São Paulo, o calendário tosco e o clássico pobre

Nos dias 23 e 28 de março, você provavelmente estará ligado na televisão assistindo aos jogos do Brasil contra Uruguai e Paraguai. Ou vendo a Argentina comandada por Messi tentando se reabilitar nas Eliminatórias. No meio disso, porém, o futebol vai continuar no Brasil com os moralmente falidos campeonatos estaduais. E como desgraça pouca é bobagem, ainda tem clássico no meio do caminho. Sim, o São Paulo enfrenta o Corinthians no dia 26, no Morumbi.

“Tá, e daí?”, deve ser a pergunta feita nesse caminho. O problema é que o calendário ridículo imposto no Brasil vai complicar a situação do Tricolor mais uma vez. Cueva foi convocado no Peru, assim como Buffarini e Pratto na seleção argentina. E olha que precisamos agradecer aos céus que Tite não vai levar Rodrigo Caio para a seleção brasileira, ou mesmo o goleador Gilberto, muito melhor do que aquele tal Neymar.

No lado de lá, os coirmãos perderão apenas o graaaaaaaande jogador Fagner para a seleção brasileira. Se tiverem sorte, é capaz que o atacante matador das áreas Romero apareça na convocação da seleção paraguaia – provavelmente confundido com seu irmão, aquele que realmente sabe jogar bola.

O calendário brasileiro é esdrúxulo e já sabemos há um bom tempo, mas novamente prejudica os times e ninguém faz nada. Os Estaduais são desnecessários, mas a grana que pinga da televisão e da federação amarra os clubes. Então, sim, o São Paulo tem MUITA CULPA quando entrar desfalcado no clássico do dia 26 por aceitar as condições e se enforcar com uma corda, mesmo quando tem a tesoura afiada na mão pronta para cortar.

Sendo assim, no fim do mês, Rogério Ceni vai ter que inventar na escalação para o clássico, enquanto nosso rival continuará bonitinho e sem ser prejudicado. O São Paulo vai a campo sem o cérebro do meio campo e sem a grande contratação do ano, o artilheiro que finalmente chegou a um grande time brasileiro.

Sim, sei que o São Paulo não é o único prejudicado, mas chega a irritar como clássicos são marcados entre as Datas FIFA e os clubes não se tocam previamente disso, sabendo que serão prejudicados. Podem alegar que foi de propósito, mas fala inteligência para todos que comandam o futebol brasileiro. Fosse apenas contra o São Bernardo, jogo seguinte ao clássico, estaria pouco preocupado, tampouco irritado.

Agora é torcer para que nossos principais jogadores não façam tanta falta. E lembrar que meio a zero é vitória, então tudo bem.

Texto de: Pedro Cuenca

Anúncios

44 comentários

  1. Sinceramente …, eu quero é que a selenike se exploda.

    Antigamente, muito antigamente até 1.982 torcia pelo Brasil nas copas do mundo e hoje prefiro ignorar.

    Minha seleção tem 3 cores e atende pelo nome de SPFC…, no mais, vida que segue, esperando melhores dirigentes,
    mas parece impossível neste ambiente.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Como bem lembrou o colunista, o SP (leia-se presidente da hora) tem muita culpa desta situação absurda, onde quem tem mais (bons jogadores) acaba com menos em certas partidas. O SP e todos os grandes clubes do Brasil, que se submetem a isso como se fosse a CBF a entrar em campo e a ter torcida. Esse comodismo em troca de um ou outro cala boca é inaceitável.

    Curtir

    • Neste caso, acredito que a CBF mai tenha influência. É um erro dá federação paulista.
      Seja como for, acredito que essa decisão não seja de fato do clube, mas que ele fique a mercê da televisão (que define as datas segundo sua grade de programação).

      Curtir

    • Mario, é complicado, os caras são mafiosos, Del nero é procurado pelo FBI, mas aqui ainda tem poder. E pode muito bem prejudicar o SPFC, com a ajuda da máfia das arbitragens, por isso a postura do leco é a possível e não de confronto

      Curtir

      • Entendo que o clube isoladamente não consiga nada. Falei do presidente do SP, não o de agora, todos os que já ocuparam o cargo, mas sei que é uma decisão conjunta com os outros clubes que faz as coisas mudarem. Agir sozinho só traz retaliações da federação e CBF. Eles não se unem porque não querem.

        Curtir

  3. O SP já perdeu título em razão de falta de calendário.
    Bem no campeonato, perdeu de uma só vez, todo o ataque: Paulo César, Sérginho e Zé Sérgio, só pra falar em ataque, pq perdeu outros q não me recordo agora.

    Curtido por 1 pessoa

  4. “Nos dias 23 e 28 de março, você provavelmente estará ligado na televisão assistindo aos jogos do Brasil contra Uruguai e Paraguai. Ou vendo a Argentina comandada por Messi tentando se reabilitar nas Eliminatórias.”

    Quê?!

    Curtir

  5. Boa tarde…

    1) Não estou acompanhando qual a origem dessa conversa de retorno do ganso, alguém poderia explicar?

    2) se for para “investir”, prefiro oferecer Luvas ao Lucas Lima e assinar pré-contrato com ele no meio do ano (depois negocia liberação com o Santos ou o recebe no início de 2018).

    3) é um absurdo jogo em data FIFA, sendo clássico então chega a ser ridículo. Quando vejo que é o único clássico em que mandamos em casa, se torna revoltante.

    Curtir

  6. Pô galera, sei q é zueira, mas Neymar e GILberto dividindo a mesma frase é a msm coisa q colocar Leão e Alencar lado a lado.

    E vamos ganhar msm q joguemos com o sub-20, tipo 2012.

    Curtir

  7. O calendário brasileiro é uma coisa medíocre. Um time que chega às fases finais da libertadores/sul-americana e copa do brasil vai fazer mais de 80 jogos no ano. É impossível manter a qualidade dos jogos com tantas partidas. Pra completar, os caras ainda aparecem com essa pérola de colocar um clássico no meio da data fifa. Quer dizer, os clássicos já não são tão bons quanto antigamente nessa época de torcida única, proibição de bandeiras, crise econômica, politicamente correto, falta de bons jogadores, aí os caras vêm e enterram de vez o negócio.

    Curtir

  8. Ah! infelizmente, a tabela foi divulgada há tempos e as datas FIFA já estavam definidas. O erro foi da FPF e os clubes que não conseguiram antever tal situação ou que se sujeitaram à data imposta pela TV.

    Temos todas as condições de jogar no mesmo nível, com Araruna, T. Mendes e Cícero, além de L. Araújo, W. Nem e Gibagol. Perdemos a criatividade e qualidade do Cueva, mas os demais tem grande capacidade para criar jogadas também. Pratto é excelente, mas Gibagol está em grande fase.
    Convenhamos que temos jogos mais importantes na sequência do que um clássico em uma fase de estadual já definida.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Ricardo Fraga
    4 de março de 2017 às 16:43 Responder
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2017/03/da-inoperancia-aos-gols-entenda-evolucao-dos-volantes-do-sao-paulo.html

    =================

    “Por que, de repente, os homens de meio do Tricolor passaram a fazer gols?

    São casos individualmente diferentes, mas inseridos no mesmo contexto. O estilo Ceni de pensar e jogar futebol faz com que esses jogadores participem muito mais da construção no ataque.
    Volante, volante mesmo, hoje o São Paulo tem apenas um: João Schmidt, agora com a concorrência de Jucilei. Quando o time está saindo com a bola de sua defesa, ele se coloca entre os dois zagueiros para comandar a transição. Os laterais se posicionam na linha dos volantes – sim, os dois ao mesmo tempo, ao contrário do que dizia o clichê dos anos 90, de que cada um deveria apoiar em cada vez – e ajudam a levar todo o time ao campo de ataque.

    Thiago Mendes e Cícero podem ser chamados de meias. Embora com a responsabilidade do combate, tanto na pressão imediata à perda da bola quanto na marcação no campo de defesa, eles têm mais liberdade para se aproximarem da área adversária.
    No segundo gol sobre o PSTC, por exemplo, Cícero é peça-chave para fazer a bola girar pacientemente até quebrar a marcação com um passe vertical para Pratto fazer o pivô e devolver. Tabela perfeita com participação de um suposto volante.”
    ==========

    Boa, Thiago Mendes um segundo volante, com liberdade pra atacar, e o Cícero funcionando como um meia na criação e chegando na área.

    Curtir

  10. Já podem se preparar para uma situação mais complicada ainda: disputar quartas-de-final do Paulistão, primeiro jogo da Copa Sul-americana na Argentina e próxima fase da copa do Brasil em um intervalo de 10 dias.

    Por isso, o Ceni tem que preparar bem seus suplentes para manter a qualidade do time mesmo com alterações. Essa primeira fase do paulista serve apenas para testar os jogadores e nada mais.

    Curtir

  11. Mais uma bola fora da direção do São Paulo em permitir ser prejudicado desta forma pela Federação Paulista, mas acho que mesmo assim, poderemos fazer um bom papel no clássico….

    Curtir

  12. Uma das razões de não existir recesso nos campeonatos de clubes no Brasil durante os jogos das eliminatórias é justamente a existência dis campeonatos estaduais. Não há data sobrando!
    Enquanto existir esse torneio de baixo nível técnico e pouco lucrativo, será assim!

    Curtir

  13. é muito medinho daqui de quem postou…e dáí…não é jogo para valer…mesmo assim vamos vencer mais uma vez…muito mimimim…vcs. não queriam bons jogadores???é o preço que se paga…são todos titulares em suas seleções…

    Curtir

  14. Na boa, se o Paulista é tão falido e desnecessário, porque se importar? Eu me importo pq acho que o campeonato vai, ainda que lentamente, recuperando sua importância. Esse Paulista tem poucos clubes e todos eles muito bons, está bem nivelado. Vc vê o RB Brasil que é um bom time de futebol e com um bom planejamento correndo risco de rebaixar, o Santos de não classificar, enfim.

    O texto brinca sobre Gilberto, Neymar, Romero, mas… Perai né, não dá p levar o texto inteiro a sério quando vc diz que o Giba é melhor que o Neymar.

    O SP errou em não reclamar préviamente do calendário, talvez n contasse que teria o Pratto mas na real acho que os dirigentes nem viram isso. De qualquer forma, não acho que seja tão grave assim (opinião que um resultado catastrófico poderia mudar mas n acho que aconteça), segue o jogo.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s