O Botafogo tem a melhor campanha do segundo turno com 12 pontos em 5 jogos com 80% de aproveitamento. Líder do returno.

O São Paulo, desde que RG assumiu, tem apenas 5 pontos em 4 jogos com 41% de aproveitamento. Aproveitamento de rebaixado.

É engraçado comparar os números pois o que muda em termos numéricos é enorme. Mas, os números que me chamaram a atenção e de todos, são os mesmos que me fizeram analisar melhor a questão. Vamos lá:

Antes de tudo, que fique claro que não acho que RG seja bom treinador ou que mereça estar no São Paulo. Mas, os números neste caso são injustos apesar dos resultados.

Primeiro, porque o Botafogo foi treinado por Ricardo Gomes até a antevéspera do jogo contra o próprio São Paulo em que o time alvinegro venceu. Ali, assumiu Jair Ventura que saiu de auxiliar para treinador.

Depois, Jair mudou a forma do Botafogo jogar realmente. RG preferia manter a posse de bola e os passes, manter o jogo sob controle. Jair colocou o Botafogo como o pior passador do returno, errando muito mais passes que inclusive América MG.

A posse de bola também é a pior do returno. É o penúltimo que menos finaliza. Caiu em todos os quesitos após a saída de RG.

Mas então, o que há que o Botafogo consegue vencer?

Jair Ventura passou a não tocar mais a bola e não mantê-la. A estratégia é a de lançamentos longos da defesa para o ataque e ceder a bola ao adversário diretamente.

Passou a ser o maior lançador de bolas do returno. A ligação defesa-ataque passou a ser sua maior arma.

Quando a bola vai para a defesa e o time é pressionado, os chutões são dados diretamente sem dó. E o Botafogo lidera os chutões no returno.

Rebatidas de bola diretas, o Botafogo é o 4o time do returno com mais utilizações deste artifício.

É incrível como fora as vitórias, o futebol do Botafogo ficou mais pobre e com menos recursos. Os argumentos numéricos são incomparáveis.

O time atual de Jair Ventura x RG antes chuta menos, toca menos, tem menos posse, erra mais passes, faz mais falta, sofre menos faltas, dribla menos, cruza menos, lança mais, rebate mais e desarma menos.

É incrível mas só há um item que o Botafogo melhorou que é o número de chutes dados para fazer um gol. Assim, chuta muito menos mas faz mais gols em menos chances.

Está dando certo apesar de ter caído em todos os fundamentos. Para estas mudanças, o time mudou de 3 volantes para 2 meias. Utilizou improvisações de zagueiro na ala direita e lateral esquerdo avançado de meia.

Já o São Paulo, manteve a posse de bola da época de Bauza, passou a cruzar mais, desarmar mais, ter mais toques, mais dribles, menos chutões, sofre mais falta, tem mais escanteios, mais faltas e rebate menos. Precisa de menos chutes para fazer gols que com Bauza mas finaliza menos.

O aproveitamento em pontos é similar ao de Bauza.

Como disse acima, não acho RG um bom treinador e nem adequado ao momento. Entretanto, é impressionante como seu estilo deixe marcas reais em seus times e seu estilo realmente prevaleça. Se dará certo ou não, é impossível dizer. Mas, é fato que em termos de consistência, o São Paulo cresceu e o Botafogo caiu.

Em pontos, ainda há uma distância gigante. Até quando durará a boa fase de um e má fase de outro, o tempo nos dirá.

Alexandre Zanquetta