Saudações tricolores,
2016 acabou. Sim, acabou. Esqueçam fórmulas matemáticas, desempenho surreal ou qualquer chance de algo além da permanência na Série A do Brasileirão. Não, esse time não vai brigar por G4. Já nos iludimos demais por 2016, por favor, não cogitem isso. Se escapar da degola tá bom demais, sério. E mesmo com doses variáveis de emoção rodada a rodada, a tendência é que tenhamos êxito em evitar um vexame AINDA PIOR.
Independente do que aconteça daqui até dezembro (entenda-se rebaixados ou não), o elenco PRECISA de mudanças significativas se quiser SONHAR com um 2017 minimamente promissor.
E lá vem textão, preparem-se:
Antes de começar a analisar nomes e posições, importante ter em conta e sermos realistas que nosso elenco é fraco e o time é médio. E médio não serve. Isto posto, precisamos uma espinha dorsal nova, o que nos obriga a mexer em TUDO.
GOLEIROS: Denis provou por A+B porque não serve para o SPFC. Não como titular. Ele é, para se dizer o mínimo, ZICADO. Quando vai bem, toma um gol escroto. Quando vai mal, falha grotesca e sucessivamente. Dá sustos constantes. Vive de defesas elásticas que dão ao torcedor a falsa impressão de que é confiável ou coisa que o valha. Goleiro precisa ser estável, uma coisa meio Dida, que fazia poucos milagres, falhava raramente e tudo isso se justificava pelo posicionamento, que tornava a intervenção algo simples. Entregar a 1 ao Renan Ribeiro seria, outra vez, pisar em terreno instável, embora ele tenha correspondido bem quando chamado. E Léo, pelos anos dedicados ao SPFC, até mereceria uma chance, mas se não a teve até agora, algo fica no ar quanto a sua capacidade. Logo, precisamos de um goleiro para ontem. Experiente, seguro e que se imponha perante os adversários. Se possível, gringo, já que a atual safra nacional da posição não está boa. Meus alvos seriam Armani (Atletico Nacional) e Barovero (ex-River Plate, atual Necaxa).
LATERAIS: Ter laterais ruins ou abaixo da crítica é uma regra velada no futebol brasileiro. A questão é como fazer com que eles comprometam POUCO. O lado direito conta com Buffarini (mais completo e regular) e Bruno (experiente, tal e coisa, mas uma lástima na defesa. Sobrevive da ajuda no apoio que o faz um dos líderes em assistências do elenco). Não vejo necessidade de mudar algo aqui, a menos que seja alguém melhor do que já temos. (Auro. Auro. Auro. Até testado mais adiantado foi e não vingou. Não serve.) Já a lateral-esquerda…bom, temos Mena, Carlinhos e Matheus Reis. Mena não sabe apoiar, cruza mal, mas entende como fechar o seu lado ao defender. É limitado? É. Mas também é experiente, não treme em embates truncados e realmente está fechado com o grupo. Carlinhos dribla e ataca como ponta mas não possui físico para ir e voltar tantas vezes razão pela qual seu desempenho defensivo beira o MEDONHO. Mas, doa o que doer, é uma alternativa diferente. Seja lá qual dos dois seja premiado com a dispensa do SPFC (lembrando que Mena tá emprestado do Cruzeiro), é fato que aqui precisamos de alguém. Sobre Matheus, o garoto poderia ser mantido para aprender mais ou ser emprestado, tanto faz. (Só me lembrei de um potencial alvo, não muito animador: Fabrício, encostado no Palmeiras.)
DEFESA: No pior cenário, perderemos Rodrigo Caio no final do ano. Com isso teríamos Maicon, Lyanco e Douglas. E Lugano. Se esse Douglas aí for um Fabão da vida, ótimo, podemos fechar o grupo com mais um zagueiro da base. Agora, se for uma cópia mal tirada do Luiz Eduardo, precisaremos de mais um. Se esse mais um será o Breno, só o tempo dirá, mas não é saudável criarmos expectativas sobre ele. Seja como for, a defesa não é o maior dos problemas.
VOLANTES: Aqui tá o ponto mais CRÍTICO. Sim. O Denis falha, a defesa bate cabeça vez ou outra, mas a volância do SPFC é, para usar termos adequados, HORROROSA. A meu ver, o melhor volante não joga. João Schmidt marca, desarma e passa a bola, no mínimo, OITOCENTAS VEZES MAIS que o Hudson e o Mendes JUNTOS. Sobre Hudson, cara, obrigado pelas temporadas vividas, mas chega. É um marcador aguerrido porém nada que agregue valor à equipe. Não chega bem no ataque, não distribui o jogo com inteligência, enfim é muito pouco pra um volante do SPFC. Thiago Mendes e Wesley devem beber água no mesmo copo. Mendes é rápido, voluntarioso, mas também sofre do mal de marcar pouco, se apresentar pouco para arremates ou organização do jogo. E, Wesley, apesar dos recentes ACEITÁVEIS minutos em campo, não dá mais. Não vou falar do menino Artur, não tenho como avaliar os poucos instantes em campo que nada mostraram. Mas é EVIDENTE que precisamos de NO MÍNIMO dois volantes. Um mais técnico, outro com o selo SANDRO GOIANO para ambos ajudarem Schmidt, peça-chave da nossa nova meia-cancha em 2017.
MEIAS – Daniel do pouco que jogou nada diferenciado surgiu, sem contar sua predileção por atividades junto ao REFFIS. Michel Bastos de saída. Sobram aqui Cueva e Lucas Fernandes (está vivo, apenas machucado). Chegou um cidadão aí da Série B, porém, sejamos claros: um meia é necessário. (Até entendendo que o Cueva pode ser esse cara centralizado. Ele tem capacidade de se transformar num D’Alessandro, num Conca da vida. Que vem de trás, se enfia na área, organiza o time, chega batendo de fora da área, chama a responsa nos pênaltis, etc. e tal. Mas precisa de mais um ali para ajudá-lo numa situação mais extrema). Com Fernandes ainda verde, enfim, um meia meio DÁTOLO pode ser muito útil.
ATACANTES – Pelo menos um nome será indispensável. Vamos lá: Kelvin. É rápido, boa gente, obediente. E só. Cruza maomeno, finaliza desgraçadamente mal, ou seja, renovar porque ajuda na composição defensiva é um erro crasso de FUNÇÃO SOCIAL do jogador. Atacantes, embora precisem seguir diretrizes táticas, precisam ser efetivos no ataque e Kelvin não é esse cara. Ele fez o que? Dois gols? Suas assistências geralmente vieram de escanteios, ou seja, cria muito pouco. Não é um mal jogador, mas é aquilo que falei. Médio não serve. Gilberto e Ytalo definitivamente não merecem vaga no time titular. E mesmo na reserva são pouco confiáveis. Tchau. Luiz Araújo é rápido e muito habilidoso. Se parar de cismar em querer fazer fila e pensar mais objetivamente é uma excelente opção ao Kelvin, tem talento ali. (Sem contar que ele até consegue levantar a bola na área na altura da cabeça dos nossos jogadores! Não vi nenhum cruzamento baixo dele). Sabe-deus quem, o que come, como vive e como joga esse Robson. No único lance dele que notei contra o Figueirense ele tentou correr atrás da bola e se jogou ou caiu ou ambos, sei lá. Chávez é um cara bem limitado mas fazedor de gols. Pode jogar aberto ou centralizado, logo, precisa de uma companhia mais inteligente por perto. Nilmar? Calleri? Quem se habilita?
TÉCNICO – Os resultados são mais culpa do elenco tosco que do técnico. No entanto, não vejo em Ricardo Gomes a CÁTEDRA necessária para recolocar o SPFC na rota dos títulos. Embora tenha colocado um FIO DE AZEITE em um time bastante limitado, sua estranha obsessão com Wesley e a falta de recursos para mudar taticamente a equipe depõem contra ele. Ademais, o SPFC, hoje, precisa de alguém mais enérgico e energético. Notoriamente os técnicos brasileiros estão desvalorizados. Então, voltemos à fórmula sudaca que estava dando certo. Rueda? Coudet? Gallardo? (Gallardo seria minha primeiríssima opção, vejam a história desse sujeito).
Assim, se você chegou até aqui, viu que uma nova base surgiria para 2017:
GOLEIRO, Buffarini/Bruno, Rodrigo Caio, Maicon e LAT.ESQUERDO. VOLANTE, João Schmidt e Cueva. ATACANTE, Chávez e Luiz Araújo. TÉCNICO
Ou
GOLEIRO, Buffarini/Bruno, Rodrigo Caio, Maicon e LAT.ESQUERDO. VOLANTE, João Schmidt e MEIA. Cueva, Chávez e ATACANTE/Luiz Araújo. TÉCNICO
Que tal?
Sempre a cornetar,
Gabriel Casaqui
Acho um equivoco quanto ao Kelvin. Ele é diferenciado.
O Mena é mediano mas experiente, nao treme em decisões. Util.
O Hudson é im nota 6,5, quase mediano mas necessario para compor equipe. Tem que manter. Apesar de ser bem mediani, muito jogo, no final so ele esta cirrendo para marcar.
Para…jogadorzinho meia boca….fraquinho…fraquinho…ninguém quis ele..
Luiz Araujo e Mateus Reis sao jogadores para 2018. Evoluirem em 2017 e estourarem no ano seguinte.
O Lucas esta pronto. Pode colocar em 2017 para estourar em 2017. Estourar seria se firmar.
A limpeza tem que ocorrer fora de campo também. Mas pelo jeito vai ser difícil, a cede pelo poder é maior do que a busca pelo sucesso do time. Não digo do clube porque piscina, salão de festa e etc. Deve estar tudo em ordem.
Leandro, esse sim é o maior problema. Já se tornou praxe no SPFC, todo ano nessa época, já começamos a sonhar com um elenco melhor para o próximo ano, não que seja um planejamento, longe disso, ou seja, pior que isso, é o resultado de mais um péssimo planejamento. Enquanto sonhamos com jogadores cascudos e inteligentes, a diretoria sonha em “pilotar” BMW, viajar para Cancún etc…
Mena tem que ficar. Não por ser brilhante, mas é o lateral esquerdo do time que menos me fez raiva nos últimos anos ( o comprometeu pouco). Melhor que ele está fora do país. Hudson é muito útil para compor o elenco. Temos que ter reservas. Luiz Araújo precisa ser mais orientado para o jogo coletivo. Vale a pena ficar. O mesmo para o M.Reis. Chavez se tiver a fim de ficar, deve ficar. No mais, concordo plenamente que precisamos elevar o padrão técnico de contratações. E nisso espero que o MAC com sua sensibilidade que tanto já nos ajudou, colabore para escolher as peças. E se tem que gastar, que seja nas posições que realmente precisamos. Acabar com a história de ter dois caros para a mesma vaga.
O próximo jogo É O MAIS IMPORTANTE DO ANO. Precisamos abrir uma boa distância do Z4.
RG é técnico PRA EMPATE. Se cairmos ou ficarmos perto do Z4 a porca entorta o rabo porque precisaríamos VENCER.
Ficaríamos que nem o Inter, lá o Roth nao entende que no Z4 empatar ja nao basta precisa vencer. Contra o América MG ele entrou com vários volantes e tirou o Nico Lopes e o Seijas.
Tricolor longe do Z4, empatando jogos escapa. Mas se dependermos da ousadia do RG num caso mais extremo, vai da caca.
RG é técnico de empate e vitoria de 1×0. Se a coisa começar a desandar e precisarmos vencer, rezar vai ser pouco =/
Textão muito bom, concordo com tudo e sugiro uma modificação nas escalacoes :
Novo estatuto, Presidente, Comex, diretores profissionais remunerados, GOLEIRO, Buffarini/Bruno, Rodrigo Caio, Maicon e LAT.ESQUERDO. VOLANTE, João Schmidt e MEIA. Cueva, Chávez e ATACANTE/Luiz Araújo. TÉCNICO
Se for pra apostar em técnico nacional, escolho o Roger, ex-Grêmio.
Goleiros
Sidão, Renan Ribeiro
Laterias
Bufarini, Bruno, Reinaldo, Mena, Matheus Reis, Auro
Zagueiros
Maicon, Lyanco, Rodrigo Caio, Breno, Thiago Heleno
Volantes
Felipe Melo, Wesley, Thiago Mendes, Hudson, João Shimitd
Meias
Jean Carlos, Lucas Fernandes , Cueva
Atacantes
Neilton, Rafael Sóbis, Luís Araújo, Chaves, Kelvin, Robson, Davi Neres
Faltou o zagueiro Douglas *
parei no Sidão
Sidão é mesmo nível do Dênis
Pra trazer Neilton eu iria atrás do Sassá.
Bom dia
Concordo em algumas coisas. Discordo de outras.
Acredito que o quinto colocado irá para a libertadores (o campeão será um dos 5 primeiros), então não dá para desistir do campeonato não (são sete pontos que já podem ser reduzidos na próxima rodada).
O que precisa mudar é o espírito. Tem que ir para cima de verdade, buscar a vitória, arriscar. Do contrário (se acovardando), não tem jeito.
Vencer o vitória é “mudar a chave”, e isso é essencial. O aproveitamento do RG (com elenco bem inferior) já é melhor que o do Paton, mas alguns ainda preferem aquela perda de tempo.
Eu o considero sério e competente, mas sua covardia inviabiliza treinar uma equipe que postule títulos em campeonatos (copas, nem tanto).
Concordo em partes
GOLEIRO: não gostei muito dos nomes que você sugeriu, mas se é para trocar acho que é onde deve ser feito o maior investimento Grohe seria o principal alvo.
LATERAL ESQUERDO: acho uma das posições mais difíceis de achar opções acho que o Inácio deveria ter sido usado, mas não rolou. Mena parece ter mais vontade que futebol e Carlinhos eu mandava embora. Matheus Reis daria uma chance para ele jogar de volante.
Fabrício é muito queimado seria uma aposta de auto grau de chance de dar errado, mas essa diretoria adora errar.
VOLANTE: também acho o setor mais fraco do time. Temos segundo volante aos montes, mas nenhum tem como ponto forte a marcação Banguele tem que ter mais chances e iria atrás de alguém para ser o destruidor do meio de campo.
MEIA: aqui esta um problema que já tivemos e foi difícil achar solução Jadson e Ganso resolveram o problema, mas novamente não temos ninguém no setor. Lucas Fernandes tem potencial e deve ser bastante testado.
ATACANTES: concordo sobre o Kelvin acho que pouco faz no ataque, mas ele é importante taticamente ele me lembra o Centurion ate que também marcava mais atrás do que aparecia na frente. David Neres tem que ser aproveitado. Eu reintegraria o Ademilson e iria atrás de um ponta que tenha mais faro de gol.
Esqueci de falar do Técnico também acho que o Ricardo Gomes não vai conseguir montar um elenco campeão então iria atrás de outro nome.
Provavelmente vai existir uma forte disputa pelo Roger ex-Grêmio então pensaria em outro nome não só no Roger.
Jardine pode ser testado no paulista.
Luiz modinha fraco , Kelvin fraco,hudson fraco Thiago Mendes Wesley mediano Gilberto fraco Lugano fraco Carlinhos limitado mena mediano
Cansei de ouvir nome de Luiz Araújo modinha péssimo jogador entrou em diversas partidas todas todas sem exceção foi péssimo ou teve algum lance que ele quase entrega gol a adversário
Também acho que ele não fez nenhum grande jogo, mas é jovem e tem que ganhar experiência se não será outro Casemiro.
Chutado do São Paulo e hoje no Real Madrid e na Seleção.
Se a palavra é planejamento..! primeiro passo é definição do novo técnico…!!! RG não tem condições, precisamos de um bom profissional, não de um “bom moço…!! ” escolhido o treinador, definir se MAC fica, se não ficar, definir um novo profissional, não da para chegar em agosto de 2017 procurando jogador como esse ano. Isso é o mínimo..!! não adianta pensar em elenco sem pensar em quem vai dirigir o time antes…!! acho que não cai, mas ja não da mais pra passar por tantas temporadas medíocres, eliminações vergonhosas, a estruturação passa pelos dirigentes também…!! 2013, 2016…acho que ja ta bom né…!!! chega !!! precisamos voltar a ser grande…!!
Concordo quase em tudo sobre a análise cd o elenco. Uma coisa aqui ou ali..mas quanto às opções para reforçar vou além..precisamos de jogadores acima da media em g4ande quantidade..a escolha é a seguinte:
Queremos ser campeões ou só sermos competitivos ??
Se quisermos ser campeões tem que investir muito é principalmente corretamente.
Obs:..não me ânimo com ninguém da base…futebol de base é outro esporte..não serve como parâmetro pra nada..é os jogadores testados até agora não mostraram absolutamente nada
Até quando vamos ficar atacando os jogadores e esquecer os principais responsáveis por essa situação??
Não quero imaginar que esses textos são jogados para desviar a atenção da cartolagem que impera no clube há décadas e nos deixou nessa situação.
Tudo bem, a diretoria é o maior problema, mas isso não muda o fato do elenco ser fraco para as pretensões do São Paulo.
Não muda nada no elenco, mas com uma diretoria fraca, incompetente, trarão outro elenco fraco.
Se não mudar a mentalidade da diretoria, e isso significa profissionalizar, vamos ficar 2017, 2018, 2019… falando de jogador, como foram os últimos anos.
Esses textos me parecem propositais para encobrir a incompetência da diretoria!!
E aí ficamos nos iludindo que na próxima temporada virão esse monte de jogadores que estamos citando nos comentários. FALSA ILUSÃO…
Concordo com você, Fernando, o problema está na diretoria e comissão técnica. Nosso elenco não é nenhuma maravilha, mas quem tem? Quantos times tem elenco melhor que o nosso? Não acho que elencos de Corinthians (5º), Fluminense (6º) e Atl. Paranaense (7º) sejam melhores que o nosso. Com certeza eles tem comissão técnica e técnico melhores. Antes que seja mal interpretado, no caso do Corinthians, tinha (Tite).
Leco não surpreende pela incompetência e vaidade. Evidente que presidente fraco carrega diretoria interesseira
Boa a análise, também vejo dessa forma.
Creio que uma das contratações mais necessárias nesse elenco é de um meia (óbvio) mais necessariamente de uma dupla de volantes, um grande camisa 5 com bom senso de cobertura, e um um pouco mais técnico (Otávio um cara que queria muito, e Ritchely seriam ótimas opçoes) assim se juntariam á João e thiago mendes e wellington, Hudson sinceramente.. acho muito esforçado, mais muito, muito fraco, e não servem mais jogadores mais ou menos, precisamos de mudanças, precisamos ser campeões!!
Lateral esquerda preferia o Renê (Sport) assim dava um fim no carlinhos, ficaria com Mena em definitivo.
Lateral direita e zaga não vejo como necessidade no momento, torcendo para que o breno jogue pelo menos 1/3 do que sabe e estaremos bem!
Goleiro precisamos urgente, experiente, com boa rodagem (Ochoa, armani e barovero realmente são ótimas opções, creio que no brasil Walter (gambás) e Renan (Góias) seriam outras boas apostas e acho fáceis, subiria o Perri e fecharia o elenco o Renan Ribeiro.
Na meia fica dificil opinar, acho o Dátolo grande jogador, estou até vendo como ele rende nesse fim de contrato com o galo, um pré contrato para ele estar conosco ano que vem acho válido, ainda contaria com o nosso menino Lucas e ficaria em definitivo com o Jean carlos (apesar de não ter nem jogado ainda)
Bom, e no ataque realmente devolvem o Kelvin, obrigado mais igual ele vejo o David Neres e Luiz araújo. Um novo centro avante (devolve Chavez) esforçado mais muito limitado, como já disse, precisamos ganhar, ser campeões, nao podemos nos contentar com pouco. Pelo lado esquerdo temos ali Cueva, dependendo ainda subiria o Cipriano para começar a maturidade no profissional, e traria ainda outro atleta Keno (santinha) e a volta de rogério seriam ótimas opções.
Armani
Buffarini
Maicon
Rodrigo Caio (Caso sair Contratar ou Breno se jogar)
Renê
Rômulo
João Schmidt
Thiago Neves
Cueva
Chávez
David Neres.
Um time B
Renan Ribeiro
Bruno
Lyanco
Douglas
Lugano
Mena (Pra mim melhor que Carlinhos pois não treme em jogos maiores)
Rithely
Thiago Mendes ou Wellington
Lucas Fernandes
Jean Carlos
Luiz Araujo
Outro CA.
Pra mim não dá mais
Denis (Fraco)
Léo (Nunca teve oportunidade mas acho não ser capacitado)
Lucão (Deve ser vendido)
Auro (Teve várias chances já, nunca aproveitou)
Matheus Reis (Emprestaria)
Wesley
Hudson(limitado)
Michel(Acho que não tem mais estima pra jogar aqui)
Daniel(Só machuca)
Gilberto(Arrebenta nos treinos e some nos jogos)
Kelvin (Vai voltar ao Porto que pediu de volta)
Ytalo(Fraco)
Não citei os já promovidos pois quero ver mais pra analisar melhor …
Lucas Kal
Benguele
Arthur
Pedro
Adicionando
Ataide Gil Guerreiro e Leco os dois pra mim teriam que sumir também
Ochoa
Buffarini
Maicon
Rodrigo (Breno)
Renê
Felipe Melo (acho que dá)
Otávio (João)
David Neres (esse é o ano dele)
Kaká (camisa 10 faixa ídolo dentro de um time faz diferença)
Cueva
Nilmar
Time B
Renan (Perri)
Bruno (Auro)
Douglas (Lugano)
Lyanco (Kal)
João (Banguelê)
Thiago Mendes (Wellington)
Luiz araujo
Lucas fernandes
Rogério (Keno)
Ademilson (Pedro)
Detalhe tanto o Richely quanto o Rene estão muito mal . Segundo informações.
Boa análise do Gabriel. Penso parecido, mas discordo de algumas sugestões.
GOLEIRO: não gastaria uma das vagas de estrangeiro no gol. A safra brasileira não é ruim é há duas ou três boas oportunidades de negócio.
Sugestão: Jefferson (Botafogo), Rafael Cabral (Napoli) e Marcelo Grohe (Grêmio)
Grohe é meu preferido. Não deve ser fácil, mas não é impossível. O Grêmio tentou o Cássio no meio do ano. Há indícios de que possa sair.
LATERAL-ESQUERDO: posição crítica por não haver nomes de consenso. Mena, pra mim, seria a última opção. É esforçado, mas sofrível.
Sugestões: Mena (se vier quase de graça), Renê (Sport) ou Emmanuel Mas (San Lorenzo)
O contrato do Mas se encerra em junho/17. Foi companheiro do Buffarini no título da Libertadores-14. Isso pode ajudar na sua contratação.
VOLANTE: maior carência do elenco certamente. Mas faltam bons nomes e opções de negócio no mercado. Daria espaço pros moleques (Banguelê e Artur) no estadual e iria atrás de um único nome.
Sugestão: Rithely (Sport), temos a preferência de compra dele é do lateral Renê, por conta da transação do Rogério. Aliás, usaria a parte que ainda nos pertence do Neymar do Nordeste (75%) como parte do pagamento para trazer ambos.
MEIA: buscaria dois nomes experientes, mas factíveis. Uma solução “quase caseira” e outro destaque de um time que nos deve até as calças.
Sugestões: Hernanes (Juventus) e Camilo (Botafogo)
ATAQUE: centroavante é artigo raro no mercado. Daria mais minutos para o Pedro e também chance ao Ademílson, que volta de empréstimo. Podemos usar os estaduais pra monitorar algum destaque ou revelação Brasil afora e tentar assegurar sua contratação para o Nacional. Não vejo nenhum nome financeiramente viável no momento.
Everton Ribeiro , Conca e Ricardo Goulart , pelo menos 2 desses pra resolver o problema do meio e da frente , o resto dá pra consertar com o que tem .
Outra contratação é a de um presidente com tanta bala quanto o da porcada pra poder bancar o salário desses caras .
Bons jogadores mais salários fora da realidade brasileira. Acho que inviável um negocio hoje.
Saudações!
Pra mudar por um técnico brasileiro, teria que ser o Jardine mesmo.
Pra apostar nos mesmos de sempre, deixaria o Ricardo que é do mesmo nível e ao menos teria continuidade no trabalho.
Ou então buscamos quem realmente seja diferença, alguém mais conceituado, com estudos, com capacidade pra fazer um trabalho mais embalado.
Nesse caso pensaria em Rueda ou Jubero, ou até Osório se estiver disponível.
Mas na realidade, com essa diretoria tudo isso é um exercício de imaginação, um passatempo.
E se o Leco cair, o que vai mudar com isso?
Já sabemos que ele não manda mesmo.
As mudanças precisam ser mais profundas e é isso que devemos nos focar e cobrar.
Mais embasado.
Excelente artigo Gabriel.
Se o SPFC quizer ser grande e vitorioso novamente, deve seguir estes passos.
Essa descrição sua deveria chegar no MAC.
Sds/tricolores
Penso o mesmo.
Goleiro tentaria o Muslera e técnico o Jubero.
Achei que a opção a partir de agora seria utilizar os jogadores da base, ver quem serve e trazer 4 jogadores pra serem tirulares goleiro volante meia e atacante, quem sabe o Caleri volta…
http://blogs.lance.com.br/deprima/2016/09/24/diretor-juridico-deixa-o-sao-paulo/
Se é para pensar 2017 e partir da premissa de limitação orçamentária, tentaria o seguinte:
Tec: Dorival Júnior
Auxiliar: Jardine
Retorno da comissão permanente.
Manutenção do MAC.
GOL* / Renan / Lucas Perri
Buffarini / Bruno / Auro
Maicon / Breno / Lugano
R. Caio / Douglas / Lyanco
LE1 / LE2 / Matheus
1VOL / Hudson / Wellington
2VOL / Schmidt / Arthur
Cueva / Jean Carlos / Luiz Araújo
Meia / Lucas Fernandes / ???
MAT / David Neres / Robson
Centroavante / Chàvez / Pedro ou Ademilson
Compra: Guerra (Meia)
Trocas:
Com grêmio: Grohe (GOL) + Marcelo Oliveira (LE2) por Michel + Denis
Com Sport: Rithely (vol1) + Renê (LE1) por Caramelo + Carlinhos + Daniel + $$$
Com atlético-Pr: Otávio (vol2) por T. Mendes ou Wesley +$$
Com a ponte preta: Potker (centroavante) por Reinaldo + T. Mendes ou Wesley (o que não for para o atlético-Pr).
Acredito que o R. Caio seja vendido. Com o dinheiro traria o Juninho (Coritiba) e um reforço de nome (Hernanes ou outro assim).
Não por favor Bruno não dá mais, ele não sabe cruzar aquilo contra o juventude foi sorte
Excelente artigo, apesar de não concordar com alguns nomes da lista.
Acredito que a mudança deveria ser feita na comissão técnica inteira, trazendo gente nova, com ambição e vontade de crescer… vendo de fora, parece que o staff se acomodou, por exemplo, eu gostaria muito de saber o porque dos nossos jogadores morrerem no segundo tempo.
E os profissionais da área de scout? Até nós como torcedores conseguimos montar listas de contratações, falta uma análise técnica dos principais campeonatos para acharmos jogadores que possam vir e fazer a diferença.
Infelizmente o Ricardo Gomes não tem condições de dirigir o time, ele é muito limitado, estilo de jogo arcaico.
Queria muito ver um técnico estrangeiro dando certo por aqui.
-Wesley,Hudson,Mena,Carlinhos,Daniel,Michel Bastos,Ytalo,Gilberto,Kelvin. +Hernanes(juventus),Renê(sport),Renato Cajá,Rafael Moura,Rafael Sóbis
Otimo texto. Mas…
Sao uns 4 anos q a gente discute limpeza no elenco.
Cansou. Depre demais. Ate qdo?
Tem q mandar Leco, Ataíde e outros lixos embora. Isso não é espinha dorsal e sim um resto de sobra.
LImpeza que não começa pela Diretoria (E agregados/mamadores) não é limpeza!
Cara, você falou exatamente o que eu venho falando nos meus grupos do wats!
Tô começando a achar que você faz parte de um deles, e copiou minhas palavras….rsrsrsrs
Mas falando sério, disse tudo.
Mas também temos que nos organizar internamente, também. Aquilo tá um circo.
Por mim tentaria a contratação do lateral esquerdo da Ponte Preta.
Otima coluna , embora discorde de alguns nomes, traria o Roger como tecnico, Nilmar , traria um LE , pois para mim o que temos nenhum serve.
Iria buscar um meia de peso la fora.
Discordo quanto ao mena e o Kelvin, porque eles pelo menos não se escondem nos grandes jogos o que é uma característica importante. Jogaram muito na libertadores e tem crédito portanto.
E sobre o Denis, tenho dúvidas. Esse time limitado desse jeito não ajuda, se na libertadores ele foi um desastre, no brasileiro já vem bem. Mas por outro lado tem que considerar a performance dele em grandes jogos e clássicos e realmente não é das melhores, ao contrário do mena e Kelvin por ex que crescem. Sem falar que realmente é azarado. Pelo tempo de spfc dele, acho que o razoável é o Denis cumprir o contato dele que vai até o fim do ano que vem e realmente se ele não melhorar, não renovar.
Também gostaria de um técnico estrangeiro ou um mais novo e com perfil mais moderno, como o Roger. O RG não dá. Tá na hora de trazer um técnico realmente bom e fazer um trabalho a longo prazo.
Muito legal o texto.
É isso aí. Time médio não dá.
Mas nosso drama ainda é pior, pois nosso time é ruim e caro.
Devemos ter uma das maiores folhas salariais do país.
Ou seja, estamos pagando muito pra passar vexame.
O que o São Paulo investiu e gastou com o departamento de futebol neste ano é muito mais do que gastam 90% de nossos competidores.
O problema até o Papa já sabe onde está. Nossos dirigentes são um lixo.
Usam a justificativa fajuta de que o problema é dinheiro. Deveriam fazerum estágio N o Chapecoense pra ver o que é falta de dinheiro. O problema é incompetência e roubalheira mesmo.
Além do mais, justamente quando os recursos são escassos é que o gestor precisa ser melhor ainda que a média.
Então, eu complemento. Cartola médio não dá. O problema é que os nossos nem médios são.
Bom dia. Weverton, Otávio, Hernanes e Neílton. E um técnico, Lógico. Aposenta esse esquema ridículo com dois postes de cada lado do campo. O time ficaria mais ou menos assim. Weverton, bufarini, maicon, lyanco e mena, Otávio, schimt, Hernanes e cueva, Chávez e Neílton.
Michel Bastos, Wesley e Carlinhos, tchau.
Rodrigo acho que será vendido.
Kelvin, não vale a pena gastar muito com ele.
Acho que é o que dá para fazer. Não dá para sonhar com Caleri e outros jogadores mais caros.
Concordo em várias de suas sugestões e colocações. Mas discordo com outras.
Goleiro – fazia o teste com o Renan até final do ano, correspondendo já teríamos a solução caseira. Caso não apostaria no Gatito do Figueirense.
Laterais – a direita para mim está boa. Mas a esquerda. Contratação necessária. Minha maior esperança era Inácio que o nada besta do porto levou.
volante – concordo que o João é disparado o melhor volante do time em todos os fundamentos. O time com ele sempre joga um pouco melhor (começa as cagadas do pior treinero do Brasil)
E acho que tem sim que chegar boa ou boas opções.
Meia – nem se fala, só se o Jean surpreender muito nessa posição se for o caso até se gastar uma grana maior tem significado.
Atacantes – já vi o Robson jogar e é ótimo atacante, tem que ter sequência. Luiz Araújo também precisa se sequência para ganhar confiança e soltar mais a.bola ( Lucas no começo também prendia demasiadamente) agora entrando no faltando 15 min do segundo tempo, você faria o que se fosse jogador precisando mostrar serviço. Tem o Neres também. Talvez fosse necessário mais um atacante de ponta.
Não sei quem disse ao chaves que ele pode jogar aberto… É centro-avante trombador e matador e diga de passagem dos bons. Tem a bolta do João Paulo que pode ser utilizado. Gilberto não pelo amor de D…
Mas para mim o pior disparado é o técnico, repito junto ao Celso Roch os dois piores do Brasil, escrevo um livro falando das suas deficiências desse treinero. Um cara que precisa de vitória contra um time de série C e disse que iria botar time ofensivo, e troca um lateral que estava bem por outro. O que preciso falar. É a eterna evolução que só ele no mundo enxerga, dizer que foi bem com nenhum chute a gol no primeiro tempo. PARAAAAAAAAA.
Como disse posso escrever um livro.
# vemroger / ou qualquer outro que use a base.
Essa é minha opinião
Só discordo do Mena saber defender, é uma avenida nas costas, e do esquema 433… Jogaria 442 com Cueva e Chaves no ataque…. Kelvin é refugão do palmeiras, como Wesley… Horríveis
Concordo em partes com você. Primeiro ponto de discordar.Nao acho que Carlinhos e Mena devam ser mantidos no São Paulo.. Segundo ponto.Joao Schmidt joga muita bola porém marca muito mal.terceiro ponto.Manteria sim os volantes Hudson é Thiago Mendes,porem como opções de banco.quarto ponto.Chavez apesar de saber fazer gols,é muito limitado para centroavante ( não incomoda os zagueiros), e tampouco limitadíssimo pra jogar nas pontas( não tem velocidade para isso) .quinto ponto.Eu acho que o Gilberto precisa de uma sequência para atuar.É um jogador que precisa de jogadores que prepare jogadas pra ele,briga com zagueiros.É óbvio que em 15 minutos pra quem não tem uma sequência,fica difícil arrebentar.
Marca mal? Discordo vementemente.
Por que esse Gilberto foi contratado, mesmo ?
Dinheiro no lixo.
Limpeza tem que começar de cima para baixo iniciando com Leco e Ataíde.
No time: Dênis, Bruno, Carlinhos, Bastos, Wesley e Gilberto deveriam desaparecer junto com o Ricardo Gomes. Não tem como projetar um bom ano com esse cara no banco de reservas.
No mais manteria os meninos da base e contrataria para TODAS as posições. Tentaria o Marcelo Grohe que é viável e um 9 de respeito ( no mercado sul americano é possível encontrar – NILMAR NÃO PELO AMOR DE DEUS).
Provavelmente, Leco nem vai ser escolhido candidato por seu grupo ano que vem. É um zumbi assombrando os corredores do Morumbi até abril. Isso se não for expulso pelo Conselho antes, conforme julgarem a porcaria que fez no caso Jorginho Paulista.
MAC já disse que sairá no fim do ano.
Portanto, a escolha do técnico e montagem do time pro ano que vem serão determinadas por Ataíde e Mansur.
Precisamos reforçar nosso estoque de calmantes.
Dois goleiros bons para o São Paulo é o Jefferson do Botafogo e o Marcelo G. do Grêmio na minha opiniã!!!
Ótimo texto, explicitou bem as fraquezas do nosso elenco. Penso que pra goleiro podemos ir atrás de algum goleiro brasileiro em baixa na europa como Rafael Cabral ex-Santos, ou no mercado interno, Grohe parece não ter mais ambiente no Grêmio, ou Gatito Fernandez.
Pra zaga é vem o q está no seu texto mesmo
Pras laterais, a direita está de bom tamanho se mantivermos o Buffarini e o Bruno, na esquerda posso até ser criticado, mas eu colocaria o Reinaldo no elenco, por mais cisma q nós torcedores tenhamos com ele, está fazendo um Brasileiro em bom nível, melhor do q os laterais q temos no nosso elenco.
Pro meio, penso q se mantiver esse desenho tático, J. Schimidt seria o 1¤ homem de meio pra qualificar a saída, o 2¤ homem poderia ser T. Mendes ou alguma contratação (Hernanes seria o melhor, porém, é mais um sonho mesmo) Hudson só pra compor elenco, Wesley por todo histórico seria moeda de troca ou negociado, pra 3¤ homem( ou o 10) seria muito interessante pro São Paulo se conseguisse o Mancuello, encostado no Flamengo, o que pode viabilizar q eles aceitem negociá-lo.
Pro ataque necessitará de contratacões tanto para os flancos, tanto para a referência na área.
E o mais importante, pelo menos ao que se refere ao futebol deixando de lado questões políticas, seria o técnico para conduzir isso. Eu acho válido apostar em um Fernando Diniz, Roger Machado ou Eduardo Baptista, treinadores jovens que vem de bons trabalhos, apesqr do risco podem chegar a um nível bom, diferente da mesmice dos técnicos 6 por meia dúzia como Roth, Gomes, etc.
Volta Ganso.
De fato mais um ano perdido e com uma bagunça política sem tamanho,espero que a limpeza comece no topo da pirâmide.
Com respeito ao time, são estes os jogadores que devem continuar em 2017, Buffarinni,Maicon,Rodrigo Caio, Mena,João Shimdt,Lyanco,Cueva,Chavez,e apostar na base. .
Não se firmou? Esse técnico que é um louco. João é disparado o melhor volante do time e rápidamente algum time sa europa vai levar. Joga muito.
M.bastos, Carlinhos e Wesley precisam ser negociados;
Precisamos de um goleiro top;
Buffarinni poderia ser usado como volante pois sabe jogar na posição;
Precisamos de um meia top: Kaka ou Datolo e dar oportunidades para Lucas Fernandes e David Neres;
No ataque: Keno e Rafael Moura ou Grafite;
O SPFC precisa de reforçar o elenco e investir na base. Formar um boa equipe titular e compor o elenco com jogadores da base.
Valdívia (Internacional) – trocar por Michel Bastos e Wesley em definitivo e o empréstimo de Lucão por 2 temporadas;
Arrascaeta e Mena (Cruzeiro) – trocar por Denis, Bruno, Carlinhos, Hudson e Daniel em definitivo;
Rômulo (Spartak Moscou) – fim de contrato;
Neto (Juventus) – empréstimo de 24 meses – emprestar pelo mesmo período Lucas Perri.
Hernanes (Juventus) – contrato de 4 anos + 10 milhões de euros – trocar por Rodrigo Caio.
Titulares / Reservas:
1.Neto (Juventus) / Renan e Léo
2.Buffarini / Auro e Caramelo
3.Douglas / Hugo Gomes
4.Maicon / Lyanco, Lugano
5.Breno /João Schimidt e Wellington
6.Mena (Cruzeiro) / Matheus Reis e Reinaldo
7.Valdívia (Internacional) / Luiz Araújo e Roni
8.Rômulo (Spartak Moscou) /Thiago Mendes
9.Chavez / Ademilson e Pedro
10.Hernanes (Juventus) / Lucas Fernandes e Jean Carlos
11.Arrascaeta (Cruzeiro) / David Neres e Robson
Luiz Araújo, pode até virar um grande jogador mas achar que hoje ele merece ser titular do SPFC é ser muito torcedor. Hoje ele ta mais pra um Centurion da base… corre e sempre faz a pior jogada.
O Denis faz grandes defesas. Mas nao se pode viver de alguem que falha amanha. Não da segurança. Seria bom como goleiro reserva.
Não gosto de nenhum dos quatro laterais. Envolveria o Buffarini, que nao me disse nada desde que veio, na troca com o Chavez ou com algum bom jogador argentino. Bruno e Carlinhos podem ate ser reservas. Mas não investiria no Mena. Tem que vir dois laterais pra tomar conta da posição.
Se o R Caio sair, precisamos de mais zagueiros. E, mais um cara de presença pra fazer dupla com o Maicon.
Na volancia, acho o Wellington razoavel, o J Schmidt tambem. Manteria o T Mendes por mais um ano. E daria um tchau para o Hudson e o Wesley. A qualquer custo, traria o Hernanez, que marca como volante, mas passa como meia, que é o precisamos. Poria o Auro de segundo volante tambem, ja que nao marca na lateral, mas tem pontencial.
Meia, Nenê.
Ataque, nunca investiria no Kelvin. E tchau Italo, Gilberto, Robson. Que são Negueba, Silvinho segunda edição. E traria de volta o Rogerio e o Ademilson, mais um centroavante bom.
O maior erro de elenco deste ano foi a saída do manager do time em campo, do pensador, da coluna mestre, do cerebral Ganso.
Mexer na coluna vertebral do meio e ataque e achar que vai dar certo no meio do campeonato é nai entender muito de time.
Detalhe : Criticar a saida de um jogador cujo contrato estava sendo renovado nao é criticar o Cuevas que veio em seu lugar com caracteristicas bem diferentes. O Cueva vai dar lucro ao time na venda.
Seria otimo ver os dois em campo, Ganso e Cueva. O Ganso jogando na meia, mas um pouco mais atrás, no lugar de um dos nossos tres volantes acefalos, com o Cueva entre a meia e a ponta esquerda. Aí, sim, a bola chegaria bem nos atacantes. Sim, sem o Ganso perdeu muito.
Não podemos esquecer dos garotos da base, se bem orientados poderiam render bem mais do que muitos do elenco atual.
Zanca, excelente, mas permita discordar de alguns pontos
2016 não acabou.
Não faltam poucas rodadas. Esse Brasileiro É o mais DA ZUEIRA dos ultimos tempos. Nem Palmeiras e Flamengo (olha só QUEM), que estao na briga por titulo, estão tirando leite de pedra dentro de casa. Santos arregando pro Z4 e Patético Mineiro com defesa pior que a nossa. Marginal S/N seguindo os passos dos gayúchos, despencando. Teremos surpresa nesse G4 com algum Chapecoense ou Ponte da vida. E podemos entrar nesse bolo nas próximas rodadas, por que não?
E quanto a limpeza, tema-título, veja que você mesmo reconhece que temos jogadores em todas as posições. Só concordo mesmo, com o GOL (depois do M1t0, agora convivemos com um anti-mito debaixo das traves); e nossa volância (q ironicamente era nosso “coração” na epoca dos TRIs) agora sofremos com “refugos” (tirando Schmidt pela habilidade, e TM pela vontade), todo o resto pode vender/emprestar ontem. Hudson e Wesley são claramente o ponto fraco no time titular atual, desequilibram mais contra do que a favor, e a bola não rende nos pés deles.
No mais, temos quase uma ‘seleção sulamericana’ que atua em todas as posições – faltando um volante marcador e um meia (nosso eterno problema – exceto era Ganso). E mais Kelvin, Maicon recem chegados de Europa/Champions. É tipo de plantel que não tinhamos em epocas gloriosas – onde está o problema?
Sem contar nossa base, mais campeã do que nunca, e mais atuante no profissional do que nunca – ainda mais com RG (salvo seus metodos antiquados q nao ajudam)
Talvez o título devesse ser não ‘limpeza’, e sim “crescimento” que foi o nos levou aos TRIs.
Será que não há tempo para acreditar? Sou como um MAC. Acredito que o SP é grande mesmo nas situações mais difíceis.
Goleiros:
Jeferson, Martin Silva, Sidão, Jailson, Grohe, Cavalieri.
Volantes:
Rithely, Otávio, Hernanes (sonho). Temos Wellington, J. Schmidt e talvez T. Mendes. Os demais, um abraço.
Meias:
Nenê (que deem MB, Wesley e Carlinhos, mas esse cara PRECISA jogar no SPFC. Tem a cara do nosso DNA). Outras opções seriam Camilo, G. Scarpa, T. Neves, E. Ribeiro. Ficam Cueva, L. Fernandes e só.
Atacantes:
Nilmar (vale ainda? R$500, 600 mil/mês? ), Keno, R. Sóbis, W. Bigode, Wellington (Flu), L. Pratto. Manteria Gilberto e Chaves, além dos meninos da base Pedro, Murilo, D. Neres e L. Araújo. Buscaria o Rogério.
Sairiam Denis, Carlinhos, Hudson, Wesley, Michel Bastos, Daniel, Ytalo, Kelvin.
Vamos ser frios, gelados mesmo. Para começar temos que ver porque o SP não revela jogadores úteis, eu disse úteis e o Santos com um décimo de investimento revela tantos jogadores úteis. É muito mimi quando estão na base, ganham título e quando algum raro sobe (em relação a quantidade que se contrata) fica mimando, não pode colocar para não queimar. Ah faz favor, no Santos tem que entrar porque o clube não tem dinheiro e nem investidores, aí quem é bom de bola de verdade fica quem não é vaza. No SP preferem contratar os Wesley da vida pagando mais de 100 do que arriscar algum da base de verdade, dando a quantidade de oportunidade que dão a estes caras. Se não vingar é porque não era para ser, simples assim. Agora se preferem ficar contratando jogadores de nível série B é para lá que vamos, do elenco atual eu só ficaria com os zagueiros, Buffarini, Curva e mais 1 ou 2, o resto libera e coloca a base, menos Lucão e Mateus Reis que já tiveram Oportunidade e mostrarem que são fracos.
Desse elenco pra 2017
Só
MAICON
Buffarini
Chavez
Cueva
O resto é lixo
A mudança no sao paulo deve começar pelo estatuto.A gestão precisa ser democratizada,um conselho que permitiu as mudanças feitas pelo Juvenal tem que ser extinto.Todos os socios devem ter direito a voto.Para que o sao paulo possa sonhar com dias melhores toda a diretoria atual não deve poder ser reeleita e precisamos torcer para que apareça um jovem honesto e reformador.O dpto.medico tem que ser remoçado,o medico deve vetar a contratação de jogador contundido.Os unicos jogadores bons do elenco sao Maicon,Rodrigo Caio,Cuevas e duas grandes promessas,Davi Neres,a meu ver o atacante mais diferenciado que temos e o Luis Fernando.
E O ROGÉRIO FAZENDO GOL ATÉ SENTADO.