Presidenciáveis
Como todos sabem, teremos eleições em Abril de 2017 e o clube hoje já vive este clima. Na verdade, já vive há algum tempo pelos últimos tempos do clube.
Depois da renúncia de Aidar, Leco venceu o pleito e se tornou presidente após estar como presidente do Conselho Deliberativo e ganhou o direito de permanecer até Abril de 2017 no poder. Retornou o antigo grupo gestor da Era Juvenal Juvêncio com ele e alguns novos aliados.
Roberto Natel virou seu VP geral, Manssur seu VP de Marketing representando a maioria da ala antiga e na ala nova, Rodrigo Gaspar por exemplo dos grupo Kamikazes.
O que todos sabemos: Natel deixou o grupo de Leco e quer ser candidato rival de seu ex aliado. Julio Casares aparece cotado para representar de dentro do grupo de Leco, o Participação, com uma chapa nova que enfrentaria o próprio Leco. Olten Ayres Jr, líder do “Defenda SPFC” não descartou em entrevista uma possível candidatura, apesar de remota. Já Newton do Chapéu que disputou o último pleito com Leco, me disse que não se candidataria. Perguntei sobre Casal de Rey que é bem visto no clube e ele disse o mesmo, que não irão se candidatar. Sobra então Ópice Blum, atual presidente da Comissão de Ética do São Paulo e responsável pelo parecer que deu luz à votação que expulsou Aidar e Ataíde do Conselho após maioria decidir assim.
O que pretendo com este texto é mostrar um panorama do que colhi falando com conselheiros, sócios e inclusive nomes acima citados.
Eu tenho minha opinião, cada um tome a sua. E aos envolvidos, fiquem à vontade de se manifestarem.
O Blog do São Paulo é livre e pensa no torcedor, antes de tudo. Se desejarem se manifestar, fiquem à vontade.
E ah, TODOS os citados possuem meu telefone, já falaram comigo e trocaram mensagens, portanto, o caminho é livre como sabem.
Se estão nos cargos, são citados ou estão no clube, assumam seus papeis e não fujam do bom debate.
Desenrolar dos Fatos:
Natel | Natel saiu da atual gestão durante o pior pico de ameaça de rebaixamento. Abandonou Leco e conta com um grupo de entre 20 e 30 pessoas. É visto como oportunista.
Natel não consegue adesão em nenhum grupo opositor o que seria extremamente necessário para enfrentar Leco. Ninguém acredita nele como gestor e que seja capaz de liderar o clube, política e administrativamente. Quanto mais no futebol.
Leco| Leco e Pupo se aproximaram na confecção do Novo Estatuto e esta aliança pode se manter até Abril. Leco é o que todos sabem: tinha tudo para fazer a diferença, reconstruir o clube e partir firme para um novo mandato. Mas não!
Estava com a faca e o queijo nas mãos e preferiu jogar o queijo fora e enfiar a faca no próprio peito. Apoiou amigos, decidiu com a velha máxima dos próprios interesses colocando o clube em segundo plano e o São Paulo colheu fracassos e um quase rebaixamento em 2016.
Optou desde o início a fazer ações demagogas de agradar o público em geral para obter o direito de fazer o que queria. A fórmula deu errado. E MUITO!
Lugano, Festa de Despedida de Ceni, contratação definitiva de Maicon…muitos atos bons e que foram legais mas ele esqueceu que ainda faltava mais. E reinou o amadorismo do pão e circo. Deu o pão e o circo, deitou em berço esplêndido após a inesperada classificação na Libertadores no período de Luz vindo com Luiz Cunha.
E durou um suspiro ao preferir seus amigos ao clube mantendo Ataíde após expulsão e Gustavo Oliveira.
O resultado?
Quase chegamos ao fundo do poço.
Tentou através de interlocutores trazer Luiz Cunha de volta, se isolou politicamente ao tomar decisões em contratações esdrúxulas, contratou Ricardo Gomes, vendeu os craques e trouxe ninguém. Demitiu Gustavo para satisfazer a opinião pública. Ataíde sumiu dos holofotes.
Apelou e trouxe MAC com carta branca. Resistiu com Ricardo Gomes e nos livramos na bacia das almas.
Para 2017, desesperado e sem apoio dentro de seu próprio grupo, se aliou a outros.
Insistiu para Ceni ser o treinador, mandou afastarem Denis, demitiu Gomes e está soltando um nome atrás do outro para contratações, nomes de holofote forte e midiáticos.
E continuará até que tenha a cadeira tentando se manter em Abril por mais 3 anos.
Oposição | O maior problema de sempre. A oposição ainda não apresenta coesão e união suficiente para eleger um nome único de consenso.
Precisam entrar em acordo senão nada mudará.
Casares
Advogado, Publicitário, presidente duas vezes da ABMN, atuou anos no SBT e hoje é Diretor da Record. Foi o conselheiro mais votado da história do clube. Ex VP de Marketing, elogiado por Abílio Diniz mas também com raízes na gestão Juvenal e VP Geral na Era Aidar, nunca teve nada vinculado a seu nome, apenas a Mara Casares que venceu processo contra acusações contra ela na época. Precisa ser habilidoso e convencer grupos espalhados e conquistar a oposição. É considerado como um nome “MUITO COTADO” como ouvi.
Bastidores: Casares vem ganhando cada vez mais apoio de seu grupo (o mesmo de Leco). Foi convidado a ser líder, está sendo habilidoso, tem apoio de Abílio. Conversei com ele neste domingo e me confessou que não pensa em ser presidente, há sim um pedido de muitos por um nome diferente, uma alternativa e que ainda é precoce já que não é sua prioridade, pensar nisso. Como tem uma carreira fora, não quer focar nisto agora, acha ainda longínquo porém não fugirá do desafio se assim conseguir apoio. Tem elogios pela postura mais política mas apresenta enorme rejeição pela época que defendeu com unhas e dentes Juvenal Juvêncio.
Sua candidatura destroçaria a atual situação por dentro, abrindo 3 ou 4 possibilidades tornando as eleições imprevisíveis.
Blum
Secretário Municipal, Juiz, Desembargador e hoje comanda um dos principais escritórios de advocacia do país. É também o presidente do Comitê de Ética. Nome forte e já muito especulado nos bastidores, com currículo firme e sem manchas, precisará trabalhar sua imagem internamente e ganhar confiança política. Não será fácil pela personalidade e pelo tempo que se tem. Precisa ganhar muito apoio e unir pontas.
O julgamento dos requerimentos abertos pode ser decisivo e ele promete mais:
“A única coisa que garanto é que nada que prejudique o São Paulo será varrida para baixo do tapete. Não com a nossa Comissão de Ética. Foi assim com o Carlos Miguel e com o Ataíde. Se houver irregularidade em qualquer caso que chegar às minhas mãos, vou pedir punição. Seja quem for”.
Bastidores: Ópice Blum tem um nome respeitado, firme mas considerado difícil de prever por ser de fora do jogo político do clube. Isto assusta os conselheiros pois pessoas com perfil rígido como o dele, são difíceis de manipular e convencer. Assim, muitos tem medo dele tomar força e não conseguirem controlar os próximos passos.
Acredito que a maioria da oposição e muitos da situação pensarão nele. De todo mundo que conversei até hoje, parece ser o que tem o menor discurso comum. É mais objetivo, mais direto e mais fora do jogo e da Idade Média que vive o clube com uma Confraria, nada mais que um sistema feudal falido em que todos ainda se acham fodas.
Outros Grupos
Ouvi de muitos lados que Newton do Chapéu anda falando demais nos encontros e gerando mais desagregação dificultando a coesão dos opositores.
Um braço de uma parte da oposição inclusive disse que ele “se intitulou oposição” mas não é.
Nos últimos encontros para a aliança do voto do Novo Estatuto, muita gente achou que a forma como ele está se portando atrapalhou.
Ele e De Rey tem laços próximos e como ele mesmo me disse, não irão se candidatar.
Minha aposta: apoiarão Blum.
Fatores de Influência:
Leco
Leco tem um requerimento hoje no Conselho de Ética do Clube para julgar a aprovação dada por ele sem consentimento do então presidente, Marcelo Portugal Gouvêa a dar comissão a empresário de Jorginho Paulista que explodiu em 2015. O valor? R$ 4,6 milhões que saíram dos cofres do clube…
Veja matéria: http://esporteinterativo.com.br/futebol-brasileiro/caso-jorginho-paulista-faz-com-que-oposicao-leve-leco-ao-conselho-de-etica-do-sao-paulo/
“Parece, assim, que o conselheiro Carlos Augusto de Barros e Silva causou prejuízo ao clube por abuso de mandato e que deve responder por isto, nos termos do artigo 79, do mesmo estatuto, e do artigo 1.016, do Código Civil. (…) Diante da gravidade do ora exposto, os conselheiros abaixo assinados requerem seu imediato encaminhamento à Comissão de Ética, para a devida apuração, de modo que o conselheiro Carlos Augusto de Barros e Silva responda pelo prejuízo de quase R$ 5 milhões que causou ao São Paulo F.C”. – disse Denis Ormrod, representante do SPFC Forte.
Fator Ceni
O que mais pesa: tem a máquina à sua mão, é o atual presidente, convocou Ceni, está montando um novo time.
Nem quis saber de bancar mais Ricardo Gomes e Denis e já mandou sacar todos rapidamente.
Ele quer fatores positivos agora e não negativos.
Ataíde apesar de expulso do Conselho, é sócio e influente em seu grupo. A esperança é de elegerem muitos conselheiros e ficarem mais fortes.
Manssur
Manssur, VP de Leco, foi assessor de JJ em seu último mandato como ele mesmo afirmou.
Há algum tempo tem seu nome envolvido com a questão das notas e recebimentos durante a gestão Juvenal por serviços prestados que apareceram recentemente com provas na mídia, mais precisamente na ESPN. Neste final de semana, o assunto pegou fogo em um grupo de oposição inclusive. Muitos sócios desconheciam o fato e teve quem ficasse tão revoltado que teve de ser contido. O que mais incomoda os sócios envolvidos no grupo é o fato dele sempre ter se declarado “Assessor Voluntário da Presidência” e depois aparecer a fatura das notas publicamente e com valores MUITO ALTOS como verão na cópia da reportagem da ESPN abaixo:
Imagem: Site ESPN
Veja aqui a matéria que aborda o tema explanado pela ESPN:
Matéria ESPN explicando como E-mails, Entrevistas, Reuniões eram cobradas:
Relação com a Tombense, cujo escritório atendia à Uram, dono do clube que recebeu quase R$ 16 milhões do São Paulo sendo mais de R$ 9 milhões nos últimos meses de mandato de JJ:
MAIS: Em Janeiro, o Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo noticiaram um requerimento aberto por Marcelo Previtalli pedindo investigação do mesmo Manssur e do então Diretor Executivo de Futebol do São Paulo, Gustavo Oliveira, por esta relação com a Tombense. Veja a matéria:
Rodrigo Gaspar, assessor atual da presidência de Leco
Nomeado por Leco, teve momentos duros este ano mas acabou mantido mesmo após criticar alguns jogadores, como por exemplo, Rodrigo Caio. Foi pedir desculpas aos jogadores e rendeu arranhões profundos na atual gestão. Muitos ainda não engolem sua permanência no clube e no jogo das cadeiras, pode dançar. Se não sair, será vidraça. Continuamente, após procurar Rodrigo, ele preferiu não expor mais nada publicamente e respeitei sempre. Mas, como um assessor de presidente, precisa ser mais em minha opinião. Não dá para termos tanta gente escondida como ele, Ataíde e outros que trabalham no clube e não podem dar nem entrevista. Complicado a meu ver.
Link Completo:
Ataíde Gil Guerreiro
Expulso do Conselho após votação neste ano, pediu demissão pois não poderia mais ser VP sem ser conselheiro.
Leco o colocou como Diretor de Relações. Entretanto, nomeou Médicis e Jacobson para o Futebol e continuou pitacando até que Leco teve que entregar à MAC o departamento.
O próprio MAC me afirmou: “O Ataide nunca esteve aqui ou qualquer reunião sobre futebol nesses dois meses e pouco que estou. Nunca me telefonou”
E o futebol, melhorou…
Ele, sem qualquer habilidade política interna e ainda com alguma força mas não como outrora, será vidraça até que Leco consiga justificar o que ele realmente faz no clube.
O que você faz, Ataíde? Pode nos dizer? Porque numa boa, ninguém que eu converso sabe…
MAC
Quando perguntei sobre permanência me disse que falará com a CBF e somente após decidirá. Quando perguntei de candidatura, me disse que não será candidato.
Ele está trabalhando duro mas afastado da política hoje. Não veio ao clube para isto.
Veio para salvar o São Paulo. E ponto.
Posso estar errado mas eu fui um dos que pediu que viesse e que acredito nele e em seu trabalho e amor ao clube.
Faço votos que independentemente de quem assuma, ele fique.
Torço demais por ele e Luiz Cunha juntos em nosso futebol.
Conclusões:
Como o mundo ideal de uma coesão de todos pensando no clube não deve ocorrer, algo que falei com Casares neste domingo e concordamos que no momento, nem do presidente e do seu Vice se teve essa coesão, já que no pior momento, brigaram. Como isso é utopia, vamos à realidade:
Nomes novos ou mais do mesmo? Mudança de Rumos ou Mesmice? Manutenção dos nomes ou alteração de conduta?
O que esperar?
Ainda é cedo. Mas, não podemos mais tapar o sol com a peneira.
No final de Janeiro, todos deverão mostrar suas cartas. E o São Paulo já estará em competições. E começará como?
O São Paulo ficou para trás e precisa mudar, avançar novamente.
O flerte com a Série B e o amadorismo foram golpes duros nos últimos anos por JJ, Aidar e Leco.
2017 PRECISA ser diferente!
Deus nos ajude…
Alexandre Zanquetta
alexandrezanquetta@uol.com.br
twitter.com\blogdosaopaulo
facebook.com\blogdosaopaulo
Oi
Sinceramente dá calafrios vendo que o presidente por estar entre esses nomes. Ainda não apareceu o messias do morumbi.
Não existe Messias. Existe trabalho sério que vise a instituição e não amigos e interesses pessoais.
Isso que está complicado.
Pois é Zanquetta, mas só o surgimento de alguém realmente competente e limpo dessas maracutais pode fazer esse trabalho sério que vise a instituição e não amigos pq sinceramente eu não acredito em trabalho sério de nenhuma dessas figuras disponíveis e politicamente ativas.
Não precisamos de mecenas, mas precisa aparecer alguem que tenha amor pelo clube e seja competente e ético, totalmente desvinculado desse sistema. Existe isso? parece dificil acreditar que sim.
Reage SPFC.
Bom dia e ótima semana à toda legião tricolor do planeta.
Ótima coluna como sempre!
Nós torcedores comuns, só ouvimos sobre esse nomes através de setoristas, Leco e cia.
Ou seja, todo mundo que não é aliado de Leco, é atacado!
Situação e Oposição, hj, é definido, por quem acha que “estamos no caminho certo, planejamento foi bom” e quem acha que Leco, é o famoso “parecer ser”! Parece q cuida das finanças, atrai patrocinadores, mas, vende Kardec e Ganso à prazo, e temos q nos endividar em agosto e setembro, pois esse $$ fez falta!
Uai… Tá sumido siô!!!!
Bom dia,se tivesse poder de escolha e fosse só esses nomes,escolheria o Casares,não que seja bom,Mas por pontos o menos pior,e parece que é um cara mais novo,tirava um poucos as múmias de la….puts que golaço do Maicon ontem,não assisti o jogo,mas o vi o gol,que golaçoooooo!!!!!
Estamos ferrados…
o melhor nome sem dúvida é Casares, mas pra isso os grupos devem deixar a soberba de lado e pensar no SPFC, nunca vi o SPFC ser apenas + 1 nos campeonatos que disputou desde 2010, somos assim, vendo festas de rivais e crescimento deles, afinal “entre os grandes és o primeiro”., temos que fazer jus, e se adequar a linha do tempo com modernização e profissionalização!
O São Paulo precisa de um presidente com menos de 60 anos de idade!
Pois são pessoas que realmente poderão mudar algo, e pensar em um futuro a longo prazo!
Precisamos de um presidente “Uber” e não de presidente “taxista”, que são passivos e esperam o cliente, sentados em seu ponto ao lado do telefone fixo!
O mundo mudou muito, e continua mudando!
Desses todos, o mais jovem é Julio Casares!
N
Não existe futuro enquanto imperar a “conselhocracia”.
O dia em que deixarmos de acreditar no futuro…….continuaremos cobrando a torcida para “fazer sua parte” e apoiar o time p não entrar na zona de rebaixamento
Para mim, o melhor presidente que o SP teria seria o Luiz Cunha, juntamente com MAC,os dois amam o SP de verdade e não o dinheiro do SP.
Força Tricolor!!!!
Dentre os Grande é os primeiro!! E sempre será!!
Pessoal, vamos deixar esse assunto chato pra la,,,naoi resolveremos nada…vamos torcer pro sao paulo..
pra descontrair,, ontem o gol mais engraçado da rodada foi do valdivia.. Ele correu com a bola,, e os caras iam se escondendo dele,, olhou pra ponta , o cara ficou atras do lateral, olhou pro meio e o cara nao apareceu..
ele abriu os dois bracos,, apontou para um lado, apontou pro outro e ninguem deu a cara… ai ele se encheu , deu um chute pra se livrar da bola por que estava cansado, ja tinha corrido uns 70 metros, e fez o gol
futebol e maravilhoso por isso. as vezes o inacreditavel acontece.
Daí você vê a diferença de um goleiro.
Antes disso o Danilo Fernandes tinha defendido umas 3 bolas em sequência.
Como tinha falado antes, esse goleiro vai salvar o Inter do rebaixamento…
Acho que precisamos de um presidente que fuja da mesmice dos ultimos 10 anos. JJ, Aidar, Leco, Mansur, Natel, são todos farinha do msm saco.
Se conselheiro fosse apoiaria algum candidato nitidamente da oposiçõa. Casal Del Rei, apesar de não ter sido campeão de nada, foi presidente do SP na sua pior fase na decada de 90. Torço por sua candidatura.
Ópice Blum, me parece que cozinhou as investigações contra o Leco, já era pra ter novidade sobre o assunto.
Independente do novo presidente, minha esperança reside no funcionamento do novo estatuto. Espero que através do novo estatuto podemos ter uma gestão profissional, redução das dívidas, e o retorno de grandes times e titulos.
Pelo amor de Deus, Leco nunca mais!!!
Saudações a todos! Muito interessante o panorama político traçado.
Independente do nome e dos conchavos políticos estou a favor do São Paulo. De modo pragmático, apoio qualquer ação que beneficie e fortaleça a instituição SPFC de modo sustentável e critico o que prejudique, independente das pessoas e seus interesses.
Por exemplo, a contratação de Rogério, independente do uso político que isso possa ter, o que me importa é se isso será bom, o que julgo que dentro das nossas possibilidades momentâneas, sua contratação é muito promissora, talvez o melhor cenário de fato possível atualmente.
*que julgo que dentro das nossas possibilidades momenthâneas como muito promissora, talvez o melhor cenário de fato possível atualmente.
Ficou confuso pra caramba, respostando pra arrumar o texto…
A contratação de Rogério, independente do uso político que isso possa ter, o que me importa é se isso será bom para o clube. Dentro das nossas possibilidades momentâneas julgo que sua contratação é muito promissora, talvez o melhor cenário de fato possível atualmente.
Amém!
Realmente nenhum nome inspira confiança, hj ta ruim com Leco e pode ficar mto pior com sua reeleição ou se mais da metade desses conseguisse chegar ao poder.
Carecemos mto de bons dirigentes, achei q com esse ano ruim e cheio de polemicas Leco estaria seriamente ameaçado, mas sem um nome forte pra ser seu adversário começo a achar q o mais provável seja sua reeleição, ate pq faltam bons nomes ate na oposição do clube.
Se tivesse q escolher um entre estes seria o Casares, nao pq acho bom, mas seria algo novo no meio de tantos medievais e é oq nao tem histórico duvidoso, pelo menos q se saiba, alem disso outra vantagem q vejo é por ser um homem de negocios acostumado com mercado e nao só mais um advogado idoso brincando de administração.
Mas sinceramente, precisamos não só reformulação dentro de campo, mas principalmente nos dirigentes.
N sei qual é pior…
E alguém ainda tem dúvidas de que o Leco vai se reeleger ?
Na realidade para quem olha de fora, é muito complicado opinar, pois acaba opinando no “escuro”. Casares “parece” um bom nome, um cara mais novo, mas que era da turma do JJ e o defendia com unhas e dentes. Blum já é de idade, mas até onde vejo, tem uma postura reta, precisaríamos saber sua ideia sobre futebol.
Já Leco, todos conhecem …
Manssur, chega a me assustar …
Mac seria um ótimo nome, mas dentro do SPFC é politicagem e ele não tem essa força …
E os outros, são os outros …. Sem força também.
Boa sorte SPFC ! Vamos precisar !
Olha, o menos pior aí é o Casares, mas se ele não quer se candidatar, paciência.
Na ficha do Ópice Blum, faltou mencionar que ele é um grande amigo do Aidar e que disse que se estivesse no Brasil na época não teria permitido sua renúncia. É de gente assim que precisamos?
Mas não foi o Blum que apurou as denúncias sobre o Aidar e expulsou ele do clube ?
Casares até “ontem” era criticado,era farinha do mesmo saco do JJ agora é salvação? Tenho é nojo desse povo se tem alguém que salva lá dentro n tem nome forte…
Casares fica fazendo média nas redes sociais como se não tivesse nenhuma culpara por termos chegado onde chegamos.
Olha, conselho de clube é igual o congresso nacional: não tem ninguém com a bunda limpa.
Alguem aqui apontou Casares como “salvação”? Oq se opina é q seja o menos pior dos possiveis candidatos.
Mas a maioria ate agora q comentou acha q nenhum desses q estao ai servem pra presidente.
Entao leia e saiba interpretar oq é dito antes de sair por ai vomitando e espalhando bobagem sobre o coletivo do blog
É o carrossel da política do SPFC.
Dos nomes citados, talvez só o MAC em uma possível candidatura, o resto é descartável.
O Justus seria uma boa, se ele realmente quisesse se envolver.
O melhor nome é o presidente que vise o interesse do clube, não importa se tem idade avançada ou seja milionário.
Na minha opinião não teve culpa da eliminação na libertadores. O time sofreu a ausência de jogadores importantes na reta final e com o erro de Bauza em não reorganizar o time no primeiro gol sofrido.
Fora isto. Não contratou um dirigente a altura de Luiz Cunha após sua saída, manteve Gustavo por muito tempo e mantém o algoz Ataide e para fechar seu pior erro, não manteve Jardine/Pintado no comando até contratar um técnico competente visando 2017.
Não vejo nenhum nome capaz de tirar o São Paulo da estagnação permanente instaurada nesses últimos anos. Todos adeptos da “conselhocracia” e dos conchavos partidários. Não quero falar de política, esse assunto me tira do sério. Obrigado pelo panorama Zanca, coluna esclarecedora.
Mandinga forte feita pela esposa do Jacaré:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2016/11/renan-ribeiro-tera-alta-nesta-segunda-e-ficara-sem-treinar-por-seis-semanas.html
Alexandre Zanquetta, bom dia.
Parabéns pelo post, trabalho muito minucioso e bem completo.
Se me permite, só corrija alguns pontos:
1º) Mansur: Jamais será candidato, nunca, seu objetivo é se perpetuar no clã e se manter na direção do clube através de nomeação, só isso.
2º) Roberto Natel: Não concorrerá as eleições, nunca será candidato da oposição e jamais será o candidato da situação.
Minha opinião:
De seu texto dos possíveis candidatos Leco, Brum e Casares estamos realmente muito mal…..
Leco: Os fatos estão aí não precisa escrever nada;
Casares: Se intitulou “pitbull do Juvenal” só isso já basta…
Já que Marco Aurélio não será candidato, do que está descrito no texto, o nome que mais me agrada é Blum.
Brum: Por não ser tão ligado aos grupos políticos do São Paulo, pode ser um bom nome, principalmente pelo que está descrito no próprio texto:
Bastidores: Ópice Blum tem um nome respeitado, firme mas considerado difícil de prever por ser de fora do jogo político do clube. Isto assusta os conselheiros pois pessoas com perfil rígido como o dele, são difíceis de manipular e convencer. Assim, muitos tem medo dele tomar força e não conseguirem controlar os próximos passos.
Acredito que a maioria da oposição e muitos da situação pensarão nele. De todo mundo que conversei até hoje, parece ser o que tem o menor discurso comum. É mais objetivo, mais direto e mais fora do jogo e da Idade Média que vive o clube com uma Confraria, nada mais que um sistema feudal falido em que todos ainda se acham fodas.
Pessoal, discutir politica das eleições do SPFC é tempo perdido. Sem o Ceni, o Leco já iria vencer sem muita dificuldade, agora com o Ceni sua vitória ficou tão mais fácil que muitos dos pretensos candidatos já desistiram.
Não estou defendendo o Leco, mas seria ingenuidade demais pensar o contrário.
Também está obvio que não haverá nenhum salvador da pátria, pois os possíveis candidatos são sempre os mesmos. Sem haver gente nova e não haverá mudança consistente.
Alexandre Zanquetta, bom dia.
Parabéns pelo post, trabalho muito minucioso e bem completo.
Se me permite, só corrija alguns pontos:
1º) Mansur: Jamais será candidato, nunca, seu objetivo é se perpetuar no clã e se manter na direção do clube através de nomeação, só isso.
2º) Roberto Natel: Não concorrerá as eleições, nunca será candidato da oposição e jamais será o candidato da situação.
Minha opinião:
De seu texto dos possíveis candidatos Leco, Brum e Casares estamos realmente muito mal…..
Leco: Os fatos estão aí não precisa escrever nada;
Casares: Se intitulou “pitbull do Juvenal” só isso já basta…
Já que Marco Aurélio não será candidato, do que está descrito no texto, o nome que mais me agrada é Blum.
Brum: Por não ser tão ligado aos grupos políticos do São Paulo, pode ser um bom nome, principalmente pelo que está descrito no próprio texto:
Bastidores: Ópice Blum tem um nome respeitado, firme mas considerado difícil de prever por ser de fora do jogo político do clube. Isto assusta os conselheiros pois pessoas com perfil rígido como o dele, são difíceis de manipular e convencer. Assim, muitos tem medo dele tomar força e não conseguirem controlar os próximos passos.
Acredito que a maioria da oposição e muitos da situação pensarão nele. De todo mundo que conversei até hoje, parece ser o que tem o menor discurso comum. É mais objetivo, mais direto e mais fora do jogo e da Idade Média que vive o clube com uma Confraria, nada mais que um sistema feudal falido em que todos ainda se acham fodas.
Alexandre Zanquetta, bom dia.
Parabéns pelo post, trabalho muito minucioso e bem completo.
Se me permite, só corrija alguns pontos:
1º) Mansur: Jamais será candidato, nunca, seu objetivo é se perpetuar no clã e se manter na direção do clube através de nomeação, só isso.
2º) Roberto Natel: Não concorrerá as eleições, nunca será candidato da oposição e jamais será o candidato da situação.
Minha opinião:
De seu texto dos possíveis candidatos Leco, e Casares estamos realmente muito mal…..
Leco: Os fatos estão aí não precisa escrever nada;
Casares: Se intitulou “pitbull do Juvenal” só isso já basta…
Já que Marco Aurélio não será candidato, do que está descrito no texto, o nome que mais me agrada é Blum.
Brum: Por não ser tão ligado aos grupos políticos do São Paulo, pode ser um bom nome, principalmente pelo que está descrito no próprio texto:
“Bastidores: Ópice Blum tem um nome respeitado, firme mas considerado difícil de prever por ser de fora do jogo político do clube. Isto assusta os conselheiros pois pessoas com perfil rígido como o dele, são difíceis de manipular e convencer. Assim, muitos tem medo dele tomar força e não conseguirem controlar os próximos passos.
Acredito que a maioria da oposição e muitos da situação pensarão nele. De todo mundo que conversei até hoje, parece ser o que tem o menor discurso comum. É mais objetivo, mais direto e mais fora do jogo e da Idade Média que vive o clube com uma Confraria, nada mais que um sistema feudal falido em que todos ainda se acham fodas. “
Meu Deus, olhando a primeira foto parece que nosso tricolor esta entregue a Matusalém, Ramsés, Noé, Jacó, Moises, Enoque..se somar todas as idades dessa foto…da exatamente 3.795 anos…é o verdadeiro CJDSP…Conselho Jurássico para Destruição do São Paulo….ódio viu
o melhor nome sem dúvida é Casares.
Caro Zanquetta:
Há tempos o SPFC vive criando fatos novos para justificar participações pífias em torneios nacionais e internacionais, senão vejamos:
Em 2013 o Sr JJ no alto de sua empáfia bancou o Autuori e teve que recorrer ao Muricy para escapar do rebaixamento (1o fato)
Neste ano o Sr Leco teve que apelar para o Dr Março Aurélio Cunha assumir o depto de futebol, pois o time corria serío risco de rebaixamento (2o fato)
Será que a contratação de Rogério Ceni para ser treinador em 2017 seria o 3o fato para tentar fugir da vergonha que ano após ano o clube passa?
Todo final de temporada é a mesma coisa, ou seja, vamos reforçar o elenco, traremos a cereja do bolo e blá blá blá, enquanto isso os demais clubes paulistas conquistam títulos.
O problema é que nem o torcedor se foca muito.
Se tivesse falado de reforços, já teríamos 200 comentários.
Como é política do clube, poucos se importam e depois reclamam…
Eu apostaria forte em Porfírio e Nunes Galvão.
Pena que já passaram pra outro plano.
Uma coisa é certa, quem ganhar títulos ou deixar de ganhar e de acordo com a importância do mesmo, vai de vilão a gênio e vice-versa em 2 anos ou menos.
Quero ver o SPFC campeão novamente, e no atual momento já ficaria feliz com um Paulista.
Mas pra ganhar alguma coisa neste ano que está chegando, contratações e mudanças no plantel são fundamentais.
A questao basica e que a pessoa para se candidatar a presidente de um clube tem que ter sua situação profissional definida,, pessoas que tem emprego nao tem a minima condição de se candidatar a esse cargo por que a carga horaria necessaria para se dedicar ao clube e imensa. Sobram sempre aqueles que tem negocio proprio e que podem se ausentar da sua atividade profissional para atender as demandas do clube. Ate por esse fato um presidente do clube remunerado e profissional é a melhor hipótese. senão ficamos a merce de quem tem tempo, nao de quem tem capacidade.
Ótimo texto, muito pertinente, e nesse momento em que estamos passando.
Precisamos de alguém que mude essa mesmice e atraso em que vivemos, e essa eleição vai influenciar nas nossas alegrias e frustrações pelos próximos anos.
Sugiro que o blog tente fazer uma entrevista com cada um dos possíveis e influentes candidatos a presidência!
Muito mais importante que ficar aqui brincando de montar time, sem uma diretoria descente!!
Fernando,
Quem fica brincando de montar time?
Nós torcedores, ou não?
Jailson termina seu contrato no final desse ano , se ficar lá vai ser reserva do Prass, será que não dá pra contratar ?
Já renovou.
Os dois gols do SPFC foram bem legais.
O Maicon já vinha cobrando algumas faltas e se não me engano já tinha acertado o travessão duas vezes, porém ontem guardou lá onde a coruja dorme e sem chances para o goleiro ,um golaço.
Já o gol do Gilberto foi um contra-ataque rápido puxado pelo Welington que achou o Cueva bem posicionado e em condições de fazer um bom passe, onde o Robson acertou um cruzamento na medida pro Gilberto com calma finalizar bem e sem chances ao goleiro do Galo.
Eu, sinceramente, não conheço nenhum deles, mas o perfil que me agrada, independentemente da idade, do saldo bancário, é aquele que atua em favor do São Paulo, e não faça o São Paulo atuar em favor dele ou de terceiros.
O clube precisa ser o centro das atenções e nunca o presidente.
Na realidade, eu acho absurdo haver grupelhos no conselho de um clube, tais como “Kamikazes”, “Defenda SPFC” etc.Tem de haver chapas pontuais nos momentos das eleições; depois disso devem todos fiscalizar as contas, os balanços, atuar contra os desmandos e apoiar os benefícios ao clube. Esse eterno clima de eleição e de busca de apoio, que circunda a sociedade brasileira como um todo, é prejudicial ao clube.
E ver as Peppas campeãs e elogios ao presidente deles e ao diretor que teve cheque em branco bem mãos e precisou contratar 600 jogadores para hoje formarem uma equipe bem meia boca e que com dificuldade para ganhar esse campeonato é demais …
Paulo Nobre é o “eterno” playboy que com dinheiro ganhou um campeonato (ou comprou, no bom sentido) se fossem realmente bons, teriam contratado com qualidade, e não em quantidade. Chega a ser ridículo a quantidade de jogadores que presisaram para montar esse time.
Debater política no SPFC é o mesmo que “chover no molhado”. Respeito a opinião dos nobres colegas e do nobre colunista.
Na minha opinião o São Paulo, aparentemente, não tem um grupo de pessoas capaz de levar o clube à modernização e o profissionalismo, e os que se mostram a favor dessa idéia são tolhidos por não terem força política, ou por não participarem dos conchavos. O vemos é o ego acima da instituição, é a autointitulação de um trabalho pífio a frente do clube, o Leco faz isso, constantemente. Quem debate idéias em prol do clube e não de suas “chapas eleitorais”? Todos querem o bem do SPFC, contanto que haja um ganho generoso para cada um.
Espero que a mudança do estatuto nos traga progresso, chega do conceito arcaico de que somos os sabedores de tudo. As conquistas ludibriaram a cartolagem são-paulina, a “Soberana”. Quem sofre com essa mentalidade é o SPFC!
Dentre os possíveis candidatos, o mais capacitado, ou seja que mais entende de gestão, marketing, e talvez de futebol, sem dúvida, é o Casares, já que MAC não será candidato.
Quanto ao caráter, nenhum se salva.
Portanto, na falta de outros, Casares seria o melhor nome.
Sem dúvida, é importante o trabalho do Zanquetta, que procura nos atualizar sobre os fatos políticos do SPFC, previo às eleiçoes do ano que vem. Pelo visto, o quebra cabeça ainda nao está armado. Algumas peças estão fora de lugar, apesar que já é possível ver a imagem que vai se configurando. Apesar das trapalhadas no meio do ano, o Leco parece que está dando ouvidos a alguém mais hábil e inteligente que os assessores anteriores. Era óbvio que ele iria usar a posição privilegiada dele para se manter na presidencia. A presença do Ceni foi uma vitória importante, além dos fatos RG, Denis, e a possibilidade de novas contrataçoes. Os demais possíveis candidatos sao uma incógnita para nós que nao vivemos o dia a dia do clube. Isso mudaria e o torcedor participaria mais ativamente se realmente houver a esperada democratização no clube, com eleiçoes diretas e a inclusão do sócio torcedor no processo.
O David Neres me lembra muito o Douglas Costa, muito agudo, dribles longos, acredito que será titular com o Rogério.
Já o Luiz Araújo está meio verde, é muito afobado. Ele se empolga muito e sai driblando quando tem opções de passe e triangulação. Que o Pintado continue o trabalho de lapidação. O Nem deve ser titular
Gosto muito do Chávez, mas gostaria de ver o Diego Tardelli por aqui. Não sei como está a sua situação na China, mas seria um baita reforço.
Eu tambem gostaria do Tardelli, mas parece que ele processou o clube.
Deve ir pro Atletico-MG.
Meu sonho ainda é o Calleri.
É verdade!
http://www.tst.jus.br/noticias/-/asset_publisher/89Dk/content/sao-paulo-fc-e-condenado-a-pagar-diferencas-sobre-direito-de-arena-a-diego-tardelli
Não sei se resta alguma animosidade entre as partes, mas se o São Paulo não agiu de acordo com a lei, deverá arcar com a sentença punitiva.
Meu sonho também é o Calleri, mas acho muito inviável nesse momento, pois, salvo engano, tem passaporte comunitário e muito mercado na Europa.
O melhor nome seria o Abílio Diniz depois o Casares. Se houvesse democracia no clube, poderíamos sonhar com uma mudança para acompanhar os tempos. Lá o regime ´é ditatorial. Os velhotes, superados e inúteis não querem largar o osso. Só pra vocês terem uma idéia, só pode se candidatar um conselheiro vitalício entre os 160 existentes. Por tudo isso estamos indo ladeira abaixo. Tivemos que aguentar o Juvenal Juvêncio, depois o seu grande amigo Aidar e depois o seu grande amigo Leco. Ao clube, absolutamente nada. Libertação do clube já, com votos dos sócios e sócios torcedores. É mudar para não morrer. Outra alternativa essa surrealista seria contratar para presidente o Paulo Nobre do Palmeiras.
o Abilio poderia tirar o “escorpião do bolso” e com grana, apoiar o Casares e também participar da contratações de jogadores de ponta…e depois recuperar sua grana, na vanda da mulekada para o exterior…aí, começaria acreditar que poderemos vencer competições em alto nível…
Leco dá entrevista dizendo que talvez não haja dinheiro no início do ano para pagar salários, que pode ter atrasos.
Depois paga um “bicho” absurdo pra uma vitória sobre o Corinthians. O time vence e ele vem com discurso de usar a base.
Dois resultados ruins depois, dada a pressão política e a insatisfação da torcida (fruto da campanha durante todo o ano, não pelos 2 jogos), começam a pipocar nomes de reforços de peso (e até alguns reforços “caros” confirmados, como o Wellington Nem) que estão sob análise para 2017.
Tendo em vista o histórico de contratações do Juvenal, de quem Leco parece ser um grande aprendiz, a (tentativa de) reeleição dele sairá bastante cara para o clube. Uma baciada de 3 ou 4 veteranos não me surpreenderia na reapresentação em 2017.
Salvo alguma surpresa guardada a 700 chaves pelo Marketing – como um contrato de patrocínio arrasador, nível Europa -, duvido que tenhamos condições de bancar as promessas desse presidente covarde e incompetente.
O que eu espero é que o presidente seja capaz de trazer novas idéias ao clube. O SPFC nao tem só que se adaptar à realidade do futebol, senao tem que tentar transformá-la e contribuir para que nao sejamos simples exportadores de bons jogadores e sim de melhorar o espetáculo esportivo local e regional.
Dentro do futebol eu tenho certeza que o Rogério vai implantar uma nova visão, uma nova filosofia. Vai mexer com as estruturas. Se vai dar certo ou não só o tempo vai dizer, mas que vamos ter algo totalmente diferente e novo, com certeza vamos.
Era esse tipo de “choque” que precisávamos na esfera administrativa. Espero que o conservadorismo fora dos campos não comprometa o fato novo que teremos dentro do futebol.
Contratações…
Eu não faço questão de nenhum desses jogadores famosos, que normalmente custam caro e rendem pouco. Sempre com um custo x benefício desvantajoso. Por mim poderiam esquecer Kaka, Tardelli, Felipe Mello, e o raio que os parta.
Quero ver competência para encontrarem jogadores acessíveis e com potencial.
Parece que o Ceni quer trazer 2 auxiliares de fora do Brasil, gente que privilegia a tática e a estatística. Quem sabe se daí não surgem bons nomes de fora também
Já pensaram se numa dessas desembarca o Jubero no Morumbi, para trabalhar na comissão técnica ou algum outro cargo ligado ao futebol?
Em tempo…o Ernani, por várias vezes, defendeu a contratação do Jubero para ocupar um lugar que não fosse o comando técnico do time…então vai que…
O japa ia chapar na paçoca…
Quem você prefere:
1- Leco – Lula.
2- Massur – Temer
3- Blun – Aécio Neves.
Não entendo muito de política, mais parece que politica do São Paulo, é para pouco.
Sempre os mesmo, aliados de JJ e outros presidentes.
Não aparece candidatos novos. Roberto Justo seria um excelente presidente.
Ja dei minha opinião sobre a politica, agora voltando pra dentro de campo:
https://esportes.yahoo.com/noticias/rogerio-ceni-indica-dois-auxiliares-estrangeiros-para-o-sao-paulo-133459436.html
Assumo q a fonte é ruim pq esse cara atira pra todo lado, mas caso haja alguma verdade achei interessante a opção e estou ansioso pra saber os nomes, se forem bons nomes q ja trabalharam com bons tecnicos destaques da america do sul acho valida a escolha. Aos poucos estou me animando.
Respondi no lugar errado…hehehehe
Já pensaram se numa dessas desembarca o Jubero no Morumbi, para trabalhar na comissão técnica ou algum outro cargo ligado ao futebol?
Em tempo…o Ernani, por várias vezes, defendeu a contratação do Jubero para ocupar um lugar que não fosse o comando técnico do time…então vai que…
O japa ia chapar na paçoca…
O proprio Jubero acho dificil, mas alguem q trabalhou com ele, pq nao? Ou alguem q trabalha com Rueda, talvez? Os principais tecnicos da america do sul acho dificil virem pra serem auxiliar, mas seus auxiliares, pessoas q trabalharam junto com eles, que conhecem suas mentalidades e filosofias de futebol, eu nao vejo problema nenhum e aprovo.
Vamo ver se realmente a noticia se faz verdade e quem serão os profissionais, dependendo dos nomes Rogério estará bem acessorado.
4 – Ataíde – Dilma
Ataíde é a Dilma da história… não entende o que faz lá, já derrubaram, comete falcatrua mas diz que com sua pessoa está tudo ok.
E ainda diz que não tem dinheiro na conta mas vive com um padrão elevado.
Corinthians e Santos vem se revezando nas conquistas, agora, quem diria? é o Palmeiras que entra nessa roda com a CB-15 e BR-16. E o SP entra ano, sai ano, não para de patinar. Depois de muitos anos estamos voltando a ser a 4.ª força. Dizem que as fases áureas são cíclicas, então Juvenal encerrou uma e ele mesmo começou outra.
Palmeiras ficou 22 anos sem ganhar o brasileiro e investiu fortunas para conseguir isso.
Vamos com calma, São Paulo está se reestruturando para voltar a ser vencedor.
Concordo e venho sempre falado…dos 12 grandes…(SP, RJ, MG e RS) só o SP não ganha nada a 8 anos….até o pobre do Botafogo andou beliscando uns cariocas ai…é muito tempo sem ganhar nada
Renan Ribeiro;
Buffarini,
Maicon,
Rodrigo Caio
Mena
Felipe Melo
Hernanes
Cueva;
Kaká
Wellington Nem
Calleri
Técnico: M1TO
Presidente: Leco Reeleito
Contrata um goleiro e se prepara para ser campeão de tudo.
Se o projeto Rogério der certo, vai virar o nosso Beckenbauer. Até lá, torço demais pro seu sucesso, porque se isso acontecer, realmente o cara vai ser elevado ao status de Mito e terá carta branca para atuar.
Especulei outros nomes, mas sua pela ascendência e obstinação, com ele disponível, independente do que o levou a assumir, não tem como não fazer essa aposta. Pode dar errado claro, mas se der certo, é o início de uma nova era no São Paulo, podem ter certeza.
Para quem tinha dúvidas:
Blog do SPFC – @BlogdoSaoPaulo
@brunobenelli Contrato do Kaká acaba no final de 2017. Não no começo.
Mas se ele quiser, acaba agora rs… tem poder prá isso.
Os nomes citados são apenas mais do mesmo. Gostaria de saber como está a dívida do clube, se Leco realmente organizou as finanças, caso sim, preferiria que desse continuidade, pois também torce muito para o clube, dizem ser sãopaulino fervoroso. Ao menos continuaria com Mac e dando respaldo a Ceni para voltarmos ao caminho vitorioso.
O problema do São Paulo parece muito com o do Brasil, a gente foca no Presidente mas esquece que tem também muita gente lá dentro que não quer perder a boquinha.
Daí pro cara se manter no poder ele faz de tudo e esquece de pensar no time.
Meu medo agora é do Leco tentar gastar tudo o que o clube não tem pra montar um time “forte” no intuito de ganhar votos.
Resta pra nós torcermos para que eles pelo menos não se esqueçam que foi a torcida que empurrou o time para fora da zona de rebaixamento.
aki e pagina do sp ou do palmeiras povo fica falando palmeiras isso palmeiras aquilo quer fica falando de palmeiras vira palmeirense.
Rapaz o Roger vai fazer o pé de meia agora, sendo disputado por flu, atlético e palmeiras…
Inicialmente achava que o Leco teria dificuldades em viabilizar sua candidatura …, até mesmo o “referendum” que o habilitasse a tal condição.
Alguns grupos dissidentes aderiram ao poder e a oposição parece muito frágil.
Que a disputa política não se faça maior do que o próprio SPFC.
E continuo com a seguinte avaliação: a eleição de Leco sairá muito cara ao SPFC …, mas será quase que totalmente inevitável.
Boa tarde a todos,
O único que eu apostaria seria o MAC, penso que sua candidatura deveria vir da torcida, como um grande chamamento.
Seria um momento mágico com grandes são-paulinos de verdade no comando do time, agregaria respeito e seriedade.
Deixaria Jardine na base e um planejamento para os próximos dez anos bem feito.
Teríamos que ter um novo estatuto e o caixa bem organizado.
Vejam como estão os times de SP, galinhas quebrados, devendo atá as calças, cadê o exemplo que queriam nos enfiar guela abaixo?
Sereias? Quebrados.
Somente as pepas ainda andam, devem cerca de 200 paus para seu novo dono.
O momento é de reconstrução e para isso os melhores deveriam trabalhar.
O AngularJS é um framework JavaScript lançado em 2012 e mantido pelo Google.
Framework é uma estrutura que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica.
Em resumo, um framework engloba diversos trechos de códigos e funcionalidades comuns de uma determinada linguagem facilitando o reaproveitamento dos códigos no desenvolvimento de novas aplicações que farão uso desses recursos.
Esse tipo de estrutura auxilia na execução de aplicações single-page.
Single-Page Application, ou SPA, é um modelo de desenvolvimento de aplicações web e mobile adotado em larga escala por empresas como Google, Twitter e Facebook, entre outras.
Basicamente uma aplicação SPA significa você codificar menos no server-side e mais no client-side, mas como é isso?
A aplicação estará contida toda ou quase toda no cliente, dentro do navegador Web. É praticamente uma aplicação Desktop rodando sob o navegador.
Isso é muito diferente da forma tradicional, onde o usuário visita várias páginas diferentes.
Como funciona o AngularJS?
Através da leitura do HTML, ele interpreta tags especiais que ele conhece para executar suas respectivas diretivas, fazendo a ligação entre a apresentação e o model, representado por objetos JavaScript comuns. Esses objetos podem ser manipulados manualmente ou através de um serviço que os preencha com um JSON consumido através de um REST.
Além de garantir essa sincronia entre o model e a apresentação, ele abstrai a manipulação do DOM da lógica do aplicativo.
Sem o Angular, você teria que manipular o DOM para inserir ou remover conteúdo dos elementos do HTML.
Vantagens para o desenvolvedor
O desenvolvedor pode construir uma aplicação rica e conecta-la através de serviços REST, facilitando os testes de ambas as camadas.
Através de injeções de dependências, o Angular facilita a utilização de componentes e módulos, deixando disponível para o controller com apenas um parâmetro na sua definição.
Além de facilitar na construção de páginas complexas, o Angular conta com uma série de diretivas e componentes que aumentam a produtividade e reduz o retrabalho.
Concordo
😀
Colei um texto que estava pesquisando sobre desenvolvimento Java (necessidades do trabalho)… hahahaha
Escrevo no bloco de notas pra não deixar a página do blog aberta no escritório. 🙂
Foi mal. O Comentário é esse:
Por rejeição, e única e exclusivamente por rejeição, me parece que o Ópice Blum é o nome menos desagradável pra mim, que acompanho a vida política à distância.
Ao meu ver, essa “não-ojeriza” ao Ópice Blum se dá apenas porque ele não participou ativamente das gestões do grupo do JJ.
O que não necessariamente quer dizer que ele não seja um “político”, embora esse distanciamento e trechos do texto sugiram.
Essa tendência contra o “establishment” é perigosa e tem dado as caras em diversos pleitos mundo afora.
Pra ficar só no Brasil, basta ver as eleições municipais em BH, SP e RJ, onde foram eleitos os “outsiders” e “não-políticos” mais amarrados com politicagem e enroscos possíveis.
Voltando ao SPFC, não vejo nenhum desses nomes positivamente.
O ideal seria uma reforma política que possa facilitar o surgimento de novos nomes, ao contrário de gente como Leco, Natel e Casares (todos do grupo de JJ), cuja ideologia é baseada em se vender como situação ou oposição de acordo com o que for mais vantajoso pra si em detrimento do clube.
Basta ver que Leco se declarava opositor de Carlos Miguel Aidar enquanto Julio Casares – que supostamente integra o mesmo grupo político do Leco – fazia parte da diretoria do CMA.
Agora – tal qual como Leco em relação a CMA – Casares se mostra como crítico e opositor ao presidente, mesmo fazendo parte do “partido” que o elegeu e lhe confere sustentação política. Aliás, assim como Leco fora em 2014-15, agora é Casares o elogiado da vez por Abílio Diniz. Por qual razão será?
No presente momento, seria importante a construção de um ambiente de consenso, com a escolha de um nome para conduzir o clube de maneira pé no chão, e não na base da troca de favores, cargos e “contratações bombásticas”.
Mas isso não vai acontecer, não dentro desse lixo de Conselho que temos hoje.
Independentemente de quem entrar, não vejo nenhum nome positivo pro clube na lista apresentada.
Abs
Respeito a opinião de todo mundo,mas Kaká assim como Ronaldinho Gaúcho já está aposentado no mínimo a uns quatro anos como jogador profissional,atualmente ele joga por exibição….
Verdade em 2014 ele só disputou o campeonato brasileiro por exibição e fomos vice.
O Pior nome dessa lista é o Ópice Blum, infelizmente o colunista gosta muito dele, o sujeito É amigo pessoal do Aidar e sepultou o maior escândalo da sua gestão, o caso Jack, para quem não se lembra vou lembrar um pouquinho.
O São Paulo escreveu um dos capítulos tristes de sua história. Em decisão da Comissão de Ética, com parecer do desembargador José Roberto Opice Blum, o episódio da obscura comissão sobre o contrato da Under Armour foi arquivado. Vitória da turma que associou um misterioso empresário chamado Jack ao clube. Derrota de milhões de torcedores tricolores.
Caberá ao Ministério Público de São Paulo, que apura as trapalhadas da gestão desastrosa de Carlos Miguel Aidar, fazer justiça ao torcedor são-paulino. Quem lesou o glorioso Tricolor paulista no caso da Far East? Para o clube e seus cardeais, Jack fez ruim, mas assim, como um dos infinitos laterais-direitos contratados nos últimos anos. Passou, ninguém mais se lembra. Que o torcedor do São Paulo nunca se esqueça de Jack, Carlos Miguel Aidar, Cinira Maturana, Douglas Schwartzmann e Cia, símbolos de uma gestão que deixará marcas difíceis de serem apagadas.
Rica Silva,
O Comitê de Ética do Clube tem um alcance limitado e as provas são avaliadas.
Por que Leco, Ataíde e os demais não mostram as provas para que constem dos autos e sejam avaliados?
Ou eles omitem ou não existem. Deste modo, como imputar a culpa a Blum como você faz?
Pode me dar uma explicação?
Ao que consta o tal Jack não recebeu nenhum centavo ..isso foi por atuação do conselho sim.
Qual crime foi cometido? se não houve pagamento ?
Esse é um argumento totalmente frívolo para ofuscar um cara que condenou Ataíde e Aidar e que ameaça tirar do poder essa corja.
kaka? pelo amor de deus… eu quero eh ver o lucas fernandes comandando o meio de campo…
kaka so ia ocupar lugar da base… e nem ta jogando mais… ultima passagem aqui foi importante pro grupo… nao em campo q nao fez mta coisa… se eh pra trazer q seja axiliar do ceni…
Raí para presidente.
o santo do Dênis é forte, ou Renan é muito zicado ?
A esposa-twitter do Dênis é a feiticeira …, só pode ser.
Ou a zica do Carlos Gallo/Dênis passou para ele …, azar do SPFC.
acho q o renan eh zicado pq o denis parece q ja rodo…
será que joga o terceiro goleiro contra o Santa Cruz ? acho que não
acho q seria mta humilhacao… acho q nao… kk
desvaloriza o patrimônio…rs
Eu prefiro jogar com o Maicon improvisado no gol do que pôr o Crocodilo Dundee.
haha esse ai ja fez o favor de se auto depreciar…. tirar ele do time eh valoriza-lo… kkk
Roger é jogador de Ponte Preta rs
Zanca, algum meia de ligação é especulado no SPFC?
Dizem que estão procurando em Telemarketing.
Brincadeiras à parte, vi falar muito aqui em Tiago Neves.
Thiago Neves.
Casares era tenebroso como vice de marketing, imagine só galgar o cargo máximo da instituição São Paulo, cruzes. Mais do mesmo, pode trocar o elenco, estádio, até o nome do time, nada enquanto esses grupos comandarem a política do nosso time.
Não foi só depois que ele saiu que o ST começou a crescer?
Não.
Foi a campanha na libertadores deste ano.
Quem tinha intenção de assistir jogo no campo teve que associar.
Muita gente na fila falando que só se cadastrou porque senao nao ia conseguir ingresso.
Kaká não. Lucas Fernandes e Cueva + o Shaylon na reserva pra 2017.
Meu Deus, o SPFC está perdido!!!!!
o goleiro do Inter realmente é muito e passa segurança, se caírem (ou mesmo não caindo) o SP deveria ir com tudo pra trazer ele com Sidao na reserva (se é que o Sidao vem, há controvérsia)
muito = muito bom
se o Inter cair a gente faz uma troca de goleiros…o deles pelo nosso…kkk
Salvo engano, eles ainda devem grana pelo Wellington… se o Leco banana não perdoou a dívida…
não sei
Thiago Neves já li que vai reforçar a travecada, que disse querer voltar para o fluminense, e que até o Vasco entrou na briga..
Henrique Estevam
28 de novembro de 2016 às 15:36 Responder
Eu prefiro jogar com o Maicon improvisado no gol do que pôr o Crocodilo Dundee.
———–
O Maicon joga no gol e quando tiver falta perto da área ele….opa…rss
Predestinados a ter um goleiro artilheiro! Rsrs.
O Zanquetta tem razão, nós torcedores deveriamos opinar mais sobre a políica do clube. As redes socias fazem “pressão” e iiso é válido. Nenhum desses nomes levantados são de oposição (tirando Casal Del Rey). Todos votaram pelo terceiro mandadto de JJ, o grande problema que pagamos até hoje. O que me traz certo alento, é que o Presidente que se eleger, vai ter muito menos poder se o novo estatuto for aprovado. A proposta do estatuto tem muitas falhas como o não voto direto para presidente dos sócios e dos sócios-torcedores, além da diminuição dos conselheiros vitalícios entre outras coisas. Mas é um avanço. Acho que o mais importante é fiscalizar e garantir através da mudança estatutária mais transparência e democracia. O Nome do Presidente é importante, mas a divisão de poderes que o novo estatuto procura fazer pode coibir essa plutocracia que se apoderou do SPFC. Cabe a nós são paulinos garantirmos isso. Abraços.
Pra mim o maior reforço pra próxima temporada seria a manutenção do Rodrigo Caio. Acho que o São Paulo não perderia tanta qualidade assim na zaga desde a saída do Miranda.
O tanto que ele cobriu o Mena nesses últimos jogos é brincadeira, sem contar a qualidade na saída de bola.
http://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/audax-cita-indefinicao-do-botafogo-e-confirma-sidao-no-sao-paulo/
O Renan falhou, normal, anos sem jogar querem o cara voando ?
Nas oportunidades anteriores se portou muito bem !
Uma coisa me chamou a atenção, no vídeo onde aparece o dedo do cara todo torto, da pra perceber ele falando pro Dr. Sanchez, mesmo sentindo muita dor:
“- Pode puxar, poder puxar !!! ”
Tamanha a vontade e raça dele em não querer sair do jogo.
Depois q não tinha mais jeito, ainda aparece ele inconformado e esbravejando, saindo cheio de raiva chutando tudo …
Merece mais chances, honra a camisa !
Abs, sds SPFC !
Descobri o que significa “ENEA” a resposta é: “POR FAX”