São Paulo é o melhor time nesse momento do futebol paulista

Quem esperava ver a força do Palmeiras neste primeiro semestre, ainda está esperando. O time comandado por Eduardo Baptista ainda não respondeu como deveria ou como imaginava sua torcida após a conquista do Campeonato Brasileiro e o poder financeiro do clube, com seu patrocinador rico. Isso ainda não aconteceu. O Santos, já demonstrou, que vai passar a temporada na dependência de seus três principais jogadores: Ricardo Oliveira, Lucas Lima e Renato. Sem eles, o Santos vira uma equipe comum mesmo dentro da Vila Belmiro. E o Corinthians, de elenco mais frágil, apesar da contratação de Jadson, ainda carece de bons jogadores. Assim, o melhor time de São Paulo é o São Paulo, de Rogério Ceni.

Se o novato treinador ainda não conseguiu acertar todos os compartimentos do time, é inegável que o tricolor já funciona do meio de campo para frente. Melhorou muito depois da contratação de Pratto, que veio do Atlético-MG e faz algum tempo participa da seleção argentina. Luiz Araújo também joga como se fosse gente grande. E Cueva organiza tudo na armação. Fazer 29 gols em dez partidas é de tirar o chapéu. Não perder há nove rodadas também, principalmente num cenário de altos e baixos como estamos vendo no futebol brasileiro.

Sei que muita gente torce o nariz para Rogério Ceni, se não para ele em si, para o fato de o São Paulo tê-lo lançando a fórceps antes mesmo de estar pronto para a nova carreira. Mas é inegável que ele já responde melhor do que os outros colegas do futebol paulista. Sim, precisa arrumar a defesa. Sim, precisa saber quem será o goleiro e se Sidão tem condições de assumir o posto sem errar tanto. Sim, precisa arrumar melhores zagueiros e laterais. Mas imagino que isso venha com o tempo e novas contratações. Hoje, a defesa tira o sono do treinador. Talvez ele até repensa o número de jogadores atrás. Poderia se valer de três zagueiros, quem sabe. Jucilei, volante, ainda está fora de forma e poderá melhorar com o tempo.

O fato é que o torcedor são-paulino comprou esse time e, muito em breve, torcedores de outras equipes vão também querer ver o São Paulo jogar, como aconteceu com o Santos tempos atrás. Esse DNA ofensivo agrada a todos, mesmo aqueles que não são seguidores do clube do Morumbi.

Estadão

63 comentários

  1. Além dos três da frente, Cícero e Thiago Mendes estão arrebentando no meio campo. Dão assistências, fazem gols, participam o tempo todo do jogo, além de trabalharem na marcação. Sem dúvida temos o melhor ataque do futebol brasileiro hoje. O time assimilou muito bem a proposta, daqui pra frente só tende a melhorar.

  2. Só acho que o Ceni tem que preservar mais alguns jogadores no Paulista, estamos 9 pontos à frente do 3o colocado no grupo, não tem a menor necessidade de ficar escalando Cícero, Cueva e Jr Tavares todo jogo. Tem que preservar os caras.

    • Também prefiro ficar na penumbra, para quando virem o São Paulo ser tarde e, de quebra, calar a boca de boa parte da imprensa esportiva.

    • Leandro ano passado passamos vergonha dentro de campo, viramos chacota dos outros, a imprensa descia a lenha, acho que mais justo elogiarem e colocar o SP como favorito, isso é bom pro clube, valoriza os jogadores, é um orgulho pra gente. Futebol é assim !

  3. Tem post do Cosme Rimoli malhando o técnico dos Peppas. Caramba, como esse jornalista é ordinário. Por mim, quero mais que o Eduardo Batista continue por lá mas esse jornalista joga sujo demais.Não duvido que se o SPFC ganhar e humilhar os Peppas,o treinador deles caia.

    • Eu simplesmente DETESTO o Palmeiras. Sou daqueles que acha que ganhar deles é quase tão bom quanto ganhar o campeonato.Uma vitória maiúscula contra os Peppas seria BOM DEMAIS.

  4. Confesso q qdo soube noticia da venda do Neres eu pensei na hora:
    “- Putz, poderiam ter vendido o Araujo ! ”
    E agora vejo a bola q esse menino esta jogando …
    A evolução do Araujo tem muito haver com o Ceni.
    E o Neres ? Ate q ponto ele evoluiria com o nosso jovem treinador ? … Creio que muito tambem.
    Pra falar a vdd, todo o time evoluiu, meritos pro Ceni e sua comissão tecnica.
    Logo, nossa melhor contratação, disparado, foi o Rogerio Ceni !
    E tb confesso que no inicio, fiquei meio desconfiado dele … rs
    Abs, sds SPFC.

    • É muita rasgação de seda em cima do Ceni. Ele tem muito que melhorar. Precisa aprender a substituir. Suas substituições nos últimos jogos desestabilizaram completamente o time.
      Neilton deveria ser cortado e devolvido hoje mesmo.
      E o tal do W. Nem até agora só decepcionou. Jogador profissional que não sabe bater na bola.
      Para mim, o MELHOR do Ceni é contagiar o time com seu jeito obsessivo de vencer e ganhar. O mesmo jeito queo fazia jogar machucado e os reservas (incluindo a mulher do Denis) chamá-lo de fominha e egoísta.

      • Cara, larga de ser amargo e curta um poko o momento do nosso time, rs.
        Estamos no começo de uma temporada e o Ceni no começo de uma nova profissão.
        As alterações que ele fez fora todas justificáveis, muitas vezes os jogadores não cumprem ou entendem as determinações, isso leva algum tempo.
        O W.Nem joga muita bola, só quem nunca chutou uma bola não percebe, tava muito tempo parado na Europa e depois teve a infelicidade de se machucar aqui. Falta ritimo.
        O Neilton fez otimo BR16, ninguem aki tem bola de cristal para adivinhar q ia sentir a camisa, no futebol, isso as vezes acontece amigo. Todos merecem chances.
        E tem q ter obsessão de ganhar mesmo ! Tem q ter obsessão de perder ? Foi isso que o fez multi-campeão pelo nosso time e tenho certeza que vc comemorou varios titulos com ele sendo protagonista.
        E o fato de ter se sacrificado em algumas partidas, deve ser enaltecido, elogiado, quem o critica por isso deve ter um Valdivia e um Cleiton Xavier no seu time …
        Qto a opinião da esposa do Denis e dos acomodados hospedados na Barra Funda q o chamavam de fominha, estou pouco me lixando … quem quer q dê ouvidos …
        E esse termo “rasgação de seda” que vc colocou, aonde vc arrumou isso rapaz ?
        Abs, sds SPFC.

        • Assino embaixo seu comentário! Espero que o colega tenha mais paciência.
          Levanto apenas duas situações complementares. O Centurión recebeu 80 chances de mostrar e correspondeu ofensivamente pouquíssimas vezes. É sério que o Neilton com 5 ou 6 chances deve ser execrado. O W. Nem com 3 já é jogador fraco?!

          Neilton foi bem contra o Motoclub. Quem diz o contrário é porque já tá de implicância com o cara.

          W. Nem arrebentou no primeiro tempo contra o River. Tava voando. Pena ter lesionado

        • Perfeito amigo!

          Acredito que o Ceni tem tudo planejado, está ainda experimentando alguns jogadores dentro do(s) esquema(s) e filosofias que ele quer implementar, se não testar não tem como saber…

          Eu não vejo a hora de ver os garotos Lucas Fernandes e Shaylon serem mais utilizados, mas se o Ceni não quer agora, ele tem os motivos dele e como qualquer ser humano, qualquer um mesmo, ele tbm tem as suas convicções o que é normal… além de estar no dia a dia no clube com os jogadores, ngm melhor que ele pra saber o que fazer…

          Ceni talvez esteja fazendo o que a maioria deveria fazer, planejar e executar a longo prazo, por mais difícil que seja aqui no Brasil por questões culturais…

          Paciência amigos tricolores, vamos ter fé(até pq o SPFC é conhecido assim), que colheremos bons frutos, cedo ou tarde…

  5. Tô na expectativa pra sábado..
    Sem dúvida eles vão comer grama (até pq perderam das galinhas e estarão jogando em casa)…
    Mas o SP tbm vai comer grama.. M1to já tá pilhando os jogadores.. SP jogou 3 vezes na Arena e ainda não ganhou.. agora é a hora”..
    Sidão tá fora.. queria ver o Renan em ação.

  6. E o que joga de bola esse Pratto !
    E ainda falavam em loucura financeira ????
    Td bem, a diretoria faz loucura financeira e agente fica tudo louco nas arquibancadas toda vez q ele pega na bola.
    Tem coisa q nao tem preço, ainda mais pra torcedor … hehehe
    Abs, sds SPFC.

  7. Mesmo assim, acho que o tricolor ainda terá que se desfazer de alguns que nao se encaixam na “filosofia” Ceni, contratar uns dois ou tres pontuais para enfrentar brasileiro, sulamiranda e CB ao mesmo tempo.

  8. Comentário do dia:
    O Barcelona já tirou o Neymar do Santos, o Keirrison do Palmeiras e o Douglas do São Paulo. Agora levou o árbitro do Corinthians…

  9. O tricolor precisa de mais um ligeirinho lá na frente, um pensante lá no meio, um lateral esquerdo, definir a situaçao Chávez/Centurión, e pensar no que será do Nem e do Jucilei em funçao do que mostrem nos próximos meses.

  10. Sábado, se o Parmera se abrir demais, corre risco de levar um sacode, ein? E se jogar com poucos caras no meio-campo vai ficar na roda também… Jogando fora de casa, não sei o que o Rogério pretende fazer, mas é possível que ele resguarde mais o time atrás, atraindo o Parmera, pra sair no contra-ataque, assim como contra o Santos.

    Ou então pode avançar as linhas e marcar pressão no campo adversário, enfim… Esse time pode jogar das duas formas, o que é ainda mais animador.

    • Se o palmeiras quiser fazer média com a torcida e vir pra cima toma um sacode como o Santos, se ficar atrás esperando vai tomar uma pressão absurda, jogo duríssimo, para ambas as equipes, agora temos time como a muito tempo não tínhamos, acabou a moleza que estava sendo jogar contra o SPFC, ou dá a vida em campo ou vai levar sacode todo jogo.

  11. Também acho o Spfc o melhor futebol “neste momento”,mas……oque vale será na hora do Mata Mata lá frente.Pepas e as sardinhas com times completos são muito fortes,pode dar qualquer coisa.Os travecos apesar de serem um time limitado mas são um time Guerreiro e de um sistema defensivo muito sólido desde 2007 jogando do mesmo jeito e fora a sorte que tem.Portanto apesar de o Spfc estar a frente vejo com pouca vantagem,num mata mata pode dar qualquer coisa.Nosso diferencial é Rogério Ceni e Cuevas dos demais.Jogo de sábado é complicado pela famiosa força aerea das pepas,e a velocidade dos ponteiros das pepas em cima dos nossos laterais.Se for Bruno e Breno vou torcer pro time fazer uns quatro gols.Mas eu confio no Ceni,o cara é diferente….

    • Tomara que o Maicon possa jogar… O cara é muito forte na bola aérea, dominante mesmo; como o R. Caio não é muito alto, quando ele está fora ainda sentimos muito a sua ausência.

      No mais, creio que o Ceni vai entrar com o Buffarini pela direita e, talvez, com Jucilei, se este tiver condições.

    • Pois é…tenho a mesma impressão. Ser o melhor time envolve uma série de fatores.
      Mas também não vou afirmar que são eles.

  12. Esse jogo contra as pepas eu iria com time mixto/reserva. Sem Cueva, LA, Maicon, Junior, etc, etc. Colocaria Chávez, Gilberto, Jucilei, Nem, Neilton, Douglas, para mostrar serviço. Concordo com o Louzano. Força máxima nos mata-matas.

  13. To gostando de ver esse time, na minha humilde opinião poderiam sair o Schmidt, o Bruno, o Neílton e o Chavez. Precisamos ainda de um lateral esquerdo reserva (pode ser o Caíque), um lateral direito titular, um volante caso Wesley e Wellington nao correspondam e deveriam subir outro ponta pro lugar de Neilton e Chavez (pode ser o Caíque também, mas ou um ou outro, tem que definir uma posição e se aperfeiçoar), deixaria o Pedro de terceiro centro avante para o campeonato brasileiro.

    Contra as peppas: Denis, Buffa, Maicon (se em condições, se não põe o Breno mesmo), R. Caio, Jr Tavares, Jucilei, Araruna, T. Mendes, Lucas Fernandes, Nem e Pratto. Tem que por velocidade pra cima desses caras, Zé Roberto, Dracena, Felipe Melo, esses nego não guentam correria.

  14. Acho cedo para afirmar isso.
    O nível dos adversários que enfrentamos ainda deixa brecha para uma certa cautela, mas é indiscutível que a fase é extremamente promissora.

    • Também acho cedo para afirmar isso, mas estamos no caminho certo. Eu sempre fui defensor que o caminho do SPFC é e sempre será a base. Temos diamantes em toda estrutura de Cotia que se forem bem lapidados será muito proveitoso para o clube, esta mescla que o RC vem fazendo está sendo de supra importância.

  15. Agora a pouco passei na frente do Palestra e quase parei para comprar 2 ingressos…um para mim e outro para a patroa parmeirense.
    Resisti…amanhã vou passar novamente e vai ser difícil me segurar…

  16. Pelo amor de Deus,vê se marquem aquele Vitor Hugo e Mina na bola parada…Se tivesse um goleiro melhor,era bom o Ceni instruir a sair mais no gol, o time das pepas é tão chato que até lateral vira escanteio….

      • Sei não hein…eles ainda estão meio travados, mas pelos jogadores que eles têm podem oferecer muitos mais perigo do que somente bola parada.
        Mas vamos com fé…um dia a nossa defesa vai ter que se acertar e quem sabe se não será lá.

  17. Do post anterior…

    Pensando aqui, tive uma certa “ideia” de uma forma de segurar os jogadores no clube por mais tempo. Principalmente a base. Poderia ser criado um método de elevação de salário por metas a serem atingidas.

    Por exemplo: Jogou e foi aproveitado no profissional durante o primeiro ano? Salário mensal R$100 mil.
    Segundo ano no profissional e também rendeu a ponto de ficar? Salário mensal R$ 200 mil.
    Terceiro ano no profissional e ainda rendendo o esperado? Salário mensal R$ 300 mil.
    E assim, sucessivamente. Sobe 100 mil por ano.. Ou 80 + 20 por metas individuais, como artilharia, titularidade, entre outros.

    Mas e se ficar 8 anos (dos 18 aos 26, por exemplo), vai pagar 800 mil? Se o cara ficar 8 anos no clube é porque está dando retorno dentro de campo e será um bom negócio para venda, consequentemente.

    Mas imagine 30 jogadores ganhando 500 mil por mês: R$ 15 milhões de folha. Isso é um absurdo!
    Depende. Imagine também o que fariam 30 jogadores bons (por esse salário tem de ser bons), jogando juntos por 5 anos seguidos. Entrosamento, união, parceria, conhecimento por parte do técnico. Isso gera títulos. Vide a base…

    O retorno no campo é incomparável ao de um time que vive em reformulação. Nós somos prova disso com as baciadas todos os anos e não ganhamos nada nas últimas temporadas.

    Menos comissões para empresários com tantas compras de jogador, maior expectativa (e certeza) de valorização de quem fica, muito menor investimento em contratações como a do Pratto (por melhor que ele seja) e maior valorização dos destaques da base.

    Um garoto de 21 anos ganhando 300 mil não faria tanta questão de ser vendido logo. Mas repito, fica quem deve ficar e compensa o investimento. Os que não servem, empresta ou vende.

    Imagina um time hoje com: Sidão, R.Caio, Breno (bem fisicamente), Buffarini, Júnior Tavares – Casemiro, Hernanes, Cueva, Lucas, Luís Araújo e Pratto.

    Com opções como: Oscar, Bosquilia, David Neres, Shaylon…

    É só analisar o quanto perdemos em contratações que não deram certo, jóias que saíram (de graça, ou baixo custo) por não serem utilizados, e que saíram por salários levemente maiores em outros clubes.

    • Obviamente, venda de jogadores gera receitas. Mas a não necessidade de comprar atletas, gera economia. Sobre a folha, obviamente, suposições. Mas ter um plano CONCRETO de carreira, traz segurança aos jogadores e menor desejo de sair. Assim as contratações seriam pontuais e o entrosamento mais fácil de se adquirir. As vendas seriam menores também, não se perdendo muito em qualidade técnica anualmente. Imagine vender Cueva, David Neres e Luís Araújo numa mesma temporada. Quase impossível repor à altura.

  18. Corneta são-paulino em Fevereiro:

    “Esse time tá voando e ainda tem o W. Nem que vai voltar mês que vem. Não vai ter pra ninguém.”

    Corneta são-paulino em Março:

    “W. Nem não presta. Não sabe chutar uma bola. Devolvam pra Ucrânia.”

    Um dos erros “invisíveis” no futebol é achar que o cara que volta de lesão vai voltar comendo a bola. Infelizmente, 3 semanas parado e sem treinar com o grupo vai exigir mais 3 semanas para estar num nível parecido, acho que estou sendo otimista ainda.

    • Exato. Já já o Nem estará destruindo e o povo vai falar que vale 100 milhões de euros. Nem dou mais ouvido pra cornetaiada dos nossos próprios torcedores em cima do nosso time. Quase mataram o Gilberto na pré-temporada e olhe só… Reclamaram que o jogador a ser vendido deveria ser o Araújo que só sabia correr e olhe só… povo não tem paciência, acham que é video-game.

  19. to com uma sensação que o SPFC quebra a invencibilidade do Palmeiras na arena . È apenas um sentimento de quem ve futebol . A marcação do Palmeiras não é tão eficiente como eu imaginava . Felipe Melo fará muita falta para eles . Sem Felipe Melo e Moisés ali no meio eles perdem sua força

  20. Gostaria de saber como o L. Fernandes e o Shaylon estão treinando, já que eles nao tem entrado nos jogos….Rogerio tem que colocar eles pra dar chances e ir pegando confiança…..Acho que o Tricolor ainda depende muito do Cueva….

    • Gostaria de saber também. Na minha opinião, ambos devem estar sendo preservados dos cornetas e lapidados pela comissão técnica. Essa deve ser a verdade! Os que tem entrado, ou estão voando baixo, ou são aqueles mais experientes que não vão sentir tanto a pressão do futebol profissional. Lembre-se que o Jr. Tavares também foi preservado no início colocando o Buffarini pela esquerda, mas acho que por necessidade (Buffa foi mal) o Jr. Tavares foi relançado e continuou muito bem. Araruna foi outro que sempre entrou bem.
      Shaylon e L. Fernandes devem ser utilizados em jogos de menor pressão e com a classificação mais encaminhada. O Ceni quer manter o ambiente e evitar as cornetas.
      Imagine se o L. Fernandes falha numa bola do jogo contra o ABC, o time deles empata em 2 x 2 e o jogo termina assim. Estariam falando que foi superestimado na base, entrou antes da hora etc.

  21. Jamais passamos perto de sermos rebaixados no ano passado.
    Chegamos uma única rodada a ficar na décima sexta colocação, mas flertar com a ZR não aconteceu.
    Este ano empatamos com River e Travecas e ganhamos do Santos.

  22. O SP vai ter que jogar pra superar o Palmeiras + atuação do juiz. Cuidado pro dito cujo não resolver expulsar um são-paulino pra facilitar pra eles. Depois que o Del Nero virou presidente da FPF e CBF tá duro de duelar com eles.

    • Leco vai ser chefe da delegação da seleção.

      Convocaram da outra vez Rodrigo Caio e o um garoto da base.
      Convocam muitos garotos da base nossa nos times sub-x.

      Acho que politicamente o Lecao está de bem com a CBF.
      Recentemente, na dúvida deram gol impedido.

  23. Maicon e Rodrigo Caio são bons zagueiros. Para a reserva, Lugano, Lucão, Breno e Douglas são o suficiente. Isso sem contar o Lyanco, que logo mais esta de saída.

    Com a exceção do Bruno, os outros dois laterais são muito bons. O problema não reside nos jogadores, ou em cada um individualmente, mas na proposta de jogo. O time se expõe muito e sai a bola muito rápido. Isso gera erros, principalmente na Intermediaria, que acabam sendo fatais. Com o Jucilei ou o Cícero fazendo essa cobertura dá intermediária, o time já “melhorou” a defesa nos últimos jogos.

    E mais. É muito mais difícil ajustar um ataque rum do que uma defesa mais ou menos. O futuro é próspero amigo!

Deixe uma resposta