Hoje o verde também é a nossa cor: homenagem do Blog do São Paulo à Chape, familiares e amigos

chapesp

Inteiramente consternados pelo trágico acidente que vitimou a equipe da Chapecoense.

O que nos resta é desejar muita luz a todos que fizeram esta passagem.

Sabedoria para que possamos compreender o que consideramos impossível.

Deus está no comando.

Sempre.

Três cores, hoje somos quatro.

Abraçamos o verde mais que nunca.

Dentre eles, três nomes que vestiram a nossa camisa.

Mario Sérgio Pontes de Paiva estreou no tricolor em 16 de agosto de 1981.

Foi um do grandes nomes da equipe campeã paulista daquele ano.

Cracaço de bola, temperamental fora dele.

Na final do segundo turno do campeonato paulista, na partida frente ao São José, no Vale do Paraíba, após a torcida local cercar o onibus da equipe, ele abriu a janela e sacou alguns tiros para cima.

Dispersão desfeita, a delegação tricolor pode sair das cercanias do estádio Martins Pereira.

Foram 62 jogos e 8 gols marcados.

Meio campo de muito habilidade,o pernambucano Cléber Santana chegou ao Morumbi em 2010.

Não viveu grandes momentos com as nossas cores, mas é inegável a qualidade de seu futebol.

Seguiu sua carreira e mostrou isso.

Atualmente era o grande nome da equipe da Chapecoense que chegara a final da Copa Sul Americana desse ano, justamente o nossa última conquista.

Foram 48 jogos e 3 gols marcados.

Nascido em Araçatuba, no interior paulista, Mateus Lucena dos Santos, chegou ao Tricolor, já como Mateus Caramelo em 2013, vindo do Mogi Mirim, ainda com 19 anos.

Muito jovem e talentoso, o lateral direito teve poucas chances com a nossa camisa, e logo foi emprestado, primeiro para o Atlético Goianiense e posteriormente para a Chapecoense.

Foram 5 jogos com o tricolor.

Três nomes, um pouco de nossa história, que passam de vez para a eternidade.

Por José Renato  Santiago em nome do Blog do São Paulo

Anúncios

115 comentários em “Hoje o verde também é a nossa cor: homenagem do Blog do São Paulo à Chape, familiares e amigos

  1. Mário Sérgio era um maestro em campo. Vi jogadas incríveis dele, jogadas de craque.
    Era inteligente, de boa cultura e bastante inquieto fora de campo.

    Mas nada apagava sua genialidade dentro das quatro linhas.

    Como comentarista, acho que tinha alguma mágoa do SPFC, tornando-o um profissional ruim quando se reportava ao nosso time.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Na época, começo de 1982, o Mário Sérgio deu uma entrevista para a TV Gazeta, rasgando elogios ao ex-diretor Jaime Franco, que tinha sido demitido pela presidência, no outro dia ele foi desligado da equipe. Foi uma pena, era cracaço de bola, se estivesse no time aquele Paulistão 82 teria sido nosso, seríamos tri.

      Curtir

        1. Pra se ter uma idéia, ele tomou a posição do Zé Sérgio. Na entrevista, ele não só fez elogios ao ex-diretor, como criticou a presidência pela demissão do seu amigo. Foi pro Palmeiras e nos derrotou num clássico que acabou em muita briga.

          Curtir

  2. o que me da mais raiva e que os clubes europeus estao estudando uma forma de auxiliar a Chapecoense e os clubes Brasileiros nada faram.

    escrevi no Post anterior

    Eu espero que o São Paulo cumpra o contrato do Caramelo até o final pagando o salário para a família .. e que assim seja com todos os jogadores da Chapecoense.

    CBF
    – sem descenso por 5 anos

    CLUBES
    – emprestar jogadores de graça

    O Problema e que se nos proximos campeonatos brasileiros se algum time grande principalmente o Fluminense for cair .. e a Chapecoense estiver no caminho … o tapetao vai rolar com certeza.

    Curtido por 1 pessoa

  3. É uma tragédia que parece difícil de acreditar, só resta torcer para que os sobreviventes resgatados se recuperem bem e força a todos os familiares.

    Espero que a Conmebol, CBF, times nacionais e até internacionais ajudem a Chapecoense.

    Curtir

  4. Fui dormir de madrugada já com a notícia, mas sem confirmação de quantos mortos e sobreviventes. É um dia triste, foi uma tragédia. Moro aqui em SC, e mesmo com as recentes rivalidades, todos tinham respeito empatia pela Chapecoense, desde torcedores, jogadores e até mesmo clubes. É difícil de acreditar.

    Curtido por 3 pessoas

  5. Boa tarde.

    Primeiro lugar, meus respeitos aos parentes e amigos consternados com essa tragédia. Que encontrem conforto ao coração apesar de tudo.

    Depois, sobre as diversas observações feitas no blog, entendo o seguinte:

    1) Foi uma fatalidade, não adianta buscar culpados. Mas, caberia à COMMEBOL indenizar o clube, já que era deslocamento em uma competição oficial e obrigados por eles a fazer a viagem. Dinheiro lá não falta, deveriam ajudar.

    2) nenhum clube é obrigado a pagar salários de jogador falecido, para isso existe seguro, previdência social (pensão por morte) e previdência complementar. Todavia, considero um gesto de humanidade apoiar a família num momento como esse (o quanto isso reflete financeiramente, depende das condições do clube também – tinha jogador do São Paulo, mas tinham do Sport e de equipes menores, que não dispõem de tantos recursos).

    3) concordo que cada clube poderia emprestar um jogador à Chape. Aliás, até dois e por até dois anos (tempo para se reestruturar), mas não concordo em mudar o regulamento do campeonato para mudar descenso ou acesso.

    4) aliás, ontem vi uma discussão interessante no bem amigos sobre descenso e, acho que deveria ser igual a libertadores: 3 vagas diretas e 3 pré libertadores. Então três rebaixamentos diretos e três pré rebaixamentos (disputando com os times de 4 a 6 da série B, ida e volta). Com isso nenhum clube ficaria sem função no campeonato, não teria relaxamento e manteria emoção até o final.

    Curtir

  6. Quem tem que ajudar a reconstruir o clube é a CBF e a CONMEBOL. São entidades ricas, que poderiam ajudar no custo de contratação de jogadores e indenização para as famílias. Mais esperar o que de uma entidade que o presidente não viaja com medo de ser preso. Eu acredito mais em ajuda vinda dos torcedores e clubes, do que propriamente das entidades.

    Curtir

  7. Mário Sérgio Pontes de Paiva, passou algum tempo no maior do mundo, mas marcou sua presença com muitos dribles e descontração, com gol de letra e o episódio que o fez ficar conhecido como Cisco Kid, quando mostrou um revólver a alguns jornalistas.
    Depois de se aposentar tornou-se comentarista esportivo e estava fazendo seu trabalho dignamente, com suas opiniões com as quais nem sempre eu concordava, mas respeitava.
    Hoje oro por sua família, por sua Luz e por todos os demais atingidos por esse episódio triste e trágico, mas que só serve para nos mostrar o quanto a vida é frágil e repentina.
    Cuidemos mais de fazermos o bem por que é só isso que resta verdadeiramente de nós quando partimos.

    Curtir

    1. Sulvio Luiz o chamava de Cisco Kid..hehehe.. outro monstro da narração…. Realmente uma pena o que aconteceu, espero q haja uma mobilização pra ajudar o Clube a se reerguer dessa tragédia.

      Curtir

  8. http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2016/11/clubes-se-unem-para-ajudar-chapecoense-com-jogadores.html

    ”Neste momento de perda e de profunda tristeza, nós, presidentes dos clubes brasileiros que publicam essa nota, gostaríamos de manifestar nossos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade à Associação Chapecoense de Futebol e seus torcedores, e em especial às famílias e amigos dos atletas, comissão técnica e dirigentes envolvidos na tragédia ocorrida na madrugada desta terça-feira (29).

    Mesmo cientes dos prejuízos irreparáveis provocados por este terrível acontecimento, os Clubes entendem que o momento é de união, apoio e auxílio à Chapecoense.

    Neste sentido, os Clubes anunciam Medidas Solidárias à Chapecoense, que consistirão, dentre outras, em:

    (i) Empréstimo gratuito de atletas para a temporada de 2017; e
    (ii) Solicitação formal à Confederação Brasileira de Futebol para que a Chapecoense não fique sujeita ao rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro pelas próximas 3 (três) temporadas. Caso a Chapecoense termine o campeonato entre os quatro últimos, o 16o colocado seria rebaixado.

    Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje.”

    #ForçaChape

    Muito bacana essa atitude. É o minimo que pode ser feito.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Tem que ter algo neste sentido mesmo.
    Empréstimos de Jogadores, não rebaixamento por algum tempo e Ajuda Financeira da CBF/CONMENBOL.

    Para esse ano não há como realizar a partida CHA x CAM da ultima rodada, apenas divide-se os pontos em disputa.
    Os demais jogos prestando homenagem a Chape. Poderiam todos entrar com a camisa da Chape ou até jogar com ela.

    cara muito triste….

    Curtido por 1 pessoa

  10. Grande atitude:

    O Atlético Nacional divulgou uma nota em seu site oficial solicitando à Conmebol que entregue o título da Copa Sul-Americana à Chapecoense.

    “Além de estar muito preocupados com a parte humana, pensamos no aspecto competitivo e queremos publicar este comunicado onde o Atlético Nacional pede a Conmebol que o título da Copa Sul-Americana seja entregue à Associação Chapecoense de Futebol como prêmio de honra a sua grande perda e homenagem póstuma às vítimas do fatal acidente que deixa nosso esporte de luto. De nossa parte, e para sempre, Chapecoense campeão da Copa Sul-Americana 2016”, diz o comunicado.

    Curtido por 4 pessoas

    1. Rapaz…..eu estava aqui pensando….

      Renan Ribeiro assumiu a titularidade e se lascou…só volta a jogar ano que vem…
      Caio Jr. disse: É só chutar que é gol…

      Finalmente descobrimos o motivo da titularidade do cara….n pode contrariar o homi não.

      E eu queria deixar bem claro que nunca falei mal do Denão da massa…nosso goleirao…

      Curtir

  11. Alguém tem alguma outra notícia sobre o goleiro Danilo?
    A princípio, noticiaram que havia sido encontrado com vida e não tinha resistido.
    Depois, uma matéria da Uol disse que a Cruz Vermelha corrigiu a notícia e que ele ainda estava vivo.
    Mas ainda não vi nenhum outro veículo confirmando a informação… :/
    #ForçaChape

    Curtir

    1. Rapaz, estava discutindo isso com um ser corinthiano. Ele disse que era totalmente contra, pq jamais suportaria ver o Corinthians de verde.

      Achei uma babaquice….numa hora dessas não da pra pensar em rivalidade!

      Curtir

  12. vários clubes brasileiros já se posicionaram…3 anos sem rebaixamento, e os clubes colocando gratuitamente jogadores na Chapecoense…o brasileiro é solidário…Mario Sergio foi um dos melhores jogadores que vi jogar pessoalmente…que Deus e seus Assessores o recebe e também todos que desencarnaram nesse evento….

    Curtido por 1 pessoa

  13. Racing Club ‏@RacingClub 10m10 minutes ago View translation
    #ForcaChapeco Racing expresa su dolor y homenajeará al club brasileño llevando su escudo en la camiseta el domingo https://goo.gl/AZodir

    Se, por algum motivo comercial ou outro qualquer, não for permitido jogar com a camisa da Chape o último jogo, poderia fazer algo assim.

    Curtido por 1 pessoa

  14. Muito bacana ver times argentinos, paraguaios e brasileiros se mobilizando e se dispondo para restruturar à Chapecoense. Espero que Conmebol e CBF façam o mesmo. Muito digna também foi à atitude do Atlético Nacional em abrir mão do título, muito justo.

    Curtido por 2 pessoas

      1. De uma vez que a delegação do Juventude sofreu um acidente de carro e 7 membros da delegação se machucaram, o São Paulo foi o time que mais ajudou o Juventude com dois jogadores e com uma quantia em dinheiro também.

        Por causa dessa ação no jogo da volta da Copa do Brasil o São Paulo recebeu uma placa de agradecimento do Juventude

        Curtido por 2 pessoas

      2. O SPFC ajudou o Juventude no passado depois de um acidente rodoviario. Alguns jogadores do Juve estavam acidentados e nao podiam jogar. O SPFC emprestou jogadores. Na eliminação da CB, em Caxias, o SPFC foi homenageado.

        Curtido por 2 pessoas

  15. “Costumo dizer que futebol é metáfora da vida e talvez por isso esse lance com a Chapecoense me deixa tão triste. Porque, por mais que torçamos pra Flamengo, Corinthians, Vasco, Palmeiras, Santos e outros grandes times, na vida a gente é mesmo uma Chapecoense. A gente sonha, luta, batalha, joga fechadinho na defesa, aguenta pressão no trabalho, salva bola em cima da linha no último minuto e quer ser campeão de algo, vibrar com a felicidade, alçar vôos altos. A gente é Chapecoense na vida porque, por mais que algumas vezes queira e em outras se sinta impotente, está lá, sempre na peleja. Nem sempre com torcida a favor, às vezes com o estádio da vida lotado, tentando virar o jogo fora de casa, mas estamos lá, buscando nossa realização, nosso conto de fadas. A gente adotou a Chapecoense porque ela é gente da gente. Com essa queda, a gente vê como se importa com bobagem, como perde energia com coisas pequenas, inclusive por aqui. Como a gente se demora em questões que não geram amor. “Donde no puedas amar, no te demores”. Já que vamos seguir na vida, é preciso ser mais Chapecoense. Se encontrar mais, sorrir mais, discordar quando for necessário, mas se respeitar mais. Cultivar os afetos, deixar os desafetos pra lá, nos livrar das âncoras e seguir com as velas. É preciso seguir, é preciso soprar. Vamo, vamo, Chape. Na metáfora dessa vida, jogo de futebol eterno, Chape somos nós.”
    Texto de Artur Crispin.

    Curtido por 7 pessoas

  16. Assim como os colegas relataram, hj o meu dia acabou lá pelas 7:30 da manhã, quando acordei e fiquei sabendo desta notícia trágica e inominável. Mas espero que toda essa solidariedade que os outros times brasileiros e estrangeiros falaram, seja realmente posta em prática e que não fiquem apenas na promessa…

    Curtir

  17. A tristeza pra qualquer ser humano que ama futebol de qualquer nacionalidade fica evidente neste momento.
    Somos meros passageiros de um trem, e nunca saberemos nem quando e qual estação desembarcaremos , somos estrelas cadentes numa viagem curta e com tempo de duração finito.
    Somente Deus conhecedor de todos os mistérios pra saber de seus desígnios e quando a vela da vida de cada um irá se apagar.
    Pra sempre serão lembrados , e em dias assim pessoas do bem se tornam melhores.

    Curtir

  18. Vou comprar uma camisa Oficial da Chapecoense, minha forma de ajudar financeiramente esse clube que aprendi a admirar e espero que o Meu São Paulo possa também de alguma maneira ajudar essa equipe, Aos familiares de todos os envolvidos continuarei orando para que Deus conforte os seus corações nesse momento de dor. #ForcaChape

    Curtido por 3 pessoas

  19. Um time querido que fez um ótimo campeonato brasileiro e vivia um sonho na Sulamericana. Tristeza profunda, tantos sonhos, tantas histórias, tanta alegria interrompida por essa tragédia. A vida se vai muito facilmente.

    #ForçaChape

    Curtir

  20. Que dia mais triste gente, a ficha não caiu até agora e eu acho que não vai cair. Sabe quando estamos sob efeito de um anestésico ? É assim que estou me sentindo. Tá um vazio enorme no peito.
    Só Deus nessas horas. Muito triste, muito mesmo.

    Curtir

  21. Inacreditável como tem gente que quer se dar bem com a tragédia alheia, não sei se é verdade, mas esta rolando uma mensagem que a camisa da chapecoence na Netshoes estava 119.00, agora com o acidente estão vendendo por 250.00.

    Curtir

  22. caramba gente, só fiquei sabendo agora fiquei o dia inteiro sem acesso a internet e TV pois estava viajando e cheguei agora a pouco, to arrasado com essa noticia, nunca esperava ver uma coisa dessas.

    toda força para a familia dos jogadores da chapecoense

    #somostodoschapecoense

    Curtir

  23. Que essa geração da Chape fique lembrada não só pela tragédia, mas também por seu futebol bem jogado e seu case de sucesso no futebol brasileiro.
    Tragédia à parte (se é que é possível), acho que a Chape venceria a Sul-América. Ou iria vender muito, mas muito cara a derrota.
    #ForçaChape!

    Curtir

  24. espero q o SPFC de alguma forma ajude a chapecoense, emprestando jogadores de graça, e honre com o pagamento dos salários do Caramelo para familia dele.

    e sei lá, crie uma camisa verde em homenagem a chapecoense, e doe parte das vendas para eles.

    Curtir

  25. http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2016/11/atletico-mg-emite-nota-e-pede-para-nao-fazer-jogo-contra-chapecoense.html

    O CAM quer cancelar o jogo da última rodada por alegar não ter clima e tbm por entender que a prioridade é amparar as famílias e tudo mais.

    Eu concordo, até pq os dois times não almejam mais nada no campeonato… daria 1 ponto pra cada e não realizaria o jogo…

    Curtido por 2 pessoas

  26. cada hora q vejo as noticias… ou relembro… meu deus… dificil de acreditar… dificil de entender… nao faz nenhum sentido… parece mto injusto…mto injusto…

    ta f…

    tem q ter feh… mta oracao a tds envolvidos…

    Curtir

  27. Meus sentimentos as famílias das vítimas desse doloroso acidente. Infelizmente, notei que o time campeão brasileiro deste ano veio cambiar com idéias de todos, como se fossem exclusividade suas. Faz parte da hipocrisia vivida últimamente por toda sociedade brasileira em todas as esferas.A ajuda deve sim acontecer em todas as esferas, mas que não fiquem como mérito apenas de um clube. E tenho dito.

    Curtir

  28. Apesar do silêncio na alma, a tristeza insiste em querer falar.

    Quanto mais o tempo passa, a angústia só faz aumentar.
    Neste jogo que perdemos, o que menos importa é o placar.
    Não contamos as estrelas, pois elas fazem brilhar.
    Atletas, dirigentes, jornalistas, tripulantes e convidados, com todos os seus sonhos a sonhar.

    Nesta humilde prece e singela homenagem, as palavras que não sabem calar.
    Que nossos apelos cheguem ao Pai Celeste …, Ele que tudo pode em nome do amor e amar.
    Conforte os corações em flagelo, atingidos pela dor e unidos neste triste pesar.
    Transforme em paz cada segundo de desespero …, faça da saudade um luar.

    Que toda ausência seja feita em esperança e que toda fé possa se manifestar.
    Plena de alegrias …, ao Altíssimo retornar.
    E assim, no alto dos céus …, ao lado de Deus …, cada lágrima caída da tristeza recolhida, secar.
    Que o vazio de hoje seja nosso futuro pulsar.

    Chapecoense …, guerreiros da tribo …, continuem a lutar.
    Do modo que os sonhos existem a sonhar, a luta consiste no desafio enfrentar.
    Ao seu lado milhões, um verdadeiro exército exemplar.
    Unidos por um brilho no olhar …, um sorriso na lembrança e uma esperança no ar.
    Que todo sofrimento desapareça nas ondas infinitas do mar.

    Curtido por 1 pessoa

  29. O episódio do tiro para o alto foi contra o São José em 1981, nesse jogo ganhamos com gol de Serginho num escanteio batido pelo Mário Sérgio. Bateu na bola magistralmente como que colocando com a mão na cabeça do Chulapa.

    Curtir

  30. Ainda quero saber o que de fato aconteceu para que toda transmissão do Mario Sergio ele parecer tão ressentido conosco.

    Mas jamais gostaria de ter lido uma noticia como esta de hj. Pouco comentado tb o Caramelo que tinha o passe a nos, que descanse em paz jovem, muito jovem para ir assim.

    Curtir

    1. Mario Sergio treinou o tricolor em 1998 substituindo Nelsinho Batista.

      Ao termino do campeonato brasileiro daquele ano, o mesmo foi demitido e substituido pelo Carpegiani.

      Lembro dele numa entrevista a Band (se nao me engano) esculachando a diretorio e expondo todo amadorismo da mesma.

      Creio eu que foi isso.

      Curtido por 1 pessoa

  31. Eu sou a favor do SPFC aprovar no conselho em caráter de emergência uma camisa toda verde, no estilo daquela toda vermelha, ou uma estilizada parecida com a da chape.
    Seria usada na última rodada e a venda revertida em renda para as famílias dos jogadores que morreram no acidente.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Boa ideia…
      Ou toda verde (não gosto) ou uma mista. A reserva branca com golas verdes, o símbolo da chapecoense no local normal e as nossas faixas e símbolo no centro da camisa (algo assim – teria que aperfeiçoar) ou, por fim, uma preta com listas verticais eo símbolo no peito (aí colocariam os dois símbolos, como no post).

      Curtir

  32. Essa notícia hoje me abalou e eu fiquei meio que com uma sensação de entalado e me atrapalhou o trabalho.. Mas enfim, agora eu não quero mais ouvir sobre chapecoense. Só quero acessar o blog e ver sobre as possíveis contratações. Porque a vida não está fácil…

    Curtir

  33. Realmente um dia muito triste pro mundo, sem palavras! !!!! Só peço a Deus q conforte a família de todas as vítimas. …

    Vejo varias ações e todas excelentes. .. Parabéns a todos pela iniciativa. …

    Oq tb seria muito legal, lógico q sei é algo quase q impossível…. seria ver astros da bola jogar pela chapecoense por 6 meses por exemplo emprestados por seus times para ajudar e promover rendas pra reestruturação da equipe. …
    Pensou. … messi, neymar, cristiano Ronaldo, Ibra, kaka, e varios outros formassem um time e disputasse um torneio pela chapecoense… seria espetacular….

    Curtir

  34. Dia Muito triste hj… sem palavras….
    Vejo varias ações em ajuda a chapecoense e parabenizo a todos!!!!

    Oq seria legal ver… sei q é muito dificil e quase impossível e ver astros do futebol como neymar, messi, c. Ronaldo, ibra, kaka entre varios outros só pra citar, jogassem pela chapecoense por exemplo 6 meses emprestados por seus times e pagos por eles pra ajudar e arrecadar fundos pra reestruturação do clube… seria monstro…..

    Curtir

  35. Sem querer ser inconveniente, e respeitando a tristeza e luto de todos, queria tirar uma dúvida sobre formação do elenco para 2017.

    Sem Dener (lamentavelmente falecido hoje), existe algum plano B para a lateral esquerda?
    Pois lembro que as opções eram Dener ou Mena (negociação complicada).

    Curtir

  36. Sempre gostei do Mario Sergio, independente de qualquer mágoa que ele poderia ter com o clube, sempre foi um cara autêntico, uma qualidade rara num mundo cada vez mais artificial e motivado por interesses particulares.

    Vai com Deus, grande Mário! Vai fazer falta.

    Curtido por 1 pessoa

  37. o cara que sobreviveu la disse que colocou mala entre as pernas e fico em posiçao fetal e disse que todos levantaram e começarão a gritar triste de mais muito muito triste

    Curtir

  38. Boa noite a todos desejo que Deus conforte as famílias e mais uma vez Deus no mostra o quanto somos frágeis, basta um sopro um segundo e não fazemos parte deste mundo por isso nunca deixe de dizer o quanto ama alguém, não deixe de beijar sua esposa sua mãe seu pai ou alguém que faça a diferença em sua vida. Por mais que esteja brigado não durma no sofá nao sai sem dar um beijo pois não sabemos se veremos essa pessoa de novo.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s