Nas grandes empresas do mundo, antes de procurar Head Hunters, essas empresas, procuram treinar e capacitar seus funcionários para substituir os que se destacam e saem valorizados.
O São Paulo não usava “Head Hunters” (Agentes, empresários) para preencher posições específicas! Usava para montar o elenco inteiro.
Muitos vão dizer que Alexandre Mattos, tem tido sucesso fazendo isso no Cruzeiro, e agora no Palmeiras.
Mas, vejamos o exemplo do Cruzeiro. Eles parecem que viraram uma empresa de terceirização de mão de obra, ou que terceiriza a capacitação e treinamento de seus jovens em outros clubes:
LD – Fabiano (Palmeiras)
ZG – Paulo André (Atlético-PR), Douglas Grolli (Ponte)
LE (essa posição, assim como a colocação no Brasileiro desse ano, é muito parecida com o São Paulo): Pará (Figueirense), Diego Renan (Vitória), Mena (São Paulo), Fabricio (Palmeiras), Breno Lopes (Ponte).
V – Souza (Cerezo Osaka), Williams Farias (Vitória), Williams (Corinthians), Uilliam Correia (Santa Cruz), Rodrigo Souza (Náutico), Eurico (Náutico), Gabriel Nunes (Audax)
M – Gabriel Xavier (Sport), Allano (Bahia), Matias Pisano (Santa Cruz)
A – Neilton (Botafogo), Joel (Santos), Marinho (Vitória), Rafael Silva (Figueirense), Vinicius Araújo (Sport)
O São Paulo também tem um modelo parecido! Tanto que o antigo Diretor do São Paulo tinha proposta do Cruzeiro, antes de voltar e ser diretor do São Paulo.
MICHAEL BEALE
Rogerio Ceni, 26 anos de São Paulo, soube diagnosticar bem um problema que vem acontecendo no São Paulo há muito tempo!
O São Paulo não estava capacitando e não se sentia responsáveis pelo desenvolvimento e capacitação de seus jovens. Preferiam enviar jogadores para times pequenos de Portugal, times do Nordeste, Japão, e times de séries B e C do Brasil, esperando que esses jogadores, se desenvolvessem lá?
Para cada João Schmitd, que voltou melhor, temos Luiz Eduardo, Henrique Miranda, Lucas Farias, Zé Vitor, Allan, Mirray, Regis, Henrique Almeida, que pioraram jogando em times desorganizados, sem a mesma estrutura de preparação física, técnica e médica!
Confesso que estou muito empolgado com o trabalho de Michael Beale. Não sei se foi ele, quem ajudou a elevar o nível de Philipe Coutinho e Firmino. Mas, com certeza se esses dois fossem emprestados por Vasco e Figueirense lá atrás, para o Náutico, Comercial-SP, Nacional da capital, Botafogo, eles voltariam piores do que foram.
Depois de tantos títulos em sequencia de nosso Sub-17 e Sub-20, esta mais do que provado, que o problema do São Paulo não esta na base! Esta nos profissionais.
E esta na capacitação dos jogadores, não só treinando fundamentos com um gramado excelente do CT da Barra Funda, e sem marcação.
Mas, sim a tomada de decisão! Tem um video postado pelo Zanquetta, que mostra jogadores, recebendo a bola na lateral, e se livrando de um marcador que o pressionava!
Esse sim é um treinamento que usa na hora do jogo! Hoje não há tempo para pensar, para pensar em fazer “charme” para dominar e passar a bola (como fazia o jogador que parece que vai para a França de graça), e que no final, “cavava” um simples lateral na intermediária.
É preciso treinar passes curtos, atraindo vários marcadores, e alternar com uma virada de jogo, onde o time adversário estará descoberto. É isso que se faz no mundo!
No Brasil, ainda vivemos a cultura criada por “comentaristas” de canal fechado, que prega: “Zagueiro não tem que inverter a bola diretamente para o ponta”, o “volante tem que fazer a bola chegar no meia”, etc.
E isso faz com que a maioria dos times sejam previsíveis e fáceis de serem marcados! Você marca o meia, e acabou o time adversário. Pois os volantes e zagueiros para esses comentaristas não podem “alimentar” o ataque! Eles só devem tocar de lado até achar o meia!
Enfim, assim como Rogério Ceni, vou citar o técnico que mais me empolgou desde Tele Santana no São Paulo, Juan Carlos Osório:
É preciso treinar a memória operacional dos jogadores. Que é onde são armazenadas as informações do dia-dia de treinamento, e na hora do jogo, não é necessário tomar uma decisão! Com treinamento de situações de jogos, isso vira instinto e tomam decisões espontâneas e certas.
Futebol moderno é intensidade! Não há tempo para pensar!
E um jovem de 18, 20 anos, sem ser capacitado (com exceção de Gênios), não consegue tomar decisões certeiras, logo de cara, ou sendo treinado e capacitado no interior!
Ernani Takahashi
Não sei se Michael Beale será apenas auxiliar do time principal, mas gostaria que ele auxiliasse todas as categorias de base, padronizando os treinamentos.
Lógico que tudo isso teria que ser negociado com os profissionais que lá estão para que assim eles comprassem a ideia e a implementasse, não pode ser uma coisa imposta.
Sem dúvidas! Acredito que tem que haver uma integração, apesar de achar que hoje, a preparação e treinamentos em Cotia são muito melhores que o que era feito na Barra Funda com Ricardo Gomes, Milton Cruz e Doriva!
Parabéns Ernani, mais uma coluna BRILHANTE.
Obrigado amigo!!!
Perfeito a analise e também o texto !!! muito bom de se ler e entender !!!
Parabéns e vamos tricolor.
Alguém ai acha que vale a pena ir atrás do Willian Potker ?
que tal o Barcos que ta em baixa no Velez ?
Obrigado Allan!
Acho que ou contratamos um grande centroavante testado e adaptado no São Paulo, como Calleri, ou é melhor deixar Beale capacitar Pedro, João Paulo e esse excelente Gabriel Rodrigues (que elevaria a estatura de um time com Buffa, 1,69cm, Cueva, 1,65cm, e W. Nem 1, 63cm!
Vou falar de um assunto bastante discutido pelos frequentadores do blog. A perseguição de alguns meios de comunicação com nosso tricolor.
Hoje tem uma notícia na espn sobre um taxista torcedor do tricolor (?) que está processando o clube devido a confusão entre os merdas da independente e a PM. Segundo a reportagem ele se machucou devido a truculência da PM.
Esta notícia aparece um dia depois da apresentação do RC (coincidência ?). Estranho que confusões envolvendo outros rivais pouco são noticiadas, exemplo, a sujeira e pouca vergonha da arena feita com dinheiro público para a galinhada.
Ontem mesmo assisti o jogo na espn (gosto do Alê e do mensageiro do “caos”), mas penso seriamente em simplesmente deixar de assistir este canal, excluindo-o do pacote da TV a cabo.
Deveríamos agir com extremo rigor contra os meios de comunicação que claramente são tendenciosos nas suas reportagens contra nosso clube.
Apontar erros e desvios fazem parte da imprensa, só acho muito estranho quando e como acontecem.
A maioria dos jogadores que o SP trouxe não deram retorno dentro de campo, melhor opção é apostar na base e trazer caras que vistam a camisa sem contestações fazer uma mescla, se for para compor elenco tem de usar a base pois muitos jogadores não são aproveitados daí tem de contratar jogadores semelhantes ou de níveis técnico abaixo dos que já são patrimônio do clube.
Quanto ao profissional citado concordo o Europeu no futebol tem uma mentalidade mais profissional, e o medo que muitos tem de que pode haver debandada de jogadores dizendo que ele vai indicar as jóias de cotia, é só uma questão de o SP fazer bons contratos e se precaver caso ele realmente faça isso de ser um “cagueta” e indicar jogadores aos gringos, eu não acredito nisso, acho que ele vem para aprender, ensinar e somar conhecimentos.
Ótima coluna.
Obrigado Adalberto!
Futebol profissional é capacitação e treinamento constante para melhor o rendimento dos atletas, ao invés de apenas cobrá-los a render melhor!
É preciso se sentir responsável pelo sucesso dos jogadores, ao invés de dizer que se decepcionaram com o comportamento de um jogador que fica 2 meses no clube (Kieza).
O pessoal elogia o Barcelona mas temos muito mais material humano (jogadores) do que eles, se analisarmos eles apostam sim na base e mantém um padrão mas os feras (craques) do time São Suarez (Uruguay), Neymar (Brasil), Messi (Argentina), não temos o $$ para contratar neste nível mas se trouxermos jogadores para serem titulares um centro avante e um meia o resto utilizamos o que já temos e base este time pode ficar bem interessante.
A mudança do Barcelona, foi quando um ex-jovem jogador formado na base do Barcelona, preferiu apostar em Messi (cria da base) do que Ronaldinho Gaúcho, Iniesta e Xavi, do que Deco, Puyol e Pique, ao invés de Rafa Marques e Holandeses, Alba, Fabregas, Pedro!
Sim o Messi desenvolveu lá mas não é de lá eles buscaram o menino bem novo e lapidaram talento ele já possuía, o Ronaldinho Gaúcho o problema dele é que não gosta de treinar e não é profissional, o que quero dizer que todos os jogadores citados são importantes eles tem uma boa base mas os que decidem eles compram.
E o São Paulo foi buscar o Artur, o Shaylon, o Gabriel Rodrigues, o Junior!
E nem tão jovem quanto o Barcelona buscou o Messi!
Como disse, não basta só ter matéria prima, é preciso saber desenvolver e extrair o máximo disso!
Ernani, uma pequena “correção”:
A mudança para o maior aproveitamento da base no Barcelona se deu em meados da década de 2000, ainda sob a batuta de Frank Rijkaard.
Foi o treinador holandês, em conjunto com os diretores esportivos, que organizou a metodologia de trabalho do futebol, cujos treinamentos, forma de jogar e comportamento dos atletas deveriam ser os mesmos, do “fraldinha” ao profissional. Uma espécie de retomada da visão esportiva que se tinha na época de Cruiyff como treinador Culé, durante o tetracampeonato consecutivo na Liga.
A ideia era ter os jogadores chegando “mais prontos” ao profissional, pois estariam adaptados à forma de jogar da equipe e métodos de trabalho.
Não foi uma rejeição aos medalhões, como você citou. Foi um processo de renovação esportiva do futebol do clube pensado e iniciado anos antes, inclusive com a contratação de jogadores como Ronaldinho, Deco, Marquez e Eto’o, que não tinham nada de medalhões quando chegaram ao Barcelona, muito menos tiraram espaço dos jovens.
Foram, na verdade, a espinha dorsal de um time multicampeão com diversos jogadores formados em casa.
Messi subiu aos profissionais em 2006 e jogou por 2 temporadas com Ronaldinho, de quem é fã confesso. Subiu sem pressão e ganhou destaque naturalmente, graças ao seu talento, pois teve gente grande em quem se apoiar, como o próprio brasileiro.
Xavi já fora titular mesmo antes de Deco chegar. Jogaram juntos, inclusive, embora tenham se revezado junto com Mark Van Bommel por um período. Chegou aos profissionais em 1998.
Andrés Iniesta subiu ao time profissional em 2002 ainda como volante. Teve tempo para ser moldado como meio campista e consagrar-se como um dos melhores do mundo. Aliás, na desde a temporada 2007-08 já era titular, colocando Deco no banco.
Assim como Xavi, Puyol também é da classe de 1998 e já era titular antes de Guardiola assumir o time principal. Fez dupla de zaga com Rafa Marquez no título da Champions em 2006.
Gerard Piqué, de fato, foi uma aposta de Guardiola. Mas há um fato a ser ressaltado: seu desenvolvimento foi “terceirizado” no Manchester United. Ele foi negociado com o clube inglês aos 17 anos e recomprado pelos catalães 4 anos depois.
O mesmo aconteceu com Fàbregas e Alba, cujo crescimento no futebol profissional foi terceirizado em Arsenal e Valencia, respectivamente.
Abs
Gostaria de falar as mesmas coisas, mas não faria tão bem quanto você! Parabéns! Também discordo um pouco do Airnani em relão ao Barça.
Mauricio, sou fã do Barcelona desde quando os vencemos no Mundial em 1992. Acompanho o clube bem de perto desde então. Nada mais justo que saiba alguns detalhes a mais sobre o que ocorre lá. rs
Abs
Muito bom! Que comentário. Poucos tem argumentos tão bons para debater com o Airnani. Vocês são feras!
Danilo,
Entendo o seu ponto! Mas, qual time foi melhor? O time de Rikaard, com estrangeiros, ou de Guardiola com os espanhóis?
Pois a base dele, é que conquistou pela primeira vez, a Copa do Mundo de 2010!
Até então, apostar em espanhóis, não era uma boa.
Caro Ernani,
Ambos os times foram campeões da Liga espanhola e da Champions. Mas querer comparar os times de Frank Rijkaard e de Pep Guardiola é o mesmo que comparar os SPFC’s do Telê com os de Autuori/Muricy.
Ambos conquistaram as mesmas taças, mas um é tido como um dos melhores times da história do futebol, enquanto a outra esquadra é um grande time “apenas”.
Um é o melhor técnico do mundo no seu tempo e o outro “apenas” um bom treinador.
O que não se pode fazer é retorcer a realidade apenas para tentar provar um ponto de vista.
A base do time da Espanha campeão em 2010 foi forjada no título da Euro de 2008, quando Guardiola ainda treinava o Barcelona B. Ao contrário de outros grandes elencos da Fúria que “amarelalam” na hora H, essa geração de atletas já chegou ao Mundial tendo quebrado a barreira das grandes conquistas pela seleção.
Embora, seja justo dizer que 3 jovens do Barça conquistaram a titularidade no time campeão do mundo embasados pelo seu sucesso no clube: Piqué (substituiu Marchena), Busquets (Marcos Senna) e o talismã Pedro (David Silva e Jesus Návas).
Foram adições brilhantes ao time, especialmente os dois primeiros, mas a base já vinha de antes, no ótimo trabalho do saudoso Luis Aragonés.
Aliás, justamente 2 desses 3 são as grandes apostas de Guardiola em canteranos, pois dos 7 atletas da base que estavam no título da Champions de 2009 (1º ano de Guardiola), 5 já eram titulares com Frank Rijkaard e “seus gringos”: Valdes, Puyol, Xavi, Iniesta e Messi. Pedro foi banco do Henry na 1ª temporada de Pep, era quase um 12º jogador do time e assumiu a posição com o declínio natural do veterano Henry, se não me falha a memória.
Guardiola teve em mãos – reunidos – o produto de melhores 3 das melhores “safras” de La Masia, entre eles, 3 dos maiores jogadores da história do clube (Xavi, Messi e Iniesta). Seria burrice não utiliza-los independente de filosofia sobre o aproveitamento de jovens ou não. Basta ver o Muricy, que não é dos mais afeitos à molecada e colocou o Breno no time em 2007, porque esse era muito acima dos demais, um jogador pronto aos 17 anos.
O Barcelona sempre apostou em seus canteranos, principalmente nos nascidos na Catalunha. Também contou com grandes nomes espanhóis em suas conquistas, mesmo aqueles não vindos de La Masia, como Luis Enrique (atual treinador), Begiristain, Salinas, David Villa e outros.
Ainda assim, nunca se furtou a contratar craques gringos que foram figuras fundamentais em seus títulos. Romário, Laudrup, Ronaldinho, Eto’o, Henry, Dani Alves, Neymar, Suárez etc.
O único período em que isso não aconteceu foi de 1999 a 2003, quando Louis Van Gaal encheu o clube de holandeses (muitos de qualidade duvidosa), além da chegada de um monte de promessas sulamericanas como Saviola, Riquelme e Rochemback.
Toda essa má gestão começou a ser corrigida em 2003, no trabalho de Frank Rijkaard, não foi alimentada por ele, como você afirmou em alguns dos comentários.
Essa é a razão da minha discordância sobre o aproveitamento dos jovens no Barça ter começado com Guardiola. Sua revolução é mais pelo conceito tático do que de gestão do elenco, até porque o aproveitamento dos jovens da base já havia sido retomado anteriormente.
Abç
Danilo,
Ok: “O que não se pode fazer é retorcer a realidade apenas para tentar provar um ponto de vista”
Lamento, mas não vou continuar debatendo nesse tom!
Bom dia.
Vlw Ernani.
Na expectativa para as colunas de 2017 mostrando o trabalho da nova comissão técnica.
Agora, teremos assuntos não só políticos!
Mas, nos encantaremos com inovações em métodos de treinamento, rodízio de jogadores, time escalado dependendo dos adversários!
E o melhor, não venderemos o café, para ser industrializado na Europa!
Venderemos o produto final Café em capsula, Café solúvel, etc.!
Isso é perfeito, para de ser produtor de matéria-prima e exporta bens com mais valor agregado. Mas como nos contentamos com pouco!
Alguns mostraram temor em relação a Beale atuar como espião.
Com um trabalho bem feito, teremos jogadores para ser incorporados no time principal e valorizados para então serem vendidos, quando outro jovem já estará pronto pra assumir.
E pensar que a idéia do Aidar era justamente transformar nosso tricolor nesse produtor de matéria prima, por todo mundo a venda!
Davi, realmente o Brasil como um todo precisa parar de fornecer apenas matéria prima! Tem que vender produto acabado! Pois quem vende “commodities” ganha menos que quem vende produto acabado!
belissimo texto…Me fez lembrar um lance que vem de encontro com tudo que foi escrito.
Na Copa das Confederações em 2013,na partida contra o México,o volante Paulinho(no seu auge técnico e físico)estava pressionado por vários marcadores na lateral do campo adversário,o mesmo consegue tocar a bola,não me vem na mémoria quem era,que cruza para neymar praticamente livre executar um belo chute e fazer um golaço.
O futebol moderno é isso,buscar alternativas quando pressionado.
Não cavar laterais como nosso Migué Bastos sempre fez.
Exato!! MB, matava bonito, e chutava no adversário p ganhar lateral!
Bela analise Ernani, emprestar jogadores pra clubes menos estruturados que o nosso é incompreensível. Talvez um exemplo seja o João Schmidt que saiu do São Paulo para o Setúbal de Portugal (Nem tão grande mas o futebol português colabora) e teve uma melhora significante, assim como Oscar que foi pro Inter quando o clube vivia o seu (dos últimos) melhor momento.
Imagine, como um zagueiro que foi seleção de base como Luiz Eduardo, vai aprender algo no Comercial-SP?
Como Lucas Farias, outro seleção de Base, vai aprender no Náutico?
Grande visão Ernani.
Anseio ler suas colunas/analises com as formações/táticas usadas pelo Ceni.
Um grande alento é ele ter como exemplo a seguir o Osório.
Ele cita o Osório o tempo inteiro! E o Mito trabalhou com vários tecnicos!
Infelizmente, muitos ainda acham que um acaso, fará os times e jogadores que atuam no Brasil, voltem a serem os melhores do mundo!
E não é bem assim! Ainda temos a melhor matéria prima, mas, queremos vende-la dessa forma, ao invés de desenvolver antes de vender!
Adoro suas colunas. Bom dia a tds.
Perguntinha básica: o q vcs acharam da declaração do Renato Gaucho ?
Valeu Zébia!
Um discurso parecido com Lula, que sem estudar foi o presidente do Brasil, e se aproveitou do legado do plano real!
Vc mitou kkkkk bem por aí mesmo.
Infelizmente no Brasil, pessoas querem se apropriar dos méritos das outras!
Isso em outras culturas é tão mal visto, quanto corrupção! Pois não deixa de ser!
E assim como o Renato, nunca deu nenhum crédito ao antecessor.
Ótima coluna, Ernani! Vc enriquece o debate
Obrigado Mario!
Gosto de Renato Gaúcho, mas a declaração dele, não ajuda em nada o futebol brasileiro.
O que não estão percebendo no Brasil, é que não tem mais campo de várzea. Não tem mais terrão!
Teremos cada vez mais jogadores de condomínio como os clubes da Europa!
Prova disso, é assistir a “malandragem e ousadia” boa de Cueva, Cazares, jogadores de países que ainda devem ter campos de várzea, e o futebol de raiz!
Ernani ótimo texto com sempre.
Gostaria de saber: Você é a favor de preparar e utilizar a base, montando o time a médio e longo prazo e por consequência diminuir a dívida (não investir em contratações) ou você considera extremamente necessário a contratação de vários jogadores (pode acarretar problemas na finanças).
Eu sou a 1ª opção, pois tenho receio que a vinda dos medalhões atrapalhe a carreira das jovens promessas. A Única loucura que eu faria, seria o Calleri (caso ele queira vir), pois é idolo e já provou que vale o investimento. Até porque o dinheiro utilizado seria recuperado em venda futura. Com pés no chão, tentaria o Grafite.
Aproveito e escalo meu time para o início do Paulista: Sidão, Buffa, Maicon, RC, Mena (pelo 1 milhão noticiado, eu ficaria com ele), Breno, TM, Lucas Fernandes, Cueva, W. Nem e Chaves (Calleri e Grafite). Reservas: Bruno, Lyanco, Douglas, Junior (sub-20), Militão, Hudson, Artur, Shaylon, Davi Neres, Araújo, Auro, Robson.
Nem pra mim, seria reserva de Luiz Araújo e Neres!
Ele jogou 50 jogos nos últimos 3 anos, se não me engano!
MERITOCRACIA? Tirar os jovens que salvaram o time do rebaixamento, que golearam o Corinthians? Não acho justo!
Quanto sua pergunta, eu tentaria se desfazer de reservas com salários altos como Douglas, Carlinhos, Wesley, Michel Bastos, Gilberto.
Geraria uma economia anual, de mais de R$15 milhões (salário e 13°)!
E traria sim, 2 jogadores de peso! Hernanes e Calleri!
Eu não contraria o W. Nem, pois apostaria nos jovens. Mas como já está contratado, daria uma chance a ele. É jovem e talentoso e na sua entrevista gostei da forma como falou do tricolor. Quem sabe não seja uma grata surpresa.
Quanto ao Calleri e o Hernanes seria fantástico. Concordo com as dispensas, com exceção do Douglas, pois ainda não jogou.
Eu começaria o ano com L. Araújo e Neres, e Nem no banco! Discurso legal, mas, esta fora de ritmo!
Jogador que volta da Ucrania, leva no mínimo 6 meses para se readaptar ao futebol brasileiro.
Exemplos: Ilsinho, Cleiton Xavier, W. Bigode etc.
Via ser divertido jogar contra o grêmio o desfio via ser chamado pela imprensa sensacionalista de o time Havard x Copacabana.
Essa coluna é um colírio pra quem acredita que o estudo e o conhecimento são o melhor caminho para o desenvolvimento e beleza do futebol.
Eu sou torcedor de futebol não sou torcedor de vitorias casuais..o bom futebol voltará a esse time tenho certeza.
Tem muita gente aflita esperando grandes nomes eu não …veja o exemplo da seleção brasileira, Chelsea…o que mudou foi a forma de treinar, enxergar o jogo e conhecer os adversários os jogadores são os mesmos.
Ricardo! Exato!
Não mudamos de time! Torcemos muito mais do que nos jogos! Torcemos para que construam um futuro, que se assemelhe o passado!
Da garota do sub-20 tenho a seguinte opinião:
Utilizar no paulista: Lucas Perri, Lyanco, Junior, Militão, Artur, Araruna (Lembra o futebol do Josué), Auro, Lucas Fernandes, Shaylon, Davi Neres e Araujo. Após o Paulista, faria uma avaliação e definiria quem ficaria para o Brasileiro e quem seria emprestado no 2º semestre para ganhar experiência.
Emprestaria no 1º semestre para ganhar experiência: Lucao (este para respirar novos ares), Tormena, Kal, Foguete, e outros que estão no último ano do sub-20.
Demais que terão ainda 01 ou 02 anos no sub-20, não subiria neste momento mesmo sendo bons jogadores, exemplo o Caique.
Poucos falam do Artur e do Araruna, mas nossos volantes do sub-20 fazem bem a pressão alta (não fazem faltas bobas e obrigam o adversário rifar a bola), são rápidos e tem boa técnica para a posição.
Incluiria Gabriel Rodrigues, 1,93cm que ajudará a elevar a estatura em momentos do jogos, em que teremos W. Nem, Buffa, e Cueva, para nos defender de bola área, ou se precisarmos “estourar” bolas para frente, quando o adversário pressionar a saída de bola!
Também gosto muito do futebol de Artur! É um volante moderno, que se trabalhado tem potencial para seleção brasileira!
Acompanhei ontem tb o jogo da Copa RS. Fiquei mto impressionado com o meia Luan: joga sempre na vertical e “bota” o atacante na cara do gol a toda hora. Parece que este time é que vai jogar a Copa SP e , assim, dará pra confirmar .
Está tendo a Copa RS? Onde esta passando?
O paulista tem um limite de 28 inscritos, a ideia é boa, mas dificil de aplicar. No maximo metade dessea devem ser inscritos.
Dos jogadores citados, acho que a maior parte não entraria no time profissional. E eu definitivamente não emprestaria eles, talvez apenas os que não possam mais disputar campeonatos sub 20.
Shaylon, por exemplo, deveria jogar a copa são Paulo, e continuar no sub 20 até ter oportunidades no profissional.
Acho que é muito melhor pra evolução dos jogadores continuar no sub 20 que ser emprestado pra alguém time pequeno…
Aplaudindo de pé esse belo texto.
Resumiu perfeitamente oq acontece na base do clube e na transição para o profissional.
Por mais q Jardine faça um trabalho de excelência, sempre tem algo pra corrigir e melhorar, os treinadores veteranos de hj ja querem jogador pronto, eles ja querem craques pra nao ter q passar tempo treinando os jovens e ajudando a se aperfeiçoarem.
Realmente um profissional como Beale pode ser mto importante no desenvolvimento e acabamento desses jovens q ja demonstram talento e agora precisam demonstrar q ja estao preparados pro profissional, nada melhor q prepara-los do q um profissional perito nesse tipo de trabalho de aprimoramento.
A ideia de Ceni é otima, a teoria esta correta e espero q saibam executar na pratica tbm, e desejo q os resultados nao atrapalhem esse começo de projeto, pq o inicio é sempre mais dificil, se o trabalho sobreviver a periodos de instabilidade, aposto q terá resultados la na frente, 2017 pode ser uma preparação pra algo mto maior, e nós como torcedores temos o dever de apoiar e dar tranquilidade e condições pra q as coisas aconteçam.
O Brasil, como um todo não pode continuar vendendo apenas “commodities”, matéria prima.
Temos que vender o produto acabado! Não para o Real B, e sim para ser titular do Real Madrid!
Eu nao acompanhei tao de perto essa celeuma sobre o Renato Gaúcho. O que repercutiu foi o desabafo dele, uma resposta aos detratores. Talvez a maneira dele pensar o futebol e por em prática num time se baseia, em primeiro lugar, na história dele no futebol. Boa parte dessa história construida com a camisa do Gremio. O que a gente sempre imagina é que no curto prazo, um técnico que sabe se comunicar com o jogador e lhe dá esperanças e oportunidades, terá um grupo motivado e até unido. O problema é manter essa motivação no longo prazo.
Roger capacitou os jogadores!
Veja o Douglas, o Maicon! Como são intensos hoje em dia!
Já capacitados, é só motivar!
Mas o processo foi interrompido. Seria como se o Jardine saísse do tricolor e colocassem o Milton Cruz no lugar dele (deus me livre). O que vai acontecer mais adiante, ninguém sabe. Só sabem que hoje é dia que festa com taça na mao. Na verdade, eu falava do Gremio, mas coincidentemente, o Jardine ´também ganhou uma taça a mais para a sua já grande coleção. E, felizmente, ele continuará no SPFC, num exemplo de processo de longo prazo.
Concordo! Aliás, Jardine era para ter assumido o Gremio, mas Felipão o colocou para escanteio! E vei Roger!
Quem capacitou Wallace, Everton, foi Jardine.
Assim como R. Dourado, Sasha no Inter!
O Jardine é uma jóia rara que deve ser valorizada. Ao que tudo indica, a famosa integração entre Cotia e Barra Funda vai acontecer no mais amplo sentido. Com isso, vamos a ver os novos produtos made in Cotia com valor agregado.
Sem dúvidas! O Barcelona se tornou uma potência no mundo, a partir do momento em que o profissional passou a jogar como a base (e não o contrário).
E tiveram coragem, para subsitituir estrangeiros medalhões, por espanhóis, que na época, não havia ainda sido campeões da Copa do Mundo!
Isso é coragem, ousadia!
Tecnicos como Renato Gaucho sao pra curto periodo de tempo, o Gremio ja tinha o padrao tatico do Roger, por algum motivo (provavelmente de relacionamento), Roger perdeu o elenco. Mas oq ele construiu tava la, os jogadores ja tinham padrao de como jogar, oq Renato fez (tem seu merito claro), foi administrar o vestiario, junta os caras e fazer eles acreditar.
Mas eu duvido q Renato Gaucho termina 2017 como tecnico do Gremio, qdo ele tiver q fazer a pré temporada, implementar uma filosofia de jogo propria e montar um elenco, ele vai se perder em algum momento. O Spinoza q ta la com ele pode ate segura-lo um pouco nessa parte tatica, mas uma hora a casa cai, isso é certeza.
O Muricy conseguiu isso no SPFC graças a um time previamente bem montado, disposição da diretoria de manter os principais jogadores o máximo possível e contrataçoes em profusao. Se o gremio mantiver o elenco e reforçá-lo, talvez o Renato Gaúcho dure até o final de 2017.
É isso aí Japa, a revolução só está começando.
No futebol parece que estamos entrando em uma nova era, com métodos e conceitos totalmente novos.
Fora de campo o novo estatuto, apesar de eu ter algumas ressalvas, também promete trazer boas novidades e muitos avanços.
O SPFC sentiu o golpe e resolveu se mexer. Tomara que o gigante tenha acordado.
Só peço que o imediatismo não atrapalhe um projeto que pode demorar uns 2 anos para trazer resultados.
Nem tudo o que não é perfeito, é ruim!
O novo estatuto poderia ser melhor! Mas, já ajudou muito! A criação do Conselho de Administração, é um passo importante!
Serão 8 pessoas, além do presidente, que ajudará no planejamento! E pessoas capacitadas como Abilio Diniz, que ao contrário do que muitos pensam, não terá poder! Compartilhará o poder com presidente, membros de conselho de grandes empresas, indicação do Conselho Consultivo, e 3 do Conselho Deliberativo, que certamente não serão todos do grupo político do presidente e o vice!
1) O trabalho do Beale deve ser focado – especialmente nesse 1º ano – no profissional, com a montagem de todo o calendário de treinos tanto para a pré-temporada quanto para o decorrer do ano.
Não podemos esquecer que o “calendário” nacional é totalmente caótico e diferente do que o inglês costumava ter em seu país. Por isso, não vamos gerar tanta expectativa sobre seu trabalho imediato, afinal o profissional precisará de um tempo de adaptação.
Acredito que Beale dará certo e poderá elevar o desempenho esportivo do time profissional, especialmente se Rogério não fizer politicagem, pois – certamente – haverá jogadores descontentes com os métodos de alta exigência nos treinos, a clássica turma do rachão.
Quem não se empenhar tem que ser afastado, sem exceções. Seja um novato ou o craque do time. Seja um recém-chegado ou aquele velho de casa que é amigo daqueles diretores que adoram interferir no futebol profissional.
2) Sobre a possibilidade de Michael Beale assumir o direcionamento dos treinos da base: no futuro, caso dê certo a implantação dos seus métodos no profissional, nada mais justo que isso aconteça.
Michael Beale não necessariamente precisa botar a mão na massa com a base, mas pode instruir os preparadores dos times de baixo e direcioná-los na montagem da agenda de treinos das categorias menores.
3) Um adendo: Beale nada tem de relacionado com a evolução de Firmino e Coutinho na Inglaterra.
Apesar de jovens, nenhum deles passou pelo time sub-23 do Liverpool. Coutinho chegou aos Reds com 21 anos, vindo da Internazionale após um empréstimo com bom destaque ao Espanyol.
Firmino foi destaque por 4 temporadas no Hoffenheim da Alemanha, sendo camisa 10 e artilheiro do time patrocinado pela SAP. Chegou ao Liverpool na última temporada.
Apesar de serem atletas muito talentosos, estão evoluindo ainda mais nas mãos de um dos melhores treinadores do mundo, Jurgen Klopp.
Abs
Danilo,
Entendo seus pontos!
Por isso, gosto da ideia de aproveitar os jogadores da base, que não tem vícios como jogadores como Wesley, MB, e cia.
Eles estão no começo da carreira, e são justamente essas pessoas, que valorizam treinamento e capacitação! Isso em qualquer organização! Os mais velhos, acham que não precisam.
Sobre Firmino e Philipe Coutinho, eles fizeram um primeiro estágio já na Europa. Um na Alemanha outro na Italia.
Mas, sem dúvidas, evoluiram com métodos de treinamentos utilizados desde a base até os profissionais do Liverpool!
Sairam daqui como promessas, e se tornaram realidade, só na Europa! Assim como Casemiro, Douglas Costa.
A questão em meu texto, foi muito mais pontuar, que jogadores promissores que são emprestados para times menores, normalmente voltam piores, pois jogam em times que tem técnicos piores que o do São Paulo (mesmo se compararmos com Doriva e R. Gomes).
Pros times brasileiros vale mais a pena emprestar o cara pra um time pequeno do exterior, como foi o Schmidt em Portugal, do que para um do Brasil, quando o assunto é desenvolvimento.
O empréstimo para os pequenos do País vale mais quando os jogadores precisam de minutos de jogo, ritmo.
Sem dúvidas! Isso mostra que o Brasil não consegue desenvolver jogadores!
Pois é, PB, no futebol brasileiro, o longo prazo nao existe. Só curto e medio prazos. O planejamento do SPFC é anual e se baseia no orçamento. Uma vez que fecham as contas, entregam o relatório e o CD o aprova, acabou. Outro processo de referencia, para pensar a longo prazo, poderia ser o contrato do técnico de futebol. Um ano, dois anos. Qual foi o último técnico que cumpriu a totalidade do contrato? O clube tem que aprender e desenvolver a cultura do longo prazo.
Concordo! Vc não capacita jogadores, adota uma filosofia de jogo, em 6 meses!
Veja o que sofre Guardiola e Mourinho, contra times que já tem uma base montada a mais tempo!
Para que o projeto do RC dê certo, o clube e os seus diretores tem que entender e aceitar o longo prazo no futebol, educar o seu entorno e também a nós os torcedores. Devemos ir ao estádio para torcer pelo projeto, e nao pelo resultado daquele jogo apenas. O torcedor tem que ser ST para contribuir com o clube e o clube tem que ser transparente para o ST. Tomara que o estatuto seja um instrumento de abertura e avanço.
Diretores atuais, não continuarão a partir de abril!
Serão contratados profissionais.
E teremos um conselho administrativo, que evitará que um presidente tome decisões imediatistas
A resposta do Renato foi bem ao seu estilo falastrão, ele sempre gostou de brincar e ironizar. O Renato conhece muito bem futebol, e quem acha o contrário está errado. Ele só não leva muito a sério isso.
Há bons treinadores na Europa, sendo muito deles Argentinos, da mesma forma que temos bons treinadores no Brasil, como o Tite, Dorival Junior e o Cuca e na América do sul. O grande diferencial da Europa é o dinheiro para contratar os grandes jogadores.
O Barcelona revelou quem após o Iniesta (fora de série) e os bons, nada excepcional, Pique, Fábregas e o Pedro (este bem meia boca) ? Ninguém, tanto que contrata muito em todas as janelas.
Ir para a Europa é uma das opções de se formar como técnico, mas não é a única.
Discordo!
Casemiro saiu daqui cru! Se desenvolveu no Real Madrid B, e virou titular depois de 1 ano!
Discordo que a diferença seja dinheiro! Leicester City é uma prova disso!
E o Barcelona gasta muito menos do que M. City, PSG, Real Madrid, Manchester United.
Depois ou junto com Iniesta veio Messi, Pique, Alba, Brusquets. O grande craque do time foi formado na base (Messi)!
Ou seja, não precisaram investir tanto em trazer um Cristiano Ronaldo!
Complemento sobre o Casemiro. Aqui ele era preguiçoso também. Quando foi para a Europa viu que, ou se enquadrava ou acabaria num time de segunda linha. Juntou talento e vontade e explodiu.
Aqui o cara indolente ainda é disputado a tapa e ele sabe que não precisa muita coisa para fazer um bom contrato de 3 ou 4 anos. Wesley e outros que o digam.
Ernani, nem tanto ao mar, nem tanto a terra.
O Barcelona também gasta bastante, embora – normalmente – o faça em contratações mais pontuais e não torre rios de dinheiro em qualquer jogador.
Depois de Pedro (que já era um atacante mediano), La Masia não formou nenhum extremo digno de nota (Deulofeu, Tello e Cuenca floparam e saíram), . Por isso foram buscar um craque (Neymar) para a posição, a um custo na casa dos 100 milhões de Euros.
Embora haja boas promessas na base, como Jean-Marie Dongou, o clube não teve – nos anos de Guardiola – um 9 de destaque como foi Samuel Eto’o (Ibrahimovic era esse cara, não fosse seu ego inflado, Bojan foi um baita flop da base). Por isso o clube catalão gastou 81 milhões de euros para tirar Suárez do Liverpool.
É fato que o clube dá chances para seus jovens, mas isso não evita nem que gaste com grandes contratações nem mesmo com algumas duvidosas, como pagar 40 milhões de euros para adquirir o quase trintão Arda Turan (reserva) enquanto tira espaço de jovens que voavam na base, como Sergi Roberto (deslocado para a lateral direita atualmente) e Sergi Samper (emprestado ao Granada).
A verdade é que a Espanha precisou naturalizar Diego Costa, pois a Espanha tem dificuldade com centroavante!
O Leicester foi um acaso e seu treinador nunca foi grande coisa. Veja a campanha deles este ano.
O Barcelona quando quis só usar a base, não apareceu ninguém para desequilibrar e pagaram caro pelo Neymar e Soares. O Xavi saiu e contrataram e Rakitic.
O Chelsea era um timinho, entrou o dinheiro do magnata e começou a ganhar. O PSG a mesma coisa.
A verdade que o futebol Europeu só é o que é graças aos jogadores Sul-Americanos (que seu dinheiro compra) e pelo fato dos dirigentes sul-americanos serem incompetentes e corruptos.
Se todos os jogadores/treinadores sul americanos voltassem para seus paises / clubes de origem e a Libertadores tivesse o mínimo de organização, colocava a tal da Copa Heineken no chinelo.
Discordo amigo!
O substituto de Xavi seria Fabregas, mas que preferiu sair.
Enfim, já disse que em termos de matéria prima ainda somos os melhores.
Mas, falta aprimorar mentalmente os jogadores!
Se o Renato Gaúcho tivesse perdido, nao teria falado. Ele jogou muita bola e entende o futebol de uma maneira. Nao me lembro bem, mas acho que ele nao se adaptou na Itália e voltou. Como nao precisou estudar, deve ter um método de trabalho simples e tradicional.
Renato Gaúcho subsitituiu a marcação por zona de Roger, por marcação individual!
Não acho isso um grande avanço, mas deu certo! O simples é importante depois de estar estruturado, como fez Roger!
Sequência brilhante de títulos e magnífico trabalho de Jardine na base tricolor, mas o objetivo maior deveria ser o SPFC e não apenas o mercado global
de jogadores.
Continuamos produzindo o básico e buscando “especialistas” a peso de ouro.
Não temos laterais/alas, não temos volantes qualificados, não temos meias e não temos atacantes definidores.
Cotia será nosso futuro …, mesmo ?
Espero que um dia seja, de verdade.
Ótima coluna, Ernani.
Aguardo suas análises do SPFC de Ceni, uma mescla de Osório e Sampaoli.
Ofensivo e veloz, compacto e articulado, coeso e eficiente …, equilibrado.
Saudações tricolores, amigo.
Paulo,
Acho que sim! Pela qualidade dos jogadores que chegam, como Ytalo, Robson, Kieza, Jean Carlos, Douglas, acredito que podemos desenvolver aqui jogadores para serem bem melhores que esses!
Temos que trazer sim 1 ou 2 jogadores por temporada, de qualidade comprovada, e não só olhando a etiqueta de desconto!
Ficar procurando jogadores de Série B, jogadores afastados em seus times, não é melhor caminho que capacitar os jovens de nossa base!
A grande diferença do São Paulo com qualquer time do Brasil, e a estrutura de Cotia! E ela tem que valer mais a pena!
Pois investimos R$20 milhões por ano, e acho que não por culpa dos jovens que eles não vencem no profissional!
A lógica do mundo corporativo e empresarial que controla o Futebol, associada ao “balcão de negócios e oportunidades” que cada clube ou “barriga de aluguel” desempenha e uma boa dose de marketing …, deixam o esporte de lado, relegado a ínfimo detalhe.
Geralmente os jovens jogadores são engolidos, devorados e descartados, neste turbilhão.
Sem dúvidas! Perceba que o time sub-20 ataca a bola, pois sabe que alguém irá recompor!
Aí os jovens sobem para o profissional! “Atacam” a bola, e Wesley, MB, balançam a cabeça, e devem falar: “tem que só cercar…..tem que ser mais malandro”….e os jogadores da base modificam seu jeito de jogar!
Também estou animado, a sensação que tenho é que já não se está pensando em seis meses, mas seis anos, de fato se está traçando uma linha de conduta e trazendo profissionais adequados para se entregar o que se planeja.
Em São Paulo, há muito nosso time é um dos que tem mais sucesso na base, mas embora tenha formado grandes jogadores para o mundo, foram pouco utilizados no nosso time.
Ok, temos Kaká, Lucas e Casemiro, só pra falar de um passado recente, mas bons jogadores que foram pouco utilizados no nosso clube e podem até não serem brilhantes mas acabam fazendo ótimos papéis em outros clubes.
Fábio Santos, nunca foi um craque, mas fora o Júnior, quem jogou mais que ele no São Paulo; Diego Tardelli no Galo, Kleber Gladiador no Palmeiras e Cruzeiro; e a lista continua …
O Santos, sem tanto sucesso como o São Paulo nos campeonatos da base, utiliza muito mais os jogadores formados em casa e acaba montando (e remontando) bons times.
Acho que o Rogério escolheu um bom caminho, sua seriedade e pragmatismo me dão esperança de voltarmos a ser grandes.
Só temos que ter paciência.
Saudações Tricolores
Concordo!
Temos que aprimorar a excelente matéria prima que colhemos em Cotia!
Não é culpa apenas dos jogadores de não renderem bem!
Rogério Ceni, citou uma psicologa em sua apresentação, além de trazer pessoas que agregam e muito nessa capacitação dos jovens!
Casemiro que citou, teve que passar pelo Real B, para se tornar um grande jogador!
Muito interessante a coluna. Percebe-se que você realmente manja muito, Ernani. Entretanto eu tenho me feito a seguinte pergunta nos últimos dias: A base do São Paulo é muito boa ou o treinador é que está muito acima dos outros?
Posso estar enganado, mas acredito que o maior diferencial hoje seja o Jardine. Não que a base seja ruim, obviamente, pelo contrário, acho muito boa.
Acho que o Jardine está para a nossa base o que o Tite está para a seleção.
Eu acho que é um conjunto de fatores.
Muitos se esquecem que a base começou a melhorar quando saiu a turma de Juvenal e o próprio Juvenal.
Por exemplo, o Marquinhos Cipriano, foi dispensado da base pelo então gerente da base, Geraldo, que depois foi ser diretor do Desportivo Brasil, um ex-time da Traffic que depois foi comprado pelo Shangong Lunen, time que queria JJ como presidente aqui no Brasil.
E Marquinhos Cipriano teve que ser comprado!
Além disso, temos o Canavesi, que faz um trabalho excelente!
Perceba que Artur, Banguele, Shaylon, Lyanco, Gabriel Rodrigues, Geovani foram contratados para jogar na base!
Isso sim é monitorar certo jogadores!
Ernani, o Lucas Evangelista, hoje na Udinese, não passou por situação semelhante?
Começou na base do clube, foi dispensado pelas mesmas pessoas e recomprado (30% depois + 30%) 1 ano depois de assinar com o mesmo Desportivo Brasil?
Pois é! O São Paulo inverteu com o Desportivo Brasil. “Trocaram” Canavesi por José Geraldo.
E agora quem descobre mais talentos somos nós e não eles!
Quem contrata barato ainda na base somos nós com Artur, Banguele, Shaylon, Gabriel Rodrigues.
Mas, realmente foi isso que aconteceu! O mesmo q Cipriano, que acho que temos um percentual baixo!
Poderiamos o ter de graça e com 100%!
Perfeita analise, você só se esqueceu do Cilinho que fazia a mesma coisa. O Cilinho usa cones em seus treinos no Estádio do Morumbi para posicionar o time adversário.
Os melhores que vi no São Paulo foram o Mestre Tele Santana e o Cilinho nesse quesito treino. Pena que o Osorio não ficou para que possamos avalia-lo.
Quanto ao Rogerio estava reticente, porem ele usou uma frase na qual acredito, ” as oportunidades aparecem e você tem que estar no lugar certo”, e o Rogerio sempre esteve no lugar certo. Torço muito por ele e espero que ele revolucione nosso amado Tricolor Paulista.
Acho que se o time perder, é mais fácil pedirem p tirar Leco, AGG, e cia, do que Rogério, Beale e cia!
Parabéns Ernani, excelente texto, que nos ajuda a entender de longe o que se passa no tricolor.
Espero que um novo SPFC esteja surgindo, e que não apareça ninguém para atrapalhar.
A torcida precisa dar força para o Rogério Ceni, que pelo visto está mexendo em um vespeiro, e com certeza vão tentar atrapalhar essa modernização.
Ele foi fantástico na coletiva!
Primeiro não se levantou para cumprimentar o Leco.
Leco o elogiou, e ele não retribuiu!
Perguntou na frente de todos, se Sidão já estava contratado.
“Alfinetou” Leco, dizendo que queria dar oportunidade a Tormena e Kal, mas não dava p ter no elenco, 9 zagueiros.
Outra “Alfinatada” foi não ter uma decisão sobre Léo, terceiro reserva! Ele disse não sei o que a diretoria vai fazer com o Leo, que termina o contrato no final do ano! Ora, o final do ano já chegou! Resolvam o problema do garoto, libere ele, ou o mantenha, mas não o deixe sem contrato, para depois procurar sozinho um clube!
ola airnani ou outros moderadores…poderia me informar se o preparador de goleiros vai ser o claudio taffarel mesmo……abraço
Eu não tenho essa informação!
Ceni gosta do nome, mas o mesmo ja trabalha no galatassaray onde foi idolo, devido aos salarios seria mto dificil e por isso improvável
Airnani boa tarde .
Falando sobre técnicos Brasileiros, vc realmente acha o Roger um técnico inovador e diferente dos outros Brasileiros?
Faço a pergunta pq aparentemente ele não aplica conceitos novos ao estilo europeu como supostamente o Rogério vai usar.
Com relação à base desde sempre os garotos chegam ao time profissional defasados e com deficiências técnicas como não saber passar, cabecear (me lembro do Paulo Amaral que ia ensinar este quesito ao Márcio Santos,rsrs) e outros princípios como não conhecerem as regras do futebol por exemplo.
O saudoso Teles reclamava disso há mais de 25 anos atrás e nada mudou de lá pra cá , e fora este problema a transição para os profissionais deve ser o maior entrave para os garotos, sendo que esta transição é um problema mundial, só os acima da média chegam aos profissionais prontos e capacitados.
Torcendo muito para que esta nova comissão técnica faça história no SPFC.
Saudações Tricolores e ótimo texto.
Teles = Telê
O Roger não é como Rogerio, e não teve os auxiliares muito bem escolhidos por Rogerio (e só ele tem moral p fazer isso).
Mas, a distancia entre Roger a RG, e outros que estão por aí, é grande!
Ele pegou um time do Gremio desacreditado, perdendo muito nas mãos de Felipão, subiu jovens, e resgatou antigos “pernas” como Douglas e Maicon!
Airnani, o quanto essa relação “promíscua” de cartolas com empresários pode afetar esse novo trabalho?
Acho que pouco! Em abril, teremos o novo estatuto! E teremos um Conselho de Administraçao formado por 9 pessoas! Uma delas com certeza será Abilio, seja através das 3 vagas para pessoas com experiência em conselhos de Administração, seja através do Conselho Consultivo.
E outras 3 serão indicadas pelo Conselho Delibertativo, e certamente não serão todos do mesmo grupo político.
Com isso dificilmente Leco ou Natel, e seus vices conseguirão fazer tudo em silêncio e explicar depois, justificando com azar o que aconteceu!
Que bom. Tomara que não deixem o presidente fazer m…..
Renato Gaúcho tem seus méritos, mas não passa de um técnico tampão. Levou sorte…
Se o Grêmio se aperta, chama ele… é assim que funciona… ele é o que o Muricy era para o SPFC.
Mas ao invés de se atualizar, é melhor jogar Futvolei… agora que está empregado e foi campeão, fala isso, mas depois de 15 anos sem título, sendo que ele passou umas 3 vezes pelo Grêmio, não falou nada.
Podem anotar todos os times da libertadores irão dar vexame.
Sp precisa entender que com esse elenco atual mesmo com a sua base é um elenco mediano.
Precisa se esforçare e trazer um Lateral, Volante, Meia e Centroavante.
Toda essa reestruturação vai demorar anos e ela será necessária.
Vau ficar só com Maicon e Rodrigo Caio de zagueiro?
Muito pouco. ..precisa trazer mais um zagueiro. ..Breno não aguenta o tranco muito tempo, Lugano mal joga.
http://espn.uol.com.br/noticia/653671_taxista-diz-que-pm-massacrou-torcedores-comuns-no-morumbi-e-leva-sao-paulo-a-justica
???? Time do coração ainda…
http://espn.uol.com.br/noticia/653809_atletico-mg-inicia-planejamento-para-2017-e-dispensa-tres-jogadores
Dátolo, não seria uma boa?
Condições físicas preocupam
Grande análise e ponto de vista! Há tempos eu venho pedindo para que alguém do clube leia as análises suas. Com certeza estaríamos bem melhores apenas dos dinossauros abrirem suas mentes.
Valeu!!
http://www.lance.com.br/futebol-nacional/calleri-revela-procura-palmeiras-mas-diz-brasil-sao-paulo.html
http://www.lance.com.br/futebol-nacional/calleri-revela-procura-palmeiras-mas-diz-brasil-sao-paulo.html
Ai vc lê a materia e ve q o proprio atleta diz q no atual momento nao tem como voltar, mas legal q conseguimos um vinculo afetivo.
em outros blogs ja falaram sobre isso….abraço
tomara que o chaudio taffarel vem pra ser tranador de goleiros…abraço
treinador..ok
Ao que parece, Haroldo Lamounier (foi preparador de goleiros de 2003 a 2015) volta da base no ano que vem. Não foi possível a liberação do Taffarel na Turquia.
Cada dia se tornando mais ídolo da torcida tricolor!
“Calleri revela procura do Palmeiras, mas diz: ‘No Brasil, só o São Paulo'”
http://www.lance.com.br/futebol-nacional/calleri-revela-procura-palmeiras-mas-diz-brasil-sao-paulo.html
Ernani, boa tarde.
Parabéns….
Belíssimo post..
Oxalá a partir de agora com tudo o que o Rogério Ceni disse, possamos aprimorar a formação dos jogadores no CFA de Cotia, para que a grande maioria possam integrar o elenco de profissionais do Tricolor.
Parafraseando seu próprio texto:
“esta mais do que provado, que o problema do São Paulo não esta na base! Esta nos profissionais.”
“E um jovem de 18, 20 anos, sem ser capacitado (com exceção de Gênios), não consegue tomar decisões certeiras, logo de cara, ou sendo treinado e capacitado no interior!”
Rogério citou a formação dos jovens enquanto atleta e pessoas, a estrutura que o São Paulo oferece é esplendida, as ferramentas são ótimas, mas……..
Infelizmente os jovens são sub aproveitados, visto que não temos profissionais até então capacitados para gerir essa integração dos jovens no CCT e principalmente estabelecer um plano de formação desses atletas.
Muitos bons e promissores jogadores infelizmente se “perderam” nos últimos anos quando foram promovidos ao profissional, seja por mal utilização, falta de paciência e principalmente equívocos de gestão.
Pedro,
Muito obrigado!
Infelizmente, vemos negociações inexplicáveis que tiram espaço de jogadores da base!
Ytalo, Kieza e Gilberto, me fazem até sentir saudades de Nei Bala e Eliel.
Um jovem estagiário, se começar em uma empresa amadora, sem processos, dificilmente, voltará melhor para trabalhar em uma multinacional.
E aí acabamos contratando gerentes de empresas pequenas, achando que eles repetirão o que fizeram lá, aqui.
Cara, sou muito fã da forma que vc escreve e expõem seu ponto de vista sobre o futebol.Coluna irretocável, parabéns!!!
Obrigado Amigo!!!
Boa Ernani!!!
Também estou com uma boa esperança…
Ansioso para ver como o time vai se portar em 2017
e espero ver os melhores resultados em 2018… se Deus quiser, com a mesma comissão técnica. O trabalho precisa de continuidade.
Acho que com pré-temporada, Paulista e em abril quando entrar em vigor o novo estatuto, menos dependentes de poucas pessoas, o São Paulo voltará a vanguarda do futebol brasileiro.
E para que tudo chegasse desta forma, Zanquetta e o Blog do São Paulo foram importantíssimos!
Enquanto muitos diziam que estávamos no caminho certo, o Blog do São Paulo sempre defendeu mudanças radicais, e é isso que estou vendo que irá acontecer!
Por pressão de Blogs, de formadores de opinião como Zanquetta, Carlos Port, pela oposição sim (junto com dissidentes da oposição), Abilio!
Não foi nada espontâneo de Leco e sua turma!
Grafite saiu do santa cruz ,sei não hein…..
Satão, o famoso 18:30
Pessoal, lendo algumas notícias no globoesporte e na ESPN Brasil, pude ver alguns nomes de jogadores que rescindiram o contrato ou foram dispensados pelos seus clubes. Destaco alguns interessantes: Grafite, Edcarlos, Denílson e Dátolo. Penso que devido às nossas carências e com um salário acessível poderíamos aproveitar alguns deles, visto que 3 tem identificação com o clube…
Gosto de Denilson! Jogador formado no São Paulo, que foi para o Arsenal, voltou para o São Paulo! Depois foi forçado a ir para Oriente Médio…pois ele queria ficar.
Acho melhor que Hudson por exemplo… e eu traria Grafite tb! Luis Fabiano rescindiu tb mas nem contei hahahha
Eu tbm prefiro ele que Hudson!
Ele cerca melhor o frango ahahahaha e erra menos passes.
Denilson, é cria do São Paulo! Sou sempre a favor de jogadores assim, do que “ciganos da bola”.
Tudo bem q ´nos últimos dois anos, passou pelo oriente médio e Cruzeiro.
Mas, até então, carreira dele foi São Paulo, Arsenal (6 anos) e São Paulo de novo!
Gosto muito de jogadores com identificação com o clube, pois demonstram mais raça e hombridade. Diferente de certos jogadores com dengue crônica e outros com canela de vidro.
Callei não vem, muito menos R.Oliveira.
Trás o Grafite, que está livre e ainda tem lenha para queimar.
Saudações! Perfeita análise meu caro, sempre com um viés claro e didático.
Rogério sabe muito bem o que está fazendo, o diagóstico é realmente preciso.
Tenho muita convicção em seu sucesso.
E você disse bem, com essa atitude é mais fácil a torcida exigir a saída do presidente do que dele!
Rogério me surpreendeu mostrando muita humildade, e trazendo pessoas capacitadas!
Isso dá mostras da consciência que ele tem, da responsabilidade de ser um dos maiores idolos do clube e ser treinador em um momento politicamente complicado. Preferindo pessoas capacitadas para reerguer o time, ao invés de contratar amigos.
A propósito, o time treinou com Chavez pelos lados, como vinha jogado no Boca. Creio que é um opção muito interessante e uma oportunidade pra testar mais um variação, assim como Buffa na esquerda. Continuo pensando que a volância é a posição que mais precisamos de reforço.
Boa tarde
Aguardando o Luís Fabiano ser anunciado por alguém, pois, meu receio é a falta de nove levar o Rogério a indicar o amigo fabuloso rsss.
Aí muita gente do blog iria pirar kkkk
Rapaz, acho difícil viu? Rogério deixou claro que poderia ter chamado amigos para auxilia-lo mas preferiu outro caminho, da busca da excelência. E será que o LF poderia jogador na intensidade que o Rogério espera?
Doentes por Futebol @DoentesPFutebol 26m26 minutes ago View translation
No Peru noticiam que o Flamengo está acertado com o lateral esquerdo Miguel Trauco, de 24 anos, que atua no Universitario e na seleção
Para, Flamengo! Esse aí não engraxa a chuteira do Reinaldo!
subiria de cara o Perri, Junior, Foguete, Militao, Auro, Shaylon e Cipriano.
ja que o Felipe Melo nao vem .. iria atras do Octavio do CAP ( quem chegar com 10 milhoes de reais leva o jogador ).
ai um faltaria um atacante : Calleri.
Foguete tem fundamentos muito bons! É um grande jogador, mas sua estatura o prejudicará muito no profissional!
Infelizmente, mas posso estar errado, o futebol moderno, necessita de jogadores na defesa, que sejam altos. Isso é uma tendência!
Buffarini tem 1,70
Vem Grafite….
Rogério falou na entrevista para a ESPN, com todas as letras: para trazer jogador mediano, não vale mais a pena buscar aqueles formados em casa e aprimorá-lo?
O grande lance do Beale é justamente a transição para o profissional, onde está o calcanhar de Aquiles do processo.
Já que nao vem Calleri, Pratto e nem Ricardo Oliveira . . .
VEM GRAFITE
#Grafite9
Tem nego pedindo Grafite, é isso mesmo? 37 anos, será que vale?
Julião só marcou 24gols nessa temporada
Vendo por esse lado… Mas tem que ser de baixo custo.
Existe alguma chance de ele vir para compor elenco?
http://globoesporte.globo.com/pe/futebol/times/santa-cruz/noticia/2016/12/presidente-do-santa-cruz-confirma-rescisao-de-contrato-de-grafite.html
Parece que vai para o mundo árabe. Petrodólares.
É a hora de aproveitar. Idade avançada e lá é muita grana.
Acredito q nao.
palmeiras quer comprar todo mundo mds ainda bem que ele recusou
http://www.lance.com.br/futebol-nacional/calleri-revela-procura-palmeiras-mas-diz-brasil-sao-paulo.html
Admiro muito suas Colunas e Comentários Airnani. Parabéns!
Muito legal, Ernani! Também estou muito confiante e torcendo muito pra que em 5 anos o São Paulo já tenha os primeiros frutos disso. Em 10 anos o legado será evidente.
Caso Ceni e comissão consigam implantar seus ideais na formação na base, para Jardine será melhor ainda, porque terá um material humano ainda melhor para comandar. Podendo até virar técnico de forma natural do time principal mais pra frente!
E uma possível demissão de Ceni em 2017, não vai parar o ímpeto dele. Vai tentar de novo como dirigente, presidente – o que for preciso – pra reestruturar e reerguer o clube, como Barcelona, Borussia – e até Chape pré-tragédia, cada um na sua proporção – fizeram com sucesso.
Acho que agora temos uma esperança no futuro!
Confio muito que vai dar certo, principalmente pelos auxiliares que trouxe! Mostra realmente que ele quer dar certo!
E com humildade de saber trazer pessoas até mais capacitados que ele para treinar o time.
Juan Carlos Osório que RC sempre cita, que na Inglaterra, é comum que auxiliares que treinam o grupo.
E o técnico estrategista e selecionar, define a estratégia do jogo, e quem dentro dessa estratégia, se encaixa melhor.
E RC já disse que vai escalar o time e a formação tática de acordo com o adversário!
O Rodízio, vai voltar! E gosta dessa ideia! Em um grupo de 28 jogadores, os problemas começam, quando apenas 11 ou 13 que sempre jogam.
Os outros se desmotivam, perdem competitivadade, ritmo de jogo, e quando um titular se machuca, o time cai de rendimento
.