11 gols em 5 jogos. Isso é realmente um problema?

maicon

Eu sou um grande entusiasta do futebol do Maicon. Acho bom zagueiro, não o melhor em atividade no país, mas com certeza, entre os 5 melhores.

Rodrigo Caio é jogador de seleção, sua qualidade é inconteste.

Mas uma coisa vem me incomodando nesse São Paulo 2017, que todos pintam de desequilibrado:

Por que na gigantesca maioria das faltas perto da grande área e escanteios temos a obrigação de ter um zagueiro (ou as vezes os dois) na área tentando o lance do gol?

Jogamos com 2 zagueiros em todos os jogos do campeonato paulista. Buffarini e Junior Tavares não se destacam pelo seu poderio de marcação. Bruno idem. São melhores no ataque que na defesa.

Cinco jogos, dois zagueiros, sendo que eles participam ativamente de praticamente todos os lances de bola parada no ataque, seja em escanteios ou faltas.

É óbvio que a análise fica vazia se não temos resultados de condicionamento físico de cada jogador e nem uma estatística de quantas bolas paradas a equipe teve e quantas vezes os zagueiros subiram ao ataque para tentar o gol, mas veja uma curiosidade:

No jogo contra o São Bento, (aqui vai uma ressalva, porque foi a informação que pude apurar, se alguém conseguir o dado concreto, altero na coluna),  pelo que contei, o tricolor teve pelo menos 9 escanteios. Em todos tínhamos zagueiros na área do adversário.

Não sei se a equipe tem um condicionamento físico tão bom para aguentar, ainda mais agora no início da temporada, pois em um lance de escanteio, o zagueiro tem que vir correndo para a área para não retardar muito a cobrança. Pelo menos 90 metros. Depois, caso perca a bola, ele tem que dar um pique muito maior, talvez os mesmos 90 metros.

Numa conta seca, sem embasamento teórico ou prático, a famosa “conta de padeiro”: 180m vezes 9 escanteios, vezes 2 (ida e volta) = 3240 metros. 

Se a média, segundo o site do Terra, é de 11000 metros por jogo, esse tipo de lance fez o zagueiro correr quase 30 % da média de uma partida. Talvez ele corra bem mais do que os 11000 metros da média quando se dedica ao ataque.

A conta de padeiro estava bem errada, desculpe aos padeiros….kkkkkkk

A conta correta é 180 vezes 9 = 1620m. A intenção aqui não foi quantos gols sairam de contra-ataque e sim se as constantes subidas ao ataque não tiram o foco do zagueiro e arrebentam o condicionamento físico…

E é eficaz?

Em 2017 Maicon não marcou gols. Em 2016, foram 4. Um de falta, dois de cabeça e um de lance normal, numa subida ao ataque onde não era lance de bola parada contra o Oeste.

Em 2017 Rodrigo Caio já marcou um gol com assistência de Maicon, contra o Mirassol. Veja o que eu estou querendo mostrar, nossa zaga inteira no ataque, que contava com apenas 2 jogadores e ambos… no ataque. Em 2016, nosso zagueiro marcou também 4 gols.

O São Paulo não dispõe de volante brigador no elenco. Thiago Mendes, Cícero e João Schimidt não são volantes pegadores, mesmo tendo um jogador fazendo a função de primeiro volante, com uma zaga inteira no ataque, com laterais que não tem vocação defensiva, não há como não ficar desguarnecida a defesa.

Mas os gols saíram de contra ataque? Tá certa essa análise aí?

Nossos zagueiros não são máquinas e nem correm como se tivessem dois pulmões (rs….), mas suas constantes subidas deixam nosso goleiro exposto. Independentemente de quem seja o goleiro, num eventual contra-ataque, não temos nossa zaga inteira, composta para enfrentar o ataque do adversário. Por isso, acho as críticas ao Sidão um pouco exageradas.

Tomamos gols em falha de marcação, Maicon e Rodrigo Caio parecem bem mais displicentes do que no ano passado nos passes e saídas de bola. Um pouco mais o Maicon, que até reconheceu a falha no jogo contra o Mirassol. Coincidência? Desaprenderam a jogar? Passam por má fase? Estão subindo demasiadamente ao ataque e sem fôlego para recompor as jogadas?

O que eu quero propor em nosso debate semanal é a real necessidade da frequência de ataque de nossa zaga em bolas paradas. Afinal, é a melhor jogada mandar os zagueiros subirem em praticamente todo escanteio para tentar o gol?

Maicon tem 1,91m de altura e 82 quilos. É alto, se destacou por ser um bom zagueiro.

Rodrigo Caio tem 1,82m de altura e 70 quilos, é mais leve e ágil, teoricamente um jogador para conduzir com velocidade o contra-ataque, sendo Maicon mais forte e destruidor de jogadas adversárias.

Nossa zaga é boa, o time dá gosto de ver jogar, voltamos a ver a imprensa invejando a equipe com matérias tendenciosas tentando desestabilizar o trabalho do nosso treinador, mas é necessário alguns ajustes, sendo a defesa, ao meu ver, a principal delas no momento.

A tática de zagueiro na área adversária é praticamente uma jogada registrada do tricolor. Destaca-se a fama de zagueiros artilheiros que criamos ao longo dos anos. Mas talvez seja a hora de se acalmar. Acalmar o ímpeto. Temos um atacante. Finalmente temos um atacante para nos encher de esperança de gols. Talvez Ceni, se puder segurar um pouquinho nossas subidas, quem sabe se não está aí nossa solução.

Pelo menos enquanto não tivermos jogadores que não desguarneçam a defesa, cobrindo as subidas, como primeiro volante mais pegador e laterais com maior poder de marcação. Ou enquanto Rogério não treiná-los para aprimorar este fundamento.

Nem sempre a solução está na troca de peças, aprimorá-las, como fazia Telê, acredito ser o caminho para a crise que assola os clubes que não tem um mecenas financiando.

Afinal, somos milhões de técnicos, torcendo, e muito, para que o trabalho do Mito, agora de roupa social à beira do gramado, seja coberto de glórias e conquistas. Cada um de nós tem a solução para qualquer tipo de problema da equipe, eu propus uma delas, mas será que eu estou certo?

Cada um de nós só quer uma única coisa, voltar  a ver nosso tricolor vencedor!

Isto posto, proponho a nossa enquete:

 

Enquete da semana passada (retrasada, melhor dizendo)

Dia 08/02 fiz uma coluna toda baseada em especulação de valores da contratação do Pratto, relativizando com a venda de David Neres. Tendo em vista as milhares de informações desencontradas, colaborei para valores tão errados quanto os noticiados por outros veículos.

Claro que o objetivo é sempre trazer a informação correta, este blog preza por sempre tentar buscar fontes confiáveis, mas como acertar se naquele dia até o PVC estava falando dos valores errados da contratação do nosso camisa 9?

Quero pedir desculpas pelas informações erradas que repliquei de outros portais na referida coluna e também por ter faltado na semana passada… Problemas técnicos da empresa que contratei internet, telefone e TV me impossibilitaram acesso ao blog… depois dizem que o mundo é deles…

Mas voltando ao assunto coluna de 08/02, vamos ver como ficaram os resultados:

enquete

 

Anúncios

120 comentários

  1. Bom dia!
    O sistema defensivo vai melhorar com a chegada do Jucilei, mas nossos zagueiros precisam ficar mais em suas posições, se não o Sidão ficará muito exposto como já está acontecendo!

    Curtido por 1 pessoa

    • O Sidão está falhando claramente, não me parece o mesmo jogador do Botafogo, mas ainda é cedo para conclusões. Quanto aos zagueiros, estão tendo falhas individuais. Maicon falhou de maneira bizarra contra o Mirassol e, contra o São Bento, parecia um perna dura, um perna de pau mesmo. Claro que ele é um bom zagueiro, mas me parece fora de forma física e técnica, deveria ser afastado por uns dois ou três jogos para treinar fundamentos e melhorar a parte física. Enquanto isso, Breno, Lugano, Lucão ou Douglas deveriam ter suas oportunidades para examinarmos como estamos de zagueiros realmente. Se Breno voltasse à sua antiga forma ele seria superior a Maicon, mas não acredito que isso seja possível. Já Rodrigo caio fez sua pior partida no São Paulo contra o São Bento, esteve muito mal no primeiro gol do São Bento ao olhar apenas para a bola e deixar o Pity cabecear livremente. Claramente me parece que está mal fisicamente: ou está desgastado pela sequência de jogos e a forte intertemporada ou a preparação física do SPFC está deixando a desejar. Mas o problema mais grave, na minha opinião, está na lateral-direita, onde Bruno é um desastre na parte defensiva e Buffarini também está mal. Eu não me surpreenderia se Wesley ganhar a posição dos dois. Agora, não concordo que o Junior não marque bem, ele tem marcado forte e atacado muito bem , eu diria que o titular da LE já temos, só precisamos de um reserva. Também acho que com a entrada de Jucilei vai diminuir o número de bolas que chegarão à nossa área, mas a pergunta que não quer calar é quem sairá para a entrada do primeiro-volante. Os candidatos são: Cicero e Tiago mendes. No momento eu não tiraria o Cicero, é jogador cerebral , não tem a velocidade do Mendes nem a marcação dele , mas passa muito melhor. Fica aí um pepino para o M1to Ceni descascar. Eu iria de Sidão, Buffarini, Rodrigo caio, Maicon ( Breno), Junior , Jucilei, Cicero, Cueva, Wellington Nem, Pratto, Luis Araujo . Acho que Luis Araujo não pode mais sair do time, pois além de sua velocidade pelos flancos , ele ajuda demais a marcação. Aliás, o Luis esta desarmando mais do que o Bruno e o Buffarini. Jogador que, a continuar em evolução, será muito cobiçado por grandes times da Europa. Ou seja, existem muitos modos de melhorar a marcação, só não aceito que se mude esse maravilhoso esquema ofensivo que o M1to montou. Dá gosto ver o SPFC jogar e até mesmo adversários estão reconhecendo isso.

      Curtir

  2. Dos 11 gols

    – 2 foram em falhas em escanteios(audax e sao bento)
    – 1 penalti infantil(buffa)(audax)
    – 2 foram em dribles ridiculos(maicon e buffa)(sao bento e santos)
    – 1 foi entregada do Maicon(mirassol)
    – 1 foi entregada douglas/buffa(audax)
    – 1 frango sidao(ponte)
    – 1 falha do bruno(mirassol)
    – 2 foram normais(audax e ponte)

    Curtido por 1 pessoa

    • E o único gol que tem relação ao que foi dito no post, foi o de penalti do Audax, que saiu depois de uma cobrança de escanteio.

      Sinceramente acho que os gols sofridos tem mais haver com inicio de temporada e uma certa displicência de jogadores, do que com relação ao sistema de jogo mais ofensivo.

      Curtido por 2 pessoas

      • Não são problemas de contra-ataque que quis evidenciar no texto, são as constantes subidas ao ataque que, alem de exigir muito mais do condicionamento físico, desvirtuam o foco defensivo.

        Um jogador que corre o jogo inteiro, sobe toda hora, vai ter físico e foco para jogar defensivamente, que é sua função de origem, o jogo todo? Essa discussão que quis levantar…

        Curtir

        • Esse Eduardo Batista é do nível do Ricardo Gomes, ou seja, é horroroso. Se os gnomos verdes irem para libertadores com ele é fracasso na certa. Por mim, tomara que continue. A lição que se aprende disso tudo é que não adianta comprar um monte de jogadores e não ter quem saiba treinar e escalar esses jogadores. A essa hora deve ter muita fumaça nos nossos vizinhos de CT.

          Curtir

    • Errou e assumiu, poucos fazem isso. Agora que trabalhe para melhorar, talvez seja um bom árbitro, todos erram, não vejo problema nenhuma em, constatado que é um caso isolado ele ter uma segunda chance

      Curtir

  3. No futebol atual, 11 defendem …, simples assim.
    Todos ganham, todos perdem ou 11 empatam …, assim sendo, a defesa começa no ataque e termina no goleiro.

    O Rogério e sua comissão técnica acharão o equilíbrio necessário ao time.

    Deixem o SPFC jogar, está bonito de ver e torcer.

    #euacreditoemtitulo

    Bom dia Cleiton e galera tricolor.

    Curtido por 2 pessoas

  4. Boa coluna, ótima análise.
    Permita que eu descorde em relação ao Buffarini. Vejo nos jogos que a parte defensiva ele faz muito bem, tomou um drible com todos os méritos do Vitor Bueno, porém quando não joga a direita vira uma avenida. No ataque não vai bem, porém na defesa é essencial.
    Acredito que o Rogério já tenha percebido a deficiência em defender e em breve o time passará a conduzir melhor o jogo, fazendo gols e parando de levar em contra ataques e erros individuais. Se jogar com inteligência terá grandes chances de títulos.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Bom dia, povo são-paulino….

    Repórter: “Ele (Aidar) tem de ter continuidade no clube de alguma forma ou permanecer afastado por tudo o que fez?”
    Pimenta: “Não existe pena permanente. Na nossa legislação, não temos nenhuma pena perpétua. Acho que algum dia podemos rever isso. Ele prestou grandes serviços ao São Paulo.”

    ————————–

    Éééééééééééé……

    Aidar, Jack (a.k.a. Douglas), Ópice Blum escudo do Aidar, Dedé santista, CEO flamenguista…

    Ainda bem que o Leco vai ganhar mais uma.

    Curtir

  6. Eu discordo quando você diz que Buffarini e Jr.Tavares não se destacam na defesa. Jr.Tavares só sobe na boa. E Buffarini se não sabe defender então não serve para nada porque atacando ele é pior que o Bruno.

    Eu acho normal tomar gols de contra-ataque nesse sistema, ainda mais que o condicionamento físico ainda não é o ideal (os times pequenos vem treinando desde novembro). O sistema de pressionar após perder a bola é que precisa ser mais rápido. Tivemos falhas individuais que acredito ser por falta de ritmo ainda, pois não tem como a gente já queimar Maicon ou Rodrigo Caio por causa desses jogos de início de ano.

    Por fim, seria muito bom para ser verdade caso o Ceni nesses 6 primeiros jogos oficiais já consolidasse uma defesa segura e um ataque matador né? Acho tudo muito precipitado para se julgar por agora.

    Curtir

  7. Eu penso que o acerto do sistema defensivo do time depende muito de dois fatores. O primeiro é o desenvolvimento do condicionamento físico dos jogadores, ou seja, temos que dar tempo ao tempo. O segundo é a melhor assimilação pelos jogadores da pressão no homem da bola, quando perdemos a bola, e da recomposição defensiva, nesse caso dos homens de frente, para não deixar os zagueiros no mano a mano. Trocando em miúdos, o sistema defensivo vai se ajustar quando o time fizer esses dois tipos de movimentação coletiva com mais coordenação, ou seja, se de um lado há a pressão logo quando perde a bola, de outro já deve iniciar a recomposição defensiva e isso só acontecerá na medida em que o condicionamento físico permita, e na medida em que o Rogério possa treinar mais esses movimentos, bem como os de bola parada.

    E meus amigos, quando esse momento chegar, em que o time tenha amadurecido a filosofia de jogo, nós seremos uma pedra no sapato de todos os adversários.

    Curtir

  8. Também acredito que é por ainda ser início de campeonato. Estamos relativamente bem, com 10 pontos ganhos. Além do mais, parece que o foco é diferente quando o jogo não tem “muito valor”, ainda mais jogando contra adversários menores, do interior. O “sangue nos olhos” não ficam nos olhos, por assim dizer.
    Creio que na próxima fase já estaremos atentos em campo. Isso não quer dizer que não tomaremos gols de bobeira (hehe) , mas é assim mesmo. Com Jucilei entrando nesse meio campo (realmente acredito que ele irá fazer a diferença!), e com Wellington Nem no ataque, o time vai render mais. Tanto na defesa, quanto no ataque. Mas acho que só estaremos no “ápice”, no início do Brasileirão. Esse é tempo que eu acho que levará pra estarmos realmente prontos. Maaaaaas, só o tempo dirá.

    Curtir

  9. A maioria dos clubes avançam com seus 2 zagueiros na bola parada, seja escanteio ou falta.
    Isso pra explorar a altura e impulsão dos zagueiros, sendo assim nao vejo erro ou engano em subir os defensores pra buscar jogada aérea, ainda mais os nossos q sao bons nesse quesito.
    Oq vejo como falha é o rebote, a tal segunda bola, quem fica pra cobrir as subidas dos zagueiros, é preciso acertar isso, teoricamente os laterais e mais um volante q ficam ali pra dar cobertura, sendo assim é necessário melhorar isso ai, treinar com repetição para q todos entendam e façam corretamente a função.

    Curtir

  10. Cleiton,
    acho que o físico não é o problema.
    Zagueiro corre pouco… subir para escanteio não é o problema na minha opinião.
    Além disso, o SPFC tem jogado avançado, na maioria dos lances de ataque, em que sai escanteio, os zagueiros estão no meio de campo, então já tira ai metade da distância.

    Acho que os gols são problema tático ainda… que vai se acertar com o tempo.
    O primeiro gol do SB foi falha na marcação do escanteio, o segundo, o bote errado do bruno, matou… deixou o maicon no mano, sem cobertura, ou seja, o cara poderia cortar para qualquer lado, deixando o zagueiro refém da situação.

    Contra o mirassol, displicência e bruno encolhendo o pescoço … além disso, Neilton fingiu que marcou o lateral dos caras, no segundo gol.

    Santos, Sidão assumiu a culpa.

    Ponte: Sidão Assumiu a culpa e o outro, displicência do JShimit.

    Enfim… alguns erros individuais, mas vários deles com a contribuição talvez de uma tática de recomposição que ainda não está legal.

    Curtido por 2 pessoas

    • Não é por nada mas a continuar essa estatística, Bruno vai ser o Judas da malhação em pouco tempo. Melhor negocia-lo já antes que desvalorize ainda mais. Já chega o Lucão de encostado.

      Curtir

  11. Falando sério, tentei assistir o jogo ontem, dormi com 15 minutos, acordei na hora da expulsao e resolvi assistir os melhores momentos no intervalo pra ver o que tinha perdido, aí resolvi dormir de vez, desliguei a tv e fui pra cama.

    Que diferença assistir o SP e essas porcarias, somando todos os gols feitos e tomados dos jogos das frangas empata com o nosso 1º jogo.

    Curtido por 1 pessoa

  12. No escanteio, o que percebo é que ficam na sobra: Cueva, T. Mendes e Luis Araújo. Buffarini bem mais recuado. Tavares na cobrança, sem pre com um ao lado dele, para uma jogada ensaiada.

    Cícero, Maicon, RCaio, JSchimit, Pratto, todos dentro da área… todos altos… é um ponto fortíssimo do SPFC que pdoeria render melhor… 4 caras com poder de cabeceio acima da média.
    Penso que o Rogério não pode abrir mão disso.

    Curtir

  13. Acho que a questão dos jogos serem com intervalo de dois dias entre um jogo e outro + classico na vila com o atual campeão paulista e vice nacional + Vice estadual + jogo no maranhão com calor e umidade + jogo contra o unico 100 % no campeonato aliado ao modelo de jogo de amassar o adversário tem cobrado seu preço na parte fisica. Então acredito que rodando o elenco e ajustando nos poucos treinos as falhas devemos ficar mais competitivos ainda

    Curtido por 1 pessoa

  14. Rapaz, que o Maicon possa ouvir e pegar todas essas críticas e se motivar. Segunda, assistindo o Fox Sport Rádio, vi aquele Sormani dizer que a nossa zaga é fraca, que Maicon e Rodrigo Caio são jogadores medianos e não seriam titulares nas grandes equipes do Brasil. É brincadeira! Alguns jornalistas são tão medíocres, que quando confrontados com fatos, eles afinam. Outros membros do programa disseram que o São Paulo teve uma das melhores defesas dá edição passada do Brasileiro, a quinta melhor, e ele na hora fez questão de mudar a afirmação incoerente. Sem acham, não estudam, não se atualizam, nada, são um bando de trouxas clubista que não falam coisa com coisa.

    Curtir

  15. O que falta ao São Paulo é uma recomposição mais rápida, mais atenção e concentração nas tomadas de decisão, individuais e coletivas. Isso é treino, treino e mais treino. O Rogério já notou essa deficiência e agora tenta trabalhar para que corramos menos riscos durante a partida. Acredito no trabalho do Rogério e de seus auxiliares.

    Curtir

    • Além de recomposição mais rápida, sistema de cobertura no caso de dribles nos laterais , + combatividade no setor de meio campo que não temos, só cercam e bloquear os atacantes adversário tá Senhor Maicon rs

      Curtir

      • Houveram erros individuais e coletivos. O Maicon teve a hombridade de assumir, e nesse jogo já se mostrou “mais sério” nas tomadas de decisão. Concordo com a falta de combatividade, a marcação parece frouxa e os nosso defensores aguardam o adversário chegar próximo à área.

        Curtir

        • me chateia mais essa marcação frouxa do que a falha dele em tentar driblar e perder a bola, mas é isso mesmo nosso meio campo e ultima linha aguardam o adversário chegar na nossa aerea ai expôe mais

          Eu tenho uma teoria particular de que quando há erros individuais em mais de um jogador (Bruno, Buffa, Maicon, Sidão) o problema é coletivo. Eu penso que quando o time tá bem coordenado, a confiança individual aumenta , alguns gols foram tipo efeito dominó, Ximite só finge que marca, a bola chega ao ataque adversario no mano a mano que toma o drible e gol ou Neilton é driblado na esquerda como uma criança e cruza falha da zaga e gol

          Então eu acho que uma combatividade no meio maior, os nossos defensores não teriam visitas adversárias tão frequentes e com tanta vantagem no mano a mano. Que o Jussa possa ser o que foi casemiro pro Real. Proteção a zaga e saída boa , atualmente só temos uma saída boa.

          Curtir

  16. Temos bons zagueiros. Temos tomado muitos gols porque o sistema ainda não está totalmente encaixado. Os erros acontecem porque jogamos muito expostos. A tendência é que isso melhore…

    Com relação ao Maicon, ele é bom zagueiro… mas precisa botar na cabeça que é zagueiro pesado estilo Ronaldão, Fabão, André Dias etc.. e precisa jogar de acordo com essa característica…
    Diferentemente do R.Caio, que é leve e tem mais mobilidade..

    Eu queria que, nesses teste do M1to, ele colocasse os outros zagueiros pra jogar….
    Lucão, Breno, Lugano e Douglas…

    Curtir

  17. Acho normal isso. (Quase) todo time do mundo sobe os 2 zagueiros no escanteio, a não ser que já esteja vem uma vantagem é adote uma postura defensiva no momento final da partida.
    Aliás, normalmente, até os times que adotam o ferrolho com os 11 atrás da linfa da bola sobem os zagueiros na bola parada.
    Mas acho que o time ainda vai evoluir bastante no quesito equilíbrio, principalmente não afastar tanto as linhas quando estiver ganhando, contra o Santos o time foi mais conservador e não correu esses riscos. O paulista serve pra isso mesmo, testar os limites e aperfeiçoar o padrão de jogo.

    Curtir

  18. Não é legal manter essa média mas espera-se que melhore com os treinos e tempo de jogo. Não se trata de mudar mas de aprimorar nossa forma de jogar.

    Sobre o Maicon, é otimo zagueiro mas não gosto das declarações que dá, fazendo média com o torcedor. Me preocupa esse tipo de atitude, se concentre em jogar com seriedade e fale o menos possível e as coisas vão melhorar.

    Curtido por 1 pessoa

  19. Meu time para sábado:
    Sidão, Bruno, Lugano, Lucao, Caique (se tiver inscrito), Breno, Araruna, Lucas Fernandes, Neilton, Chaves e Gibagol.
    E merece elogios o Gibagol, além de mostrar que não é inútil e não está de sacanagem com o tricolor (queimando a lingua dos especialistas), demonstra ser um cara de grupo. Mesmo no banco foi o primeiro a pular a placa de publicidade e abraçar o Pratto no segundo gol contra o Bentão.
    Sucessor do “Bosco” e premissa de títulos na temporada ?

    Curtir

    • O meu seria um pouco diferente:
      Renan (hora de testar)
      Bruno – Lugano/Breno – Lucão – Caique/Buffarini
      —– Araruna —– Breno ——- Wesley
      Shaylon — Gibagol — Chaves

      A) Prioridade para Caique, se for inscrito.
      B) Se Breno não puder, deixa Wesley central e Lucas Fernandes no meio (embora ache que ele ainda está muito fora de ritmo).

      Curtir

  20. A unica coisa que falta eh um volante mais cascudao. O pessoal reclama mto do schimidt, mas o pouco q se segura ali no meio eh por causa dele. O thiafo mendes tb nao ajuda mto com os passes errados, que obrigam o sao paulo a se recompor e causa um desgaste grande.

    O osorio teve o mesmissimo problema do RC e tudo começou a se resolver qd ele usou o Breno de 1º volante.
    Com um primeiro volante a la Pintado, ou um josue, a defesa melhora mto.

    Erra mais quem eh mais exigido em condiçoes nao propicias. Bossa zaga tem cometido falhas individuais por isso, tal como na era osorio (nao eh coincidencia). Com mto treino, o time vai aprender os atalhos e a zaga ficara mais compacta

    Curtido por 1 pessoa

    • Também acho Ragi, eu acho que o TM e o JS são dois volantes que se completam, um tem boa marcação e pouca qualidade no passe e vice versa por isso jogaria com os dois mais próximos mas como o Mito usa o TM avançado se o adversário escapa do perde pressiona não temos ninguem que dá combate por conta das caracteristicas do Ciço e do Ximite

      Já que o Ceni pretende manter o TM avançado então que o Jussa chegue e seja quem sabe o que o casemiro foi pro real, dando proteção a nossa exposta defesa e mantendo a qualidade na saída além de ser alto nas bolas paradas, vamo precisar nos combates contra Hugo e Mina, esse ultimo ninguém consegue superar esse grandalhão pelo alto ontem contra os gambazim ninguem ganhou dele pelo alto, complicado

      Curtir

      • Segundo o footstats o J. Schimidt também erra pouco, o problema é que até os zagueiros tentam passes de maior dificuldade que ele (J. Schimidt). No último jogo ele errou uma inversão de jogo simples, coisa que um jogador com a qualidade de passe que falam aqui não erraria nunca.

        Curtir

  21. Assistindo os jogos do estádio, vejo um espaço (buraco) entre nossa última linha de laterais, volantes/meias e a dupla de Zaga.
    Muito frequente, estes correm atrás dos adversários e Caio e Maicon, vão para a disputa no mano a mano.
    Nesta situação, a vantagem é sempre do atacante
    Se, Maícon fosse mais rápido, poderia subir a dupla para marcar mais a frente, mas não acho melhor situação.
    Talvez fosse interessante ter sempre um volante mais fixo a frente da zaga, mas no geral da prazer de ver os jogos do SP/2017.

    Curtir

  22. Eu não gosto nenhum pouco quando nosso time toma um gol… Quando é mais de um então, nem se fala… Mas se a cada jogo continuarmos fazendo mais gols do que sofrendo por mim tudo bem… Sei que ter uma equipe com um sistema defensivo forte, de pouco gols sofridos é um grande passo pra conquista de títulos, mas também não significa que é garantia para sermos campeões… Campeão normalmente é aquele que faz mais gols que o adversario de cada jogo… Se ganharmos todos dos jogos por 5×4 seremos com certeza a pior defesa do campeonato, mas consequentemente sairiamos consagrados com a taça… Tenho como um exemplo recente o Santos do Neymar, Ganso e Robinho que no paulistão (de 2010, se não me engano) sofria 3 ou 4 gols por partida mas em compensação marcava outros 5 ou 6 (as vezes até 7, 8) nos adversários… Foram a pior defesa do campeonato com o melhor ataque e se sagram campeões…
    Enfim, torço muito para que consigamos ajustar nosso sistema defensivo e que paremos de tomar tantos gols (principalmente por falhas individuais), mas torço muito mais para que continuemos jogando pra frente fazendo ainda mais gols do que temos feito, pois pra mim a melhor defesa ainda é o ataque!

    Curtir

  23. Na teoria (o jogo contra o Santos foi contra essa teoria…), jogando contra adversários mais gabaritados seria mais difícil fazermos gols, e mais fácil tomarmos gols.
    Então vejo como fundamental encontrarmos mais equilíbrio na defesa.
    E sim, é um problema tomarmos 11 gols em 5 jogos, independente de ser fruto de erros individuais ou fruto do esquema de jogo. Algo tem que ser corrigido.

    Curtir

    • verdade man
      tá osso, o cara tem um histórico vitorioso mas as pessoas que estão do lado dele não são confiaveis, por outro lado aguentar Lero Lero de novo não

      Curtir

      • Do jeito que essas chapas estão consolidadas, um 3 candidato viria mais como contestaçao ao status quo do que para competir. Tipo Lapolla contra o JJ.
        E parece que terá. Oposição que não aceitou essa aliança com gente que até pouco tempo era situação.

        Curtido por 1 pessoa

  24. Bom dia ! nossos zagueiros são lentos e com esquema do Rogerio, eles ficam muito expostos, nao acompanham um atacante bom e rapido, nossos laterais são bons no ataque, mas na defesa tbm pecam.
    Bufarini é bom marcador e raçudo, se entrega em campo, mas da muito carrinho, se ele perde a jogada, fica dificil de se repor na defesa, ate levantar.

    Curtir

  25. Um ponto que precisa ser abordado é que este esquema requer um nível de concentração maior do que o normalmente praticado no Brasil.
    Daí essas bobeadas contra times de menor expressão e o belíssimo segundo tempo contra o Santos.
    Mas Rogério tem que cobrar atenção desde o começão dos jogos, as vitórias por viradas, depois de tomar gol no começo, ligam o alerta pra isso.

    Curtir

  26. Maicon ainda não tá no ritmo, não tá 100% ainda, espero que nos proximos 2, 3 jogos ele consiga voltar ser aquele zagueiro top que ninguem passa!
    O problema que é mais delicado são as laterais, junior graças a Deus jogou bem todos os jogos, não saiu nada por lá… agora bruno e buffarini(nos 2 lados) tão muito mal na marcação, mas da pra ajustar, o problema é que os 2 dão o bote agressivamente, de uma vez e tomam drible não ficam só cercando e acho que isso da pra corrigir!

    E o jucilei, estréia quando? Vai melhorar mto schmidtt -> jucilei 😀

    Curtir

  27. Bom dia.
    O jogo de ontem entre os clubes íntimos serviu pra confirmar: infelizmente temos que reconhecer que o time dos pretensiosos se defende muito bem e isso pode ganhar jogos.
    Sei que é começo de trabalho do RC e, por isso mesmo, tem que aproveitar e dar a devida atenção a esse item (sistema defensivo) e não só à filosofia ofensiva a todo custo. Lembro dos tempos do Osório e me dá calafrios, principalmente quando vinha clássicos pela frente.
    Tem que se pegar o melhor do Muricy, que na época do hexa fazíamos um gol e era vitória quase certa, o melhor do Osório (pra mim, só a mentalidade de jogo ofensivo, com ressalvas) e criar um time equilibrado.
    Afinal, não podemos contar sempre só com o ataque, pois criar é muito mais difícil que destruir.

    Curtir

    • O Rogério Ceni não vai mudar esse esquema. Ele disse textualmente que não vai jogar na retranca como faz o Small e ganha por 1 x 0. O futebol da era Burricy já caducou, é produto pré-histórico. Quem inspira o M1to é mesmo o prof. Osório, San Paoli , que por sua vez se inspiram no El Loco Bielsa. Alguns erros poderão ser corrigidos, mas o time sempre estará mais exposto. Mas esse é o futebol que o São Paulino gosta, lembrando a época do mestre Têlê Santana .

      Curtir

      • Eu não disse que o RC deve mudar de esquema e muito menos jogar retrancado. Eu disse que há de se pegar referencias que dão certo e criar um time equilibrado.

        Espero não ver isso acontecer mas, caso o ataque pare de ser efetivo, dificilmente vão defender um esquema ou filosofia que busque a ofensividade a qualquer custo, como aconteceu com o Osorio.

        Curtir

  28. É claro que vamos fazer ajustes , principalmente depois que entrarem o Wesley ( que deve ser o lateral direito ) , Jucilei e Welinton Nem e é claro também que os jogadores estão se adaptando a uma nova proposta tática .
    Mas é muito mais claro ainda que a proposta de jogo do tricolor é muito provavelmente a mais ofensiva do Brasil e é a proposta que torna o jogo muito mais agradável de se ver .
    Ontem vi o segundo tempo do jogo do Itaquerão e o que vi foi mais do mesmo , aquela mesmice chata onde o time que acaba ganhando o jogo é o time inferior que claramente estava jogando por uma bola , e ele acabou achando essa bola .
    O perdedor , mesmo com um jogador a mais , não teve coragem de tirar um jogador de marcação para colocar um jogador de armação ou de ataque .
    Futebol onde os 2 tinham medo de perder e não tinham coragem para atacar .
    Quando se joga ofensivamente é claro que você se expôe a riscos mas na Europa todos os times fazem isso e o que a gente vê são estádios lotados e gente do mundo inteiro acompanhando pela tv , porque dá gosto de ver .
    Se o tricolor insistir nessa proposta de espetáculo pode até não ganhar títulos mas ónde jogar é muito provável que jogue com estádio cheio e onde for televisionado é provável que o índice de audiência aumentará .
    É preciso se conscientizar de que futebol é espetáculo e isso nosso time ja se conscientizou .

    Curtir

    • Ricardo, exatamente o que penso. E vamos ganhar títulos sim e jogando dessa forma. Apenas os jogadores precisam de um tempo de maturação, pois estavam acostumados a praticar aquele futebol medíocre que vimos ontem entre o Guarani da capital e o Small.E Rogério Ceni já disse textuamente que não jogará na defesa de forma alguma, graças a Deus.

      Curtir

  29. Acho que o problema é a marcação. Na maioria dos lances os zagueiros estavam no lugar deles, porém o adversário foi tocando a bola do meio de campo até nossa área, passando livremente pelos volantes. Aliás, não vejo João Schmitd e Cícero como volantes, mas sim como meias de ligação. O primeiro tem 3 desarmes em 5 jogos do Paulista, o segundo tem 5 em 5 jogos. Para efeito de comparação. Luiz Araújo tem 15/5, Buffarini 11/4, Bruno 10/5, Junior 8/4, Pratto 5/2. Já o T. Mendes, que tem 12 desarmes em 5 jogos, vejo ele sempre muito a frente, jogando quase como um meia. Pelas caracteristicas, T. Mendes deveria jogar de 2º Volante, função que vejo o Cícero fazendo atualmente, Cícero ou Schmitd jogando mais adiantados, como vem fazendo o Mendes e colocar um 1º volante, que pode ser o Jucilei.
    Mas é claro, essa é a minha opinião. Pode ser que as ideias do Ceni sejam totalmente diferentes, e sempre vou apoiar ele e o time.

    Curtir

  30. No passado perdemos um grande zagueiro, Luís Chevrolet depois ficou Luís Pereira, preferiram o finado Samuel da Ponte Preta, horrível. Luíz Pereira era grandalhão como o Maicon e não tomava nenhuma entortada dos atacantes habilidosos de sua época. O rolinho mal feito e o gol em seguida, abalaram o zagueirão do SP.

    Curtir

  31. Acho que quando tivermos todas as opções do elenco disponíveis (Nem, Wesley, Jucilei) teremos melhores chances de ver o real potencial da equipe, que me parece bom até aqui, acho que falta uma pegada maior na marcação no meio e no ataque, deixando a zaga e o goleiro muito desprotegidos, mas com o tempo, acredito que isso será corrigido!!!!

    Curtir

  32. Discordo quanto a falta de qualidade defensiva do Buffarini. Acho ele muito bom marcador, o problema tá com a bola no pé. São vários fatores pra esse desequilibrio, primeiro é que a zaga está muito desprotegida, temos os 2 zagueiros e eventualmente o Buffarini na marcação, só, T. Mendes e Schmidt não marcam nada, o Jr ainda tenta e os atacantes marcam lá na frente, passou de lá já ferra tudo. A zaga desprotegida também expoe falhas individuais, não há cobertura, todo erro é decisivo. Ainda temos que considerar que na saída de bola, T. Mendes e J. Schmidt, principalmente contra o São Bento, se escondem fazendo com que R. Caio e Maicon corram com a bola, já desorganiza mais ainda a zaga. Tem o azar também, os caras tem 2, 3 finalizações por jogo e fazer 2, 3 gols, a bola sempre bate na trave e entra, nunca vai pra fora.

    Curtir

  33. Acho que O Rogerio vai achar o equilibrio defensivo que está faltando, mas, nosso maior triunfo está na maneira que o time está jogando.
    Seguramente hoje, todo mundo quer assistir aos jogos do São Paulo e acredito que dentro do Brasil hoje é o futebol mais bonito e bem jogado ( dizem que o Fluminense tbem está com um futebol vistoso, confesso que ainda não tive oportunidade de conferir). Acredito que estamos no caminho certo e confio muito no trabalho do MITO.

    Curtir

  34. Como disse nosso amigo Ricardo Fraga acima, o jogo de ontem no Itaquerão mostrou um futebol pobre e sem espetáculo, um jogo feio e violento e mesmo um time com um jogador a mais não teve coragem nem capacidade de atacar o adversário nitidamente fragilizado. É este futebol que queremos para o São Paulo ?
    Lógico que não, hoje dá gosto assistir o tricolor e onde jogar todos vão estar atentos para assistir um grande jogo de futebol. Futebol é competitividade porém com grande dose de espetáculo, senão perde todos os atrativos. Saudações tricolores, estamos voltando a ser protagonistas !!!!!

    Curtir

  35. Tenho que contestar algumas coisas:
    1)Bruno nunca poderia vestir a camisa do SPFC em hipótese alguma!
    2) Maicon não vale 20% do que o SPFC investiu nele!
    3) Junior Tavares tem que jogar mais sério!
    4) Buffarini não sabe se marca ou ataca mas nunca deveria ser escalado na esquerda!

    Curtir

    • O senhor tem assistido mesmo os jogos do SPFC? Junior não está jogando sério? O cara é um dos 3 melhores do SPFC sempre, todo mundo o elogiando, só o sr. o critica.
      O Maicon não está bem no momento, mas é um ótimo zagueiro. E o SPFC está pagando o Maicon como um carnê das casas bahia, nem sente. Não há reserva para Junior, então não tem como não escalar Buffa lá quando Junior sai.

      Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s