maicon

Eu sou um grande entusiasta do futebol do Maicon. Acho bom zagueiro, não o melhor em atividade no país, mas com certeza, entre os 5 melhores.

Rodrigo Caio é jogador de seleção, sua qualidade é inconteste.

Mas uma coisa vem me incomodando nesse São Paulo 2017, que todos pintam de desequilibrado:

Por que na gigantesca maioria das faltas perto da grande área e escanteios temos a obrigação de ter um zagueiro (ou as vezes os dois) na área tentando o lance do gol?

Jogamos com 2 zagueiros em todos os jogos do campeonato paulista. Buffarini e Junior Tavares não se destacam pelo seu poderio de marcação. Bruno idem. São melhores no ataque que na defesa.

Cinco jogos, dois zagueiros, sendo que eles participam ativamente de praticamente todos os lances de bola parada no ataque, seja em escanteios ou faltas.

É óbvio que a análise fica vazia se não temos resultados de condicionamento físico de cada jogador e nem uma estatística de quantas bolas paradas a equipe teve e quantas vezes os zagueiros subiram ao ataque para tentar o gol, mas veja uma curiosidade:

No jogo contra o São Bento, (aqui vai uma ressalva, porque foi a informação que pude apurar, se alguém conseguir o dado concreto, altero na coluna),  pelo que contei, o tricolor teve pelo menos 9 escanteios. Em todos tínhamos zagueiros na área do adversário.

Não sei se a equipe tem um condicionamento físico tão bom para aguentar, ainda mais agora no início da temporada, pois em um lance de escanteio, o zagueiro tem que vir correndo para a área para não retardar muito a cobrança. Pelo menos 90 metros. Depois, caso perca a bola, ele tem que dar um pique muito maior, talvez os mesmos 90 metros.

Numa conta seca, sem embasamento teórico ou prático, a famosa “conta de padeiro”: 180m vezes 9 escanteios, vezes 2 (ida e volta) = 3240 metros. 

Se a média, segundo o site do Terra, é de 11000 metros por jogo, esse tipo de lance fez o zagueiro correr quase 30 % da média de uma partida. Talvez ele corra bem mais do que os 11000 metros da média quando se dedica ao ataque.

A conta de padeiro estava bem errada, desculpe aos padeiros….kkkkkkk

A conta correta é 180 vezes 9 = 1620m. A intenção aqui não foi quantos gols sairam de contra-ataque e sim se as constantes subidas ao ataque não tiram o foco do zagueiro e arrebentam o condicionamento físico…

E é eficaz?

Em 2017 Maicon não marcou gols. Em 2016, foram 4. Um de falta, dois de cabeça e um de lance normal, numa subida ao ataque onde não era lance de bola parada contra o Oeste.

Em 2017 Rodrigo Caio já marcou um gol com assistência de Maicon, contra o Mirassol. Veja o que eu estou querendo mostrar, nossa zaga inteira no ataque, que contava com apenas 2 jogadores e ambos… no ataque. Em 2016, nosso zagueiro marcou também 4 gols.

O São Paulo não dispõe de volante brigador no elenco. Thiago Mendes, Cícero e João Schimidt não são volantes pegadores, mesmo tendo um jogador fazendo a função de primeiro volante, com uma zaga inteira no ataque, com laterais que não tem vocação defensiva, não há como não ficar desguarnecida a defesa.

Mas os gols saíram de contra ataque? Tá certa essa análise aí?

Nossos zagueiros não são máquinas e nem correm como se tivessem dois pulmões (rs….), mas suas constantes subidas deixam nosso goleiro exposto. Independentemente de quem seja o goleiro, num eventual contra-ataque, não temos nossa zaga inteira, composta para enfrentar o ataque do adversário. Por isso, acho as críticas ao Sidão um pouco exageradas.

Tomamos gols em falha de marcação, Maicon e Rodrigo Caio parecem bem mais displicentes do que no ano passado nos passes e saídas de bola. Um pouco mais o Maicon, que até reconheceu a falha no jogo contra o Mirassol. Coincidência? Desaprenderam a jogar? Passam por má fase? Estão subindo demasiadamente ao ataque e sem fôlego para recompor as jogadas?

O que eu quero propor em nosso debate semanal é a real necessidade da frequência de ataque de nossa zaga em bolas paradas. Afinal, é a melhor jogada mandar os zagueiros subirem em praticamente todo escanteio para tentar o gol?

Maicon tem 1,91m de altura e 82 quilos. É alto, se destacou por ser um bom zagueiro.

Rodrigo Caio tem 1,82m de altura e 70 quilos, é mais leve e ágil, teoricamente um jogador para conduzir com velocidade o contra-ataque, sendo Maicon mais forte e destruidor de jogadas adversárias.

Nossa zaga é boa, o time dá gosto de ver jogar, voltamos a ver a imprensa invejando a equipe com matérias tendenciosas tentando desestabilizar o trabalho do nosso treinador, mas é necessário alguns ajustes, sendo a defesa, ao meu ver, a principal delas no momento.

A tática de zagueiro na área adversária é praticamente uma jogada registrada do tricolor. Destaca-se a fama de zagueiros artilheiros que criamos ao longo dos anos. Mas talvez seja a hora de se acalmar. Acalmar o ímpeto. Temos um atacante. Finalmente temos um atacante para nos encher de esperança de gols. Talvez Ceni, se puder segurar um pouquinho nossas subidas, quem sabe se não está aí nossa solução.

Pelo menos enquanto não tivermos jogadores que não desguarneçam a defesa, cobrindo as subidas, como primeiro volante mais pegador e laterais com maior poder de marcação. Ou enquanto Rogério não treiná-los para aprimorar este fundamento.

Nem sempre a solução está na troca de peças, aprimorá-las, como fazia Telê, acredito ser o caminho para a crise que assola os clubes que não tem um mecenas financiando.

Afinal, somos milhões de técnicos, torcendo, e muito, para que o trabalho do Mito, agora de roupa social à beira do gramado, seja coberto de glórias e conquistas. Cada um de nós tem a solução para qualquer tipo de problema da equipe, eu propus uma delas, mas será que eu estou certo?

Cada um de nós só quer uma única coisa, voltar  a ver nosso tricolor vencedor!

Isto posto, proponho a nossa enquete:

 

Enquete da semana passada (retrasada, melhor dizendo)

Dia 08/02 fiz uma coluna toda baseada em especulação de valores da contratação do Pratto, relativizando com a venda de David Neres. Tendo em vista as milhares de informações desencontradas, colaborei para valores tão errados quanto os noticiados por outros veículos.

Claro que o objetivo é sempre trazer a informação correta, este blog preza por sempre tentar buscar fontes confiáveis, mas como acertar se naquele dia até o PVC estava falando dos valores errados da contratação do nosso camisa 9?

Quero pedir desculpas pelas informações erradas que repliquei de outros portais na referida coluna e também por ter faltado na semana passada… Problemas técnicos da empresa que contratei internet, telefone e TV me impossibilitaram acesso ao blog… depois dizem que o mundo é deles…

Mas voltando ao assunto coluna de 08/02, vamos ver como ficaram os resultados:

enquete