Ceni identifica desequilíbrios e planeja plano de ação

Após lamentar o empate por 2 a 2 contra o Mirassol, Rogério Ceni já pensa na sequência do São Paulo no Campeonato Paulista. O técnico ainda não sabe se poderá contar com Lucas Pratto para a partida contra o São Bento, na próxima terça-feira, e quer corrigir os erros de sua equipe até lá.

A dúvida no ataque ocorre em função da forma física do centroavante argentino, que estreou fazendo gol com a camisa tricolor. Caso Pratto não tenha condições ideais para atuar durante os 90 minutos, Gilberto aparece como opção.

O camisa 17 integrou o banco de reservas no último sábado e não foi acionado por Ceni, que preferiu poupá-lo pelo acúmulo de partidas seguidas atuando como titular. Gilberto atuou nessa condição nas vitórias contra Moto Club (1 a 0), Ponte Preta (5 a 2 ) e Santos (3 a 1), nas quais marcou quatro gols, ganhando moral com o treinador. Diante deste cenário, Rogério deve tomar uma decisão somente na segunda-feira, na reapresentação da equipe.

“O Gilberto é um cara especial, conversei com ele ontem (sexta-feira)”, disse o técnico, citando os motivos pelos quais colocou o artilheiro do São Paulo em 2017 no banco de reservas contra o Mirassol. “Primeiro são 270 minutos jogados de forma consecutiva, um pouquinho menos porque ele saiu com cãibra contra o Moto Club”, explicou, em dúvida do centroavante que iniciará o jogo diante do São Bento.

“Eu não sei como vou fazer. Não sei em quais condições o Pratto vai se apresentar. Ainda não jogou praticamente esse ano, tem dois jogos pelo Atlético-MG. Vamos tomar as decisões de acordo com a apresentação na segunda-feira, no treino”, avisou.

Sobre o desempenho do Tricolor, Rogério Ceni diagnosticou um desequilíbrio na equipe. O treinador está preocupado porque, apesar de estar marcando muitos gols (são 13 na temporada), o time também os leva em quantidade (são nove os gols sofridos).

“Sempre precisamos melhorar, não só o sistema de marcação. Temos que melhorar sempre, equilibrar o time cada vez mais. Quarto jogo do Paulista, mais um da Copa do Brasil, tomara que a gente consiga dar esse equilíbrio. Estamos marcando bastante gols, o que não acontecia no ano passado, mas também tomando gols”, avaliou.

Líder do Grupo B do Campeonato Paulista com sete pontos ganhos, o São Paulo volta a campo nesta terça-feira, às 20h30 (de Brasília), para enfrentar o São Bento, novamente no Morumbi.

GE

Anúncios

54 comentários

  1. Nosso meio campo, com Thiago Mendes e Schimdt, teoricamente é muito técnico, mas também fica muito sem pegada.

    Nossa marcação no meio é nula, muito fácil passar por ela, e quando não acertamos a pressão de 3 jogadores pela bola, abre-se um buraco enorme e isso tem dificultado nossa vida.

    Defensivamente creio que esse seja o maior problema, além de reiteradas falhas individuais.

    No ataque, falta um pouco de consciência coletiva ao ultra rápido Luiz Araújo, que é peça importante quando entende o coletivo e libera mais a bola, tal como fez contra o Santos. Agora, como joga de forma totalmente egoísta, olhando para o chão e sem pensar na jogada, muitas situações de gol são perdidas.

    Curtido por 1 pessoa

    • Comentário perfeito, são estes os problemas.
      1. Luiz Araújo está jogando bem mas as vezes individualiza demais. Longe de ir para o banco, mas tem que ser mais coletivo.
      2. Time tem 3 volantes técnicos, porém em momentos chaves do jogo falta marcação.
      * acho que acrescento ao seu comentário ( que já foi bom) o preciosismo de nossos jogadores ( estão exagerando como no lance do Maicom) e a lateral direita ( bem Buffa nem Bruno estão jogando bem). Confesso que contrataria Cicinho pra ontem.

      Curtir

    • Mas, Andre, esse é apenas o começo do trabalho, é impossivel fazer esse sitema funcionar antes de 6 meses de intensos treinos e jogos. Agora, ainda precisamos de reforços, disso não há dúvida.

      Curtir

  2. Eu gostei muito do time até as alterações,o problema foi que o Ceni achou que o jogo estava ganho,quis dar um puxão de orelha no Luís Araújo que estava muito fominha,quis fazer “experiências” táticas,colocou Lucas Fernandes pra dar moral mas o cara ta sem ritmo De jogo,o Buffarini ta tentando eencaixar ele em alguma posição e o Neilton entrou péssimo e fora a falha do Maicon.Mas oque me irrita é os erros de passe lá atrás mesmo quando time está marcado,mas pra fazer “bonito” quer sair jogando.E fora aquela jogadinha de escanteio que já está manjada.Mas no geral o time ta bem.Se mantiver o nível e acertar alguns ajustes encara qualquer um do Brasil e quando estrear Jucilei e voltar o Wellington Nem o time ficará mais forte ainda.

    Curtir

  3. O importante é jogar pra frente com posse de bola, mesmo que tomamos um número grande de gols.

    A confiança do Sidao vai chegar e o time vai melhorar, mas a lateral direita tá osso.

    Buffarini e Bruno são fracos.

    Curtir

  4. Sou de Curitiba e dou parabéns a dupla Atletiba, que bateram de frente com a federação Paranaense e não teve jogo, pois a federação não quer que o jogo seja transmitido de graça pelo youtube para todo o país, sendo que os clubes não aceitaram assinar um contrato de transmissão com a globo esse ano por um valor tão baixo.

    Parabéns !!!!

    Curtido por 2 pessoas

  5. O resultado foi acidental.
    E o trabalho do Rogerio vem sendo muito bom.
    Um fator positivo do ultimo jogo foi a recuperação do T Mendes. Ontem ele jogou muito bem!
    Falta, ao meu ver, o Maicon mudar um pouco seu estilo. Tem dar mais chutão. E acho que vai mudar isso.
    Ao elenco falta um lateral esquerdo, nem que for reserva para o Jr. Tavares.
    Um volante pela esquerda pra revezar com o Cicero, o ideal seria o Hernanez, mas já era, e se o Cardenas vier, é um jogador pra ser recuperado.
    Um atacante pela esquerda seria o ideal. Tentaria de novo o Rogerio, até mesmo o Centurion, se nao ficar no Boca, e já daria uma negociada no Neilton, que destoa do resto do time. Prefiro até testar o Caique, recem promovido.
    A lateral direita, tem que ver também. Gostaria de ver mais o Foguete, quem sabe não vem a ser um Junior da lateral direita? O Bruno faz bons jogos, e falha em outros, como ontem, e o Buffarini, respeito quem gosta, mas acho que falha muito, nao marca bem, e nao entendo ele sendo sempre o primeiro jogador a entrar. Gostaria que o Araruna entrasse no lugar do Cicero ontem. Até testaria ele na lateral direita.

    Curtir

    • Olha só! Thiago “Matuidi” Mendes foi elogiado…hehehe. Pena que ele e o Araújo normalmente são afobados. Se corrigirem isso ao longo do ano, serão peças fundamentais.

      Curtir

  6. Vejamos:
    Audax: Tomamos 4 gols. Primeiro gol numa falha do zagueiro Douglas e no chute a bola desvia nele. Falha individual. Segundo gol foi numa linda troca de passes até chegar na área. Ninguém cortou, fez falta… Falha defensiva. Terceiro gol num escanteio e jogador do Audax subiu trombando com Douglas. Gol estranho, talvez falha do Douglas. Quarto gol numa penalidade.
    Ponte Preta: Tomamos 2 gols. Primeiro deles num chute de fora da área e mão de alface do Sidão. Falha individual. Segundo gol foi num rebote dado por Sidão e Lucca sozinho aproveita pela esquerda. Falha defensiva.
    Santos. Tomamos 1 gol. Falha do Buffarini na marcação. Falha individual.
    Marissol: Tomamos 2 gols. Primeiro numa falha bisonha do Maicon. Falha individual. Segundo numa falha bisonha do Bruno. Falha individual.
    Tomamos 9 gols nesse paulista. Falhas individuais: 4 ou 5. Falhas defensivas: 4 ou 5.
    Lembrando que em vários outros momentos tivemos falhas e não tomamos gols.

    Curtir

    • Santos. Tomamos 1 gol. Falha do Buffarini na marcação. Falha individual.

      No seu ponto de vista se o Messi faz um gol driblando 1 jogador: falha individual … se ele dribla 2 ou mais eh falha coletiva ? ou ele nao ter merito nenhum em driblar e quebrar a marcacao do adversario? o mesmo serve pro Neymar, CR7, IBRA e etc.

      Amigo … nesse mesmo jogo o Cueva driblou 3 jogadores .. sendo que o camisa 29 (ThiagoMaia) do santos, caiu sentado e viu o gol do Luiz Araujo deitado no gramado. ( pode ver no youtube )

      não vi ninguém inclusive a imprensa criticar o Thiago Maia pelo lance.

      TOMAR UM DRIBLE NÃO EH FALHA – EH MÉRITO PARA O ATACANTE:

      nao caia na conversa da imprensa em querer queimar o Buffarini … como o proprio Ceni ja disse .. nao e um crack, mas e um cara que se entrega e nao se esconde em campo.

      falha feia foi o lance do Maicon ontem, a jogada do Bruno que tirou a cabeca da bola no lance do gol foi outro vacilo.

      Curtir

      • Concordo!
        Parece que esse lance do drible que o Buffarini tomou no jogo contra o Peixe é a coisa
        mais inadmissivel do mundo!!! Daqueles pecados imperdoáveis!!!
        Ah, gente, quanto exagero, vai…

        Ele falhou no lance do 2o gol do Mirassol? A falha do Bruno na marcação do atacante
        do Mirassol foi muito maior e fatal!

        Concordo com o Ceni, que reconhece que ele não se entrega em campo!
        Admito até que, dadas as circunstâncias de cada jogo ele pode usar ou não o
        argentino. Mas daí alguns aqui ficarem dizendo toda a hora que o cara não
        presta é puro exagero!

        Curtido por 1 pessoa

        • Eu vejo falha em ele ter cometido um pênalti que a arbitragem deixou de marcar, contra o santos, e em não ter feito falta no Vitor Bueno naquele drible. Acho que ele foi seco, e levou um drible fantástico.
          Levar drible sempre tem méritos dos adversários, mas também é uma falha do defensor.
          De qualquer forma, a atuação do Buffarini foi medonha contra o santos. Fraquíssima, provavelmente a pior dele com a camisa do são Paulo.
          Não que sirva pra tirar alguma conclusão. Até craques tem dias ruins. A galera parcela achar que qualquer crítica é sinônimo de cornetagem, de pegar no pé, de crucificar o cara, e não é bem assim…
          Maicon falhou bizonhamente, estou puto com o que ele fez, e acho que ele deveria perder a braçadeira de capitão por isso.
          Nem por isso deixo de achar que seja muito bom jogador.

          Curtir

  7. Conclusões após o empate de ontem:
    1) Neilton um inútil, uma das piores contratações nos últimos anos, não pode em hipótese alguma jogar nesse time do Ceni;
    2) Maicon quando joga sério é um excelente zagueiro, quando inventa entrega o jogo, o Ceni tem que cobra-lo veementemente;
    3) Buffarini péssimo jogador, até agora não justifica o esforço da diretoria em contrata-lo, muito estabanado e faz faltas demais;
    4) Apesar da falha no segundo do Mirassol, acho o Bruno um bom lateral;
    5) Júnior Tavares um puta jogador, técnico e com muita personaliade, grata revelação;
    6) Mesmo sabendo que está de saída, acho valido um esforço pra tentar mudar a decisão do J.Shimidt, pois o mesmo vem jogando muito bem como primeiro volante.

    Curtir

  8. acredito que com mais jogos esses erros cometidos serão consertados. O time esta com padrão definido, questão temporária para atingir este equilíbrio tão desejado! avante tricolor!!

    Curtir

  9. Santos. Tomamos 1 gol. Falha do Buffarini na marcação. Falha individual.

    No seu ponto de vista se o Messi faz um gol driblando 1 jogador: falha individual … se ele dribla 2 ou mais eh falha coletiva ? ou ele não ter mérito nenhum em driblar e quebrar a marcação do adversário? o mesmo serve pro Neymar, CR7, IBRA e etc.

    nesse mesmo jogo o Cueva driblou 3 jogadores .. sendo que o camisa 29 (ThiagoMaia) do santos, caiu sentado e viu o gol do Luiz Araujo deitado no gramado. ( pode ver no youtube )

    não vi ninguém inclusive a imprensa criticar o Thiago Maia pelo lance.

    Tomar Drible não é uma falha – é mérito para o atacante

    não caia na conversa da imprensa em querer queimar o Buffarini … como o próprio Ceni já disse .. não e um crack, mas e um cara que se entrega e não se esconde em campo.

    Curtido por 2 pessoas

  10. Tem que colocar um time diferente na terça-feira. Cueva e Cícero caíram de rendimento, ninguém aguenta jogar quarta e sábado toda semana. Breno, Lucão, Lugano, Shaylon, Araruna, Lucas Fernandes, tem que colocar todo mundo pra jogar.

    Curtir

  11. Nesse início de temporada o rodízio de jogadores será fundamental. Jogos demais e atletas
    estourando antes do tempo e teremos um sério risco de comprometer as competições.

    Vamos ver o que o M1to acha melhor fazer na terça para garantir os 3 pontos, pois aí teremos
    o jogo no sábado de carnaval que entendo deva ter um time mais mesclado ou até reserva, pois
    na quarta seguinte os principais jogadores tem que estar descansados e inteiros para o duelo pela
    Copa do Brasil, que será em jogo único.

    Torcer para o Ceni fazer o melhor!!!

    Curtir

  12. É!
    Rogério Ceni crê que está no DNA São Paulino ser ofensivo e sofrer “um pouco” na parte defensiva.

    OK!
    Mas ja tá na hora de falar um pouco mais duro com alguns caras. Zagueiro querendo enfeitar e lateral falhar em cobertura fácil é FORA DO TRIVIAL.

    E…
    Assim como pouquíssimos meias clássicos foram REALMENTE bem no São Paulo, a posição centro avante, não foge a regra. Achei o Pratto meio “postão”. Excelente jogador! Mas, novamente falando no DNA São Paulino, dos últimos aos primórdios de sucesso eram diferentes. Borges era arisco, Aloísio fazia pivô como ninguém e apesar de grosso, acertou a única trivéla da carreira em seu principal momento. Tivemos ótimos homens de área, alguns ídolos como Luís Fabiano, outros técnicos como A. Kardec e que não conseguiram ajudar muito pelo fato de terem perfil mais de área.

    Torço muito pelo Lucas Pratto, mas assim como grandes caras como Sierra, Ricardinho e Ganso, não tinham EXATAMENTE o perfil do São Paulo como tem o Cueva, senti que pode ser que aqui não seja a praia do Pratto.

    Curtir

    • O pessoal acha que pra ser ofensivo a marcação tem que ser frouxa. Estamos sofrendo por conta dos jogadores defensivos marcando muito pouco. T. Mendes, Schmidt e Bruno praticamente não marcam. E pra ajudar, acham que é crime dar chutão quando necessário.

      Não sei se você acompanhou muito o Pratto no Atlético-MG, mas ele passou longe de ser “postão” lá. Foi querido pela torcida muito mais pela raça e entrega, marcando na frente, saindo da área, ajudando o time do que pelos gols que nem foram tantos. Tanto que entre o Pratto e o Fred, boa parte da torcida preferia o argentino, já que o brasileirão é se movimenta muito pouco.

      Curtir

    • Tenho um receio em relação ao Pratto. Que ele se torne um Ricardinho no SPFC!
      Lembro mais ou menos que o Ricardinho foi uma transação meio complicada para o SPFC e veio com fama de jogador caro.
      Eu sempre reparava que o Gustavo Nery não tocava pra ele nem a pau e parece que tinha uma panelinha pra não ajudar o jogador em campo.
      Torço para que não aconteça isso com o Pratto, ou seja, que os caras não queiram resolver sozinhos os lances para deixar de consagrar o jogador já badalado. Reparei que ele entrosou mais com os estrangeiros e espero que o valor da transação não tenha causado algum ciúme no elenco.

      Curtir

  13. Para acabar as discussões, seguem duas escalações (titular e reserva) sem Bruno, Buffarini ou Neilton. RSS (claro, de Breno voltar bem)

    Breno – Maicon – R. Caio
    Araruna – Jucilei – Lucas – Júnior
    Luiz/W. Nem – Pratto – Cueva

    Douglas – Lugano/Militão – Lyanco
    Wesley – Militão/T. Mendes – Shaylon – Cícero
    Luiz Araújo – Gilberto – Chàvez

    Curtir

  14. o sistema que o o Ceni adota é muito parecido com o do Osórioi…troca de bola e de posição constante…não rifar a bola…é complicado, o jogador estar condicionado a tocar a bola e depois dar um balão…viram o gol que o Audax “entregou” para a travecada no sábado???? é por ai…por isso, sou mais do “puxão na orelha” do Luiz Araujo e do Thiago Mendes, que se fossem mais “solidários” com o Pratto e o Cueva, poderíamos ter vencido jogo por 3 ou 4 gols…pode ser “achismo”, mas é o que eu penso…nesse sistema, os erros ocorrerão…já contra as “vadias da orla”, foram muito poucos….e vencemos….

    Curtir

  15. Acho que independente de termos perdido oportunidades de matar o jogo, não podemos levar 2 gols todo jogo. Os erros se repetem desde o jogo com o Audax, temos tomado gols de dois jeitos: falhas do Sidão ou erros de saída de bola. Acho que o Sidão tá pegando confiança, é um goleiro melhor que o Denis, mas nada de espetacular então paciencia. Mas os erros de saída de jogo, que resultaram em gols contra ponte, santos (só falam do buffa e do sidão no gol, mas ngm fala q começou com erro de saída de bola) e contra o mirassol (acho que foi bom empatarmos pra não passar desapercebido novamente), são mais fáceis de consertar. É bom sair jogando tocando, mas não é crime dar chutão em certas situações e com o tempo melhoraremos isso. O Sidão veio com fama de que sabe jogar com o pé, até agora não demonstrou, todo jogo deu pelo menos uma bola no pé do adversário e quase saiu gol. Mas também me preocupa a frouxidão na marcação do meio pra trás, os atacantes marcam mais que os volantes, se por um lado só tomamos gols basicamente daqueles dois jeitos, por outro damos muitas oportunidades de gols ao adversário por falta de marcação dos laterais e volantes, eu colocaria o Araruna no lugar do Schmidt ou do T. Mendes. Jogar pra frente e ofensivamente não é sinônimo de levar muitos gols e marcação frouxa, ainda mais quando os atacantes marcam bastante na frente, mas os volantes e laterais não completam o serviço atrás.

    Curtir

  16. Vendo a jogada do gol tinham 5 jogadores marcando o Cueva que achou o Bruno na lateral, portanto não há como culpar o peruano que estava muito marcado e seu desafogo é o tal Luis Araújo que não tem senso coletivo nem cérebro.
    O gol do Pratto foi gol de camisa 9, baita atacante.
    O time subirá de patamar com o retorno de W Nem e Jucilei.
    De qualquer forma é louvável o início de Ceni, o time tem jogado um futebol vistoso e ontem cedeu o empate por besteira, ainda bem que o Maicon já reconheceu a cagada em campo. Esse ano acho que levantaremos um troféu, apesar da imprensa que nos considera quarta força a realidade é outra, estava ouvindo a escalação do curica na rádio e nem de longe eles tem um time melhor que o nosso.

    Curtir

  17. Que tal primeiro parar de trocar bola a frente da area de defesa, principalmente porque muito dos gols tomados foram por falhas da defesa, contratar um goleiro de verdade, Sidão a camisa do gigante SP esta pesando para ele, o Denis, a torcida não confia mais, o Renan sempre esta machucado

    Curtir

  18. O que nao pode e ficar inventando,tem que colocar o jogador na sua posiçao de origem,se e lateral direito jogar na sua posiçao se e esquerdo jogar na sua posiçao e pronto! Se for inventar com certeza vai dar vexame.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s