Viagens ao Sub Mundo – Três Pontos

ronnie-mancuzo-sub

 

Três Pontos

Amigos tricolores.

Diante da complexidade da vida que nos é imposta, tenho pouco participado dos comentários aqui no Blog, mal tenho conseguido informações atualizadas sobre nosso Tricolor.

Leio com certo atraso as postagens, acompanho os jogos pelo rádio (não consigo ter canal pago, e aqui em Goiás, nem sempre temos o São Paulo transmitido). Links ‘a la gato’ me salvam vez ou outra.

Porém, os sinais dão conta de que as coisas permanecem da mesma forma, seguindo a toada do que de pior tem acontecido no clube nos últimos tempos.

 

Herança

Causa-me espanto ainda hoje vermos jogarem as gestões anteriores como razão para tantas complicações, como se delas os mesmos que agora administram não fizessem antes parte.

É um termo perigoso, utilizado muitas vezes com a pior das intenções. Na tentativa de diminuir o peso das responsabilidades gigantescas que trazem as posições que ocupam no clube (e que tanto almejaram e tramaram para conseguirem ocupar e permanecer nelas), auxiliados talvez por pessoas alocadas em lugares de relativa importância na imprensa, acusam um passado inventado de ser o grande inimigo a ser enfrentado.

Herança ruim terão os torcedores, que permanecerão com o time, estarão são-paulinos após a saída dessa gente que há anos tem sabotado o clube em troca de status, benefícios quaisquer, bajulação e, não difícil, retornos pessoais muito gratificantes financeiramente.

Herança ruim terá o São Paulo Futebol Clube após a passagem desse ‘arrastão’ transfigurado de diretores, administradores, (ir)responsáveis, incompetentes e de caráter duvidoso, mentindo ao falarem que o mais importante é o clube, mentindo ao falarem que estão preocupadíssimos com a saúde da entidade (como se mais do que com suas próprias ambições egoístas).

 

Jogadores

Após a fatídica derrota (que acompanhei pelo rádio) em pleno Morumbi para um time da Série C, vi alguns lances e claramente podemos constatar que a sabotagem implementada na diretoria chega rapidamente em campo quando no elenco temos figuras de índole questionável.

Jogadores que desistem de jogadas com extrema negligência, rendendo oportunidades perfeitas para o adversário que for. Queda absurda de qualidade individual e técnica. Elenco doente, outrora abandonado, resolveu também se tornar problema, buscando holofotes negativos. Talvez por possuírem um lado extremamente individualista, insistem no ‘quanto pior melhor’, como se um rebaixamento fosse remédio.

Mimados, esses ditos profissionais não se preocupam um mínimo sequer se fizerem parte de um elenco fracassado, que conseguiu levar à queda um dos clubes mais importantes do mundo e que nunca antes sofreu tal revés. Sabem que sairão deste e irão pra outro time, com salários próximos aos atuais, como esperança para outros torcedores. Talvez na China até sejam ídolos. E o passado, quando estavam atuando pelo São Paulo, será uma página a ser virada. Alguns vão tratar como superação. Esse é o tipo mais comum de jogador brasileiro atualmente. E esse é o tipo de ídolo que nossas crianças NÃO DEVEM TER.

 

Diretoria

Para alguns com certa expressão na mídia e nos meios de informação, Gustavo é só um funcionário e não deve ser responsabilizado totalmente.

Pouco sei dos detalhes de sua função. Espero que não seja somente negociar. E, mesmo se for, por que a vinda, e/ou permanência, de jogadores que em campo demonstram clara falha de personalidade, além de técnica e histórico questionáveis? E, mesmo se for, é realmente sadio o valor de seus ganhos para o clube (que sempre é colocado pelos próprios diretores como grande devedor e exigente de máxima cautela nos gastos)?

Se é de outros a responsabilidade de extrair dos atletas os seus respectivos melhores desempenhos, por que estamos por temporadas seguidas lidando com a transformação automática de possíveis forças dentro de campo em fracassados do pior tipo, onde aqui no São Paulo encontram suas fases mais negras da carreira?

Onde está o indivíduo, ou o grupo determinado, que exerce a função de trabalhar com o elenco montado, com os ‘funcionários’ contratados, e neles instaurar o significado de ser parte do clube mais vencedor do país, de expor o que realmente é atuar pelo São Paulo Futebol Clube?

Desviar desses jogadores (que em boa parte têm demonstrado possuir grave fraqueza de personalidade e dignidade) as imundices já conhecidas de anos seguidos de deterioração e sabotagem interna entre os que ocupam a gestão e seus conselheiros é somente um dos objetivos.

Claro, é possível enxergar a vinda de Ricardo Gomes como uma espécie de escudo tentando blindar Leco e os demais (na coletiva após o jogo de quarta-feira, o técnico disse não ver responsabilidade na diretoria com relação aos fracassos – ainda que não pudesse isso dizer, já que sua posição de subalterno exige o cuidado, excluir da gestão a responsabilidade é ERRADO, já que TODOS precisam se olhar no espelho e se colocar como PARTES RESPONSÁVEIS pelos acontecimentos).

Também é possível enxergar em Ricardo Gomes o típico boi de piranha, que ao final da passagem pelo rio fatal trará um pouco mais de oxigênio para os verdadeiros CULPADOS por toda a patifaria instaurada.

Ronnie Mancuzo – Sub

 

Twitter

@SaoPauloFC

@BlogdoSaoPaulo

@Senhor_Mancuzo

115 comentários

  1. Bom dia..

    vlw Sub.

    Se não me engano a última vitória nossa veio em uma semana que teve coluna do Ronnie.

    Vamos São Paulo!

  2. Bom dia.
    Chega de ver esse time jogando com jogador que não vale a pena dar chance.
    Michel basto,carlinhos,os caras nem sua camisa todo mundo tá vendo só Gustavo é leco que nao que ver.
    Leco tinha que dar uma entrevista junto com Gustavo pedindo desculpas pra torcida pelo jogos que vem fazendo.
    Devolver o dinheiro de quarta feira
    Porque quem foi ver o jogo viu a palhaçada desse time.
    Thiago Mendes é Kelvin também ta na hora de mostra mais futebol
    Principalmente Thiago Mendes que ta uma traga.

  3. Leco Loser como presidente, Gustavo120 como diretor executivo, Denis como intocável titular absoluto, Michel Bastos como craque do time, Marquinhos como fato novo, e escapar do Z 4 como objetivo, simbolizam bem nosso momento Portuguesa de Desportos.

    • Nunca cogitei essa formação nas minhas idéias aqui… achei muito boa e vale a tentativa! Ótimo porque não veríamos o Thiago Mendes desfilando com seu cabelinho neo boleiro pelo gramado!! E sem dúvida, já chovendo no molhado, não ia ter que aturar também os craques MB e Wesley Safadão!

  4. Barrar neste momento Wesley Snipes, Michel Chikungunya Zica Bastos, Carliiiiinhos Bozzano Ataíde e Dênis Bob Esponja Calça Quadrada seria o mesmo que contratar 2 bons reforços….

    Sem estes 4 eu aposto em vitória contra o Coritiba qualquer que seja a escalação.

  5. Talvez mudando a formação tatica faria esse time jogar um pouco melhor, voltar ao 3-5-2.

    Algo assim: G Denis; Z Lyanco, Z Lugano e Z Maicon; LD Bruno, V Buffarini, V Shimidt, LE Mena e M Cueva; A Kelvin e A Chaves

  6. Perfeito. Afastamento dos jogadores sem comprometimento com o clube pra ontem! Não podemos deixar que eles afundem nosso tricolor! Eles realmente não estão nem aí pra isso. Ainda da tempo, a hora precisa ser agora. Vamos cobrar isso, torcida!

  7. Bom dia.

    Primeiramente, ótima coluna Sub.

    Ontem a noite no central fox o apresentador Eduardo Elias falou o seguinte ao chamar a matéria do Tricolor.

    – O São Paulo vive um momento turbulento blá blá blá… ”Em coletiva Chavez diz que o atraso de salários não é o motivo de tantas derrotas”

    Minha cara foi de espanto!

    Pensei: Como pode ter atraso de salário sendo que vendemos Ganso e Kardec?

    • Balela…a resposta do Chaves não foi bem assim. Quando perguntado ele negou e falou que jogador quando entra em campo não tem que pensar em salário.
      Mas em nenhum momento ele deu a entender que tem alguma coisa nesse sentido.
      O Eduardo Affonso da ESPN, setorista do clube, negou enfaticamente que tem problema de atraso de salário.

  8. Se há um lado bom em tudo… agora sabemos que não precisamos renovar com Kelvin. Acabou o efeito do colírio alucinógeno da Libertadores. Araújo em está em preparação e David Neres vem aí. Não deve nada para Kelvin.

  9. Muitos cobram resultados, mas engraçado é que os mesmos que cobram resultados no passado não muito distante apoiavam e babava ovo para o Juvenal a qual fez o São Paulo ser o que hoje é, atolado em dividas e problemas juridicos.

    • Não adianta ficar bravo. Se o São Paulo está como está hoje, isso é também parte da culpa da atitude de muitos torcedores. Existe duas escolhas, uma é ser humilde e reconhecer os erros em idolatrar gente que destruiu o clube ou manter no orgulho, se achando o certo em tudo.

  10. Otima coluna Sub…nela tem praticamente tudo o que eu penso.

    Podem afastar michel bastos, carlinhos, wesley…É o tipo de coisa que funciona por um tempo, totalmente paliativo. Ano que vem chega mais algum jogador com personalidade complicada e será ele o desagregador.

    O problema está na gestão, no exemplo dado e na força da diretoria. Eles não tem mais o respeito de ninguem e é por isso que o SPFC virou essa zona.

    • Falou tudo! Também acho que afastar resolve só paliativamente, mas também não precisa o técnico ficar insistindo e colocando os figuras de titular… um bom banco já ajudaria.

  11. Muitos cobram o time, mas o rendimento do time é o reflexo da atitude da torcida. Se o time anda em campo, a torcida não fica atras e também não se mostra ligar para o time. Se querem o melhor do clube, torcedores tem que fazer sua parte e mostrar aos jogadores que a torcida é digna de respeito. Tenho visto nos ultimos anos torcedores tratando os jogadores do elenco com total falta de respeito e educação, algo que a torcida do São Paulo tinha como caracteristica a educação e bom exemplo, hoje não pensam duas vezes antes de insultar um jogador do elenco. Sabendo que jogadores tem acesso a redes sociais, não duvido em nada que eles sabem disso tudo que vem acontecendo. Pior é quando um jogador como Centurion faz um grande partida na Libertadores e no dia seguinte vem gente ainda zombando da vida dele sem saber o que estava havendo com ele. Eu se fosse jogador do SP e visse tudo isso da torcida nas redes sociais, com certeza não iria ter respeito pela torcida, continuaria sendo profissional, mas não teria amor pela torcida. A torcida quer mudanças de atitude dos jogadores, mas a torcida tem que mostrar que é digna dessa atitude que tanto cobram. Não adianta jogador fazer o seu melhor para depois um bando de gente chata vir e zombar com a cara do jogador.

    • Bom dia Mitsuo, entendo que existem jogadores que não estão comprometidos, mas vejo como reflexo da grande bagunça que o São Paulo se tornou. Com total falta de rumo, não se promove coesão por um ideal comum.

      Os jogadores também estão desorientados e sem confiança e aí caimos no salve-se quem puder, pois nem todos possuem a mesma força.

      A torcida poderia fazer esse papel, apoiar a equipe com um todo e mostrar orgulho, e direcionar suas críticas aqueles que são os maiores responsáveis pela situação.

      • Olá Davi! Realmente as coisas não anda bem. Há vários fatores para o time não andar bem. O Leco poderia ser um líder no clube, mas não tem essa caracteristica de liderança igual tinha Antonio Nunes Lemes Galvão por exemplo. Há muita coisa a ser mudada e melhorado.

        • Verdade, falta esse líder e ao mesmo tempo o sistema político se tornou viciado e decadente. Quem sabe essa reforma estatutaria não seja uma oportunidade de mudança. Quando as coisas estão mais sombrias é que podem surgir condições para uma reforma. Há pessoas trabalhando para o bem do clube, mas é uma grande luta longe de acabar. O importante é se manter positivo, com seus princípios, é claro, ou a situação pode piorar.

  12. Melhor a gente abrir os olhos..
    O primeiro do Z4, cruzeiro e vitória, só precisam fazer 4 pontos a mais que nós pra que nós no segundo turno pra nós ultrapassar…
    Nosso campeonato hj é contra a metade de baixo da tabela..

  13. Bom dia a todos!

    Questionamentos pertinentes, vão direto ao ponto da questão. Quem são os responsáveis pela mediocridade reinante? Não tenho nada contra o RG, mas Boi de Piranha é uma boa imagem. Já sobrou para ele uma vez, espero que nesse momento possa ajudar de alguma forma. Embora não há muito o que possa ser feito enquanto esse atraso dominar o clube.

  14. As crianças não querem deixar de birrinhas?

    Será que não dá pra se relacionarem numa boa?

    Há os birrentos e os que se intrometem no meio sem serem chamados… que coisa mais chata.

    Alguns comentários deletados. Não haveria necessidade, mas como não conseguem viver sem birrinhas, faz-se necessário.

  15. Fiquei com dúvida, o salário dos jogadores está atrasado?
    Se estiver está mais do que explicado porque alguns estão jogando o grosso da bola.
    E a diretoria em, além se 3 deve ter 40, 50, 90%.

    A confirmar sobre o atraso…

    • Muito cuidado nessa hora…vai ter especulação de todo lado, e muitos vão tentar fomentar o terrorismo.
      Ontem na entrevista o Chavez (coitado…) foi perguntado de sobre os salários, e ele SÓ disse que quando um jogador entra em campo não tem que se preocupar com isso…pronto, foi o suficiente para saírem falando que os salários estão atrasados…
      O Eduardo Afonso negou veementemente que existe esse problema. Disse que quando isso acontece não para se chegar ligação de empresário e jogador, mas que até agora está tudo dentro da mais perfeita ordem. Garantiu que salários, direitos de imagens e prêmios estão todos em dia.
      Por enquanto nada indica que os jogadores estão sem receber.
      Vamos aguardar…

    • Penso que barrar jogadores só em última opção. Porque isso não necessariamente da resultado quando um ambiente já está contaminado. Alguém que é amigo do jogador afastado pode se doer e aí já viu. Ser humano é complicado. Você acha que se livrou do problema e arruma outro. Autoridade e respeito se conquista, com atitudes e exemplos, não é algo que se impõe.

      • Eu acho que em alguns casos se aplica sim. Por exemplo, se aquela história do MB ter tirado uma com o JS for verdade, era caso sim de alguma punição.
        Tem que se dar o exemplo. Futebol não é uma empresa comum, jogador não é e nem deve ser tratado como um funcionário comum, mas isso não quer dizer que não se deve exigir o mínimo de postura, respeito e comprometimento por parte dos jogadores.
        O que não se deve punir é o fato de existir panelas…isso, até pela heterogeneidade do elenco, acaba acontecendo naturalmente. Mas não pode influir dentro de campo.

        • Bom dia PB, tem razão, eu dei um exemplo de como um ambiente contaminado pode se propagar, mas em alguns momentos é preciso cortar o mal pela raiz. Mas é preciso avaliar bem qual a situação, pois é algo traumático que só deveria ser usado em casos extremos.

          • Como mostrei no post de ontem! Leco afirmou que tinham jogadores que desde o 6 x 1 não tinha ATITUDE DE COMPROMETIMENTO.

            “Que nós vamos pensar numa reformulação de elenco, sem dúvida nenhuma. Se exige uma atitude de comprometimento que não está havendo em todos os jogadores desse elenco. Quero imaginar que isso não seja fruto de desinteresse, ou má intenção, mas de uma certa estupefação de não saber lidar com situações maiores. Vamos reformular, sim”, completou. (Leco)

            Saíram Maicon (foi pro Gremio, não jogava), Reinaldo (entrou nesse jogo), Centurion (Não jogou), Pato (Não jogou), Kardec (voltava de contusão), Ganso (não jogou nesse jogo).

            Não é a mídia que especulou isso!

  16. Saudades de quando éramos um time sério, éramos exemplo de gestão, éramos exemplo de fisiologia, éramos exemplo na revelação de jogadores, éramos exemplo de administração, éramos exemplo de clube, éramos SOBERANO..

    https://blogdopaulinho.com.br/2016/08/26/justica-indefere-recurso-e-sao-paulo-tera-que-pagar-calote-de-r-45-milhoes-de-iptu/

    vergonha atrás de vergonha…..

    Saudades de um São Paulo FC que já não existe mais…..

    • Olá Dinho! O futebol Brasileiro não existe mais. O futebol brasileiro é decadente e não é porque ganhou recentemente que voltou a ser melhor. Muito pelo contrário, o futebol brasileiro se tornou um bancão de negócios onde quem manda é empresário. Muita coisa precisa ser mudada e para isso ocorrer, torcedores, dirigentes e muitos jogadores precisam serem humildes e reconhecer seus erros, do contrário o futebol brasileiro ficará pra trás.

      • Verdade amigo, esses dias o Tostão, que acho o que melhor escreve sobre futebol, juntamente com o Antero Grecco, disse que essa medalha de ouro que a Seleção ganhou, fará muito mal ao futebol brasileiro, a coluna é extensa, mas verdadeira em tudo, o futebol brasileiro está na UTI.

        • Bom dia Dinho

          Essa medalha foi uma grande mentira.
          1. Micale jogou no 424 com Renato Augusto de volante – isso é escalação para solteiro e casado;
          2. Que seleção foi forte para essa brincadeira ?
          3. Inflou mais ainda o ego do neymar, vide as entrevistas;

          Foi só para iludir

  17. É preciso ter um pouco de cautela para não piorar o que já está ruim.
    A imprensa padrão Nelson Rubens vai atacar com tudo…
    Deve ter algo sim no elenco, mas não sei se é nessa proporção.

  18. Bom dia,sei lá oque pensar agora….chegou num nível preocupante.Não me iludo se é só por falta De comprometimento dos atletas,to achando é por que o time é muito limitado na frente mesmo e o pior que agora não tem muitas opções até pra contratar e mesmo com dinheiro.Claro que estou falando em contratações que “resolvam”,não vai ser fácil……

  19. Troca tudo. Diretor Executivo para que ? Ganhando US$. 30.000,00 por mês e ainda corintiano.
    Volta Luis Cunha. Volta Fernando De Rey. Volta Kalef Francisco. Volta Pimenta. Volta Martinez. Voltem os verdadeiros saopaulinos.
    Fora Gustavo. Fora Ataide. Fora Mansur. Fora Leco.

  20. Vejo muito torcedores criticando a torcida, mas a torcida é a que menos está devendo nessa história toda.

    A torcida alavancou o ST que cresceu quase 100% em um ano, isso, diferente de Palmeiras e Corinthians, sem ter uma arena ou títulos como incentivos.

    O SPFC é hoje o segundo time que mais vende camisa, perdendo apenas para o Flamengo.

    O que a torcida recebe em troca? Uma gestão incompetente, jogadores que não respeitam o clube.

    Outro dia desses, a torcida lotou o Morumbi, e o que recebeu em troca um empate no sufoco contra a Chapecoense.

    Se tem alguém que menos está devendo nessa história toda, esse alguém é o torcedor

    • exato Samucca.

      A torcida não tem culpa alguma…

      Antes de dizerem que só vão na boa, é importantíssimo lembrar que foram 54 mil torcedores para assistir SP x River, quando davam o SPFC já fora do campeonato…
      A torcida abraçou, mesmo quando a mídia queria ver o SPFC fora.

      Foram 20 mil, contra o time venezuelano, depois de o SPFC perder do strogonoff em casa… o que não pode ser considerado pouco, depois de um resultado tão desanimador quanto a estreia mencionada.

      Sócio torcedor bombou.

      Eu mesmo, sai daqui do PR para ir ver o SPFC jogar contra o River, ciente de que poderia estar perdendo dia de trabalho e grana pra caramba pra ver meu time ser “eliminado” da competição, mas acreditando MUITO que o time daria resposta.

      Então, a torcida não é o problema… e NUNCA, JAMAIS, poderá ser.

      Agora…

      Ninguém é imbecil também de ser tirado para otário, dia após dia e ainda, fazer sacrifícios enormes para acompanhar o time, que em campo não honra o clube. Paciência tem limite.

    • Bom dia Samucca, vou responder por mim, cada um tem a sua forma de ver. Não critico a torcida por cobrar, é compreensível essa frustação.

      Mas não podemos perder a dignidade, jamais.

      Não que tenha sido a torcida que tenha gerado essa situação, mas por outro lado também podemos incentivar mais o time. Não falo de jogadores isolados, mas não ficar vaiando no meio do jogo, ironizando. Isso é prejudicial.

      Existe jogadores sem comprometimento? Claro, mas isso é efeito e não causa, reflexo de um processo maior. Dependendo do tipo de manifestação, a situação só piora.

      As críticas deveriam ser direcionada aos verdadeiros responsáveis, que são os nossos gestores e conselheiros. Pra eles, é conveniente esse tipo de polêmica com jogador, desvia o foco.

  21. Ótima coluna, Sub, como sempre.

    Estou num desanimo sem fim. Na vida, poucas coisas me deixam tão irritado como decisões claramente equivocadas. Era tão previsível que RG era o perfil errado (na verdade o oposto do que precisávamos, sob todos os ângulos), que até cheguei a pensar que a diretoria estava vendo algo invisível aos pobres mortais.

    Porém não. Outra vez Leco e sua trupe demonstraram total incapacidade. RG começou fazendo exatamente o que a maioria aqui previa: prioridade aos medalhões (invlusive resgatando das trevas carlinhos e bruno), jogo covarde e liderança fraca. O Bauza mantinha o grupo na rédea curta. Agora só pelas declarações se ve que o caldo azedou de vez…

      • Espero que o MAC dê jeito nesse elenco. Fico imaginando o RG tentando colocar o elenco no eixo, dar bronca no M.bastos… melhor não imaginar.

        bem que ele poderia trazer a Cristiane e a formiga para nosso time

          • Por isso mesmo não gostando do RG, acho que com um ambiente diferente seu trabalho pode dar certo.
            Deve ser difícil ser técnico do tricolor nos dias atuais, e quando conseguimos um bom nome o cara se manda no primeiro convite.

            • Sem dúvidas!

              MAC, foi um dos primeiros executivos no futebol! Entende muito, conhece muita gente, e sabe qual jogador tem números bons, mas problema de personalidade!

              E contratos, tá cheio de advogados no São Paulo! Não precisamos de 1 para comandar futebol!

          • GVO é mais voltado ao mercado, contratos, contratações, negociações…não sei se seria a área do MAC. O MAC é mais de relacionamento, administração de elenco, vestiário, coisas do futebol.
            Acho que eles ocupam espaços diferentes.
            Talvez no lugar do tal Rene Werber, que nem sei o que faz mas fica lá no CT.

          • Marco Aurélio Cunha! Esse deveria ser o novo diretor de futebol, sem Vice em cima, e ganhando o salário do gerente executivo!

            Esse conhece futebol, conhece vestiário, sabe lidar com a imprensa (sem que eles falem bem, só por falar), e conhece o São Paulo como ninguém. Foi médico, superintendente, e pegou várias gerações.

            É amigo de Careca, Muller, Lugano, Raí, Leonardo, ou seja, é querido pelos jogadores.

            E isso faz toda diferença!

  22. E o MAC lá, batendo papo com os jogadores…conhece do assunto, tem jeito para lidar com jogadores.
    Esse é um que eu acho que faz muita falta.
    Poderia muito bem ocupar o vácuo deixado pelo Cunha.

    • Fico aqui com minhas ilusões:
      Se um dia teremos Mac, Luiz, Muricy trabalhando juntos no tricolor. Sei que essa galera respeita muito nosso tricolor. Muricy para outros cargos.

      Isso é que nem passar em frente a concessionária da Mercedes, Volvo e olhar aqueles carrões.

      • Tenho grande respeito pelo Muricy como jogador e como um dos ídolos, mas justamente por isso que quero o Muricy aposentado. Ele foi importante, mas hoje tem que curtir a família mais que nunca pois ele merece.

  23. Na realidade existe a ilusão de dizer que o programa sócio torcedor cresceu 100%. Sim houve um crescimento; porém, temos que enfatizar também que isso ocorreu devido a mudança de postura da equipe na Libertadores. O Programa Sócio Torcedor galera é um bom programa; porém, ninguém adere a ela sem que o clube esteja dando esperanças. Hoje o SP está entre os primeiros, mas não se sabe quanto de ativos estão no programa uma vez que nos ultimos dias vi comentários de pessoas que disseram não estarem mais no programa devido a atitude da diretoria. Logo muita calma antes de empolgar galera!!!

  24. MAC tem história no clube, fazia parte da comissão técnica daquela época dos Menudos, era o médico da equipe.
    Podiam trocar o oftalmologista pelo ortopedista…

  25. Acho legal que a torcida compra camisa do clube e outros materiais do clube. Seria mais legal se ela pudesse parar de usar as redes sociais para insultar jogadores e voltar a ser o que era que é apoiar o time e respeitar todos do elenco. Aquele lance de chamar o Centurion de off, Michel de Migué, Denis de mão de alface ou coisa do gênero só prejudica a equipe pois xingamentos e ofensas não levam o time a ganhar e obter vitórias galera! abs!

    • Fico pensando se os jogadores não sentem esse tipo de coisa e se não reagem negativamente, se não influencia no comprometimento deles. Mas é como discutir quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha…ou a teoria Tostines.
      Sei lá, vai saber…

      • Olá PB! Tudo bem? Sim, tudo isso influência e eles nas horas de folga usam redes sociais como tweter, face, site de torcedor, etc… e lê tudo que os torcedores falam deles. O próprio Rodrigo Caio uma vez falou que ficou furo da vida com um torcedor e deu uma bronca no cara. Torcedor usa mais emoção do que razão e mal percebe o que ocorre na vida de cada jogador e acaba não respeitando os jogadores. Os jogadores sabem de suas responsabilidades e trabalham em cima de suas dificuldades, mas quando vê que a torcida não apoia no sentido de entender e não somente ir no estadio, o ânimo que já está fraco fica mais fraco ainda. A torcida do São Paulo é gozado, quando ganha é maior euforia do “campeão voltou, jason, etc…”, mas quando perde fica vaiando como se o principal culpado fossem os jogadores. A torcida do São Paulo precisa aprender o significado da palavra “apoiar”. Apoiar não é somente ir no estadio, mas sim estar desejando o melhor dos jogadores do elenco sempre como ocorre com as torcida norte-americanas a qual o time de basquete pode tar perdendo, mas devez de vaiar, eles agitam e aplaudem seus jogadores. Esse tipo de atitude contagiam o espirito esportivo dos jogadores e eles acabam jogando a vida deles pois sabem que a torcida apoia e querem em agradecimento dar o titulo a eles.

    • Penso um pouco diferente.

      Obviamente, que deve haver respeito sempre. E não é pq o cara é jogador. Mas, pq – assim como vc diz – todos merecem respeito.

      Mas vivemos em uma época em que a internet dá asas a todos. Vemos opiniões das mais variadas em qualquer assunto, desde política à masterchef. Qualquer um com acesso à internet hoje se manifesta como quiser e quando quiser… obviamente, assumindo a responsabilidade pelo seu comentário.

      Qualquer pessoa pública tem que saber que hoje as coisas funcionam desta forma. Há pessoas mais instruídas, que formulam críticas elaboradas e fundamentadas. Há também, em sentido oposto, quem critique por maldade, por inveja ou interesse. Enfim, a internet está ai para quem quer ler e escrever.

      O jogador também deve saber que ninguém (ou praticamente ninguém) é unanimidade. Então, a partir do momento em que ele se insere nessas redes sociais, ele já sabe que existirão fãs e críticos. Fãs apoiarão e críticos o cobrarão.

      Caberá ao atleta saber filtrar as críticas, pois nem só de elogios se vive um profissional. E, a partir do momento em que ele ingressa nessas redes sociais, o atleta – na minha opinião – não pode ser melindroso ao ponto de comprometer seu rendimento só porque criaram um apelido maldoso contra ele.

      O Dênis disse que contratou um assessor para as redes sociais, além de fazer terapia para suportar a pressão de substituir o Rogério. Isso prova que você tem razão: que os comentários maldosos podem afetar o rendimento do atleta. Mas ai que eu pergunto: deveria afetar? Se o atleta é tão suscetível a esmorecer frente as críticas sobre seu desempenho, é razoável que ele se ofereça à torcida por meio das redes sociais? Ou, ainda que ele possua, por exigências de patrocínio, que ele acesse isso pessoalmente, ao invés de utilizar um assessor?

      Tenho a impressão que esses apelidos tipo “migué, mão de alface, centurioff” deveriam mexer menos com os atletas do que comentários em que se critiva o jogador por meio de analise de desempenho, scouts e afins. Ou seja, uma crítica embasada, fundamentada, elaborada, devidamente justificada por fatos deveria ser mais “ofensiva”, ou mexer mais com o atleta, do que um apelido maldoso/jocoso.

      mas parece que rede social pra maioria dos jogadores só serve quando eles postam foto e a galera curte e compartilha… fora isso, não serve pra mais nada.

  26. Marcelo Hazan
    @Marcelo_Hazan
    HÁ 3 MINUTOS
    Medicis (vice de futebol), Gustavo, Rene Weber (coordenador), Marco Aurélio Cunha, Lugano e Maicon

    Que será que rola nessa conversa…

  27. bom dia..
    pra mim ..o problema do time começa no gol..o denis..vive de lampejos..mas vive afundando o time..o restante parece que esta contaminado com o frangueiro..eles jogam que isso…falta empenho e união!

  28. GVO e MAC ocupam espaços diferentes.
    Todos os clubes hoje têm um diretor mais voltado ao mercado, negociações, contratos, empresários, e é aí que o GVO se encaixa. Não que ele seja o homem ideal, mas tem o perfil.
    O MAC já se encaixa em outra área, algo mais perto dos jogadores, dia a dia, elenco, conversa no pé de ouvido, motivação, administração de conflitos…o que o Cunha fazia e hoje ficou um vácuo.

  29. Ue não era esse colunista que toda semana pregava o pau no Osório e no bauza?

    Agora não fala do Ricardo Gomes, parece que o técnico de fato não era o problema né?

    • Não, JP, meu conterrâneo.
      Pode estar confundindo por causa do dia da semana.
      A minha coluna sai quinzenalmente, às terças-feiras.

      Quanto a Osório e Bauza, não via neles problemas com relação ao desempenho do time. Aliás, em técnico algum está a responsabilidade maior por termos em campo um futebol próximo ao caótico.

      Obviamente eles podem sim carregar nas costas uma parte da culpa. Tal qual o elenco. Mas o problema principal e mais grave eu sempre apontei e continuo apontando pra dentro da gestão das coisas gerais.

  30. Marcelo Hazan @Marcelo_Hazan há 14 minutos

    Marco Aurélio Cunha veio ao CT por vontade própria. Conselheiro quis passar apoio aos jogadores. Nitidamente bem recebido por todos #trspfc

    —————————————————————————————-
    Fique atento aos sinais Sr. Presidente…
    Se chamar ele vem…
    Mas acho que a desgraça da política fala mais alto…colocar alguém da oposição na área mais importante e notória do clube? Vai que dá certo e…

  31. Leco, troca o moço 120 pelo MAC sem pestanejar, voce tera um ganho indiscutivel, e se livrara de um inoperante.
    Leco chegou a hora , ou voce toma alguma atitude positiva ou vamos sucumbir.
    Contratar marquinhos nao e soluçao e empurrar com a barriga uma situaçao insustentavel.
    MAC ja.

  32. Se bobear querem o Marquinhos pois não vão contratar o Kelvin em definitivo. Por isso tenho que concordar com o Ernani, o tricolor não consegue jogadores que se identifiquem com o clube, pois sempre trazem caras emprestados e que não vão ficar, ou seja, qual o comprometimento sabendo que não terá que ficar aqui no próximo ano independentemente dos resultados apresentados!!!

  33. Proximo ano ñ vai ter Libertadores é o cenario que pinta.

    Apostar na base.

    Economiza em salarios, repatria um grande nome tricolor, exemplo, Hernanes.

    no Gol é dificil….

    Maicon e Lyanco

    Hudson de 1º volante (parece ser um cara identificado com o SPFC)

    sao 7 posiçoes a completar.

    Hernanes de capitao com a 8, sabe apoiar e marcar.

    6 posiçoes, Cueva que é nosso.

    5 posiçoes, 5 muleque bao de bola da base, e vemos o que da no primeiro semestre.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!