Nos dias 23 e 28 de março, você provavelmente estará ligado na televisão assistindo aos jogos do Brasil contra Uruguai e Paraguai. Ou vendo a Argentina comandada por Messi tentando se reabilitar nas Eliminatórias. No meio disso, porém, o futebol vai continuar no Brasil com os moralmente falidos campeonatos estaduais. E como desgraça pouca é bobagem, ainda tem clássico no meio do caminho. Sim, o São Paulo enfrenta o Corinthians no dia 26, no Morumbi.

“Tá, e daí?”, deve ser a pergunta feita nesse caminho. O problema é que o calendário ridículo imposto no Brasil vai complicar a situação do Tricolor mais uma vez. Cueva foi convocado no Peru, assim como Buffarini e Pratto na seleção argentina. E olha que precisamos agradecer aos céus que Tite não vai levar Rodrigo Caio para a seleção brasileira, ou mesmo o goleador Gilberto, muito melhor do que aquele tal Neymar.

No lado de lá, os coirmãos perderão apenas o graaaaaaaande jogador Fagner para a seleção brasileira. Se tiverem sorte, é capaz que o atacante matador das áreas Romero apareça na convocação da seleção paraguaia – provavelmente confundido com seu irmão, aquele que realmente sabe jogar bola.

O calendário brasileiro é esdrúxulo e já sabemos há um bom tempo, mas novamente prejudica os times e ninguém faz nada. Os Estaduais são desnecessários, mas a grana que pinga da televisão e da federação amarra os clubes. Então, sim, o São Paulo tem MUITA CULPA quando entrar desfalcado no clássico do dia 26 por aceitar as condições e se enforcar com uma corda, mesmo quando tem a tesoura afiada na mão pronta para cortar.

Sendo assim, no fim do mês, Rogério Ceni vai ter que inventar na escalação para o clássico, enquanto nosso rival continuará bonitinho e sem ser prejudicado. O São Paulo vai a campo sem o cérebro do meio campo e sem a grande contratação do ano, o artilheiro que finalmente chegou a um grande time brasileiro.

Sim, sei que o São Paulo não é o único prejudicado, mas chega a irritar como clássicos são marcados entre as Datas FIFA e os clubes não se tocam previamente disso, sabendo que serão prejudicados. Podem alegar que foi de propósito, mas fala inteligência para todos que comandam o futebol brasileiro. Fosse apenas contra o São Bernardo, jogo seguinte ao clássico, estaria pouco preocupado, tampouco irritado.

Agora é torcer para que nossos principais jogadores não façam tanta falta. E lembrar que meio a zero é vitória, então tudo bem.

Texto de: Pedro Cuenca