O Botafogo tem a melhor campanha do segundo turno com 12 pontos em 5 jogos com 80% de aproveitamento. Líder do returno.
O São Paulo, desde que RG assumiu, tem apenas 5 pontos em 4 jogos com 41% de aproveitamento. Aproveitamento de rebaixado.
É engraçado comparar os números pois o que muda em termos numéricos é enorme. Mas, os números que me chamaram a atenção e de todos, são os mesmos que me fizeram analisar melhor a questão. Vamos lá:
Antes de tudo, que fique claro que não acho que RG seja bom treinador ou que mereça estar no São Paulo. Mas, os números neste caso são injustos apesar dos resultados.
Primeiro, porque o Botafogo foi treinado por Ricardo Gomes até a antevéspera do jogo contra o próprio São Paulo em que o time alvinegro venceu. Ali, assumiu Jair Ventura que saiu de auxiliar para treinador.
Depois, Jair mudou a forma do Botafogo jogar realmente. RG preferia manter a posse de bola e os passes, manter o jogo sob controle. Jair colocou o Botafogo como o pior passador do returno, errando muito mais passes que inclusive América MG.
A posse de bola também é a pior do returno. É o penúltimo que menos finaliza. Caiu em todos os quesitos após a saída de RG.
Mas então, o que há que o Botafogo consegue vencer?
Jair Ventura passou a não tocar mais a bola e não mantê-la. A estratégia é a de lançamentos longos da defesa para o ataque e ceder a bola ao adversário diretamente.
Passou a ser o maior lançador de bolas do returno. A ligação defesa-ataque passou a ser sua maior arma.
Quando a bola vai para a defesa e o time é pressionado, os chutões são dados diretamente sem dó. E o Botafogo lidera os chutões no returno.
Rebatidas de bola diretas, o Botafogo é o 4o time do returno com mais utilizações deste artifício.
É incrível como fora as vitórias, o futebol do Botafogo ficou mais pobre e com menos recursos. Os argumentos numéricos são incomparáveis.
O time atual de Jair Ventura x RG antes chuta menos, toca menos, tem menos posse, erra mais passes, faz mais falta, sofre menos faltas, dribla menos, cruza menos, lança mais, rebate mais e desarma menos.
É incrível mas só há um item que o Botafogo melhorou que é o número de chutes dados para fazer um gol. Assim, chuta muito menos mas faz mais gols em menos chances.
Está dando certo apesar de ter caído em todos os fundamentos. Para estas mudanças, o time mudou de 3 volantes para 2 meias. Utilizou improvisações de zagueiro na ala direita e lateral esquerdo avançado de meia.
Já o São Paulo, manteve a posse de bola da época de Bauza, passou a cruzar mais, desarmar mais, ter mais toques, mais dribles, menos chutões, sofre mais falta, tem mais escanteios, mais faltas e rebate menos. Precisa de menos chutes para fazer gols que com Bauza mas finaliza menos.
O aproveitamento em pontos é similar ao de Bauza.
Como disse acima, não acho RG um bom treinador e nem adequado ao momento. Entretanto, é impressionante como seu estilo deixe marcas reais em seus times e seu estilo realmente prevaleça. Se dará certo ou não, é impossível dizer. Mas, é fato que em termos de consistência, o São Paulo cresceu e o Botafogo caiu.
Em pontos, ainda há uma distância gigante. Até quando durará a boa fase de um e má fase de outro, o tempo nos dirá.
Alexandre Zanquetta
Bom dia! Espero que nossa má fase tenha chegado ao fim. E que o time não seja mais bipolar. Vamos ver quinta feira se vamos manter a mesma pegada de domingo. Espero que sim!
Excelente!
Muitos só observam o resultado, afinal é o que interessa para os afastarmos de vez do z4.
Mas assim fica claro que a “melhora” do botafogo não foi devido a saída do Ricardo, parece que a sorte virou. Minha opinião.
Como podemos ter outro técnico em 2017, sem ele estar fazendo parte do planejamento? Pois quem vai ajudar a montar vai ser o Ricardo, certo? Sendo assim será mais um ano perdido, já que não sei se ele fica o ano todo de 2017.
Mas sucesso a ele, pois se isso ocorrer sucesso do São Paulo também.
Leandro,
Vou discordar em uma coisa: sorte não existe!
Sorte é a união entre Treino/preparo/qulidade/eficiência/competência e a Oportunidade.
O que o Zanquetta expôs em dados é interessante, mas é preciso entender (na minha
opinião) que há outros fatores, os quais nomeio sendo: psico-emocionais, caráter
individual, motivação individual, por exemplo. Pode haver outros, mas eu me foco nesses.
O time do SP não é ruim, mas é limitado. E não tinha motivação, raça, “sangue no zóio”
como a gente costuma dizer. Estava vivendo de lampejos de um ou outro que se expunha
mais. Fora a perda de alguns jogadores de qualidade.
Com Bauza resgatamos organização (ainda que o sistema de jogo possa ser criticado, ao
manos era mais organizado), além de fibra, solidariedade, dedicação. Jogadores como o
Hudson passaram a ser símbolo de disciplina tática e raça. Até o Ganso subiu de produção.
Resgatamos coisas que há muito a torcida não via. Daí a febre na Libertadores, nossa
competição predileta. Por vários motivos, infelizmente, caímos nas semi.
Espero que com RG (assim como o Zanquetta, ninguém me convence que ela seja técnico
para o SP) o SP possa melhorar, pois acima de tudo está o clube!
Irei torcer!
Mas para mim o projeto que o Leco chegou a citar (creio que de 2 ou 3 anos mesmo) deve
(ou deveria) ter outro profissional no comando técnico. Na minha modesta opinião, Jubero
é o nome ideal (aliás, falei isso antes de trazerem o Bauza, em Dezembro de 2015).
Mesmo assim… Vai São Paulo!
Nossa Fé Te Acompanha (como diria o grande Paulo Scala)
Bom dia a todos!
Jac,
A única verdade é: RG tem sua parcela de contribuição nesse time do Botafogo que foi campeão da Série B, vice do Carioca e montou nos últimos 60 dias com reforços.
Para analisarmos melhor ele e o Jair, temos que aguardar até o final de Setembro, pelo menos, a meu ver.
Fora disto, consistência é diferente de resultado. O que me surpreende, é um monte de gente falando merda sem nem analisar nada.
Para mim, a tendência (vendo jogos do Botafogo) é que dure pouco a fase deles.
Ok. Zanquetta.
Eu mesmo disse em outro comentário abaixo que entendo que temos mesmo que dar um voto de
confiança ao RG. Mas independente dele, o SP, pelo elenco que possui teria obrigação de terminar
à frente do Botafogo. Vejamos ao final do campeonato essa questão, mas também o desempenho
de RG, não só no Brasileiro como na Copa do Brasil (se tivermos a felicidade de ganhar em Caxias),
mas o momento parece estar melhor do que há uns 45 ou 50 dias atrás.
Houve algumas contratações, outros jogadores estão voltando de contusão, a presença do MAC já
vai arejar o ambiente, então imagino que no mínimo o SP se manterá na 1a Divisão. E isso é o
mínimo que espero (e torço) que o RG consiga!
Do outro post, há quanto tempo o Rithely está no sport?
Desde 2012 vindo do Goiás.
Pergunto pq não lembro dele jogando, mas tanto tempo e não teve um olheiro da europa ou de outro clube que o levasse já que é destaque?
Vou ser sincero Leandro, já havia escutado o nome dele desde quando ele foi pro Sport, mas somente agora nas duas últimas temporadas (principalmente nesta) que ele está se destacando, mas não o considero titular absoluto e sim um bom nome para composição de elenco.
Pontos:
Aproveitamento do paton: 46℅
Aproveitamento do RG: 41% (em início de trabalho)
Demais critérios, como colocado no post, RG está melhor. Ou seja, fosse ele argentino virava ídolo (kkkkk).
Não seria meu técnico para 2017, mas é o de 2016 e vamos dedicar ele trabalhar em paz.
Boa análise! Em resumo, o Botafogo pós RG assumiu ser time pequeno. E isso tem na maioria das vezes salvado essas equipes sem elenco qualificado. Parabéns ao Jair Ventura por entender isto. (O rendimento do Camilo também deve ser levado em consideração nesta terra de cego)
Sobre o RG, se ele ficar no tricolor, que entreguem boas peças para ele trabalhar.
Creio que o Jair fez o certo. Sabendo das limitações que o Botafogo possui, propôs a por o time a jogar da forma que é mais eficaz para livra-lo do rebaixamento, que é a prioridade deles. É só pegar o exemplo do Chelsea na Champions com o DiMatteo.
Na minha opinião, quem estava errado era o Ricardo Gomes que tava pensando que o Botafogo poderia praticar outro futebol, que não fosse esse.
Aliás, sobre o Ricardo Gomes no São Paulo, não da para culpa-lo. Da para ver que o time não está jogando mal. Mas está nervoso na hora de finalizar. Em algumas derrotas em empates, isso ficou evidente.
Concordo. O lance está sendo muito mais emocional do que técnico. Não que não tenhamos
limitações, mas a cabeça do pessoal é que está (ou estava) ruim. Há outros fatores também
mas o psicológico é um dos mais influentes no atual momento.
Caraca…que análise. Parabéns a quem escreveu! Tb não acho o RG o melhor dos técnicos, mas eh inegável que o sp, além de todo o turbilhão que conhecemos bem, vive uma uruca desgraçada…assim que começarmos a vencer de forma consistente, as coisas mudas. Sem covardia!
Digão… quem escreveu foi o Zanquetta. Ao menos ele assinou… Rsss
Então a diretoria agiu certo ao que parece. Nós, torcedores do SPFC, jamais aceitaríamos um técnico vivendo na base do chutão.a pressão e a cornetagem seriam absurdas. E o SPFC é, historicamente, um time que sempre PROPÔS o jogo.
Pois é… até aí, por exemplo, o Osorio era um que exigia também que o time saísse jogando,
e ficava muito “pê” quando havia chutão ou pessoal rifava a pelota… ou seja, provilegiava o
toque de bola.
*privilegiava, digo
Do outro post sobre trazer o Ritchelli, volante bom que eu acho, e que encaixaria como luva no tricolor é o Otávio do Atletico PR.
Zanca sempre apavorando. Eu também tenho um enorme pé atrás com o RG, mas é muito, muito cedo pra criticar. Só espero uma coisa: se ele foi um tapa-buraco, que os mentecaptos decidam logo o técnico para 2017. Só assim a gente não vai perder mais um ano; o que vem.
Saudações!
A melhora do futebol do São Paulo é evidente.
Análise muito interessante que mostra como o senso comum pode ser falho.
Demorou pra chegar a vitória, por diversos fatores extra campo.
Falta de confiança, por exemplo, é um fator muito menosprezado.
Se vamos manter a consistência eu não sei mas a tendência é seguir crescendo.
Acrescento que as constantes convocações de Cueva, Lyanco, Caio, Mena, mais contusões e ausências por cartões , prejudicou bastante um elenco já diminuto.
Ozzy,
Também isso. Mas a auto-confiança andava em baixa desde o anúncio da saída do Bauza.
E, claro, a saída do LC também influenciou (por mais que alguns aqui achem que não),
pois o ambiente interno deteriorou-se.
Concordo. Além dos números, temos que lembrar que a vontade, empenho e comprometimento dos jogadores também contam.
Um time apático, protocolar, mas sem “vontade de vencer”, pode produzir bons números…
Viram a declaração do Wagner Ribeiro sobre propina no SPFC no bola da vez? Adiantaram um pedaço pra “promover” o programa que passa hoje.
“Comigo, já houve lá atrás, quando estava começando, que eu tinha de participar dos meus ‘futuros lucros’ com um diretor de base de um grande clube de São Paulo”, contou.
“Eu tinha o Kaká no São Paulo, mas (o caso) não era relacionado ao Kaká, era outro jogador de base. E ele me chamou e falou: ‘Olha, esse jogador vai ser promovido aqui logo, vamos levar para treinar no CT, só que queremos um percentual’. Esse diretor queria colocar uma pessoa ligada a ele para trabalhar comigo. Ele não está mais no São Paulo”, falou Wagner Ribeiro
http://spfc.terra.com.br/news.asp?nID=148704
Isso precisa ser investigado
Se bem que o Wagner Ribeiro não é nenhum exemplo de conduta.
Mas que precisa ser averiguado, precisa.
Esses dados são interessante , eu sinceramente assistindo os jogos do nosso time até agora tive a impressão diferente , contra o inter , levamos um baita pressão e o time não conseguia sair nem tocar a bola , contra o curitiba até fomos bem , mais perdemos as chances de gols , contra o palmeiras , jogo parelho com o palmeiras um puco melhor e mais efetivo e nosso time não conseguindo dar sequencia nas jogadas , e contra o figueira , bom primeiro tempo com o segundo tempo sofrido até sair outro gol , esses dados me faz refletir e ter um pouco mais de paciência , mesmo com a corda do rebaixamento no pescoço , eu por enquanto acho que nossa saída de bola piorou , e que nos e que estamos dando muito chutão , e esta tendo muita dificuldade para controlar o jogo , e na bola parada também pioramos , talvez seja culpa da chegada do treinador e dessa pre temporada no meio da temporada , e também o péssimo clima que estava no clube , que com a chegada do MAC tende a melhorar , e que daqui em diante o time consiga engrenar , se os dados estão a favor menos mal , tranquiliza um pouco , porque assistindo os jogos , esta sofrido o jeito que o time vem jogando .
Parte da torcida tem muita má vontade com o RG simplesmente porque não aceitam a eliminação de 2010, famosa síndrome de “soberano”.
Cheguei a ler que ele nos colocou nessa situação de lutar contra o rebaixamento, como se o Paton não tivesse dificuldade pra fazer esse time jogar, como se nossa sequência já não fosse muito ruim antes de sua chegada.
Se isso não é má vontade eu não sei o que é.
Não o posso afirmar que ele terá sucesso, pois isso depende de muitos fatores.
Mas entendo que é um bom técnico.
De qualquer modo cada um enxerga o que bem entender.
Mas espero coerência. É o mínimo.
Ótima matéria! Realmente a forma do spfc jogar mudou, a atitude é outra a postura, a consistência do time…enfim é outro São Paulo e tenho Fé que o time embalará sim, devido a essa nova postura dos jogadores, onde até o Wesley fez dua belíssimas partidas, contra a porcada e contra o Figueirense, a reação começou justamente contra as peppas, mesmo perdendo o jogo na casa do adversário, já deu a nítida sensação de mudança de atitude da equipe. Também não sou fã do RG, mas as mudanças de postura no time são nítidas depois da chegada dele é temos que apoiar, isso é incontestável!!
Futebol caixinha de surpresa? Um container isso sim. O pròprio botafogo que venceu as marias neste final de semana pelo brasileiro, havia tomado de cinco pela copa do Brasil. Mas futebol bem jogado è lindo de ser ver, mas quando o resultado nâo vem?
Impressionante como uma vitória muda tudo, se o Ricardo Gomes tivesse perdido domingo talvez nem fosse mais o técnico do SPFC, ganhou 01 jogo contra um time do Z4 e tudo muda.
Vamos devagar, domingo jogamos muito bem, mas só foi 01 jogo, a 1ª partida boa sob comando do Ricardo.
E discordo que há uma evolução, o bom futebol que o SPFC apresentou domingo não tinha apresentada nos outros jogos.
Ouve sim uma evolução, caro Samuca…rs entraram 3 bolas nas redes de nossos adversários. Este mesmo time de z4, não fosse os homens de preto, tinham vencido o time da marginal sem número.
Vou listar aqui alguns jogos que jogamos melhor que nossos adversários e perdemos ou empatamos.
Internacional no primeiro turno
contra o curica primeiro turno
botafogo segundo turno
coritiba, em ambos os turnos
Nestes jogos, na minha opinião, apresentamos um futebol acima de nossos adversários e não arrumamos nada. estou falando de 5 jogos. Nos mesmos, perdemos para o inter, empatamos com o curica, perdemos para o botafogo em casa, e empatamos com o coxa por duas vezes. São 12 pontos que perdemos de graça. Se somados aos 31 que temos hj, 43 pts, estaríamos brigando pelo título.
Detalhe, com certeza estou me esquecendo de algum jogo.
Fatos como este que acabei de citar, é que determinam a posição de um time na tabela de classificação. Isso é tão óbvio quanto um mais um são dois…rs
***Houve = ouve
Normal, isso ocorre em grandes familias Zebia, eu também faço erros verbais também hehe…. abs!!!
kkkkkkkkkkkk
Nesse quesito houve uma grande evolução mesmo, torço para que no próximo evoluímos para 04, rs
E concordo que perdemos muitos pontos bobos
É vero…rs
Pois é… jogou bem e mereceu ganhar. Houve alguma melhora sim, mas entendi que o astral
do grupo está mais leve… daí a evolução…
Muito cedo para dizer se houve mudança significativa, sp tinha obrigação de vencer o fraco figueirense, como tb tem contra o cruzeiro capenga. …agora quero ver contra o atlético na baixada. …juventude em Caxias.
#tentandomeiludir
#sqnao
bem isso
Vai com fé Ricardão…
Vai com fé Tricolor!!!
Ótima coluna. Parabéns!!
Assim como o colunista diz, não acho que Ricardo G. é o técnico ideal para nosso time. Mas, de sua contratação pra cá, é notório como algumas coisas mudaram no modo de jogar e, num geral, até para melhor.
Algo que muito me impressionou, que acho que não estávamos tendo muito antes, foram as tabelas rápidas, com toque curtos e maior participação ofensiva dos volantes, não dependendo apenas dos laterais passarem em velocidade para cruzar ou tentar alguma jogada.
Enfim, acho que podemos ter uma crescente boa, com mais tempo de trabalho. As coisas podem conspirar a nosso favor….
Gostei muito do post, uma dissecação do Botafogo e a constatação que a sorte esteve ao lado deles ao invés de uma grande competência por parte do seu novo treinador que não é mágico pra mudar um time do dia pra noite , e que apesar de cair de produção em quase todos os fundamentos o time deles conseguiu uma boa sequência de resultados.
Em contrapartida o SPFC até melhorou com relação ao que vinha apresentando com o Baúza, mas o time patinou como vinha patinando com o Argentino, porém agora está melhor em alguns fundamentos.
Quinta-feira uma vitória apresentando um bom futebol pode ser a retomada das vitórias para se chegar ao G4.
Está difícil mas não impossível.
頑張れサンパウロFC!!!
Tá querendo confusão kkkkkk. Mas, concordo.
Vamos São Paulo!!!!
EU?rs… To na boa hehe… Como está vc Alagoano?
Tudo bem amigo.
Com a vitória do Tricolor já melhorou muito.
Eu nunca achei o RG ruim. Acho mediano.
Espero antes de criticar. Bobagem essa ladainha de técnico argentino ou estrangeiro a gente poupa.
Quem critica o RG hoje julga o trabalho anterior e o resultado atual. Simples e pontual.
Pouparam Bauza porque era argentino? rsrs
Nao estava aqui em fevereiro ou esqueceu.
Bauza chegiu em Janeiro e em fevereiro pediam sua cabeça.
Time atual estava jogando melhor contra adversarios em que perdeu pontos. Perdeu pontos por intranquilidade. Faltava trabalho de vestiário e extracampo. Lideranca fora de campo. Psicologico estava afetado. Em esporte nao basta so a tecnica, tem o psicologico, motivação, lideranca, etc.
A chegada do MAC cobriu essa lacuna. Muita gente torce o nariz mas um lider faz muita diferença quando vc trabalha com times. Em qualquer profissao.
Entao qual a diferenca de um lider e de um chefe?
Um palestrante americano que tinha entre clientes executivos de multis, politicos, astros do esporte, falando sobre lideranca para milhares de empresarios disse que nao existe lideranca se o liderado nao sentir que o lider se importa por eles. Nao importa quanto ganha, importa a resposta a pergunta; Eles se importam de verdade e não so no discurso?
To nem ai ai funciona so na musica. E como refrao de balada.
Massa,
Excelente comentário!
Gostei dessa parte: “Time atual estava jogando melhor contra adversarios em que perdeu
pontos. Perdeu pontos por intranquilidade. Faltava trabalho de vestiário e extracampo.
Lideranca fora de campo. Psicologico estava afetado. Em esporte nao basta so a tecnica,
tem o psicologico, motivação, lideranca, etc.”
Há vários fatores, mas o psico emocional certamente era um dos maiores motivos. Desde
o anúncio da saída do Bauza esse time desandou. É só observar alguns atletas no período
que o time encaixou (em meados de Abril) e após as especulações da saída do argentino
até a consumação de seu desligamento…
Qualquer clube do mundo, sente a falta de PH Ganso e Calleri. Eles atraiam a marcação para o meio do ataque do São Paulo.
Com isso, MB e Kelvin, tinham mais espaços pelo meio!
Sem Ganso, sem nenhum jogador para atrair a atenção da marcação pelo meio, os extremos cairam de rendimento.
Pois eles são mais acionados, mas, no segundo terço do campo! Antigamente, os volantes tinham a opção de Ganso e Calleri pelo meio, ou pelos extremos. Hoje, a maioria das bolas começam pelos extremos.
O jogo de domingo, foi bom como foi no jogo contra o Coritiba, em que perdemos muitos gols. Mas, também com jogadas de cruzamento para Chavez.
A culpa não é de Paton ou RG.
O São Paulo não consegue mais se infiltrar pelo meio, fazendo que os volantes adversários possam abrir para ajudar os laterais.
Acredito que se tivéssemos um volante mais marcador, o “famoso” cabeça de área, o time vai render mais.
Se o esquema é o 4-1-4-1, é preciso de um “Casemiro”, que acertou o time de Zidane e Tite. E com isso liberou mais Modric, Kross, e Paulinho e Renato Augusto.
No pragmatismo, volante tem que marcar. Meia tem que armar. Diferente de times como Barcelona e Bayer, onde todos marcam e todos atacam, mas a marcação é lá no campo de ataque.
* MB e Kelvin, tinham mais espaço pelas pontas
Eu acho que seria o caso de adiantar o Rodrigo Caio para essa função (o que eu e outros colegas já dissemos aqui em outros posts).
Flavio,
Rodrigo Caio é zagueiro da seleção brasileira principal, e medalha de ouro olímpica!
Não à toa, é o jogador mais valorizado do elenco!
Ele tem que jogar na posição que o levou a ser convocado para seleção principal! É sinal que ele esta no caminho certo!
Poderiamos testar Lyanco de volante, uma vez que é um jogador que tem vigor, ataca a bola, tem bom passe, e ainda sabe chegar à frente como surpresa como foi contra o América-MG.
É questão de contingência, na minha opinião.
Marquinhos já foi deslocado até para a lateral no PSG e David Luiz para volante, e isso não lhes tirou a convocação.
Acho Lyanco lento e Bangulê lento e cru. O que vi do Banguelê não me agradou muito.
Flavio entendo isso! Mas, a zaga com Maicon e Rodrigo Caio, tem tudo para ser a melhor do Brasil!
E por isso acho que temos é que mudar o meio, sem desarrumar outro setor.
Estou curioso para ver o SPFC jogar contra o Cruzeiro.
Em tese, não vamos conseguir afogar as marias como fizemos com o figueira.
Assim, é possível que os pontas tenham mais espaços em contra-ataques.
O Thiago Mendes apareceu bem no domingo. Se o Wesley também der suporte, pode ser um belo jogo do SPFC.
Outro ponto. Cueva dá muita dinâmica ao jogo. Participa muito… parece que ele aprendeu a segurar o ímpeto das reclamações e está deixando de tomar amarelos bestas. E quem sabe a uruca do kelvin foi embora.
Espero um 2×0 SPFC… para deixar o mano queitinho.
Roberto,
Espero que Hudson, se firme como 1° volante, pensando somente em desarmar, cobrir os laterais, e liberar T. Mendes e Wesley (J.S.), e nunca deixar os zagueiros sairem da área para dar combate no 1 a 1 com o atacante que cair nas costas de nossos laterais, com a bola dominada.
Mesmo assim, ainda queria que subissemos o Banguele!
É importante termos um jogador que jogue apenas para defender.
Se temos um elenco equilibrado, é possível jogar com 2 2° volantes.
Quando o time centraliza mais as jogadas, temos esses dois para dar o combate imediatamente.
Mas, não é nosso caso!
Airnani,
Belo comentário, como sempre.
Quanto Bauza, lá atrás, insistiu em Buffarini e principalmente Ortigoza, não era em vão.
Assim como hoje uma boa opção para o time seria o Guerra do Atlético Nacional, como
alguns aqui já ventilaram.
Tá faltando esse tipo de volante que vc mencionou…
Sem dúvidas!
Precisamos de um Rafael Carioca!
Se Marcos Rocha jogasse no São Paulo, reclamariam muito que sobe demais e deixa uma avenida em suas costas.
Mas, quem dá liberdade para ele, é Rafael Carioca.
Nossas melhores jogadas hoje são pelos extremos!
Assim como o time do Sub-20 do São Paulo, que tinha D. Neres aberto pela direita, L. Fernandes pela esquerda, Joanderson de Centroavante.
Banguele “cabeça de área”, com Artur e Matheus Queiroz de meias/volantes!
Teve um jogo que tivemos que jogar com Jefferson que tecnicamente é melhor que Banguele, mas o time perdeu muito em agressividade sem a bola!
Acho que esse cara, o “volantão”, é o Breno, quando e se estiver recuperado…
Ele pediu um mês para avaliarem seu trabalho.
Então, vamos dar um mês.
Estreia: 22 de agosto x Internacional.
Um mês: 22 de setembro x juventude.
Vai ser justamente um mata-mata.
Antes disso, dois jogos difíceis: Cruzeiro em “teórica” boa fase e CAP em Curitiba, onde o SPFC jamais venceu.
Portanto, vamos avaliar com parcimônia o desempenho do time.
Querendo ou não, no último jogo já vimos evolução.
Portanto, deixemos o homem trabalhar com tranquilidade.
Se tivermos bons resultados nesses jogos, ficará evidente que o RG estará desempenhando bem seu papel. Não será mera coincidência o SPFC se recuperar justamente ao final do prazo pedido pelo RG…
Vamos torcer para que ele tenha a competência necessária.
Ok, concordo, vamos dar esse voto de confiança e torcer!
Isso. Não gostar de A ou B é normal, cada um tem a sua opinião. Mas depois que contratou, vamos dar um voto de confiança. O que não é legal, pedir tempo para determinado treinador mostrar seu trabalho e não dar tempo para outro fazer o mesmo.
Sem contar que a primeira passagem do RG não foi uma lástima. Sem contar que após 06 anos todos podem evoluir e melhorar. O RG montou um time competitivo no Vasco, que ganhou uma Copa do Brasil e por muito pouco não eliminou a galinhada na fatídica Libertadores de 2012.
Seria muito legal o tricolor ser campeão com o RG, um cara correto, honesto e discreto. Qualidade que nosso clube tinha e que perdeu nos últimos tempos.
Como disse em um post, logo que RG chegou, não é terrorismo, mas acredito que se MB ficar, ainda será testado um meio com Hudson, T. Mendes, Wesley e MB, com Cueva com liberdade para se movimentar para os extremos ou tentando tabelar com Chavez.
E pode dar certo! O time ficará mais cadenciado, mas, terá mais posse de bola, dará menos chances de contra-ataque (que é o que sofremos contra o Juventude e Botafogo), e com paciência podemos criar mais chances!
A ver!
Pois é 高橋さん, também acho que Michel Bastos é um bom jogador e tem tudo a recuperar aquela fase da Libertadores. Eu espero que ele fique no clube não somente esse ano como para o próximo ano e esse lance que vc disse realmente faria o time jogar melhor.
Equilibrio! É isso que temos que encontrar!
Com um meio campo cadenciado, o time perde um pouco de velocidade, para vai ceder menos contra-ataque, menos bolas nas costas dos laterais.
Sem dúvidas, queria um meio campo mais dinamico, mas agora não há tempo para contratar!
E temos que armar o time com a melhor combinação do que temos disponível agora!
O grande problema do MB nos últimos jogos que vi dele é que ele não estava recompondo o lado dele, deixando o lateral abandonado na marcação.
Se ele voltar a ter espírito coletivo, joga fácil.
É interessante esse meio… Mas há uma chance de ficar pragmático demais.
Kelvin, aos poucos, vai entrosando com o Buffa… isso pode ser um fator de desequilíbrio em jogos contra boas defesas. O que não vejo se o meio for composto por esses que você mencionou.
A esquerda seria o lado mais forte, pq por esse lado, temos MB, Cueva e Chavez que têm facilidade para jogar. Bem entrosados poderiam fazer uma bagunça na defesa. Sem contar que haveria a possibilidade de o Mena fazer a passagem.
Mas pra isso dar certo, MB tmb tem que estar com vontade. Pq, novamente, nos últimos jogos que vi dele, jogou de forma “estática” matando o corredor do lateral. afogando os ataques por aquele lado.
como você disse: “a ver”
Roberto,
Se analisarmos Wesley e MB, são jogadores que cadenciam.
Nossa jogada principal hoje, é Cueva, Mena de um lado, Kelvin e Buffa do outro.
É fundamental, que troquemos bolas, pelo meio, com tempo para o time se posicionar lá na frente, com passes seguros, sem lançar os laterais, que acabam se desgastando demais.
Precisamos chegar inteiros no ataque, e ter dois jogadores que entrem na área, para ajudar Chavez. Pois, a partir de agora, todos começaram a marcar mais Chavez.
E é cadenciando a bola, com o elenco que temos, acho que pode dar certo!
Bom comentário. Mais do que isso: os reforços chegaram. Desde a chegada de Camilo e outros reforços, o Botafogo somou 61% dos pontos conquistados, ate os 41% com Ricardo Gomes e os 80 % do Jair. Ou seja, fez toda a diferença, houve uma retomada. A questão dos dois meias, pelo que li na mídia, é que a troca foi motivada por necessidade, por conta de contusões.
As Redes Sociais deram voz e espaço a um novo tipo de torcedor: aquele que está mais preocupado em estar certo do que em ver o time se dar bem. Foi assim com o Osório (ah, o Professor Pardal, tá vendo, tomou goleada…), com o Bauza (esse retranqueiro) e com RG, que, se não era o mais indicado (concordo em parte com você Zanquetta), vem sofrendo uma campanha contra que beira o preconceito (“ele não fala coisa com coisa na coletiva”…) e a insanidade, visto que somos são paulinos e, agora, nos resta apoiar.
Eu tenho certeza que ele, junto com alguns jogadores de fibra que temos nesse elenco (os estrangeiros, Maicon, enfim) e a contribuição do Marco Aurélio Cunha vamos sair dessa e estabelecer as bases para um 2017 de reconstrução REAL de nosso time.
Belo comentário.
Sobretudo, quanto ao torcedor dono da verdade.
Esse tipo de torcedor faz parte daquela galera (também vale para tipos de pessoas em geral) que diz:
” Existem dois jeitos de julgar as coisas, o meu jeito e o jeito errado! “
Bom dia galera tricolor.
Não considero Ricardo Gomes como alternativa viável, mas permaneço na torcida …, quase desesperada e insana pelo sucesso dele no SPFC.
Saúde, sorte e muito êxito no comando tricolor.
Que os novos ares mantenham o Clube da Fé no rumo das vitórias …, sendo 2016 um aprendizado para melhores tempos.
Força SPFC …, nossa fé tricolor te acompanha e nos conduz.
Bom dia a todos.
Obrigado pela análise, muito válida. Talvez eu seja diferente dos outros mas não acho o Ricardo Gomes uma má escolha. Eu já disse que me encantava o futebol proposto pelo Osório, me fazendo lembrar tempos passados de Telê e Cilinho. Bauza não seria minha escolha pela proposta totalmente antagônica mas inegavelmente é capaz de obter resultados. Depois dos dois, muitos acreditavam que nosso novo técnico deveria ser estrangeiro pois estariam mais atualizados. Outros achavam que deveria ser Fernando Diniz mas o próprio, ao fazer uma análise da campanha do Oeste há um tempo atrás, quando estavam próximos da rabeira na tabela, disse que havia perdido muitos jogadores do Audax e que precisava de tempo para remontar o time. Bom, eu acredito que a grande maioria dos técnicos sulamericanos usa meias em suas formações (ponto para você analisar, Ernani) e no Brasil, temos um problema absurdo de formação, que iniciou-se no final dos anos 80, onde priorizava-se a marcação a todo custo, com a técnica dos meninos sendo relegada a um segundo plano em detrimento da força física. Isto acabou com nossos meias mas até pouco tempo atrás, tínhamos o nosso, Paulo Henrique Ganso. Sua venda foi terrível para nosso time, que passou a jogar apenas pelos lados do campo, tentando levantar bolas na área. Quando os adversários fechavam as laterais, acabava nosso time, muito previsível. Mas previsível também é saber que isso aconteceria com a saída de Ganso e aí temos a falta de planejamento associado a uma escassez enorme de bons nomes para a meia no Brasil. Assim, teríamos que nos conformar em ter que arrumar uma outra forma de jogar, nos reinventarmos no meio da temporada. Então, apesar de também achar que deveríamos manter uma linha de buscarmos treinador de fora, para o nosso momento acreditava que seria melhor um treinador brasileiro mesmo, que está acostumado a não ter um meia sustentando o meio de campo. E quanto ao Diniz, acho o trabalho bom, mas precisa de tempo para arrumar um time que joga de uma forma bastante diferente dos demais, pouco ortodoxo. Daríamos este tempo para ele? Não sei… Tenho um amigo botafoguense que está extremamente feliz com o momento de seu time mas sempre dizia, quando o Ricardo Gomes era técnico, que o time dele dominava as partidas e ia para cima, mesmo fora de casa e não ficava lá atrás. O próprio Ricardo dizia que o problema do Botafogo era um matador lá na frente pois o time criava mas não conseguia concretizar as oportunidades. Domínio é o que esperamos do São Paulo, ou não? O Osório propunha a mesma coisa mas com a marcação lá em cima. Se o Ricardo Gomes conseguia isto com o Botafogo, por que duvidar que fará com o São Paulo? Eu acredito que melhoraremos.
Só não concordo que RG seja boa escolha. O que ele fez no Botafogo de prático? na teoria, tava ótimo, mas no prático o seu substituto conseguiu com menos, mais. Falta, para treinadores atuais, saber a hora de mudar o estilo, seja para um jogo específico ou dentro do próprio jogo.
Sinceramente não sei se é a melhor escolha, mas dentro do que coloquei, achava que precisávamos de um técnico brasileiro. Eu pessoalmente, concordo plenamente com você quando diz que os técnicos tem que saber a hora de mudar o estilo, quer seja para um jogo ou dentro dele. Mas veja só que ironia, o maior adepto disto era o Carpeggiani que acreditava que o time deveria se moldar ao adversário, entrando com um esquema em cada jogo. Tirando o fato de que a torcida pegava no pé dele o chamando de Pardal, os jogadores não entendiam a proposta dele. Em 2008, depois de perder para nós, o técnico da Lusa (não me lembro se era o Espinosa ou o Estevam Soares, acho que era este último) deu uma entrevista e disse que jamais tinha visto um time mudar tanto a formação dentro do jogo como o São Paulo o fizera. Nosso técnico? Muricy Ramalho. O mesmo que teve até seu nome associado a um termo depreciativo, o Muricybol, que nos levou a títulos. Isto para levantar uma discussão, o que vemos como ideal é de fato a melhor solução? Não sou fã do Ricardo Gomes, mas não faço um pré-julgamento de seu trabalho. Eu não sabia quem eu queria, para ser bem sincero. Eu sabia quem eu não queria, que eram Mano Menezes e Vanderley Luxemburgo. Não porque tecnicamente falando são maus técnicos (apesar de Luxemburgo ter feito trabalhos risíveis nos últimos tempos) mas porque ambos são técnicos que sabidamente estão envolvidos em esquemas. Você pergunta o que fez o Ricardo Gomes na prática. Vou colocar o que ouvi do amigo botafoguense e de uma amiga vascaína. O time do Jorginho, pedido por vários de nós, chegou na final do carioca de forma invicta e era tido como favorito. Mas… “Como no primeiro jogo da final, o Botafogo criou mais, mas pecou na eficiência”, relato do globo.com. Meus amigos concordaram que o Botafogo foi muito melhor que o Vasco nas finais e merecia o título. E assim foi em todos os clássicos durante todo o campeonato, uma única derrota para o Vasco. Só que Brasileiro é diferente, precisa de elenco e isso, o Botafogo não tem. Como o Bruno colocou acima, o Botafogo foi trazendo jogadores depois do Carioca (o que é de praxe para eles) e com mais e melhores jogadores, a tendência é o time melhorar. Lembremos que com Ricardo Gomes o Botafogo havia ganhado do Palmeiras e empatado com o Flamengo, os líderes do campeonato, um pouco antes dele sair. Se foi acertada a contratação dele ou não, só o tempo dirá. O resto é achismo, começando por mim! =)
Caraca, que estatísticas muito bem comparadas, que coluna sensacional !!!
Sou formado em humanas mas adoro muitos aspectos das exatas hehehe
Parabéns ao Zanca! (ele quem assina então acho que foi ele quem fez rsrs)
Valeu Thiago…rs
Dessa vez fui eu…fiquei intrigado e pesquisei. A maioria só fala o número superficial.
O time para sair jogando, estilo Guardiola, tem que ter peças para isso. Fazer isso no Botafogo mostra que RG talvez não tenha a capacidade de se adaptar. O que é ruim. No São Paulo ele pegou um time em frangalhos, com problemas físicos e de grupo, sem Ganso e sem gana e deu no que deu. Bauza, jogando como pequeno, que é o seu estilo, faria mais pontos que RG nesses ultimos jogos. Para a sorte de RG e para a nossa, o time será curado de um câncer (Mimichel Bastos) e diante da ultima partida, terá as voltas de alguns jogadores melhorzinhos (contusão ou suspensão) e aí o seu estilo pode ganhar alguns pontos que Bauza talvez não ganharia.
Só espero que o São Paulo não durma – de novo – em berço esplendido e consiga achar um treinador que saiba se adaptar mais, variar mais e verticalizar quando for preciso.
e aquela velha história : analisar números…
o time do Botafogo melhorou sua compactação por isso toma menos gols….em relações aos chutões: ele alterou a forma de jogo, a transição agora é feita na velocidades e joga nos contra ataques, por isso os chutões já que ele pressiona o adversário qdo joga em casa para um gol, depois recua para duas linhas de 4 atrás da linha da bola…qdo joga fora ele já começa o jogo assim…..RG só tem um esquema 3 volantes ele só sabe jogar assim…
Patrick, a grama do vizinho é sempre mais verde…
Se você fosse Botafoguense não estaria falando isso.
O time dos caras chuta duas bolas por jogo.
Bom, não sou um dos maiores fãs do Ricardo Gomes, mas acho que o grande problema do SP são as trocas sucessivas de técnicos. Poxa, o Bauza era bom? Sem dúvida, acredito inclusive que seus números iriam melhorar com o tempo, mas do que adianta ter um técnico desses se amanhã ele pode simplesmente sair por causa de uma proposta melhor de fora? Acham que uma multa impediria isso? Acredito que não, pois o SPFC é uma vitrine para estrangeiros e ultimamente o clube tem sido usado como trampolim para seleções.
.
Voltando, como disse, não sou muito fã do Ricardo Gomes, mas estou dando um voto de confiança para ele e prefiro ser otimista quanto a tudo. Deixa o cara fazer um trabalho completo, com início, meio e fim para podermos avaliar. Entendo a chateação dos colegas com a falta de títulos e necessidade de querer bons resultados de imediato, mas acho muito pessimismo pensar que tudo dará errado enquanto esse técnico esteja no SPFC. Deixa ele fazer o trabalho dele, implantar a filosofia de jogo dele e quem sabe com o tempo os resultados não venham? A verdade é que superestimam muito o trabalho de técnico no Brasil, quem resolve no final das contas são os jogadores, então o que devemos fazer é cobrar da diretoria bons elencos e principalmente, paz e tranquilidade para o futebol, pois essa bagunça política nos bastidores do clube atrapalham mais do que qualquer coisa.
.
Até porque, a nível de Brasil, não vejo lá muitas opções de técnicos melhores que o Ricardo Gomes, pelo menos com ele temos a garantia de um trabalho a longo prazo sem interrupções, não há risco de sofrermos aliciamentos de outros times e seleções. Então, deixa o homem trabalhar.
Ótima análise e que me leva a conclusão de que o Jair Ventura é realista e sabendo das limitações do seu time arma a equipe conforme suas possibilidades sem se importar com conceitos e beleza do jogo , a única coisa que importa é tirar o time da zona do rebaixamento e nisso ele vem sendo bem sucedido. Talvez se o RG tivesse por lá ainda o Botafogo não tivesse dado essa arrancada pois com certeza ele insistiria em colocar sua filosofia de jogo .
Pode ser mesmo. Há mais que apenas os números.
Mas, o fato é que os jogadores do Botafogo foram treinados por mais de 1 ano pelo RG. Tirar méritos de escolhas de reforços e montagem do time dele é injusto também.
Zanca, alguma info do Calleri p 2017? Vi circulando uma noticia no instagran de alguns, obrigado, abraço!
O futebol e um esporte coletivo, e o principio basico para ter rendimento e tempo. quem joga bola na varzea ou no condominio, seja em que lugar for sabe o quão e dificil sair alguma coisa boa quando voce entra num grupo desentrosado, onde as pessoas não tem convivencia futebolistica. Ha uma demora muito grande na tomada de decisão. e isso acontece em todos os setores do campo. Somente com a frequencia de jogos ou de treinos as equipes acabam chegando ao seu limite real de aproveitamento. No são paulo está chegando gente a toda hora, mudando desde o primeiro semestre do ano passado. Muda o tecnico, muda a filosofia de jogo, mudam jogadores, Isso e a pior coisa que pode acontecer a um grupo. Os jogadores ficam nervosos, indecisos, alguns se acomodam, outros ficam p da vida. por que não há uma filosofia a seguir.
Sem dúvidas! Tem jogadores que preferem receber a bola em velocidade, no embalo como T. Mendes, L Araújo.
Existem outros que preferem receber a bola nos pés (João Schmitd).
Cueva é um jogador de passe curto. Chavez, gosta de brigar pela bola.
Os jogadores estão se conhecendo, e entendendo como cada um gosta mais de jogar.
Mas, com um grupo desunido…..
Enfim, sem polêmicas.
Mas, alguém percebeu na comemoração do gol de Chavez, o Lyanco (jogadores da base, parecem ser do grupo dos gringos), empurrando o Mendes que queria abraçá-lo?
Não quero entrar no mérito de quem esta certo ou errado. Mas, isso acontece em condomínio em várzea, em clube social.
MAC, tem que unir esse grupo!
@Alexandre Zanquetta
Nao concordo .. acho sim que o crescimento de producao do Botafogo se deve sim a saida do Ricardo Gomes.
Se o Luiz Cunha foi o cara que mudou o time, atitudade e melhorou o clima do grupo, levou o time a semifinal da libertadores com o grupo fechado e unido .. porque o Jair Ventura nao pode ter feito o mesmo ?
ou entao devemos creditar a boa fase do SPFC na libertadores16 ao Athaide e Gustavo que estavam la a mais tempo ?
Ricardo Gomes foi uma piada de mau gosto .. estilo o Doriva ano passado.
Comparar o LCunha com o Jair Ventura não é um equívoco?
Afinal, eles atuam (atuavam) em áreas diferentes nos respectivos clubes.
o que eu quero dizer .. e que a mudanca fez bem para o Botafogo .. e que nos temos sim que dar meritos a quem merece
o Jair Ventura merece sim os parabens .. mudou o jogo .. Luiz Cunha .. mudou o jogo … agora o Ricardo Gomes .. sera mais do mesmo … ficara no cargo e sera demitido na primeira eliminacao .. pois ja sabemos o potencial dele.
Zanquetta.
Parabéns pelo texto, admiro aqueles que propõe um debate em cima de conteúdo/fatos e não RÓTULOS.
SE eu tivesse poder de escolha para técnico do SPFC, também não seria o Ricardo Gomes, MAS…..
Também não o considero tão RUIM igual muitos insistem em pregar, em minha opinião dos treinadores que estiveram no SPFC pós TRI-CAMPEONATO o trabalho de Ricardo Gomes em 20009/2010 foi dos melhores.
Qual outro treinador que desempenhou um ótimo trabalho no SPFC?
Nenhum, tivemos bons trabalhos na minha opinião:
Ricardo Gomes: (2009/2010): Que não venceu o campeonato brasileiro de 2009 por interferência direta do STJD e semi finalista da Libertadores de 2010.
Ney Franco: Conquistou a Sul Americana em 2012.
Muricy (2013/2014): Que foi SIM muito importante em 2013 para ajudar a manter o clube na primeira divisão e um vice campeonato em 2014 (para mim há méritos) qual outro treinador que desempenhou um ótimo trabalho no SPFC?
Bauza: Semi finalista da Libertadores de 2016.
O restante INFELIZMENTE não desempenharam um trabalho satisfatório.
Ficar “rotulando” técnico neste momento não ajudará em nada, fato é que o SPFC precisa de uma gestão que esteja á altura de sua grandeza e tradição.
Os problemas do SPFC estão na direção do clube, não responsabilizo técnicos e/ou jogadores pelos péssimos resultados dos últimos anos, até porque nenhum destes profissionais pediram para serem contratados,
Juvenal Juvêncio e sua trupe usurpou o clube há mais de uma década, os problemas do SPFC passam longe muito longe do comando técnico.
Olá Zanquetta,
Mauro Cezar Pereira ontem escreveu um texto detalhando esse novo Botafogo.
http://espn.uol.com.br/post/630294_o-que-mudou-na-nova-sensacao-do-brasileirao
O raciocínio é o mesmo!
Ambos escreveram um belo texto.
Ótima análise Zanquetta,
A ultima frase resumi tudo. “Até quando durará a boa fase de um e má fase de outro, o tempo nos dirá”. Também não acho o RG um técnico TOP, faz o arroz com feijão, com um bom elenco pode fazer um trabalho de razoável para bom. O Botafogo tem um elenco fraco, destaque para Camilo e Jefferson (machucado), no Campeonato Carioca deu muito trabalho para os 3 rivais direto e brigou pelo titulo com o RG escalando 3 volantes.
Hoje a boa fase esconde o elenco ruim, pior do que vemos no SPFC, já a má fase, panelas, jogadores fracos, diretores vagabundos, arrogantes e ladrões e pseudos torcedores (bandidos) contribuiriam com a má fase que vive o time. Não vejo o SPFC na série B e muito menos o Botafogo no G-4.
Zanca, q post fantastico…
Otima analise. acho o RG um treinador competente. sempre fez bons trabalhos apos sair do SP… sabe montar times, faz times jogarem bem. acho justo ter uma segunda chance. pode nao dar em nada, mas faz parte da vida (bauza nao deu, Osorio nao deu, e por ai vai…)
uma coisa q afeta o RG eh q ele nao tem marketing…. o q acho otimo… o Mano so ganhou serie B e paulista e pagam pau pra ele como se fosse de outro mundo… o RG tb ja fez td isso e mais um pouco… enfim…
tera sempre meu apoio enquanto for tecnico do SP. dentro das opcoes disponiveis achei uma das melhores. e daria pra ele o planejamento de 2017 (deixaria ele no minimo ate o final do ano – 2017).
os numeros q vc passou sao gritantes. so nao enxerga quem nao quer. torcida do sp tem ma vontade com td mundo. eh incrivel. e jogam nomes ao vento como se fossem 100% de certeza de sucesso. o fato eh q o time mostra melhoras e MAC foi uma grande jogada.
vamos em frente q o brasileiro e a copa do brasil ainda nao acabaram…
Vejo uma galera comentando com um pouco mais de sensatez.
O que uma vitória não faz com a confiança das pessoas!
Que bom!
Muitos se questionam se Ricardo é o técnico ideal, entretanto reconhecem que não seja necessariamente ruim por conta disso, ao contrário de um pensamento binário.
É mais justo.
Isso só mostra que o treinador tem que armar sua equipe conforme as características dos seus jogadores. Se você tem jogadores com características de condução de bola, de toques refinados, seu esquema de jogo deve ser de posse de bola. Se você tem jogadores rápidos, e não no elenco quem possa cadenciar o jogo o melhor e armar a equipe para contra ataques.
E fica claro que o técnico do Botafogo percebeu logo que seu time tinha características para jogar no contra ataque. Prova disso foi a partida pela copa do Brasil, onde precisou atacar o Cruzeiro e tomou uma sapecada de 5 x 2 e na semana seguinte ganhou do mesmo Cruzeiro, mas jogando no campo do adversário, quando não tinha a obrigação de atacar, pelo placar de 2 x 0.
Eu também não gosto do RG como técnico para o São Paulo, mas é lógico que agora que foi contratado precisa de tempo para analisar seu trabalho e apoio, principalmente da torcida.
Muito da má vontade com o RG é devido a um certo grau ate de preconceito.
O fato dele se locomover e falar com certa dificuldade, e o historico com AVC incomoda muita gente.
Acham que o célebro do cara tambem atrofiou …
Não é o tecnico dos meus sonhos, mas o cara taí e a chance tem q ser dada com tranquilidade pro cara trabalhar.
Contra as Peppas Saltitantes fomos bem, quase ninguem (principalmente a mídia) fala q sofremos o gol impedido q, certamente mudaria a historia da partida em pleno Chiqueirão, e estávamos com metade do time desconfigurado e ainda veio a contusão do R.Caio pra selar a derrota.
Contra o Figueira, vitoria incontestável.
Creio q a evolução vem vindo e a tendência é melhorar muito mais com todos a disposição e entrosados, inclusive entendendo como o tecnico quer jogar.
Já dei minhas cornetadas no RG, mas é o q tem pra hj, e se tem evolução, temos q apoiar.
Alias, quinta feira tô lá de novo no Morumbi com meu filhote (mais velho, os pequenos a mamãe não deixa a noite … rs) e vamo q vamo !
Abs, sds SPFC !
time tem que ter liga, com quaquer técnico…o problema são os chinelos, os come dorme, que temos que extirpar…parece que Michel Bastos depois de conversar com o MAC resolveu ficar…bamus abeiri…
Realmente, você é um gênio!!!! A diferença entre o Botafogo de hoje e o de ontem, é a vontade de vencer!!! O RG, não passa essa vontade. A diferença essa!!!! Que vocês sigam em passos largos para segundona
PUTA TEXTO!!!
É muito prematuro fazer análises já, comparações e tirar conclusões!
Melhor esperar o fim do campeonato.
Descordo plenamente, gosto muito mais do jogo aberto, livre, tem que dá muitos chutes mesmo porque uma hora, um gol entra. O que adianta belos dribles, e perder a bola numa marcação, me poupe!