Juiz crava que Pimenta tentou lesar o clube, mas São Paulo absolveu

“Eu reconheci que o Pimenta pediu dinheiro”. A frase dita agora pelo ex-juiz e professor de direito penal Luiz Flavio Gomes confirma a sentença escrita por ele em 1997, em ação de difamação movida pelo ex-presidente do São Paulo e atual candidato José Eduardo Mesquita Pimenta contra o empresário Francisco Monteiro, o Todé. Todé gravou conversa na qual o dirigente supostamente pedia comissão na venda de Mário Tilico para Espanha.

A decisão da Justiça, entretanto, acabou sendo ignorada pelo conselho do São Paulo, em um processo que teve em Juvenal Juvêncio um de seus grandes articuladores – o atual presidente e adversário nas eleições de abril Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, era aliado político de Juvenal. Com base em um laudo pericial que apontava que a fita tinha cortes e edições, o Conselho Deliberativo readmitiu e inocentou Pimenta em dezembro de 1997. Leco fez parte da comissão que puniu Pimenta, mas depois votou a favor da volta.

Segundo conselheiros que viveram a época, o movimento pela volta do ex-presidente teve o apoio de Juvenal como parte de uma manobra para ganhar força política no clube e somar votos suficientes para vencer a eleição seguinte. Os dois se afastaram politicamente depois, e hoje Pimenta aparece como candidato de oposição ao grupo de Leco, remanescente de Juvenal. Conselheiros que participaram da votação que readmitiu o cartola não se recordam se a decisão judicial foi reconhecida ou comentada na votação, que foi secreta.

O laudo usado para inocentar Pimenta no clube, entretanto, não convenceu o juiz responsável pelo julgamento da ação judicial de sua inocência. À reportagem, Luiz Flavio Gomes afirma que não existe nenhuma dúvida quanto ao pedido de comissão indevida pelo ex-presidente são-paulino. Segundo Gomes, apesar do laudo apontar corretamente a edição de trechos da gravação, isso não exclui o fato de que Pimenta teria “pedido dinheiro”.

A campanha Volta Pimenta discorda frontalmente dessa posição (comunicado oficial está públicado no fim da reportagem), e apresentou ao UOL Esporte a íntegra do laudo pericial da Unicamp. O documento, assinado pelo perito Ricardo Molina, aponta que há cortes, interrupções e quebras na falas de Pimenta, fruto de manipulação, edição do conteúdo. Para o especialista, a fita não deveria ser admitida como prova.

“Reconheci que o Pimenta pediu dinheiro. Havia provas disso”, diz juiz

Então juiz da 26ª Vara Criminal de São Paulo, Luiz Flavio Gomes julgou improcedente a ação de difamação de Pimenta contra Todé. Na sua decisão, aponta que as acusações do empresário eram verdadeiras, e que o dirigente havia pedido comissão. “É o bastante para admitir como verdadeiros, ao menos, vários trechos das conversações”, diz a decisão;

“Eu reconheci que o Pimenta pediu dinheiro. Foi feita a gravação, e lá em Campinas, se constatou que era autêntica a voz, era dele mesmo. Houve montagem na fita, mas o que ficou ali era verídico. A edição não exclui o fato dele ter pedido dinheiro, por isso reconheci isso na sentença. Havia provas disso”, explica Gomes.

Especialista em direito penal, Gomes afirma não compreender o motivo da volta do ex-presidente aos quadros do clube – o processo foi conduzido por Juvenal Juvêncio e seu grupo, e teve voto favorável do atual presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, que havia votado antes pela cassação.

“O que Todé falou era verdadeiro. Eu reconheci a veracidade do que foi dito contra o Pimenta. Ele dizia que o Pimenta teria pedido dinheiro, e não havia dúvida disso, então absolvi o Todé. Julguei em cima do laudo, minha sentença tinha fundamentos sólidos. Se ele foi absolvido internamente é puro corporativismo, coisa do clube”, diz Gomes.

“Era esburacada demais, tinha muita edição”, diz perito, sobre gravação

O laudo assinado pelo perito Ricardo Molina não analisa o conteúdo das conversas, apenas atesta que há indícios claros de edição e manipulação em diversos momentos. A conclusão do documento é de que “as fitas questionadas não podem ser consideradas autênticas, em função do grande número de interrupções, falhas e quebras de continuidade na gravação e, eventualmente, na própria continuidade discursiva. Todas as evidências indicam que houve algum tipo de manipulação do conteúdo original dos diálogos”.

“A gravação tem interrupções, algumas claras, outras nem tanto. Houve claramente manipulação, com intuito de fraudar. Era uma coisa até meio escandalosa: equipamento usado pelo Todé para gravar emitia um som a cada 15 segundos, mas esse sinal, que deveria ser regular, não estava batendo. Essa era fita esburacada demais para aceitar, não era uma falhazinha, ela foi bem mexida, tinha muita edição”, diz o perito.

Para Molina, a manipulação em vários momentos da conversa é suficiente para que a gravação não possa ser admitida como prova, nem para condenar Pimenta, nem para absolver Todé.

“É uma discussão até hoje no Brasil. Se você constata que a gravação não é boa tecnicamente, em outros países tem que ser abandonada como prova. Aqui, em geral, depende do juiz. A minha opinião pessoal é que se é provado que a gravação foi editada de forma fraudulenta, alteração de ordem, etc., não pode ser admitida. Nesse caso, então, ela ainda foi gravada, editada e entregue pelo próprio Todé. O juiz poderia ter pedido a ele a fita original. Se há edição, supressão, é porque há algo que quer esconder”.

Campanha de Pimenta repudia e contesta decisão de Luiz Flavio Gomes

A campanha de José Eduardo Mesquita Pimenta enviou à reportagem comunicado rebatendo a decisão e as falas de Luiz Flavio Gomes, questionando a visão do jurista. O UOL Esporte pública na integra a nota:

“Sobre as denúncias e acusações requentadas contra a campanha do candidato José Eduardo Mesquita Pimenta temos os seguintes esclarecimentos:

– É lamentável que um tema superado e que foi encerrado pelo próprio Conselho Deliberativo do São Paulo seja resgatado com fins eleitorais e para atingir uma candidatura embasada em propostas para tirar o São Paulo do atraso e da inércia que se encontra nos últimos anos. Gostaríamos muito de ver uma comparação da Gestão Pimenta x Gestão Leco.

– Laudo pericial assinado pelo perito criminal Ricardo Molina comprova que a fita utilizada como prova pela acusação, no caso o empresário Francisco Monteiro, o Todé, contém indícios incontestáveis de manipulação e adulteração. O material fonográfico analisado, no caso uma fita com diálogos entre Pimenta e Todé, apresenta cortes, interrupções, falhas e quebras de sequência que inviabilizam seu uso como prova da prática de algum ato ilícito.

– Na Queixa-Crime por calúnia e difamação que Pimenta moveu contra o empresário, o juiz Luiz Flávio de Oliveira, da 26º Vara Criminal de São Paulo, atesta em sua decisão que a fita usada como prova de que Pimenta teria supostamente cometido ato ilícito foi obtida de forma clandestina. Segundo palavras do próprio magistrado, o material “não serve para condenar ninguém”.

– Após apresentar provas de sua inocência nos casos nos quais foi acusado, em 01 de dezembro de 1997 o ex-presidente teve sua punição tornada sem efeito e seus direitos reestabelecidos pelo próprio Conselho Deliberativo do SPFC. Com essa decisão ele voltou a exercer suas atividades no clube. Desde 2015 preside o Conselho Consultivo do São Paulo, instituição que reúne os presidentes do clube. Seu mandato no Conselho irá até 2020″

UOL

Anúncios

42 comentários

  1. Pimenta em nossos olhos “não” já chega…Para com isso SPFC…vira essa página maldita. Leco também tem que ser o “último desses moicanos”. Quero gente nova, cara nova, casa nova, novos ares, novos pensamentos, novos rumos, quero meu SPFC “novo” como RCeni está fazendo. Malditos sejam esses senhores que não gostam de futebol, só gostam de dinheiro…Vai trabalhar no banco central…deixe nosso clube em paz.

    Curtir

  2. Vixi a casa caiu pro Pimenta.Isso é estilo. O caso Aidar.Mas…….também não vou ser hipócrita,pode entrar quem for ou quem já esteve lá, que deve ter tirado uma “casquinha”,isso deve ser “normal” ( não estou discutindo se é certo ou errado).Más pelo brilhante trabalho desse ano acho melhor o Leco ficar mesmo,pois parece que o clube entrou no rumo certo de novo.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ja escrevi e repito, espero q tenhamos melhores candidatos daqui 3 anos, pq nao importa quem vença essa eleição o clube vai permanecer na mesma, nenhum desses nomes significa modernidade, transparência e boa gestão.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Na boa, Pimenta já perdeu essa eleição.
    Não sou fã de Leco mais a oposição precisa de um nome mais novo, com ideias empreendedoras e sem um passado nebuloso.

    Curtir

    • Também torço por um nome novo.

      Acho justo reeleger o Leco pelo que, aparentemente, está fazendo (organização financeira, aproveitamento da base e elenco forte com futebol agradável). Mas, espero que, na seguinte, possamos ter nomes mais novos e mais profissionais.

      Curtir

  5. (Off)
    olha so o comentario dOs caras…kkkk
    “sou palmeirense realista,se tomarmos 3×0 vai ser pouco..o ataque do sao paulo é muito bom…..melhor ataque do Brasil..sorte nossa q eles nao estão na LIBERTADORES…nao aguento mais ser eliminado pelo São Paulo na libertadores..meu nome é Everson tenho 52 anos e nunca vi meu time ser campeão mundial.”

    Curtir

  6. É estranho o Luiz Flavio Gomes se pronunciar sobre isso, justamente agora. Eu sei que, como alguns citaram acima, em época de eleição, tudo surge. Mas ele é um ex magistrado, um jurista respeitado. É estranho…

    Curtir

  7. Nao costumo comentar nada sobre política do clube, mas algumas coisas são indiscutíveis:
    Independentemente da qualidade da fita, cortes, emendas, uma coisa foi comprovada: o pedido de dinheiro;
    Leco , era contra a permanência de Pimenta, mas voltou atrás, isso mostra sua fraqueza e conivente em troca de apoios
    Entretanto , mesmo não tendo preferência por nenhum dos dois, não conheço nenhuma acusação deste tipo sobre o Leco.
    o mínimo q espero do nosso presidente, e idoneidade, pois capacidade de administrar já é pedir muito

    Curtir

  8. Numa conversa gravada entre 2 abutres, um dos abutres editou a fita para esconder algumas falas que o comprometeriam , no caso o Todé , mas apesar da edição e cortes na fita, parece claro que o Pimenta queria sim uma beirada do dinheiro da venda do Mario Tilico.
    E falo mais, com aqueles jogadores e com o técnico que tínhamos entre 1990 e 1994 , até o folclórico Nilton do chapéu teria conquistado o que conquistou o Pimenta, aliás retificando, quem conquistou os títulos foram os jogadores dentro de campo e o técnico na beira do gramado , não o Pimenta sentado na sua poltrona.

    Curtir

    • Pois é…

      A edição não mudou o diálogo, apenas protegeu outros que participariam do evento.

      Sei que é idealizar demais, mas, se o Pimenta quer fazer algo diferente, verdadeiramente, ele deveria pedir para ser substituído por outro do grupo com “ficha limpa” e CONTAR a verdade sobre aquele fato, expondo TODOS OS ENVOLVIDOS, e que estão, até hoje, protegidos pela edição.

      Curtir

  9. Parabéns ao blog pela publicação.

    Sabemos que alguns, especialmente quem lhe dá o nome, tem posicionamento “pró-pimenta” (ou contra Leco) nesta eleição. E, mesmo assim, publicou uma matéria relevante que prejudica o referido candidato.

    Se fazemos críticas quando entendemos haver excesso em favor de um lado, é justo (e necessário) parabenizar quando mostram isenção e publicam isso. Parabéns pela iniciativa.

    Sobre o conteúdo da reportagem. Infelizmente, para quem acompanha o São Paulo a algum tempo, ele é verdadeiro.

    O que ocorreu ali (conforme decisão judicial transitada em julgado – e não mera especulação) foi a gravação de uma conversa sobre distribuição de dinheiro de negociação de jogadores.

    Aparentemente, várias pessoas estavam na reunião e a parte em que elas falam foi “editada” (apagada) para não expor outros. Nos trechos divulgados, o atual candidato fala de forma clara e inequívoca sobre essa distribuição e sobre ganhos.

    Ou seja, a edição não foi para alterar a fala dele (isso não foi mexido), mas para omitir os demais envolvidos naquele “suposto esquema”. Essa foi a conclusão do julgado e, por isso, o Pimenta perdeu a ação que ingressou contra o Todé.

    Curtir

    • Fernando Casal de Rey e Khalef João Francisco eram os homens fortes do futebol do São Paulo na gestão do Pimenta , o primeiro inclusive foi o presidente que o sucedeu , não estou dizendo que eles eram os “outros” mas participavam ativamente da gestão .
      Pode falar o que for do Leco mas ladrão até agora ninguém mostrou que ele é .
      Quem se apropria de um bem que não lhe pertence é ladrão .

      Curtir

  10. esse cicinho adora o sao paulo, por isso onrrou o manto quando este a qui ganhou titulos e se destacou, mais o tempo passaou para ele ja nao rende o batante sou totalmente contra a volta dele!

    Curtir

  11. o kaka quando veio em 2014 jogou bem mostrou amor pelo tricolor correu deu carrinho e mostrou ainda ter muita abilidade so que na quele tempo a idade ja pesava imagine hj com mias 2 anos nas costas de idolo idoso ja temos o lugano!

    Curtir

    • Não sei…

      A habilidade, o amor ao clube e o profissionalismo são indiscutíveis.

      Financeiramente também acredito que não venha para ganhar muito (não fez bem dá última vez), pois quer se despedir em sua casa.

      O ganho com qualificação do elenco em campo e fora (formação dos atletas mais novos e postura profissional) também são inquestionáveis.

      O rendimento em campo pode ser discutido pela idade, mas ele tem 34 anos (não é tanto assim) e vai jogar em um time organizado. Da última vez ele rendeu e tinha que marcar lateral!!!!

      No sistema atual, com Cícero mais recuado e Mendes de “meia direita”, o Kaká jogaria fácil no lugar do Mendes – qualificaria o passe e a finalização.

      Mendes – Maicon – R. Caio – Júnior
      ——————— Jucilei ———————-
      Araújo —- Kaká —- Cícero —- Cueva
      ———————- Pratto ———————-

      Buffarini – Breno – Douglas – Maxwell
      —————– Militão/Schmidt ————-
      W. Nem – Shaylon – Araruna – Lucas F.
      ———————- Gilberto ———————-

      Ainda sobrariam: Chávez, Bruno, Wellington, Lyanco (estou contando que foi negociado), Lugano e Lucão.

      Curtir

  12. ItagibaFrancezJR_SP‏ @ItagibaFrancez 2 hHá 2 horas
    Mais
    Hoje perdemos um grande São Paulino , sócio número 1 do nosso amado clube ….. vai com Deus dr Brasil Vita .🔴⚪

    Curtir

  13. Sinceramente não entendo toda essa raiva que alguns tem do Leco. Sua gestão pode não ser das melhores, mas é boa sim, vejo muitos avanços, vários acertos, alguns erros… Leco é são paulino de coração, retirou os pagamentos a intermediários, e por enquanto não se mostra ladrão. Pimenta foi condenado, tentou lesar o clube e ponto final. Que Leco vença.

    Curtir

  14. Sinceramente? Se o SPFC tivesse feito uma auditoria a cada 3 anos, de uns 30 anos pra cá, muita gente já teria rodado. Mas a “cúpula” que manda no clube já deve ter encoberto muita falcatrua, e só libera a info quando interessa.

    Curtir

    • “Se” não entra em campo, “se” não é prova contra nada… “se” é achismo seu. Tem provas contra? Mostre-as. Auditoria? É pra isso que existem conselhos deliberativos, consultivos, opositores… “a cúpula já deve ter encoberto muita falcatrua”? Tem provas? Também não confio em muita gente lá, mas até que se prove o contrário…

      Curtir

    • Não queria falar sobre política, mas vou ter que escrever:

      Eis aí uma questão relevante!
      Falam e falam do Pimenta, mas o caso Jorginho Paulista continua sendo analisado, e os indícios
      de comissão ao sr Leco são consideráveis!
      OK, não há ainda uma posição final a respeito, mas daí a achar que dirigente de clube é inocente…
      é muita inocência!

      Pela conclusão de relatório sobre o caso Jorginho Paulista, e o mais rápido possível!
      Porque, se ficar comprovado realmente que o sr leco, naquela ocasião, levou vantagem…
      então são 2 ladrões!

      Só que, são os 2 únicos candidatos concorrendo!
      Não há um 3º candidato, ou uma “cara nova e honesta” à vista, meus caros!
      E, gestão por gestão, competência por competência, resultados por resultados, PImenta dá de
      G-o-l-e-a-d-a no leco!

      O futebol é um meio Podre. E, infelizmente (e digo isso com uma grande sensação de tristeza e
      de decepção), no nosso SPFC não é diferente…

      De qualquer forma, parabens ao Blog pela isenção e por mostrar os 2 lados da moeda!

      Curtir

  15. espero que o rogerio nunca leia o os comentarios do torcedores no blog, pois nao deve ser levado a serio quem pede a vinda do maxuel com 36 anos, a vinda do kaka com 34, o cicinho 36 anos, luiz fabiano com 36, ja basta o lugano e o cicero. Sem contar os tocedores que pede o reinaldo o auro daqui uns dia querem o fernandinho, o alex pirulito, o rivaldo o carlinhos paraiaba! Eu so obeservo!

    Curtir

  16. http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br

    Não tem um conteúdo muito inovador mas é interessante pensar em como as coisas funcionam diferente na política dos clubes. O que é certo ou errado é bem relativo.

    Agora com relação a ultima frase dele: “O reflexo mais emblemático é o fato de Pratto, o principal contrato do São Paulo, ter habitado os sonhos de Leila, mas acabar sendo preterido por Borja, mais caro e badalado.” é incrível como o Pratto passou de cobiçado para comum desde que chegou ao SPFC. A mídia não se aguenta.

    Curtido por 1 pessoa

  17. Só pra lembrar quem é a favor de Pimenta ou Leco, são os conselheiros quem votam, nossa opinião não influencia ninguém por lá.

    O que vai determinar a vitória de um dos lados nesta eleição serão as benesses oferecidas pelos candidatos aos eleitores.

    Curtir

    • Pois é… ou como o pessoal aqui acha que o sr JJ se manteve tanto tempo à frente do clube?
      E, quando saiu, preferiu trazer das cinzas o sr Aidar em vez de abrir espaço para um leco ou
      um natel. Alguem me responda, porque…

      Curtir

  18. Infelizmente resumindo…
    Temos um lobo (Pimenta) pra cuidar de carneiros ou uma tartaruga (Leleco).
    Incrível como não temos gestores para cuidar deste clube gigante.
    Me recordo que na época, como presidente, Pimenta desmontou o time campeão do SPFC.

    Curtir

  19. Do Post Anterior

    MassaTricolor
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2017/03/ofensividade-posse-de-bola-e-cuidado-pelo-alto-tricolor-pronto-para-classico.html
    Ver Pratto e Cueva entrosando.
    Chaves mesmo sendo reserva, fazendo gols em treino e comemorando como se fosse jogo.
    Gilberto mesmo sendo colocado na reserva do Prato e elogiando o titular. Quando ficou sabendo que jogaria como titular nao cabia em si de contentamento. Todo mundo tendo chances mesmo aqueles parte da torcida execra.
    Alegria.
    Bem diferente do mimimi e da greve do ano passado. Alias Lugano e Maicon lideraram os anti-mimimis.
    Espero que a torcida nao vire as costas por derrotas, algumas certamente virao.
    ———————————————————————————————————————————–
    Ufa!
    Finalmente falemos de futebol… Rsss
    Concordo 100%, Massa!

    Está dando gosto dever o trabalho do Rogério e o resultado é esse ótimo ambiente entre os atletas. Gente com foco, fica! Gente sem foco e displicência (que parece ser o caso do Neilton) que se retire!

    Vai São Paulo!
    E hoje é 3×2 prá cima das Peppas na Porca Miséria Arena!

    Curtir

  20. Uma coisa q acho engraçada em política de clube é q parece q existe um rodízio dos candidatos de modo q dificilmente quem perde, se candidata de novo… Ao mesmo tempo, não há renovação! Os dois candidatos são caras q já estão na política​ do clube há décadas! Muito difícil ter esperança de mudança quando os nomes, as mentalidades e as práticas são as mesmas de 30 anos atrás…

    Curtir

  21. todos farinha do mesmo saco…política infelizmente retrata a nossa cultura, do jeitinho, do “achego”, do “acerto”, do “compadrio”, da “amizade”, do “corporativismo”, etc…nada diferente da cultura, dos nossos valores, da “nossa ética titubeante”, do “dinheiro ao guarda” para evitar a multa, do anti radar para aumentar a velocidade, da bolsa no lugar no teatro ou cinema, da “gorgeta” ao garçon nas festas dos buffets, enfim, como dizia a propaganda do grande Gerson, “sempre levando vantagem””….a qualquer preço…não podemos reclamar, enquanto realmente não olharmos o nosso “rabo” e aprendermos…talvez numa próxima encarnação…kkk

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s