Cerveja

Uma das grandes combinações que existem na vida é o jogo de futebol acompanhado de uma cerveja gelada.

Seja pelo rádio, seja pela televisão, seja, quando permitido, no estádio.

Quem, por razões diversas, não pode desfrutar disso, seja por escolha, seja por outro motivo, pelo menos consegue ter uma ideia do que é comemorar um gol e, em seguida, matar meia caneca de breja trincando… pensa numa coisa boa..

A gente faz aquele ‘Aaaahh!’ Diliça!

E quando nosso gol sai aos 45 min do segundo tempo, empatando uma partida que até o momento parecia perdida… ou dando a vitória suada, mas fruto de uma entrega que há tempos não se via.. ou quando é o 4º gol de mais uma goleada.. e a cerveja ainda está gelada?!?!?

“DER… é só deixar na geladeira que ela fica gelad..”

Não. Você não está entendendo.

O São Paulo que víamos frequentemente nos tempos recentes carregava consigo um ‘mal’.

Ele conseguia constantemente fazer a cerveja esquentar. Ou deixar a bebida amarga, azeda, empapada, ‘sem gás’, enfim.. do jeito que na sua região aí chamam a cerveja que não é cerveja, mas sim ‘mijin’ sem graça.

Tinha vez que estávamos no meio do segundo tempo e era só olhar pro copo que parecia um aquário com peixes mortos boiando.

Resumindo, estou mais que elogiando a postura do time. Estou elogiando o fato de sentir ainda mais vontade de acompanhar cada jogo do São Paulo. Com cerveja, ou não. É sempre um grande evento. Se fosse uma banda, todos os integrantes estariam ‘esmirilhando’ em seus instrumentos. Com pirotecnia, com iluminação e caixas potentes de som viradas pra plateia.

A todos os responsáveis, minha gratidão.

 

Alteração de jogo

O Corinthians pode ser considerado tranquilamente o principal rival Tricolor dos últimos tempos.

Graças a muitos fatores, incluindo a ambição do corrupto deputado petista que presidiu o time e buscou a cada segundo de vida alcançar o patamar são-paulino, criando climas bélicos indecentes, trazendo para perto de seu clube os mais imundos tratos políticos da história do nosso futebol, alavancado pela mesma imprensa que há pouco tempo ajudou a ser instaurado no país um movimento de estupidez generalizada, como se ela, a grande mídia, nada tivesse a ver com a falência moral nacional que reina até hoje com o bipartidarismo ridículo e a cegueira seletiva de muitos dos que dizem ‘lutar contra a corrupção’.

Juvenal, talvez por estar já um pouco fora de suas propriedades racionais, participava do carnaval todo que trazia holofotes para o Cara de Areia Mijada. O eterno time de coração do atual presidente do Audax alcançou muito de seu recente ‘status’ por meio de intensa proteção e parceria junto à imprensa e ao governo.

Com isso, não quero dizer que São Paulo seja o paladino da justiça. É um clube de futebol. É parceiro de muitos políticos. É beneficiado, como todos os outros grandes, de forma pornográfica pelo Estado, seja qual for o governo que chefie o Executivo. Também quis sediar a Copa do Mundo. Tem em sua história uma incógnita com relação à construção de seu estádio (por mais que também seja natural vermos o processo todo o ocorrido na época como algo limpo).

Quero dizer que a projeção que alcançamos dentro de campo, com 3 conquistas mundiais e maior número de taças do principal campeonato nacional, para muitos veículos deixou de ser mais importante que ‘ter o maior número de torcedores’, ter mais jogos transmitidos pela emissora que reina absoluta no país, trazer um ícone que ‘não tem culpa porque votou em fulano’.. era o ridículo sendo privilegiado pelos holofotes.

Também, nossas seguidas infelicidades contra eles em campo nos trouxeram mais ‘necessidade de vitória’, muito por causa do incômodo que é sair derrotado deste clássico tantas vezes nos últimos tempos.

Fato é que teremos que encarar a partida conforme o estipulado em calendário assinado por todos os responsáveis. Se antes fizeram isso, se antes fizeram aquilo, se no Brasileiro de 1986 conseguiram adiar, se no Paulista de 2001 mudaram a cor da meia do bandeirinha, que se Daniel. Espero que façamos uma partida digna de nossa Grande História com os jogadores que tivermos em mãos. Nosso time está se mostrando merecedor de nossa confiança e de nossa sempre inabalável Fé.

 

Atlético Paranaense x Coritiba

Em coluna postada meses atrás, escrevi sobre a necessidade de enxergarmos essa grande possibilidade que surge cada vez mais forte no mundo conectado.

Atlético Paranaense e Coritiba transmitiram seu clássico pelo YouTube e pelo Facebook. Foi algo histórico que mostrou ser possível bater de frente com a palhaçada atual, por mais que ainda tenhamos sabujice nos bastidores.

Acompanhar uma partida transmitida por torcedores de seu time é muito mais gratificante. O trabalho de quem está ali para tratar com máximo respeito e total dedicação os fatos exclusivamente do São Paulo é muito melhor do que ter que ouvir durante um jogo nosso de Libertadores notícias patéticas de um rival treinando.

Para quem desejar, aqui está o link para a coluna postada há 9 meses sobre esse tipo de situação e a ideia, que não é original, mas precisa ser alimentada com muito mais força:

https://saopaulo.blog/2016/05/31/viagens-ao-sub-mundo-so-uma-simples-ideia/

Ronnie Mancuzo – Sub

————————————————————————————-

Sábado, teremos pela frente o time que quer comprar o mundo, como fez na época da Parmalat.

No gol, recentemente estamos carregando uma interrogação não muito comum.

Sidão? Denis? Renan?

Zetti.