que este grupo se apoderou do clube, o grupo é o mesmo.
Quanto a classificarem o ex presidente Pimenta de corrupto…
Acredito que vindo dos partidários do clã politico do Leco, citar corrupção passa de patifaria.
Pimenta com Aidar? acho que prefiro o leco mesmo…
2
E Pimenta sem Aidar?
Por esses números preliminares eu não vou comemorar absolutamente nada.
Aumento de dívidas (seja lá qual for…), com um brutal adiantamento de contratos para fechar no azul não é para se comemorar não. É uma falsa realidade.
E parece que ficou muito claro…o Leco não conseguiu equilibrar despesas x receitas. E isso sim deveria ter sido o principal dever de casa.
A política do SPFC está bem no estilo: sai a Dilma entre o Temer.
Talvez seja necessário vir um Bolsonaro
Sou só eu que acho estranho falar tanto de conselheiros/políticos e tão pouco sobre o clube, jogadores, táticas, campeonatos etc???
Essa picuinha política é ridícula e só prejudica o clube. Particularmente, acho o debate inócuo e que não tem santo nessa história.
Não voto, não influencio voto, não tenho qualquer ligação com dirigente, nunca recebi nada, nem aceito ser tachado de qualquer adjetivo depreciativo apenas por ter opinião distinta de alguns (cada um pode se posicionar e deve ser respeitado por isso).
1) corrupção: Os dois candidatos são acusados de corrupção/prejuízo ao clube. Leco pelo caso Jorginho paulista, Pimenta por diversas negociações nebulosas em sua gestão, inclusive com gravação. A meu ver (absolutamente subjetivo), a acusação sobre Leco é ínfima em relação as de Pimenta.
2) grupo político e dívida atual. Leco não é sucessor deles. Aliás, foi preterido por JJ e é rival de Aidar, que hoje está com Pimenta. Ademais, muitos que participaram das gestões JJ e Aidar estão distribuídos entre as duas candidaturas. Portanto, não há um sucessor, ou ambos deverão ser assim considerados. Todavia, por opção pessoal, sempre tomarei partido de quem estiver contra o Aidar.
Olha, se tivermos como premissa que dívidas de curto prazo com bancos, principalmente aquelas utilizadas para financiar capital de giro (Conta Garantida), praticam taxas altíssimas, me parece que a evolução do Passivo foi sim positiva sobre a situação financeira (caixa) do São Paulo.
O Leco teve erros e acertos. Talvez até mais acertos do que erros, mas decididamente o tão propagado equilíbrio financeiro ficou aquém do que ele prometeu e alardeou durante o ano. Os números não mentem, só escondem o que não interessa para eles. Tipo a Lei Ricúpero (Rubens Ricúpero…).
Precisamos de algo novo, nova mentalidade, novas ideias, novos conceitos, uma abordagem diferente no mktg.
Sinceramente não posso afirmar que teremos tudo isso com o Pimenta, mas é o que está aí para contrapor o que temos visto nesses últimos anos. Para mim o sistema Leco de administrar perdeu a validade. Mas respeito o que ele tem feito pelo clube.
O medo de errar não pode sobrepor a vontade de acertar. Eu acho que chegou a hora da mudança.
Meu amigo, quanto alarde negativo foi divulgado aqui!
Pela matéria da ÉPOCA, as coisas estão evoluindo!, estão melhorando.
Sobre a dívida é realmente questão de entendimento técnico, visões de analista da área e não vejo o raciocínio do Adílson errado, como também não estão fora da realidade a matéria da Época!
Resumindo, a explosão desse escritor do blog sobre Leco, em minha opinião foram precipitadas. Não acho o Leco o salvador da pátria e nem o melhor presidente que temos, mas pelas condições apresentadas, pelo time formado, pela reforma do estatuto que entrará em vigor, não vejo melhor opção porque Pimenta, já comprovadamente, tentou lesar o clube anteriormente e seu passado não é de pessoa honesta.
Analisar a dívida somente em termos brutos não é producente. Ela aumentou 5% no ano passado, mas reduziu 22% a de curto prazo. Me parece um número muito bom e que tem um grande impacto na capacidade do Clube gerenciar o Capital de Giro.
Política!!!
Eu so vejo comentarios pessimos a respeito da atual gestão e do pimenta ninguem fala nada…
e essa materia abaixo é verdade?
https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2017/03/24/pimenta-teve-caso-far-east-e-deu-comissao-de-33-a-empresa-no-sao-paulo.htm
Washington, ninguém está falando de Pimenta ou Leco.
O post é sobre o SPFC.
Nas 2, 3 últimas eleições rogamos por uma candidatura forte da oposição, e agora que temos uma, ela se tornou o problema e não a solução?
A oposição ganhar é mais do que ter o Pimenta como presidente. É uma mudança de status quo.
Ambas trazem junto nomes que soam positiva e negativamente.
Vamos lá:
Dívida é dívida. Não importa se vai demorar mais tempo pra pagar, se existe um valor a ser pago e que ainda não foi, é dívida e ponto. Portanto, artifícios contábeis e – principalmente – linguajar técnico não devem ser utilizados para maquiar uma situação.
Também é importante valorizar o alongamento dessa dívida, pois melhora o fluxo de caixa, e também a mudança no perfil desses débitos. Quanto menos se deve para bancos, melhor. O que não significa que trocar empréstimos bancários por empréstimos via pessoas físicas seja uma boa.
Ainda mais quando a pessoa que empresta o dinheiro ganha em troca o cargo de diretor em uma das áreas que mais movimenta dinheiro no clube, caso do Pinoti.
Ao meu ver a administração atual não é transparente e tenta manipular as informações e números de forma a tirar alguma vantagem política das suas “falácias”. Aliás, atitude clássica de políticos tupiniquins.
Basta ver que o discurso sobre as finanças muda de acordo com a necessidade. Não há dinheiro quando vendem as promessas do clube ou quando querem adiantar receitas de contratos, mas há dinheiro para contratar medalhões em transações absolutamente mal explicadas (Maicon e Pratto, por exemplo) quando a popularidade da direção está em baixa.
O SPFC, assim como a grande maioria dos clubes brasileiros, precisa de uma gestão profissional, baseada em resultados e não em politicagens. Nenhum dos dois candidatos tem isso a nos oferecer, essa é a triste realidade.
E ae xará. Não é bem assim, dívida é dívida. A de curto prazo corrói o caixa, aumenta exponencialmente e diminui a capacidade do clube pagar salários, custos fixos, etc…
Me corrija o Danilo se eu estiver errado, mas entendo que ele criticou o recorte deliberado do clube acerca do conceito de dívida para mostrar apenas uma parte da realidade.
O dirigentes poderiam ser mais claros em suas declarações deixando justamente posto o que você disse: a parte mais danosa dá dívida está retraindo, ainda que o montante seja um pouco maior. Entretanto, de forma a mascarar o todo, Leco e seu diretor preferem falar apenas da parte que os convém, o que gera mais mal estar pois acabam pegos no pulo, desnecessariamente.
Leandro, você está certo. A crítica foi sobre a falta de transparência com que as coisas são tratadas pelos cartolas, tanto da situação quanto da oposição, até porque a maioria muda o lado de acordo com as vantagens que lhe são oferecidas.
Salve xará!
Concordo contigo que o perfil da dívida (pra quem se deve, prazo para pagamento) interfere diretamente no fluxo de caixa etc. Tanto que disse que era preciso valorizar a mudança realizada no perfil da dívida do clube.
A questão é usarem linguagem técnica e artifícios contábeis para sinalizar uma redução real da dívida, quando na verdade isso não aconteceu.
Por exemplo, se eu devo 10 pra pagar à vista em abril, eu tenho uma dívida. Se eu devo 12 pra pagar em 3 parcelas de 4 (abr/mai/jun) eu continuo tendo uma dívida, única coisa que vou ter é mais “folga” pra pagar isso, especialmente nesse mês de abril.
Por isso a expressão “dívida é dívida”. O ideal era não dever a bancos, não dever impostos e poder ter um fluxo de caixa muito mais tranquilo e organizado. É inacreditável um clube com faturamento na casa das centenas de milhões de reais estar nessa situação. Não só o SP, como outros gigantes do futebol brasileiro.
Abs
Perfeito. Divida negociada não significa divida paga.
Outro ponto que me leva a ver com mais simpatia a candidatura do Pimenta. O novo estatuto…
Vejo nele mais condições e disposição de implementar o novo estatuto de acordo com a sua essência, principalmente no que tange a profissionalização da administração.
Acho que com o Leco ficaria mais na camaradagem do que na competência profissional. Cito, por exemplo, as notícias de que o Raí seria convidado para integrar o tal conselho…me parece uma ação para jogar para a torcida.
Mas é apenas uma intuição.
Gente não sejamos ingênuos nem usados de massa de manobra … desde quando a Revista Época faz matérias sobre o SPFC???
Esta claro que o nosso ilustre Sao Paulino Abilio Diniz está plantando essas notícias a véspera da eleição!! O que não quer dizer que Leco é sua trupe sejam santos . Qualquer Presidente que se preocupasse com o clube e não com reeleição não aceitaria pagar 35mil de juros ao ano , teria vendido os jogadores e pago as dívidas bancárias…
Temos somente que pensar quais as reais intenções de Abilio Diniz com o SP? Investir ? Mandar ? Até agora ele fez muita política mas nunca investiu um centavo e aquele executivo que indicou? Jesus , a a única “qualidade” dele e ser genro do Serra…
Acho que nesse momento o Abilio esta mais preocupado com a BRF e a operação Carne Fraca..
Vc investiria no SP com essas ultimas diretorias? Pago 30 reais de Sócio Torcedor com dó ainda…
Ja ta feio isso Blogueiro, vamos esperar o balanço OFICIAL.
Pelas reportagens, o que aumentou foi a dívida trabalhista equacionada pelo Profut que com juros, passaram de 88M para 93M.
O gestão Leco considera o que não está equacionado, que diminuiu de 170M para 114M, com as vendas de Neres e Lyanco.
O Zanquetta tem todo direito de apoiar quem quiser, mas que o faça ressaltando as vantagens do Pimenta. Esse jogo de números – sem analisar a dívida como um todo – só serve para os apoiadores do Pimenta tentarem camuflar o grupo temeroso das companias do Pimenta: palmerenses, Abilio, ex-CEO, Aidar …
parece que o blog “COMEMORA” a dívida ter aumentado, torce contra por não gostar do presidente.
Mas peraí né…menos vai… Tem alguém melhor pra indicar? Ou é Leco ou é Pimenta… vai se fazer o que??
F
A dívida, estrita e friamente falando, aumentou? Sim.
A situação financeira melhorou devido ao perfil da dívida atual ser muito menos danoso do que o anterior? Sim.
Se a política de saneamento financeiro for ignorada poderemos retornar a situação caótica rapidinho? Sim.
São duas coisas que convivem juntas, dá pra afirmar que a dívida cresceu e, ao mesmo tempo, que a corda no pescoço afrouxou. Mas, principalmente, há de se manter a fiscalização e a responsabilidade, tem muita coisa a melhorar.
Sobre o jogo da seleção, como tá jogando o Casemiro, por isso toda liberdade para o Paulinho fazer os gols, e o Neymar podem falar o que quiserem, mas ele destrói.
Aqueles que escrevem que Aidar está com Pimenta, deveriam se informar ou pesquisar um pouco sobre a história do clube.
Aidar sempre fora rival politico do grupo de Pimenta, eleições de 88 que Juvenal disputou com Pimenta e venceu com apoio de Aidar, é a prova que contraria qualquer outra informação infundada.
Pimenta fez parte do grupo de Galvão, rival politico histórico de Juvenal, líder espiritual de Leco.
Ora, vamos contestar fatos???
O Aidar é rival do Leco?????
Se o Leco assumiu a presidência do São Paulo, na renuncia de Aidar, é porque Leco foi nomeado por Aidar a presidência do Conselho Deliberativo.
A foto da vitoria de Aidar com Juvenal e Leco de mãos dados e felizes atestam o quão são “inimigos”.
Leco fora preterido por Aidar pelo Juvenal, que até o próprio Juvenal, sabia que o Leco nunca teve a miníma condição de ser presidente do São Paulo, ser preterido por Juvenal é prova cabal de sua mediocridade.
Leco, repete, se vangloria de ter feito parte das gestões nefastas de Juvenal (deveria se envergonhar),foi diretor de várias diretorias, mas não tem quaisquer responsabilidade da grave crise financeira do clube e nenhum de seus pares, Roberto Natel, Mansur, etc
Paradoxal…
E os patrocínios fantasmas como a BMW (concessionária)????
Acordos com jogadores “nível” Getterson?????
São provas que está gestão do Leco, é a copia das gestões de Juvenal.
Mas….
Vamos contestar fatos…
Criar factoides, é melhor…
Mais fácil…
Quem sabe depois de sua reeleição o Leco, consiga concluir o grande feito, que ele e seu grupo politico quase conseguiram em 2013 e 2016.
Ode ao Leco, o presidente do twitter.
Uma coisa que o SP ainda precisa melhorar (e muito) é a receita que não advenha da venda de jogadores. Me parece o próximo salto que a gestão precisa tomar pra possibilitar uma manutenção financeira mais estável.
Concordo plenamente. E parece que o Leco não mostrou muita “criatividade” nesse sentido.
18 meses de gestão e o que vimos? Engatinhou em tudo…não sei se poderia mais, se dentro do cenário atual temos ou não espaço para mais, mas a verdade é que ficamos praticamente estagnados.
Particularmente acho que temos que pagar para tirar essa dúvida.
Qual a opção para substituir o Leco ? Pimenta ? Meu Deus ! Acho que realmente estamos fritos. Parece praga de corintiano, não surgiu ninguém realmente capaz para se candidatar.Estou começando a perder as esperanças. Acho que ainda vai demorar para acabar esta nossa fase negra. Deus nos ampare e nos dê paciência.
Sou defensor da alternância do poder. Só de trocar a presidência os acomodados já levantam de suas cadeiras, por enquanto, que vença o Pimenta.
E repito, entre uma cambada de velhotes que está sugando o tricolor a anos e um empresário bem sucedido fico com a segunda opção.
Vendo alguns comentarios aki, me parece q realmente existe magica.
As Peppas e o Flamengo por exemplo, acertaram sua dividas da noite pro dia !
Tomem cuidado, as coisas sempre podem piorar …
falando um pouco de futebol, o fato eh q o Ceni esta em seu primeiro trabalho e no jogo contra o palmeiras ele amarelou…amarelou, duvidou dos proprios conceitos, mudou, tomou ferro e ficou abalado.
obviamente os jogadores sentiram a oscilacao e imitaram em campo. faz parte de qq trabalho, de qq profissao e quando se esta iniciando fica mais evidente os reflexos da falta de experiencia. O Ceni tem q respirar fundo e botar a casa em ordem novamente.
se fosse um treinador experiente o time nao teria mudado tanto no jogo contra o palmeiras e mto menos nos jogos seguintes. mas isso, como disse, faz parte e eh um dos riscos de se ter um treinador Novato, independente de quem ele seja.
a sorte eh q o Ceni tem capacidade para corrigir o curso do barco. vamos esperar…
O blog está uma loucura esses dias com o Zanca pró grupo Pimenta e a maioria que frequenta o blog contra o grupo Pimenta.
Como não entendo po… nenhuma de contabilidade por enquanto vou acreditar no Diretor Financeiro do SP. Não é possível que num cargo desse o homem esteja mentindo!!!
O Aidar recebeu o clube em uma situação ruim e deixou ela bem pior, sem contar os cascudos que recebeu do insuportável Ataíde.
O Leco recebeu o clube em situação caótica, 6 x 1 no lombo e no auge da crise financeira do Pais. De lá pra cá temos que analisar:
1) O time está melhor ou pior ? Está melhor.
2) A Situação financeira está pior ? Pela informações atuais sim, pois o perfil da dívida melhorou. Mesmo a dívida não diminuído, ela não sangra mensalmente o clube como antes.
Não gosto das baboseiras que o Leco fala e muito menos de alguns patetas que fazem parte da diretoria. A Transparência é importante, mas também acho que nem tudo precisa ser divulgado a imprensa e ao torcedor. Muita coisa pode ser fiscalizado pelo conselho, inclusive pela oposição. Alias como foi a atuação do Pimenta como oposição para fiscalizar a gestão atual ? Ou ele só apareceu agora depois de muitos anos ?
O que eu vejo hoje em dia é especularem tanta coisa do tricolor, exigirem tanta transparência, mas não vejo a imprensa cobrar isso dos outros clubes. Um rival ganhou um estádio graças a corrupção, seu ex presidente e diretores são alvos da lava-jato e a imprensa pouco cobra transparência sobre isso. O Outro rival recebe valores de patrocínio totalmente fora da realidade do país, tem histórico de patrocinador milionário que usou o futebol como Lavanderia (Parmalat) e ninguém pede transparência.
Não vejo a hora desta disputa eleitoral passar e, independente do vencedor, que passemos a ser um clube discreto mas eficiente e ganhador de títulos como sempre fomos.
Aproveitando que o Zanca está na área, gostaria de perguntar se está precisando de alguma ajuda com o site. Vejo que as matérias estão cada vez mais sendo copiadas de outros sites. Sou frequentador do site desde o início e estou sentindo falta das suas colunas de segunda, dos pitacos da Katia. Se eu puder ajudar de alguma forma a manter o nível do site com as colunas sempre inteligentes que vocês postavam, fico a disposição.
Estou por aqui na preleção e pós jogos(exceto domingo que não verei o jogo por conta de um outro compromisso ;))
E nada do nome do vice do Pimenta…se sair com alguém de algum grupo político pró Leco, sei não hein…o jogo fica equilibradíssimo.
Aliás, Leco ganhando o Natel passa a ser o nome mais forte para assumir em 2020…pior do que está, fica…
Enquanto esses dinossauros corruptos estiverem no SPFC na vai mudar.
Falando de futebol, vi essa matéria, e acho que odeiam fazer uma proposta para o retorno do Ganso, no ano passado estava jogando muito. Poderia jogar com o Cueva, daria muito trabalho para os adversários.
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/sampoli-teria-pedido-a-saida-de-ganso-entre-condicoes-para-renovar-com
*poderiam
Com Leco, a dívida diminuiu.
Sim.
Depois de ter aumentado e chegado a patamares bizarros.
E chegou com Leco no grupo que administrava.
É coisa do tipo sujar prato, copo, panela, talher, encher a pia de louça suja. Aí vai e lava 2 copos e um garfo.
“Uau! A louça está diminuindo”.
E isso porque dizem que diminuiu.
Tem quem diga que aumentou, como está no título da coluna.
Tem a questão de juros controlados. Pode ser o sinal de acerto concreto. Uma tomada de rumo diferente que gere frutos palpáveis ao torcedor.
Porém, não deixa de ser uma melhoria após muita piora.
E a piora não pode ser desconsiderada.
O que me fez e continua me fazendo ficar afastado das coisas políticas do clube é que não há sinais reais de surgimento de novo grupo, de novas pessoas, de nomes diferentes que possam trazer segurança para a direção do São Paulo.
É muito triste.
E ainda tem aquela pia cheia e vê que está acabando o detergente…
Evidente que tudo pode mudar da noite para o dia, para melhor ou para pior, mas das 5 grandes promessas de receitas com vendas que tínhamos no começo do ano, 2 já foram rifadas.
Saudacoes, esta claro que o perfil da divida melhorou muito, curto a largo prazo e a reducao da divida bancaria. ENTRETANTO, onde foi parar TODO O DINHEIRO QUE DIZEM tanto que foi aplicado no pagamento da divida??? Pq nao preciso de dinheiro para renegociar, vou la, aumento a divida e renegocio em um prazo maior, COMO CLARAMENTE EH O QUE ACONTECEU.
A PERGUNTA EH… onde esta o DINHEIRO QUE SE UTILIZA PARA PAGAR A DIVIDA, uma vez que esta mais que claro que nao foi utilizado para o pagamento!!!
Acho que isso tá bem claro, o clube devia 10 para banco e 0 para clubes, agora deve 5 para banco e 5 para clubes.
Para mim ainda não está claro. Só depois de ver o balanço em detalhes.
Por que a urgência em vender o Lyanco? É necessidade de caixa imediato? Sinceramente não entendi…dá margens para acharmos que está faltando caixa para honrar os compromissos de curto prazo.
Se não for urgente, visto que é um jogador que desperta vários interesses do exterior, não seria mais sensato esperar a eleição para que a próxima gestão decidisse o que é melhor?
claro que tem necessidade, tem que honrar as compras do ano passado com os outros clubes, como disse acima, isso tá bem claro.
Fabinho, não tem nada claro. A venda do Neres, em tese, deveria dar essa folga de caixa. Maicon e Cueva foram comprados para serem pagos, se não me engano, em 3 anos.
E qual é o mérito em trocar 6 por meia dúzia? Ter que vender o almoço para pagar o jantar?
Teve a aquisição do Pratto
Precisam resolver se foi com sobra da venda do Neres ou tiveram que vender o Lyanco. Continua sendo trocar 6 por meia duzia. Aliás, se a venda do Lyanco foi só para isso, pagou praticamente só metade dela. A outra metade a conta vai chegar no ano que vem.
perdeu o patrocinador tb, isso nao tava previsto no orçamento.
Mas pelo que a diretoria falou temos entendimentos adiantados com outras empresas e não teremos nenhuma perda financeira com isso.
Mas ok, pode até ser. Levemos isso em consideração…só reforça a minha sensação de que algo precisa mudar para que não passemos mais por esses infortúnios.
Se precisava de 67 para fechar no azul agora precisa de uns 75 considerando a saida da prevent, Neres rendeu 30, Lyanco 20, teve mais alguma coisa do Oscar, Hernanes e o moleque sub 17…nao tem escapatória, precisa de grana, e tem mais venda ainda..
Eu sei disso…só estou tentando encontrar onde está o mérito nisso.
Nossos jogadores vão acabar!!!
kkkkkkkk…creio que primeiro temos que zerar os juros, isso sim é dinheiro jogado fora, quando sair o balanço teremos nocao de qto foi pro lixo só com isso.
Outra coisa…o São Paulo é fraquíssimo nos bastidores, em todas as esferas…federações, arbitragem, relações com outros clubes…Isso faz muita diferença e precisa mudar.
Está ficando fraquinho em termos de torcida tb.
Passa ano, vem ano e sempre os mesmos fracassos.
Muitos já desanimaram, o q não é o meu caso.
E qdo as coisas parecem estar caminhado bem, mesmo assim as cornetas não descansam.
Basta ver o otimo aproveitamento do time comandado por RC e cia, nesse inicio de trabalho, e mesmo assim parece estar tudo errado …
Boto muita fé nesse 2017 ainda !
Abs, sds SPFC.
Marcão, acho que uma coisa é consequência da outra. Quando a torcida sentir confiança na parte fora dos campos, ver que a coisa vai bem, vai também apoiar mais dentro de campo. Não deveria ser assim, mas para a maioria é difícil separar as coisas, a tolerância chega a nível zero.
Eu também espero muito de 2017 dentro de campo.
acho q o X da questao eh q a divida so caiu (um pouquinho) pq vendemos jogadores e nao pq estamos implementando melhoras administrativas e cortando gastos…
Não nos esqueçamos dos 60 milhões da Globo pela assinatura da TV fechada. Que agora nem sei se foi luvas ou adiantamento.
isso… eh td mto muquiado… e de boa administracao acho q nao tem nada… acho q rola sorte e mto oportunismo…
Pra quem ainda não sabe:
Todo o grupo do AIDAR vota no LECO ( hoje, ontem e SEMPRE )
Mas, o que vai decidir essa eleição será o nome escolhido para vice na chapa do Pimenta
Duas indicações em aberto que podem mudar tudo: vice e presidente do CD
agora terão que vender o Rodrigo Caio e Luiz Araújo . O dinheiro de um tem que ser para pagar as dívidas e o dinheiro de outro para contratações . Tem que ter as 2 coisas , senão vai acontecer o mesmo com o Inter
desde o começo dessa gestão eu falei , não gosto da escolha , eles não tem competência para dirigir o SPFC . Eu to dizendo , não seria ruim vender o SPFC a um bilionário árabe , chinês etc . Prefiro ver o SPFC nas mãos de pessoas com mais seriedade . O Abramovich apesar de seus negócios obscuros , é muito competente , Leila Pereira é muito eficiente . Precisamos de profissionais de verdade na gestão do clube e que tenham muita $$$
Com todo respeito, essa ideia pode até ser interessante, mas é impossível porque a venda do clube passaria necessariamente por autorização do conselho.
Jamais um conselheiro abriria mão do poder que teve a vida inteira para aceitar ter nenhum poder. Acho mais factível um são paulino abonado ganhar notoriedade política no clube em decorrência do dinheiro que tem. Nesse contexto, ele poderia colocar dinheiro pessoal no SP como, aliás, ocorreu na SEP.
Transformar o clube numa empresa sim, não numa lavanderia de dinheiro como fazem Abramovich e Leila pereira
Sem esquecer que a conta “Entidades esportivas” é um tanto quanto “nebulosa”. Se o SPFC atrasou o pagamento a clubes esta conta já estaria no passivo. Mesmo com encargos gerados não creio que dobraria a dívida. Sem as notas explicativas, os números puros se transformam em especulações.
Portanto, ela se referiria ou a contratações, ou a reconhecimento de dívidas antigas que não haviam sido reconhecidas.
Enfim, duvido que o aumento dessa conta tenha chegado a 56 mi como diz o suposto balanço, a não ser que o Maicon, Cueva e Buffa tenham custado bem mais. Ainda sim eles continuam como ativos intangíveis, com valor superior hoje a 56 mi.
Creio que os jogadores emprestados, como Wellington Nem, Neilton, Robson, Jean Carlos e Chávez possam estar nessa conta “Entidades esportivas e federações”. Se isso for verdade, pode abater 30-40 mi em dívidas de fato. Tal situação implicaria uma redução entre 15 e 25 mi das dívidas. Claramente, um jogador emprestado não pode ser comparado com dívidas bancárias ou com terceiros.
Apesar de não ser especialista em contabilidade e economia, duvido que qualquer analista sério avalie a situação de qualquer entidade apenas com o passivo.
as divídas bancárias q são as piores é fato q diminuiu, ponto para o leco, mas no geral as outras dívidas aumentaram.
é nesse ponto q pega mal para o leco, ele mentiu ao dizer q diminuiu sem dar detalhes, por isso ficou essa “constrangimento” nos números.
mas era uma coisa fácil de resolver, é oq todos aki pedem, TRANSPARÊNCIA ! Se o Leco tivesse falado corretamente nas entrevistas “olha pessoal, eu troquei o perfil das dívidas do clube, paguei as de curto prazo bancárias mas aumentei as dívidas de longo prazo com outros credores, por isso aumentou um pouco os juros com eles.”
pronto, melhor do q isso só desenhando numa prancheta, mas ele pegou essa mania de omitir as coisas do JJ por isso q dá essas polêmicas.
Conclusões simplistas geralmente não tratam o problema com o devido cuidado.
A dívida total do clube aumentou? Sim. Se Leco fica propagando que a dívida global do clube caiu, realmente está mentindo.
Mas a dívida com instituições financeiras e terceiros, aquela que é mais prejudicial pois consome muito $ com juros, caiu? Sim, caiu. O que é muito positivo porque pagaremos menos juros daqui em diante.
Não há magica no futebol, assim como não há em negócio nenhum, Se queremos um time mais forte, teremos que pagar por isso, e foi o que aconteceu. Maicon, Buffarini e Cueva custaram dinheiro. Por isso a dívida aumentou.
Isso é ruim? Não necessariamente. Se tivermos condições de fazer os pagamentos sem contrair novos empréstimos, estamos bem. É melhor, muito melhor dever para outros times por investimentos no futebol do que dever para bancos que nos esfolam de juros. E a dívida com bancos está caindo.
O São Paulo vem de uma situação financeira caótica. Sinto muito aos apressados , mais não se muda essa situação em 18 meses, precisa de tempo, precisa entrar dinheiro, e essencial, nesse meio tempo a equipe tem que se manter competitiva, isso é, e imprescindível também fazer investimentos na equipe . Nenhum gestor iria deixar a equipe afundar tecnicamente com a incumbencia de quitar dividas, Tudo tem que ser feito ao mesmo tempo e num prazo alongado. As dividas tributarias alongadas a 20 anos ajuda no fluxo de caixa mensal. Redução de divida bancaria e uma ação prioritária por que sangra a economia do clube. Lembro a todos que esta previsto no orçamento de 2017 a quitação de um X dessas dívidas bancárias, Isso quer dizer que o clube está se preocupando com essa realidade e tomando providencias para que seja saneada as dívidas bancárias. Dívidas com clubes são sazonais, e são reflexo da política de reforço técnico da equipe. Não é uma dívida ruim, pois essa dívida se transforma imediatamente em ativo no momento em que o jogador veste a camisa da equipe. Exemplo Cueva, é parte da dívida de 2016 porém é ativo de grande relevância no momento. o mesmo poderemos dizer de pratto , que figurará como dívida em 2017 e já é um ativo financeiro no mesmo instante.
Sobre a adm Pimenta, há um esquecimento da história. Naquele momento da história, os grandes jogadores de futebol brasileiro jogavam no país, não havia mercado para eles na Europa, por que havia uma limitação de 3 estrangeiros nas equipes europeias e eles davam preferencia aos Europeus de outros países. Então tínhamos no são Paulo 6 jogadores da seleção principal jogando todo dia, e isso era regra para todas as equipes.Alem do que os custos de folha dera ínfimos perto do que é hoje. O mundo mudou muito daquela época para essa nossa., então esse argumento de títulos infelizmente é letra morta, não serve mais. Hoje é muito difícil manter uma equipe competitiva pois os custos são altíssimos, os salários e as verbas acessórias são muito altas . E há mais um fator que o pessoal esquece , as verbas da TV hoje privilegiam 2 equipes em detrimento da nossa. Flamengo e Corinthians recebem 100 milhões ano a mais do que o São Paulo. Isso em um ano pode passar, mais em 2, 3, 4 anos.. vai ficando uma buraco enorme, em 10 anos serão 1 bilhão de reais a mais para cada um deles em relação ao nosso faturamento. Sorte nossa que o Corinthians se enrolou no Arena HP, e todo dinheiro esta indo pra la, mais Flamengo esta começando a gastar essa diferença.
Quem acha que a situação do clube piorou em 2016, pode fazer o seguinte exercício.
O que é preferível:
1- Um clube com dívida substancialmente menor mas SEM Macon, Cueva e Buffarini ou
2- Um clube com uma dívida 5% maior no global (30% menor com bancos) mas COM Maicon, Cueva e Buffarini no time.
Agora é só escolher a opção que mais agrada.
Era preferível o grupo político do qual o Leco faz parte, não ter quebrado o clube!
JJ / Aidar /Leco (mesmo grupo) pegaram o clube:
$ 30 milhões de passivo + campeão mundial
hoje, temos
$ 280 milhões de passivo + quase série B (2X), além de Audax, Ponte, Bragantino e etc
Chega……já deu pra eles…..eu, pelo menos, quero mudança…….esse aí, não é nem de longe o clube q amo
Mas o que o Leco poderia ter feito pra impedir as besteiras de JJ e Aidar? Acho complicado atribuir a ele também as safadezas de outra gestão. No final das contas, quem manda é quem tem a caneta. E Leco era tão ligado ao JJ que foi preterido pelo Aidar na eleição.
Eu insisto nisso, posso estar até sendo chato, mas cuidado quando falarem que a dívida com BANCOS caiu substancialmente. Isso pode não se confirmar no balanço. Não estou afirmando, só estou sendo um pouco cauteloso.
E o problema dos números apresentados não é só esse, de dívida. É também o enorme aumento nas antecipações de contratos. Não fosse isso teríamos a repetição de um enorme deficit, mesmo com todas as vendas e receitas extras.
São Paulo se aproxima de 40 mil ingressos vendidos para o Majestoso . Vamos Sao Paulo
Quando o São Paulo mostra um traço mínimo de melhoria em campo, a torcida logo lota estádio e aumenta demais o entusiasmo, a vontade de acompanhar, de adquirir produtos.
A performance sinuosa, que vai de um médio ápice (sem títulos, mas com sequências vez ou outra de partidas muito boas) a um quase catastrófico rebaixamento, precisa urgentemente ser considerada perda drástica de recursos.
Os envolvidos nessa situação são conhecidos. São os mesmos desde o início dessa longa fase até hoje.
A quantidade de oportunidades de lucro que o clube perde nesse ritmo medíocre é assustadora. É simples enxergar, imaginar o quanto que teríamos de ganho de receita se houvesse um foco sério e competente no futebol.
E não me venha falar que ia ser proporção relativa ao custo de elenco.
Porque não são poucos os meios que mostram o São Paulo como um dos que mais investem em jogadores.
O problema é mais embaixo.
E não podemos mais ficar assim.
Joaquim Paulino , então assista o Chelsea ser soberano na Inglaterra e o Palmeiras ganhar tudo aqui . Eu to falando , é melhor ver o SPFC nas mãos de gente que tenham muita $$$ , e vão colocar o SPFC no topo . E prefiro ter uma Leila Pereira e Abramovich do que Lecos e Juvenais da vida
2!
Cara, respeito sua opinião, mas eu *nunca* gostaria de ver o SPFC nas mãos de gente da laia de Abramovich ou Leila Pereira. Veja também como o Corinthians da MSI e o Palmeiras/Parmalat ganharam vários títulos para depois caírem para a série B. O Palmeiras ainda estaria lá, não fosse o messias Nobre e o dinheiro sujo da Crefisa. Assim que a Crefisa cansar do brinquedo chamado Palmeiras, aquele time volta para o mesmo buraco. O Corinthians idem, não fosse o papai Lula e a mamãe Caixa.
Eu quero o S. Paulo andando dignamente com as próprias pernas, sem ser feito de brinquedinho de algum ricaço.
Insiste no João Molengão Schmidt e infelizmente o Breno não tem condições físicas, senão jogaria fácil, e seria uma zaga fortíssima. Araruna na direita e Tiago no lugar do Molengão.
Porque o João é molenga e o Cícero não? hehe
Kkkk boa! O Cícero não faz o papel de 1° volante, vejo como um meia.
Mais observe o João Molengão jogar, verás a resposta por completo.
hahaha cara vou te dizer, eu entendo a birra com o João, mas ainda assim acho ele bem mais útil dentro de campo que o Cícero.
Eu vejo pessoal pegando no pé de todos do meio campo (Jucilei, Thiago, João) mas ninguém fala do Cícero. Pra mim é o mais improdutivo do time. Acho que nossa falta de tempero defensiva passa, e muito, na substituição desse jogar por outro mais eficiente.
Só de ver o Ximite na escalação já dou uma desanimada aqui.
A responsabilidade do conselho é enorme. Quem ganhar a eleição vai administrar o clube por quase 4 anos!!!
Mudanças só em dez/2020!!!
Opa…corajoso hein…
Gostei da atitude de tentar algo novo.
E o Blog NÂO APOIA O PIMENTA. Parem de falar coisas , chutar…
Uma coisa não tem nada a ver com a outra!
Sou do blog e apoio o SPFC. Nunca ganhei um ingresso sequer de ninguém. NADA!
Odeio vir aqui e ler esse tipo de acusação sem fundamento, na base do chute. Pare agora, por favor!
Particularmente eu acho que o blog tem o direito de apoiar quem quer que seja. Não existe erro algum nisso. O que não pode é fazer “jogo sujo” em pró de um e em detrimento de outro, mas isso o blog nunca fez e tenho absoluta certeza que nunca fará.
Errado está quem condena um eventual apoio que, repito, é direito de qualquer um ou qualquer meio de comunicação.
Independente de apoiar ou não, nem esquentem a cabeça com isso. Nesse sentido voces não devem explicação para ninguém.
Mas não apoia! Tirem isso da cabeça POR FAVOR.
Paulo, criticar o Leco significa apoiar alguém?
Mas não estou dizendo que apoia. Estou dizendo que não existiria problema algum em apoiar, e errado está quem critica esse eventual apoio.
Não vejo motivos para voces toda hora ficarem aqui se defendendo de algo que seria um direito de voces. Acho que isso, para voces, é um desgaste desnecessário.
No dia que esse blog apoiar quem quer que seja na política do SPFC eu deixo de fazer parte disso aqui. JURO!
Oi!?
Não apoiamos ninguem. Acreditem nisso.
Voces têm todo o meu apoio…rsrs
Eh preciso separar as coisas, primeiro a questão financeira do clube,nesse caso o Leco herdou um rombo deixado por duas pragas que arruinaram o clube, o TRASTE do Juvenal Jumencio é o VAidar que herdou um problema e ainda o piorou contaminando a imagem do clube junto com seus amiguinhos.
Nesse ponto o Leco está fazendo o possível diante do quadro que tem, diminuir o perfil da dívida, no caso a mais danosa que eh a bancária, foi um grande passo, pois os juros são exorbitantes.
Aderiu ao Profut, equalizando a dívida com o governo para pagar em 20 anos, dois grandes passos que foram dados.
Também conseguiu patrocínios que haviam desaparecido, tanto pela imagem detonada do clube pelo VAida e seu amiguinho da comissão quanto pela críse que o país está passando (se Deus quiser já passou o pior)
e ainda reduziu o elenco que tinha um monte de come e dorme com salários altos, subiu e valorizou a base que ao menos está rendendo dinheiro pro clube se levantar.
Nesse caso eh preciso se lembrar do passado, nós brasileiros esquecemos rápido, mas o estado catastrófico deixado pelo deatruidor Juvenal foi grande, agravado pelo seu sucessor e ex parceiro, que detonou a imagem do clube.
Não eh fácil em pouco tempo recuperar um clube grande com esse tremendo passivo deixado e nesse ponto o Leco fez o possível, já que não temos um messias como o Palmeiras pra nos salvar, o Pinotti ajudou mas não foi como o Nobre.
O ponto que eu critico no Leco são as escolhas de técnicos, Ricardo Gomes e agora o despreparado Rogério Ceni, podem me criticar mas acho que ele é o Leco se precipitaram, deveria ter começado de baixo, ir para a base e o Jardini sim deveria subir so profissional.
O Leco usou o nome do Rogério politicamente pra se garantir no poder, sacrificando o time, pois está servindo de experiência pro Rogério Ceni.
Além disso, manteve os incompetentes Gustavo e principalmente Antaide no poder mesmo com tantos erros dos dois.
Nesse ponto eu acho que o Leco errou e comprometeu o time em 2017.
Sobre o Pimenta, ele tem perfil de vencedor, mas seu histórico ético o condena, não sei se dá pra confiar.
Estamos em um impasse, espero que Deus ajude a escolher o melhor, ou menos pior.
Parabéns blog pelo belo trabalho,se estão com pena do LeroLeco levem pra casa.Aqui é São Paulo PÔ.E temos que parar de botar a culpa nos outros,vejo sempre aqui que quando uma revista ou jornal dão alguma noticia que não é favorável ao tricolor uma boa parte da torcida cai de pau encima dizendo que é coisa da oposição.Belo trabalho Blog mostrando a verdade para aqueles que ficaram cegos com a contratação do Prato
Eu para presidente do SPFC!
Não entendo bulhufas de política, mas prometo ser no mínimo honesto, rá!
INADMISSIVEL A permanencia do conselho fiscal que aprovou as manobras indecentes de Juvenal juvencio,de cuja diretoria o Leco sempre fez parte.Chega de idosos não e possivel que não haja saopaulino com menos de 50 anos e em condições de assumir o tricolor.Leco nunca mais,desmontaram o campeão da libertadores sub-20.Se o Leco fosse presidente do santos de Neimar,ele teria jogado apenas 1 mes pelo santos.chega de Leco.