O próximo clube de futebol brasileiro a investir no esporte eletrônico deve ser o São Paulo F. C. Em conversa com o UOL Jogos, o diretor de marketing do clube, Vinicius Pinotti, afirmou que o São Paulo está em negociações para investir no cenário, mas não pode dizer com quem.

“Este mercado [de eSports] é uma tendência e estamos muito atentos a isso, temos até ligas de jogos menores que informalmente representam o São Paulo e temos consciência disso. Em breve com certeza o São Paulo vai estar neste meio”, disse Pinotti.

O diretor também explicou que a negociação não é simples e que é necessária uma parceria para o projeto. “Não é tão simples, principalmente porque o nosso principal negócio é o futebol. Nós temos sim interesse para o futuro, sem dúvida nenhuma, e este não é um projeto novo. Mas ainda assim, precisamos de um parceiro para isso, o São Paulo sozinho não consegue administrar um modelo de negócio deste tipo”, finalizou.

Para a ESPN, o clube confirma existir interesse e diz ainda que o São Paulo foi procurado por diferentes empresas para iniciar parcerias para a “construção de times de eSports”. As negociações estão apenas começando e ainda não existe nada de concretro. Porém, o clube reafirma o interesse. “O São Paulo percebe que não pode ignorar uma nova tendência e que vale a pena estudar os casos e os interesses que surgem”.

O clube afirma que sabe que o eSport está em franca ascensão e que prevê um crescimento nos próximos anos e que o clube tem prestado cada vez mais atenção sobre este tema.

Se o São Paulo fechar as negociações misteriosas, ele se tornará o terceiro clube nacional a investir no esporte eletrônico brasileiro ao lado do Santos e do Clube do Remo, que já possuem equipes de Rainbow Six Siege e League of Legends, respectivamente. Outro investidor do esporte tradicional é Ronaldo Fenômeno, que recentemente anunciou compra de parte das ações da organização da CNB e-Sports Club.

No exterior, clubes como Paris Saint-Germain, Manchester City, Valencia, FC Schalke, além de ex-jogadores de basquete como Rick Fox e Shaquille O’Neal, já estão investindo no eSport.

ESPN