Primeiramente, gostaria de dizer que vou apoiar e torcer pelo sucesso de Ricardo Gomes. Assim como apoio e torço por todos os jogadores contratados, apesar de discordar de critérios utilizados.
Em dezembro do ano passado, eu era mais um dos que faziam coro por Fernando Jubero. E veio Bauza! Apesar de preferir um estilo de jogo mais ousado, fui um dos maiores defensores de Bauza. E meus posts comprovam isso.
No final defendia Bauza, de vários torcedores que em dezembro, aplaudiram a diretoria, dizendo que o técnico não inventava, não fazia rodízio e traria consistência defensiva.
E sabe os argumentos desses em julho? Bauza é teimoso, retranqueiro, não ousa.
BEM VINDO RICARDO GOMES
Enfim, vamos falar do novo técnico do São Paulo, Ricardo Gomes.
Um ex-quarto zagueiro de muita personalidade, firme e sério.
Como técnico, se espelha em Carlos Alberto Parreira, a quem acompanhou ao longo de sua trajetória como jogador e treinador.
Em 1984, participaram juntos da primeira conquista de Campeonato Brasileiro pelo Fluminense.
Entre 1992 a 1994, foi o capitão na seleção de Parreira, mas uma lesão o tirou da Copa do Mundo de 1994.
Em 2003 e 2004, Ricardo Gomes trabalhava em sintonia com Carlos Alberto Parreira, quando o primeiro era técnico da seleção Olímpica, e Parreira da principal. (Relembre).
Em 2009, um dos dirigentes que mais deixam saudades no São Paulo, em minha humilde opinião, Marco Aurélio Cunha, definiu Ricardo Gomes como : “Parreira mais ousado”.
Enfim, na prática e nos últimos trabalhos no Brasil, podemos identificar essas semelhanças. Adepto ao 4-4-2, Ricardo Gomes montou em seus trabalhos de maior destaque, o time assim:
São Paulo (2010): Rogério Ceni; Jean, Alex Silva e Junior Cesar; Rodrigo Souto, Cleber Santana, Hernanes e Fernandão; Dagoberto e Ricardo Oliveira.
Vasco (2011): Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Marcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa, Diego Souza e Felipe; Bernardo e Alecssandro.
Botafogo (2015): Jefferson; L. Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; R. Lindoso, W. Arão, Camacho e Daniel Carvalho; Neilton e Ronaldo.
ELENCO X PREFERÊNCIA TÁTICA
Importante para não gerar frustrações, entender o que ele pode fazer, com o elenco que tem nas mãos.
Adotando o esquema que sempre o acompanhou, a grande dúvida será quem serão nesse atual São Paulo o “Hernanes e Fernandão”, “Diego Souza e Felipe”.
Pode ser Cueva, J. Schmitd, Daniel, Wesley e Michel Bastos.
E não me surpreenderá, se o técnico escalar Wesley e Michel Bastos.
E pode dar certo, se todos entenderem a proposta de jogo de Ricardo Gomes.
Assim como os times de Parreira, é um futebol de poucos erros, e que joga em cima do erro adversário. E em um campeonato com times trocando de técnicos e perdendo jogadores, é algo que deverá funcionar bem.
Um time organizado em campo, que guarda posição, que alterna a subida dos laterais, e que quando um lateral sobe, um dos volantes o cobre.
Um time que trocará passes curtos, e que avançara em conjunto até o 2/3 do campo.
E por isso, acredito que Wesley e Michel Bastos, podem cumprir bem esse papel. Não são brilhantes, não são ousados, e nesse esquema isso é uma qualidade. Não arriscar, não desperdiçar a posse de bola.
E para quem se lembra de Milton Cruz na Libertadores de 2015, e os primeiros jogos de Juan Carlos Osorio, o time jogava com Denilson, Souza, Wesley, Michel Bastos e Ganso.
Por isso que digo, pode dar certo. Confesso que em 1994, queria Raí com Dunga e Mauro Silva, e um ataque com Bebeto, Romário e Muller.
Mas, não há dúvidas de que com Dunga, Mauro Silva, Mazinho e Zinho, o time foi bem!
E vejo exatamente isso, guardadas as devidas proporções (que fique claro que não é uma comparação levando em consideração que são identicos), vejo Michel Bastos podendo ser o Zinho, e Wesley sendo o Mazinho.
São jogadores que cumprem bem o papel tático, jogadores experientes que cadenciam bem o jogo, seguram a bola, para que a defesa saia lá de trás, os laterais passem e os atacantes se posicionem de acordo com o treinado no treino, à frente.
Com Buffarini de lateral, acredito que um meia que seja mais cadenciado e menos vertical, o argentino tenha mais condições de participar das jogadas ofensivas, assim como Mena, sem expor as costas.
Enfim, vamos torcer e caso escale Wesley e Michel Bastos que compreendamos ele, e analisemos de acordo com sua proposta de jogo.
O que não podemos esperar é que Osorio monte uma defesa espetacular, Bauza, monte um ataque ousado, e que Ricardo Gomes seja muito ofensivo!
Afinal, se querem dar continuidade no trabalho de Bauza, e pelas contratações que fizemos, será injustiça pedir a ele isso!
Ernani Takahashi
Republicou isso em Blog do Airnani.
Boa tarde!! Ninguém por aqui?
eu tou, rs
Fala Samucca!
Acho que já falei demais do Ricardo Gomes, já tou virando um corneteiro resmungão, rs
Vou ficar um pouco em modo leitura em assuntos referentes ao SP do Ricardo Gomes.
Samucca,
Ninguém exagera! Torcedor é sentimento! E você foi sincero com seu sentimento!
Mas, agora ele é o técnico do São Paulo! Se soubermos saber o que esperar, nos frustraremos menos, e conseguiremos enxergar os pontos positivos do time, bem como sua evolução.
É isso que gosto no futebol! E isso que quero ver em Ricardo Gomes. E espero ser surpreendido!
Talvez com um time sem opões para implementar seu estilo de jogo, não pode fazer um bom trabalho no Botafogo.
E aqui no São Paulo, apesar de não tantas opções, e com jogadores mais qualificados e experientes, consiga acertar o time, rapidamente!
Pois qualquer jogador sabe jogar no 4-4-2!
Poucos irão dizer, que esta se adaptando ao estilo do técnico. Em alguma vez na vida de qualquer jogador, eles jogaram nesse esquema!
Acho que vc é parte importante de nosso Blog Samucca, não lhe vejo como resmungao. Também não gostei da contratação, mas pensando em como hoje o Leco hoje não espero coisas modernas ou planejamento mais.
Só tente adequar seus conceitos a realidade que hoje é :
Leco
Gustavo
Ricardo gomes
Jubero
Rueda
Prato
Tardeli… São utopias nossas ou se prometidos grandes mentiras.
Espero que não fique no modo leitura, juntos discutimos opiniões e suportamos essa diretoria
Pois é Marcio, ainda não aprendi a fazer isso, meu erro foi ter criado grandes expectativas com diretoria, acho que aprendi a lição.
Eu também criei uma expectativa enorme em Carlos Miguel Aidar!
Trouxe ideias novas, tentou inovar com Profissionalização, CEO, Fundo, etc.
Gostava desses conceitos.
Mas, reprovei completamente suas práticas e falta de ética.
E por isso, fui um grande crítico desde o começo de Leco! Pois para derrubar Aidar, ele se juntou a Bourgeois e Abilio.
E logo depois os descartou, assim como as boas ideias, que com honestidade, fariam um bem enorme ao Sao Paulo!
Engavetaram esse plano, o plano de governança, e ninguém mais falou da auditoria, que Leco e Abilio pressionavam para fazer!
E porque depois ninguém mais fala de auditoria?
Sábias palavras Marcio,
Não era nem de longe minha preferência, assim como de grande parte da torcida.
O problema é que não há limites na expectativa sobre o São Paulo.
Contratamos Maicon, achando que o time agora tinha dinheiro. E começamos a sonhar com um grande esquadrão, até ver 2 jogadores serem vendidos, e poucos jogadores chegando!
Um time que chega a semi-final da Libertadores, se bem reforçado como em 2004/2005, precisa melhorar pouco. É manter o time, e se reforçar nas posições que talvez não ajudaram muito o time a passar na semi-final.
Prometeram reposições a LF09, Pato, veio Calleri, e tinha Kardec. Mas, agora 8 meses depois não temos mais nenhum!
Enfim, acredito que fazendo o simples, talvez voltemos a Libertadores, e possamos aí sim, nos reforçar com inteligência!
Tristeza pura Samucca, estamos juntos nesse inconformismo.
Como sempre, uma análise brilhante e isenta de mimimis.
Obrigado amigo!!
Não era meu preferido! Mas, é importante ajustar expectativa, realidade e conceitos.
Se todos saberem como é Ricardo Gomes, não irão pedir para fazer substituições ousadas.
Estava ansioso por sua análise Airnani Tostão, gostei de tudo. Michel e Wesley, espero que seja em doses homeopáticas para não nos matar do coração.
O 442 é um esquema equilibrado que tem grandes virtudes no suporte dos laterais, e tendo o Chaves como um fazedor de gols pode dar certo. Creio que neste estilo o Shimit se torna ainda mais importante que Michel e Wesley.
Mas sejamos Franco Airnani, esse elenco aí da carece de alguns reforços. E se o Caio sair tenho uma pequena esperança de vir alguém da série B para compor o elenco.
Marcio,
Ricardo Gomes, se tivermos a expectativa justa e honesta, poderá fazer um bom trabalho!
Pois assim temos que torcer! Pois, temos que esperar o futebol de resultado. E nisso, R.G. e Parreira são muito bons!
Não deixará legado, mas não deixará traumas!
O positivo disso, é que ele tem um esquema que qualquer jogador na vida, já tenha jogado. 4-4-2, com dois meias, um atacante que se movimenta, e outro mais de área.
É o simples, e que em um campeonato com todos os times se reformulando, poderá dar muito certo!
Acredito que talvez era isso que faltava para Michel Bastos, Wesley e Thiago Mendes voltem a render!
Pois parecem que não gostam de muitas variações táticas. E são jogadores sem precisar marcar tanto, e sem ter que aprofundar muito no ataque, se sentirão mais confortáveis e podem render bem.
E com Lucas Fernandes e David Neres, podem render bem também. Luiz Araújo, Kelvin, deverão ter um pouco mais de dificuldade, pois terão que se adaptar ao novo modo. E isso tbm não é nenhum problema.
Nesse esquema de 4-4-2, Cueva não se encaixaria então? Não consigo ver Cueva e João Schmidt perdendo espaço pra Wesley e Michel. .. Triste.
Enfim, não acho que Ricardo Gomes vá nos levar pra série B, mas também não acho que vá ganhar algum título.
Ele pode jogar com Cueva sim, desde que prenda um volante! Pois Cueva arrisca mais, e assim terá que ter sempre uma cobertura!
É simples, prático e objetivo assim, tanto Ricardo Gomes quanto Parreira.
E é a realidade, é simples de entender.
Se os dois volantes não marcam bem, não podem ficar no mano a mano com um meia ou atacante rápido, não podemos perder a bola no meio campo!
Isso é o pragmatismo que tanto se ouve: prático, realista, objetivo.
E isso é bom ou ruim, dependendo do que se propoe.
A curto prazo, isso é sensacional!
Vlw Ernani.
Meu papel é torcer, que venha Ricardo Gomes. Vamos São Paulo!
primeiramente, fora temer.
tomara que ela faça mb e wesley jogar ou que os coloque na resera mesmo.
use a base independente de tudo e
um bom trabalho este ano vai rolar. 🙂
Para acertar o time, poder trabalhar com mais tempo (pois resultados são fundamentais para se manter no cargo), acho que será mais fácil ele tentar resgatar Wesley e MIchel Bastos do que preparar os jovens.
E digo isso pela maratona que virá pela frente: Copa do Brasil e segundo turno do brasileiro, onde todo jogo é decisão para as pretensões de um grande clube como somos!
Se tem um cara que começou a acabar com o futebol brasileiro, esse tem nome e sobrenome: Carlos Alberto Parreira.
Espero que o Ricardo Gomes, nessa meia vida que vai ter no clube, tenha mais sucesso que na última passagem!
E boa coluna! Você sabe muito de tática. De verdade, parabéns!
Também não gosto de parreira, nem da sombra.
Retranqieiro filósofo
´Marcio,
Confesso que o xinguei muito na Copa de 94. Mas, depois lendo e vendo entrevistas dele, vi que entende muito de futebol. Mas, é pragmático!
Enfim, mas ele tem critérios claros, objetivo, e isso é inegável.
Um estudioso, que segundo suas pesquisas, o auge de 90% dos jogadores é entre os 26 aos 32 anos.
E ele tem razão. Essa é a faixa etária que não existe mais no futebol brasileiro.
Era a faixa etária de Pato, Ganso e Kardec! Era a hora da ascensão desses jogadores.
Assim como será o auge de Maicon, que deverá chegar na seleção brasileira, o auge de Buffarini, de Mena, MB, Wesley, Hudson.
E acredito que Ricardo Gomes, tem isso em mente!
Difícil afirmar isso!
Talvez, faltou algum técnico que pudesse continuar os conceitos de Tele!
Mas, o futebol de resultado, onde 4 derrotas demite um técnico, é que verdadeiramente acabou com o futebol brasileiro.
Enfim, acredito que terá sucesso! Principalmente porque o campeonato esta nivelado por baixo, e o time que se organizar mais rapidamente, tem tudo para deslanchar nesse segundo turno.
Pensando a curto prazo, como sempre, acho que foi uma solução que pode dar muito certo.
Mas, não deixará legado.
Parreira que começou com essa onda de jogar atrás, botar uns diferenciados na frente e se garantir no 1×0. Isso foi na copa de 94, depois de uma sofrível eliminatória.
Depois dele, surgiram Muricys, Felipões e outros nesse estilo.
Foram competentes, sem dúvida alguma. Todavia, perdemos toda a nossa essência diferenciada e alegre e hoje vivemos por uma bola ou lance individual
Na minha opinião isso ocorreu devido a abertura completa do mercado europeu. Antes dessa época, os europeus eram rígidos em poder ter somente 3 estrangeiros no elenco, e a cidadania não era a atual farra. Após essa mudança, os europeus simplesmente limparam os clubes brasileiros, depois veio o mercado do leste europeu, seguido dos árabes e, finalmente, os chineses. Atualmente, nossos bons atletas são medíocres, e o resto é ruim mesmo. Aí é difícil implantar uma filosofia ofensiva com jogadores que não dominam nem os fundamentos. Quem o faz vira presa fácil dos times que compactam e jogam no erro do adversário.
Então, acredito que a culpa não é dessa geração de treinadores, mas sim do contexto desfavorável.
Parreira tem uma qualidade excepcional para 94: pragmatismo!
Ou seja, um time prático, realista e objetivo.
Para que todo mundo defender e atacar? É preciso equilíbrio. Se os dois da frente não marcam nada, os meias tem que marcar mais, chegar com a bola até eles. Pois só os 2 arriscavam.
E isso porque a probabilidade desses 2 decidirem era maior que os outros!
Fica até o final do ano, treinador mediano é o que o sp merece no momento, já que virou um time mediano. Só resta torcer para terminar bem o brasileiro e não ser humilhado na copa do Brasil como nos últimos anos.
A curto prazo, acredito que fará um bom trabalho!
Seu esquema é simples 4-4-2, e qualquer jogador de futebol, um dia já jogou nesse esquema. Não tem mistério.
A longo prazo, não deixará legado, mas não deixará um caos.
Verdade só nos resta torcer, porém não é animador não.
Não é! É normal…. nada muito sensacional, mas nada muito catastrófico.
Passa de ano, e se o campeonato continuar nesse ritmo, com times todos desorganizados taticamente, e com jogadores que estão se conhecendo, pode chegar lá em cima!
Não preciso dizer que o sp tem obrigação de vencer o botalixo.
Valeu! Ernani, pela boa coluna.
Estou tentando me animar. Mas estou realmente deprimido. Nunca passei tanta raiva quanto na época do RG no SPFC… Futebol apático, time insosso, passa a mão na cabeça dos jogadores, nenhuma vibração e sistema antiquados, sem movimentação.
Esse vai grudar nos medalhões. Sem dúvidas voltam MB e Wesley. Usou garotos no botafogo porque não havia opções. Em outros clubes sempre se apegou à medalhões.
Estava preparado para qualquer opção, menos Mano Menezes e esse cara.
E não estou me baseando em números nem nada. Apenas na minha própria experiência impirica como torcedor. Sofri demais com RG e viver isto novamente me dá uma tristeza…
Entendo! Fiquei tbm bem desanimado no desenrolar dessa vinda dele!
Mas, agora que tá definido, temos que analisar tudo pelo lado positivo, pois eu por exemplo, não consigo ficar sem ver o São Paulo jogar!
E isso é um hobby, e não pode ser uma tortura.
Em 2009, Ricardo Gomes, mostrou o que é! Ele tem seu conceito claro, e coloca o time para jogar no 4-4-2.
Talvez a torcida acostumou com o 3-5-2, que começou em 2003 com Rojas, e ficou até 2009 com Muricy.
A torcida se acostumou com velocidade pelas laterais, marcação sob pressão, afinal com 3 zagueiros, vc tem mais jogadores do meio para frente!
E ele mudou!
Agora, já temos um time que jogar no 4-4-1-1, que Jardine estava tentando transformar em 4-3-3.
Talvez, para o elenco que temos, de jogadores que passaram por tantos clubes em suas carrerias, como Hudson, Wesley, Gilberto, Mena, o melhor seja jogar no tradicional 4-4-2, que qualquer jogador sabe o que tem que fazer!
otimo post Airnani…
eu acho q o RG foi injusticado na primeira passagem pelo SP. ele tinha umas teimosias irritantes. mas fez bom trabalho. e continuou a fazer depois.
acho uma boa aposta e vou apoiar mto. o Jardine promote mas por qq motivo q seja estou com pe atras com ele. acho ainda mto cedo. nao tem experiencia de jogador e acho q 3 derrotas seguidas seria engolido por td e todos. nao q fosse acontecer mas….
enfim, RG seja bem vindo e SP pra sempre….
Obrigado Fernando!
Não era o que queria, mas dentro do contexto todo, janela de transferência fechada, time em 9o lugar, 8 pts do G-4, e 6 ptos do Z-4, é Futebol de Resultado!
4-4-2, que todos entendam, que saiba que tirando Atlético-MG, Gremio, Corinthians e Santos, todos os outros times, estão tentando ainda encontrar sua melhor formação!
E Corinthians sem Tite, e jogando como Tite, não vai render tanto. O Gremio sem Luan e Wallace é meio time, e o Santos sem Gabigol, perde muito.
E por isso vemos um Atlético-MG, crescendo muito e com um estilo característico seu: 7 jogadores que defendem muito e por todos, e 3 atacantes que decidem sozinhos.
Boa tarde, Ernani.
Não vou perder tempo comparando.
Nunca gostei do Parreira e não gosto do
Ricardo Gomes.
Comprar Ricardo (z – 4) com Bauza (AFA), é no mínimo irracional.
Agora é torcer e rezar.
Que não falte fé ao coração tricolor do
Clube da Fé.
Feliz dia dos pais aos papais e aos filhos
dos papais tricolores.
P.S. – Mesmo quando jogador, já não era grande coisa.
E submisso, subserviente, conivente e
subalterno à diretoria tricolor …, não terá vida fácil com o elenco tricolor.
Mas apesar de tudo e contra todos, nossa fé tricolor insiste, resiste, teima e sobrevive …, absoluta e infalível.
Fala Paulo,
É o que temos para hoje! E temos que encontrar pontos positivos e como ele arma seus times. Assim, acho que nos frustraremos menos!
Feliz Dia dos Pais para vc tbm!
Eu sou pai de um menino de 5, e uma menina de 8 meses.
Eu tenho 2 rapazes …, o mais velho cursa engenharia aeroespacial e o mais novo terminando o 2 grau.
Não vejo no Ricardo Gomes alternativa alguma para qualquer solução que seja.
Nosso elenco anula ele em 2 treinos …, e esta diretoria não banca ninguém.
Pois é Paulo!
Ele é sábio, e montará um meio campo, com jogadores que não gostam de estrangeiros, e que farão de tudo, para que eles mostrem que tinham razão!
“[…] um meio campo, com jogadores que não gostam de estrangeiros […]” ?
Então, se considerarmos o Cuevas como meio de campo, vc acha q o RGomes não o escalará?
Pois os outros gringos não são de meio campo e o Buffarini é, em primeiro lugar, lateral.
Falo da impressão que alguns tem. Prefiro não ser direto, pois senão começam questionamentos, sobre isso ou aquilo, e isso não é verdade absoluta.
Enfim, é evidente pelas declarações de Michel Bastos sobre Osório e T. Mendes sobre Bauza, além de Wesley, que eles se sentem melhor com técnicos brasileiros!
De qualquer forma, Cueva acredito que será o atacante de movimentação!
O Dagoberto de 2010, o Bernardo de 2011, o Neílton do de 2015.
No meio, é o pragmatismo! 2 só defendem, para 2 poderem criar e se perder a bola ter cobertura.
Assim como o Ernani, eu queria o Jubero agora e antes do Bauza, mas já que acertou com o Gomes, que não gosto, só resta torcer….
*Na matéria, faltou o Miranda na zaga.
** Seria interessante saber as indicações dele nos clubes. Achei que ele indicou Dudu Cearense e Julio César (lateral) pro Bota e Wendel pro Vasco. No Sp tentou trazer o Jussiê
É verdade, faltou Miranda!
Ele indicou alguns estrangeiros ao Botafogo tbm, mas como o dinheiro lá é escasso, foram jogadores desconhecidos.
Enfim, nos resta torcer, sabendo que não podemos esperar dele, o que ele não é.
Se o time trocar passes exaustivamente no 2/3 do campo, que é o que temos no elenco, ou jogadas pelas laterais, temos que saber que é o estilo de jogo de R.G. somado aos jogadores que tem no elenco, uma vez que a janela fechou.
Mas, se precisar encontrar algum jogador de Série B, ele passou um ano lá, e deve conhecer jogadores que não conhecemos e pode ter maiores chances que dar certo do que com Bauza.
Isso é verdade, ele conhece a série B.
Eu falei de indicações, pq aquele pacote famoso do JJ, foi com ele de técnico. André Luís, Xandão, Carlinhos Paraíba, Marcelinho Paraíba, Léo Lima…
Isso é verdade! Mas, naquela época, JJ batia no peito e dizia: Quem contrata jogador é a diretoria! Técnico não fala nada
A janela fechou para jogadores de fora, e maioria dos jogadores bons da série A, já fizeram mais de 7 partidas.
Bauza era acostumado a jogar Libertadores, e por isso indicava estrangeiros.
Agora, o lado positivo é que Ricardo Gomes, ficou durante 1 ano na Série B, e deve conhecer alguns jogadores que possam compor bem o elenco!
Desta forma, acho que casou bem com o momento!
Não sei se já foi comentado mas:
“São Paulo (2010): Rogério Ceni; Jean, Alex Silva e Junior Cesar; Rodrigo Souto, Cleber Santana, Hernanes e Fernandão; Dagoberto e Ricardo Oliveira.”
Falta um jogador nessa escalação descrita no post.
Ah já foi citado rsrsrs Não tinha visto
Miranda!
Não tenho nada contra o Ricardo Gomes. Pelo contrário, acho que me parece ser ser humano muito íntegro, bem educado. Mas como técnico, não me agradou na sua passagem pelo São Paulo. Não pelos números, que até foram bons, mas pelo futebol apresentado e muito pela passividade da equipe e dele diante das dificuldades.
Mas o que mais me deixou chateado foi a falta de planejamento da atual diretoria. Ele não era a primeira opção, nem a segunda, nem a terceira , foi o que restou.
Mesmo sabendo da possibilidade de perder o técnico para a seleção argentina, não pensaram em qual seria a substituto ideal, nem muito menos pensaram algo para longo prazo.
RG é mais do mesmo, técnico sem formação, sem especialização e talvez por causa do sério problema de saúde, não evoluiu como treinador.
Continuo torcendo muito pelo São Paulo e consequentemente, pelo sucesso do RG aqui no Tricolor.
É o nosso técnico agora! E se entendermos que ele é tudo isso que falou, e sabendo que o futebol brasileiro esta nivelado por baixo, a curto prazo, acredito que pode dar muito certo sim.
Como já disse, mas insisto qualquer jogador já jogou no 4-4-2, em algum momento de sua carreira.
Desta forma, não tem muito o que jogador dizer que não esta jogando como quer…..
Vão ter que render!
gamerenda,
Para mim foi um dos melhores comentários até aqui, nesse Post.
Nada contra a pessoa do RG, e até concordo que, a curto prazo, pode ser que ajude.
Mas Nunca para um projeto de 3 anos, desculpem os que não concordam!!!
Leco quis apenas não ter a responsabilidade de manter um “técnico de sub-20”.
RG vai funcionar como um para-raios para as críticas que virão a posteriori…
e que seriam creditadas à Diretoria, pois a maior falta de planejamento é deles!
Jac_Tricolor em 13 de agosto de 2016 às 12:16
Opa!
Bauza saiu ridicularizado por “boa parte” da torcida?!
Ah, tá!
Sei…
———————————————————————-
E não foi?
Ah, tá!
Sei…
Em tempo….foi um dos que lamentou a saida dele.
Eu tbm!
Seria interessante partilhar do termômetro que apontou isso…
Nen vou me dar o trabalho de sugerir que voce leia os comentários da torcida aqui e em outros espaços.
Mas entendo que a memória das pessoas seja seletiva…
Uau!
Essa foi a sua resposta? Era só consultar os espaços pro aí? Rsss
Alguem viu a torcida no estádio chiando e xingando e ridicularizando o Bauza??
Eu não vi nem li sobre isso!
Ah, mas estes espaços… ok, quando da torcida representa? Certamente uma parte,
mas algo assim realmente significativo? Aqui, por exemplo: quantos realmente
deram graças aos céus por ele ter saído e o ridicularizaram? Uns 6 ou 7?
E outra: o que eu vi foi o pessoal muito bronqueado que ele havia declarado que
não sairia e agora no final ele estava para sair em função do convite para assumir
o comando da seleção do país dele!
Além do mais, tenho muitos amigos (como todos aqui) que torcem para o SP, realmente
muitos!! E pelo que notei essa “ridicularização”, salvo algumas exceções, não ocorreram!
Tinha na verdade era pessoas magoadas e o chamando de traidor (mas esqueceram que
quem não cumpriu a palavra primeiro – só para variar – foi a Diretoria! Ora, porque um lado
tem que cumprir a palavra e o outro não?).
Então, caro PS, não se trata de fechar os olhos, e sim de enxergar os fatos reais.
Mas entendo o comportamento emotivo de algumas pessoas…
Em tempo…não confunda “boa parte” com maioria.
Ah, ok!
Agora começou a melhorar…
Abs.
Boa tarde,como tc em outros posts,se eu fosse o presidente não o traria também,mas…..se fosse trazer os “meus” também seria apedrejado,RS.É difícil….Mas ele não é tão ruim e nem sua passagem aqui.Vai depender de muitas coisas,pois ele é apenas uma peça no montante.A verdade que as opções são escassas ou apostas.É todo mundo sabe como esse Conselho do Spfc gosta fe cara calminho,Educado,”gentilmen”,gostem ou não é a cara desse Conselho.Eu reconheço que sou um “corneta” de técnico mas vou esperar pelas suas decisões pra “cornetar” ou não,RS.Agora uma observação,muita gente metendo o pau no Parreira mas vou ser sincero vibrei muito no tetra,era muito importante ganhar aquela copa a pressão era enorme e o futebol é intrigante pois antes metiam o pau no Tele pois não sabia jogar defensivamente “vai ganhar a copa como assim???”Tele só teve reconhecido mesmo seus méritos depois do Brasil ter sido tetra (daquele jeito) pois a pressão diminuiu e pelo ótimo trabalho também apesar que muita gente não fala que os dois últimos anos do Tele no Spfc não foram legais e conturbados.Parreira mesmo com “sua forma de trabalhar” teve seus méritos e foi importante naquele momento para o futebol brasileiro.E cá entre nós quem de nós ia ligar se o Spfc esse ano mesmo jogando mal ganhasse a libertadores?Eu ia vibrar do mesmo jeito mesmo com Bauza e com gol de Carliiiiiiiiiiiiinhos fazendo o gol de título.Claro que gosto de um futebol mais bonito e organizado de se ver,pois acredito que tem mais chances de vencer.Más cada um usa as armas que tem pra atingir seus objetivos e no fundo o objetivo final(título) é oque todos querem,o resto é papo furado…..Vou falar um loucura vejo no RG um genérico,estilo,um pouco da teoria( não confundam qualidade) com o Tite.Só tenho ressalvas a sua liderança e saúde,mas acho que vai ser um “arroz feijão” que ninguém passará fome,agora se vai dar certo não sei,pois nem com “Guardiola” é certeza de nada.Só espero que o Jardine e o Pintado fiquem bem próximos a ele pois já será meio caminho andado.
Minha esperança é que ele consiga impor respeito diante do elenco e assim o time obedeça suas orientações. Isso feito é meio caminho andado. A outra metade, basta ele não atrapalhar. Vamos de novo pagar para ver. Mas ele me parece mais do mesmo.
Acredito que sim! Os que estavam fazendo corpo mole, vão querer provar que não precisamos de técnico estrangeiro, e vão dar o máximo!
Ernani…torço muito, quer dizer, rezo para que o ricardo gomes nao faça isso de colocar wesley e migue bastos junto!
Como o ricardo gosta de manter a posse de bola, é um risco ver os dois juntos. Porém acho uma besteira abrir mao da verticalidade do cueva, luiz araujo e kelvin (espero q daki a pouco david neres). Acho um bom nome, um bom treinador, estou confiante
Gustavo,
Gosto da verticalidade de Cueva, Luiz Araújo e Kelvin.
Mesmo que escale esses jogadores ali, terão que abrir mão de suas características.
O sistema deverá ser esse.
E nesse sistema, talvez esses dois citados, podem se reencontrar. Futebol eles tem. Talvez jogando podendo se movimentar para os lados, possam render mais.
Excelente análise.
O RG não ê nenhum Zé Ruela que caiu de paraquedas no futebol, e o nosso elenco não é nada desprezível. Pode sim dar bons resultados.
Independente da preferencia de estilo de cada um, é uma escolha que deve ser respeitada. E é nessa tecla que eu bato.
Sem dúvidas! Ricardo Gomes não é qualquer um! É um tecnico que preza também pela organização tática do time.
Dará mais liberdade aos meias e laterais, e prenderá mais os volantes.
Acredito até que Banguele, possa a vir ter chances. Pois Ricardo gosta de ter pelo menos um volante pegador que não avance, como Rodrigo Souto, Eduardo Costa.
Enfim, é uma formação fácil de perceber quem esta rendendo e quem não esta.
No Botafogo,ele tem jogado com muito com 3 volantes.Pelo que pude ler,é um time de muita variação, muitas vezes formando até um 4-3-3,o que me faz acreditar que ele pode dar continuidade nessa formação do Jardine com Schmidt,Hudson e Thiago. A torcida não terá paciência caso ele tente qualquer formação com Michel Bastos e Wesley.A primeira coisa que dirão é que ele não tem peito pra barrar a “panela”.Sofreria mais que o Doriva.Acredito muito que o Jardine entregará pro RG um time com duas vitórias seguidas.Espero que ele saiba dar continuidade, sem mudanças radicais.
Jogar no 4-4-2 não é uma mudança radical. Bauza já jogava em um 4-4-1-1 defendendo e 4-2-3-1 atacando.
A diferença é que no meio haverá um quadrado e não uma linha!
Enfim, apesar de jogar com 3 volantes, um deles acaba fazendo papel de meia.
`Camacho (que esta no Corinthians agora, e era do Audax, era volante de origem) era o meia.
É o chamado terceiro volante. Aquele que não é volante nem meia, como Maicon, Cicero, Cleber Santana e Wesley!
Nem volante, nem meia, nem nada. Por coincidência nenhum desses foi bem quisto pela torcida. Todos uns sem sal.
Pois é! Pois jogaram de volante de marcação aqui! Não souberam escolher o jogador para o esquema!
nem sei o que dizer. rs
O famoso: Vamos que vamos!!!
E
“O Acaso vai nos proteger, enquanto eu andar distraído””…..e sem planejamento!
Ernani, os meias que vc citou seriam postados adiante da dupla de volantes, num modelo 4-2-2-2, parecido com parreira ou mais parecido vo o botafogo agora, com duas linhas de 4 jogadores, um volante entre os meias e pelo menos um ponta rápido. Sei que no Botafogo ele tinha menos opções, mas, mantendo as duas linhas de 4, o meio poderia ser buffarine, Hudson, Michel e chaves, este alternando com cueva no ataque. Acho,impressão minha, que o gomes não vai tirar tanta velocidade das pontas assim com wesley e Michel juntos. Mesmo que o ataque fosse cueva e chaves. Mais um a ver…
Os times que ele teve sucesso, como São Paulo e Vasco era um quadrado no meio campo!
No Botafogo quando tinha Camacho (esse do Audax que foi para o Corinthians) e Daniel Carvalho era assim também.
Confesso que no Botafogo, quando o time vai para o Z-4, é importante começar a não perder! Para depois voltar a ganhar! E aí você mais preocupações defensivas.
Sempre bons textos Ernani, discordo um pouco em algumas coisas mas de modo geral, assino embaixo. No 4-4-2 a principio, acho que ele terá algumas opções para montar a equipe, poderia colocar Buffarini, João Schmidt, Hudson ou Thiago Mendes e Cueva no meio. Fazer um ataque com Kelvin e Chavez. Se quiser ser mais conservador, temos o Wesley e o Michel Bastos que você comentou. Uma coisa que me chamou atenção, o Bauza não convocou o Buffarini…por enquanto…
A questão é que ele gosta de dois volantes marcadores que proteger e cobrem os 2 meias e os dois laterais (alternados).
É um esquema que pode dar certo, pois você fica no mano a mano com a dupla de volantes adversários, que cada vez são menos marcadores.
Por exemplo, o Moisés do Palmeiras. Quando eles jogam contra um time no 4-2-3-1, como tem um meia para marcar, que marca é o chamado primeiro volante.
Ele vai pra cima do volante. E como eles não partem para jogada individual, ele marca bem.
Mas, se ele tiver que marcar um meia, porque o primeiro volante esta marcado o outro meia…..já pode comprometer.
E Ricardo Gomes, e Parreira, forçam a isso! Esperar para atacar bem no ponto fraco do adversário. Nem que precisem esperar 85 minutos para isso!
O Ricardo Gomes não era a primeira opção para ser o novo técnico do São Paulo. Mas isso não é demérito. Oras, o Bauza por acaso era a primeira opção para o selecionado Argentino?
Embora não goste muito do estilo do Ricardo Gomes, eu entendo os motivos da diretoria. O Bauza é extremamente pragmático, retranqueiro. Bem ou mal, o time estava seguindo essa linha. Contratar um técnico com o perfil ofensivo neste momento, seria arriscado demais, dado a situação delicada que estamos na tabela.
Sabemos que os jogadores brasileiros são indisciplinados taticamente. Demoram a aprender posicionamento. São refratários a executar a função tática. Basta ver o que o M.Bastos disse sobre o Osório.
Suponhamos que viesse o Jubero. O estilo dele é bem diferente do Bauza. Tem um perfil mais ofensivo. Mas ainda não é um Guardiola, Bielsa, ou Mourinho no sentido de títulos, moral, ou jerarquia. Seria compreensível perder alguns jogos, afinal, demora para os jogadores entenderam a nova filosofia e o posicionamento. Até onde iria a paciência da torcida? Por não ter a jerarquia, se precisasse barrar M.Bastos, ou Lugano, fritariam ele como fizeram com o Gareca nas peppas?
Sendo assim, acho que o mais sensato seria não arriscar.
Por aí. Coerente.
Isso é o que todos questionam a diretoria! Continuaremos pensando no curto prazo (sem julgar se é o melhor ou não)? Então a decisão de RIcardo Gomes foi ótima.
Queremos pensar em médio ou longo prazo? Então seria Jubero. Pois se a diretoria acredita que contratou bem esse ano, não há riscos para cair esse ano. E assim, ao invés de atrasados esse ano, estaremos antecipando o ano que vem!
São as opiniões de outras pessoas, respeite e diga a sua, se quiser.
Agora, vir “menos, cara, menos”, é coisa de quem não tem opinião própria e se limita a tentar denegrir a dos outros.
Qualquer escalaçao que tenha Weslley nesse momento é inadmissível. O meia tem que criar boas jogadas e Weslley nao tem essa caracteristica. Acho que é preciso dar mais oportunidades a Daniel. É um jogador de talento e que precisa de sequencia. Alem disso, é o unico jogador do elenco com caracteristicas de meia central. Se o Ricardo Gomes for inteligente, escala Hudson e João Schmidt ou Tiago Mendes como volantes e uma linha de tres com Cueva, Daniel e Michel. Se Daniel não render, escala os três volantes citados antes, com Cueva e Michel mais a frente e abertos….o famoso 4-3-2-1 do Ancelotti.
Pedro,
Sem dúvidas, existem infinitas possibilidades, e eu to querendo supor o que acho analisando seus times!
No Brasil, estamos carentes de meias, assim como era em 94 (Raí no PSG tinha caído de rendimento).
Ainda não tinhamos Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho. Pois assim como a seleção Olímpica, tinha Diego, Robinho, Adriano, Kaka.
Mas, com o elenco que temos hoje, Daniel não trará regularidade, equilíbrio. Poderá fazer algumas jogadas mais ousadas, assim como Kelvin, mas, o pragmatismo prega, que isso resulta gol? Mas, pode gerar contra-ataque?
Melhor não fazer, pois arriscaremos, com probabilidade baixa de fazer o gol?
O Ricardo vinha usando o 4 x 3×3. No botafogo com lindoso, Airton e outro de volante…Camilo …..acho que ele vai fazer isso no Sp não termos dois meias.
Talvez por necessidade!
Pelos trabalhos de mais sucesso, e com matéria-prima melhor, ele vai querer defender sua filosofia de jogo, e que é correto.
Essa ele tem experiência, de identificar o que esta errado ou certo, em pouco tempo!
4-4-2 é bom por isso! Fica muito claro, onde precisa consertar! Não tem essa de jogador tá perdido, ou não cumprindo taticamente o que foi pedido….
4-4-2, qualquer jogador tem obrigação de saber como tem que jogar!
Bom dia!
Ricardo é sério e terá meu apoio. Espero que aproveite o 4-1-4-1 de Jardine, mas também vejo o 4-4-2 como bom sistema para nosso elenco. Vejo como melhores possibilidades :
Bruno, Maicon, Lyanco, Mena
Buffarini, João, Hudson, Cueva
Kelvin (Luiz)
Chavez
Buffa, Maicon, Lyanco, Mena
Kelvin (Luiz) , João, Hudson, Michel (Thiago)
Cueva
Chavez
O 4-1-4-1 agrada mais, mas o 4-4-2 não deixa de ser uma variação mais recuada.
Perceba que muda pouco para Bauza os nomes, e até o posicionamento!
Mas, Ricardo Gomes é pragmático!
Ou seja, ao invés de 4 defenderem e atacarem intensamente, ele prefere que 2 apenas defendam, e 2 apenas ataquem.
Ao invés de ficarem em linha, eles ficariam formando um quadrado! Jogando sempre em diagonal.
Não adianta ter um jogador no extremo, se a jogada esta em um dos lados. Então, o atacante de movimentação é que vai cair pela ponta que estiver a bola.
Enfim, acredito que ele só colocará dois meias verticais como Cueva, se tiver um volante de marque muito e não suba nunca. E esse é Banguele!
Esse é o equilíbrio para os pragmáticos (que é uma qualidade, às vezes, é colocado como depreciativo, mas é algo objetivo, prático e realista)
Imaginei mesmo que fosse esse quadrado no meio, um 4-2-2-2. Mas desenhei um 4-4-1-1 até para comparar com o sistema de Bauza e de Jardine. A segunda opção usa os mesmos jogadores de Jardine. A mudança é sutil mas acho que é um mais interessante que a proposta de Bauza, mas nem tanto como a de Jardine. Enfim que se encontre esse equilíbrio ataque e defesa.
Pelo que eu entendi do que você diz, a primeira opção seria mais plausível? E esse volante mais fixo não poderia ser o João, mais atrás na saída de bola e armação?
Então Davi, como é quadrado no meio campo, J. Schmidt não ficaria centralizado!
Mas, para equilibrar, pode ser João Schmitd pela esquerda, com Mena subindo pouco, e um meia que arrisque pouco!
Pois Schmitd é excelente com a bola. Mas, se o time perder a bola por aquele lado, pegará bem o ponto fraco dele.
E o pragmatismo pede que então se ele joga, tem que ter um meia mais equilibrado.
Se você coloca o Banguele por exemplo, que só destroi, aí você pode colocar um meia como Cueva, ou Kelvin!
Pois é! Mas, esse é técnico! Não sei se abrirá mão de suas convicções, para manter o sistema de Jardine!
Aliás, acho pouco provável.
E para o esquema de Bauza muda pouco! Dos volantes para trás não muda nada.
Os antigos extremos de Bauza agora são meias.
E o atacante de movimentação é que cairá pelas pontas.
Mas ela já não está fora? Continuemos então, a aplaudir os que lá estão, já que o Brasil tem um grande passado pela frente. Um abraço.
O problema não é a contratação do RG é sim nossa diretoria que muda os rumos das coisas a cada 6 meses. Estamos numa eterna reconstrução e não chegamos a lugar nenhum. E não será o RG a nos levar a esta caminho. Pra mim é uma demissão a espera de acontecer.
Além disso o desempenho dele na LA de 2010 foi ridículo. Não demos um chute no gol do inter no primeiro jogo. Então pra mim não serve e isso só mostra a incompetência da diretoria em contar com RG.
Concordo Ricardo!
Como podemos avaliar jogadores, e contratações, se não temos um modelo do que queremos!
Cueva com Jardine ia arrebentar! No Esquema de Ricardo Gomes, vai ser muito bom.
Chavez forte, e veloz, iria render muito. No Esquema de Ricardo Gomes, vai ser bom.
Enfim, se contratamos alguém e o descrevemos com “Kelvin Destro”, é porque você pensa que o time vai jogar no 4-3-3! E com a saída de Ganso era hora de começarmos a jogar assim!
3 volantes e 3 atacantes rapidos! Como o Atlético-MG e Santos!
Mas, enfim….acho que Ricardo tem tudo para dar certo! O pragmatismo é importante nesse momento.
Tem que ser prático, realista e objetivo. O elenco é esse, é limitado, e vamos jogar sabendo disso!
Mas dessa vez a culpa não foi da diretoria.
Sair foi uma decisão do treinador.
Eu sou um tanto quanto ignorante pra falar de tática e números quando o assunto é Ricardo Gomes. Posso falar apenas da minha memória como torcedor e sentimentos que senti.
Na época de 2009, o São Paulo não jogava bem. Pelo menos eu não via isso, mas é notável que o título foi tirado de nós por outros fatores que não o futebol. Por isso, vejo ele como injustiçado por aquele ano.
Em 2010, todavia, o time estava balançando e Ricardo só ficou porque chegou na semi da Libertadores, depois daquela belíssima exibição do Fernandão nas quartas, frente ao Cruzeiro.
Depois disso não vi nada dele. Nem sabia que ele era o técnico do Vasco que deu, praticamente, aquela Libertadores ao Corinthians (Diego Souza).
Mas não me anima em nada. Porque 2009 foi muito sofrido e 2010 também. O São Paulo começava a sentir ali os desgastes das escolhas políticas do Juvenal e também da própria arrogância após ser tri brasileiro.
Sinto que foi isso.
Faltou alguém que entedia de Futebol, como Marco Aurelio Cunha, que pudesse ter voz ativa, para mante-lo no cargo.
A verdade é que o São Paulo ficou de 2003 a 2009, jogando no 3-5-2, com velocidade pelas pontas, marcação alta (afinal vc tem mais jogadores do meio para frente), e pressão na saída de bola.
Ricardo sem Cicinho e Ilsinho, Junior e Jorge Wagner, teve que mudar para o 4-4-2, e acredito que na época propositalmente, pelo superintendente de futebol.
Mas, como quem manda são os mais velhos, enxergaram que o time perdeu velocidade, perdeu marcação…..
A verdade é que ele não tinha mais alas tão habilidosos e rápidos como antes.
Não entendi!
E o Rogério continua participando de quase todos os gols do Sport .
Será que existe alguma possibilidade desta contratação do Ricardo Gomes estar atendendo eventual interesse de empresário de jogadores (direta ou indiretamente)?
Percebeu a zaga do Botafogo ano passado? L. Ricardo (emprestado pelo SP), Roger Carvalho (curado no São Paulo), Renan Fonseca (especulado no final do ano passado aqui), Carleto (emprestado pelo São Paulo).
Ricardo trabalha com o que tem, e recupera jogadores desacreditados, como tem feito com Neilton.
Sabe conversar, saber dar conselhos a jogadores.
E acho que deve recuperar Wesley, Michel Bastos, Gilberto, Carlinhos.
Poxa, não acredito que os petralhas estão se achando no direito de invadir o blog que trata de futebol para tentar defender os roubos e desvios que levaram nosso país ao estado de calamidade !
“Um Parreira mais ousado.”
Temos muito a temer.
Pois é! Você notou a sutileza do título!
Mas, a curto prazo, o pragmatismo é importante!
Ricardo Gomes, é pé no chão! Sabe que Gilberto é pior que Kardec, Luis Fabiano machucado, Pato, Calleri.
Não vai se iludir que Cueva pode quebrar galho na posição de Ganso, mas que aí ele não será o Cueva que contratamos e apresentado como “Kelvin Destro”.
Então, ele pode ter um Dunga, mas, talvez preferisse Raí do que Mazinho. Se é que me entende….
Não consigo ler mais nenhuma coluna do Birner. Que cara idiota.
Domingo vamos de 4-1-4-1, explorando as características do Kelvin e Cueva.
Vamu São Paulo
Em termos de jogo, de fato Ricardo se assemelha a Bauza, no jogo mais defensivo. Não que joguem do mesmo modo mas a filosofia tem certa semelhança, nesse sentido eu enxergo uma coerência na escolha de Ricardo. O problema é que não vejo nesse caminho o melhor para o São Paulo mas vamos aguardar e ver o que Ricardo poderá agregar. Se fizermos mais um bom jogo no 4-1-4-1, quem sabe o Ricardo não considera a utilização desse esquema?
E o super time do Flamengo vai tomando bucha do Sport….
E o Rogério tá endiabrado contra o flamengo.
Agradeçam Paton. Para ele não servia.
Legado de Bauza, saída de Rogério (fico olhando o jogo dele e me pergunto por que não servia nesse elenco) e o Centurion seu queridinho saindo por empréstimo (ora se era importante por que saiu por empréstimo )e no final das contas ficamos sem os dois.E Kelvin na minha opinião é muito menos jogador como atacante ou efetivo que Rogério.Vai entender cabeça de treinador………
Algumas coisas acabam ficando para tras.. Tem uma minoria de esportistas que sempre que podem menosprezam o nosso titulo mundial da copa de 94.. Muitos parecem que não assistiram a copa. Esquecem que o parreira perdeu os dois zagueiros titulares as vésperas do inicio da copa, que o Branco tinha hérnia de disco e so jogou o jogo da Holanda por que o Leonardo havia sido expulso. etc etc. e esquecem de uma coisa muito importantes.. A copa de 94 foi jogada toda ela ao Meio Dia , com temperaturas perto de 40 graus.e os campos eram improvisados pois originalmente serviam para o futebol americano, .Então ter posse de bola e reduzir o desgaste físico foram fundamentais para as equipes que tinham interesse em ser campeãs. O pessoal não se lembra mais da final Brasil x Itália, com os jogadores se arrastando em campo ao sol do meio dia.
Muito boas observações.
Sem falar que o Jorginho (único titular da defesa restante) já não tinha físico para o desgaste desses jogos de meio-dia.
E que o meia levado por ele (Rai) fez um péssimo mundial. Ou seja, até tentou um meio campo mais técnico, mas o mal desempenho do Rai provocou mudanças.
Oi?
Ernâni, voltando ao papo sobre Nenê, Andrezinho, Wesley e Michael Bastos.
Quando falei que o Nenê teve uma carreira sólida na Europa, o que eu quis dizer é que ele se deu bem por lá, foi vendido pelo Santos, se adaptou e mostrou qualidade a ponto de fazer o ápice da sua carreira no exterior. O mesmo vale pro Michael, jogou por anos fora e só voltou quando não tinha mais mercado na Europa. Ambos nunca tiveram uma baita carreira a ponto de jogar num Barça, Real, mas eram bons o suficiente para jogar em clubes de médios para bons. Bola ambos mostraram que tem, pelo menos pra jogar no Mallorca, Lyon.
Já Andrezinho e Wesley tiveram uma carreira curtíssima lá fora. Não se adaptaram ao nível tático e de profissionalismo exigido lá fora. Em resumo, não vingaram.
RG não faz milagre, não fez Andrezinho virar craque, como não vai tirar o chinelo do Wesley.
E jogador medalhão volta pro Br por dois motivos: 1. Quer arrancar mais alguma grana no fim de carreira, como fez Lúcio que veio aqui só pra engordar a poupança. 2. Volta para jogar no clube de coração e ganhar algum título, como fez Kaká, Juninho Pernambucano, Raí, etc.
Sinto muito, mas um meio campo formado por Michel e Wesley tendo João Schmidt e Cueva no banco é de um pecado absurdo, um sacrilégio, o indivíduo que colocar isso em campo tem que ser internado urgentemente
Ricardo Gomes pra mim é um grande retrocesso. É um aluno da escola Parreira, e nem é um dos alunos nota 10.
Já escrevi aqui neste blog como a Copa com o Parreira fez mais mal do que bem. Até tirei um sarro dizendo que 99% dos técnicos brazucas são versões de Windows hehehe. Felipão era o Parreira 2.0, Muricy 3.0, Tite 3.0 Professional Plus.
O futebol de resultados do Parreira matou o legado do Telê. Já Parreira deixou uma escola que foi dando grandes resultados, depois com Felipão, Muricy, Tite. O futebol arte foi morrendo, os times se encheram de volantes marcadores, os meias criativos não marcam, os atacantes são moldados para contra-ataque e a bola parada é uma jogada mortal.
Esse 4-4-2 tão querido no Brasil me dá um desânimo danado. Se criam zagueiros rebatedores, bons laterais que fazem boas ultrapassagens, criam volantes brucutus, meias criativos que marcam pouco, centroavante cone estilo Fred e o outro atacante rápido que sai correndo driblando todo mundo.
O 3-4-3 e o 4-4-3 são esquemas muito mais modernos. Criam triângulos entre os jogadores mais naturais. O futebol exige mais intensidade, atacantes mais abertos nas pontas. Meias mais completos, que saibam atacar e defender.
O 4-4-2 do RG vai tornar o futebol mais chato. Será aquele futebol lento que se pratica no Brasil, voltado pro contra-ataque e pra bola parada.
Pra quem viu o sub 20 do Jardine, sabe que o futebol da molecada é muito mais vistoso. Até por questões financeiras, um esquema mais moderno facilita lapidar os moleques para depois vender pra Europa.
Eu queria um técnico estrangeiro. Ou pelo menos o Jardine pra mostrar algo (ainda que eu ache que ele está cru). Só que o presida me trouxe um pupilo do Parreira (e o RG nem é um dos mais brilhantes).
Faz muitos anos que eu peguei bode de técnico brasileiro. Mesmo os mais vitoriosos estão num grande declínio. Até o Felipão que foi grande há anos atrás e ganhou de tudo e fez um bom trabalho em Portugal tomou 7×1 em casa.
Pouco antes do Autuori voltar em 2013 eu li uma entrevista dele pra Rede Bobo. O cara estava me criticando o 4-3-3 dizendo que não acreditava num esquema onde os pontas precisavam ser tao intensos e exercer tantas funções. Estava tao desatualizado que fez uma campanha pífia no seu retorno ao SP.
O futebol mundial evoluiu e hoje não temos mais tantos craques por aqui. No tri brasileiro a gente tinha um timaço. Hj nunca Miranda ou Hernanes jogariam por tanto tempo no SP.
A realidade atual sao técnicos superiores aos brasileiros. E os times paraguaios, colombianos já tem jogadores de bom nível.
Pra vc ver a draga que o futebol br tá, os craques dos times brasileiros são estrangeiros. Os habilidosos hj são Cuevas, Nico Lopez, Pratto, Seijas, Cazares, Arrascaeta.
E os técnicos brasileiros tem sofrido na parte tática em jogos da Libertadores. O baladado Roger sofreu demais com o Coudet. Tite também não dava banho na parte tática e perdeu pro Jubero.
A prova de fogo dos técnicos brasileiros será o Tite na seleção.
airnani muito bom o post,
eu so quero acrecentar algumas coisas que acho importante para entender melhor o pefil do ricardo gomes.
em relacao a frase do MAC que o ricardo e um parreira mais ousado, o complemento da frase e importante ”jogo vertical e objetivo no ataque”.
aquele time do sao paulo nao e melhor que este , na minha opniao, jogadores descompromissados com problemas tecnicos ( dagoberto, jean, rodrigo souto, cleber santana, junior cesar)
fernandao tentendo quebrar galho como meia … somente rogerio , hernanes e r.oliveira eram unanimes. era um time apatico na sua composicao e nao por causa do ricardo gomes como muitos pensam. e so ver o time do vasco de 2011. era melhor mais brigador mais tecnico e o RG conseguiu tirar mais do time, se nao fosse o avc do RG o vasco seria campeao no lugar do corinthians, o cristovao ficou no seu lugar e o vasco caiu muito nos numeros. um concerto e uma consideracao:
concerto: o atacante movel do vasco mais usado era o eder luis e nao bernado
consideracao: muitas vezes o RG usava um meio com romulo felipe juninho e diego souza( meio muito tecnico e nada pragmatico)
apesar do RG a muito sendo falado na midia ele tem apenas 51 anos, podemos e um tecnico novo, nao teve seu auge (o avc tirou muito tempo de carreira ), portanto nao podemos coloca-lo num time de tecnicos como muricy abel roth luxemburgo , que nos sabemos o que esperar deles. pra mim RG estava em ascencao quando pela sua saude teve que interromper a carreira abruptamente por 5 anos.
outro absurdo , que alguns torcedores fizeram, comparar cristovao borges com RG, nao vou nem comentar.
outro ponto e que o 442 do ricardo gomes e um losango e nao um quadrado, vc pode ver a maioria dos jogos de spfc ,vasco e botafogo comandados por ele pra ver isso. o 442 losango e uma evolucao do 442 quadrado pra dar mais infiltracao, variacoes e trocas de posicao e a possibilidade de atacar com mais jogadores sem perder a compactacao na marcacao no meio campo(um dois volantes se torna um meia de chegada), isso e uma diferenca grande entre ele e parreira que usava o quadrado, por isso tinha time mais estaticos. portanto, acho dificio o RG escalar o spfc com michel e wesley como meias criativos , parreira sim RG nao. acho ate boa parte da sua analise se caberia melhor ao tecnico campeao do mundo de 94 , e menos o nosso novo comandante.
o time mais proximo do que eu conheco do trabalho do RG seria.
denis
buffarini maycon lyanco(lugano) mena
hudson
tiago mendes joao smhith (michel)
cueva
kelvin (gilberto) chaves.
michel com ele seria mais um terceiro volante assim como wesley, com liberdade pra chegar no ataque , mais com obrigacoes claras de marcar.
ele pode tambem deslocar o chaves para fazer o papel de atacante de movimentacao saindo da area, caindo pelos lados, o que na verdade e a posicao dele de origem, e assim abriria espaco pra gilberto de centro avante.
por fim , eu por conhecer bem o trabalho do RG, principalmente na epoca de vasco , e que considero uma boa escolha. torco por ele e principalmente pelo tricolor.
um abraco.
Esse ano eu não vejo mais nenhum jogo do SPFC, mesmo se for campeão…..