Escrevo essa coluna, com um olho no computador, outro na TV.
O São Paulo, vence, num jogo emocionante. Cícero, Cícero, Cícero.
Em momento nenhum do jogo o São Paulo sofreu realmente um grande perigo de não se classificar. Era questão de tempo.
O São Paulo de Ceni tem um apetite por gols. Mesmo com o jogo ganho, a equipe não abre mão da maneira ofensiva, o que faz a torcida encher o coração de alegrias.
Também sofremos dois gols, de uma equipe pequena, rápida e jogando o jogo da vida, televisionado, contra o maior campeão das Américas. Até quem não tinha qualidade na equipe do PSTC, deu seu máximo. Lutaram, mas era uma tarefa impossível. Melhor pra gente.
E por falar em gols sofridos, semana passada falamos sobre ser um problema tomarmos muitos gols.
Tentei expor minha opinião, uma teoria, a de que nossos zagueiros e laterais estão subindo muito, desguarnecendo a zaga e faltando pernas no fim do jogo. Atualmente, pelo elenco e escolha de Ceni, acaba ficando apenas João Schmidt para a contenção de contra ataque em nosso meio campo. Os outros meias jogam mais avançado, priorizando o ataque. Por consequência acabamos pressionados e, acabamos sucumbindo a gols dos adversários.
Mas é só uma opinião, todos temos a nossa, isso talvez nos credencie, e nisso me incluo, como uma torcida chata, que nada está bom.
Se não faz gol é porque não ataca, se ataca e joga um bom futebol, parece querermos voltar ao nosso modorrento futebol do ano passado.
Rogério está oxigenando a equipe. Temos que apoiá-lo, como bem disse nosso grande mestre Marcio Maciel (MarcioTricolor), que brilhantemente escreveu e me fez voltar a razão sobre tanta reclamação e impaciência com nossa equipe:
Sim, Ceni merece apoio, nossa defesa merece apoio. Estamos invictos há 07 jogos, avançando bem na competição que pode trazer o troféu que falta em nossa estante e somos líderes do grupo no Campeonato Paulista. Sem contar a Flórida Cup conquistada.
A versão 2017 da nossa coluna é ser pautada em opiniões, fomentar opiniões. Muitas vezes acabo expondo as minhas, contraditórias, e nem sempre esse estilo de escrita causa conforto. Opiniões causam polêmicas, afinal, somos todos seres pensantes e, ainda bem, discordantes. Essa é a beleza da vida.
Por falar em opiniões, tema central de nossa coluna, vamos ver o que a imprensa, com a sua sempre pujante “boa vontade” com o tricolor, anda dizendo por aí de nossa zaga:
Se você também parou o vídeo quando o Sormani disse que nossa zaga é fraca, acredite, não perdeu nada.
A zaga pode estar com problemas de adaptação do novo estilo de jogo, falta de preparo físico, erro de posicionamento, mas fraca, ah, meu amigo, aí é muita má vontade.
Mas vamos falar da opinião que realmente interessa, a minha, a sua, a dos torcedores tricolores. E por falar em nossas opiniões, como foram as opiniões da nossa enquete de semana passada? Vamos conferir:
O resultado da enquete só corrobora com o que temos falado nos comentários aqui no blog, tem que ter paciência, o padrão vai encaixar e o preparo físico vai melhorar, fazendo essa equipe ainda dar muitas alegrias.
E já que estamos no assunto, que tal terminarmos a coluna sabendo sua opinião para as “polêmicas” que tem nosso tricolor?
Proponho enquetes simples e contamos novamente com a sua participação, a qual já é costumeira, colocando as respostas na semana que vem para mais um debate:
E já que opinião é opinião, que tal darmos a nossa sobre o assunto do momento:
Bom, pessoal, é isso, no mais, apenas duas coisas para lamentar:
Pena o Araruna não ter dominado aquela bola no finzinho do jogo de ontem, o moleque merece . Para quem não conhece muito bem ainda o futebol desse promissor jogador, quem sabe o veremos cobrando falta na equipe principal, o moleque é fera.
O que, quer ver um gol de falta do Araruna na base pra ver se é isso mesmo? A gente mostra:
A segunda e mais triste de ontem a noite, para mim, foi a desclassificação da sucursal do nojento time sem cor, o Gremio Osasco Audax, que perdeu a chance de ser a próxima vítima do tricolor na Copa do Brasil.
Que venha nosso próximo adversário, que venha o ABC, pode vir até o Z que esse ano é tudo nosso!!!!!!!!!!!!!!!
Por Cleiton de Farias
Bom dia.. ótimas enquetes.
vlw! vamo que vamo
Maldade poder marcar só uma opção em algumas. kkkk
kkkkkkkkkkkk
bom dia.
Vle Cleiton
Estava 4×2 o narrador perguntou para o comentarista se estava encaminhada a classificação do São Paulo, o comentarista… adivinhem.
A má vontade contra a gente já tá ficando muito evidente, nem tentam disfarçar mais
E eu entendo que não devemos dar audiência. Mas eu não consigo me acomodar e ver fazerem isso. Fico p…
São 2
Má vontade?
Que isso… O são Paulo tá muito mal mesmo, os comentaristas tem razão!
Afinal de contas, é muito comum um time estar invicto há 7 jogos, mantendo média de 2.75 gols por partida, e tendo maior posse de bola em quase todos os jogos.
Bom mesmo é o Corinthians, que marcou 8 gols em 7 jogos, sendo dois de pênaltis duvidosos, e passou com tranquilidade pelo poderosíssimo Bruges, após um suave 0 a 0 e sem passar nervoso em momento algum numa decisão tranquila nos pênaltis…
#ForaCeni
#VoltaAdilsonBatista
#VoltaRicardoGomes
Isso sem contar o tanto de vezes que ficaram repetindo que o São Paulo não tem copa do Brasil.
Não sei se citaram mas a capacidade ofensiva do nosso time é tamanha que quebramos uma retrancona de 3 zagueiros e 3 volantes sem muita dificuldade. Aquele segundo gol do Cícero é uma aula de como fazer isso.
Todo time pequeno vai jogar retrancado, mas o que me agrada nesse SP é que ele não demora muito para quebrar retrancas. Qualquer time pequeno que quiser jogar de igual para igual vai ser goleado, se antes não for recuado naturalmente pela pressão tricolor. Time grande também só vai ter chance se jogar bem no contra-ataque, o que não é normal pelo tamanho. E mudar forma de jogar só para enfrentar o SP também pode ser fatal.
Por fim, como disse em outro post: Cícero deveria ser o volante mais adiantado e não o T.Mendes.
O Bruno é um convite aos atacantes adversários que caem pela nossa direita. O pior é que o Buffa, quando joga, também não corresponde. O SP é um carrão com peças defeituosas, Shimitdt como cabeça de área, Bruno, Buffa.
Não poderia ter falado melhor.
Mesmo assim, eu prefiro o Buffarini. Ele pelo menos mostra muito mais vontade de acertar. Concordo plenamente sobre o Schmidt. Parece que ele se acha demais, e acaba errando passes fáceis. Ontem o segundo gol dos caras foi em cima dele. (o primeiro, pra variar, foi em cima do Bruno).
T.Mendes é quem deveria fazer essa cobertura. Mas está jogando muito adiantado. Acho ele melhor em desconstruir do que construir. Cícero é o contrário.
só um comentário. Fomos campeoes da Florida Cup, sem tomar nenhum gol. Mas também não marcamos nenhum. O que dá mais prazer de ver? fazer os gols hoje ou ficar no zero a zero, um a zero. Pelo amor de Deus, este time dá gosto de ver. compare o jogo de ontem com o graaaande jogo do timinho sem cor contra o Brusque. É aquilo que queremos para o nosso time???
Eu acho que o acerto dá nossa zaga depende primordialmente de dois fatores que só virão com o tempo. Um é o preparo físico de equipe toda, que permitirá uma recomposição mais rápida e um “perde e pressiona” mais eficiente. O segundo é o entrosamento de o todo sistema defensivo que tem a ver com a cobertura do atleta que sobe ao ataque.
Realmente, é só dar tempo ao tempo, pois quanto mais o preparo físico ficar melhor, menos gols iremos tomar, podem apostar.
Bom dia!
Jucilei no lugar do João Schmidt. Pra ONTEM!!
Araruna no lugar do Thiago Mendes seria algo a ser estudado também.
Na LD, minha última esperança é o Wesley.
Na zaga, Breno mostra que infelizmente não está no nível que precisamos. Acho que o SPFC deveria envolvê-lo em uma troca com algum time que tenha um zagueiro razoável sobrando.
Do Cícero pra frente, o time está show. A única dificuldade é saber quem joga, pois qualquer um que entrar tem dado conta do recado.
Ah! E o Sidão… bem, o Sidão mostra como a torcida exagerava ao dizer que Denis era o pior goleiro da Série A.
Em tempo: nenhum dos 3 goleiros do elenco tem nível para ser titular do SPFC.
Bom dia,
Amanheceu ácido hein.
Mas ele tem certa razão: o 1º gol tomado pelo Sidão foi patético, vergonhoso.
E esse Bruno não cruza, não defende, lento e disperso. É o Douglas modelo 2017.
Ter o Wesley como última esperança chega a ser assustador. Impossível imaginar isso.
Trocar o Breno por um zagueiro razoável é atestado de loucura. Com os treinos e jogos com certeza ele vai chegar ao aperfeiçoamento do tempo de bola, e cobertura. Sidão é bom goleiro, melhor que o Denis, com o tempo vai melhorando.
Não sei se o Breno ainda vai se recuperar. Foram anos de inatividade, fora o período em baixa na Alemanha. Infelizmente, acho que ele não vai mais passar desse nível.
Concordo com voce sobre o Schmidt e sobre o Thiago Mendes (que é um chato, só recua a bola e faz pouca coisa que presta). Mas eu acho que o Buffa ainda dá conta da lateral direita, acho que o Breno ainda voltará aos seus melhores tempos e que dá pra seguir com os goleiros que temos. Mas, são opiniões (não cornetagem).
É triste pensar em Wesley… mas é uma tentativa…
Araruna jogou de lateral na base, também.
Não poderia ser testado por lá?
Pelo menos, com Jucilei no lugar do Schmidt, Araruna seria titular, e teríamos um time excelente no papel.
Bom dia.
Mais uma ótima análise Cleiton, comentários ótimos. Em relação ao Sormani, não podemos esperar elogios dá imprensa em geral, ele analisa muito mal, sim como vários. O sistema defensivo está sofrendo, porém vai se assustar e até julho veremos melhoras. Maicon e Rodrigo Caio formam uma das melhores zagas do Brasil.
João Schmidt não pode ser titular, é lento, não consegue voltar, as vezes dorme e perde a bola, molengão. Araruna ou Jucilei como 1° volante, Buffarini não pode ser reserva, é melhor que o Bruno, esse sempre deixa uma avenida e toma bola nas costas.
Aos poucos o Rogério vai organizar o time, parar de tomar gol, calar a imprensa gambá, e conquistar títulos.
*ajustar
Vlw Natan!!!
Bom dia…
Não estou nem aí para uma mídia parcial, desqualificada e venal. Eles falam o que a “parca” audiência quer ouvir.
Os torcedores rivais se revoltam com a depreciação de seus clubes e abandonam programas assim, e sabedores disso, não criticam ou pegam leve.
Nossos torcedores, ao contrário, só se interessam por notícias depreciativas, e é isso que eles fornecem. É a lei do mercado, e eles estão entregando o produto que o mercado consome.
Sobre o time, está no caminho certo, é questão de ajuste de peças para as funções desejadas pelo treinador. Ontem falei em ajustes de peças (Jucilei e Araruna nos lugares de Schmidt e Mendes; além de alguém na LD).
Hoje, acredito que valha a pena “chegar junto” do Luiz Araújo. Ele é novo e não pode perder a confiança, mas seu futebol está caindo e ontem vimos isso de novo.
Já que é pra dar opinião, eu dou a minha. O time está jogando muito melhor e muito mais bonito que nas ultimas temporadas. Pode até estar tomando muitos gols, mas está fazendo mais ainda. Do meio pra frente me agrada demais. O trabalho do Ceni tambem agrada muito.
Pra mim, o Bruno não serve para nosso time. Eu já contei pelo menos uns 4 gols que foram culpa direta da incapacidade defensiva dele. O Buffarini pode não ser um craque e pode não estar atravessando uma boa fase, mas é muito melhor e tem muito mais vontade que o Bruno.
Eu acho que nosso problema está nos volantes. O Jucilei tem que entrar logo e jogar ao lado do Araruna. Não gosto do Thiago Mendes (respeito opiniões contrárias) e acho que João Schmidt já está com a cabeça lá fora. Mas que está muito divertido assistir os jogos do nosso time, isto está mesmo. Bem melhor que o 1×0 sofrido que o time da marginal costuma fazer. Aliás, sem esquecer da Gazeta Esportiva, que ontem disse que o SPFC jogaria para se livrar da vergonha de não se classificar. Quem quase não se classificou e quase passou vergonha foi o time deles. (deles e do PT).
Acredito que o Ceni vai acabar repensando o modo de jogar, acho ótimo o time continuar com apetite de gol quando tá ganhando, más também acho que não pode os volantes subirem o tempo todo e deixando a defesa de mano a mano…. não podemos tomar gol de contra ataque quando estamos vencendo as partidas. …. reparem que só tomamos gols em contra ataque fora os gols de cabeça do São Bento. ….
Não creio que ele irá abrir mão do jeito de jogar. Também não acho que o time é de todo ofensivo, acho que se adapta de acordo com o adversário e momento do jogo. Um exemplo disso foi o jogo contra o Santos.
O time vai é ofensivo, ou não como falam. É um time que propõe o jogo no campo do adversário e objetivo.
Os gols sofridos preocupam pois, em tese, adversários mais fortes teriam mais chances, mas não se trata de problema no sistema. Normalmente é mal posicionamento ou erro primário de alguma peça.
A solução não passa por mudar a forma de jogar, mas por mudar peças para funções específicas.
Concordo
Alagoano,
Times considerados fortes como a ponte e santos a gente ganhou de forma impecavel. Tivemos dificuldade contra time mais fracos. Da impressao que alguns jogadores do time relaxam.
Revi os gols varias vezes e sempre tivemos superioridade numerica nos gols tomados. Entao em termos de posicionamento do time estamos corretos. Falta volante pegador. Mesmo Tele. em 1982, mesmo podendo empatar o jogo, nao colocou nenhum volante contra a Italia e acabamos perdendo a classificacao. Depois disso ele sempre colocou alguns xerifes na zaga ou na volancia, vide Ronaldao, Pintado, Doriva, etc. Pegada no meio, na bola ou com falta. Falta esse equilibrio que vai ser encontrado.
Exatamente,
O problema não é o sistema, nem somos ultra-ofensivos. Somos ofensivos e objetivos, simples.
Os gols decorrem de falhas ou erros de posicionamento. Ontem, por exemplo, o chute do segundo gol foi no pé do Bruno, que saiu (obviamente sem intenção) da direção da bola e deixou o gol livre. Em um jogo grande, normalmente o jogador ataca a bola e não sai dela.
Mas, me parece que o Bruno, Mendes e Schmidt não garantem a pegada necessária. É uma questão de peças e foco, não de sistema.
Para este estilo de jogo dar certo ele terá que colocar o Jucilei na frente da zaga para marcar. . O JS não é de marcação e o TM acha que é o Pogba e só vai ao ataque. .. ele tem que lembrar que a primeira função dele é ajudar na contenção. …. essa é minha opinião. .. acho q o maior problema está nos volantes , falta cobertura… fica um buraco enorme entre a zaga e o meio campo, em contra ataque os atacantes pega nossa zaga que é boa , porém lenta, de frente…..
O problema é que não é lembrar. Esse é o posicionamento que o RCeni deu a ele. Ele está jogando como meia direita, por isso está sempre atrás da bola. Acho que o Ceni fez isso, pois ele tem velocidade e energia pra correr atrás. Falta a ele mais disciplina e inteligência.
J. Schmidt é um meia como o Ganso que colocaram para jogar à frente da zaga. Não tem o mínimo poder de marcação.
Há também problemas nas duas laterais, pois ambos jogam muito avançados e estão falhando no combate e posicionamento.
Achar o equilíbrio nesse tipo de esquema é bem complicado. É muito mais fácil pra qualquer treinador ser covarde e colocar o time todo pra jogar atras da linha do meio campo e deixar tudo congestionado. Isso vai diminuir a quantidade de gols sofridos, mas também vai diminuir a chance de vencer jogos, ainda mais qdo os times jogarem recuados. Já passamos por esse problema muitas vezes.
Com o Jucilei as coisas vão melhorar muito, mas creio que a marcação dos laterais será um problema o ano inteiro.
Concordo FábioM, más acho q além dos volantes que não marcam, os dois laterais sobem juntos o que piora mais ainda…..
Pra mim fica claro que falta um jogador pra proteger o time na frente da zaga, e esse jogador já está contratado, que é o Jucilei.
Temos que esperar ele entrar em forma e ver se vai render o esperado. Creio que isso acontecendo essa chuva de gols sofridos pare.
No Gol, começo a ter a impressão que o Sidão sentiu o peso da camisa….ainda sim acho um bom goleiro e o que mais confio dos 3 que temos no elenco.
Sobre as contratações, sem duvidas o maior fiasco foi o Neílton…não que eu esperasse algo dele (eu fui contra sua vinda) mas só confirmou que não agrega em nada. Ainda mais trocando pelo Hudson, que embora muito criticado por aqui eu sempre gostei dele como jogador, acho que poderia ser útil ao elenco esse ano.
Só não podemos esquecer que é início de temporada, técnico em início de carreira (10 jogos?), um time que fez campanha regular no BR-2017 e agora está sendo reformulado…
Sinceramente, acho que o início de ano é espetacular! Pra mim, o São Paulo é o melhor time do Brasil NO MOMENTO, ao lado do Flamengo.
SEP não era tudo isso ano passado e esse ano ficou pior com um treinador fraco, apesar de melhorar o elenco.
SCCP enfraqueceu de elenco e técnico, pra mim é candidatíssimo ao rebaixamento esse ano.
No Santos os jogadores continuam o processo de fritura do Dorival, que já vem de 2016.
Galo e Grêmio começaram 2017 abaixo de como terminaram 2016.
Só de ver que o São Paulo não precisa esperar até setembro para o “trabalho” fazer o time dar liga, já é uma grande vantagem.
* um time que fez campanha regular no BR-2016
Espetacular. Tai um time que eu quero ir assistir indepedente do adversario, classico ou nao.
Só acho que o SPFC precisa achar o equilíbrio rápido, pois jogar no Palestra Itália contra a SEP com uma defesa tão frágil será perigosíssimo.
É evidente que precisa melhorar o sistema defensivo, mas ano passado que esperança tinhamos? Nenhuma… Esse ano da gosto de ver os jogos do SP. Eu diria que o são paulo é como um avião na pista, já pegou velocidade e na hora que ajustar a defesa ninguém segura mais, talvez ainda precise de duas ou três peças para voar o ano inteiro com equilíbrio mas estamos no caminho certo.
ano passado fizemos 17 gols em 15 jogos na fase de grupos do paulista, esse ano 17 em 6.
Do outro post anterior a este… Maicon saiu por pancada e carioca não deu nem falta.
E vamos pegar o ABC e não o Antrax do Xupeta.
Eu aposto em Foguete e Lyanco.
Me perdoe, mas discordo. Até hoje não consegui ver um jogo em que os dois jogassem bem. Aliás, o Foguete foi muito mal nos jogos que eu vi.
Foguete é voluntarioso, mas fraquissimo..
Ontem foi o pior jogo taticamente do ano,nos outros jogos vi mas com falhas individuais,mas ontem parecia índio…um bate e volta que se o Cícero não faz o quarto ia se tensão o jogo todo.A sorte é que temos muita qualidade individual na frente.Breno é ex jogador.Posicionamento do Thiago ta uma loucura virou “atacante” ?Cicero e Shimith são ótimos passadores e a marcação e recomposição do time?quem marca nesse time????vai virar o time de 2002 que tinha. Ataque infernal e com dez vitórias seguidas mas que não ganhou nada????Já estava mais animado mas com o sinal alerta ligado,esse jogo é bom pra exibição nao como competição,pensando em títulos……Sidao no MOMENTO mostrando ser um goleiro fraco embaixo. Das traves nível Denis. Espero que melhore.Torço pra sermos um time competitivo e não “peladeiro” apesar de conhecer o temperamento dos técnicos que são nem teimosos.
Concordo com a maioria das opiniões ….o JS e bom jogador ajuda na saída de bola, mas não tem cacoete de volante…ele não acompanha o adversário quando esse entra na área , ou quanto ele entra na área é para marcar a bola sempre deixando um adversário livre….acho q o Jucilei logo,logo toma conta da posição…..espera que jogue o mesmo futebol de quando foi convocado…..
Virei fã do araruna heim…..tem tudo para ser uma grande revelação e tomar conta desse meio campo….se posiciona bem, bom passe e marca bem tb…o único defeito seria a estatura para volante…rs
Agora o breno tem que ser a ultima opção para a zaga…lyando, Douglas e depois os ex-jogadores lugano e breno…talvez emprestar o breno para algum time no brasileiro para ver se ele consegue recuperar o futebol de antigamente…..
O que está me preocupando é parecer que o Ceni não estar tentando equilibrar esse time. Está mantendo as mesmas peças e o mesmo posicionamento. Desejo ver mais evolução não somente pelo condicionamento físico dos atletas.
Ele não vai mudar o esquema de jogo, os jogadores é que têm que cumprir todas as funções que ele exige, mas isto leva tempo, estavam acostumados ao come-dorme dos tempos de Ricardo parreira Gomes.
Não seria mudar o esquema. Tentar colocar o Cícero mais a frente e o Thiago Mendes mais atrás por exemplo ou então tentar o Thiago Mendes de 1º volante no lugar de João Shmidt e o Araruna ao lado de Cícero mais a frete. T.Mendes é uma temeridade com a bola nos pés, pois pouco agride, mas na marcação mais atrás pode ser muito útil.
Daqui a pouco os jogadores estarão reclamando de cansaço e nós estaremos esperando eles estarem no auge da preparação física.
O caminho para equilibrar o time não passa mais pela parte física.
Só lembrando: quantos dias teve Ceni pra treinar e começar a “arrumar” a defesa?
É jogo atrás de jogo a cada 3 dias…
Tem que ver isso aí.
So na pre temporada.
Muitos destes erros não podem ir na conta do técnico
Discutimos possíveis falha no sistema , falhas o individuais , falha do técnico, do goleiro, preferências por este ou aquele jogador, mas não comentamos o nosso segundo gol, um dos mais bonitos desta temporada.
Cícero, que teve seu retorno mt criticado aki, fez a melhor partida da sua carreira e, pouco comentado.
Ha mais importância sobre as falhas , em eleger culpados e pouca importância para td de bom q o time fez
Tá ai o problema Icaro, o problema do preparo físico do São Paulo vem desde o ano passado, o time morre no segundo tempo. … os rivais estão se aproveitando…..
Mas , Edson, será que é isso mesmo? Claro que o Rogério, O Beale e o frances entendem muito disso. por que não trocaram o preparador físico?
Me desculpe, mas para avaliar condicionamento físico, é necessário um grau de conhecimento, q acredito a maioria dos torcedores não tem.
Essa média ácida é alimentada pelo próprio torcedor do clube, que vai ao estádio como ontem e só sabe reclamar… reclama do bruno, reclama do breno, reclama do “aquele ali, com a 15”, reclama do Júnior Tavares, muitas vezes chamado de “quem é aquele ali mesmo?” …
Ontem tive um prazer e um desprazer.
O prazer foi de ver o meu SPFC de perto, ver o time golear, brigar a todo tempo… ver o RC na beirada do gramado no início e no fim do jogo agradecendo a torcida, como de costume… ver o Lugano sendo aguerrido até no aquecimento (rsrs)…
O desprazer: ouvir a cada erro de passe um “a vai pra …., cara ruim, tem que tirar”… A cada gol sofrido, “p… de time, tomar gol do PSTC, vai se f….”
Só se sabia reclamar…
Ontem foi animal… meu irmão foi junto comigo e falei para ele, o SP tem média de mais de 2 gols sofridos por jogo, mas tem feito gol a rodo… pode esperar que hj vc vai ver gol… não deu outra. belo jogo. Prazeroso de assistir. dinâmico, movimentado… muita satisfação de parar para “perder o tempo vendo”…
Muita gente indo embora aos 42, sendo que foram dados 3 de acréscimo…
A torcida tem o que ela alimenta. A mídia sabe que a maioria é imediatista. Nós aqui percebemos a má-fé… mas a massa, que só torce quando ganha, não está nem ai para o trabalho que é feito, pros números, pro histórico, para a evolução de fato. Então, enquanto nós aqui temos asco de certos “jornalistas”, boa parte da torcida twitta concordando com o craque neto, por exemplo…
Enfim,
vida que segue…
Roberto, voce descreveu em minúcias , o que eu chamo de torcedor modinha. Infelizmente a nossa torcida está infestada desta praga,.
Mimimi é dessa imprensa na maioria gambá, não tem assunto e só ficam falando merda do SP. Se é o Curintia que faz 4 e toma 2 tá tudo lindo… Se o Ceni continuar com o time indo pra cima, fazendo 5 e tomando 4, quantos pontos teremos no final do jogo? Os mesmos 3 se não tomasse nenhum gol… Se todo jogo for assim seremos campeões. .. Vamos apoiar!!!
Vamo Tricolor, adoro ver o time indo pra cima, se impondo e procurando gol a todo momento, acho que com o Jucilei a defesa vai sofrer menos.
Do perrengue contra o poderoso Brusque ninguém fala né…
Tínhamos um time , q ao sofrer um gol, já sabíamos q o máximo que conseguiríamos era um empate…….
ontem eu falei que aquela enquete do melhor ataque do Brasil ter Jô e Jadson era uma piada
Sidão precisa de tempo. tá mal posicionado, mas pelo menos não treme como o Denis. Tomara que ele não se ache como nosso reserva e reveja os vídeos e melhore nessa parte. Ainda tenho esperanças nele.
Mais alguém achou estranhíssimo aquele penal cobrando pelo Carlos Alberto (ex-travecas) do Brusque? rs
Ele parecia um boneco de posto correndo em direção da bola pra bater o penalti rss. Bizarro.
Comentei com a minha esposa. Achei os 2 penais perdidos extremamente estranhos.
O primeiro, para mim, o cara quis isolar a bola e deu “sorte” de bater na trave.
Apesar de torcer mt pro cara marcar, não vi desta forma..
Torci mt para curica perder o quarto pênalti , pq achava q a cobrança do último é decisivo para classificacao poderia pesar , como de fato pesou.
A forma como batido, mt força não parecéu ser para errar, mas sim para tirar a pressão da classificação inesperada.
Daqui para a frente, em 2 jogos, deverá prevalecer a classificação do melhor time, diminuindo a probabilidade de zebras.
a vocação ofensiva que RCeni prioriza foi o melhor que aconteceu este ano…nos gols que tomamos, existem falhas normais, do jogo e as gritantes…no primeiro gol, ontem, foi uma falha de posicionamento…já no segundo, além do posicionamento, as falhas se assemelharam a um filme de “pastelão”…não irei aqui entrar no mérito das deficiências individuais de alguns jogadores…mas não compreendo o porque o RCeni insiste em manter o João Schimidt, se o mesmo já está com a cabeça voltada no Atalanta…talvez seja porque o Jucilei ainda não apresenta condiões ideais??? será que o Wellington falharia mais do que os que compõem o meio de campo???
sempre tem que aparecer um *** para crticar o luiz araujo esses tocedores sao chato de mais, querem queimar o jogador a todo momento! Deixem o rapiz jogar esse cara joga de mais!
Sem ofensas, por favor.
Mas ele não ofendeu…. chamou de estrelinhas…… rsrsrs
É, mas no lugar das estrelinhas havia outra coisa…
Rsrsrsrs
Também acho errado os que criticam o Cristiano Aráujo, ops…Luiz Araújo. O muleque tem uma velocidade absurda, e a finalização e passe tendem a melhorar, se tornando mais regular. Com a experiência da temporada nesse time tendo volume de jogo, tende corrigir a tomada de decisões. Para esse último atributo é fundamental a experiência no futebol profissional. Ainda não tem 50 jogos no profissional, sendo que deve ter menos de 20 como titular.
Proximas 3 rodadas do paulista serão em 3 finais de semana, se não me engano. Não sei a tabela da copa do brasil, mas sulamericana só dia 6/4. Talvez o Rogério ganhe um tempo pra treinar mais o setor defensivo.
São 8 semanas sem descanso se não me engano.
Ouvi durante a transmissão do jogo, que era uma tática suicida, defesa exposta e outras tantas “análises”.
No segundo gol sofrido, a bola foi jogada a área e, estávamos com uma linha de 4 zagueiros e qdo Bruno, dividou de kbca , a bola foi na direção de um volante.
Cada um entende de uma forma, mas atribuir a forma ofensiva q o time joga, não me parece a mais inteligente.
Tem cada pérola dita por comentarista de futebol que a melhor coisa é ignorar. Pouquissimos fazem uma leitura baseada em tática, esquema, projeções..não conhecem sequer os jogadores do elenco, suas qualidades e deficiências. Ontem no jogo do corinthians o casagrande ficou 10 minutos batendo no técnico pq não colocou um cara que tava na reserva. Ai o reporter de campo disse que era pq ele vinha de contusão. Não sabem nada.
o spfc tem 2 lateral direito os tocedores passao jogo todo tentando encontrar uma falha desses jogadores para corneta eles, a torcido nao entende que isso so preujudica o trabalho os proprios tocedores torcem para ver a falencia do time:
Bom dia, tricolores.
Estou realmente gostando do time marcando tantos gols nas partidas, mas esses moles na defesas desanimam demais. Sei que ainda é início de temporada, que ainda temos muito a evoluir, mas estamos muito expostos nas laterais, e, consequentemente, na defesa. Quando não é pelo meio, com o João (que faz uma marcação “frouxa”), são pelas laterias. Perdi a conta de quantas bolas nas costas o Bruno tomou ontem. Minha aposta seria jogarmos num esquema com 3 zagueiros e rezar para Jucilei ou Araruna tomarem conta da posição que hoje é do João.
Ainda não sei quais seriam os melhores jogadores pra jogar nesse esquema, mas apostaria em:
Sidão;
Maicon, Rodrigo Caio, Lyanco (Lugano);
Jucilei(Araruna);
Buffarini (Thiago Mendes), Cícero, Cueva, Júnior Tavares;
Pratto, Nem.
Discordo sobre zagueiros e laterais subindo muito, pois esse é o conceito do time: atacar com todos e também defender com todos.
O problema está nessa segunda parte, pois o nosso meio campo não é combativo o bastante, deixando de apertar os meio campistas adversários, dando espaço para trocarem bola como bem entendem e – até mesmo – carregar a bola desde a intermediária até os arredores da nossa grande área.
Cícero já tem certa idade e não joga com o mesmo vigor de antes, só “cerca” os adversários e raramente dá combate de maneira mais incisiva.
João Schmidt consegue ser ainda menos físico que o Cícero. Ele é jovem e não há desculpas para ser tão moroso na defesa. No jogo contra o PSTC (um time infinitamente inferior), perdi a conta das vezes em que um atleta do time paranaense simplesmente passou com a bola literalmente ao lado do JS sem que o “volante” tricolor sequer fizesse alguma tentativa de desarme.
Thiago Mendes ainda está se adaptando à movimentação que exige dele chegar nas duas áreas (ofensiva e defensiva) com a mesma intensidade. O timing de chegada à frente tem melhorado, mas na defesa ele tem chegado constantemente atrasado, abrindo espaços tanto à frente da área quanto – principalmente – no suporte ao lateral direito, seja ele Bruno ou Buffarini.
Acredito que a entrada de Jucilei (devidamente em forma, óbvio) no lugar do Schmidt pode melhorar o jogo mais “físico” na frente da área. Caberá a Thiago Mendes e Cícero serem mais combativos e participativos na defesa, facilitando um pouco a vida dos nossos zagueiros e laterais.
Araruna pode ser uma alternativa para Thiago Mendes. Voluntarioso, marcador e dono de bom passe, o jovem vai aos poucos conquistar seu espaço, aumentando a competição no setor.
Achei que Bruno e Breno foram mal mas o Breno foi muito pior .
Não sei o que acontece com o Breno , quando jogou com o Osório também estava sem ritmo de jogo e sem jogar há muito tempo e não foi mal .
Acho que se recupera mas vai ter que treinar muito .
Se continuar colocando ele desse jeito vai acabar se queimando , tem que usar os outros .
No primeiro gol ele estava na segunda linha de defesa e no segundo mostrou que está sem tempo de bola , os gols foram muito mais culpa dele que do Bruno .
Bruno não conseguiu foi fazer a cobertura do Breno , as 2 bolas eram do Breno e não dele .
Rapaz…. e aquele chute do Araújo se entra, a bola levantou ele deu mais uma ajeitada e pimba… seria um golaço
Na minha cabeça aquela bola entrou, há, há, há!
Teve o do Cueva também que raspou na junção das duas traves.
Ontem só melhorou o jogo pra nós, acabaram-se os sustos, com a entrada do Araruna. Vai ser preciso algum meiocampista se contundir, pro Rogério fixar o Araruna no time titular. Mas ele tem entrado bem.
é bom vcs.perceberem como a mídia exige do nosso time uma perfeição que não cobram dos rivais…está na cara que eles reconhecem que hoje temos um grupo de jogadores que pode quebrar qualquer tipo de marcação…isso é que deve nos alegrar e confiar no bom trabalho que um técnico “inexperiente”, mas estudioso e com muita competência vem apresentando…como observou o brother acima, são 7 jogos sem derrotas…
Bom dia galera tudo blza?
Rapaz, estou gostando desse time, o volume de jogo que nós apresentamos é coisa de outro mundo. Se fosse o time do ano passado, pra furarmos esse ferrolho estaríamos lascados, mal chutavamos a gol imagine fazer 4 gols? A dinamica que o time tem é muito boa , eu prefiro ver o time assim procurando o gol, criando chances do que o time ano passado que nao criava nada e tomava sufoco do adversário.
Com a entrada do jucilei no lugar do Joao, o time ficara com mais pegada e intensidade, Jucilei e Mendes será vigor fisico, pulmão de aço e correria no meio campo, consequentemente bem mais combativo.
2016 => 17 gols em 15 jogos
Dai vc pega os dados desse ano e vê a diferença, Ceni só precisa melhorar a volta do time, deixamos muitos espaços, essa de dois laterais subirem não é legal, precisa arrumar isso e a recomposição… tirando isso, estamos no caminho certo, vai ser dificil parar esse time.
O Rogério Ceni não subestima nenhum time. O M1to estudou os últimos jogos desse PSTC. Na minha opinião, não é um time ruim como a mídia, que tenta desvalorizar a vitória do SPFC, diz. Vejam que eles empataram com o patético páranaense por 2 x 2 e os caras estão na Libertadores. Perderam do londrina por 3 x 0 , mas o Rogério diz que dominaram a partida o tempo todo e levaram os gols em contra-ataques. Então, há muito mérito sim na vitória do Mais Querido. Enquanto isso, o pequeno time de Vila carmosina, o Small como é conhecido pela CNN , precisou que o juiz não desse um penalti claríssimo a favor do Brusque para se classificarem na bacia das almas nos penaltis. Foi vergonhoso , ainda mais a posição de comentaristas como o Edmundo que disseram que o juiz acertou pois deu alei da vantagem. Não existe lei de vantagem no penalti, ou ele não conhece as leis do esporte que praticou ou é mesmo mal-intencionado
Ontem escrevi :
Eu nunca vou parar de rir …, um certo “todo poderoso” precisando do todo poderoso juiz e dos todos poderosos pênaltis, para tentar chegar à vaga.
Pra mim nos tomamos o primeiro gol porque não temos volante , e a marcação no meio é fraca , O joão podia ter ganho a bola ou no minimo matado a jogada , mais deixou o cara que já tinha saído de dois jogadores nossos passar e o Breno teve que sair pra tentar matar a jogada só que não deu tempo de chagar no jogador .
Eu acho que nosso time na maior parte do jogo vem jogando bem ofensivamente , é um time que tem jogadas muito forte pelo meio , e quando é marcado pelo meio consegue variar e jogar pelos lados , é um time que mesmo com os problemas já é um time competitivo , outros times como os gambas jogam para não tomar gol e apenas apostam no contra ataque , o palmeiras ainda é um time que depende de individualidade , nosso time joga trabalha a bola cria jogadas de todo jeito .
Só que tem parte do jogo que o time perde o sentido , quero dizer que ficam sem saber oque estão fazendo , pequenos momentos de desorganizações que são fatais e determinantes para tomar os gols , o fato de jogar aberto contribui , mais a desorganização no sistema defensivo que faz tomar os gols , ou seja mal posicionamento da defesa , o meio não mata a e nem impede a criação das jogadas , um jogador do adversário sozinho fez a jogada do primeiro gol ontem , eu exigiria uma melhora do João na proteção a zaga e nas coberturas , ou tentaria outra opção , não estou dizendo que a culpa é só do João , é mais uma coisa que foge a suas característica como jogador , a parte da marcação , um volante bom na marcação vai dar tranquilidade a zaga e pro time , não é assim com o Casemiro no real , ainda mais que a nossa defesa joga quase quase que no mano a mano e o volante tem que realmente proteger a zaga ,
Mudaram as regras do futebol ?
Não !
Ainda ganha quem faz mais gols ?
Sim !
Então o SPFC ganhou ?
Sim … , 4 x 2.
E os gols tomados ?
Fazem parte do placar, da dinâmica do jogo …., etc.
Parece que tudo no futebol são os gols tomados …, pelo SPFC.
E nas minhas contas …, apenas 01 (uma) derrota em 2.017 …, o ano já está acabando ou apenas no início ?
Ótima coluna, Cleiton …., de perder o fôlego.
Parabéns.
Grande Paulo!!!!
Vlw Um abraço
Eu acho que o grau de concentração dos jogadores em campo ainda depende do adversário. Se for um curica vao se dedicar o máximo até a exaustao. Se for contra um time de menor expressao, talvez optem pelo “cercar o frango”. E justamente, os times de menor expressao jogam a vida contra o SPFC. Afinal, nao tem nada a perder. Da boca pra fora, ninguém vai menosprezar o adversário, mas o “deixa que eu deixo”, vai estar presente. Dá pra superar isso.
J. Schimidt não espero mais que “cercar frango”, ou melhor, “circondare il pollo”.
Não é Araruna, é Aranedved, pode escrever esse rapaz vai botar algum marmanjo no banco, pra Thiago Mendes vai rodar nessa, pois o João shimidt já vai rodar logo pró jucileei.
Torcida é cheia de pessoas imediatistas, dá raiva, um time campeão não nasce pronto, aquele time multicampeao de 2005-2008, em 2004 tinha Alexandre pitbull e Gustavo Nery no meio de campo, aos poucos vamos colher títulos, isso eu aposto com quem quiser.
Porém, hj a prioridade é apoiar o ceni até o fim, e não ficar de mimimi junto com a imprensa.
Se não estou enganado na época do Gustavo Nery o time só ganhou um Rio-São Paulo. Apesar de ter um timaço em alguns momentos. Sempre fiquei com a impressão que ele não gostava do Ricardinho e não passava a bola pra ele de jeito nenhum. Era uma espécie de Michel Bastos da época.
Parabéns pra quem elaborou a enquete . O SPFC alguns momentos lembra o Sevilla , que ataca demais e deixa vários espaços atrás . Acredito que o “N’Zonzi do Ceni” será o Jucilei
Rogério Ceni se espelha muito em San Paoli. E o cara vai treinar o Barcelona. Sai de baixo. Com messi, Suarez e neymar, treinados pelo san Paoli o Barça vai voar.
Vlw Thiago!!!
Olhem a jogada do segundo gol, bola tocada de pé em pé e o ciço na cara do gol….. olhem friamente quando o time esta atacando, sempre tem um ou dois desmarcados para receber a bola… e o Junior tomou conta da L.E de uma forma surpreendente, o moleque joga muita bola, espero que continue evoluindo.
JP , o Tiago mendes dá uma dinâmica incrível ao meio-campo, ele não sai do time, é homem de absoluta confiança de Rogério Ceni, assim como Cícero. O Araruna , hoje, pode jogar no lugar do Smith, mas será reserva com a entrada de Jucilei.
CEni tem que corrigir p posicionamento do Thiago,esta avançando demais (não sei se é ordem do Ceni) ,uma coisa é ser elemento “surpresa” já que é volante( apesar de não ser mais surpresa) ,mas tem que segurar mais um pouco e ele tem a característica de carregar a bola até a área adversária daí ele perde a bola. E aabre um bburaco no meio no contra ataque já que depender de Cícero e Shimith pra defender e dose já que ambos não tem vitalidade física de marcação e recomposição.Eis um dilema pro Ceni como equilibrar o time com toque de bola com vigor físico.Pra mim tinha que “engessar” o Tiago (que é o que mais marca) e faser ele ir só na boa como realmente um elevento surpresa ,mas toda hora não dá……..
Cara, mas ao fazer isso você tem um homem a menos no ataque. Você estaria mudando a proposta do time do Ceni de ser ofensivo. A questão é a falta de combatividade do J. Schimidt e Cícero sendo os dois primeiros homens de meio campo. Acho que a ideia é apostar na versatilidade do T. Mendes mesmo e na agressividade dele para fazer a marcação alta. Veja que o primeiro gol sofrido eram 6 do SPFC e 2 do PSTC. Ele poderia estar ali e ser o 7º, mas o time (com 4, 5 ou 6) não pode deixar o adversário carregar da forma como carregou e achar o único jogador livre de marcação.
É que o Ceni gosta de jogar com a posse da bola , é pra isso tem João , Tiago , Cicero e Cueva no meio , eu tentaria jogar com 3 atacantes mais o Cueva , só que mexeria muito no que tem sido treinado , e seria uma pena porque o time vem jogando bem ofensivamente , só falta acertar mesmo na defesa , recuaria o Tiago pra jogar do lado do Cicero , jogaria com o time com as linhas mais definidas e com os jogadores mais definidos em cada setor , 4 na defesa , 2 volantes , o Cueva e mais 3 atacantes .
Temos bons segundos volantes, mas primeiro volante só o Jucilei.
E qual a sua ideia? Tem alguma ou só é para criticar quem tem?
É por aí mesmo, sempre falo q temos mts especialistas .
Se a bola do Luiz Araujo tivesse entrado hoje ele seria endeusado , como não entrou é um fominha que precisa aprender a jogar pro time .
A única coisa que vai satisfazer a torcida do SPFC é o time ganhar TODOS os jogos de 5 x 0. Oooo gente impaciente e mal humorada viu… haja paciência….
o problema do SPFC e o meio campo
Schimidt – Cicero – Thiago Mendes sao muito frouxo na marcacao.
…….Schimidt……..
..Mendes…Cicero..
a bola nunca chega mastigada para os zagueiros porque os nossos volantes estao sempre correndo atras e nao atencipando as jogadas.
ja que e para jogar com jogadores que apenas cercam .. porque nao tentar o meio campo com
………..Jucilei…………….
..Fernandes…Shaylon..
para ter o meio mais equilibrado .. talvez essa seja a melhor opcao
…………Araruna………
…Jucilei….XXXXX….
para o Brasileiro precisamos de mais 2 otimos volantes
Eu prefiro ver um time corajoso como esse do SPFC que os times dos últimos anos, medroso que não colocava medo em ninguém, SPFC esta parecendo o Sevilia e a Seleção do Chile de Sampaoli, RC está certo coragem para jogar para o ataque se fizer esse tanto de gol e não sofrer nenhum seria um time perfeito que não existe no mundo, ou ataca ou defende prefiro a primeira opção.
Conversando com meus botões, imaginei algo que poderia ajustar um pouco a recomposição e postura defensiva do São Paulo, sem mudar necessariamente os jogadores. Porque? Acho que o Bruno é um jogador muito útil no geral porém é uma mula defensivamente. Portanto a solução passa pela mudança do posicionamento desse jogador em campo.
O São Paulo poderia recompor a última linha de 4 com o João/Jucilei como zagueiro e o Maicon/Breno como lateral. Dessa forma, o Bruno poderia avançar uma linha. Eu vejo diversos zagueiros na Europa fazendo a recomposição como lateral e dá certo. Nós vamos perder força no alto e ganhar proteção nos lados de campo, de onde normalmente saem as jogadas de gol sofrido.
O que acham amigos?
O RC ainda não conseguiu encontrar o equilíbrio do time. Mas vejo q isso é questão de tempo. A proposta de jogo me parece muito boa. Acredito q nos próximos jogos veremos uma evolução interessante, e teremos menos sustos. No resumo, na minha opinião, RC vem fazendo um ótimo trabalho até aqui.
Acho que a gente sente a lateral mais exposta porque não tem mais os pontas dobrando a marcação no setor, mano a mano é sempre mais arriscado.
Esse esquema depende da posse de bola alta para sofrer menos na marcação.
Pelo menos o Rogério mudou um pouco esse padrão 451 que todos estão jogando hoje em dia.
gostei muito das enquetes. mas há de salientar que os gols sofridos contra mirassol e pstc foram falhas individuais do Lugano e do Breno, pois INFELIZMENTE tratam-se de ex-jogadores em atividade.
Acho que ainda vai demorar pra ajustar a defesa porque acho que esse desajuste é decorrência do estilo ofensivo do time e do posicionamento da defesa lá no meio de campo , o que favorece muito os contra ataques do adversário .
Se recuar os defensores , recuar os volantes , permitir somente a subida de um lateral de cada vez , não permitir que os volantes cheguem na área adversária com certeza esses erros acabarão e o time vai sofrer muito menos gols .
Só que o ataque também vai fazer muito menos .
Eu prefiro insistir nesse modelo ofensivo de jogo , deixar que o Rogério ache naturalmente quem são os melhores defensores , meio campistas e atacantes , deixar que a Comissão Técnica encontre um ajuste na preparação física dos jogadores , a abdicar desse modelo .
Não acho que seja fácil ajustar essa defesa , isso talvez vai demorar , mas acho que até o começo do Brasileirão vai estar bem melhor .
O problema é que até ajustar iremos sofrer muitos gols e perder jogos , talvez sermos eliminados no Paulista , Copa do Brasil e Sulamericana .
É o preço que temos que pagar , é isso ou voltar ao sistema do Bauza .
Prefiro insistir nesse modelo , contra tudo e contra todos .
No 1º gol, o Bruno falhou também, mas os volantes, principalmente o João, que é o cabeça de área, não podem deixar o atacante adversário costurar tão facilmente como fez o cara deles.
Bruno na cobertura do Breno , o atacante entrou pelo meio da nossa defesa , não teve o primeiro combate nem de um primeiro volante nem do Breno que estava muito mal posicionado , pra mim culpa maior do Breno , tanto nesse como no segundo gol , se fosse o Buffarini iria acontecer a mesma coisa .
Bruno falhou na cobertura do Breno
A defesa do São Paulo não serve muito como modelo mas esse Carlos Eduardo do PSTC parece ser bom jogador , tipo de jogador que se for bom mesmo vai custar muuuuuito caro lá na frente .
depois de analisar o que aqui foi escrito e ouvindo jornalistas,especialmente os que, na minha opinião, são ponderados e imparciais, chego a conclusão que Wesley deverá ser deslocado para a direita e que Jucilei e Araruna darão uma consistência maior ao meio de campo…vamos aguardar
A verdade é a seguinte : Todo mundo quer assistir aos jogos do São Paulo!!!!!!!!!.
Conclusão : Precisamos de ajustes defensivos mas certamente estamos no caminho certo, é isto que importa no momento.
O maior problema da defesa é o Bruno,lerdo marca mal e apoia mal, com ele é um a menos.
Obrigado! Se o M1to precisar de ajuda, estamos aí.