5 motivos do marcar e sofrer gols do São Paulo de Ceni

Em apenas oito jogos oficiais, já ficou claro que o São Paulo de Rogério Ceni apresenta um contraste em seus números. De um lado, o time tem o melhor ataque do país entre os clubes de Série A, com 22 gols em oito jogos (média de 2,75 por partida). Do outro, a defesa sofreu 15 tentos nos mesmos confrontos (média de 1,88 por duelo).

Desta maneira, o Tricolor passou a ter o seu melhor ataque desde 1997, enquanto conta com a sua pior defesa desde 2000. Logicamente, o treinador trabalha para tentar dar mais equilíbrio para o time e para deixar o saldo de gols ainda mais positivo. No entanto, alguns motivos podem ajudar a explicar como a equipe apresenta números tão díspares.

Contratações

O São Paulo investiu pesado para reforçar o seu ataque nesta temporada. Depois de sofrer com um ataque pouco eficiente em 2016, a diretoria trabalhou para trazer jogadores para o setor. Para o elenco deste ano, o clube contratou Lucas Pratto, Wellington Nem e Neilton. Em três partidas pelo Tricolor, o centroavante argentino já marcou três gols.

Foco nas finalizações

Na Florida Cup, durante a pré-temporada, nos Estados Unidos, o São Paulo disputou duas partidas sem marcar nem sequer um gol em duas partidas (contra o River Plate e o Corinthians). Por isso, não é de se estranhar que o técnico Rogério Ceni tenha focado nos treinamentos de finalização. O resultado deu certo e o Tricolor completou uma sequência de oito partidas sem passar em branco.

Sistema tático

Desde que foi contratado no ano passado, Rogério Ceni deixou claro que gostaria de implantar um sistema tático ofensivo. Quando assumiu de fato o time, o treinador colocou em prática as suas ideias e tornou o São Paulo mais forte no ataque. No entanto, a defesa ficou um pouco mais exposta. No meio de campo, por exemplo, João Schmidt fica bastante sobrecarregado com a marcação ao jogar ao lado de Thiago Mendes e Cícero, que ajudam no apoio ofensivo. Desta maneira, não é de se estranhar que os zagueiros fiquem muitas vezes rendidos.

Relaxamento

É normal que um time perca um pouco de sua atenção depois de abrir vantagem. Com o São Paulo não é diferente. É nítido que, em alguns momentos, esse relaxamento da equipe propicia a reação dos adversários. Contra o PSTC, na quarta-feira, por exemplo, o Tricolor sofreu dois gols poucos instantes depois de ter feito o seu.

Falhas individuais

É claro que alguns gols dos adversários também surgiram por conta de erros individuais. Contra o Mirassol, por exemplo, o zagueiro Maicon falhou ao tentar driblar o rival, que, cara a cara com o goleiro, só teve o trabalho de fazer o gol.

UOL

Anúncios

45 comentários

  1. Assisti o jogo do Borussia Dortmund contra o Bayern Leverkusen, e consigui comparar o Borussia com o SPFC. Esquemas parecidos, jogadores jovens e bem organizados. O time de Dortmund tomou 2 gols porém fizeram 6, dando um show, verdadeiro espetáculo. Guardadas as proporções, o SP está jogando igual, seguindo o mesmo estilo de jogo. Como é bom assistir esses 2 times, acredito que organizando melhor o sistema defensivo e sem falhas individuais, a defesa não será vazada facilmente. Com tempo e paciência os títulos serão consequência, ainda esse ano as chances de conquistar ao menos 1 título é grande.

    Curtir

  2. Diria que a metade dos gols sofridos são de erros individuais, só do Bruno tô me lembrando de 3 gols. Acho que qdo diminuir essas falhas individuais as vitórias serão mais tranquilas.

    Curtir

      • Oi? Como nao vê?

        Jogando mais defensivamente se tem reposiçao mais rapida das linhas e uma distribuiçao em campo organizada em menos tempo, que auxilia os jogadores em se apoiarem e neutralizar mais facilmente uma falha individual.

        Jogar ofensivamente tem prejuizo nisso, por isso o sao paulo tem tentado melhorar a retomada da bola ainda no campo ofensivo para nao expor a defesa.

        É tudo questao de trabalho e equilibrar o time. Todo o sistema tem sua vantagem e desvantagem.

        Eu particularmente prefiro esse estilo de jogo do Osorio e do Rc. Mas dizer que esse sistema nao tem relaçao com a quantidade de gols sofridos é de um engano tremendo.

        A torcida só nao pode cair no estardalhaço que a midia faz com isso.

        Curtir

  3. Acho que a entrada do Jucilei, a evolução do Araruna e falando de verdade, a volta do Wesley podem ajudar a melhorar a marcação no meio-campo, mas está muito legal ver o time atual jogar, apesar das calhas defensivas!!!!!

    Curtir

  4. É treino… na boa, o Maicon e o RC jogam muito mais do q têm jogado, o Buffarini nem se fala, ele tem q assumir a direita e pronto. Na esquerda o Jr Tavares, mas ainda acho q o Maxwell no meio do ano tem muito a acrescentar, eles vão revezando. O Bruno é banco do Buffarini, e no meio vai ser Jucilei, Araruna e Wellington. Acredito q com treino e paciência, e após o meio do ano qndo tivermos outro LE (se o Maxwell realmente vier), o time vai tar voando, mais ainda.

    Curtir

  5. Nem ligo pra isso.
    O mais importante é ver o time jogar pra ganhar com 70 por cento de posse de bola a maioria dos jogos, não tem o que reclamar.

    Hoje o SPFC é o único time que todos querem ver.

    Orgulho do Mito trazer o tricolor de volta.

    Curtido por 1 pessoa

  6. A torcida tem que tomar cuidado em dar muita atençao pra polemica que a imprensa gosta de criar.

    Todo time leva gol e times defensivos tb podem ser goleados, mas se o sao paulo do rogerio ceni tomar uma goleada, vao criar “n” teorias sobre como a culpa eh do esquema e que o sao paulo nao vai chegar a lugar nenhum assim.

    Veja que estamos vencendo e fazendo mais gols do que estamos tomando e, mesmo assim, ressaltam os gols que tomamos, como se fosse arriscado jogar assim. Mas nao é arriscado jogar defensivamente tb?

    Nao importa o estilo de jogo, estaremos sempre fadados a sermos derrotados. Entao nao caiam nessa ladainha da imprensa.

    Eh a mesma que fazem com o fernando diniz. O kra faz o time dele tocar a bola, chegou com um time pequeno a uma final de campeonato, mas quando o time toma um gol em bola perdida por erro de passe, nao exitam em detona-lo. Mas e se ele jogasse como todo time pequeno joga? Sera que teria conseguido sucesso com o Audax como conseguiu?

    Curtir

  7. Frangas x Sardinhas, um jogo chato e burocrático que está sendo vencido pelas frangas. Prefiro ver o SP jogar tomando gols mais fazendo e ganhando do que esses times medíocres. O SP pode ser campeão jogando bonito, porém se não for, entenderemos que houve evolução.

    Curtir

  8. Acho que o maior diferencial é a proposta de jogo , temos a maior media de gols dos últimos anos , no entanto acho que tirando o ano passado tivemos times até mais fortes que esse atual , com elenco bom , só que não jogava bola e nem marcava , esse time nosso é o melhor time do Brasil com a bola no pé , tem a proposta de ganhar o jogo , jogando ofensivo e fazendo gols , e pra mim o diferencial do esquema do Rogerio além da posse de bola é a movimentação , oque dificulta ao máximo o adversário marcar a gente , achei que o mirassol marcou bem a gente pelo meio , e as jogadas de lados apareceram , então com a posse da bola o time esta top de mais , não acredito que somos um time com defeito , que vai sempre errar na zaga , é possível melhorar , ter mais atenção , jogar serio , prestar atenção no posicionamento e na sobra , e mudar a característica de algum jogador .

    Curtir

  9. Ki jogo horrível!!!!!
    Apenas 1 gol e centenas de balões e chutoes para a lateral.
    O dia que eu só tiver isso para assistir, torceR e vibrar, dx de ir ao estádio e acompanhar pela TV.

    Curtir

  10. A diretoria podia partir com tudo pra cima do Sport e trazer Rithely e Diego Souza liberar pra eles jogadores como Wesley , Wellington e Robson ai tenho a certeza que daria equilíbrio no meio campo do São Paulo

    Curtir

    • Rithelly – 30 milhões (pedido feito ao Corinthians quando tentou comprar)
      Diego Souza – Inegociável.

      ——————–

      Não será com esses três que conseguiremos esses jogadores.

      Acho que o Rithely até poderia vir em uma negociação com Rogério + Wesley/Wellington + dinheiro (não estou falando que vale, estou apenas retratando uma eventual base de negociação aceitável para o Sport).

      Curtir

  11. Assisti o jogo de hoje lá de Itaquera , eita jogo ruim de ver .
    As porcas também estão do mesmo jeito .
    Vi também o jogo do Barça , aquilo sim é futebol , dá gosto de ver , como dá gosto de ver o São Paulo , nem me importo quando toma gols porque vejo um futebol bonito de se ver .
    E estamos invictos há vários jogos , ano passado acho que a gente não conseguiu nenhuma sequencia de jogos sem derrota .
    E não tenho saudade nenhuma daquele 4231 com Centurion numa ponta e Michel na outra , com os 2 só tocando de lado , igualzinho ao jogo de hoje de Itaquera .

    Curtido por 1 pessoa

  12. Lá no Globo Esporte tem uma entrevista do Junior Tavares , me impressionou a maturidade dele , não acreditava que fosse evoluir tão rápido , tomou conta da posição e hoje se o São Paulo estiver procurando lateral esquerdo só pode ser pra reserva dele .
    Como sou contra contratar jogador pra ser reserva acho que o melhor é subir alguém da base ou improvisar alguém pra posição , além do Buffarini .
    Será que o Araruna poderia fazer essa função ?

    Curtir

  13. Leco diz que se Ganso quiser voltar, o SPFC está de portas abertas….que ele tem lugar, pois craque joga sempre…como Cueva com Pratto com Cícero….

    Curtir

  14. Leco é a favor da torcida única…dividir meio a meio o estádio…diferente do JuJu…invasão do CT foi orquestrada políticamente…contra ele, é claro…

    Curtir

  15. com ele SPFC voltou a ter credibilidade, especialmente junto aos bancos….quanto assumiu tinha zero de patrocínio….isso é verdade…se reeleito, pretende levar a dívida a zero….vamos cobrar….kkk

    Curtir

  16. Assisti o programa na Fox. Evidente que a proposta do programa é muito light. Não ha replicas, treplicas, enfim, debate. Leco muito confortavel nessa situação. A única conclusão que consegui extrair, Lyanco vai embora. Portanto, nosso presidente continua o mesmo. Uma oratória notável, mas pouco conteúdo.

    Curtir

  17. Neste espaco compararam o estilo de jogo do SPFC com o do Dortmund . Em um outro espaço comparam o estilo de jogo do SPFC com do Liverpool . Eu comparo a forma de jogar com o do Sevilla . O Sevilla faz muitos gols e também toma vários gols . As jogadas deles passam por um baixinho chamado Nasri . As jogadas do SPFC passam por um baixinho chamado Cueva . O time espanhol tem um jogador alto que tem liberdade pra atacar e que se chama Iborra . O time do Morumbi esse jogador é o Cícero . Então , SPFC e Sevilla tem estilos até parecidos

    Curtir

  18. olha gente me lembro que uns repórteres espalhados por ai citavam spfc e o corintians como ultimas forças de são Paulo mas vendo o jogo das galinhas de hoje contra o santos da pra saber que se o santos com esse time tao badalado pela imprensa deve cair pra segunda divisão esse ano pensa num time ruim de assistir o curintia já tem seu esquema definido os 11 defendem e se acha num golzinho fecha a casinha time pequeno joga assim mais meu tricolor esta revolucionando o nosso futebol mesmo tomando gols da gosto de ver se empatar da gosto de ver e se perder ainda assim gosto de assistir os jogos do são Paulo por isso posso acreditar no mito e suas ideias pois ainda estamos em evolução se tivermos paciência com ele certamente estaremos em grande nível ate o meio do ano lembrando que a meta dele esse ano e a vaga na libertadores

    Curtir

  19. Estou confiante e esperançoso com o desempenho do spfc nesse ano. Porém sem querer criticar e sim alertar o bruno não pode jogar no tricolor pelo menos na posição que ele atua lateral direito. Pra ter um time vencedor precisamos por os melhores pra jogar e o Bruno não é um dos melhores ,tanto é que o paton já o detectou falho e pediu a contratação do buffarini. Infelizmente saiu o Douglas e no seu lugar ficou outro a sua altura.
    Espero que o M1TO leia a minha mensagem kkkk, pois seria importante para os jogadores dentro de campo ter confiança em todos, coisa que hoje não é possível quando o Bruno está em campo.

    Curtir

  20. a muitos anos não me empolgo com esse time como me empolguei esse ano poucas peças e muitos resultados alguns querendo arrumar uma picuinha mas aqui não somos o time sensação desse ano muitos falam mas morrem de inveja porque outros não atingirão o nível que estamos ate agora quando chegar o mata mata ai vamos ver que realmente estará preparado pro que der e vier soberano ate morrer

    Curtir

  21. eu so não vou criticar o leco porque tenho receio dos próximos candidatos a presidência não me empolgo com nenhum deles uma senhoria das antigas que so faz mal ao meu tricolor parece que esse ancião vive para sempre sempre os mesmos todas as eleições chega a dar nojo não vejo hoje um presidente ao são Paulo melhor do que o leco não que ele seja melhor que os outros mas que os outros seja pior que ele apoio o marco aurelio cunha na presidência um dia ai sim estaria completa a festa com o mito no banco meu deus que beleza hem galera

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s