O São Paulo viu sua sequência de duas vitórias no Brasileirão chegar ao fim em Belo Horizonte. Com muitos gols perdidos na frente e um vacilo do goleiro Denis, a equipe tricolor foi derrotada por 1 a 0 pelo América-MG, no estádio Independência, no fechamento da 33ª rodada.

Michael fez o gol do América em um chute de longe que Denis, mal posicionado, não alcançou. O resultado levou o time mineiro aos 27 pontos, na 19ª colocação, ainda em situação crítica na briga contra o rebaixamento. O primeiro time fora da zona é o Internacional, com 38 pontos.

Já o São Paulo ficou na 12ª posição, com 42 pontos – seis acima do Vitória, primeiro time na degola.

A expectativa de pela primeira vez vencer três partidas consecutivas na temporada era grande, já que o São Paulo enfrentava o lanterna do Campeonato Brasileiro. Mas a realidade foi outra.

Jogando no estádio Independência, o São Paulo pressionou, mas por diversas vezes parou no goleiro João Ricardo e acabou perdendo para o América-MG por 1 a 0 no fechamento da 33ª rodada do Brasileirão.

No primeiro tempo, Chavez e David Neres pararam no goleiro do América em finalizações à queima roupa. No segundo tempo, Neres novamente perdeu uma boa chance defendida pelo arqueiro.

O único gol da partida saiu aos 27 minutos do primeiro tempo. O América-MG roubou a bola no campo de defesa e ligou um rápido contra-ataque. Maicon furou uma tentativa de cabeçada, e a ela sobrou nos pés de Michael, que de fora da área pegou Dênis desprevenido e acertou um belo chute.

Com este resultado, o São Paulo segue com 42 pontos na 12ª colocação e ainda sofre com a ameaça de rebaixamento, já que está a seis pontos da zona.

Já o América-MG deixa de vez a lanterna da competição e vai aos 27 pontos, subindo para a 19ª colocação do Brasileiro.

O jogo

O gol do América-MG nasceu a partir de falhas da defesa do São Paulo. Após Wesley perder a bola no ataque, um lançamento longo passou por Maicon, que errou o tempo da bola, e caiu para Michael. O centroavante arriscou de muito longe e Denis, mal posicionado, não conseguiu chegar na bola. O contra-ataque do América foi preciso, mas os vacilos são-paulinos também foram determinantes.

O centroavante Michael ficou tão feliz ao fazer o gol do América no primeiro tempo que acabou com uma indisposição estomacal. Ele teve um mal-estar e precisou tomar um sal de frutas para voltar a campo. No intervalo, minimizou o episódio. “Foi um pouco de euforia, de repente deu alguma coisa aqui. Mas nada demais”, resumiu.

Fazendo apenas seu terceiro jogo como profissional, o garoto David Neres tem empolgado a torcida do São Paulo com boas exibições. Mas faltou pontaria para o atacante de 19 anos nesta segunda-feira. Ele perdeu duas chances claras de gol no primeiro tempo: aos 8 minutos, pegou rebote de João Ricardo na pequena área e chutou em cima do goleiro; depois, aos 41, Mena cruzou na medida, mas Neres, livre, cabeceou para fora.

Com o América postado na defesa e esperando uma chance para contra-atacar, o São Paulo dominou naturalmente a posse de bola na Independência. Mas sofreu com a imprecisão nos passes, especialmente na saída de bola, com Maicon e Mena errando muito. Quem se salvou foi o peruano Cueva, que buscou jogo com qualidade, se movimentou bem na frente e foi o mais perigoso da equipe tricolor. Ele teve chance de empatar nos acréscimos, mas um chute forte explodiu em cima do zagueiro Éder Lima.

Além dos gols perdidos por David Neres, o São Paulo passou perto também em uma chegada de Chávez, que completou cruzamento para fora, e em cabeçadas fracas ou sem direção de Rodrigo Caio e Maicon. Ricardo Gomes mexeu ao tirar o inoperante Kelvin para colocar outra promessa da base, Pedro Bortoluzo. O garoto atuou centralizado no ataque, mas, na melhor chance que teve, não conseguiu controlar uma bola dentro da área. O ataque do São Paulo seguiu sem pontaria.

Com a vantagem no placar, o time da casa passou o segundo tempo só especulando em contra-ataques. Mesmo com algumas escapadas de Matheusinho, o América levou poucos problemas à defesa do São Paulo, e Denis não fez nenhuma defesa difícil. Na melhor oportunidade, Tony ficou com a bola dentro da área e bateu forte, mas a bola subiu demais.

FICHA TÉCNICA

América-MG 1 x 0 São Paulo

Local: Estádio Independência, Belo Horizonte (MG)
Data: 31/10/2016
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)

Gol: Michael, aos 26 minutos do 1º tempo
Cartão amarelo: Mena (São Paulo)

América-MG: João Ricardo; Christian Sávio, Éder Lima, Messias (Makton) e Ernandes; Leandro Guerreiro e Juninho; Matheusinho (Renato Bruno), Tony e Danilo Barcelos; Michael (Claudinei). Técnico: Enderson Moreira

São Paulo: Denis; Wesley, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; João Schmidt e Thiago Mendes; David Neres, Cueva e Kelvin (Pedro Bortoluzo); Chávez (Luiz Araújo). Técnico: Ricardo Gomes

UOL